Navegando por Palavras-chave "Radiologia"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)O aprendizado sobre os recursos do Sistema Único de Saúde na residência em radiologia(Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem, 2014-06-01) Oliveira, Aparecido Ferreira de; Lederman, Henrique Manoel [UNIFESP]; Batista, Nildo Alves [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Objective: To investigate the learning on the management of resources of the Unified Health System (Sistema Único de Saúde - SUS) and its interfaces with private institutions in the radiology residency program of Escola Paulista de Medicina - Universidade Federal de São Paulo, in order to improve radiologists' training. Materials and Methods: Exploratory research with quantitative and qualitative approach to residents, faculty staff and preceptors of the program, utilizing Likert questionnaires (46), deepening interviews (18) and categorization based upon meaning units (thematic analysis). Results: Sixty-three per cent of the respondents claim the non-existence of an opportunity for the residents to be acquainted with the management of SUS resources, and were even more categorical (76%) regarding the knowledge about resources from private institutions in the intersection with SUS. Conclusion: The learning on the management of SUS resources represents a relevant challenge to be overcome by residency programs, considering the extensiveness and complexity of the Brazilian health system, that is not sufficiently approached during the program, even in its most basic aspects, with daily experiences involving an excessive number of patients and a busy agenda, besides the inadequate public health infrastructure. The present study indicates the need for a greater emphasis on the development of the learning on aspects related to the management of resources from the SUS, assimilating particularities and overcoming the frequent difficulties, thus improving the training of radiologists.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Aspectos de imagem do carcinoma hepatocelular: associação com os graus histológicos de diferenciação(Universidade Federal de São Paulo, 2022-03-31) Bordão, Lurymi Takashi [UNIFESP]; Silva, Ivonete Sandra de Sousa [UNIFESP]; D'Ippolito, Giuseppe [UNIFESP]; Lanzoni, Valeria Pereira [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1376794938916690; http://lattes.cnpq.br/2588070539521212; http://lattes.cnpq.br/5846912595934815; http://lattes.cnpq.br/5149971541526461Introdução: com a redução de biópsia na avaliação do grau histológico de diferenciação do carcinoma hepatocelular (CHC), aspectos radiológicos que predizem os achados histológicos podem preencher essa lacuna Objetivo: Associar os achados radiológicos vistos em exames de imagem trifásicos com o grau histológico de diferenciação do CHC Método: foram estudados, retrospectivamente, portadores de CHC que tivessem exames de Tomografia Computadorizada (TC) ou Ressonância Magnética (RM) e de material anatomopatológico com no máximo 06 meses de intervalo entre eles, e sem tratamento locorregional. O material anatomopatológico consistiu de biópsias por punção guiadas por ultrassom, peças cirúrgicas e explantes de fígado que foram revisados por um único patologista. A avaliação quanto ao grau de diferenciação foi baseada na classificação de Edmondson-Steiner. A avaliação radiológica foi realizada de forma independente por dois radiologistas que formularam uma avaliação consensual final. Os aspectos de imagem avaliados foram aspecto do nódulo, hiperrealce na fase arterial (wash-in), lavagem não periférica (wash-out), nódulo em nódulo, invasão vascular, sangramento intratumoral, cápsula fibrosa/ pseudocápsula, gordura intratumoral, realce em coroa, densidade, calcificação, realce anelar, intensidade de sinal em T1, intensidade de sinal em T2, valor do coeficiente de difusão aparente (ADC) e restrição a difusão. A análise estatística incluiu o teste qui-quadrado ou exato de Fischer quando apropriado e teste t de Student. Resultados: Foram incluídos no estudo 42 pacientes e 48 nódulos no total. O grau de diferenciação mais comum foi o grau 2 em 22 nódulos (46%), seguidos do grau 3, 1 e 4 com 18 (38%),07 (14%) e 1 (2%) respectivamente. Houve associação entre o grau de diferenciação e o ADC, na proporção decrescente do grau 1 para o grau 2, 3 e 4, porém os demais aspectos de imagem não se associaram com a histologia. Conclusão: o estudo mostrou que nódulos com maior ADC são mais bem diferenciados.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Avaliação de um sistema de segunda opinião em radiologia(Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem, 2010-06-01) Neira, Ricardo Alfredo Quintano [UNIFESP]; Puchnick, Andrea [UNIFESP]; Cohrs, Frederico Molina [UNIFESP]; Lopes, Paulo Roberto De Lima [UNIFESP]; Lederman, Henrique Manoel [UNIFESP]; Pisa, Ivan Torres [UNIFESP]; Zilics Sistemas de Informação em Saúde; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)OBJECTIVE: A second medical opinion can aid in the investigation of a health problem as well as in the definition of the therapeutic approach. The present study is aimed at demonstrating a process of second medical opinion by means of a web-based multispecialty system adapted for radiology. MATERIALS AND METHODS: The system was utilized by 49 residents at Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Brazil, who gave their medical opinion on 52 second opinion requests. Questionnaires were utilized as an evaluation tool. RESULTS: A total of 1704 medical second opinions were evaluated and 514 (29.1%) of them were defined as satisfactory. In 64.4% of cases, the answers of the questionnaires indicated that the images quality did not affect the diagnosis. On average, 6 minutes and 26 seconds was the time required to issue a remote second medical opinion. CONCLUSION: A process of second medical opinion by means of a web-based multispecialty system adapted for radiology has shown to be an excellent tool in the management of therapeutic approaches.
