Navegando por Palavras-chave "Psicoterapia"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)Efeitos de intervenções psicoterápicas em mulheres em recuperação do câncer de mama(Universidade Federal de São Paulo, 2024-08-12) Pinto, Thiago Calchi [UNIFESP]; Padovani, Ricardo da Costa [UNIFESP]; Sousa, Conceição Reis de [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3862597569073680; http://lattes.cnpq.br/5442923292795249; https://lattes.cnpq.br/2398463545911419; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)O câncer de mama, exceto pelos tumores de pele não melanoma, é o de maior incidência e a causa de maior mortalidade de mulheres por câncer no Brasil. Além dos sintomas físicos, podem ocorrer repercussões psicológicas como: o medo de morrer, a alteração da imagem corporal, a redução da autoestima e em alguns casos sintomas de estresse, ansiedade e depressão. A Terapia Cognitivo-Comportamental, baseada em processos, preocupa-se em reconhecer quais processos psicológicos podem ajudar a pessoa a atingir, ou não, seus objetivos de vida dentro de um certo contexto. O objetivo desta pesquisa foi compreender quais recursos aprendidos em psicoterapia, baseados no modelo cognitivo-comportamental, desenvolvidos por mulheres em recuperação de câncer de mama permaneceram sendo usados após o encerramento do processo de intervenção. Trata-se de um estudo transversal, de abordagem qualitativa. Participaram do estudo sete mulheres adultas em processo de recuperação do câncer de mama que concluíram intervenções psicoterapêuticas ofertadas pelo Serviço-Escola de Psicologia. As participantes foram entrevistadas, individualmente, a partir de um roteiro semiestruturado que abordou suas percepções sobre os seguintes temas: recursos terapêuticos desenvolvidos a partir do processo de psicoterapia, impacto das intervenções na qualidade de vida e saúde mental, benefícios do atendimento psicológico no manejo do tratamento e/ou controle do câncer, exercício das habilidades desenvolvidas no processo terapêutico no contexto pessoal. As entrevistas foram gravadas em áudio e vídeo e posteriormente transcritas. Para a análise dos dados foi empregada a técnica de análise de conteúdo. As participantes tinham entre 38 e 79 anos de idade. Todas participaram da intervenção grupal baseada no modelo cognitivo-comportamental e duas fizeram também psicoterapia individual na mesma abordagem. Emergiram quatro categorias temáticas: fatores processuais de grupo como facilitadores da mudança; recursos terapêuticos aprendidos; generalização dos efeitos terapêuticos no trabalho voluntário, no contexto familiar e em outros contextos e descontentamentos com a terapia em grupo e dificuldades na implementação de recursos terapêuticos. Verificou-se o aprendizado de novas habilidades cognitivas e comportamentais, como: autorregulação emocional, tolerância ao estresse e assertividade. O processo grupal foi visto como um facilitador das mudanças, pela maior parte das participantes. Conclui-se que as intervenções baseadas na terapia cognitivo-comportamental em grupo se mostraram eficazes para mulheres em recuperação do câncer de mama; algumas destas habilidades permaneceram sendo usadas mesmo após o encerramento do processo.
