Navegando por Palavras-chave "Professor iniciante"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)Coordenação pedagógica e docentes iniciantes: um olhar sobre duas EMEFS paulistanas(Universidade Federal de São Paulo, 2021-09-09) Ribeiro, Mara Lucia da Silva Ribeiro [UNIFESP]; Silvestre, Magali Aparecida; http://lattes.cnpq.br/4428320866575246; http://lattes.cnpq.br/0391896141098803As especificidades da profissão docente têm revelado a fragilidade da entrada na carreira e a necessidade de planejamento para uma inserção profissional vinculada à aprendizagem ao longo da vida. Na Rede Municipal de Ensino de São Paulo, a coordenação pedagógica, em sua função formadora, introduz os novos professores e professoras no contexto escolar e institucional da Rede de Ensino. Esta pesquisa tem como principal objetivo, analisar o papel dos coordenadores pedagógicos na inserção docente na Rede Municipal de Ensino de São Paulo, debruçando-se sobre as relações entre os dois protagonistas desse processo, coordenadores pedagógicos e docentes em início de carreira. Os dados foram coletados em duas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEF), por meio de entrevistas semiestruturadas com coordenadores pedagógicos, professoras e professores do ensino fundamental com no máximo cinco anos de magistério. Este critério tem como referência estudos de Huberman (2000), Tardif (2014) e Garcia (1999), que revelam as fragilidades e dificuldades enfrentadas pelos docentes nos primeiros anos de trabalho e estabelecem esse marco temporal para a definição do conceito de professor iniciante. Esses estudos têm descrito o grande entusiasmo em assumir as responsabilidades da profissão, assim como experiências dramáticas, como o desamparo e a invisibilidade, presentes no período da passagem de estudantes para professores. Os mesmos estudos apontam que o apoio de profissionais mais experientes contribui para o enfrentamento dessas dificuldades, possibilitando uma entrada na profissão mais amena e segura. Fato que expressa a necessidade de planejamento de política públicas de indução, atreladas à formação permanente. Tendo em vista o papel formativo, articulador e transformador de coordenadores pedagógicos (PLACCO; ALMEIDA; SOUZA, 2011, 2015), esses profissionais, ao incluir todas e todos no Projeto Político-Pedagógico (PPP), trabalham também na direção da inserção na docência. Nesta pesquisa, baseamo-nos no conceito de trabalho como a atividade vital do homem, que torna o indivíduo um ser do gênero humano (SAVIANI; DUARTE, 2012). Os dados coletados foram analisados qualitativamente por meio da análise de prosa, método proposto por André (1983), que possibilitou a construção de três categorias para coordenadores pedagógicos e três outras para professoras e professores. Os dados alcançados evidenciam que, na Escola A, a formação pautada na racionalidade técnica, a partir da implementação de um currículo prescritivo, não contribui para a reflexão sobre a prática docente, dificultando a inserção. Embora os coordenadores pedagógicos tenham ciência das dificuldades dos iniciantes, a falta de referenciais teóricos inviabiliza o planejamento de ações formativas que atendam às necessidades do início da docência. Por outro lado, os dados demonstram que, na Escola B, a formação permanente, planejada pelos coordenadores pedagógicos a partir da problematização da realidade para construção coletiva do PPP, ao incluir todas e todos nas discussões pedagógicas, contribui efetivamente para a inserção de docentes iniciantes. Os dados denotam ainda que não há iniciativas por parte da Rede paulistana que acolha docentes em início de carreira, tampouco as normativas de ingresso atentam para suas necessidades.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Inserção profissional de professores nos anos iniciais do Ensino Fundamental do Município de Mogi das Cruzes e o processo de avaliação da aprendizagem(Universidade Federal de São Paulo, 2021-10-27) Nepomuceno, Carolina Domingues [UNIFESP]; Silvestre, Magali Aparecida; http://lattes.cnpq.br/4428320866575246; http://lattes.cnpq.br/8876934701871694A inserção profissional de professores é uma fase basilar para o seu desenvolvimento profissional e possui características e necessidades próprias. As pesquisas sobre esse período evidenciam que os professores iniciantes enfrentam dificuldades no começo da carreira, que podem levá-los até a desistir da profissão docente. Dentre as dificuldades enfrentadas por esse profissional, optou-se pelo foco na avaliação da aprendizagem. Diante disso, a presente pesquisa tem como objetivo analisar a relação dos professores iniciantes com a avaliação da aprendizagem de seus alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental em escolas públicas do município de Mogi das Cruzes, constatando como seu (des)preparo para essa ação influencia em seu desenvolvimento profissional. Utilizamos como base teórica, os estudos de Huberman (1992) e Tardif e Raymond (2000) para tratar o início da carreira e a inserção profissional; os estudos de Marcelo Garcia (1999) e Imbernón (2004) para apoiar o aprofundamento do conceito de Desenvolvimento Profissional Docente e os estudos de Luckesi (2011) e Saul (2010) para conceituar a avaliação. Utilizou-se como método a aplicação de um survey para caracterizar os professores do município e, em seguida, um questionário aberto destinado apenas aos iniciantes. Os dados do survey foram organizados por meio da elaboração de gráficos que, analisados, definiram o perfil dos professores do município estudado. Os dados do segundo questionário foram lidos de forma recorrente e analisados pelo método da análise de prosa. Concluiu-se que os professores iniciantes de Mogi das Cruzes também enfrentam os dilemas e desafios descritos na literatura. Há indícios de que a avaliação da aprendizagem está entrelaçada com a avaliação externa do município. Não há evidências da realização de uma avaliação emancipatória, defendida por Saul (2010), cujo conceito foi utilizado como referencial desta pesquisa.