- ItemSomente MetadadadosAvaliacao dos residentes e especializando em radiologia no Brasil por meio da prova nacional dos residentes e especializandos em radiologia e diagnostico por imagem de 1999 a 2001(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2003) Moreira, Fernando Alves [UNIFESP]Objetivo: interpretar o desempenho dos residentes e especializandos em Radiologia, por meio da prova nacional dos residentes e especializandos em Radiologia e Diagnostico por Imagem, durante os tres primeiros anos de sua aplicacao (1999 a 2001), nas diversas subespecialidades. Metodos: analisou-se 386 provas em 1999, 715 em 2000 e 731 em 2001, totalizando 1.832 provas. Foram tres aplicacoes anuais, que permitiram a inscricao dos residentes e especializandos em Radiologia e Diagnostico por Imagem do Brasil, com avaliacao de cada ano, isoladamente, constando de testes de multipla escolha. As provas foram divididas em nove subespecialidades (neurologia, torax, digestivo, fisica, pediatria, urinario, musculoesqueletico, mamografia e ginecologia e obstetricia, com interpretacao de imagens), cada uma delas avaliada, separadamente. As questoes de interpretacao de imagens foram digitalizadas, com maior numero de questoes na segunda e terceira provas. As provas foram aplicadas em 12 centros distribuidos no territorio nacional. As subespecialidades foram comparadas nos diversos niveis (residentes e especializandos de 1°, 2° e 3° anos) pelo teste nao-parametrico de Kruskal-Wallis. Resultados: na prova de 1999, nao foi observada diferenca significativa entre residentes e especializandos na maioria das areas, entretanto, deve ser considerado que o numero de especializandos inscritos foi 2 a 3 vezes menor do que o numero de residentes. Em 2000 e 2001, em geral, observou-se uma diferenca significativa entre o residente e especializando. Conclusao: existe uma diferenca estatisticamente significante entre o aproveitamento dos residentes em relacao ao dos especializandos na maior parte das subespecialidades, em 2000 e 2001, demonstrando que o residente recebe melhor formacao global, permitindo obtencao de maiores medias nas notas das provas. A area de fisica manteve baixa evolucao durante os tres anos. Na area de ginecologia e obstetricia, durante os tres anos, o aproveitamento dos residentes em relacao ao dos especializandos nao foi muito evidente. A tendencia observada em cada prova, individualmente, se manteve inalterada durante sua aplicacao, notadamente, em 2000 e 2001. Os resultados indicam a necessidade de se revisar os estagios de Radiologia no pais
- ItemSomente MetadadadosAvaliação radiográfica da ocorrência de displasia coxofemural em gatos sem raça definida(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2005) Medeiros Junior, Luis Carlos [UNIFESP]; Ajzen, Sergio Aron [UNIFESP]Objetivo: realizar um levantamento sobre a ocorrência de displasia coxofemural em gatos sem raça definida na cidade de São Paulo – Brasil. Metodologia: realizou-se, em 50 animais com idade entre 2 e 8 anos, exames radiográficos das articulações coxofemurais em vista ventrodorsal, segundo padrões da Orthopedic Foundation For Animais. Foram analisados a anatomia, relacionamento entre as estruturas articulares, topografia, posicionamento e densidade radiográfica da estrutura formadora das articulações. Também foi aferido o índice de Norberg como método auxiliar de classificação do grau de lesão. Resultados: observou-se que 8 machos e 12 fêmeas (40 por cento da amostra) possuíam displasia coxofemural. Conclusão: O intuito de se radiograficamente a ocorrência de displasia coxofemural nos gatos sem raça definida foi alcançado seguindo o padrão descrito em literatura.
