Navegando por Palavras-chave "Reciclagem"
Agora exibindo 1 - 20 de 31
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemSomente MetadadadosAspectos subjetivos envolvidos no processo de recuperacao apos o primeiro episodio psicotico(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2009) Eisenstadt, Paula [UNIFESP]
- ItemAcesso aberto (Open Access)Avaliação das propriedades mecânicas de misturas de PEAD e cápsulas de café.(Universidade Federal de São Paulo, 2020-10) Oliveira, Waldir Patrick Santos de [UNIFESP]; Passador, Fabio Roberto [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0152213852695153O café é uma das bebidas mais consumidas mundialmente, mantendo milhares de admiradores ao redor do globo. O hábito de tomar café está presente no dia a dia da maioria das pessoas, muitas vezes se repetindo ao longo do dia. Devido à isso, aos avanços tecnológicos e à correria do cotidiano, em que se valoriza cada vez mais a rapidez e a praticidade, ocorreu a popularização do mercado de cápsulas no cenário mundial. Apenas no Brasil, segundo uma pesquisa da Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC), são consumidas anualmente cerca de 3 bilhões de cápsulas, com tendência de crescimento de 17% ao ano até 2020. O grande problema, no entanto, está associado ao descarte das cápsulas pós uso e à sua composição, pois, apesar de serem compostas basicamente de poliolefinas e alumínio dependem de um mecanismo de separação de elevada complexidade, o que dificulta o processo de reciclagem, fazendo com que o destino de grande parte dessas cápsulas seja os aterros sanitários. De acordo com o apresentado, este trabalho de conclusão de curso visa apresentar uma alternativa de reciclagem para as cápsulas de café pós uso, na intenção de minimizar o descarte inadequado, dando a elas um destino ecologicamente correto e sustentável, e com isso reduzir os impactos ambientais negativos causados. Para isso, a reciclagem das cápsulas de café foi realizada a partir de uma mistura de cápsulas trituradas, compostas majoritariamente por polipropileno (PP) e alumínio, e polietileno de alta densidade (PEAD). Para a realização do projeto, foram disponibilizadas cápsulas de café descartadas no Instituto de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). As cápsulas foram lavadas e trituradas. Diferentes teores de cápsulas foram utilizados com o PEAD e o processamento foi realizado por extrusão, seguido da prensagem dos corpos de prova. As composições foram caracterizadas por ensaios de tração uniaxial, resistência ao impacto Izod e dureza Shore D. A adição das cápsulas mostrou aumentar o módulo elástico e a dureza das composições, com uma respectiva diminuição da resistência ao impacto.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Avaliação de alternativas para descarte e reuso de pneus: Incorporação na massa asfáltica para produção de asfalto borracha(Universidade Federal de São Paulo, 2021-02-22) Vucovic, Nicolas Fernandes [UNIFESP]; Dias, Marina Oliveira de Souza [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1040073160928250Cerca de 100 milhões de pneus são descartados incorretamente todos os anos no Brasil, com disposição inadequada em lixões, aterros sanitários, terrenos baldios, se acumulando nas encostas de rodovias e rios, degradando o meio ambiente e causando também problemas para a sociedade como a proliferação do mosquito transmissor da dengue, por exemplo. Cerca de 60% dos pneus reciclados no Brasil são usados na indústria de cimento, como combustível alternativo no lugar do carvão. O restante é utilizado para a produção de solados de sapatos e cintas, pavimentação asfáltica e em artefatos de borracha, como amortecedores e tapetes automotivos. A pavimentação asfáltica empregando asfalto-borracha de pneus inservíveis tem sido uma das áreas mais estudadas e considerada uma das melhores alternativas para o descarte de pneus inservíveis, contribuindo para a preservação ambiental, assim como proporcionando o aumento de propriedades e desempenho do revestimento asfáltico como a durabilidade, resistência à propagação de trincas, qualidade e redução de custos. Neste trabalho de conclusão de curso serão avaliados os impactos ambientais decorrentes do descarte inadequado de pneus, sendo apresentadas as alternativas para seu reuso e reciclagem, com destaque para o uso de pneus na pavimentação asfáltica, sendo discutidos o processo de produção, suas vantagens, desvantagens e seu potencial de aplicação no Brasil.