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- ItemAcesso aberto (Open Access)Análise das propriedades psicométricas da escala de interação entre professor e aluno e suas associações com problemas mentais em crianças(Universidade Federal de São Paulo, 2022-02-05) Ernesto, Maria de Lourdes Gurian [UNIFESP]; Caetano, Sheila Cavalcante [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4054738146503695; http://lattes.cnpq.br/2186536627977218As relações professor-aluno de baixa qualidade podem ser caracterizadas por baixa proximidade e alto nível de conflito e têm sido associadas a problemas de comportamento do aluno. Entretanto a maioria dos estudos foi realizada em países de alta renda. Em países de baixa e média renda e locais com poucos recursos, as oportunidades de educação infantil têm aumentado, mas a qualidade e seu sistema de monitoramento têm escassas evidências empíricas, incluindo validações. Dentro deste contexto, a Escala de Relacionamento Aluno-Professor (versão resumida, Student-Teacher Relationship Scale, STRS-SF, sigla em inglês) é uma das mais utilizadas mundialmente, avaliando proximidade (relação positiva, acolhimento) e conflito (relação negativa). Objetivos: Realizar análise psicométrica da STRS-SF no Brasil e avaliar as associações entre relações professor-aluno e sintomas de saúde mental na primeira infância. Em uma pesquisa em pré-escolas públicas de Embu das Artes (região metropolitana de São Paulo, Brasil), utilizando o STRS-SF, investigamos a relações professor-aluno em associação com sintomas emocionais e comportamentais em 489 alunos. A validade de construto do STRS-SF foi analisada por meio de análise fatorial confirmatória. A associação das relações professor-aluno com a saúde mental dos alunos foi avaliada por meio de análise de regressão logística univariada e multivariada. O STRS-SF apresentou índices de validade de construto adequados para suas duas dimensões (proximidade e conflito), ambos com cargas fatoriais superiores a 0,40. A dimensão conflito das relações professor-aluno foi associada a sintomas de externalização e atrasos do desenvolvimento socioemocional em pré-escolares (p <0,001). O STRS-SF é um instrumento válido para avaliação de relações professor-aluno na primeira infância no Brasil. A avaliação das relações professor-aluno é relevante para a identificação precoce de problemas potenciais que podem atuar como fatores de risco para atrasos no desenvolvimento e / ou sintomas de saúde mental e / ou prejuízo no desempenho social e acadêmico (p <0,001). Em conclusão, a avaliação das relações professor-aluno é relevante para a identificação precoce de problemas potenciais que podem atuar como fatores de risco para atrasos no desenvolvimento e / ou sintomas de saúde mental e / ou prejuízo no desempenho social e acadêmico.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Aspectos da organização do trabalho e da carga psíquica em professores do ensino médio no serviço público(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2019-12-05) Vieira, Bruna Caroline Guimarães [UNIFESP]; Casetto, Sidnei José [UNIFESP]; Aguillera, Fernanda [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4017876750149256; http://lattes.cnpq.br/3498118188722873; http://lattes.cnpq.br/5531167761699468; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Na sociedade contemporânea o trabalho é algo central, interferindo diretamente no cotidiano, nas relações econômicas, nas relações de poder, na constituição da identidade e até na saúde física e mental dos trabalhadores. De acordo com a teoria da psicodinâmica do trabalho, todo trabalho envolve sofrimento. Entretanto, nem todo sofrimento é adoecedor; o destino desse sofrimento depende de como a organização do trabalho impacta o aparelho psíquico: se permite a descarga psíquica, realizando uma tarefa que gera prazer, este trabalho é considerado equilibrante; se sobrecarrega a carga psíquica, este trabalho é considerado fatigante, podendo levar ao adoecimento. A organização do trabalho se refere à divisão do trabalho, ao conteúdo da tarefa, ao sistema hierárquico, às modalidades de comando, às relações de poder, às questões de responsabilidade etc. Os professores do serviço público são uma categoria com números significativos de afastamento por adoecimento. De acordo com o Censo Escolar e o PNAD do ano de 2009, 82,4% dos professores atuam em escolas públicas. No ensino médio, de acordo com dados do MEC/INEP de 2010, 76,37% dos professores estão atuando na rede estadual, rede esta que comporta também o maior número de alunos de todo o país, 85,87%. Os professores no ensino médio dão aula para 11 turmas em média, e 44,5% trabalham em mais de uma escola, de acordo com os microdados do Censo Escolar/ INEP de 2009. Uma jornada de trabalho ampliada e baixa remuneração são características marcantes dessa categoria, que pode estar mais vulnerável ao adoecimento. Essa pesquisa pretende investigar aspectos da organização do trabalho do ensino médio do serviço público estadual que sejam equilibrantes e fatigantes da carga psíquica de professores, e as possíveis estratégias defensivas por eles utilizadas. Para realização desse objetivo foi realizada uma pesquisa qualitativa, na qual foi realizada uma entrevista semi-estruturada com dez professores que atuam no ensino médio no serviço público estadual do estado de São Paulo. Também foi utilizado o Inventário de Trabalho e Riscos de Adoecimento (ITRA), que consiste em um instrumento com quatro escalas interdependentes que avaliam o contexto de trabalho, o custo humano no trabalho, os indicadores de prazer e sofrimento no trabalho e os danos relacionados ao trabalho. As entrevistas e a aplicação do inventário foram feitas no mesmo dia. Os dados foram analisados segundo a teoria da psicodinâmica do trabalho. Os resultados apontaram