Navegando por Palavras-chave "Refugiados"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)A crise de refugiados da guerra da Ucrânia: a recepção brasileira aos refugiados que chegaram ao Brasil(Universidade Federal de São Paulo, 2024-09-12) Fernandes, Carolina Ferreira [UNIFESP]; Amorim, João Alberto Alves [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0303639547316103Em fevereiro de 2022 a guerra entre Rússia e Ucrânia se iniciou. O conflito se prolonga ainda nos momentos atuais, e alcançou enormes proporções e atenção internacional, devido ao seu elevado número de mortes, violência e destruição. Dado esse cenário, a guerra entre as duas nações fez com que 6,5 milhões de refugiados ucranianos necessitassem de apoio humanitário e proteção, por parte da comunidade internacional. A proteção dos refugiados é garantida por lei, oficializada pelo Direito Internacional dos Refugiados e praticada pelo Brasil, a partir do seu reconhecimento na Constituição Federal. Dessa forma, o presente trabalho desenvolverá um estudo de caso a respeito de como está acontecendo a assistência do Brasil para com os ucranianos em situação de refúgio. Nessa linha de análise, esse estudo realizará a contextualização do conflito em questão, descrição das situações vulneráveis dos refugiados ucranianos, seus direitos a serem defendidos e suas necessidades, a fim de observar como está se dando o auxílio brasileiro para com eles, principalmente, se os direitos em questão estão sendo garantidos a partir das iniciativas nacionais.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Uma análise entre a contribuição da ACNUR e do papel canadense na gestão humanitária de refugiados do conflito Israel-Palestina sob a liderança do primeiro-ministro Justin Trudeau(Universidade Federal de São Paulo, 2023) Kino, Vitor Iwaji [UNIFESP]; Sebastião Júnior, Acácio Augusto [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/9298810663986704; http://lattes.cnpq.br/9302762360730420Os eventos de disputas territoriais ao longo da história fossem elas movidas por interesses políticos, religiosos, econômicos ou de outra natureza deixaram o indivíduo humano em constante ameaça, levando a uma série de mortes, diásporas e deslocamentos forçados. De acordo com a ACNUR, atualmente há 110 milhões de pessoas deslocadas à força pelo mundo devido a perseguições, conflitos, violência, violação de direitos humanos, dentre elas 36,4 milhões estão em situação de refugiados. Com base nessa premissa, o presente estudo visa apresentar a política internacional do Canadá, sob a liderança do atual primeiro ministro Justin Trudeau, com ênfase no recebimento de refugiados e seu posicionamento quanto o conflito entre Israel e Palestina, trazendo à luz a discussão sobre a questão da segurança e securitização, que confere aos estados o direito de empregar medidas extremas justificadas pela importância de se combater ameaças. Discutem-se ainda a questão da ajuda humanitária que encoberta interesses socioeconômicos muitas vezes não deliberadamente declarados e o papel da Organização das Nações Unidas na garantia dos direitos humanos.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Construção do questionário para levantamento de Características Comunicativas no Aprendizado Compulsório da Língua de Acolhimento - QCALAc(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2021) Alves, Amália Helena Amaral [UNIFESP]; Ávila, Clara Regina Brandão de [UNIFESP]; Furuie, Raquel de Aguiar [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5833015430638063; http://lattes.cnpq.br/4265004102490366; http://lattes.cnpq.br/5373530967308300; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Introdução: Diz-se refugiado aquele que foi obrigado a sair de seu local de origem e migrar para outro, devido a perseguições políticas, religiosas, raciais, étnicas, de nacionalidade e/ou conflitos armados e grave e generalizada violação de direitos humanos (ACNUR, 2020). O Brasil foi considerado pioneiro internacional na proteção dos refugiados pela ACNUR. Porém, barreiras linguísticas, geralmente, são enfrentadas no início do processo de acolhimento e, assim, salientam dilemas já vividos por essa população. Não há trabalhos que investiguem essas barreiras enfrentadas durante o aprendizado compulsório da Língua de Acolhimento (LAc). Objetivo: Elaborar um questionário que permita investigar características comunicativas do aprendizado da LAc de pessoas adultas refugiadas, com tempo de 0 a 12 meses de permanência no município de São Paulo, que não tenham o Português como língua materna. Método: Este projeto, de estudo prospectivo, foi submetido ao CEP-UNIFESP/EPM (CAAE 37282820.2.0000.5505) e aprovado sob o número: 4.458.957. Com base em pesquisa bibliográfica identificaram-se os principais fatores associados à qualidade de vida e as barreiras de comunicação que pessoas refugiadas recém-chegadas ao Brasil podem enfrentar. Para identificar as situações em que a falta de conhecimento do idioma