Navegando por Palavras-chave "Professional competence"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)Análise da cultura da segurança do paciente: percepção de profissionais de saúde de um hospital da cidade de São Paulo(Universidade Federal de São Paulo, 2018) Cardoso, Ana Tucunduva [UNIFESP]; Rossit, Rosana Aparecida Salvador [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3333865775403342; http://lattes.cnpq.br/8744576943043778The present study adopted as the central theme the Patient Safety Culture. Patient Safety is defined as the least acceptable reduction in the risk of unnecessary harm associated with health care. The safety culture has received increasing attention in recent decades in the field of health organizations. Safe cultures are those in which people voluntarily manifest themselves when they observe situations and risky behaviors. In Brazil, there is a shortage of published works on the subject, since the evaluation of safety culture in hospitals is still incipient. This research aims to analyze the culture of patient safety in the perception of health professionals of a hospital in the city of São Paulo. A descriptive exploratory study with a qualitative and quantitative approach was developed through a case study, carried out in a hospital institution in the city of São Paulo, which has 766 active beds and approximately 5,000 employees. The research was carried out in intensive care units and counted on 150 participants, health professionals at senior and technical levels, who worked in the function for more than three months and completed an instrument composed of Likert scale and open space assertions for other considerations. A questionnaire was applied with 9 participants to identify the strengths and weaknesses of the Patient Safety Culture in the institution and what competencies the health professional needs to develop the Patient Safety Culture. Likert scale data were analyzed statistically and spontaneous reports and questionnaire were treated with content analysis in the thematic modality. The results showed that 12% of the assertions are in danger zone, 69% in alert zone and 19% in comfort zone, and that in the perception of the professionals participating in the research, there are fragilities about Patient Safety. Based on the results, a technical-educational program was developed for the permanent education of health professionals with a view to providing functional knowledge in patient safety and related areas, and reinforcing safety-related skills. It was concluded that knowing the culture of patient safety in health organizations is imperative to develop any type of safety program.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Atendimento ao idoso na atenção básica e as competências do enfermeiro(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2014-09-24) Santos, Gerson de Souza [UNIFESP]; Cunha, Isabel Cristina Kowal Olm [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/8695765272291430; http://lattes.cnpq.br/4720859669088240; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)O acelerado crescimento da população idosa já pode ser considerado um desafio para o Sistema Único de Saúde. Atualmente acredita-se que as competências impliquem na potencialização do desempenho profissional, aumentando o uso de capacidades individuais e coletivas, a fim de agregar valor econômico às organizações e social para os indivíduos, atendendo as transformações da sociedade. Objetivos Caracterizar os aspectos de qualidade de vida e capacidade funcional dos idosos atendidos em uma Unidade Básica de Saúde. Discutir a atuação do enfermeiro para o atendimento ao idoso em Unidade Básica de Saúde. Propor um Perfil Básico de Competências (PBC) aos enfermeiros para atuarem junto á este grupo na Atenção Básica. Avaliar este Perfil Básico de Competências com experts. Método: Trata-se de um estudo descritivo, exploratório, metodologia de natureza quantitativa. A amostra aleatória foi constituída de 340 pessoas idosas. Os dados foram coletados mediante a aplicação de questionário sociodemográfico, Escala de Avaliação Funcional de Katz, Escala de Lawton e questionário Whoqol-Old. Os dados foram coletados no período de dezembro de 2012 a março de 2013. Foram analisados por meio de estatística descritiva, teste t student e teste qui-quadrado considerando nível de significância de 5%. Resultados: Dos idosos que participaram do estudo, 211 eram do sexo feminino e 129 do sexo masculino. A média de idade foi de 69,3 para homens e 68,7 para mulheres, na faixa etária de 60 a 69 anos, afrodescendentes, sem cônjuge, com baixa escolaridade, aposentadas, com renda de 1 a 3 salários mínimos, arranjos familiares multigeraicionais, com doenças crônicas, alto consumo de medicamentos e inatividade física. Os idosos que participaram deste estudo apresentam alto grau de dependência para as atividades instrumentais da vida diária. Após a construção das competências básicas as mesmas foram avaliadas por especialistas. Bloco das competências gerenciais: nível de concordância total de 80%, concordância parcial 16% e discordância 4%. Competências pessoais: nível de concordância total de 88%, concordância parcial 8% e discordância parcial de 4%. Competências técnicas: nível de concordância total 80%, concordância parcial 12% e discordância 8%. Conclusão: Este estudo evidenciou que os