que os aspectos equilibrantes para os professores são o aprendizado e progresso dos seus alunos; saber que de alguma forma os inspiram; a autonomia no processo de trabalho; a possibilidade de criatividade; a boa relação com a gestão da escola; a boa relação com os colegas de trabalho. Já os aspectos fatigantes para os professores são o desinteresse e indisciplina dos alunos; a falta de recursos para realizar as aulas; a falta de apoio e de reconhecimento do estado; o excesso de cobranças do estado; a extensa carga horária de trabalho. Já as estratégias defensivas identificadas foram: o excesso de produção pela supervalorização do trabalho; a atribuição de todos os problemas da escola aos alunos; individualismo, realizando o trabalho sem relações; a justificação e o não questionamento das regras da organização do trabalho; a abordagem individualizada dos alunos; o não vínculo com os alunos e colegas; a aquisição, com o próprio dinheiro, dos materiais da escola. A correção dos aspectos fatigantes na organização do trabalho dos professores, potencialmente adoecedores exigiria a atuação do estado com criação de políticas públicas, maior investimento na educação, e valorização social do professor.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Conhecendo o preparo pedagógico do enfermeiro professor do Ensino Técnico profissionalizante em Enfermagem(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2011-02-22) Silva, Sandra Regina Lins do Prado Tardelli da [UNIFESP]; Cunha, Isabel Cristina Kowal Olm [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)No ensino sistematizado em Enfermagem, o Enfermeiro assume o papel de responsável pela formação de novos profissionais, tanto no ensino superior como no profissionalizante em Enfermagem. Outros profissionais podem atuar em disciplinas de conteúdos básicos, porém os conteúdos técnicos pertinentes a categoria profissional são executados exclusivamente pelo Enfermeiro. Partindo deste pressuposto, objetivou-se no estudo desvelar o preparo pedagógico de enfermeiros professores de um curso técnico profissionalizante em enfermagem, identificando as estratégias pedagógicas por eles utilizadas em sua atuação docente. Para alcançar o objetivo proposto, optou-se pela pesquisa de caráter exploratório, descritivo com abordagem qualitativa ancorada na trajetória metodológica da análise de conteúdo descrita por Bardin, seguindo o modelo proposto por Szymanski. Fizeram parte da amostra dezoito professores de Enfermagem. A primeira questão norteadora sobre o preparo pedagógico do Enfermeiro possibilitou o emergir de quatro categorias que traduzem o cotidiano do trabalho, como um local de aprendizado, a realização de estratégias pessoais para sua atualização e as contribuições Graduação e Pós-Graduação com este preparo. A segunda questão norteadora aborda as estratégias pedagógicas utilizadas na sua prática, dando origem a duas categorias, a primeira é relativa às divergências conceituais do que vem a ser estratégias pedagógicas, pois um grupo relata a utilização de recursos materiais como estratégias, além de parte dos sujeitos da pesquisa utilizar estratégias conservadoras e outros inovadoras havendo assim, uma dicotomia entre os pares. Conclui-se que no cenário investigado, o Enfermeiro tem Licenciatura, contudo, os resultados nos remetem a uma reflexão sobre as fragilidades do conhecimento pedagógico deste profissional que atua na docência. Tal fato permite inferir que, enquanto enfermeiros educadores, é essencial o preparo pedagógico, possibilitando a este adequar-se as práticas pedagógicas e assim atuar na formação de egressos com perfil que atenda às Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Técnico Profissionalizante e em consequência as necessidades mercadológicas que almejam por um profissional que possa ter conhecimentos, habilidades e atitudes, norteados por valores e princípios éticos.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Conhecimento pedagógico de conteúdo do professor para o ensino de frações(Universidade Federal de São Paulo, 2024-07-01) Santos, Débora Erbert dos [UNIFESP]; Testoni, Leonardo André [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1385972728034443; https://lattes.cnpq.br/3992094413317735O ensino de frações parece ser algo desafiador em todo o ensino fundamental, tanto para professores pedagogos, bem como para professores especialistas. Como professora de matemática, essa situação de dificuldade dos alunos em compreender os conteúdos envolvendo números fracionários me despertou grande interesse. Deste modo, o objetivo principal da pesquisa é observar de perto quais elementos do conhecimento pedagógico de conteúdo os professores que lecionam matemática nos anos iniciais do ensino fundamental lançam mão para facilitar a aprendizagem. Como referencial teórico, utilizamos o Conhecimento Pedagógico de Conteúdo de Shulman (1987) e as pesquisas de Ball et. al. (2008) referente ao conhecimento matemático para o ensino. Os saberes docentes de Gatti (2010, 2016) e Pimenta (1996) também compõe o aporte teórico, pois os estudos são desenvolvidos para a realidade de formação de professores do nosso país. A observação de aulas de uma professora do 5º ano do ensino fundamental foi o instrumento da pesquisa. A metodologia abordada nesse trabalho foi estudo de caso, para isso, a dissertação contou com a aprovação no Conselho de Ética e Pesquisa (CEP). A escolha dessa professora não foi feita de maneira aleatória, mas sim com base no referencial teórico saberes docentes. Uma professora com experiência, que está em constante formação e que sente prazer na profissão docente. Deste modo, conseguirmos observar o conhecimento pedagógico de conteúdo ao longo das aulas de ensino de frações e constatamos que seus subdomínios dificilmente podem ser analisados dissociados.