- ItemSomente MetadadadosConstrução de algoritmos de Machine Learning na Radiologia(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2020-09-17) Kitamura, Felipe Campos [UNIFESP]; Abdala, Nitamar [UNIFESP]; Universidade Federal de São PauloRecent research in artificial intelligence has shown great potential to change radiology as we know it today. The tools to aid the radiological diagnosis can bring numerous benefits to the patients, radiologists and referring physicians. Despite the high expectations for this technology, the path to the creation of clinically useful and safe tools is a huge challenge that involves several aspects. In this work, we will address ethical, regulatory, technical and cultural considerations that need to be addressed to expand the scope of artificial intelligence algorithms in practice. Next, we present 7 projects developed by our group that address some of the challenges in the area: (1) the lack of reproducibility when reading exams, (2) the creation of optimized algorithms for each clinical problem, (3) the limitation to access large volumes of quality annotated data, (4) the lack of reproducibility of artificial intelligence researches, (5) the difficulty of integrating algorithms in medical practice, (6) errors in the registration of exams types and (7) the risk of exposure of sensitive patient information.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Construção e avaliação de sistema de segunda opinião médica em radiologia(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2009-06-24) Neira, Ricardo Alfredo Quintano [UNIFESP]; Pisa, Ivan Torres [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)INTRODUCTION. The second opinion can be defined as the search of advices or medical information between health professionals. OBJECTIVE. The objective of this work is to present the steps of the construction of a second opinion system, as well as the evaluation results of the developed system. METHODS. In this work an observational study with an empirical ethnographic research focus was implemented. A web system was developed based on open-source technologies. For the evaluation, the system was used by 49 residents from the Federal University of São Paulo that informed their opinion to 52 medical second opinion requests. Questionnaires of previous knowledge, request, opinion and satisfaction where employed as evaluation tools. RESULTS. 1.891 second opinion responses were given by the physicians to the 52 requests. Regarding to the user satisfaction evaluation, the system presents a 87,8% mean in the easy utilization item and a 95,6% mean in learning to operate the system. The physicians showed the necessity to add resources to help observing images, as example, magnifying, brightness and contrast, on 38,2% of the responses. 47,3% responses indicated also that clinical information is the most important information for a second opinion emission. Inappropriate language was found on responses for medical second opinion requests which could difficult physicians’ cooperation. CONCLUSION. The results of the development and evaluation of the second opinion system show that the defined process was effective for the achievement of remote radiology second opinion.
- ItemSomente MetadadadosCorrelacoes clinico-radiologicas da COMP(cartilage oligomeric matrix protein) em individuos com osteoartrite de joelhos(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2004) Fernandes, Fatima Aparecida [UNIFESP]Objetivo: Avaliar a correlacao entre os niveis sericos do marcador de degradacao de cartilagem COMP (cartilage oligomeric matrix protein) com o quadro clinico e radiologico de pacientes com osteoartrite (OA) isolada de joelhos e individuos assintomaticos em uma amostra da populacao brasileira. Metodos: Foram avaliados 278 pacientes com dor no joelho uni ou bilateral com duracao de pelo menos 3 meses, realizado anamnese e exame fisico. Foram selecionados 86 pacientes com criterios clinicos de OA de joelhos segundo o ACR, e excluidos aqueles com outras causas de dor em joelhos e OA em outras articulacoes nao axiais; 58 individuos voluntarios assintomaticos do ponto de vista osteoarticular formaram o grupo controle. Foram realizados os questionarios de Lequesne, WOMAC, escala visual analogica de dor, radiografias dos joelhos em posicao ortostatica Anteroposterior e coleta de sangue para dosagem de COMP por ELISA. As radiografias foram classificadas por avaliador cego de acordo com o indice de Kellgren e Lawrence (KL).As correlacoes entre os indices algofuncionais, o grau radiologico e os niveis de COMP foram avaliados por metodos estatisticos apropriados. Resultados: Os niveis sericos de COMP foram maiores nos individuos com OA sintomatica em relacao aos controles e aqueles com perda de espaco articular assintomatica (p<0,0001).Pacientes com quadro clinico de OA com grau radiologic KL=0 ou 1, tiveram niveis de COMP intermediarios, significantemente maiores que grupo controle (p<0,03).Os niveis de COMP serica tambem foram significantement maiores nos individuos com KL=3 e 4 (p<0,0001). Conclusoes: Demonstrou-se que a COMP serica se eleva significativamente na OA sintomatica e radiologica e pode sugerir lesao cartilaginea em pacientes sintomatico bem selecionados clinicamente com radiologia ainda sem alteracoes significativas
- ItemAcesso aberto (Open Access)Desenvolvimento e validação de arquétipos de radiologia para registro eletrônico de saúde(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2016-08-31) Araujo, Tiago Veloso [UNIFESP]; Paiva, Paulo Bandiera [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0947654602498462; http://lattes.cnpq.br/8036401125824969; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Purpose: To develop a sum of radiology archetypes for openEHR and to propose a method for the creation of new archetypes in many areas. Methods: There were been selected the modalities of radiology and imaging studies and the archetype entry classes. Using an archetype editor, they have been developed, based on specific terminologies for definition of terms and nouns, in English and Portuguese. The archetypes have been submitted to a validation tool, finishing their development. Results: There were been created 26 archetypes in thee 04 entry classes. In each one are inserted fields and general and specific information, according to the archetype class and type of study. Conclusion: The development of these archetypes creates a conceptual basis of radiology for an openEHR based Electronic Health Records (EHR), and enables the creation of archetypes based radiology systems. It also proposes a method for the development of new archetypes in other health areas.