idosos eram, na sua maioria mulheres, na faixa etária de 60 a 69 anos, afrodescendentes, sem cônjuge, com baixa escolaridade, aposentadas, com renda de 1 a 3 salários mínimos, arranjos familiares multigeraicionais, prevalência de doenças crônicas, alto consumo de medicamentos e inatividade física. Os idosos que participaram deste estudo apresentam alto grau de dependência para as atividades instrumentais da vida diária. A maior parte das atividades, os idosos entrevistados conseguem realizar com auxílio. Destacam-se tomar remédios em doses e horários corretos, cuidar das finanças e realizar trabalhos manuais como as mais citadas dentre as atividades que conseguem realizar. A avaliação da qualidade de vida evidenciou que as facetas intimidade e atividades presentes, passadas e futuras apresentaram baixos escores.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Competência profissional do enfermeiro de urgência e emergência: desenvolvimento do processo de avaliação(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2016-05-25) Holanda, Flavia Lilalva de [UNIFESP]; Cunha, Isabel Cristina Kowal Olm Cunha [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/8695765272291430; http://lattes.cnpq.br/4048315298523475; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Objectives: To develop a process to create an instrument to evaluate the professional competencies of nurses in emergencies and to evaluate the evidence of validity and internal consistency of the proposed competencies. Method: Quantitative study with a non-experimental, descriptive and methodological design, carried out from 2011 to 2016, in a public university in the city of São Paulo, Brazil, based on the psychometric benchmark. In order to meet the criteria of the types of research and the use of this reference in the elaboration of an instrument to measure human behavior, the study was developed in stages, according to Pasquali. These steps were carried out in different and consecutive ways in the necessary Theorical, Empirical and Analytical Procedures to direct the investigation to its final objective. As for the theorists, the objective was to base the construction to scientifically support the instrument to be elaborated with necessary actions to the competent practice of the nurse in emergencies. It was dedicated to the survey of the literature and to the Construction of a Professional Competency Matrix of the nurse in emergency services. In this construction, it is considered empirical to evidence already obtained knowledge and experience of the researchers to establish the quantitative and nominal aspects, as well as the constitutive and operational definitions of the process. The Matrix was composed of Basic and Associated Competences and from it a Professional competency profile of nurses working in emergency services was proposed, aligned with the market trends, the particularities of Nursing in emergencies, the existing studies and the opinion of experts who considered the ownership of the actions to the performance Nurses in this area necessary for the definition of the construct. The Competence Assessment Instrument was organized into five parts: a spreadsheet with measurable actions at five levels of competence; Scale of evaluation of the degree of professional competence of nurses in emergencies; Personal and professional characterization data of the research subject and three fictitious cases. In Empirics, the sample, the application of the pilot instrument and the data collection were calculated and defined, and the psychometric quality of the instrument was evaluated. The Analytics were descriptive and inferential. Results: From the eight Basic Competences and the 32 Associated Competencies indicated in the Matrix, there were 56 attitudes / behaviors represented by actions named Identifying Issues generating the Competence Profile. After verifying the evidence of validity based on the content of the Identification Questions by nurse experts in the subject, we searched for evidence of validity of the item of the construct proposed in the instrument. 448 nurses participated in this process, with 407 self-assessments and 41 managers responding to 407 hetero-evaluations, making a total of 814 instruments applied in hospitals, Emergency Care Units 24h (AMA) and Mobile Medical Emergency Services (SAMU). The exploratory factorial analysis of the 81 items indicated the existence of seven factors that, after excluding three of these items, explained 66.5% of the total data variance. Alpha Cronbach ranged from 0.79 to 0.98. The evaluation of the scores by characteristics verified different means by gender, institutions, specialists and nurses with different courses inherent in emergencies. Conclusion: A process was developed for the creation of an Instrument for the Evaluation of Professional Competences of nurses in emergencies with evaluation of validity evidences throughout the study.