- ItemAcesso aberto (Open Access)“A contribuição da teoria psicogenética de Wallon e a importância da afetividade na educação infantil: um relato de experiência."(Universidade Federal de São Paulo, 2023-06-20) Santos, Natália Oliveira [UNIFESP]; Souza, Adalberto dos Santos [UNIFESP]; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do;jsessionid=3F9A087120DBDF58CC016C862B62AD00.buscatextual_0O presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo discutir a teoria do desenvolvimento cognitivo, psicológico e social da criança e faz uma breve reflexão acerca de uma teoria fundamentada na psicogenética. A teoria de Henri Wallon, apresenta a importância da afetividade no processo de ensinoaprendizagem. Além disso, busca aplicar essa reflexão teórica em uma experiência vivenciada durante um estágio em uma escola de educação infantil. Este trabalho deu-se por meio da leitura de artigos sobre o tema que contemplam a afetividade e a relação do professor versus aluno na sala de aula que discutem o diálogo e uma pedagogia que dá autonomia ao estudante.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Corpo e sexualidade segundo discentes e docentes do Ensino Médio(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2019-11-29) Souza, Lara Helk De [UNIFESP]; Bretas, Jose Roberto Da Silva [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Introduction: Sexuality is an issue, permeated by myths, prejudice in the family and social context. The school represents the space for discussions and exchange of knowledge. It acts as both a potential health education and health promoter. Objective: This study aimed to know the perception of the body and sexuality according to middle school students and teachers. Method: We carried out a cross-sectional study with a descriptive design and correlation between variables. The study included 22 public high schools. Teenagers and teachers answered an online questionnaire. In order to analyze data, we used descriptive statistics, analysis of variance test, and Tukey post-hoc multiple comparison tests. We considered p <0.05 as significant. Results: Of the 439 students, 50.34% are females. Most of them are white and enrolled in the third grade. They reported they were satisfied with their body. The older you are, the more satisfied you will be with the appearance of your vulva and/or your penis. Male teenagers touch more their genitals. Teenagers which touch their genital for pleasure are enrolled in the second and third grades. They belong to social grade level B1. Those who do not touch their genital are Evangelical and Catholic and belong to social grade levels C, D, and E. Masturbation is a way of relieving tension according to teenagers enrolled in the third grade. They seek information primarily on the Internet. Most do not feel comfortable speaking freely with their teachers. The first sexual intercourse occurred between 14 and 16 years of age. Teenagers over the age of 15.96 years intend to remain virgin until she gets married. They know about birth control pills, male condoms and morning-after pills. Teachers are mostly catholic married women and over the age of 40. Biology teachers say they are better prepared to teach sexuality topics. Teachers agree with the school's role in teaching sexuality. They feel prepared to address the issue, but do not do it so often. Conclusion: We urge parents and educators to seek evidence-based knowledge to act enlightening, contributing to an integral education in sexuality that enables the practice of autonomy, freedom of respect and equality to empower and empower our young people to fight for right of sexuality for sexual and reproductive rights. We understand that citizenship also occurs through knowledge and mastery of one's own body.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A dialética rotina escolar-saúde: fatores que contribuem para o adoecimento docente(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2020-07-22) Melo, Leandro Ferreira De [UNIFESP]; Avallone, Denise De Micheli [UNIFESP]; Universidade Federal de São PauloTeaching has been the subject of study in different areas of knowledge, such as education and health. One of the spheres that has been extensively explored is the quality of teaching life, mainly due to the numerous problems related to their physical-emotional destabilization. This research aimed to identify and understand which factors interfered in the school routine and, consequently, in teaching health. We sought to assess the relationship between school routine and the triggering of symptoms related to Burnout Syndrome, as well as self-efficacy, use of alcohol and tobacco in teachers of Kindergarten, Elementary, High School and University Education. It was hypothesized that the school routine is affected not only by factors intrinsic to it, but also by external factors. The methodological procedures for data collection were carried out through questionnaires validated in Brazil and made available on the SurveyMonkey platform. The sample consisted of a number of 3,077 educators from all over Brazil who were invited to participate in the research through media and social networks. To assess the relationships and intensities between the variables Burnout, school routine, selfefficacy, use of alcohol and tobacco in teachers of Basic and University Education, mathematical models, called "networks", were created from the data collected. The analyzes showed that the school routine has been a mechanism that contributes to the onset of psychosomatic symptoms in teaching health. Research has shown that these symptoms are directly related to Burnout Syndrome, such as depression, anxiety, alcohol and tobacco use. It was also clear that it is not the school routine per se that affects teaching health and effectiveness, as there are extra-school precedents that dialectically affect the school routine. It is mentioned, the lack of “effective” policies for valuing the teaching profession (teaching career), as well as, preventive policies for their health. It is no wonder that there has also been a growing lack of credibility in the teaching career by the government, the media, students and the family. These factors directly contributed to the emotional destabilization and consequently the teaching illness. In addition to these findings, there are countless others. Thus, it is necessary to plan and implement political investment actions, especially in the area of valuing and preventing careers and teaching health.