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Avaliação do conforto térmico de materiais reciclados na construção civil(Universidade Federal de São Paulo, 2024-09-11) Salve, Gustavo Castello de [UNIFESP]; Nascimento, Francisco Júlio do [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/7391216899370096; http://lattes.cnpq.br/4404127419137384; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)É amplamente conhecido que as cidades frequentemente apresentam temperaturas mais elevadas em comparação às regiões rurais circundantes, e com o planeta registrando temperaturas cada vez mais elevadas, conforto térmico é algo necessário nas construções de edifícios em grandes centros urbanos. Além disso, a implantação de fatores sustentáveis em projetos urbanos tornou-se uma preocupação crescente entre pesquisadores e engenheiros em todo o mundo. Nesse contexto, o presente projeto tem por objetivo explorar o impacto de materiais reciclados, como isopor, embalagens \textit{tetra pak} e PET picado, na transferência de calor nos envolventes da edificação, ao incorporá-los no interior dos blocos de concreto. Através de um experimento simples, foi analisado o impacto que estes materiais reciclados podem causar na transferência de calor da construção, utilizando um pote com água dentro de uma câmara de isopor, forçando o calor a passar por dentro do bloco, verificando os impactos que estes materiais podem causar na temperatura final do interior da edificação. Essa abordagem não apenas oferece uma possível solução para a destinação desses resíduos, mas também pode contribuir significativamente para melhorar o conforto térmico em edificações. Além disso, essa iniciativa busca promover uma maior eficiência energética na edificação, reduzindo as necessidades de climatização interna e, consequentemente, o consumo de energia. Assim, é esperado não apenas beneficiar a qualidade de vida dos habitantes dessas edificações, através de ambientes mais confortáveis termicamente, mas também contribuir para a sustentabilidade ambiental ao reduzir o desperdício de materiais e o consumo de energia.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Caracterização de resíduo proveniente da estação de tratamento de efluentes do processo de lapidação de vidro plano e avaliação do potencial para sua reutilização(Universidade Federal de São Paulo, 2021-07-28) Ferreira, Bárbara Vitória do Espírito Santo [UNIFESP]; Albers, Ana Paula Fonseca [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/7147782015999164O avanço da economia, a consequente urbanização, o aumento populacional e a revolução tecnológica trazem mudanças no estilo de vida, no consumo e na produção de toda a população. Como resultado direto de todo esse processo, há um aumento significativo na geração de resíduos sólidos, sendo de extrema importância a destinação correta destes resíduos. Este trabalho aborda o resíduo de vidro gerado em uma estação de tratamento de efluentes do processo de lapidação de vidros planos (vidros-sodo-cálcicos), amplamente empregados na construção civil. O processamento que gera este resíduo se inicia na lapidação à úmido das chapas de vidro a fim de aparar as extremidades, fazendo com que seu acabamento não fique cortante. Para reaproveitar a água deste processo é necessário separá-la do resíduo através de um processo de filtragem e posterior prensagem. Este projeto de pesquisa foi divido em duas partes: sendo a primeira delas, a caracterização física e químico-mineralógica do resíduo proveniente da estação de tratamento de efluentes do processo de lapidação do vidro por meio das técnicas de picnometria de hélio, difração à laser, BET, fluorescência de raios-X (FRX), difratometria de raios-X (DRX), análises térmicas diferenciais (DTA) e termogravimétricas (TGA); e a segunda parte se refere à avaliação do potencial de implementação deste resíduo no mercado atual, principalmente na incorporação de materiais da construção civil, sendo desta forma, uma proposta alternativa ao descarte de resíduos, agregando valor ao mesmo. Os resultados obtidos demonstraram que dependendo da forma de armazenamento e posterior secagem do resíduo a formação de CaCO3 é favorecida. E a pesquisa na literatura confirmou a possibilidade incorporação do resíduo nos materiais da construção civil, como por exemplo, a incorporação na cerâmica vermelha, nos cimentos álcalis ativados e nas formulações de argamassas e concretos.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Cartografia Participativa: uma estratégia de aproximação de outros atores na gestão de resíduos secos no distrito Cachoeirinha/SP(Universidade Federal de São Paulo, 2023) Lima, Nunes de Souza [UNIFESP]; Smith, Pedro Cardoso; Semensatto Junior, Décio Luis [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1202506419685089; http://lattes.cnpq.br/0510421593724951; http://lattes.cnpq.br/3385137291130495; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)This article brings an association between Participatory Cartography and Entities/Services, which work in the Management of Dry Waste (Recyclables) within a spatial section of the territory, having its approach in the school context. Participatory Cartography, also known as Social Cartography, in addition to contributing to traditional models, presents new perspectives on the various issues in cities, breaking paradigms about the use and elaboration of these materials, representing a social role in society, seeking to encourage citizens produce their own maps, with the aim of identifying their problems, weaknesses, potentialities and thereby empowering and developing the individual's desire to act and transform their territory. This work aims to