Navegando por Palavras-chave "Realidade aumentada"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemEmbargoDesenvolvimento de um protótipo de tecnologias digitais para educação em saúde de fqamiliares de neonatos internados em cuidados críticos baseado em evidências de validade(Universidade Federal de São Paulo, 2024-09-27) Santos, Tatiane Borges dos [UNIFESP]; Moreira, Rita Simone Lopes [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/9682287639705372; http://lattes.cnpq.br/9025978123429126Introdução: Segundo o Ministério da Saúde, apesar da redução na mortalidade neonatal nos últimos anos, as metas ainda não foram alcançadas. Isso pode ser atribuído ao aumento de internações de neonatos em Unidades de Terapia Intensiva Neonatal por complicações maternas no pré-natal, condições pós-parto do neonato ou doenças congênitas. A internação de um recém-nascido impacta significativamente a família, devido à quebra de expectativas em relação ao nascimento e à separação precoce entre o bebê e seus responsáveis. Esses fatores geram ansiedade e insegurança, especialmente durante as visitas hospitalares à UTI, onde os responsáveis encontram dispositivos desconhecidos, tornando o cenário emocionalmente desafiador. Nesse contexto, o uso de tecnologias pode ser uma ferramenta eficaz para criar um primeiro contato lúdico e didático, aproximando a família do bebê e reduzindo a insegurança em um momento de vulnerabilidade emocional. Objetivo:Desenvolver uma proposta de prototipagem virtual, inicialmente por meio de telas, de um projeto de tecnologia digital, objetivando proporcionar conhecimento, diminuir a ansiedade e insegurança no momento da visita hospitalar. Metodologia: Trata-se de um estudo de desenvolvimento metodológico, embasado nas etapas de construção de um material educativo de Echer e por Oliveira, Lucena e Eche e no Design Instrucional Contextualizado (DIC). Assim, integra a construção de conteúdos de telas e de um jogo da memória interativo para favorecer a educação em saúde de familiares durante a visita hospitalar a neonatos internados em unidade de terapia intensiva; tendo como referencial os princípios do Cuidado Centrado no Paciente e da Família e o letramento em saúde, por meio de uma ferramenta tecnologia interativa que servirá de base para o desenvolvimento de uma prototipagem de tecnologia virtual. Para o desenvolvimento da prototipagem foi utilizada uma proposta de criação que consiste em uma revisão integrativa da literatura, a priori, visando obter embasamento da literatura científica acerca da viabilidade de ferramentas digitais para educação em saúde; no esboço do projeto; criação da cartilha digital e das telas que constituem o protótipo. Resultados e Conclusão: Desenvolvimento de telas e de um protótipo de gamificação, baseado em evidências de validade e literatura em saúde com aplicabilidade ainda há ser implementada e validada em pesquisas posteriores.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Modelo holográfico de craniossinostose para o HoloLens(Universidade Federal de São Paulo, 2022-06-07) Yoshida, Mauricio Mitsuru [UNIFESP]; Ferreira, Lydia Masako [UNIFESP]; Freitas, André Luiz Pires de; Carvalho Jr, José da Conceição [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0939441242632353; http://lattes.cnpq.br/0621217930008212; http://lattes.cnpq.br/1619822351741819Introdução: A compreensão tridimensional das deformidades resultantes de craniossinostose permanece sendo um desafio no planejamento e execução da cirurgia para o seu tratamento. A tecnologia de realidade mista permite inserir objetos virtuais, os hologramas, no mundo real do usuário com o uso de um dispositivo, o Hololens. Objetivo: Desenvolver um modelo holográfico de crânio com deformidade resultante de craniossinostose para o Hololens. Método: A metodologia para a criação e a prototipagem do produto foi o Design Thinking estruturado com o Double Diamond. Uma pesquisa desk foi realizada com uma revisão da literatura e uma busca de anterioridade. Um questionário foi aplicado a 10 cirurgiões, tendo como objetivo determinar o potencial do uso da realidade mista na prática profissional. A partir dos resultados da pesquisa desk e do questionário, foi realizado um brainstorming com o objetivo de elaborar soluções, para melhorar a performance dos cirurgiões, nas craniossinostoses com o uso da realidade mista. Resultados: Não foram encontrados, em motores de busca da internet ou bases de dados bibliográficos, relatos ou artigos científicos que relacionassem o uso da realidade mista e craniossinostose. Observou-se potencial de melhora da performance dos cirurgiões com a utilização da realidade mista como ferramenta auxiliar nas cirurgias de craniossinostose. Desenvolveu-se um holograma de crânio com craniossinostose, em realidade mista, com comandos de interatividade controlados por gestos, facilitando a compreensão espacial tridimensional da anatomia craniana. Conclusão: Foi desenvolvido um modelo holográfico de crânio com deformidade resultante de craniossinostose para o Hololens.
- ItemAcesso aberto (Open Access)O Uso da Realidade Aumentada no Curso Avançado de Aviação do Exército Brasileiro(Universidade Federal de São Paulo, 2023-12-19) Andrade, Rafael Acioli de [UNIFESP]; Zorzal, Ezequiel Roberto [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3683706649252319; http://lattes.cnpq.br/8692733508403301O setor militar sempre esteve na vanguarda dos avanços tecnológicos, utilizando equipamentos de última geração para fins de treinamento e combate, o que possibilita um planejamento e execução eficientes das missões. Este trabalho tem como objetivo otimizar o treinamento e a execução de operações militares, aprimorando a fase de planejamento por meio do uso da Realidade Aumentada (RA) em um ambiente virtual, permitindo sua visualização prática. Dessa forma, as tradicionais cartas topográficas e decalques utilizados seriam substituídos por dispositivos móveis, proporcionando maior integridade, flexibilidade, dinamismo e velocidade, além de economia de recursos. Através de pesquisa aplicada e laboratorial, no âmbito do Curso Avançado de Aviação (CAAv) do Centro de Instrução de Aviação do Exército (CIAvEx), foi possível validar o aplicativo desenvolvido para simulação e execução de operações militares. Com isso, foi possível verificar se há uma melhora significativa no planejamento e visualização das operações por meio da tecnologia de RA. Além disso, ao utilizar a tecnologia de RA, espera-se que o treinamento militar se torne mais imersivo, resultando em uma melhor compreensão das táticas e estratégias, bem como na capacidade de tomar decisões mais informadas durante as operações reais. A RA também pode fornecer informações em tempo real e facilitar a comunicação entre as equipes, melhorando a consciência situacional e o comando e controle das operações. Como resultado dessa pesquisa e implementação da tecnologia de RA, espera-se que haja um avanço significativo nas capacidades de treinamento e execução de operações militares, contribuindo para a eficiência, segurança e sucesso das missões.