Navegando por Palavras-chave "Realismo"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)A estrutura submersa: a ontologia realista de P. F. Strawson(Universidade Federal de São Paulo, 2024) Leones, André Luiz Ponce [UNIFESP]; Smith, Plínio Junqueira; http://lattes.cnpq.br/7631072455158066; http://lattes.cnpq.br/8995456978196460Esta dissertação tem por objetivo qualificar a ontologia realista de Peter Frederick Strawson. Para tanto, partimos do projeto de metafísica descritiva proposto na obra "Indivíduos: um ensaio de metafísica descritiva". No primeiro capítulo, a partir de uma abordagem panorâmica da primeira parte dessa obra, fixamo-nos no papel desempenhado pelos particulares básicos — corpos materiais e pessoas — na estrutura do esquema conceitual. Em seguida, analisamos a utilização por Strawson de argumentos transcendentais para fundamentar a proeminência dos particulares básicos nesse esquema. No terceiro capítulo, debruçamo-nos sobre as críticas feitas por Barry Stroud ao uso dos argumentos transcendentais em "Indivíduos". Para ele, esses argumentos seriam uma malfadada estratégia anticética que redundaria em uma espécie de verificacionismo. Para fazer frente à leitura de Stroud, recorremos às réplicas de P. M. S. Hacker e Roberto Horácio de Sá Pereira. Cada qual a seu modo, Hacker e Pereira reiteram que o objetivo principal de Strawson em Indivíduos não era refutar quaisquer ceticismos, mas, sim, elucidar as interconexões que constituem o nosso esquema conceitual, ou seja, delinear uma ontologia realista em consonância com seu projeto de metafísica descritiva. No entanto, anos depois, Strawson concordou com algumas das críticas feitas por Stroud. No quarto e último capítulo, examinamos o teor dessa anuência parcial bem como do “naturalismo social” proposto por Strawson na fase final de sua trajetória filosófica. Procuramos mostrar que, não obstante eventuais problemas e limitações, tanto os argumentos transcendentais quanto o “naturalismo social” servem ao projeto de uma metafisica descritiva, visando elucidar o esquema conceitual e trazer à tona a estrutura submersa que caracterizaria a nossa ontologia.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Interpretação do sentido realista na construção das personagens femininas no romance O primo Basílio(Universidade Federal de São Paulo, 2023-02-28) Oliveira, Ana Claudia da Cruz [UNIFESP]; Carvalho, Maria do Socorro Fernandes de [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/2387705062124892; http://lattes.cnpq.br/1070649130356265A pesquisa tem como proposta refletir sobre a representação da mulher do século XIX na obra O Primo Basílio, do escritor português Eça de Queirós (1845-1900), a partir da interpretação do conceito de realismo operado pelo autor no livro e proposto por ele em textos de jornais. Analisa-se de que modo o romance dialoga com as questões teóricas de seu tempo e como sua escrita produz um desejado “efeito de real”. A partir da análise da constituição da personagem Luísa, observa-se a representação da mulher em consonância com o tempo e a sociedade da época, bem como os espaços físico e social a elas destinados na sociedade burguesa da segunda metade do século XIX, em Portugal. Investiga-se a construção da personagem por meio de seus comportamentos envolvendo a natureza de seus atos e falas e as consequências dessas ações no decurso da trama romanesca.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Realismo, liberalismo e a atuação da ONU na recente crise dos refugiados europeia (2015-2021)(Universidade Federal de São Paulo, 2021) Dragan, Sofia [UNIFESP]; Carvalho, Daniel Campos de [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0250387190883006The main objective of this work is to understand the nature and relevance of the UN's action in solving the problem of the recent refugee crisis in Europe, in the light of two major theories of International Relations: realism and liberalism. For this, we sought to understand the main measures of UNHCR's participation in solving the refugee problem and analyze their real effects and results through news collected from the newspaper El País. There are two possible hypotheses for conclusion, the first being the confirmation of the international institutions as a mere instrument of power for the great powers, and the second is proof of their relevance as independent and collaborative in the maintenance of harmony and peace in the international system. The scientific methodology of this monographic work will employ secondary sources, an inductive approach and qualitative investigation of the data.