Navegando por Palavras-chave "Recycling"
Agora exibindo 1 - 13 de 13
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Avaliação das propriedades mecânicas de misturas de PEAD e cápsulas de café.(Universidade Federal de São Paulo, 2020-10) Oliveira, Waldir Patrick Santos de [UNIFESP]; Passador, Fabio Roberto [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0152213852695153O café é uma das bebidas mais consumidas mundialmente, mantendo milhares de admiradores ao redor do globo. O hábito de tomar café está presente no dia a dia da maioria das pessoas, muitas vezes se repetindo ao longo do dia. Devido à isso, aos avanços tecnológicos e à correria do cotidiano, em que se valoriza cada vez mais a rapidez e a praticidade, ocorreu a popularização do mercado de cápsulas no cenário mundial. Apenas no Brasil, segundo uma pesquisa da Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC), são consumidas anualmente cerca de 3 bilhões de cápsulas, com tendência de crescimento de 17% ao ano até 2020. O grande problema, no entanto, está associado ao descarte das cápsulas pós uso e à sua composição, pois, apesar de serem compostas basicamente de poliolefinas e alumínio dependem de um mecanismo de separação de elevada complexidade, o que dificulta o processo de reciclagem, fazendo com que o destino de grande parte dessas cápsulas seja os aterros sanitários. De acordo com o apresentado, este trabalho de conclusão de curso visa apresentar uma alternativa de reciclagem para as cápsulas de café pós uso, na intenção de minimizar o descarte inadequado, dando a elas um destino ecologicamente correto e sustentável, e com isso reduzir os impactos ambientais negativos causados. Para isso, a reciclagem das cápsulas de café foi realizada a partir de uma mistura de cápsulas trituradas, compostas majoritariamente por polipropileno (PP) e alumínio, e polietileno de alta densidade (PEAD). Para a realização do projeto, foram disponibilizadas cápsulas de café descartadas no Instituto de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). As cápsulas foram lavadas e trituradas. Diferentes teores de cápsulas foram utilizados com o PEAD e o processamento foi realizado por extrusão, seguido da prensagem dos corpos de prova. As composições foram caracterizadas por ensaios de tração uniaxial, resistência ao impacto Izod e dureza Shore D. A adição das cápsulas mostrou aumentar o módulo elástico e a dureza das composições, com uma respectiva diminuição da resistência ao impacto.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Avaliação do conforto térmico de materiais reciclados na construção civil(Universidade Federal de São Paulo, 2024-09-11) Salve, Gustavo Castello de [UNIFESP]; Nascimento, Francisco Júlio do [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/7391216899370096; http://lattes.cnpq.br/4404127419137384; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)É amplamente conhecido que as cidades frequentemente apresentam temperaturas mais elevadas em comparação às regiões rurais circundantes, e com o planeta registrando temperaturas cada vez mais elevadas, conforto térmico é algo necessário nas construções de edifícios em grandes centros urbanos. Além disso, a implantação de fatores sustentáveis em projetos urbanos tornou-se uma preocupação crescente entre pesquisadores e engenheiros em todo o mundo. Nesse contexto, o presente projeto tem por objetivo explorar o impacto de materiais reciclados, como isopor, embalagens \textit{tetra pak} e PET picado, na transferência de calor nos envolventes da edificação, ao incorporá-los no interior dos blocos de concreto. Através de um experimento simples, foi analisado o impacto que estes materiais reciclados podem causar na transferência de calor da construção, utilizando um pote com água dentro de uma câmara de isopor, forçando o calor a passar por dentro do bloco, verificando os impactos que estes materiais podem causar na temperatura final do interior da edificação. Essa abordagem não apenas oferece uma possível solução para a destinação desses resíduos, mas também pode contribuir significativamente para melhorar o conforto térmico em edificações. Além disso, essa iniciativa busca promover uma maior eficiência energética na edificação, reduzindo as necessidades de climatização interna e, consequentemente, o consumo de energia. Assim, é esperado não apenas beneficiar a qualidade de vida dos habitantes dessas edificações, através de ambientes mais confortáveis termicamente, mas também contribuir para a sustentabilidade ambiental ao reduzir o desperdício de materiais e o consumo de energia.