- ItemSomente MetadadadosEfetividade da psicoterapia psicanalítica breve de grupo na melhoras da qualidade de vida, depressão, ansiedade e estratégias de enfrentamento em pacientes com lúpus eritematoso sistêmico: Ensaio clínico controlado randomizado(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2013) Conceicao, Ceu Tristao Martins [UNIFESP]; Sato, Emília Inoue [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Introdução: O lupus eritematoso sistemico (LES) e uma doenca autoimune, que afeta diversos orgaos e sistemas e acomete principalmente mulheres em idade fertil. A qualidade de vida dos pacientes com LES costuma ser insatisfatoria, pois alem do comprometimento organico, frequentemente os pacientes apresentam ansiedade e depressao e dificuldade no manejo da doenca. Alem disso, o suporte social e servicos de Saúde nem sempre sao adequados. Nao ha estudos realizados na America Latina avaliando os efeitos de psicoterapia em pacientes com LES. OBJETIVOS: Objetivo primario: Avaliar a efetividade da psicoterapia psicanalitica breve de grupo (PPBG) na melhora da qualidade de vida em pacientes com LES. Objetivos secundarios: Avaliar a efetividade da PPBG na melhora da depressao e ansiedade e nas estrategias de enfrentamento em pacientes com LES. MATERIAL E METODO: Ensaio clinico controlado e randomizado, registrado no clinicaltrial.gov (numero NCT01840709). Participaram 80 mulheres com LES, em seguimento ambulatorial no Hospital Universitario (HSP/EPM- UNIFESP), randomizadas em dois grupos: grupo controle (GC n=43) e grupo terapia (GT n=37). O GT foi dividido em quatro subgrupos, com maximo de 10 pacientes, para receber PPBG em sessoes semanais (90 minutos) por 20 semanas consecutivas, realizada por psicologa especializada. O GC permaneceu em fila de espera ate ao final do estudo. Ambos os grupos continuaram o tratamento clinico no ambulatorio. Todas as participantes foram avaliadas no inicio do estudo (T1) e apos 20 semanas (T2), usando questionarios autoaplicados, supervisionados por avaliador cego. Os questionarios e escalas usados foram: classificacao socioeconomica (criterio ABIPEME), lista de sintomas (SLE-SSC), qualidade de vida (SLEQOL), ansiedade e depressao (HAD) e estrategias de enfrentamento (Inventario de Coping). A avaliacao clinica foi realizada pelos medicos no ambulatorio quanto aos niveis de dano em LES (SLICC/ACR) e atividade da doenca (SLEDAI). Criterios de inclusao: sexo feminino; LES de acordo com os criterios de classificacao do ACR, idade ≥ 18 anos, seguimento minimo de seis meses no ambulatorio e assinatura do termo de consentimento. Criterios de exclusao: pacientes analfabetas; comorbidades fisicas e mentais que comprometessem a participacao, pacientes em tratamento psicologico externo ou incluidas em outros estudos. O estudo foi aprovado pelo Comite de Etica em Pesquisa da UNIFESP (CEP Nº 1655/09). Analise estatistica: a analise foi por intencao de tratar, usando o programa SPSS (Versao 17). Foram realizadas comparacoes intra e intergrupos no GT e GC. Para as variaveis quantitativas, foi utilizado o teste t de Student para variaveis com distribuicao normal e os testes de Mann-Whitney e Wilcoxon para as com distribuicao nao normal. Para variaveis categoricas foi utilizado o teste Qui quadrado. Foi considerado significante valor de p<0,05 e extremamente significante p<0,001. RESULTADOS: Os grupos mostravam-se homogeneos em relacao as caracteristicas clinicas (SLEDAI e SLICC) e sociodemograficas (idade, escolaridade, classe socioeconomica, raca e religiao). Ambos os grupos eram semelhantes no inicio do estudo em relacao as demais variaveis estudadas (qualidade de vida, ansiedade, depressao e coping). No GT, ocorreu uma reducao acentuada dos sintomas avaliada pelo SLE-SSC no final do estudo (p intragrupo<0,001), acarretando diferenca significativa entre os grupos (p intergrupo=0,001). No SLEQOL, houve diferenca significativa com melhora em cinco dos seis dominios no GT ao final do estudo (p