pode ser um impeditivo, foram criados 08 domínios para os questionamentos (trabalho, social, saúde, educação, transporte público, acesso a produtos, eventos culturais, espaços religiosos). Vinte e nove questões, agrupadas, foram apresentadas a duas diferentes bancas de consenso, de juízes que as analisaram quanto às características linguísticas e sociolinguísticas (fonoaudiólogos pós-graduandos) e a coerência entre as questões e os domínios definidos e destes com o objetivo do estudo (dois docentes da UNIFESP) para análise linguística e da coerência. Desde a 1ª. versão, 13 questões foram modificadas em sua estrutura gramatical e 01 questão foi adicionada. Resultados: Trinta questões compuseram a versão final do Questionário de Características do Aprendizado da Língua de Acolhimento – QCALAc, já preparado, em sua versão final para coleta de respostas por meio de escala Likert, variando de 1 a 5, sendo 1 equivalente a resposta “nunca” e 5 a “sempre”. A última versão do QCALAc, está disponível em 04 idiomas (inglês, francês, espanhol, árabe), além do Português Brasileiro, em que foi elaborado, no Google Formulários de forma a facilitar a resposta do participante. Conclusão: o QCALAc foi elaborado e após modificações foi aprovado em seu formato de 30 questões sobre identificação e contextos comunicativos disponibilizadas em 05 idiomas. Espera-se que este estudo contribua para o desenvolvimento de futuras pesquisas sobre a comunicação dos refugiados no Brasil, em diversas áreas do conhecimento. Os resultados encontrados também poderão auxiliar, com informações, cursos de Português para estrangeiros refugiados a entenderem suas características de comunicação e necessidades relacionadas.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Desafios e possibilidades da política migratória em São Paulo: uma análise da atuação das instituições locais e da integração dos refugiados na cidade de Osasco.(Universidade Federal de São Paulo, 2023-07-27) Santana, Laura Raphaela da Silva [UNIFESP]; Amorim, João Alberto Alves [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0303639547316103O fenômeno de deslocamento forçado é um tema recorrente na história, com muitos acontecimentos como guerras civis, perseguições religiosas e políticas, sendo as principais forças motoras para deslocamentos ao longo do tempo. Neste estudo serão analisadas as abordagens jurídicas no que tange a política migratória em São Paulo, com foco na cidade de Osasco, para entender os desafios enfrentados pelas instituições locais e as possibilidades de integração dos refugiados nesse contexto. A pesquisa busca compreender como as políticas públicas voltadas ao tema são implementadas em nível local e como a cidade de Osasco lida com a recepção e integração dos refugiados. O estudo examina os obstáculos e dificuldades que os refugiados enfrentam ao buscar abrigo e acolhimento no município, destacando a falta de recursos e estrutura adequada para lidar com o fluxo migratório. Além disso, são investigadas as barreiras enfrentadas pelos refugiados na busca por emprego, moradia e acesso a serviços básicos na cidade. Por outro lado, o estudo também identifica as possibilidades de integração dos refugiados na cidade de Osasco, explorando iniciativas locais, programas governamentais e ações da sociedade civil que visam facilitar a inclusão e a participação dos refugiados na comunidade. Serão analisados os programas de capacitação profissional, assistência social e apoio psicossocial oferecidos às pessoas em situação de refúgio.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Deslocados ambientais e as limitações das normas internacionais de proteção frente às mudanças climáticas(Universidade Federal de São Paulo, 2023-12-01) Silva, Juliana Moreschi [UNIFESP]; Amorim, João [UNIFESP]; https://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do;jsessionid=B8169C0680D8293F018888CA82F71E8E.buscatextual_0This article seeks to analyze how international standards for refugee protection are insufficient for environmentally displaced individuals, identifying the existing gaps in this protection. The study examines the inadequacy of current international standards in addressing the situation of these individuals due to the uniqueness of their needs, which differ from general refugee situations. The hypothesis contends that international standards for refugee protection fail to effectively address the situation of eco-migrants, hindering the protection and assurance of their rights, especially given the growing number of displacements caused by climate change. We will analyze relevant international instruments and IO reports, focusing on the case of Tuvalu. Contributing to the understanding of challenges and the need for tailored policies, as a result, it proposes recommendations and alternatives to enhance international standards and provide more adequate protection, discussing the need for updating protection standards to address the impacts of climate change.