- ItemSomente MetadadadosDistância base de língua - parede posterior da faringe, aspiração laringotraqueal e resíduos faríngeos pós acidente vascular cerebral(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2021) Zica, Guilherme Maia [UNIFESP]; Goncalves, Maria Ines Rebelo [UNIFESP]; Universidade Federal de São PauloObjective: To investigate the association between base tongue-posterior pharyngeal wall distance (BT-PPW) at rest with supraglottic penetration, laryngotracheal aspiration and pharyngeal residues in individuals after stroke. Method: Descriptive, cross-sectional and retrospective study of swallowing videofluoroscopy exams in 56 patients with medical diagnosis of stroke and a control group with 84 individuals. The distance between the base of the tongue and the posterior wall of the pharynx at rest was measured using the Image J program. The measure found was correlated with the sociodemographic characteristics and the clinical findings of swallowing. Results: Regarding the BT-PPW measures, statistical significance was observed in relation to gender; male patients had greater distance means than female patients (M>F). Regarding the BT-PPW measures, statistical significance was observed in relation to age; being that elderly patients had greater distance means than adult patients (elderly>adults). Conclusions: Male patients had significantly greater distance means than female patients (M>F). Elderly patients had significantly higher mean distances than adult patients (elderly>adults). There were no statistically significant correlations in relation to the BT-PPW distance with the swallowing findings (penetration, aspiration and residues).
- ItemAcesso aberto (Open Access)Educação permanente em proteção radiológica no setor de radiologia e diagnóstico por imagem: concepções e práticas(Universidade Federal de São Paulo, 2023-08-28) Silva, Fabio Calado da [UNIFESP]; Batista, Nildo Alves [UNIFESP]; Ferreira, Beatriz Jansen [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/2401449110051240; http://lattes.cnpq.br/9347541615414055; http://lattes.cnpq.br/0348447438950601Objetivo: analisar as ações de Educação Permanente em Saúde relativas à proteção radiológica para a equipe multiprofissional do setor de radiologia e diagnóstico por imagem, de acordo com as premissas da RDC n° 611, na busca de subsídios para a elaboração de uma proposta de Comissão Interprofissional de Educação Permanente em Proteção Radiológica. Métodos: foi realizado um estudo exploratório, descritivo, do tipo corte transversal com abordagem mista. Para a coleta de dados, uma Escala Atitudinal do Tipo Likert foi aplicada a 124 profissionais ocupacionalmente expostos à radiação ionizante de um grande hospital-escola da cidade de São Paulo, entre eles: médicos(as) radiologistas, técnicos (as) e tecnólogos(as) em radiologia, auxiliares e técnicos(as) de enfermagem, enfermeiros(as) e biomédicos(as) imagenologistas. Para a validação estatística, foram consideradas a dispersão das asserções e a confiabilidade do instrumento. Resultados: os respondentes referem ter recebido conteúdos sobre as modalidades da radiologia e diagnóstico por imagem em sua formação profissional e reconhecem a importância de conhecerem os efeitos nocivos que os raios X podem causar, entretanto, apontam que a abordagem sobre legislação em proteção radiológica e aulas práticas em ambiente hospitalar foram insuficientes. Também relatam a oferta de treinamentos e manual de proteção radiológica por parte da instituição; demonstram conhecimento sobre a radiossensibilidade de crianças e órgãos específicos; identificam que alguns exames emitem mais raios X e que maiores exposições aumentam o risco de desenvolvimento de câncer. Porém, a maioria demonstrou não conhecer que os limites de dose estabelecidos para profissionais não devem ser aplicados aos pacientes e que a gestação não é uma contraindicação absoluta para se fazer exames com raios X. Os respondentes ainda identificaram que a equipe possui conhecimento desigual sobre proteção radiológica e que as ações de educação permanente devem ser uma prática institucional. Por fim, os respondentes sentem-se estimulados a participar das ações de educação permanente; demonstram maior interesse por treinamentos não presenciais; relatam que o tempo ofertado para ações deste tipo é insuficiente; apontam para a necessidade de campanhas de conscientização junto à população sobre o uso dos raios X; reconhecem que se afastar da fonte de raios X é uma forma de proteção e compreendem a importância do uso diário do dosímetro, mas, equivocadamente o classificam como equipamento de proteção individual. Conclusões: um profissional com déficit em seu processo formativo sobre radiação ionizante, proteção radiológica e legislação, significa risco eminente a si próprio, aos demais profissionais envolvidos e à assistência aos pacientes. Sendo assim, implementar ações de educação permanente com foco em proteção radiológica todos os profissionais, é uma excelente estratégia de gestão do trabalho e educação em saúde para mudar essa realidade, o que também é preconizado pela RDC n° 611. Assim, como medida de intervenção, propõe-se a elaboração de uma Comissão Interprofissional de Educação Permanente em Proteção Radiológica de forma a subsidiar, de forma coletiva e democrática, a melhoria dos processos, as ações de ensino-aprendizagem para o aprimoramento profissional e a promoção de práticas colaborativas para uma cultura efetiva de proteção radiológica.