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Competências do enfermeiro coordenador de cursos de graduação em enfermagem: um estudo paulista(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2015-06-30) Nogueira, Valnice de Oliveira [UNIFESP]; Cunha, Isabel Cristina Kowal Olm [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/8695765272291430; http://lattes.cnpq.br/5536076459761514; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)A Coordenação de Cursos de Graduação em Enfermagem tem proporcionado ao enfermeiro um segmento de atuação em função do aumento do número de escolas no país nos últimos vinte anos. O profissional que ocupa esse cargo desempenha uma série de ações e um Perfil de Competências (PC) pode contribuir com o aprimoramento deste processo de trabalho. Objetivos: propor um PC para Enfermeiros Coordenadores de Cursos de Graduação em Enfermagem e validar com juízes; e identificar o PC dos Enfermeiros Coordenadores de Cursos de Graduação em Enfermagem de escolas paulistas, a partir das óticas destes. Método: trata-se de um estudo metodológico, exploratório de natureza quantitativa, desenvolvido em instituições de ensino superior no estado de São Paulo. O PC foi submetido ao pré-teste e, a seguir, validado por 21 especialistas no 1°semestre de 2014 com valores entre 0.79 e 0,88 pelo alfa de Cronbach nos domínios que o compõe. O PC obteve escores considerados de boa interpretação no Índice de Validade de Conteúdo e Índice de Fidedignidade. Ao término dessa etapa foi encaminhado aos coordenadores de cursos paulistas.Resultados: O PC foi construído e apresenta os domínios educacional com 20 itens, administrativo com 22 e individual com 20 totalizando 62 afirmativas. Foi auto-aplicado por 44 coordenadores cuja maioria era de mulheres, entre 31 e 50 anos de idade, casadas e com tempo de formação em média de 22,5 anos, tem pós-graduação lato sensu e, 86% mestres e 50% doutores. A maior parte atua em faculdades privadas, possuem um vínculo empregatício e tem tempo de coordenação de até 5 anos. A melhor correlação pelo diagrama de dispersão de Pearson foi entre os domínios educacional e administrativo. O teste de alfa de Cronbach variou entre 0.867 e 0.909 tendo o melhor escore o domínio educacional. A variância total dos dados pela análise fatorial obteve escores acima de 70% sendo o domínio administrativo que apresentou a melhor pontuação. O coeficiente de KMO variou entre 0.583 e 0.675 representando a adequabilidade da amostra tendo sido complementado pelo teste de esfericidade de Bartlett com valor de <0,001. Conclusão: este estudo permitiu a construção de um PC para enfermeiros coordenadores de cursos de graduação em enfermagem com os domínios administrativo, educacional e individual tendo sido validado por juízes, mostrando-se adequado. A aplicação deste PC junto as estes enfermeiros coordenadores mostrou que nos domínios educacional e administrativo houve a maior autoavaliação com pontuações consideradas satisfatórias.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Competências do enfermeiro na gestão do conhecimento e capital intelectual(Associação Brasileira de Enfermagem, 2009-12-01) Ruthes, Rosa Maria [UNIFESP]; Cunha, Isabel Cristina Kowal Olm [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)The article presents a review of nurse's management competencies and the practical management of knowledge and the human capital and the applicability of the management for competencies. Globalization and competitiveness makes health organizations to search adaptative forms to the transformations of the management. For the nurse it is expected to consider solutions nursing team related to health organizations problems. The management of the intellectual capital must take care that the personnel is applying the knowing in benefit of the organization and the professional growth. If it will not have necessary competences for generalized application of knowledge, this is useless. The nurses must be prepared to evaluate technological, organizational and human resources and to develop competencies, knowledge, abilities, attitudes, and values to plan, to organize, to direct, to control the knowledge in the organizations.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Competências gerenciais de enfermeiras: um novo velho desafio?(Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem, 2006-09-01) Cunha, Isabel Cristina Kowal Olm [UNIFESP]; Ximenes Neto, Francisco Rosemiro Guimarães; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP); Universidade Santo Amaro Faculdade de Enfermagem; Universidade Estadual do Vale do Acaraú; Escola de Formação em Saúde da FamíliaThis article is a reflection about the nurse's role as a manager of care in the current globalized world with its subsequent demands. It discusses the relevance of the professional education process in order for the nurse to play his/her role in the context of managerial competences, which are currently widely diffused as a management model. It also highlights the relevance of developing management competencies for nurses after the baccalaureate and in the permanent on the job educational processes.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Construção da Matriz de Competência Profissional do enfermeiro em emergências(Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2014-08-01) Holanda, Flávia Lilalva de; Marra, Celina Castagnari; Cunha, Isabel Cristina Kowal Olm [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Objective:To propose a Professional Competency Matrix for the nurse working in emergency services. Methods:This is a descriptive study that details quantitative, nominal and conceptual aspects of the proposed competencies. The creation of the Competency Matrix was based on the professional experience of the researchers, empirical evidence, and specialized literature. Results:The proposed Professional Competency Matrix was composed of eight basic competencies, with 31 associated competencies attributed to them. Conclusion:The proposed matrix directs nursing practice toward a level of excellence, facing the quality assumptions and access to care for emergency patients.