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Cartografia Participativa: uma estratégia de aproximação de outros atores na gestão de resíduos secos no distrito Cachoeirinha/SP(Universidade Federal de São Paulo, 2023) Lima, Nunes de Souza [UNIFESP]; Smith, Pedro Cardoso; Semensatto Junior, Décio Luis [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1202506419685089; http://lattes.cnpq.br/0510421593724951; http://lattes.cnpq.br/3385137291130495; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)This article brings an association between Participatory Cartography and Entities/Services, which work in the Management of Dry Waste (Recyclables) within a spatial section of the territory, having its approach in the school context. Participatory Cartography, also known as Social Cartography, in addition to contributing to traditional models, presents new perspectives on the various issues in cities, breaking paradigms about the use and elaboration of these materials, representing a social role in society, seeking to encourage citizens produce their own maps, with the aim of identifying their problems, weaknesses, potentialities and thereby empowering and developing the individual's desire to act and transform their territory. This work aims to present this tool as a way of approaching and involving the actors involved with waste, as well as an attempt to raise awareness and rethink the amount of waste we produce and the impact generated by the lack of separation of dry waste (recyclable) and waste. organic. The materialization of this proposal takes place through the creation of a map constructed collectively using technology (cell phone), addressing the problem in workshops in schools and the importance of seeing alternatives that enable the reduction of waste sent to landfills, making the student the protagonist, belonging to the problem and the territory. With this, treating the issue in schools as something more comprehensive and decentralized, looking at Cooperatives, Non-Governmental Organizations-NGOs, collectors, recycling bins, among other alternatives as partners. Stimulating behavior change goes beyond Environmental Education, social participation within environmental education is a challenge, as it requires articulation between different entities with different interests and desires, yet these interactions are necessary. Waste Management is a challenge for cities, it requires increasing participation and attention from civil society, public authorities and the private sector in the development of feasible strategies, as well as ways to sensitize and make everyone involved aware of the importance of the individual role. Thinking about its approach within a context, EMEF Prof. Gilberto Dupas works with students in elementary school I and II, grades where the environment theme is a frequent topic in the curriculum.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Consumo e reciclabilidade de embalagens plásticas no Brasil: uma revisão bibliográfica(Universidade Federal de São Paulo, 2024-09-06) Pereira, Alicia Martos [UNIFESP]; Silva, Classius Ferreira da [UNIFESP]; Yoshida, Cristiana Maria Pedroso [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3546808357732166; http://lattes.cnpq.br/4514485329529047; http://lattes.cnpq.br/2278403320028663O significativo aumento no consumismo, em conjunto com avanços tecnológicos, resultou em um considerável aumento no uso de embalagens em diversos setores industriais, com destaque para o setor alimentício. Estas embalagens, que podem ser de vidro, celulose, metal e plástico, possuem propriedades essenciais, como barreira à luz, gases, aromas e microrganismos. É importante salientar que, na atualidade, o plástico é o material com o menor índice de reciclagem, e é precisamente este material que será enfocado nesta revisão. Um dos grandes inconvenientes do aumento do consumismo é a quantidade volumosa de resíduos gerados, que está diretamente relacionada aos impactos ambientais. Nesse contexto, torna-se imprescindível a busca por alternativas e programas de gestão adequados para lidar com os resíduos pós-consumo, como a reciclagem e a reutilização de embalagens, com o objetivo de reduzir o descarte inadequado e, consequentemente, os impactos ambientais decorrentes dessa prática. Dentro deste contexto, o presente trabalho de conclusão tem como principal objetivo realizar uma revisão bibliográfica que investigue as condições da reciclagem do plástico no Brasil, analisando os impactos sociais e econômicos da baixa taxa de reciclagem.