Navegando por Palavras-chave "Quatro Pilares da Aprendizagem"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)Reavaliando premissas teóricas no contexto de aquisição instrucional de L2(Universidade Federal de São Paulo, 2024-08-29) Biasini, Viviane [UNIFESP]; Marcelino, Marcello; http://lattes.cnpq.br/9931328503423237; https://lattes.cnpq.br/2982243620371764Esta dissertação tem como objetivo principal reavaliar as premissas teóricas, ligadas à abordagem comunicativa, presentes no contexto de aquisição instrucional de inglês como segunda língua, a partir da investigação de como os preceitos teóricos da abordagem comunicativa se coadunam com os da Ciência da Aprendizagem e da Teoria Gerativa e tendo em vista os seguintes questionamentos: (i) Quais preceitos da abordagem comunicativa precisam de revisão a fim de torná-la mais condizente com o processo de aquisição de L2 em uma perspectiva cognitiva?; (ii) Como a Ciência da Aprendizagem pode auxiliar na implementação de práticas alinhadas com o processo de aquisição de L2 e no entendimento de como, de fato, o cérebro aprende? Para isso, foi feita uma revisão bibliográfica com o aporte da Teoria Gerativa (Chomsky, 1965 e seguintes) e da Neurociência (Dehaene, 2020), que nos orientam sobre a aprendizagem na perspectiva cognitiva, com base em três eixos: (i) abordagem comunicativa e alguns de seus sucessores; (ii) Teoria Gerativa e o que ela informa sobre a aquisição de L2; e (iii) Ciência da Aprendizagem e os caminhos que aponta para a aprendizagem considerando o cérebro. Dentre as conclusões, a pesquisa sugere que a Ciência da Aprendizagem e a Teoria Gerativa dão suporte para as práticas de sala de aula e auxiliam na mudança do foco de como se ensina para como se aprende, tendo em vista uma perspectiva cognitiva e os fatores que podem potencializar este fenômeno.