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Contribuições da extensão universitária na formação de graduandos em enfermagem : estudo comparativo(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2014-10-29) Ferreira, Paula Barreto [UNIFESP]; De Domenico, Edvane Birelo Lopes [UNIFESP]; Suriano, Maria Lucia Fernandez [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6266147718792431; http://lattes.cnpq.br/9590895567864681; http://lattes.cnpq.br/7084390136895030; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Introdução: O conceito de Extensão Universitária (Ext Univ) agrega o fazer acadêmico às intervenções sociais, articula ensino e pesquisa de modo a intervir na realidade social sem substituir atribuições de responsabilidade do Estado. Objetivos: caracterizar os programas e projetos de Ext Univ de acordo com natureza, objetivos, plano de trabalho e intencionalidade educacional na formação de enfermeiros; identificar as atividades desempenhadas pelos estudantes nas atividades de Ext Univ; identificar competências e habilidades desenvolvidas nas áreas de assistência, educação em saúde e pesquisa científica no exercício das atividades da Ext Univ; comparar esses resultados com um grupo de graduandos e formandos não extensionistas. Método: descritivo, transversal, com triangulação de métodos, dividido em duas fases. Na Fase 1 realizou-se uma Análise Documental dos documentos relativos aos programas (PGS) e projetos (PJS) sociais cadastrados na Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), coordenados por docentes da Escola Paulista de Enfermagem (EPE) da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Na Fase 2 construiu-se um questionário que foi validado pelos coordenadores dos PGS e PJS por meio da Técnica de Delphi. Após, o questionário foi aplicado aos discentes graduandos formandos no ano de 2013, da EPE-UNIFESP. A análise qualitativa pautou-se na técnica de análise de conteúdo e no quadro teóriconormativo sobre a Ext Univ no Brasil e a análise quantitativa pautou-se na apreciação (descritiva) dos quantificáveis obtidos, e estatística analítica. Resultados: Na Fase 1 identificou-se que os 13 PGS e PJS pertenciam, predominantemente, a área da saúde, seus objetivos gerais relacionavam-se com a articulação de ações nas áreas da Promoção e Educação em Saúde e com ações de Ensino, Pesquisa e Extensão. Seus grupos populacionais de atuação eram compostos por usuários do SUS, escolares, pessoas da comunidade, participantes de outras instituições, grupos vulneráveis socialmente. Entre seus integrantes estavam docentes, graduandos, pósgraduandos da UNIFESP, participantes externos. A frequência e a carga horária dos PGS e PJS mostraram-se variáveis e com características distintas entre si. Na Fase 2, a comparação realizada entre as respostas dos extensionistas e não extensionistas demonstrou-se favorável para a Ext Univ acerca das questões sobre o aperfeiçoamento de técnicas de comunicação (p 0,006), capacidade de inserção em ambientes favoráveis à troca de conhecimento teórico e prático entre os: estudantes, população alvo e profissionais envolvidos, transferência de conhecimento (p0,004), desenvolvimento de sendo crítico e reflexivo, visão ampliada dos problemas sociais, postura pró-ativa(p0,04), busca de novos conhecimentos e contato com áreas específicas. Conclusão: Os extensionistas e não extensionistas reconhecem a contribuição das atividades da Ext Univ na construção de habilidades e competências no transcorrer do curso de graduação, com destaque para habilidades de comunicação, postura pró-ativa, desenvolvimento do senso crítico e reflexivo sobre os problemas de saúde do país e capacidade de aprender a aprender.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Da gestão por competências às competências gerenciais do enfermeiro(Associação Brasileira de Enfermagem, 2010-12-01) Furukawa, Patrícia De Oliveira [UNIFESP]; Cunha, Isabel Cristina Kowal Olm [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)This article is a literature review that aimed to collect more information about the competencies management, understand the concepts of profile and competencies in the managing people; understand the issue of professional competence and its relationship with the organization's competencies; and finally identify the managerial competencies necessary to work of the nurse on the aspect of the labor market. The literature showed that the concept of competence shows great results when applied in the people management arena. It also can provide in the context of health services, benefits for the organizations and for the professionals and patients. For that, it's required that health services to take the ownership of this knowledge as possibility to achieve better results, as well as educational institutions and nurses that seek for information and training to achieve the challenges of the profession and the labor market.