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Professores iniciantes: as configurações subjetivas dos egressos de cursos de pedagogia inseridos em escolas públicas no estado de são paulo(Universidade Federal de São Paulo, 2024-05-27) Souza, Robinson Jacintho de[UNIFESP]; Silvestre, Magali Aparecida[UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4428320866575246; https://lattes.cnpq.br/2951544758068176Esta tese de doutorado focaliza a investigação sobre as configurações subjetivas das docências, especialmente de professores no início de suas carreiras nas escolas públicas do município de Suzano. Ela se insere em um contexto de pesquisa mais amplo e busca responder ao seguinte problema: quais configurações subjetivas constituem a subjetividade dos professores iniciantes em meio à organização espacial e territorial de escolas públicas em região de vulnerabilidade social do Alto Tietê/Cabeceiras, no Estado de São Paulo? Assim, analisaremos a dinâmica constitutiva da configuração subjetiva desde algumas dimensões do professor iniciante em suas múltiplas relações, a saber: 1) a dimensão da subjetividade docente (González Rey, 1996, 1997, 2000, 2001, 2003, 2004, 2005, 2012, 2013, 2015; Mitjáns Martínez, 2005, 2020 entre outros); 2) a dimensão do início de carreira (Marcelo Garcia, 1999, 2009a, 2009b; Huberman, 1995; Veenman, 1984; Papi 2014, 2018, 2019, 2020 e 2021; Papi e Carvalho, 2013; Papi e Martins 2009, 2010 e 2014 entre outros); 3) a dimensão do trabalho e profissionalidade (Curado Silva, 2017, 2018; silva cruz, 2017; Marx 2004, 2008 e 2013, Philippot, 2008 entre outros); e 4) a dimensão do espaço, território e vulnerabilidade social (Harvey, 2005; Lefebvre, 2006; Santos, 2020; Haesbaert, 2004; Pizarro, 2001 entre outros, como mediadores teóricos e simbólicos, que ofereceram perspectivas para entender as produções subjetivas dos professores e como ela influencia a prática docente). Assumimos, portanto, a compreensão da teoria da subjetividade de González Rey (2017), que interpreta o sujeito como capaz de gerar espaço próprio de subjetivação em suas diferentes atividades-relações e adotamos a metodologia-construtivo interpretativa alicerçados na epistemologia qualitativa do mesmo autor (González Rey, 1997, 2011, 2017, 2019; González Rey e Mitjáns Martínez, 2017). A tese, portanto, sustenta que as práticas pedagógicas das professoras analisadas são profundamente influenciadas por suas experiências individuais e interações emocionais-simbólicas, o que configura uma subjetividade que vai além do saber adquirido em sua formação inicial. Questionando perspectivas convencionais que priorizam exclusivamente competências técnicas, este estudo realça a docência como uma vivência subjetiva enraizada nas experiências de vida dos professores. Por meio da metodologia adotada, foi possível perceber como vivências e emoções dos docentes moldam de maneira significativa sua atuação profissional. Assim, a tese defende uma abordagem na formação de professores que reconhece e incorpora a subjetividade, pleiteando a inclusão das dimensões emocionais e afetivas nos processos formativos para contribuir ainda mais com o desenvolvimento profissional de educadores
- ItemAcesso aberto (Open Access)Projeto de vida profissional: significações atribuídas por professores iniciantes(Universidade Federal de São Paulo, 2023-12-07) Sousa, Luiz Alberto de [UNIFESP]; Cericato, Itale Luciane; http://lattes.cnpq.br/1016528248229857; http://lattes.cnpq.br/1767204397149792A atratividade da carreira docente está cada vez mais baixa e alguns dos profissionais que ingressam na educação se mostram desmotivados ou até mesmo desistem nos primeiros anos de trabalho. Neste contexto, este estudo tem por objetivo geral investigar se professores iniciantes em atuação na rede municipal de ensino de Guarulhos possuem um Projeto de Vida Profissional e, em caso positivo, que significações lhe são atribuídas. Como objetivos específicos, busca-se compreender os fatores envolvidos com o processo de escolha da profissão docente e se essa escolha foi desejada ou possível; investigar os fatores que influenciaram ou não a constituição de um Projeto de Vida Profissional; e analisar quais são as expectativas do professor iniciante em relação à carreira docente. A pesquisa se justifica por oferecer condições para a compreensão do modo como se configuram os projetos de vida profissional dos professores iniciantes, subsidiando reflexões sobre a atratividade da carreira, reconhecida por sua baixa procura. O enfoque teórico-metodológico que alicerça esta investigação é o da Psicologia Histórico-Cultural, desenvolvida por Lev Vigotski e colaboradores, correlacionado com a literatura sobre Projeto de Vida, tendo o respaldo em seus autores nacionais e internacionais. A pesquisa de abordagem qualitativa utiliza a entrevista como instrumento de coleta e análise dos dados, tratados de acordo com o procedimento dos núcleos de significação, cuja fundamentação se dá na perspectiva do materialismo histórico e dialético. As conclusões apontam uma lacuna de estudos sobre a temática, em especial no que se refere especificamente aos professores iniciantes; cada um dos professores participantes desse estudo significou o seu Projeto de Vida Profissional de modo distinto, visando atender suas necessidades. Ao analisarmos as expectativas dos professores, observamos o quanto é importante a existência de um ambiente de acolhimento na escola para que os primeiros anos de atuação sejam momentos de atenção e cuidado com a profissão docente. Por fim, essa pesquisa revelou também as dificuldades que esses profissionais vivenciaram ao ingressar na carreira no período da pandemia de Covid-19