- ItemSomente MetadadadosEstudo anatomo-radiologico da fabela em humanos adultos(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2002) Pereira, Valdemir Rodrigues [UNIFESP]Objetivo: Estudar a frequencia da fabela e possiveis variacoes quanto ao lado, sexo, biotipo, idade, peso, estatura, forma, diametro da panturrilha e sua localizacao, buscando tambem determinar as medidas radiologicas de sua imagem. Metodos: Participaram desse estudo 120 voluntarios, com idade minima de 18 e maxima de 69, sendo 60 do sexo masculino e 60 do sexo feminino. Ambos os joelhos foram radiografados com o raio incidindo perpendicularmente ao eixo longitudinal do membro examinado, penetrando na face medial do joelho e atingindo o centro do chassi, com a perna do lado a ser radiografado permanecendo em completa extensao. Para nao ocorrer sobreposicao, o membro inferior do lado oposto foi flexionado. Resultados: Observamos que a fabela esteve presente em 26 (21,7 por cento) casos, sendo vista bilateralmente em 16 (15,0 por cento) casos. No sexo masculino a fabela estava presente em 16 (26,7 por cento) dos 60 casos estudados, enquanto no sexo feminino, dos 60 casos, 10 (19,7 por cento) apresentaram a fabela. Nos brevilineos, 6 (31,6 por cento) dos 19 casos apresentaram a fabela, nos longilineos em 3 (30,0 por cento) dos 10 casos, enquanto nos mediolineos a fabela foi observada em 17 (18,7 por cento) dos 74 casos. Quando relacionamos a presenca da fabela ao peso corporeo, a observamos em 2 (9,5 por cento) dos 21 casos com peso entre 40 e 59 Kg, estando presente em 3 (60,0 por cento) dos 5 casos com peso acima dos 100 quilos. Das 44 fabelas observadas, 30 (68,2 por cento) apresentaram forma ovalar, 12 (27,3 por cento) forma arredondada e 2 (4,5 por cento) tinham forma triangular. Nao observamos predominancia quanto ao lado, idade e estatura. A media da altura da fabela foi de 8,82 mm, com menor altura de 4,31 mm e maior altura de 12,70 mm. A media de espessura foi de 6,0 mm, com maior espessura de 9,98 mm e menor espessura de 2,61 mm. A media da area foi 46,85 mm2, com maior area de 90,17 mm2 e menor area de 8,60 mm2. Conclusoes: A fabela e um osso sesamoide inconstante que encontra-se presente com maior frequencia bilateralmente. Observamos maior tendencia de frequencia no sexo masculino, em brevilineos e em obesos. A forma mais frequente e a ovalar. Houve significancia estatistica ao estudarmos a correlacao entre a estatura e a altura, espessura e area da fabela do lado esquerdo no sexo masculino e tambem quando consideramos as medidas de ambos os sexos. Observamos significancia ao estudarmos a correlacao...(au)
- ItemSomente MetadadadosEstudo anátomo-radiológico e morfométrico de seio frontal humano(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 1999) Cunha, Cristine Regina Ruiz da [UNIFESP]; Wafae, Nader [UNIFESP]Apos verificar a variabilidade com que o seio frontal se apresenta em radiografias e sabendo que o estudo do seio frontal tem relevancia na clinica otorrinolaringologica e na medicina legal, estudamos cinquenta cranios previamente medidos e radiografados em duas posicoes (postero-anterior e lateral). Neste material pesquisamos as dimensoes radiologicas , do seio frontal (altura, largura , espessura e area), atraves do software Autocad R 14 com a intencao de verificar se ha alguma relacao entre as medidas do cranio e as dimensoes do seio nas radiografias, bem como estudar com mais detalhes a morfologia do seio frontal. De acordo com nosso achados, o seio frontal e uma estrutura constante, estando presente em todas as pecas estudadas, com presenca bilateral tambem constante podendo ele ser bilateral confluente ou bilateral isolado. Nos casos bilaterais isolados ha sempre presenca de septacao completa, sendo que nos casos confluentes pode haver uma septacao incompleta ou a ausencia da mesma. A septacao pode estar orientada medianamente, para a direita ou para a esquerda nos seios bilaterais confluentes ou isolados. A forma mais comum de apresentacao do seio frontal e arciforme com pequenas incisuras em seu contorno variando de tres a sete em numero. Nos estudos radiologicos as dimensoes maximas do seio frontal variam da seguinte maneira: largura - entre 49 e 79 mm, altura - entre 30 e 70 mm, espessura - entre 8 e 18 mm, area - entre O,5 e 9,5 mm2. Observamos que houve uma correlacao estatistica entre as dimensoes radiologicas e a area do seio frontal em radiografias sendo que quando qualquer uma das dimensoes radiologicas aumenta a area do seio em radiografias aumenta tambem. O mesmo processo ocorreu com outras correlacoes estatisticas que relacionaram a altura maxima do cranio com a espessura do seio frontal em radiografias e o comprimento maximo do cranio com a area do seio frontal em radiografias. De acordo com nossa amostra, tambem observamos que a area do seio frontal em radiografias aumenta com a idade. Nao encontramos diferencas significantes entre os grupos etnicos estudados