present this tool as a way of approaching and involving the actors involved with waste, as well as an attempt to raise awareness and rethink the amount of waste we produce and the impact generated by the lack of separation of dry waste (recyclable) and waste. organic. The materialization of this proposal takes place through the creation of a map constructed collectively using technology (cell phone), addressing the problem in workshops in schools and the importance of seeing alternatives that enable the reduction of waste sent to landfills, making the student the protagonist, belonging to the problem and the territory. With this, treating the issue in schools as something more comprehensive and decentralized, looking at Cooperatives, Non-Governmental Organizations-NGOs, collectors, recycling bins, among other alternatives as partners. Stimulating behavior change goes beyond Environmental Education, social participation within environmental education is a challenge, as it requires articulation between different entities with different interests and desires, yet these interactions are necessary. Waste Management is a challenge for cities, it requires increasing participation and attention from civil society, public authorities and the private sector in the development of feasible strategies, as well as ways to sensitize and make everyone involved aware of the importance of the individual role. Thinking about its approach within a context, EMEF Prof. Gilberto Dupas works with students in elementary school I and II, grades where the environment theme is a frequent topic in the curriculum.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Consumo e reciclabilidade de embalagens plásticas no Brasil: uma revisão bibliográfica(Universidade Federal de São Paulo, 2024-09-06) Pereira, Alicia Martos [UNIFESP]; Silva, Classius Ferreira da [UNIFESP]; Yoshida, Cristiana Maria Pedroso [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3546808357732166; http://lattes.cnpq.br/4514485329529047; http://lattes.cnpq.br/2278403320028663O significativo aumento no consumismo, em conjunto com avanços tecnológicos, resultou em um considerável aumento no uso de embalagens em diversos setores industriais, com destaque para o setor alimentício. Estas embalagens, que podem ser de vidro, celulose, metal e plástico, possuem propriedades essenciais, como barreira à luz, gases, aromas e microrganismos. É importante salientar que, na atualidade, o plástico é o material com o menor índice de reciclagem, e é precisamente este material que será enfocado nesta revisão. Um dos grandes inconvenientes do aumento do consumismo é a quantidade volumosa de resíduos gerados, que está diretamente relacionada aos impactos ambientais. Nesse contexto, torna-se imprescindível a busca por alternativas e programas de gestão adequados para lidar com os resíduos pós-consumo, como a reciclagem e a reutilização de embalagens, com o objetivo de reduzir o descarte inadequado e, consequentemente, os impactos ambientais decorrentes dessa prática. Dentro deste contexto, o presente trabalho de conclusão tem como principal objetivo realizar uma revisão bibliográfica que investigue as condições da reciclagem do plástico no Brasil, analisando os impactos sociais e econômicos da baixa taxa de reciclagem.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Desenvolvimento de compósitos de ldpe reforçados com fibras de carbono recicladas(Universidade Federal de São Paulo, 2023-06-28) Seixas, Camila Couto de [UNIFESP]; Passador, Fabio Roberto; http://lattes.cnpq.br/0152213852695153A constante busca por soluções e/ou formas de reaproveitar os resíduos poliméricos gerados pela população em diversos segmentos a fim de reduzir a poluição e o acúmulo de resíduos do país contribui para a melhoria contínua da tecnologia de reciclagem. As indústrias automobilística e aeronáutica também se incluem neste cenário. Diversos componentes desses setores são constituídos por compósitos de matriz termorrígida com tecido de FC que muitas vezes são descartados e incinerados após o uso. No entanto, esses materiais possuem um alto valor agregado e podem ser reciclados e utilizados como carga reforçante para o desenvolvimento de novos componentes, contribuindo com a economia circular. Neste sentido, o presente trabalho de conclusão de curso busca uma alternativa de reciclagem para compósitos de matriz epóxi com fibra de carbono contínua oriunda da indústria automotiva. Estes compósitos foram moídos utilizando um moinho de facas e peneirados visando a obtenção de cargas de reforço com tamanho homogêneo, por volta de 3,7mm. Para o desenvolvimento de novos materiais foi escolhida como matriz polimérica o polietileno de baixa densidade (LDPE), que possui fácil processabilidade e baixo custo. Compósitos de LDPE com diferentes teores de fibras de carbono recicladas (5, 10, 15 e 20% em massa) foram produzidos por extrusão de dupla rosca e corpos de prova foram moldados por injeção. Os compósitos foram caracterizados por ensaio de tração uniaxial, dureza Shore D, propriedades elétricas, análise reológica e a morfologia foi avaliada por microscopia eletrônica de varredura (MEV). Observou-se um aumento significativo no módulo elástico com o aumento do teor de fibra adicionado, e estas apresentaram-se bem dispersas na matriz polimérica. A composição com adição de 20% em massa de fibra de carbono reciclada obteve um aumento de 433% no módulo elástico comparado ao LDPE. Esses resultados mostram-se promissores para o reuso dos compósitos de epóxi com fibras de carbono podendo ser utilizadas como agentes de reforço para matrizes poliméricas.