- ItemSomente MetadadadosEfeitos de um programa para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais em professores(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2019-06-27) Marques, Alcione Moreira [UNIFESP]; Tanaka, Luiza Hiromi [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)The teacher´s profession is one of the most stressful professional activities because of the great emotional demand imposed by the complexity that the activity has assumed and the insufficient preparation of the teacher. Better understanding of one's own emotional dimension and developing skills to deal with it are factors in promoting health, well-being, and improving teacher practice. There is evidence that intervention programs to promote the social-emotional skills of the teacher have effects on increasing well-being, decreasing stress and improving teaching practice. This qualitative and participative study aims to evaluate the effects of the Program of Emotional Education for Teachers (PEEP) of a Brazilian public school focused on the development of self awareness and emotional self-management skills as a resource for well-being and stress reduction. The methodological strategy of participatory action research was used with a group of 18 teachers. The techniques of data collection used were dialog circles, individual interview, participant observation, field diary and focus group. The Program of Emotional Education was carried out in 10 meetings of an hour and a half each. The data were analyzed through thematic content analysis. Teachers perceived an increase in self awareness and emotional self-management skills, reporting improvements in their ability to deal with their own emotions, better managing the emotional demands of daily school life with positive reflexes in their well-being and in teaching practice. This study connects with a few others about the effects of intervention programs on the teacher's social and emotional learning. It was evidenced that following the steps of the methodology of action research allowed the researcher to approach the teachers more closely, creating a bond of trust and a genuine knowledge about the reality to be researched. With this safe basis, real problems related to the emotional dimension of the teacher emerged and the actions and results were legitimized by the participants.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Efeitos moderadores das estratégias de supressão e reavaliação cognitiva na relação entre estresse e sono em docentes da educação básica.(Universidade Federal de São Paulo, 2024-09-24) Ory, Sandra Virgínia Ribeiro (UNIFESP); Cardoso, Thiago da Silva Gusmão (UNIFESP); http://lattes.cnpq.br/3278338196915403; http://lattes.cnpq.br/9271840541534911O adoecimento físico e mental dos professores tem aumentado nas últimas décadas. Fatores como altos níveis de sobrecarga, condições de trabalho inadequadas, violência no contexto escolar, além das realidades sociais desafiantes e das rápidas transformações tecnológicas, foram identificados como estressores e associados a um sono ruim em professores. Por sua vez, estratégias de regulação emocional vêm sendo relacionadas a melhores desfechos em saúde, maior redução de estresse e aumento de bem-estar no trabalho. Administrar o estresse diário pode ser a diferença entre dormir bem ou mal e é possível que a forma como os indivíduos regulam as suas emoções influencie essa relação. Com o objetivo de analisar as associações entre a qualidade do sono, o estresse percebido e o uso das estratégias de supressão expressiva e reavaliação cognitiva pelos professores, desenvolveu-se um estudo observacional analítico, com um recorte temporal transversal e uma abordagem quantitativa. A hipótese testada foi a de que a reavaliação cognitiva e a supressão expressiva moderam a relação entre o estresse e o sono. A população-alvo foi constituída por 350 professores do ensino básico, selecionados randomicamente, em São Luís do Maranhão, Brasil. Os instrumentos utilizados para medir as variáveis de interesse foram o Índice de Qualidade do Sono de Pittsburgh, a Escala de Estresse Percebido, o Questionário de Regulação Emocional e um questionário sociodemográfico, aplicados entre fevereiro e maio de 2024. Para a análise dos dados utilizou-se o teste de Equação Estimada Generalizada para testar a hipótese, bem como a análise inferencial da variância das medidas. Os dados foram processados utilizando o programa SPSS (versão 27). Os resultados mostraram uma relação positiva entre o estresse percebido e a má qualidade do sono, indicando que o estresse é um preditor de um sono de má qualidade. No entanto, as táticas de reavaliação cognitiva e de supressão expressiva não tiveram um efeito significativo na moderação da relação entre estresse e sono. Novos estudos devem utilizar métodos diferentes, levando em conta o tempo e a complexidade dos processos de regulação do sono, do estresse e das emoções, assim como adotar diferentes instrumentos de medida, tanto de autorrelato, como marcadores fisiológicos, com indução de emoções, além de aumentar a abrangência na investigação de outras estratégias de regulação emocional.
- ItemAcesso aberto (Open Access)"Há mister de saber que os subalternos também têm o direito de ser ‘respeitados’" - Processos disciplinares contra professores paulistas (1887-1996)(G3 Comunicação, 2023) Barros, Gabriel Meneses [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/9755233672183757Os últimos dois decênios do século XIX foram de agitações em todo o território brasileiro, sobretudo em São Paulo. Com o ideário republicano ganhando cada dia mais adeptos, as reformas políticas que aconteceram indicam a racionalização das estruturas burocráticas. Nessa sociedade, é necessário um povo instruído, para que vote e respeite as leis; assim, a educação ganha uma relevância que não tivera até então pelos dirigentes, uma vez que se torna peça angular na formação do cidadão. Por isso, o papel docente passa a ter grande relevância no processo civilizador e na irradiação das luzes para a população; é por essa razão que há um aumento nos processos de controle e disciplinarização desse profissional, para que siga os pressupostos legais, como marca da estratégia dos mandatários para condução de seus quadros. Todavia, toda pressão exercida gera reações e condutas fora da norma, o que ocasiona a aplicação dos processos disciplinares. A presente dissertação pretende estudar três formas de processos disciplinares contra professores paulistas na virada do Império para a República, nos anos de 1887 ― promulgado novo Regulamento para a Instrução Pública paulista ― a 1896 ― nova reforma da Instrução Pública paulista, reduzindo o número de inspetores distritais. São as três ocorrências passíveis de processos analisados: contra professores que se ausentam de suas funções; contra aqueles que desrespeitam o superior hierárquico; e contra aqueles que inculcam valores contrários à moral e aos bons costumes nos alunos. A proposta é elucidar as alterações nas leis a respeito dos processos ― suas nuances, modificações e alterações ― e as táticas que os docentes utilizaram em suas defesas ― quais argumentos e recursos utilizados. Os processos disciplinares foram coletados no Arquivo Público do Estado de São Paulo (APESP) e informações complementares dos processos foram localizadas em jornais da época, como o Correio Paulistano e A Província/O Estado de São Paulo. Como conclusões, destacam-se como os movimentos de defesa dos professores têm distinções em processos contra homens e contra mulheres; como os processos disciplinares colaboram na constituição do professor docilizado; e como os processos revelam as disputas que aconteciam dentro da Instrução Pública.