intragrupo<0,05); ocorreram diferencas significativas comparando-se os dois grupos nos seis dominios (p intergrupo<0,05) no T2. Ao final do estudo, no GT ocorreu uma reducao extremamente significativa de ansiedade e depressao avaliadas pelo HAD (p intragrupo<0,001, para ambos). Observaram-se tambem diferencas significativas entre os grupos em ambos os dominios: ansiedade (p intergrupo=0,019) e depressao (p intergrupo=0,022). No GT houve mudancas positivas significativas no uso das estrategias de enfrentamento em quatro dos oito dominios do Inventario de Coping apos a intervencao (p intragrupo<0,05). Nao foi observada alteracao significativa dos escores do SLEDAI no decorrer do estudo. CONCLUSAO: O estudo demonstrou a efetividade da PPBG na melhora da qualidade de vida, depressao e ansiedade em pacientes com LES e no uso de estrategias de enfrentamento mais adequadas para lidar com eventos estressores. A tecnica de BGPP pode ser uma ferramenta util para complementar o atendimento medico em pacientes com LES e melhorar o enfrentamento da doenca
- ItemAcesso aberto (Open Access)Estresse pós-traumático: uma abordagem baseada em evidências(Associação Brasileira de Psiquiatria - ABP, 2003-06-01) Soares, Bernardo Garcia de Oliveira [UNIFESP]; Lima, Mauricio Silva de [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP); Universidade Federal de Pelotas Centro de Medicina Baseada em EvidênciasThe interventions used in the clinical management of posttraumatic stress disorder (PTSD) focus on: 1. Prevention of the development of the disorder, after a traumatic event 2. Treatment of the disorder, once it is already established, 3. Maintenance of long term functioning and quality of life. A variety of psychotherapies and pharmacological treatments have been proposed as therapeutic options in the treatment of PTSD. However, many of these treatment modalities lack scientific background. In this article authors present the treatment modalities of PTSD which are supported by scientific evidence and discuss its applications and drawbacks.
- ItemSomente MetadadadosEstudo da personalidade e aspectos psicossomáticos de pacientes com glossodínia por meio de entrevista, exame de Rorschach e psicoterapia(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 1998) Antunez, Andres Eduardo Aguirre [UNIFESP]; Yazigi, Latife [UNIFESP]Este trabalho refere-se a um estudo da personalidade e aspectos psicossomaticos de pacientes acometidos com glossodinia, por meio de correlacoes clinicas e teoricas. Esses pacientes se queixam de sintomas de ardor ou queimacao na lingua, sem alteracoes fisicas, cuja etiologia e desconhecida. Repetidas vezes buscam ajuda, pois a 'dor' persiste, incomodando-os. Utiiizou-se uma amostra de 25 pacientes (76 por cento do sexo feminino), faixa etaria media de 50 anos, a maioria casados e ativos quanto ao trabalho. Os instrumentos de observacao utilizados foram.- entrevistas semi-dirigidas, exame de Rorschach e acompanhamento psicoterapico (individual ou em grupo). Dos 25 pacientes, seis eram do sexo feminino e interessaram-se pela psicoterapia. Dessas, duas pacientes optaram por psicoterapia individual e quatro em psicoterapia em grupo. As pacientes realizaram a escolha da modalidade de psicoterapia. As entrevistas evidenciam que acreditam serem portadores de uma doenca incuravel e buscam a cura e as razoes para o aparecimento de tal sintoma. Os esclarecimentos medicos - da nao gravidade real dos sintomas - nao os satisfazem e retomam repetidas vezes a consultas medicas, apresentando-se angustiados. O metodo de Rorschach apresentou, com significancia estatistica, um trabalho mental com: elevada inibicao nos processos intelectuais; poucas possibilidades de elaboracao; atitude formal e distante do contato; excessivo subjetivismo; falta de critica na apreensao dos fatos; dificuldades de controle; prejuizo da logica na observacao das normas sociais; e elevada tensao emocional no contato, caracteristicas proximas ao 'pensamento operatorio' (Marty), dada