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Determinação de cádmio, crômio e mercúrio por espectrometria de fluorescência de raios X em cooperativas de reciclagem da Região Metropolitana de São Paulo(Universidade Federal de São Paulo, 2015-05-15) Vieira, Willian de Oliveira Novais [UNIFESP]; Assunção, Nilson Antonio de [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Throughout history humans have been exposed to various elements present in nature and substances derived from their activities, with the technological advances and the possibility of electronic purchase this exhibition became pronounced, especially in recycling cooperatives where the amount of such equipment It is high. For lack of information handling them inappropriately collectors materials and also do not use the proper protective equipment which enhances exposure to toxic waste. The amount, the route and the exposure period are decisive factors in determining the risk that each element is to the health of workers and can cause acute or chronic poisoning. We evaluated the concentration of metals: cadmium, chromium and mercury in 18 recycling cooperatives in the metropolitan region of São Paulo. These elements were chosen because of their impact on the environment; particularly industrialized regions like the city of Diadema and present a major risk to human health. Analyses were carried out in partnership with the GEA Institute - Ethics and Environment, and the elements were determined by fluorescence spectrometry X-rays, using portable instrument. The metals were determined in soils, workspaces and public contact sites in cooperatives, and their concentrations ranged from 7 ± 1-5706 ± 811 (ppm). In some analyzes it was observed standard deviations above average, suggesting occasional contamination. In general, the concentrations of metals in the samples are above the levels permitted or recommended by national and international standards, and in some cases, there are differences between the regulatory agencies as the maximum tolerable limits, but there is agreement on the potential risk exposure the metals poses to human health and the environment.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Efeito de ciclos de extrusão nas propriedades do PEAD oriundo de tampinhas de tampinhas de garrafas de água mineral sem gás(Universidade Federal de São Paulo, 2022-01-28) Santos, Maikon Stefano [UNIFESP]; Passador, Fabio Roberto [UNIFESP]; Montagna, Larissa Stieven [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6872952353977748; ttp://lattes.cnpq.br/0152213852695153; http://lattes.cnpq.br/9841251001173572A cada dia, torna-se cada vez mais constante o desenvolvimento de novas tecnologias, e consequentemente novos materiais são obtidos. Um exemplo são os materiais poliméricos, que vem sofrendo transformações constantes, ou seja, um novo produto chega ao mercado com um novo desing, uma nova aplicabilidade, aumentando assim o consumo desenfreado e não consciente, e consequentemente multiplicando os resíduos poliméricos gerados. O mundo consumiu mais de 480 bilhões de garrafas plástica de água em 2016, desse número, nem a metade foi descartada corretamente, apenas 7% desses resíduos foram destinados à reciclagem, e o restante foi disposto inadequadamente no meio ambiente ou destinado para aterros sanitários. Diante desta problemática, é de extrema importância buscar alternativas sustentáveis para minimizar a quantidade de resíduos no meio ambiente. Neste Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), a matéria-prima utilizada foi proveniente de tampas de garrafa de água mineral sem gás de polietileno de alta densidade (PEAD), visando a reciclagem mecânica desse material. Dessa forma, foi realizado o estudo do efeito de ciclos de extrusão nas propriedades do PEAD oriundo de tampas de garrafa de água mineral sem gás. Os ciclos de extrusão foram realizados em uma extrusora de rosca dupla e foi repetido por 4 vezes. Foram confeccionados corpos de prova padronizados por moldagem por injeção, os quais foram submetidos ao ensaio de tração uniaxial, determinando, assim, as propriedades mecânicas do material extrudado. Observou-se na caracterização mecânica que não tiveram alterações significativas. Além disso, os corpos de prova também foram caracterizados por calorimetria exploratório diferencial (DSC). A análise térmica por DSC apontou que o material estudado se trata de uma blenda PEAD/PP e não apenas do PEAD puro, porém as temperaturas utilizadas foram adequadas para a reciclagem das tampas de garrafa.