- ItemAcesso aberto (Open Access)O Direito dos Refugiados Durante a Pandemia da COVID-19 no Brasil - Um Estudo Sobre as Vulnerabilidades e Dificuldades no Acesso à Saúde, e o Trabalho das Organizações da Sociedade Civil(Universidade Federal de São Paulo, 2022) Macedo, Júlia Filomeno [UNIFESP]; Amorim, João Alberto Alves [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0303639547316103; http://lattes.cnpq.br/2712877366877827O presente estudo tem como objetivo identificar as causas da vulnerabilidade da população refugiada no Brasil, considerando o agravante da pandemia da COVID-19, mapear suas maiores dificuldades no acesso à saúde durante esse período, e demonstrar a importância dos grupos de advocacy no auxílio a esse grupo, na busca de diminuir os impactos da maior crise sanitária dos últimos tempos. A hipótese para a pesquisa considera que a falta de diretrizes sanitárias voltadas a refugiados e migrantes possa ter sido um agravante na condição de vulnerabilidade desse grupo, e que as ações da sociedade civil e demais organizações têm sido fundamentais na redução de dificuldades jurídicas e no acesso à saúde, suprindo parte da necessidade de informações sobre o novo coronavírus. A metodologia de pesquisa deste trabalho consiste em abordagem dedutiva e a utilização de método qualitativo de pesquisa, com fontes bibliográficas primárias e secundárias.
- ItemRestritoEnsino de português para refugiados durante a pandemia de Covid-19 na cidade de São Paulo: um olhar em torno dos processos de ensino(Universidade Federal de São Paulo, 2023-04-28) Félix, Raiane Kely Carvalho; Carneiro, Alan Silvio Ribeiro; http://lattes.cnpq.br/5225826480901413; http://lattes.cnpq.br/2968871737694096O aumento dos fluxos migratórios internacionais nas primeiras décadas do século XXI é uma realidade nas mais diversas regiões do globo. No Brasil, a situação não é diferente. O país, nos últimos 10 anos, recebeu muitos imigrantes, e o estado e a cidade de São Paulo é o destino da maior parte deles. Por essa razão, a cidade foi o local de emergência de diversos projetos voltados ao ensino de português como língua adicional no que vem sendo compreendido na literatura sobre esse ensino como Português como Língua de Acolhimento (PLAc). Portanto, justifica-se uma preocupação sobre o ensino que é oferecido a esse público, especialmente com relação à necessidade de promover a sua inserção na sociedade brasileira, processo que pode ser facilitado por meio do aprendizado da língua. Partindo dessa preocupação, este trabalho se insere no campo da Linguística Aplicada (MOITALOPES, 2006) e tem como objetivo geral investigar como ocorre o processo de ensinoaprendizagem de língua portuguesa em dois cursos de PLAc para migrantes deslocados (as) forçados (as) em São Paulo, ofertados por duas organizações não governamentais, Instituto Adus e Bibli-ASPA. Para atingir tal objetivo, lancei mão dos seguintes procedimentos nas duas instituições: 1) Observação e registro de aulas para analisar os processos de ensino-aprendizagem; 2) Realização de entrevistas com professores e estudantes considerando as observações realizadas; 3) Transcrição e tematização dos registros de pesquisa gerados; 4) Análise e interpretação dos dados. O referencial teórico para a análise dos dados partiu das discussões sobre os processos de implementação de políticas linguísticas e educacionais (RICENTO E HORNBERGER, 1996, 2000, 2007; HORNBERGER E JOHNSON, 2007; MENKEN E GARCIA, 2010; McCARTY, 2011) em contextos socioculturalmente e sociolinguisticamente complexos (CAVALCANTI, 1999, 2006, 2013 e CARNEIRO, 2022). Os resultados obtidos apontam para o funcionamento dos cursos como parte do desenvolvimento de uma política linguística local para o ensino de português como língua adicional, no âmbito das instituições estudadas. Foi possível compreender melhor também como se configura um projeto de PLAc em cada uma das instituições e, a partir dessa compreensão, e das necessidades apontadas por alunos e professores, foram indicadas potenciais mudanças de orientação metodológica, planejamento e produção de material didático para o ensinode PLAc e em relação à função dos professores na sala de aula e o seu papel na inserção dos refugiados na sociedade e a necessidade de sensibilização intercultural.