- ItemSomente MetadadadosHistória De Vida Em Voz: Narrativa Sobre A Arte De Ensinar E Encenar(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2017-04-04) Mendes, Adaise Malvezzi [UNIFESP]; Imbrizi, Jaquelina Maria [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Voice is an essential means of communication for social interaction and a vital tool for some professional categories, among them, the classes of actors and teachers. The professional that works in the performing arts needs to deepen in the history of his character and build it, making his own body and his own voice recipients of a new person, to which he will give life on stage. The drama teacher, in turn, must pass on his artistic knowledge to his apprentices using his vocal abilities, in order to teach them how to act. In view of this, this research aims to analyze the teaching activity and the vocal aspects of the “teachers-actors”, who give theater classes, in three different working environments: non-governmental organization (NGO), private school and public school. The objective of this research is to understand the vocal use and working conditions, correlating them, as well to analyze the participants’ perceptions of a speech therapist's performance in the theater and in the performing arts classes. This work is justified by the very small number of studies carried out so far with this public, especially with those who consider the singularity of being on stage and the experience of teaching to act, interconnecting them with the use of their voice. Therefore, it is a qualitative study whose instruments for the production of data comprise the field diaries and the written production of narratives of life histories of the “teachers-actors”. It was possible to consider that the vocal use differs in the scenic performance, when compared to the exercise of teaching in performing arts. Working environments have similar conditions, both with regard to the physical aspects as the organizational. Concerning the speech therapist’s performance in the theater, only one participant considered that this professional works together with the actor in the construction of his character, going beyond technical aspects and vocal health.
- ItemSomente MetadadadosHistória de vida em voz: narrativas sobre a arte de ensinar a encenar(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2017) Mendes, Adaíse Malvezzi [UNIFESP]; Imbrizi, Jaquelina Maria [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/8682215618761531; http://lattes.cnpq.br/0704013640647893; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Voice is an essential means of communication for social interaction and a vital tool for some professional categories, among them, the classes of actors and teachers. The professional that works in the performing arts needs to deepen in the history of his character and build it, making his own body and his own voice recipients of a new person, to which he will give life on stage. The drama teacher, in turn, must pass on his artistic knowledge to his apprentices using his vocal abilities, in order to teach them how to act. In view of this, this research aims to analyze the teaching activity and the vocal aspects of the “teachers-actors”, who give theater classes, in three different working environments: non-governmental organization (NGO), private school and public school. The objective of this research is to understand the vocal use and working conditions, correlating them, as well to analyze the participants’ perceptions of a speech therapist's performance in the theater and in the performing arts classes. This work is justified by the very small number of studies carried out so far with this public, especially with those who consider the singularity of being on stage and the experience of teaching to act, interconnecting them with the use of their voice. Therefore, it is a qualitative study whose instruments for the production of data comprise the field diaries and the written production of narratives of life histories of the “teachers-actors”. It was possible to consider that the vocal use differs in the scenic performance, when compared to the exercise of teaching in performing arts. Working environments have similar conditions, both with regard to the physical aspects as the organizational. Concerning the speech therapist’s performance in the theater, only one participant considered that this professional works together with the actor in the construction of his character, going beyond technical aspects and vocal health.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Impacto de um programa para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais no estresse do professor(Universidade Federal de São Paulo, 2019) Fóz, Adriana Queiroz Botelho [UNIFESP]; Dias, Álvaro Machado [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0494751833227700Introdução: O professorado é uma das classes trabalhadoras mais expostas aos altos níveis de estresse e de pressão externa. Este quadro acarreta menor competência de regulação emocional e piora da capacidade de executar sua função docente, refletindo de maneira prejudicial em sua saúde física e mental. As habilidades de regulação emocional são intrinsecamente relacionadas com emoções e cognição. São poucos os programas voltados para as habilidades socioemocionais do professor no Brasil, apesar de evidentes estudos internacionais discorrerem sobre a relevância desses, os quais podem auxiliar tanto no manejo interno das emoções como no controle dos eventos externos, favorecendo lidar melhor com o estresse. O Programa Socioemocional para Professores (PEEP) utiliza estratégias cognitivas e técnicas de atenção plena e rodas de conversa. Ele foi realizado em uma escola pública de ensino fundamental e médio de São Paulo. Objetivo: Avaliar os efeitos do PEEP no desenvolvimento de habilidades socioemocionais, assim como o reconhecimento e manejo do estresse pelo professor. Método: O grupo experimental (GE) de 20 professores recebeu as 12 intervenções do PEEP e o grupo controle (GC) não as recebeu. Os instrumentos de avaliação, como a Escala de Estresse Percebido (PPS14), a Escala de Regulação Emocional (ERQ), Escala de Beck para Depressão (BDI) e o Questionário de Saúde Geral (GHQ-12) mediram os níveis de estresse, regulação emocional / depressão encontrados antes (T0), após (T1) e depois de 6 meses da finalização do programa (T2). Resultados: Na comparação dos grupos foram usados o Teste t de Student para as variáveis com distribuição normal, o teste de Quiquadrado para as variáveis categóricas e o Teste de Mann-Whitney para as variáveis numéricas que não tiveram distribuição normal. Para a comparação entre as avaliações de linha de base (T0), após (T1) e depois de 6 meses (T2) foi usado o teste de MANOVA para medidas repetidas. Os resultados mostraram que não houve diferença significativa entre os grupos experimental e controle nas variáveis BDI, EEP, QSG e ERQ entre os tempos T0, T1 e T2 F(2) = 1,555, p = 0,204, 2 = 0.396, OP = 0.513. Análises univariadas realizadas posteriormente indicaram que para a variável BDI houve efeito da intervenção F(2) = 4,392, p = 0,017, 2 = 0.145, OP = 0.734. Conclusão: As constatações desta pesquisa evidenciaram melhoria nos sintomas de depressão no momento T2, ou seja, 6 meses após a realização do programa, apesar de não apresentarem significância para mudanças positivas na regulação emocional e percepção do estresse.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Perfil e destino dos egressos do Programa de Pós-Graduação em Nefrologia da Unifesp - EPM(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2018-10-30) Ferraz, Pablo [UNIFESP]; Kirsztajn, Gianna Mastroianni [UNIFESP]; Schor, Nestor [UNIFESP]; Cesaretti, Mário Luís Ribeiro [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6026967513178490; http://lattes.cnpq.br/5744106277657588; http://lattes.cnpq.br/8276708741672261; http://lattes.cnpq.br/0201757347530208Introdução: A pós-graduação no Brasil experimentou elevado crescimento nas últimas duas décadas. O Programa de Pós-Graduação em Nefrologia criado em 1973, formou ao longo de 40 anos 261 mestres, 114 doutores e 145 doutores que também realizaram mestrado, totalizando 665 teses de 520 egressos. Objetivos: Traçar o perfil e identificar a atuação dos egressos no meio acadêmico e no mercado de trabalho. Identificar a nucleação proporcionada pela migração em diferentes regiões do país. Material e Métodos: Trata-se de estudo retrospectivo dividido em duas partes: 1) análise do perfil dos alunos que concluíram 665 teses no período de 1976 a 2015, utilizando o Banco de dados do programa confrontado com dados do Setor de Cientometria da IES. 2) questionário para identificar a atuação dos egressos, formulado com base em estudo da Fiocruz na avaliação de egressos e projeto da Unesco para mapeamento da titulação e mobilidade de doutores no mundo. Diante das significativas alterações sócio econômicas e demográficas e do avanço tecnológico no período, e das mudanças nas regras de avaliação da Capes a partir de 1997, os egressos foram divididos em três coortes: Grupo 1(G1) - 1976 a 1997 (N=190); Grupo 2(G2) - 1998 a 2006 (N=207); Grupo 3 (G3) - 2007 a 2015 (N=267). Resultados: Perfil- 61% das teses concluídas foram de mestrado. As mulheres foram maioria, com 59%. No G1, as mulheres eram 41% passando a 67% no G3. Formados em medicina eram 94% no G1 e 33% no G3, mas na média geral eram 53% (somente em 1991, alunos formados em outras áreas ingressaram no programa). As IES privadas foram a origem de 50,7% dos egressos, mas era de 33,7 no G1. Bolsas Capes/CNPq foram concedidas a 77% dos alunos. O sudeste foi a região de origem predominante do egresso com média de 77%, sendo 68% de São Paulo. A idade média dos alunos ao ingressarem foi de 30 anos no mestrado e de 33 anos no doutorado, e da conclusão foi 33 e 36 anos, respectivamente. O tempo médio para conclusão do mestrado foi de 38 e, no doutorado, de 48 meses. Questionário: contatamos 91% dos egressos e obtivemos 60% de respostas; 80% se declaram brancos; 56% realizaram iniciação científica (IC) durante a graduação. Projetos experimentais correspondem a 43% das teses concluídas. As bolsas de agências de fomento foram a principal fonte de renda durante a pós-graduação para 53%. São Paulo foi o estado de destino de 72%. Encontram-se empregados com vínculo formal 78% dos egressos. A renda média dos mestres foi de 5 a 10 salários mínimos (SM) e dos doutores, acima de 10 SM. O percentual de mulheres ganhando acima de 20 SM foi de 15% vs. 41% dos homens. A maioria dos egressos tem o emprego principal em IES (57%) e o tipo de vínculo na ocupação principal é a CLT (41%). Relação entre atuação profissional e a tese desenvolvida é apontada por 76% dos egressos; 71% estão envolvidos com docência e pesquisa. 51% dos egressos do doutorado tiverem experiências internacionais, sendo o pós-doutorado apontado por 52% deles. Discussão e Conclusões: O número de alunos matriculados e de teses concluídas aumentou do G1 ao G3, com predomínio de alunos de mestrado. A participação das mulheres cresceu ao longo dos períodos e no último foi maior que a dos homens. Predominaram alunos brancos, com apenas 1% de pretos. A participação proporcional de médicos em relação a alunos de outras áreas diminuiu progressivamente do G1 ao G3. Os alunos eram provenientes de 23 estados e das 5 regiões, com predomínio de São Paulo e da região Sudeste. O destino da maioria deles (76%) foi o próprio estado de São Paulo. Inicialmente os alunos eram oriundos sobretudo de IES públicas, mas no G3 predominaram aqueles de IES privadas. Fazer a pós-graduação teve um impacto positivo sobre a obtenção de empregos, e a titulação de doutor associou-se a níveis salariais mais elevados. O programa contribuiu para a formação de recursos humanos e nucleação de novos grupos de pesquisa em outros estados e regiões do país, considerando-se número e distribuição dos egressos ao longo dos 40 anos avaliados, assim como para a inserção dos mesmos no mercado de trabalho. Os presentes achados permitiram conhecer o perfil e destino dos egressos, assim como gerou informações que podem ser úteis para planejamento do programa e proposição de formulário padrão para acompanhamento regular dos egressos.