- ItemEmbargoEstudo da produção e reciclagem de blendas de polietileno e amido termoplástico visando aplicações no setor de embalagens(Universidade Federal de São Paulo, 2022-10-31) Santos, Natali Bomfim [UNIFESP]; Lemes, Ana Paula [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4529102387970131; https://lattes.cnpq.br/8019096371841292Nesse trabalho, blendas de polietileno de baixa densidade (LDPE) e amido termoplástico (TPS) foram produzidos variando-se a proporção entre esses componentes, sem e com a utilização do LLDPE-g-MA como agente compatibilizante. Primeiramente o TPS foi preparado realizando-se a plastificação do amido com glicerol, em uma extrusora dupla rosca. As blendas de LDPE e TPS também foram preparadas em uma extrusora dupla rosca. As blendas com e sem adição de agente compatibilizante foram preparadas variando a proporção do TPS de 10 a 70% em massa. As blendas LDPE/TPS e LDPE/LLDPE-g-MA/TPS foram caracterizadas com relação a suas propriedades mecânicas por meio de ensaios de tração e impacto, propriedades térmicas, por meio de análise termogravimétrica (TGA) e calorimetria exploratória diferencial (DSC), ensaio de difração de raio-X (DRX), microscopia eletrônica de varredura (MEV), espectroscopia de infravermelho com transformada de Fourier (FT-IR) e avaliação da molhabilidade dos filmes pelo método da gota séssil. Também foi realizado um estudo sobre a reciclagem das blendas de LDPE/TPS e LDPE/LLDPE-g-MA/TPS, utilizando-se duas rotas. Na primeira as blendas produzidas foram submetidas a dois novos ciclos de reprocessamento em extrusora com obtenção de corpos de prova por moldagem por compressão com aquecimento. Na segunda rota foi realizada uma etapa de lavagem para remoção do amido, e avaliado a viabilidade de reinserção do LDPE pós lavagem num novo processamento.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Estudo da viabilidade da utilização de PA66 pós-consumo de conformação por compressão a vácuo para a produção de nanocompósitos de blendas de PA6/PA66/atapulgita(Universidade Federal de São Paulo, 2021-05-04) Souza, Gabriel Portilho Monteiro de [UNIFESP]; Passador, Fábio Roberto [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0152213852695153; https://wwws.cnpq.br/cvlattesweb/PKG_MENU.menu?f_cod=875B4F3DF79EFB676700707A4D5917F7#O desenvolvimento de nanocompósitos de blendas poliméricas é uma estratégia para ampliar a gama de aplicações de materiais e obter propriedades específicas. Neste trabalho, busca-se a utilização da atapulgita (ATP) como nanocarga de origem nacional para atuar na melhora das propriedades mecânicas e térmicas da poliamida 6 (PA6). Visando a obtenção de um nanocompósito de blenda polimérica, a otimização das propriedades da PA6 pode ser alcançada com o uso da poliamida 6,6 (PA66). Desta forma, a combinação dessas estratégias pode resultar em uma sinergia das propriedades, possibilitando diversas aplicações, como no setor automotivo, em materiais eletrônicos, embalagens, entre outras. Além disso, a preocupação com a reciclagem e reutilzação de materiais plásticos é uma constante. Na indústria aeroespacial, muitos compósitos são fabricados pelo processo de conformação por compressão a vácuo, no qual são utilizadas bolsas de vácuo constituídas de PA66. Toneladas desse material são descartadas e incineradas mensalmente por várias empresas do setor, o que evidencia a necessidade de reciclar e/ou reutilizar esse material. Neste projeto foi avaliada a substituição parcial da PA6 por PA66 pós-consumo para o desenvolvimento de nanocompósitos de blendas de PA6/PA66/ATP. Primeiramente, foram preparados nanocompósitos de PA6/ATP com diferentes teores de ATP (2, 4 e 6% em massa). A partir da melhor composição, foi verificada a viabilidade da utilização da PA66 pós-consumo em substituição parcial à PA6 pura no nanocompósito. Foram utilizados diferentes teores de PA66 pós-consumo (5, 10, 15 e 20% em massa). Os materiais foram processados por extrusão seguida por injeção de corpos de prova e prensagem de filmes. Foram realizadas caracterizações térmicas, difratometria de raios-X, análise reológica, caracterizações mecânicas (tração uniaxial e resistência ao impacto Izod), morfológica e análise das propriedades ópticas. O teor de 4% em massa de ATP resultou na otimização das propriedades mecânicas e térmicas dos nanocompósitos. A adição da PA66 pós-consumo teve efeito tenacificante no nanocompósito de blenda, sendo viável a sua reciclagem até o teor máximo de 20% em massa estudado nesse projeto.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Estudo de um Anteprojeto de MDL para Valoração Ambiental da Reciclagem de Resíduos Sólidos Urbanos no Município do Guarujá (SP)(Universidade Federal de São Paulo, 2022-02-09) Giovannoni, Matheus Pellizzaro [UNIFESP]; Archangelo, Victor Samhan [UNIFESP]; Penteado, Eduardo Dellosso [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/2585863255642834; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Como resultado dos meios de produção e consumo e o modo de vida ocidental, observa-se a crescente utilização de recursos naturais e geração de resíduos, diretamente relacionados ao crescimento populacional e à expansão urbana. Tais fatores, associados à rápida obsolescência e à grande quantidade de produtos descartáveis no mercado, contribuem