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Estudo do impacto de um curso MBA Gestão em Saúde na modernidade organizacional de clínicas oftalmológicas(Conselho Brasileiro de Oftalmologia, 2005-12-01) Meireles, Manuel [UNIFESP]; Scarpi, Marinho Jorge [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)PURPOSE: Investigations in the field of the learning competence that investigate the impact of the acquisition of new individual competence of those responsible for ophthalmologic clinics, by means of a MBA Administration in Health course, on the organizational modernity of ophthalmologic clinics. METHODS: Survey using questionnaires applied to students and former students of the course and to managers of ophthalmologic clinics not linked to the course (n=30 each one). The analysis was made by means of statistical methods: r of Pearson and Q of Yule; Student's t test, sum of series test, median test and U test of Mann-Whitney. RESULTS: Linear and positive correlation was observed between excellency of MBA Administration in Health and the development of the veteran students' capacities (rho correlation of Spearman at the level of 0.01); there is a significant difference (0.0364, by the Mann-Whitney test), between veteran students and freshmen regarding the need to extend the individual capacities provided by the MBA Administration in Health course, to the other operational employees of the ophthalmologic clinics; and there is a significant difference (0.0057, for the Mann-Whitney test), among veteran students of the MBA Administration in Health course and freshmen regarding the importance of the organizational modernity for the ophthalmologic clinics. CONCLUSIONS: The obtained results are consistent, in a general way, with the proposed model: MBA Administration's excellence in Health contributes significantly to the organizational modernity, to the development of competence of the veteran students, and, also in substantial way to the perception of organizational hiatuses.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A extensão universitária como indutora de inserção no mercado de trabalho: contribuições do projeto Pirado(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2017-06-29) Marques, Yara Ferreira [UNIFESP]; Tarcia, Rita Maria Lino [UNIFESP]; Abdalla, Ively Guimarães [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6804029859419078; http://lattes.cnpq.br/5091970329164141; ttp://lattes.cnpq.br/2812623189048956; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)O objetivo desta pesquisa foi analisar a potencialidade do projeto de extensão universitária PIRADO, realizado na Unidade de Extensão Universitária da Unifesp Santo Amaro, quanto à promoção da empregabilidade e quanto ao desenvolvimento de competências técnicas e atitudinais necessárias ao mercado de trabalho. Para tanto foi realizado um estudo descritivo exploratório com abordagem qualitativa, tendo como instrumentos de coleta de dados a realização de dois grupos focais com total de vinte participantes, e, para complementar os dados coletados optou-se pelo questionário semiestruturado tendo como respondentes quatorze participantes. A análise de conteúdo, modalidade temática foi desenvolvida a partir de quatro núcleos temáticos com oitenta e sete unidades de contexto e cento e cinco unidades de registro, das quais emergiram onze categorias. A análise dos dados demonstrou que o projeto Pirado incitou os participantes a buscarem uma formação continuada compreendendo que os conceitos de Educação e Saúde estão imbricados. Para além do aporte teórico, ficou evidenciado que o projeto proporcionou um espaço de desenvolvimento de competências comportamentais que são necessárias para o enfrentamento das adversidades vivenciadas no cotidiano, bem como, para a inserção no mercado de trabalho. Foi possível concluir que a proposta do projeto foi atingida, pois a partir das estratégias de ensino, vivenciadas pelos participantes, e ancoradas no embasamento teórico, houve um preparo para a busca por uma recolocação no mercado de trabalho. No entanto, este é um trabalho inicial, ou seja, o princípio de uma discussão que gira em torno de traçar um perfil profissional composto pelo trinômio saúde-educação-trabalho.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Liderança autêntica e perfil pessoal e profissional de enfermeiros(Univ Fed Sao Paulo, Dept Enfermagen, 2016) Carvalho, Amanda Gleice Fernandes [UNIFESP]; Cunha, Isabel Cristina Kowal Olm [UNIFESP]; Balsanelli, Alexandre Pazetto [UNIFESP]; Bernardes, AndreaObjective: To verify the association of authentic leadership with the personal and professional profile of nurses. Methods: A correlational study, conducted in a tertiary hospital. Data collection occurred from October to December of 2014. Participants included 69 nurses who had worked more than two years in the institution. Instruments used: characteristic-containing variables of a personal and professional profile (sex, position, working hours, other occupations, specialization degree, leadership positions already held, and knowledge about leadership referential), and the Authentic Leadership Questionnaire. Data were analyzed using descriptive statistics and the - Student's t - test (p < 0.010). Results: For authentic leadership, 36 (52.2%) participants achieved a very high score, and 32 (46.4%) obtained a high score. The self-awareness subscale was higher: nurses averaged 1.7. Conclusion: Nurses presented characteristics of authentic leadership, but no association was found with many of the studied variables.