- ItemAcesso aberto (Open Access)"A escola é meu refúgio" Crianças e adolescentes refugiadas e o contexto educacional: uma revisão bibliográfica(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2019-12-05) Santos, Ariane Monteiro Barbosa dos [UNIFESP]; Galvani, Debora [UNIFESP]; Silva, Carla Cilene Baptista da [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/7118155019861351; http://lattes.cnpq.br/9874847063643955; http://lattes.cnpq.br/2378705510101910; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)O presente trabalho apresenta uma revisão bibliográfica sobre a temática do refúgio e o contexto educacional nas bases de dados Literatura Latino-Americana e do Caribe de Ciências da Saúde e no Portal de Periódico CAPES/MEC de publicações (março a junho de 2019). Parte da pesquisa também foi composta pela busca de documentos especificamente em duas fontes relacionadas às políticas e diretrizes que tratam do refúgio: o ACNUR por se tratar de um órgão da ONU que lida com essas problemáticas; e a Prefeitura de São Paulo por ser a única que está em um processo de desenvolvimento de uma política voltada para os refugiados. Posteriormente, para a análise e sistematização dos dados obtidos, as informações foram organizadas em um banco de dados em relação à autoria, ano e periódico de publicação e país de origem. Na seleção dos documentos foram considerados como critérios de inclusão aqueles que abordassem 1) o tema refúgio, especificamente envolvendo crianças e adolescentes; 2) obtivesse enfoque dessa população no ambiente escolar; 3) relatasse quais as consequências que o refúgio afetaria nessas crianças e/ou adolescentes. Após a leitura na íntegra dos textos, apenas 10 foram utilizados por abranger os critérios de inclusão. Os artigos foram agrupados em três categorias de análise que mais apareceram durante a revisão e dessa forma foram apresentados mais detalhadamente, sendo elas: desafios da imigração e interculturalidade, crianças e/ou adolescentes e retrato da comunidade escolar. A análise da produção bibliográfica possibilitou a visualização de fragmentos do panorama amplo que é o refúgio e suas implicações. Embora fragilizado o corpus pesquisado, foi possível destacar a importância da comunidade escolar para as crianças e adolescentes refugiados.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Ingresso de estudantes refugiados (as), apátridas e portadores (as) de visto humanitário nos cursos de graduação da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)(Universidade Federal de São Paulo, 2023-12-20) Flores, Jesús Enrique Quijada [UNIFESP]; Galvani, Debora [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/9874847063643955; http://lattes.cnpq.br/5750352905564365; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Esta pesquisa teve como propósito reunir informações para poder compreender como se dá o ingresso de estudantes refugiados(as), apátridas e portadores(as) de visto humanitário nos cursos de graduação da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Desde 2003, o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) implementa a Cátedra Sérgio Vieira de Mello (CSVM) em cooperação com centros universitários nacionais e, ao longo dos anos, a Cátedra tem se revelado um ator fundamental para garantir que pessoas refugiadas e solicitantes de refúgio tenham acesso a direitos e serviços no Brasil, oferecendo valioso apoio ao processo de integração local. Dentro da UNIFESP, foi implementada a Cátedra a partir de 2014, apenas em 2019 realizaram o primeiro lançamento do edital para o processo seletivo diferenciado de estudantes refugiados(as), apátridas e portadores(as) de visto humanitário. Trata-se de estudo exploratório (GIL, 2008) realizado através de levantamento bibliográfico e de documentos. Fizemos o levantamento de editais de processo seletivo para estudantes internacionais dos anos 2019, 2020, 2021, 2022. Após a reunião dos documentos, foi feita a leitura e identificação de questões que se referem ao procedimento de ingresso desses estudantes na UNIFESP. A análise foi elaborada a partir dos seguintes temas que emergiram na leitura e experiências acadêmicas: 1. Acesso à informação; 2. Acessibilidade linguística; 3. Divulgação dos editais; 4. Via de inscrição; 5. Processo seletivo; 6. Sigilo. Discutimos as dimensões do ingresso diferenciado à luz de documentos da ACNUR e de bibliografia sobre o tema. O estudo nos