para que os resíduos causem inúmeros impactos ambientais. Desta forma, o principal desafio na gestão dos resíduos é a diminuição da geração, maximizando a reciclagem e a reutilização dos materiais, agregando-lhes valor e reinserindo-os na cadeia produtiva. Um dos grandes benefícios ambientais proporcionado pela recuperação e reciclagem dos resíduos sólidos é a redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE). Tendo em vista a relevância desse tipo de estudo, o presente trabalho busca estimar os benefícios ambientais que podem ser gerados a partir da reciclagem de resíduos sólidos no Município de Guarujá (SP), avaliando a contribuição da coleta seletiva na redução das emissões de GEEs. A quantificação das emissões através do processo de reciclagem considerou uma metodologia adaptada que compara as emissões geradas na produção de materiais a partir de matéria-prima virgem, relacionando com o consumo de energia poupado nos processos com as emissões obtidas com o uso do material reciclado (AMS-III.A.J - Emission reductions by using recycling material instead of raw material). Assim, os créditos de carbono (CERs) são gerados e podem ser utilizados como forma de cumprimento de metas de emissões de GEEs para os países que são Parte do Anexo I do Protocolo de Quioto. No Município de Guarujá, durante os anos de 2017 a 2019 foram coletados 6.050,8 toneladas de resíduos recicláveis, sendo o papel o tipo de resíduo mais reciclado. Com esse total de materiais coletados no município, proporcionou-se a redução de cerca de 22.123,37 tCO2 na atmosfera, evidenciando um grande potencial para implementação de um projeto MDL no Município de Guarujá (SP).
- ItemAcesso aberto (Open Access)Estudo de viabilidade econômica da reciclagem mecânica no Brasil: perspectiva dos plásticos provenientes de RSU com destino às cooperativas de reciclagem(Universidade Federal de São Paulo, 2020-10-14) Perrud, Michelle Dayane [UNIFESP]; Morano, Rogerio Scabim [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3332707718785621O trabalho a seguir permeia a tendência global de aumento acelerado no consumo dos plásticos ao decorrer das últimas décadas. Particularmente, adentra-se na atual atratividade econômica da reciclagem mecânica para o tratamento dos resíduos sólidos urbanos no Brasil. Foi feita uma base teórica para contextualização do estudo, nela apresenta-se a definição dos conceitos de: Resíduos Sólidos Urbanos, Resina pós Consumo, Plásticos, Economia Circular, Recuperação Energética e Reciclagem Química. Por meio do valor presente líquido, método da engenharia econômica, calculou-se a viabilidade do investimento necessário para a formação de uma cooperativa de reciclagem mecânica e seu retorno financeiro aos membros cooperados. Concluiu-se que dentro de três anos a cooperativa hipotética, retornaria o valor investido e passaria a gerar lucros e acrescentar uma renda significativa ao salário dos cooperados. Ela foi simulada dentro dos padrões médios encontrados nas sete cooperativas reais analisadas. O trabalho evidencia as múltiplas importâncias para o país em estimular esta atividade econômica que soluciona questões ambientais e sociais simultaneamente
- ItemAcesso aberto (Open Access)Estudo do Polietileno de Alta Densidade Reciclado(Universidade Federal de São Paulo, 2022-12-15) Napoli, Carla Mattos [UNIFESP]; Yee, Márcio [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1352444554903320; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)O Polietileno de Alta Densidade (PEAD) está entre as principais resinas consumidas no Brasil e é inserido nos mais diversos setores de transformados plásticos. Logo, tem uma presença considerável e importante nos resíduos sólidos gerados no país. A reciclagem desse polímero significa uma reintrodução do mesmo ao ciclo de vida de produto, e apresenta-se como uma possível solução ambiental no que diz respeito à gestão dos resíduos, exploração de recursos, emissão de gases atmosféricos e manutenção da vida. Ainda, estudos consideram a inserção de aditivos no polímero com o intuito de melhorar as propriedades desses materiais reciclados, diminuir custos, e buscar alternativas mais sustentáveis. Neste trabalho foi realizada uma revisão bibliográfica sobre o Polietileno de Alta Densidade, o Polietileno de Alta Densidade Reciclado e o Polietileno de Alta Densidade Reciclado com a introdução de aditivos, além da caracterização da diferença entre as variações do polímero através de análises térmicas. Os resultados indicam comportamentos semelhantes entre as amostras de PEAD, indicando que de forma geral as amostras apresentam características térmicas semelhantes.