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Liderança Coaching: um modelo de referência para o exercício do enfermeiro-líder no contexto hospitalar(Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem, 2011-06-01) Cardoso, Maria Lúcia Alves Pereira [UNIFESP]; Ramos, Laís Helena [UNIFESP]; D'Innocenzo, Maria [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)The objectives of the present study was to evaluate the leadership of nurses by using the coaching strategy as a managerial tool, and identify, measure and analyze the acquisition of competencies from the view of nurse-coaches. This is a descriptive, cross-sectional, exploratory and field study that was performed using a quantitative approach. Situational Leadership was selected as the theoretical framework and the research instrument was submitted to statistical and content analyses and was applied on 11 nurse leaders of a large scale private general hospital located in São Paulo. The results showed that participants gained new knowledge, confirmed the Situational Leadership model as the recognized being a coach leader, with a style that is mainly aimed at tasks and people, according to the situation involved, and pointed out the following skills as determinant of coaches: communication, giving and receiving feedback, assigning and gaining power and having an influence. Finally, the attitudes reflected the practice of coaching.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Mapeamento de competências dos servidores técnico-administrativos do departamento de administração do campus São Paulo - UNIFESP(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2015-09-30) Tamada, Rosane Cristina Piedade [UNIFESP]; Cunha, Isabel Cristina Kowal Olm [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/8695765272291430; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)No âmbito das universidades federais, a Lei nº 11.091/05 que reestrutura o Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação, determina que a Progressão por Mérito Profissional deve estar baseada em programa de avaliação de desempenho. Os Decretos Federais nº 5.825/06 e nº 7.133/10 vieram regulamentar a realização das avaliações de desempenho individual e institucional e estabelecem que os critérios e fatores devem refletir as competências do servidor, aferidas no desempenho individual das tarefas e atividades a ele atribuídas. Este trabalho teve como campo de estudo o campus São Paulo da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), que não possui ainda um programa formal de avaliação de desempenho. O objetivo foi mapear as competências dos servidores lotados no Departamento de Administração, através da aplicação do instrumento de autoavaliação proposto por uma Comissão de Avaliação de Desempenho, da análise da autoavaliação de desempenho dos servidores, da identificação das lacunas nas competências necessárias para o desempenho das atividades destes colaboradores e da complementação da matriz de competências do instrumento de avaliação de desempenho. O instrumento proposto foi constituído pelos 5 fatores mínimos e obrigatórios e pelos 5 fatores opcionais estabelecidos na Orientação Normativa nº 07/2011, da Secretaria de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Para cada fator ou competência foram descritos os referenciais de desempenho esperado dos servidores. A primeira parte do questionário apresentou questões para conhecer o perfil dos respondentes. A segunda parte do questionário apresentou os 27 comportamentos ou desempenhos esperados, para os quais foi utilizada uma escala de medição intervalar do tipo Likert, de 5 pontos, sendo: 1 - raramente; 2- às vezes; 3- frequentemente; 4- sempre e 5- acima do esperado. No final do formulário foram incluídas 2 perguntas abertas para permitir a inclusão de outras competências que os servidores julgam importantes para melhorar seu desempenho no trabalho e eventuais sugestões. A coleta de dados foi feita através da disponibilização do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) e do questionário na ferramenta Google Docs®, após a aprovação do Projeto de Pesquisa no Comitê de Ética em Pesquisa da Plataforma Brasil. Foram respondidos 25 questionários. A maioria dos respondentes era do sexo masculino, com idade a partir de 41 anos, casados, com tempo de casa de até 10 anos, com nível escolar de PósGraduação e lotados em cargos de nível médio de Assistente em Administração. As médias das respostas foram altas, ou seja, os respondentes se autoavaliaram positivamente em todos as competências. Houve apenas correlação entre a competência ?capacidade de autodesenvolvimento? e a escolaridade dos servidores, uma vez que os de nível superior responderam negativamente em maior frequência para participação em capacitações do que os entrevistados com ensino médio ou pós-graduação. As menores médias foram observadas nas competências ?capacidade de autodesenvolvimento?, ?conhecimento de métodos e técnicas? e ?flexibilidade às mudanças?. Os servidores ressaltaram a necessidade de aprimoramento da competência ?conhecimento de métodos e técnicas? principalmente com relação aos processos de trabalho, dos sistemas de informação corporativos da UNIFESP e de gestão do Governo Federal, além de conhecimento sobre o funcionamento da Instituição como um todo. As principais sugestões foram relacionadas ao aprimoramento das práticas de gestão de pessoas, dos processos de trabalho, ao apoio da gestão e às necessidades de capacitação.