a concretude do pensamento e da precaria capacidade de simbolizacao. As condicoes afetivo-emocionais mostraram: susceptibilidade afetiva, reacoes imediatas e impulsivas,- possibilidade de expressao dos afetos com oscilacoes de humor e instabilidade emocional, e reduzidas capacidade de acao e utiiizacao de seus recursos pessoais, proximo a caracteristicas depressivas. A psicoterapia indicou que para cada paciente a glossodinia tinha um significado particular. Podemos entender a glossodinia com o conceito de 'somatizacao simbolizadora' (Dejours) pois amplia as possibiiidades de investigacao dos aspectos psicossomaticos e psicodinamicos envolvidos nos individuos. Assim, compreendemos que a glossodinia e uma manifestacao que nao e isolada, mas faz...(au)
- ItemSomente MetadadadosEstudo longitudinal dos aspectos cognitivo e comportamental em uma amostra de pacientes com diferentes diagnósticos psiquiátricos em tratamento psicoterápico(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2011) Botelho, Nara Lucia Poli [UNIFESP]; Yazigi, Latife [UNIFESP]; Yazigi, Latife [UNIFESP]Objetivo: Estudar as possiveis mudancas nos aspectos cognitivo e comportamental de pessoas com diferentes diagnosticos psiquiatricos, atendidas em psicoterapia de longa duracao. Metodo: Os participantes foram avaliados antes do ingresso no tratamento psicoterapico e re-avaliadas anualmente em dois momentos por meio dos mesmos instrumentos na forma teste-reteste. Instrumentos: Foi utilizada a Entrevista Clinica Estruturada para o DSM-IV (SCID-I e SCID-II) para a identificacao do diagnostico psiquiatrico e para a avaliacao do perfil cognitivo, utilizou-se o WAIS-III, os subtestes Memoria Logica e Reproducao Visual do WMS-R, o Rey Auditory Verbal Learning Test e o Rey-Osterrieth Complex Figure Test. Resultados: Foram avaliados 91 individuos adultos de ambos os sexos, com idade media de 39,40 anos. Desses, 86,42% apresentaram diagnostico de Transtorno de Humor (Eixo-I) e 70,33% algum Transtorno de Personalidade (Eixo-II). A comparacao entre os resultados iniciais e finais mostrou melhoras no funcionamento cognitivo global, com maior repercussao sobre o desempenho de execucao do que verbal. As melhoras observadas referem-se a velocidade do processamento, organizacao visuoespacial, pensamento convencional e capacidade de abstracao e insight. Conclusao: Os participantes deram mostras de terem se beneficiado do tratamento psicoterapico associado ao medicamentoso, ja que ambos contribuiram para reduzir as inefiCiências cognitivas observadas inicialmente. Ambos contribuiram para um funcionamento cognitivo global mais efetivo e de melhor interacao consigo e com o meio externo. Ambos promoveram diminuicao de sintomas e aumento da disposicao emocional e por isso passaram a responder as demandas externas de forma mais adaptativa decorrente da melhora na capacidade de autoregulacao
- ItemSomente MetadadadosO impacto da alianca terapeutica em psicoterapia psicodinamica breve(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2002) Marcolino, Jose Alvaro Marques [UNIFESP]Introdução: A alianca terapeutica e um conceito central do processo psicoterapico. Este estudo produziu a traducao para o portugues de uma escala de avaliacao da alianca terapeutica, a CALPAS-P (Escala de Alianca Psicoterapica da California - versao do paciente), que e composta por 24 itens distribuidos em quatro sub-escalas que medem quatro dimensoes relativamente independentes da alianca: (a) alianca terapeutica (PC); (b) alianca de trabalho (PWC); (c) compreensao e envolvimento do terapeuta (TUI) e (d) acordo do paciente e do terapeuta em relacao aos objetivos e estrategias (WSC). Examinou sua confiabilidade e em seguida, estudou o impacto da alianca terapeutica em um programa de psicoterapia psicodinamica breve. Metodo: Para a traducao foi adotada a tecnica da retro-traducao realizada por individuos bilingues. Para o estudo da confiabilidade, uma amostra de profissionais de Saúde mental atendidos