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Estudo de um Anteprojeto de MDL para Valoração Ambiental da Reciclagem de Resíduos Sólidos Urbanos no Município do Guarujá (SP)(Universidade Federal de São Paulo, 2022-02-09) Giovannoni, Matheus Pellizzaro [UNIFESP]; Archangelo, Victor Samhan [UNIFESP]; Penteado, Eduardo Dellosso [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/2585863255642834; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Como resultado dos meios de produção e consumo e o modo de vida ocidental, observa-se a crescente utilização de recursos naturais e geração de resíduos, diretamente relacionados ao crescimento populacional e à expansão urbana. Tais fatores, associados à rápida obsolescência e à grande quantidade de produtos descartáveis no mercado, contribuem para que os resíduos causem inúmeros impactos ambientais. Desta forma, o principal desafio na gestão dos resíduos é a diminuição da geração, maximizando a reciclagem e a reutilização dos materiais, agregando-lhes valor e reinserindo-os na cadeia produtiva. Um dos grandes benefícios ambientais proporcionado pela recuperação e reciclagem dos resíduos sólidos é a redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE). Tendo em vista a relevância desse tipo de estudo, o presente trabalho busca estimar os benefícios ambientais que podem ser gerados a partir da reciclagem de resíduos sólidos no Município de Guarujá (SP), avaliando a contribuição da coleta seletiva na redução das emissões de GEEs. A quantificação das emissões através do processo de reciclagem considerou uma metodologia adaptada que compara as emissões geradas na produção de materiais a partir de matéria-prima virgem, relacionando com o consumo de energia poupado nos processos com as emissões obtidas com o uso do material reciclado (AMS-III.A.J - Emission reductions by using recycling material instead of raw material). Assim, os créditos de carbono (CERs) são gerados e podem ser utilizados como forma de cumprimento de metas de emissões de GEEs para os países que são Parte do Anexo I do Protocolo de Quioto. No Município de Guarujá, durante os anos de 2017 a 2019 foram coletados 6.050,8 toneladas de resíduos recicláveis, sendo o papel o tipo de resíduo mais reciclado. Com esse total de materiais coletados no município, proporcionou-se a redução de cerca de 22.123,37 tCO2 na atmosfera, evidenciando um grande potencial para implementação de um projeto MDL no Município de Guarujá (SP).
- ItemAcesso aberto (Open Access)Estudo de viabilidade econômica da reciclagem mecânica no Brasil: perspectiva dos plásticos provenientes de RSU com destino às cooperativas de reciclagem(Universidade Federal de São Paulo, 2020-10-14) Perrud, Michelle Dayane [UNIFESP]; Morano, Rogerio Scabim [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3332707718785621O trabalho a seguir permeia a tendência global de aumento acelerado no consumo dos plásticos ao decorrer das últimas décadas. Particularmente, adentra-se na atual atratividade econômica da reciclagem mecânica para o tratamento dos resíduos sólidos urbanos no Brasil. Foi feita uma base teórica para contextualização do estudo, nela apresenta-se a definição dos conceitos de: Resíduos Sólidos Urbanos, Resina pós Consumo, Plásticos, Economia Circular, Recuperação Energética e Reciclagem Química. Por meio do valor presente líquido, método da engenharia econômica, calculou-se a viabilidade do investimento necessário para a formação de uma cooperativa de reciclagem mecânica e seu retorno financeiro aos membros cooperados. Concluiu-se que dentro de três anos a cooperativa hipotética, retornaria o valor investido e passaria a gerar lucros e acrescentar uma renda significativa ao salário dos cooperados. Ela foi simulada dentro dos padrões médios encontrados nas sete cooperativas reais analisadas. O trabalho evidencia as múltiplas importâncias para o país em estimular esta atividade econômica que soluciona questões ambientais e sociais simultaneamente
- ItemAcesso aberto (Open Access)O lixo hospitalar oftalmológico poderá ser reutilizado?(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2016-11-29) Menegon, Lúcia Nair d’Escoffier [UNIFESP]; Monteiro, Marcia Rocha [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4930117991668673; http://lattes.cnpq.br/0405631801975702; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Objective: To analyze the disposal of ophthalmologic health service waste from the origin, handling, temporary custody and path of this waste to the collection by the city collection company. Methods: Field surveys were conducted with visits to clinics, ophthalmic surgery center and other areas occupied by the services of the Department of Ophthalmology and UNIFESP Visual Sciences, Campus São Paulo, to interview those responsible for services, observe the operation and make the identification of waste generated