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Matriz de competências para gerentes de unidades básicas de saúde com estratégia saúde da família(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2014-11-26) Rodrigues, Patricia Cruz [UNIFESP]; Cunha, Isabel Cristina Kowal Olm [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/8695765272291430; http://lattes.cnpq.br/8648324673271735; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Este estudo teve como objetivos identificar o perfil dos gerentes de Unidades Básicas de Saúde (UBS) com Estratégia de Saúde da Família (ESF) do município de São Paulo, identificar as competências necessárias ao processo de trabalho gerencial na ESF sob a ótica destes e propor uma Matriz de Competências (MC) para gerentes de UBS com ESF. Método: Optou-se pela pesquisa exploratória e metodológica com abordagem quantitativa, sendo dividida em 2 etapas. Na primeira etapa que ocorreu de maio a dezembro de 2012, a população foi composta pelos 270 gerentes de UBS com ESF da cidade de São Paulo, resultando em 199 (74%) que responderam o questionário semi-estruturado. Este foi elaborado com dezessete questões com dados de caracterização e uma sobre as cinco competências que os gerentes consideravam mais importantes para o processo de trabalho gerencial na Saúde da Família. Utilizou-se a ferramenta eletrônica Google Docs® para o envio do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) e o Questionário, e a análise dos dados foi feita com auxílio da estatística descritiva utilizando o software Microsoft Excel®. Na segunda etapa, foi desenvolvida a pesquisa metodológica para a construção da Matriz de Competências (MC) para os gerentes. Através dos resultados obtidos com os gerentes e extensa revisão de literatura foram apontadas 17 competências, que a seguir foram selecionadas, identificadas as associadas por sobreposição, e descritas as caracterizações da entrega. Resultados: O perfil identificado dos gerentes de UBS com ESF do município de São Paulo foi de mulheres (159=80%), com idade entre 30 e 39 anos (91=46%), enfermeiras (136=68%), formadas de 10 a 20 anos atrás (80=40%), sem pós-graduação em gerenciamento (118=59%) e sem experiência em gestão (109=55%). A maior parte era celetista (175=88%) em instituição parceira/OSS que foram promovidas ao cargo por indicação (87=44%), atua na atenção básica há mais de 10 anos (95=48%), está como gerente há menos de 4 anos (122=61%) e trabalha na mesma UBS há menos de 2 anos (113=57%). O estudo também identificou as XVII principais competências necessárias para o processo de trabalho gerencial da ESF sob a ótica destes gerentes, sendo elas: planejamento e organização (148=74%), liderança (126=63%), trabalho em equipe (124=62%), gestão integrada de processos (84=42%) e desenvolvimento da equipe (82=41%). Uma matriz de competências para gerente de UBS com ESF foi proposta, totalizando-se em sete: (1) gestão do cuidado, (2) gestão de pessoas, (3) gestão de recursos políticos, (4) planejamento e organização, (5) liderança, (6) tomada de decisão e (7) relacionamento interpessoal. Além da definição de cada competência, a caracterização da entrega foi descrita considerando o contexto da ESF, o que trouxe clareza, objetividade e praticidade à esta MC. Conclusão: Foi identificado o perfil dos gerentes de UBS com ESF do município de São Paulo apontando que a maior parte são mulheres, enfermeiras, estão em sua primeira atuação na gestão e sem formação em gerenciamento ou administração. O estudo identificou ainda cinco principais competências necessárias ao processo de trabalho gerencial na ESF sob a ótica destes gerentes, sendo elaborada a Matriz de Competências para gerentes de UBS com ESF. Esta MC oferece subsídios para propostas tanto na educação permanente como nos processos de recrutamento e seleção, possibilitando a reorientação das funções gerenciais neste nível de atenção à saúde.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A prescrição medicamentosa ambulatorial do aluno do Internato do Curso de Medicina da Universidade Federal de Alagoas: formação e prática(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2007-08-29) Wanderley, Vicentina Esteves [UNIFESP]; Batista, Sylvia Helena Souza da Silva [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)A questão da prescrição medicamentosa é assunto de extrema relevância na resolutividade dos problemas de saúde, interessando desde o médico e o paciente até os órgãos gestores nos mais diversos níveis. Tanto no cenário internacional, através da Organização Mundial de Saúde e Organização Pan-americana de Saúde, como nacional, pelo Ministério da Saúde e Agência Nacional de Vigilância Sanitária, vem sendo dada atenção especial ao assunto, considerando-se a busca da qualidade dos serviços, associada à redução de custos, evitando-se a ineficácia da prescrição medicamentosa e distorções dos resultados pretendidos. Neste contexto, o presente trabalho tem por objetivo avaliar a prescrição médica ambulatorial dos alunos do internato do Curso de Medicina da Universidade Federal de Alagoas, bem como o processo de formação, durante o