em psicoterapia individual foi convidada para responder a versao em portugues da CALPAS-P. Para o estudo do impacto da alianca, pacientes em psicoterapia responderam, no inicio e no final de cada psicoterapia, ao Questionario de auto-avaliacao (SRQ-20), ao Inventario de Depressao de Beck (BDI), a Escala de Ansiedade de Hamilton. Responderam tambem, a CALPAS-P ao termino das cinco primeiras sessoes. Resultados: No estudo de confiabilidade foi encontrado que as sub-escalas mostraram uma moderada correlacao entre elas, com os valores variando de 0,57 a 0,74. O Alpha de Cronbach para a CALPAS-P foi alto: 0,90 para todos os itens; 0,71 para a PC, 0,56 para a PWC, 0,71 para a TU[ e 0,84 para a WSC. Os resultados mostraram que os pacientes com uma pontuacao mais alta da TUI na primeira sessao tiveram um impacto significativo sobre a mudanca da sintomatologia medida pela BDI. Foi encontrada ainda que os pacientes com maiores indices de alianca de trabalho, medido pela PWC da terceira sessao, tiveram um impacto significativo na mudanca da sintomatologia medido por todas as escalas. Discussao: Os coeficientes encontrados na versao em portugues da CALPAS-P apresentaram indices superiores quando comparados aqueles do estudo original que utilizou a versao em ingles. A presente investigacao, que tornou disponivel a versao em portugues da CALPAS-P e algumas de suas caracteristicas psicometricas, pode contribuir para uma mensuracao mais cuidadosa da alianca terapeutica atraves de sua inclusao em...(au)
- ItemSomente MetadadadosInfluência do atendimento psicoterápico em doentes com câncer colorretal(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2001) Medeiros, Marta [UNIFESP]; Forones, Nora Manoukian [UNIFESP]
- ItemAcesso aberto (Open Access)Intervenções em família para o transtorno bipolar: uma revisão sistemática da literatura(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2007) Justo, Luís Pereira [UNIFESP]; Calil, Helena Maria [UNIFESP]
- ItemSomente MetadadadosIntervenções psicossociais no tratamento do alcoolismo(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2007) Soares, Bernardo Garcia de Oliveira [UNIFESP]; Lima, Maurício Silva de [UNIFESP]
- ItemAcesso aberto (Open Access)Mind-body interventions for the treatment of insomnia: a review(Associação Brasileira de Psiquiatria - ABP, 2010-12-01) Kozasa, Elisa Harumi [UNIFESP]; Hachul, Helena [UNIFESP]; Monson, Carlos [UNIFESP]; Pinto Junior, Luciano [UNIFESP]; Garcia, Marcelo Csermak [UNIFESP]; Mello, Luiz Eugenio Araujo de Moraes [UNIFESP]; Tufik, Sergio [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP); Universidade Nove de Julho Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva e da Família; Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein Instituto do CérebroOBJECTIVE: As insomnia is highly prevalent, and side effects of medication are well-known, mind-body interventions are increasingly being sought. The objective of this study is to present a narrative review regarding the effects of mind-body interventions for the treatment of insomnia. METHOD: A PubMed search was conducted including only randomized, controlled trials in which the main objective was to treat insomnia. DISCUSSION: Twelve studies were selected. In three of the studies, objective parameters (polysomnography) were analyzed. Mind-body interventions were able to improve sleep efficiency and total sleep time. Most can ameliorate sleep quality; some can reduce the use of hypnotic drugs in those who are dependent on these drugs. CONCLUSION: According to the studies we selected, self-reported sleep was improved by all mind-body treatments, among them yoga, relaxation, Tai Chi Chih and music. Cognitive behavioral therapy seems to be the most effective mind-body intervention. Cognitive behavioral therapy was the only intervention that showed better results than medication. However, considering that only five of the twelve studies chosen reached a score of 3 in the Jadad scale, new studies with a higher methodological quality have to be conducted especially in mind-body interventions that belong to the complementary or alternative medicine field.