- ItemAcesso aberto (Open Access)Estudo comparativo entre os métodos do índice de Norberg e Ofa Like Score para a avaliação de displasia coxofemoral em gatos(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2009-04-29) Medeiros Junior, Luis Carlos [UNIFESP]; Ajzen, Sergio Aron [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Hip dysplasia in cats has been a theme little explored by veterinary medicine, even when a master’s degree thesis published by DDI / EPM / UNIFESP proved that 40% of cats show some degree of hip dysplasia when evaluated by the Norberg angle index. In Brazil, such method is the standard adopted to evaluate hip dysplasia. Another internationally accepted method is the OFA Like Score, performed by the Orthopedic Foundation For Animals, which morphologically evaluates the joint, as well as the femoral head’s percentage of coverage by the acetabulum, in addition to the Norberg angle, being broadly accepted in most countries. Purpose: This research intends to evaluate the occurrence of hip dysplasia in sampling animals by Norberg angle and OFA Like Score methods; to morphologically classify sampling animals according to OFA’s anatomic standard; to establish a correlation, for cats, between values obtained from Norberg angle and OFA Like Score, and to associate them to the morphological classification, establishing classification values for cats according to Norberg angle and OFA Like Score methods. Results: By means of the data obtained, it was possible to establish reference curves of 2.5%, 50.0% and 97.5% between the percentage of coverage and Norberg angle for animals with a normal joint and for dysplastic animals. Conclusion: Hip dysplasia classification for cats shall be reviewed, since both values, of percentage of coverage and Norberg angle mentioned in the literature differ from the ones obtained in this sample.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Estudo da qualidade da análise cefalométrica computadorizada realizada por diferentes centros radiológicos na região metropolitana de São Paulo(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2007) Silveira, Luis Gustavo Giesbrecht da [UNIFESP]; Pisa, Ivan Torres [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Introdução: A análise cefalométrica consiste na interpretação dos valores obtidos nos cefalogramas. É o método de eleição para descrever a morfologia craniofacial do paciente ortodôntico. Objetivos: Este trabalho objetivou avaliar a confiabilidade das análises cefalométricas computadorizadas realizadas em seis diferentes centros radiológicos da região metropolitana de São Paulo. Métodos: Sorteou-se uma amostra de 40 radiografias cefalométricas em norma lateral pertencentes aos cursos de Pós-graduação e Aperfeiçoamento do Centro de Treinamento e Aperfeiçoamento em Odontologia (CETAO). As avaliações incluíram comparação da análise cefalométrica computadorizadas encaminhadas pelos centros radiológicos, comparação da análise cefalométrica convencional versus computadorizada e observação do fluxo de trabalho dos centros radiológicos. Resultados: Os resultados apontaram, pelo teste estatístico de análise de variância interclasses, diferenças estatisticamente significativas entre todas as grandezas cefalométricas (FMA p=0,001, IMPA p=0,001, SNA p=0,001, SNB p=0,001 e FMIA p=0,007). As cefalometrias manual e computadorizado foram concordantes (FMIA, IMPA, SNA, SNB com p=1), com exceção do ângulo FMA (p=0,011). Observamos que todos os centros radiológicos confiam plenamente na confecção das análises cefalométricas computadorizadas, sem correção sistematizada no processo, enquanto apenas 9% dos profissionais da odontologia confiam plenamente nos resultados apresentados por centros radiológicos. Conclusões: Houve diferenças significativas entre as medidas cefalométricas enviadas pelos centros radiológicos. Não se pode creditar alta qualidade às análises cefalométricas computadorizadas confeccionadas pelos centros radiológicos devido fundamentalmente à imprecisão quanto a marcação de pontos. Um software de traçado cefalométrico pode ser utilizado como recurso auxiliar de diagnóstico, plano de tratamento e avaliação de tratamentos ortodônticos, no âmbito clínico e da pesquisa. Palavras-chaves: Cefalometria, Controle de Qualidade, Informática Aplicada à Odontologia, Radiologia.