- ItemSomente MetadadadosProdução, por rotofiação, de fibras poliméricas bioabsorvíveis ultrafinas de poli (butileno adipato cotereftalato) reforçadas com nanotubos de carbono e nanohidroxiapatita para preenchimento ósseo(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2017-03-13) Andrade, Patricia Oliveira de [UNIFESP]; Santo, Ana Maria do Espírito [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Bone grafting is performed for numerous reasons, including injuries and diseases. The use of bioabsorbable polymers rises as an alternative for treating hard tissue damages, including as three-dimensional porous scaffolds for the growth of tissue cells. Some properties can be improved adding nanoparticles fillers into the polymeric fibers as nanohydroxyapatite (nHap) and superhydrophilic multi-walled carbon nanotubes (nMWCNT-O2) forming a nanocomposite (nHap/ nMWCNT-O2) as reinforcement into the polymeric fibers. The current work describes the production of the bioabsorbable polymeric fibers of poly-butylene adipate-co-terephthalate (PBAT) matrix filled with (nHap/ nMWCNT-O2) as biological and mechanical reinforcements, respectively. This investigation aims the attainment of proper fibers as biomaterial for hard tissue engineering and orthodontics applications. Ultrathin polymeric fibers were produced by Rotary Jet Spinning technique (RJS). This method has proved be quite effective to produce porous matrices of PBAT. The experimental groups were divided as: Pure PBAT; PBAT filled with nMWCNT-O2; PBAT filled with nHap and PBAT filled with nanocomposite nHap/ nMWCNT-O2 under different concentrations of nMWCNT-O2 in NHap (nHap/nMWCNT-O2 1%, 2% and 3%). The scaffolds reinforcement was set at 1% wt content in polymer matrix. The physical and chemical properties of the samples were characterized by FT-IR, FT-RAMAN, DSC, TG, DMA, DRX, μEDX and Wettability. The fibers were also biologically evaluated by LDH, SBF and adhesion. The main results indicated that adding nMWCNT-O2 into the polymeric fiber matrix produced minor effect to improve the mechanical properties than nHap nanoparticles. All produced fibers, independently of the nanoparticle, showed be suitable to cellular adhesion as well to apoptosis level. Adding nHap particles favored cell growth along the fibers. This material shows as brand-new solution as scaffold in alloplastic bone grafting.
- ItemSomente MetadadadosO professor no lugar do Outro(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2011-12-15) Costa, Márcia Duarte [UNIFESP]; Revah, Daniel [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/7146201520291194; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)On the topic of issue Psychoanalysis and Education, the present report will broach possibilities of a teacher be in place of The Other, by the Transfer, in a way that will take into account the whole constitutive process of their students and their practices in class rooms . This is because Psychoanalysis came to shows us we are beings constituted in the field of the other. Endowed with an unconscious that manifests even against our desire interfering in our behavior and thoughts, showing that DEVELOPMENTAL theories with goals and methods already prepared may not be so useful for the teacher in the classroom. This research seeks to answer the following questions: How can Psychoanalysis contribute to teacher practice, so that he stands in place of the other by transferring and promotes learning and child development ? Aiming to analyze the discussions of Freud and contemporary authors to check the possibility of the teacher be in place of the other so that education can be effective. This work was made through a qualitative literature search, since I consider it the best means for the way it needs to be developed. Emphasis is given to studies of authors who provide a dialogue between these two knowledge, such as Maria Cristina Machado Kupfer and Leandro Machado de Lajonquière, and mainly having as basis the theories of Freud and Lacan. We have verified that these contributions help us in a way we could understand how the subject of Psychoanalysis is constituted and how, by castration, the subject will be able to (re) construct the knowledge. This will be done in a unique way through the speech of the Teacher, this holder of the knowledge that will be transmitted to their students positioning themselves as the Other.