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Psicoterapia online infantil: o uso de recursos lúdicos digitais(Universidade Federal de São Paulo, 2024-06-20) Muratore, Aline [UNIFESP]; Strufaldi, Maria Wany Louzada [UNIFESP]; Candido, Carla Laino [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0840060047018017; http://lattes.cnpq.br/1532899000031715; http://lattes.cnpq.br/8950462760516658Introdução: O estudo investigou a aplicação de recursos digitais na psicoterapia online com crianças, explorando as possibilidades de uma nova forma de interação lúdica e terapêutica. Abordaram-se as potencialidades do ambiente digital como espaço terapêutico, empregando jogos online e recursos interativos no processo psicológico infantil. Utilizando conceitos de Lev Vygotsky sobre mediação e desenvolvimento infantil, e as teorias de Pierre Lévy sobre virtualidade, o estudo propôs uma abordagem inovadora para a psicoterapia, adaptada às realidades digitais das crianças contemporâneas. A presente pesquisa proporcionou a elaboração de dois manuscritos. Manuscrito 1: "Psicoterapia Online com Crianças: Do Presencial ao Online" descreve a experiência terapêutica online com crianças durante o segundo ano da pandemia, utilizando tanto brinquedos físicos quanto digitais. A análise se concentra na adaptação dos métodos psicoterapêuticos tradicionais ao ambiente virtual, destacando a eficácia da utilização de jogos, brinquedos interativos, filtros e outros recursos digitais que simulam a interação presencial, promovendo o desenvolvimento emocional e cognitivo das crianças. Manuscrito 2: "Caixa Lúdica Virtual: Jogos e Outros Recursos Digitais na Psicoterapia Online com Crianças" explora a expansão do universo lúdico infantil para o digital, introduzindo o conceito de uma Caixa Lúdica Virtual. Esta caixa, composta por jogos e ferramentas digitais, é adaptada individualmente por cada terapeuta para atender às necessidades específicas de suas sessões online. Objetivos: O objetivo central é descrever a prática da psicoterapia à distância com crianças por meio de videochamadas, explorando o uso de brinquedos tradicionais, jogos online, recursos digitais e as particularidades que emergentes decorrentes do formato online de sessão. Método: A pesquisa adotou uma abordagem descritiva com observação participante em uma amostra de conveniência de crianças de 4 a 10 anos, pacientes do Hospital São Paulo (HSP-Unifesp), atendidas de fevereiro a agosto de 2022 que participaram de sessões de psicoterapia online realizadas individualmente e/ou em grupo. Utilizou-se uma ficha estruturada para documentar detalhes sobre os atendimentos e foram coletadas imagens das brincadeiras e do uso de ferramentas digitais por meio de prints de tela. A análise dos dados concentrou-se na observação das interações das crianças com os recursos lúdicos e digitais e sua evolução terapêutica. Resultados: Os resultados indicam que as sessões online permitiram o uso de diversos recursos lúdicos que ajudam no processo terapêutico, apesar de desafios como a adequação do ambiente para as sessões e a manutenção da privacidade. As crianças usaram tanto brinquedos físicos quanto digitais, adaptando-se ao ambiente virtual para expressar emoções e desenvolver habilidades. Destacou-se a importância do letramento digital e das configurações éticas para proteger a privacidade e garantir uma prática eficaz. Conclusões Gerais: Concluiu-se que os recursos lúdicos, quando aplicados com rigor teórico e técnico, podem transcender as barreiras físicas e proporcionar uma nova dimensão ao tratamento psicológico infantil. Destacamos a importância de escolher e adaptar jogos e recursos digitais para as crianças de forma individualizada e segura para promover o desenvolvimento emocional, cognitivo e social das crianças de maneira efetiva e engajadora.