in health services, including the common waste and discarded recyclable; analyze the paths and waste management conditions, carts and containers for temporary storage locations in the institution, how is the separation before being taken by the company to the final destination. In addition, there were bibliographic and on legislation related to the topic research; documentary research and analysis of architectural plans of buildings which are located its services. Results: After the research, it was found that part of the common and recyclable waste are discarded as health care waste, resulting in increased volume of infectious waste with environmental and financial impact for the institution the risks and high cost to be paid when it could be avoided. Conclusion: The urgent implementation of a policy and RSS management plan in the institution and the possibility of implementing initiatives in services, particularly in the UNIFESP Department of Ophthalmology, which can serve as a reference for other units of this university. Thus, while no one has a greater policy institution, the solution involves implementing actions for change in procedures and waste disposal culture, with professionals in the Department and employees, adopt correct ways of separating these, put more containers the various types of waste and properly identified at specific points, train involved in each step of the process aimed at new behaviors for those responsible for cleaning, transport and temporary storage and make adjustments in the spatial organization of equipment, accessories such as waste containers and paths transport. It is believed that these actions will contribute significantly to the improvement in final disposal, reducing the volume of health care waste (RSS) and consequently reducing spending on companies that collect and treat such waste.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Possibilidades de contribuição da educação ambiental à gestão de resíduos sólidos no município de Guarulhos (SP)(Universidade Federal de São Paulo, 2023-12-12) Silva, Giovanna Bento Rubini da [UNIFESP]; Franchi, José Guilherme [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/2784516411701522; https://lattes.cnpq.br/9020062725023846O equilíbrio ambiental previsto pela Constituição de 1988 perpassa pela gestão e gerenciamento de resíduos. Cerca de 50% da geração de resíduos do Brasil é do sudeste, região com grande adensamento populacional e Guarulhos é o segundo maior município paulista em população. Apesar de existirem iniciativas da prefeitura como coleta seletiva, há baixa aderência da população. O movimento Juventude Lixo Zero surge no intuito de realizar atividades de educação e sensibilização ambientais, pontos importantes para favorecer o engajamento dos munícipes na causa e minimizar a geração e descarte de resíduos. Com isso, esse trabalho tem o objetivo de levantar possibilidades de nuclear jovens na promoção de educação ambiental voltada ao conceito Lixo Zero para contribuir com a gestão de resíduos em Guarulhos-SP. Para tal, foi realizado um levantamento bibliográfico que embasa diversas ações de educação ambiental conduzidas por este coletivo ao longo de três anos no município de Guarulhos e culmina com a proposição de um calendário de ações mensais, encaminhado ao poder público local, na expectativa de inserir o tema na agenda ambiental local e no cotidiano dos munícipes.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Produção de metanol através da reciclagem química de CO2 e H2: Combustível renovável a partir de gases de efeito estufa(Universidade Federal de São Paulo, 2021-02-24) Oliveira, Paula Mayumi Takamori de [UNIFESP]; Asencios, Yvan Jesus Olortiga [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3495814590644361; http://lattes.cnpq.br/8715807271528247; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Petróleo, gás natural e carvão são combustíveis fósseis e juntos dão origem a uma extensa variedade de produtos consumidos pela sociedade, desde gasolina a produtos petroquímicos, como também produtos farmacêuticos, plásticos e materiais sintéticos. A maior parte de toda energia mundial ainda depende dos combustíveis fósseis. Entretanto, a queima dos mesmos agrava o aquecimento global. A fim de recuperar a saúde do planeta, e cumprir os prazos estabelecidos pelo Protocolo de Paris, novas medidas sustentáveis (a exemplo da diminuição dos gases estufa) estão sendo pensadas para mitigar os impactos da utilização dos combustíveis fósseis no nosso Planeta. O metanol (CH3OH - uma molécula orgânica usada como solvente e aditivo de combustíveis) pode ser produzido a partir destes combustíveis, mas o que o torna mais importante é que pode ser produzido de uma forma sustentável, a partir da reciclagem química do dióxido de carbono (CO2) que é liberado na atmosfera por fontes naturais e industriais, também de variadas atividades humanas. Neste trabalho se apresenta o estado de arte da tecnologia de produção de metanol a partir de CO2, uma coletânea de artigos é descrita e analisada de forma crítica.