mostra que nem todos os campi disponibilizaram vagas exclusivas entre os anos 2019 e 2022, mas, ainda assim, as vagas não foram todas ocupadas, e que muitas vezes não foram respeitadas as cláusulas de sigilo dos editais. A documentação exigida pode ser uma barreira de acesso importante, quando se trata de refugiados, apátridas e portadores de visto humanitário, sobretudo a comprovação de conclusão do ensino médio, que entre 2019 e 2022 obstaculiza a homologação de mais de 500 estudantes. Apesar de se tratar de um processo seletivo diferenciado e com mudanças no edital ao longo dos anos, ainda há barreiras importantes para o acesso ao ensino superior, bem como dificuldades de permanência estudantil, que não foram abordadas neste estudo. Deste modo, propomos criar consciência sobre o tema, apontamos a necessidade de orientar novas ações para a capacitação por parte dos servidores em direitos humanos e migrações, que seja visto como um plano a implementar, para que as universidades apliquem de forma conjunta.
- ItemSomente MetadadadosManipuladores De Alimentos Atuantes Em Um Abrigo Institucional: Discutindo O Processo De Educação Permanente(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2017-04-26) Silva, Angela Lima da [UNIFESP]; Batista, Sylvia Helena Souza da Silva [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Children's feeding practices include various factors such as food consumption, availability, cultural and media influences, but are mainly influenced by the knowledge, experiences and experiences of the mother and / or caregiver. In the case of children received by the State, these depend on the care of several people, who bring their cultural and educational influences throughout their lives into their professional practice, which often does not comply with appropriate feeding practices, and may have a negative impact on the Children's health. Based on this scenario, The aim of this study was to discuss the demands and expectations of professionals involved with infant feeding from an institutional sheltering service that serves children from 0 to 3 years old, in order for the education process. In this research, we chose a qualitative research, in the case study modality, having as food manipulating participants and social protection agents (caregivers) acting in an institutional reception service. The data were produced through a semi-structured interview and participant observation, analyzed according to the content analysis technique, thematic type, allowing the construction of four thematic nucleo, which revealed the profile of the professionals involved in infant feeding, as well as the knowledge and the conceptions brought from their professional practice, the understanding of their role in the development and growth of the children, the facilities, difficulties and limitations of the professional performance, and finally, showed how the training process occurs for them to work with infant feeding. Thus, the food practices and care of the adopted children in the daily life of the professionals studied are guided by the knowledge and conceptions based on sociocultural influences and the personal experience lived with motherhood, going against the current nutritional and food recommendations. It can be observed that caregivers have difficulty distinguishing their professional role as their mother, unlike the food manipulators, who perceive themselves as educators, acting actively in the formation of the eating habits. It was revealed the difficulty that the professionals have to see the potentialities of their work, as well as to identify that some activities are part of the caregiver assignment. The presence of menu was considered as potentiality and the absence of work material and extensive workload as a hindrance to professional performance. The training process of these professionals is based on the perspective of traditional teaching, with occasional actions outside the work environment, focused on the transmission of information and technical procedures, using traditional teaching methodologies. Thus, it was identified the need of the training process of these professionals to be constructed according to the particularities of the service, considering their knowledge and perceptions, enabling the critical reflection on professional practice and the autonomy of the subject in the construction of their knowledge and citizenship.