- ItemEmbargoPsicoterapia para pessoas surdas usuárias de LIBRAS: questões para refletir(Universidade Federal de São Paulo, 2024-11-29) Cordeiro, Ana Beatriz Stilhano [UNIFESP]; Nicolau, Stella Maris [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3496625318980062; https://lattes.cnpq.br/7140438003337636; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)A surdez pode ser compreendida a partir de diferentes abordagens, sendo comumente vista como um déficit corporal, o que contribui para a marginalização e exclusão social das pessoas surdas. No entanto, a surdez pode se configurar como uma identidade cultural diversa, uma perspectiva de mundo moldada pela língua de sinais (viso-espacial) e por tradições, valores e hábitos que formam a chamada cultura surda, heterogênea e em constante processo de mutação, sendo portanto a uma variação da diversidade humana. A escassez de profissionais de saúde mental capacitados em LIBRAS e o estigma relacionado à incapacidade dificultam o acesso dos surdos não oralizados a diversos serviços de saúde, especialmente no campo da saúde mental. Nesse contexto, a barreira da comunicação se torna um obstáculo significativo, prejudicando a qualidade do atendimento psicológico. Este artigo tem como objetivo problematizar o atendimento psicológico à comunidade surda com base em consultas a dissertações, teses e artigos sobre o tema. A pouca literatura encontrada sob essa temática revela lacunas, como por exemplo a falta de relatos de experiências de profissionais de saúde mental que atendem em LIBRAS (surdos ou ouvintes). A literatura aponta que o domínio da LIBRAS, associado ao conhecimento da cultura surda são essenciais para um cuidado mais sensível e eficaz no contexto psicoterapêutico. Há também relatos que avaliam que a presença de intérpretes como mediadores em sessões de terapia pode interferir negativamente nas questões éticas de sigilo e/ou criar desconforto e desconfiança nas pessoas surdas atendidas.
- ItemSomente MetadadadosRevisão sistemática sobre o uso de psicoterapia e medicação no tratamento do transtorno da compulsão alimentar periódica (TCAP)(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2006) Stefano, Sergio Carlos [UNIFESP]; Blay, Sergio Luis [UNIFESP]Objetivo: Avaliar, através de uma revisão sistemática da literatura, intervenções utilizando psicoterapia e medicação no tratamento do Transtorno da Compulsão Alimentar Periódica, testadas em ensaios clínicos controlados randomizados, comparados à lista de espera, placebo ou qualquer outro tipo de grupo controle. Métodos: Foram realizadas buscas nas bases eletrônicas de dados: MEDLlNE, EMBASE, PsycINFO, LlLACS, "The Cochrane Collaboration Controlled Trials Register" e "The Cochrane Depression, Anxiety and Neurosis Group Database of Trials", e uma busca manual no "International Journal of Eating Disorders" abrangendo o período de Janeiro/94 a Maio/2006. Resultados: Identificamos 5.403 artigos através da estratégia de busca. Efetuamos uma varredura através dos títulos destes no sentido de excluir artigos que não se enquadravam nos objetivos desta revisão. Um mil oitocentos e oito resumos foram avaliados mais detalhadamente. Por fim, 102 artigos completos foram analisados. Trinta e um estudos preencheram os critérios de inclusão desta revisão. Conclusões: Este trabalho revelou que os Tratamentos de Auto-Ajuda e a Terapia Cognitivo-Comportamental apresentam diferenças significantes em termos de remissão dos episódios de compulsão alimentar quando comparados à lista de espera; bem como o uso de antidepressivos quando comparados a placebo também apresentam resultados similares no curto prazo. Quando as comparações são feitas entre duas modalidades psicoterápicas não encontramos diferenças favorecendo alguma das intervenções com relação ao padrão de remissão. Quanto à mudança na freqüência dos episódios de compulsão alimentar, encontramos diferença apenas na comparação Terapia Cognitivo-Comportamental versus lista de espera. Em termos de mudança no peso ou taxa de abandono do tratamento não encontramos diferenças entre as intervenções. Novos estudos com antidepressivos, bem como com novos agentes farmacológicos como Orlistat, Sibutramina e Topiramato, com período de seguimento superior ao de 16 semanas para avaliar a manutenção dos efeitos destes agentes são indicados. A realização de estudos comparando Terapia Cognitivo-Comportamental com outras psicoterapias tais como Tratamentos de Auto-Ajuda e Terapia Interpessoal também é indicada. Estes deverão ser multicêntricos, incluir um número maior de pacientes com critérios de inclusão e avaliação dos pacientes bem padronizados.