- ItemSomente MetadadadosEstudo experimental da influência da filtração na dose de radiação e qualidade de imagens em raios-X de tórax pediátrico(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2005) Dimenstein, Renato [UNIFESP]; Lederman, Henrique Manoel [UNIFESP]
- ItemAcesso aberto (Open Access)Exames de imagem na diferenciação entre variantes do desenvolvimento e patologias comuns do esqueleto pediátrico: uma revisão narrativa da literatura(Universidade Federal de São Paulo, 2024-02-07) Augusto, Ana Carolina de Lima [UNIFESP]; Aihara, Andre Yui [UNIFESP]; Castro, Adham do Amaral e [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/9132286075227370; http://lattes.cnpq.br/2850700195093078; https://lattes.cnpq.br/2660761697951500Contextualização: O esqueleto em crescimento sofre alterações normais do desenvolvimento bem descritas e previsíveis, que podem ser erroneamente interpretadas como doença na imagem. Os centros de ossificação primários e secundários, que formam a diáfise e a epífise dos ossos longos, respectivamente, são formados por processos de ossificação endocondral e intramembranosa. Durante a maturação esquelética, os centros de ossificação secundários podem apresentar-se irregulares e fragmentados, achados que não devem ser confundidos com fraturas, osteocondrite dissecante e osteocondroses. Essas irregularidades normais são geralmente simétricas, com aspecto liso, redondo e esclerótico, achados que auxiliam na diferenciação. Metáfises, epífises e placas de crescimento (ou fises) são locais comuns de lesões e variantes normais no esqueleto pediátrico. A metáfise contém o osso recém-formado da ossificação endocondral e é altamente vascularizada, o que predispõe à fácil disseminação de infecções e tumores ósseos. A fise é a estrutura mais fraca do esqueleto imaturo. Lesões nesse local podem interromper a ossificação endocondral e levar a distúrbios de crescimento. Doenças das epífises podem se estender para a superfície articular e levar a danos articulares. Na Ressonância Magnética, focos pequenos e localizados de alterações na medula óssea dentro da epífise e metáfise são achados comuns, que podem estar relacionados a medula vermelha residual (especialmente na metáfise de ossos longos e retropé), edema perifisário focal (associado ao processo de fechamento fisário) e, finalmente, ao processo de ossificação normal. Objetivos: Realizar uma revisão narrativa da literatura sobre os principais achados normais, variantes do desenvolvimento e alterações patológicas que acometem o esqueleto pediátrico nos exames de imagem. Materiais e métodos: Será realizada uma revisão narrativa da literatura ilustrada através de casos de exames de imagem do arquivo didático do grupo de Radiologia e Diagnóstico por Imagem do Sistema Musculoesquelético da DASA/SP Discussão: A compreensão de eventos normais do desenvolvimento e anormalidades comuns durante a maturação esquelética pode auxiliar na interpretação dos diferentes métodos de imagem, orientando assim o tratamento e o manejo dos pacientes.