- ItemAcesso aberto (Open Access)MORTE NA TRAVESSIA, COMOÇÃO POPULAR E POLÍTICA MIGRATÓRIA: uma análise da crise dos refugiados sírios na perspectivas dos jornais franceses Le Monde e Le Monde Diplomatique no contexto da morte de Aylan Kurdi(Universidade Federal de São Paulo, 2020-10-15) Locatelli, Manoela Fernandes [UNIFESP]; Albuquerque, José Lindomar Coelho [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0312592126188264; Não possuiEssa pesquisa visa compreender a transformação das políticas de imigração da França após o menino sírio Aylan Kurdi ser encontrado morto em uma praia da Turquia na perspectiva dos jornais franceses Le Monde e Le Monde Diplomatique. Esse acontecimento trouxe a questão imigratória à tona em razão da comoção em nível mundial a respeito das condições em que as pessoas em situação de refúgio se encontravam, o modo como as autoridades lidavam com elas, além de toda a trajetória migratória perigosa, que faz com que muitos percam suas vidas.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Realismo, liberalismo e a atuação da ONU na recente crise dos refugiados europeia (2015-2021)(Universidade Federal de São Paulo, 2021) Dragan, Sofia [UNIFESP]; Carvalho, Daniel Campos de [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0250387190883006The main objective of this work is to understand the nature and relevance of the UN's action in solving the problem of the recent refugee crisis in Europe, in the light of two major theories of International Relations: realism and liberalism. For this, we sought to understand the main measures of UNHCR's participation in solving the refugee problem and analyze their real effects and results through news collected from the newspaper El País. There are two possible hypotheses for conclusion, the first being the confirmation of the international institutions as a mere instrument of power for the great powers, and the second is proof of their relevance as independent and collaborative in the maintenance of harmony and peace in the international system. The scientific methodology of this monographic work will employ secondary sources, an inductive approach and qualitative investigation of the data.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Refugiados congoleses na cidade de São Paulo: processo migratório e itinerários terapêuticos(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2017-11-24) Haydu, Marcelo [UNIFESP]; Martin, Denise [UNIFESP]; Silveira, Cássio [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3313702672070092; http://lattes.cnpq.br/5584662342646500; http://lattes.cnpq.br/2157573081115181; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)In the context of migrants in search of refuge, the experiences reported in both the country of origin and destination involve elements with the potential of triggering suffering in those people seeking refuge. The displacement in search of refuge may compromise the health of those people. This research project aims to look into the therapeutic itineraries for the preservation and recovery of the health of the refugees who come from the Democratic Republic of the Congo, who are now residents of São Paulo. Fifteen in-depth interviews have been carried out with the Congolese people living here as refugees, as well as ethnographic observations. This research has shown that it is not possible to generalize about the health situation of the refugees. In spite of the fact that all the Congolese have reported cases of suffering, mainly due to the difficulties and adversities found in the places of refuge, the process of refuge has not been translated into cases of both physical and/or mental illnesses of great significance as a whole. Nonetheless, those people need a great deal of support in regard to their health situation as a result of the suffering they are invariably submitted to. The analysis of the itineraries has demonstrated that the paths taken by the Congolese in search of therapeutic care do not always coincide with predetermined schemes or influxes. Their choices express both individual and collective subjective constructions with regard to the process of falling ill and the methods of treatment, forged under the influences of various factors and contexts. As a whole, the paths taken by the Congolese encompass self-awareness, on a smaller scale, and the Brazilian Unified Health System (SUS), more significantly speaking, but above all, social networks (family and friends) and spirituality. It is worth pointing out that almost all of the interviewees do not have a full perception of their mental health in biomedical terms. The illness is not seen as a strictly biological/bodily process, but as a result of the cultural context and the subjective experience of feeling ill.