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Redes de simbiose industrial: possibilidades entre empresas do município de Diadema (SP)(Universidade Federal de São Paulo, 2021-02-19) Miyamoto, Sara Midori [UNIFESP]; Costa, Rosangela Calado da [UNIFESP]; Candiani, Giovano [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/9950995765229751; http://lattes.cnpq.br/4638308738481562; http://lattes.cnpq.br/0880238146710417As cidades que apresentam concentração de indústrias enfrentam diversos problemas socioambientais associados à produção industrial, como poluição e descarte inadequado de resíduos. Neste contexto, a aplicação de conceitos e ferramentas da disciplina de Ecologia Industrial (EI) pode ser especialmente útil para a diminuição dos impactos negativos provenientes das atividades industriais. O Brasil, em especial, apresenta carência de estudos envolvendo Ecologia Industrial. Assim, o objetivo deste trabalho foi avaliar a possibilidade de aplicação do conceito de simbiose industrial no município de Diadema, no Estado de São Paulo. Os dados referentes às empresas e suas respectivas matérias-primas e resíduos foram coletados na página eletrônica da prefeitura de Diadema, na seção Cadastro das Indústrias, e também foram pesquisadas outras empresas em páginas de buscas na internet, utilizando-se as palavras-chave “empresas de Diadema”, “reciclagem de metais em Diadema”, “reciclagem de resíduos eletroeletrônicos em Diadema” e “empresas de reciclagem em Diadema”. As interações entre empresas foram estabelecidas de acordo com as matérias-primas utilizadas e os resíduos gerados e os resultados foram analisados de forma qualitativa. Foram identificadas 2110 interações potenciais, com base em processos utilizados no cenário atual, e em processos que podem ser adotados futuramente pelas empresas que existem no município para fabricar produtos do mesmo segmento. Com as informações geradas neste trabalho, espera-se contribuir para a elaboração de políticas públicas visando à gestão de resíduos industriais em Diadema e para estudos futuros no campo da Ecologia Industrial no município e em outras regiões do Brasil.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Representações sociais de catadores de recicláveis de São Bernardo do Campo (SP)(Universidade Federal de São Paulo, 2023-01-04) Resende, Beatriz Oliveira [UNIFESP]; Costa, Rosangela Calado da [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4638308738481562Pode-se entender o desenvolvimento sustentável como um processo contínuo de redução de privações – ou seja, redução de situações como fome, morbidez, analfabetismo, entre outras –, em circunstâncias que possibilitem a continuidade dos serviços prestados pelos ecossistemas. Uma forma de conhecer as privações pelas quais um grupo social passa é investigar suas representações sociais, as quais podem ser entendidas como o conhecimento partilhado por um grupo, permeado pelas individualidades de cada pessoa. Nesse sentido, este estudo pretendeu investigar as representações sociais de catadores de recicláveis sobre si mesmos, bem como as dificuldades encontradas na realização de suas atividades. Para isso, foram preenchidos formulários mediante realização de conversas com catadores de recicláveis do município de São Bernardo do Campo (SP). Na primeira parte do formulário, buscou-se conhecer as representações sociais dos participantes desta pesquisa, a partir da aplicação da técnica de Evocação Livre de Palavras (ELP), com o termo indutor “catador”; a segunda parte foi destinada a coletar informações sobre o perfil dos participantes e as dificuldades encontradas por eles para a realização de sua atividade. As representações sociais obtidas indicaram que o grupo de catadores participantes desta pesquisa associaram o termo indutor “catador” com necessidades básicas, as quais levaram os respondentes a se envolver com a atividade de catação como um meio de sobrevivência. As principais dificuldades encontradas pelos participantes da pesquisa para a atividade de catador dizem respeito ao preço de venda dos materiais; à procura de material em condições climáticas desfavoráveis, como dias de chuva e de calor intensos; à busca improdutiva de material; e à exposição ao risco de contaminação durante a catação. Foi possível verificar que os catadores participantes desta pesquisa estão submetidos a diversas privações, as quais representam obstáculos para que esse grupo alcance condições de trabalho mais dignas e melhor qualidade de vida.