- ItemSomente MetadadadosFatores prognósticos clínicos e radiológicos no tratamento de pacientes com alterações laríngeas na síndrome do refluxo gastro-esofágico(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 1996) Schmidt-Hebbel, Werner [UNIFESP]; Pontes, Paulo Augusto de Lima [UNIFESP]
- ItemAcesso aberto (Open Access)A formação profissional em radiologia e o uso de realidade virtual: percepções sobre a experiência imersiva no aprendizado do estadiamento do câncer de mama(Universidade Federal de São Paulo, 2023-10-23) Sales, Renata Fernandes [UNIFESP]; Tarcia, Rita Maria Lino [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5091970329164141; http://lattes.cnpq.br/5518729240712045Introdução: O contexto pós-pandêmico mundial remodelou a educação, tornando-a mais acessível, adaptável e aberta a novas perspectivas de aprendizado. A possibilidade de implementar as ferramentas tecnológicas de maneira eficaz e criativa tornou-se uma habilidade essencial para educadores e alunos, preparando-os para um futuro cada vez mais digital e interconectado. O cenário educacional contemporâneo tem sido profundamente influenciado pelo crescente emprego de tecnologias inovadoras, com destaque para a Realidade Virtual (RV). A integração dessas tecnologias na educação tem promovido transformações significativas nos métodos de ensino e aprendizado. Através do uso da Realidade Virtual, as possibilidades de imersão e interação têm revolucionado a forma como os conteúdos educacionais são apresentados e assimilados, além de aprimorar as habilidades práticas em treinamentos profissionais, contribuindo desta forma para um processo de aprendizagem mais ativo e envolvente, otimizando a assimilação de conhecimento técnico e teórico. A utilização da tecnologia, como a realidade virtual, desempenha um papel fundamental na formação e treinamento de profissionais de Radiologia. A área do radiodiagnóstico é uma área da saúde que demanda alta precisão e habilidades técnicas, e a incorporação da Realidade Virtual oferece benefícios significativos neste panorama. Objetivos: Nesse contexto, a pesquisa tem por objetivo principal identificar a percepção do discente diante de uma experiência imersiva de Realidade Virtual na formação de profissionais Técnicos e Tecnólogos em Radiologia, com especial ênfase no aprendizado do estadiamento do câncer de mama. Método: O estudo é constituído de uma pesquisa exploratória, descritiva e de abordagem qualitativa em que a população alvo é composta por discentes dos cursos de Radiologia da Faculdade Método de São Paulo, sendo a coleta de dados realizada a partir de duas sessões de grupos focais e a análise dos dados foi realizada por meio da técnica de análise de conteúdo de Bardin. Resultados e Discussão: Os resultados evidenciaram através da percepção dos participantes da pesquisa que a experiência imersiva integrada ao processo de ensino e aprendizagem no estudo dos aspectos evolutivos do câncer de mama, promoveu uma compreensão mais aprofundada e realista dessa importante temática. Conclusão: A incorporação da realidade virtual no ensino do estadiamento do câncer de mama revelou-se uma ferramenta valiosa na formação dos profissionais de Radiologia contribuindo significativamente para a qualificação dos futuros profissionais da área.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Gestão na formação do residente de radiologia(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2012) Oliveira, Aparecido Ferreira de [UNIFESP]; Batista, Nildo Alves [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)O medico radiologista atua num campo que utiliza um parque tecnologico com equipamentos modernos, de alto custo e de renovacao intensa em software (programas computadorizados dedicados) e hardware (equipamentos, acessorios e insumos), provocando uma evolucao constante na forma de produzir os servicos na especialidade. Este panorama realca a importancia da Gestão na pratica cotidiana desta especialidade. Objetivo: Investigar, a partir de residentes, docentes e preceptores de radiologia, a aprendizagem sobre Gestão na residencia em radiologia da Escola Paulista de Medicina da UNIFESP, procurando subsidios para o aprimoramento da formacao do medico radiologista. Metodo: Desenvolveu-se uma pesquisa de carater exploratorio, com abordagens quantitativa e qualitativa junto ao universo de residentes, docentes e preceptores atuantes no programa de residencia do Departamento de Diagnostico por Imagem, utilizando-se um questionario no formato de Likert e posterior aprofundamento por meio de entrevistas gravadas, que foram transcritas e categorizadas a partir das suas unidades de significado, por meio de uma analise tematica. Resultados e Discussao: Os resultados apontam para a necessidade da residencia em radiologia estar mais atenta para as diferentes habilidades de Gestão do seu egresso. Residentes, docentes e preceptores concordam que o programa capacita seus residentes para gerir o proprio conhecimento u aprender a aprender, habilidade essencial para a continuidade do processo formativo apos a Residencia. A clareza de papeis e o grau de autonomia dos residentes vao aumentando durante o processo de formacao, e o preparo para participar de equipes multiprofissionais ocorre na interacao diaria entre os residentes e as equipes. No entanto, a Gestão da tecnologia, incluindo uso eficiente, compras e manutencao de equipamentos, mostrou-se pouco contemplada, assim como o aprendizado sobre o SUS