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Refugiados no Brasil: entre limites e possibilidades no direito ao acesso ao trabalho(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2018) Fernandes, Carolina Cunha Neder [UNIFESP]; Guerra, Maria Natália Ornelas Pontes Bueno [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5364731277298059; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Esta pesquisa se propôs a analisar e problematizar o processo de inserção nomercado de trabalho de refugiados no Brasil. Após um movimento de migraçãoforçada, resultante de perseguições, guerras políticas, étnicas e religiosas, pelo qualforam coagidos a deixar para trás uma vida construída, passaram a vislumbrar, àsua frente, um cenário desconhecido e desafiador. O estudo desenvolveu-se pormeio de pesquisa bibliográfica, fundamentada em metodologia qualitativa, na análisede livros, de artigos científicos e de mídias (escrita, revistase sites), eteve comoobjetivo compreender como se dá o processo de adaptação e os desafios noprocessode integração desses sujeitos ao campo do trabalho no país.Nodesenvolvimento do estudo elencamos as legislações vigentes concernentes aorefúgio, os órgãos responsáveis por sua execução e pela regulação do fluxo deentrada e legalização de refugiados no Brasil, assim como as instituiçõesgovernamentais e da sociedade civil que prestam assistência a essa população.Considerando o refúgio como um fenômeno mundial crescente e que é resultado degraves violações de direitos humanos, procuramos identificar e analisar as situaçõesenfrentadas por esses sujeitos em um país marcado por preconceitos edesigualdades sociais e que, no que se refere ao mundo do trabalho, está submetidoàs duras consequências da reestruturação produtiva do capital e do pensamentoneoliberal.Ascondições objetivas e subjetivas desses indivíduos, bem como arealidade do mundo do trabalho no Brasil nos levaram a entender que há maisobstáculos do que facilidades e que existe uma necessidade latente da efetiva açãodo Estado na proteção aos refugiados e seus direitos.Destacamos, ainda, anecessária aproximação do Serviço Social da temática do refúgio, por meio de novaspesquisas e estudos que possam servir de subsídio para a elaboração e aplicaçãode políticas públicas que efetivem os direitos dos refugiados no Brasil, especialmenteno que se refere à inserção no mercado de trabalho, para que possam iniciar areconstrução de suas vidas. A defesa dos refugiados é o dever de proteção à vida ea dignidade humana.
- ItemRestritoO refúgio na História: a presença do deslocamento forçado e da migração contemporânea no currículo e no ensino de História da Rede Municipal de São Paulo(Universidade Federal de São Paulo, 2023-10-06) Machado, Anderson Acioli [UNIFESP]; Santos, Patrícia Teixeira; http://lattes.cnpq.br/5205163871513241; http://lattes.cnpq.br/8358665174701278Segundo os dados da ACNUR de 2020, 79,5 milhões de pessoa foram forçadas a se deslocar de seus locais de origem em decorrência de conflitos armados, violência generalizada e graves violações dos direitos humanos. Esse contexto internacional das migrações internacionais e dos deslocamentos forçados tem implicações nas relações educacionais na cidade de São Paulo, uma vez que, em 2020, 7428 estudantes migrantes de 90 nacionalidades diferentes estavam matriculados na rede municipal de educação. Diante desse contexto, a presente dissertação tem como escopo pesquisar as relações entre os fluxos migratórios contemporâneos, e em especial a situação dos refugiados, e o ensino de História na rede municipal de educação. Para tanto serão apresentados os cenários de representações sobre os fluxos migratórios de refugiados, assim como uma perspectiva histórica sobre o assunto. Assim, será analisado como o assunto se faz presente nos currículos de História da rede municipal e o seu reflexo nas práticas de coordenadores e professores de uma unidade educacional constituída por estudantes migrantes em situação de refúgio.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Vidas paralelas: exílio e refugiados urbanos(Universidade Federal de São Paulo, 2022-05-27) Lescher, Auro Danny; Matos, Olgária Chain Féres; http://lattes.cnpq.br/3457051894936314; http://lattes.cnpq.br/8950919266226319O objetivo deste trabalho é analisar o exílio como experiência de um Sujeito e não como questão sociológica e estatística. Assim, trata-se de compreender o exílio antes do exílio, a decisão de partir, a perda de referências simbólicas e estruturantes, como um país, uma cidade, uma rua e uma casa. Procuraremos refletir sobre os sentidos do viver, angústia (Hilfslosigkeit) entendida como fonte de valores morais, bem como sobre as formas de constituição de pertencimento, em que o princípio da vida é exercido em situações extremas, como as que vivemos refugiados urbanos em São Paulo. Trata-se de analisar a questão dos “refugiados urbanos”, em particular, crianças e adolescentes que habitam ou frequentam as ruas do Centro de São Paulo, considerando-se as condições de sua gênese e as razões pelas quais elas se ampliam e se perpetuam, numa contemporaneidade que se ressente dos efeitos da mercantilização da vida, da preponderância do mercado como cultura, fator de organização e valor, prejudicando fortemente as ações de tipo cooperativo.