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Resíduos sólidos no ambiente escolar no município de Diadema: gestão, conscientização e educação ambiental(Universidade Federal de São Paulo, 2023-06-26) Balduino, Carolina Magalhães [UNIFESP]; Franchi, José Guilherme [UNIFESP]; Viesba, Letícia Moreira; http://lattes.cnpq.br/2784516411701522Com o crescimento populacional, o consumo excessivo e a ausência do gerenciamento adequado dos resíduos sólidos urbanos (RSU) são um dos principais problemas ambientais enfrentados atualmente no Brasil e no mundo. Desde 2010, a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) dispõe os instrumentos necessários para o atingimento das metas relacionadas à gestão integrada dos resíduos sólidos; essa lei hierarquizou a gestão e gerenciamento dos resíduos sólidos em não geração, redução, reaproveitamento, reciclagem e disposição final ambientalmente adequada, e destacou como um de seus instrumentos a educação ambiental e a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos. Para o alcance das metas estabelecidas pela PNRS e para que sejam efetivamente colocadas em prática, são necessárias ações de educação ambiental com o propósito de sensibilizar a sociedade sobre a importância da temática, além de enfatizar a responsabilidade das pessoas sobre o resíduo gerado. Considerando os principais pilares da lei, o objetivo do presente estudo foi mensurar o nível de entendimento dos estudantes de uma escola estadual no município de Diadema sobre os problemas ambientais ocasionados pelos resíduos sólidos. A abordagem deste estudo é mista, combinação de abordagens qualitativas e quantitativas, com a finalidade de maior compreensão e detalhamento das perguntas da pesquisa; a pesquisa totalizou 5 (cinco) palestras e oficinas aplicadas em diferentes turmas, e o instrumento de pesquisa utilizado foi um questionário com perguntas abertas, com retorno de 65 respostas. Os resultados constataram que as palestras e oficinas foram positivas e os estudantes compreenderam, em sua maioria, os principais conceitos relacionados a resíduos sólidos, cerca de 88% compreenderam o conceito de lixo (rejeito) e 96% sobre o que são recicláveis; essa diferenciação demonstra que o entendimento dos estudantes pode permitir o avanço para a construção de novos assuntos sobre a temática ambiental, proporcionando a sensibilização e conscientização sobre a gestão e gerenciamento de resíduos sólidos dentro e fora do ambiente escolar.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Uso potencial de resíduos da indústria do alumínio na produção de geopolímeros(Universidade Federal de São Paulo, 2018-04-27) Almeida, Thelma Miranda de [UNIFESP]; Shinzato, Mirian Chieko [UNIFESP]; Silva, Cecília Chaves Guedes e; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)The aim of this work was to evaluate the aluminum industry waste (red mud and residue from aluminum recycling process) as a source of alumina in production of geopolymers. Geopolymers are formed by amorphous aluminosilicates ligands that can be synthesized at room temperature. The precursor materials used in the production of geopolymers were metakaolinite and volcanic glass. All materials had their chemical composition (x-ray fluorescence), crystalline phases (x-ray diffractometry) and functional groups (infrared spectroscopy with Fourier transform) characterized. Then they were tested in pure form and mixed to produce geopolymers, using sodium silicate alkaline solution. In these tests a series of geopolymer was maintained at 60oC in the first 24 h and at room temperature until completed the respective curing times of 7, 28 and 60 days. Other series remained at room temperature since the beginning of the same curing times. At the end of each period of cure, the geopolymer samples were subjected to compressive strength test and were again characterized. It was observed, in general, that the mechanical strength of the geopolymers increased with the curing time and that the rising of the temperature did not increase this property. All geopolymers prepared with metakaolinite presented a higher compressive strength than those prepared with volcanic glass, due to the SiO2:Al2O3 ratio. The addition of red mud mixed with both precursor materials presented best result of compressive strength that those prepared with the aluminum recycling waste. This is due to the presence of crystalline phases resistant to alkaline attack.