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Grandes geradores e geradores industriais de resíduos e o potencial de reciclagem no município de Diadema – SP(Universidade Federal de São Paulo, 2023-07-11) Fagundes, Apoena Magnani [UNIFESP]; Franchi, José Guilherme [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/2784516411701522A Política Nacional de Resíduos Sólidos teve sua publicação em 2010, e garantiu a obrigatoriedade, por parte dos municípios, da criação do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. A fim de se adequar, o município de Diadema apresentou sua política pública, no ano de 2019, através da promulgação da Lei Ordinária n° 3.853, que tornou obrigatória a entrega de uma série de documentações técnicas, por parte dos grandes geradores e geradores industriais estabelecidos na cidade, e dentre elas, o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos. O plano permite a quantificação de todo material gerado, garante a especificação do ciclo de responsabilidades e propõe ações de reutilização e educação ambiental. Previsto pelo Art. 15 inciso 2° da política municipal, fica instituída a priorização da destinação dos materiais recicláveis às cooperativas e associações de catadores, e a fim de avaliar essa destinação específica, foram analisadas as documentações auto declaratórias enviadas pelos GGGI e, particularmente, nestes relatórios, os levantamentos gravimétricos quantitativos dos resíduos gerados que neles deveriam constar. Por resultado específico e no período estipulado, de agosto a dezembro de 2021, obtevese que de 135 documentos analisados, a maior parte deles (76%) seguem, dentro de seus protocolos internos, algum tipo de segregação de material reciclável. Por média total foram declaradas a geração de 4.618,45 toneladas de resíduos por mês, em que 1.594,94 toneladas são recicláveis e somente 57,21 toneladas seguem o caminho prioritário, descrito em lei; os demais são destinados à valorização econômica dos materiais recicláveis e ao comércio de matérias primas pós processo produtivo. Os resultados dessa pesquisa evidenciaram lacunas a serem preenchidas pelos poderes públicos e a necessidade de se instaurar incentivos fiscais, econômicos e sociais às cooperativas e para aqueles geradores que com elas contribuírem.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Implementação de gerenciamento de resíduos sólidos de serviços de saúde: experiência em um centro de hemodinâmica(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2021) Gomes, Ivanise Maria [UNIFESP]; Caixeta, Adriano Mendes [UNIFESP]; Universidade Federal de São PauloObjective: To evaluate the quali-quantitative characteristics and destination of health service waste produced in a catheterization laboratory of a large tertiary hospital in São Paulo, Brazil; and analyze the effect resulted through the implementation of a Solid Health Service Waste Management Program. Methods: This is a prospective, descriptive, exploratory, quali-quantitative study, with non-probabilistic sample based on all the waste generated in the supply area and procedure rooms, during six months before and six months after the implementation of a Solid Health Service Waste Management Program in the catheterization laboratory. Data analysis before the implementation of the Program occurred between March and August of 2015 following the Solid Health Service Waste Management Program implementation and, at last, 5 months later between March and August of 2016, the second data acquisition Program implementation was collected. The dataset were compiled through formularies elaborated by the author and analyzed using Microsoft Excel®, SPSS ® for Windows® version ; comparison between the two phases was run by using Mann-Whitney test with a 5% level of significance. Results: In the first phase, waste from 942 medical procedures and from the supply area was analyzed; those are the two locations that produced most waste. All waste produced in the procedures room were labeled as infected, sharp or chemical whereas those from the supply room as regular waste. The implementation of the Solid Health Service Waste Management Program occurred through lecture raising awareness about environment impact, implementation of 5R´s, meeting with members of main hospital-supplies companies and, finally, acquisition of dedicated containers for the appropriate waste disposal in each location of the catheterization laboratory. In the second data acquisition phase, waste from 929 medical procedures and from the supply area was analyzed. In the first phase, there were 6.1 tons (t) of waste, with an average of 5.8 kg/procedure, which results in an annual estimative of 12.25 t. In the second phase, post-implementation, there were 5.2 t of waste, with an average of 5.5 kg/procedure, therefore an annual estimative of 10.5 t. This represents an average reduction of 13% per procedure and annual waste-generation reduction of 1.6 t. The recyclable waste represented 25.1% of the total produced. The cardboard generation in the supply area was 93.3% inferior in the post-implementation phase. Conclusion: By reducing and classifying properly the waste, the health units not only reduce the disposal costs and the environmental threats, but also may recycle and included them in a reverse logistics program, reducing the amount of feedstock, energy and the required procedures to restore the products they use. Knowing the composition, the generation profile, which includes the locations that produce the most waste, and the professionals involved in the process are strategic tools to direct the flow and actions to reduce the volume and better manage those waste. It is important to highlight the need for continuing education of the professionals in order to consolidate the knowledge about the presented thematic, including utilizing the 5R´s policy, creation and consolidation of citizen awareness and employer`s socio-environmental responsibility.