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Rorschach and the WAIS-III after one and two years of psychotherapy(Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2011-01-01) Yazigi, Latife [UNIFESP]; Semer, Norma Lottenberg [UNIFESP]; Amaro, Terezinha de Carvalho [UNIFESP]; Fiore, Maria Luiza de Mattos [UNIFESP]; Silva, Julieta Freitas Ramalho da [UNIFESP]; Botelho, Nara Lucia Poli [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)This study aimed at identifying what aspects of personality are modified after one and two years of psychoanalytic psychotherapy in adults attending a free university healthcare service in São Paulo, Brazil. The instruments were the Rorschach and the WAIS-III tests which were administered before and after one and two years of treatment. The participants were 34 adult individuals, both genders. After one year of psychotherapy in the Rorschach method there was an increase in effective and adaptive interpersonal relationship, an enhancement in sensitiveness related to the capacity of modulating affect, the need for close contact as well as the arousal of feelings of discomfort associated with intensification of self-regard, and a decrease in narcissistic tendencies. As well as in WAIS-III, there was an increase in motivation, attention and speed processing.
- ItemSomente MetadadadosSupervisao clinica e formacao em psicoterapia: reflexoes a partir da psicanalise de Bion(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2004) Loureiro, Stela Maris Garcia [UNIFESP]
- ItemAcesso aberto (Open Access)A terapia walloniana integrativa na intervenção do transtorno do déficit de atenção e hiperatividade(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2015-04-29) Oncalla, Simone Alarcon [UNIFESP]; Bueno, Orlando Francisco Amodeo [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3763546320226094; http://lattes.cnpq.br/5560742300583327; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)O estudo desta pesquisa teve como objetivo avaliar o resultado de uma nova prática clínica, apoiada no referencial teórico de Henri Wallon, associada ao tratamento medicamentoso com metilfenidato em crianças diagnosticadas com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Foi realizado um estudo cego, de caráter metodológico casuístico, em que foram comparados os resultados da pré e pós-avaliação neuropsicológica por meio dos testes CPT, AWMA, BRIEF e CBCL. Estes testes, que medem os indicadores de desatenção, impulsividade, tempo de reação, memória operacional, planejamento, monitoramento, índices de metacognição e autorregulação, foram aplicados a dois grupos: grupo 1 (20 crianças de 7 a 11 anos), que receberam medicação associada à intervenção terapêutica (20 sessões), e grupo 2 (13 crianças de 7 a 11 anos) somente medicadas. Após 5 meses de tratamento, os resultados estatísticos comparativos entre os dois grupos mostraram diferenças estatísticas quantitativas dos índices de melhora dos aspectos comportamentais e cognitivos das crianças do grupo 1 sobre o grupo 2, somente medicadas. Uma ficha de registro de observação de atividade lúdica (FROAL), preenchida pela terapeuta e questionários de comportamentos preenchidos por pais e professores, desenvolvidos para avaliar e acompanhar o processo terapêutico, também revelaram alterações qualitativas no desempenho do grupo 1. A técnica terapêutica revelou-se promissora, junto à terapia farmacológica, em vários aspectos neuropsicológicos avaliados objetivamente, que revelaram alterações significativas nos vários domínios funcionais do grupo 1.