- ItemSomente MetadadadosQuadrinhos Na Sala De Aula: O Olhar Do Professor(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2017-03-21) Zurdo, Francielle De Queiroz [UNIFESP]; Ramos, Paulo Eduardo [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)This dissertation aims to collect the voices and views of a group of teachers that teaches on basic education in Guarulhos, São Paulo, about the use of comics in classroom. Our real wish is to contribute to the Language student‘s formation as well as actual and future teachers, opening possibilities to reflect upon each data that we tabulated and demonstrate other research paths. To do so: a) we raised possible definitions concerning the comics, taking into consideration their previous knowledge as well as their familiarity with the HQs through their answers; b) we comprehended the ways proposed in the formulation of the activity with comics that were suggested by each teacher. We searched for theoretical background about comics in Cagnin (1975, 2014), Vergueiro (2014), Ramos (2011, 2012, 2014), concerning the multimodality, Kress (2010). About text aspects, Marcuschi (2008) and Koch (2009). To support the definition of genre and hipergenre, we asserted, respectively the studies of Bakhtin (2001 [1979]) and Mangueneau (2006, 2015). Other authors collaborated with this dissertation: Eco (2012), Pina (2012) and Gonçalo Junior (2004). Concerning the reading profile of the teachers, we searched for, also, references of the Brazilian through the results of the national research Portraits of Reading in Brazil. For us, it seems that there is a possibility of, within teachers‘ answers, there is a dialogue with the ideas established from the twentieth century, that is to say, the comics are not ―good‖ due to their more playful aspect than didactic. We long to know if the point of view of the group of teachers is related to the reason of the lack of researches that dialogue on this issue. The methodological way covered by this research is divided in: a) a survey on the public schools from Guarulhos; b) contact the schools in order to present the project to the coordination and to teachers; c) clarify the application of the questionnaire to the ones who demonstrated an interest in; d) application of the questionnaire to tabulate the profile of the teachers in relation to comics reading as well as their teaching experience; e) conversation circle on the use of comics in the classroom; f) teachers proposed an activity to students using a comic. Thus, we realized some common points among the teachers‘ responses: 1) understand that the comics have a playful statute, even though they collaborate as an entry route for reading; 2) they read and use comics in classroom, but, some of them say that the materials used in classroom do not present comics; 3) there is an idea among the group of teachers that comics are more attractive in relation to form, that is to say, comics would draw more students‘ attention. We know that this research aims to contribute with the actual outlook about the work with comics and, further on, other researchers may contribute with assorted bias and establish other ways of analysis.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Teachers’ characteristics and quality of implementation of an early schooling oral language intervention program: an exploratory study(Universidade Federal de São Paulo, 2023-07-07) Ramacciotti, Mirela Cunha Cardoso [UNIFESP]; Puglisi, Marina Leite [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/8567228391940194; http://lattes.cnpq.br/3658640400115779Objective: We explored teachers’ characteristics and performance in the implementation of an oral language intervention program originally designed for early childhood education. The objectives were to identify, from a review study, teachers’ characteristics most related to the quality of the implementation of interventions (Study 1) and to test associations between these characteristics and student gains in a study derived from a randomized clinical trial (Study 2). Methods: In Study 1, we used a PICOS search strategy to operationally define teachers’ characteristics in a combination of personality, wellbeing, style and qualifications in relation to the quality of implementation of intervention programs. We searched 12 databases from the beginning of each database to the date of July 7, 2020. The studies selection was carried out in three phases: inclusion by title, by abstract, and by content. Out of the 335 studies initially identified, we reviewed 17. In Study 2, we followed 26 teachers who implemented a school intervention program called PROLIN, although only 20 qualified for the study analysis. We collected data regarding training, quality of implementation and factors related to acceptance, fidelity, intervention support as well as the emotional state, beliefs and practices and training of teachers during rollout. Results: In Study 1, there was a notable preponderance of technical characteristics (style and qualifications) over personal characteristics (personality plus wellbeing) both in the number of studies and in the reported efficacy. Review findings indicated that teachers’ characteristics affect the quality of implementation and vice versa. In Study 2, we found a positive correlation between teacher qualifications and quality of implementation whereas style showed negative correlations with all variables. The results of the mixed linear models did not reach significance. Conclusions: Although the literature review indicated that technical characteristics (style and qualifications) may be more related to the quality of the implementation of interventions, we identified that only teachers’ qualifications were positively correlated with the quality of the implementation in our study.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Tecer dissonâncias: uma problematização da educação no sistema socioeducativo(Universidade Federal de São Paulo, 2022-07-27) Santos, Mariana da Silva [UNIFESP]; Carvalho, Alexandre Filordi de [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5589093016557658; http://lattes.cnpq.br/6197710405118626O objetivo desta pesquisa é investigar as relações de poder que permeiam o processo educativo que se desenrola em ambientes de cumprimento de medidas socioeducativas de privação de liberdade, em especial no estado de São Paulo. A obrigatoriedade da educação em tais espaços busca moldar subjetividades cerceadas pela docilização e controle que, através da disciplina, almejam atingir consonâncias sistêmicas. Entretanto, a hipótese sustentada por esta dissertação é a de que professoras/es e educadoras/es têm potencializado o espaço das salas de aula das unidades de internação em ambientes de produção de subjetividades dissidentes das subjetividades delinquentes objetivadas pelo sistema de justiça, fazendo emergir possibilidades outras de subjetivação. Para tanto, foram entrevistados oito professores/as e educadores/as que atuaram em unidades de internação do sistema socioeducativo paulista. A análise e interpretação dos achados foram realizadas com base nos escritos de Michel Foucault (2006, 2010, 2015a, 2015b, 2019) e Judith Butler (2019a, 2019b) no que tangem à construção de uma sociedade disciplinar moldada segundo os interesses capitalistas e burgueses, criando classes sub-humanas em busca de sua perpetuação.