- ItemAcesso aberto (Open Access)O lixo hospitalar oftalmológico poderá ser reutilizado?(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2016-11-29) Menegon, Lúcia Nair d’Escoffier [UNIFESP]; Monteiro, Marcia Rocha [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4930117991668673; http://lattes.cnpq.br/0405631801975702; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Objective: To analyze the disposal of ophthalmologic health service waste from the origin, handling, temporary custody and path of this waste to the collection by the city collection company. Methods: Field surveys were conducted with visits to clinics, ophthalmic surgery center and other areas occupied by the services of the Department of Ophthalmology and UNIFESP Visual Sciences, Campus São Paulo, to interview those responsible for services, observe the operation and make the identification of waste generated in health services, including the common waste and discarded recyclable; analyze the paths and waste management conditions, carts and containers for temporary storage locations in the institution, how is the separation before being taken by the company to the final destination. In addition, there were bibliographic and on legislation related to the topic research; documentary research and analysis of architectural plans of buildings which are located its services. Results: After the research, it was found that part of the common and recyclable waste are discarded as health care waste, resulting in increased volume of infectious waste with environmental and financial impact for the institution the risks and high cost to be paid when it could be avoided. Conclusion: The urgent implementation of a policy and RSS management plan in the institution and the possibility of implementing initiatives in services, particularly in the UNIFESP Department of Ophthalmology, which can serve as a reference for other units of this university. Thus, while no one has a greater policy institution, the solution involves implementing actions for change in procedures and waste disposal culture, with professionals in the Department and employees, adopt correct ways of separating these, put more containers the various types of waste and properly identified at specific points, train involved in each step of the process aimed at new behaviors for those responsible for cleaning, transport and temporary storage and make adjustments in the spatial organization of equipment, accessories such as waste containers and paths transport. It is believed that these actions will contribute significantly to the improvement in final disposal, reducing the volume of health care waste (RSS) and consequently reducing spending on companies that collect and treat such waste.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Panorama geral da reciclagem de vidro no Brasil(Universidade Federal de São Paulo, 2023-12-06) Pacheco, Rodrigo de Novaes [UNIFESP]; Trichês, Eliandra de Sousa; http://lattes.cnpq.br/1619405333024881Esse trabalho tem como objetivo apresentar um levantamento de dados sobre a reciclagem de vidro embalagem no Brasil, também um panorama geral de vidro plano. O trabalho irá apresentar os fundamentos da reciclagem do vidro e seus aspectos econômicos e sociais, além do trabalho das cooperativas e seu papel na reciclagem. Atualmente, a sustentabilidade é um tema amplamente discutido, devido à escassez dos recursos naturais somado à poluição, nesse aspecto o vidro, como material que pode ser reciclado em sua totalidade, tem um papel fundamental para o assunto.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Possibilidades de contribuição da educação ambiental à gestão de resíduos sólidos no município de Guarulhos (SP)(Universidade Federal de São Paulo, 2023-12-12) Silva, Giovanna Bento Rubini da [UNIFESP]; Franchi, José Guilherme [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/2784516411701522; https://lattes.cnpq.br/9020062725023846O equilíbrio ambiental previsto pela Constituição de 1988 perpassa pela gestão e gerenciamento de resíduos. Cerca de 50% da geração de resíduos do Brasil é do sudeste, região com grande adensamento populacional e Guarulhos é o segundo maior município paulista em população. Apesar de existirem iniciativas da prefeitura como coleta seletiva, há baixa aderência da população. O movimento Juventude Lixo Zero surge no intuito de realizar atividades de educação e sensibilização ambientais, pontos importantes para favorecer o engajamento dos munícipes na causa e minimizar a geração e descarte de resíduos. Com isso, esse trabalho tem o objetivo de levantar possibilidades de nuclear jovens na promoção de educação ambiental voltada ao conceito Lixo Zero para contribuir com a gestão de resíduos em Guarulhos-SP. Para tal, foi realizado um levantamento bibliográfico que embasa diversas ações de educação ambiental conduzidas por este coletivo ao longo de três anos no município de Guarulhos e culmina com a proposição de um calendário de ações mensais, encaminhado ao poder público local, na expectativa de inserir o tema na agenda ambiental local e no cotidiano dos munícipes.