curso, para a elaboração da prescrição medicamentosa e as orientações terapêuticas. Trata-se de um estudo transversal e descritivo, realizado no Hospital Universitário Professor Alberto Antunes, com 67 alunos do último ano do Curso. A análise tem como base uma abordagem quantitativa e qualitativa, onde foram estudados dois tipos de instrumentos: a avaliação documental de prescrições medicamentosas, em uma situação de simulação e um questionário. Foi evidenciado que, embora não exista no currículo formal do Curso a abordagem do assunto de maneira explícita, as deficiências detectadas com relação à prescrição, tais como: a ausência de endereço do paciente, dosagens e formas farmacêuticas dos medicamentos, dentre outras, são semelhantes às encontradas na literatura, referentes a profissionais já graduados. Devem ser ressaltados alguns resultados positivos, destacando-se a prioridade dada ao uso de medicamentos genéricos, a preocupação dos alunos com relação ao nível socioeconômico do paciente na seleção dos produtos e à adesão ao tratamento, além do interesse e empenho na elaboração correta da prescrição. Os comentários dos alunos, bem como as lacunas evidenciadas na redação das prescrições representam informações relevantes, que podem servir como subsídio para o aperfeiçoamento e melhoria da qualidade do processo de ensino da prescrição de medicamentos durante o processo de formação dos estudantes, sobretudo no momento atual, onde ocorre uma reformulação curricular do Curso Médico da UFAL.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Profile of an intensive care nurse in different regions of Brazil(Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem, 2014-03-01) Viana, Renata Andrea Pietro Pereira [UNIFESP]; Vargas, Mara Ambrosina De Oliveira; Carmagnani, Maria Isabel Sampaio [UNIFESP]; Tanaka, Luiza Hiromi [UNIFESP]; Luz, Kely Regina Da; Schmitt, Pablo Henrique; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP); Federal University of Santa Catarina; UFSC; School of Management and Health SciencesThe aim of this quantitative study was to identify the socio-demographic and academic profile of intensive care registered nurses and participants of the events organized by the Department of Nursing of the Brazilian Association of Intensive Care Medicine. Data were collected by means of 400 questionnaires applied between January and July of 2010, however only 324 questionnaires were returned and 295 questionnaires were considered for the analysis. Data were analyzed with descriptive statistics resources with absolute relative frequency and simple mean, presented in tables. Results show the predominance of women, with specific graduate degrees. The skills and values highlighted include technical and scientific knowledge, and leadership. These professionals seek work in intensive care because of the high technological complexity. The study emphasized the existence of the professional profile required to work in the intensive care unit. The qualification of these professionals must prioritize the mastering of the technological language and the comprehensive and safe care.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Representações sociais de supervisão: olhar de enfermeiros coordenadores de um hospital de ensino(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2015) Santos, Dilma Costa [UNIFESP]; Tanaka, Luiza Hiromi [UNIFESP]; Santana, Carmen Lúcia Albuquerque de [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6606709740942303; http://lattes.cnpq.br/9047748805998095; http://lattes.cnpq.br/9620398169731127; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)A supervisão é um método de intervenção da pratica assistencial e gerencial, vinculado ao gerenciamento de enfermagem, realizado exclusivamente por enfermeiros, junto aos elementos da equipe de enfermagem e de saúde. Esta intervenção tem seus fundamentos alicerçados na verificação e, controle de praticas cotidianas dos profissionais de enfermagem; além de processo avaliativo e educação permanente. Os estudos exploram pouco os fenômenos acerca desta intervenção no cotidiano do enfermeiro assistencial, principalmente, em relação a sua significação e operacionalização nos serviços hospitalares. Objetivo: Compreender a representação da supervisão realizada pelo enfermeiro em um ambiente hospitalar, na perspectiva de um grupo social de Coordenadores das Áreas Assistenciais de Enfermagem (CAAE). Método: trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, fundamentado no referencial teórico-metodológico da Teoria das Representações Sociais (TRS). Os participantes foram 16 coordenadores de enfermagem de um hospital geral de ensino. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e analisados segundo a técnica de Análise de Conteúdo Temática, na perspectiva da proposta de Sampire, Collado e Lúcio45. A decodificação dos dados empíricos permitiu a elaboração de três categorias representativas sobre a significação e operacionalização da supervisão de enfermagem, segundo a objetivação e ancoragem presente nos discursos: ‘intervenção do enfermeiro que qualifica o cuidado’, ‘imbricamento entre administrar e cuidar’ e ‘supervisionar: reflexo do processo formativo e contexto institucional’. Resultados: O grupo social dos coordenadores significa a pratica dos enfermeiros assistenciais como uma ação vinculada ainda a modelos técnicos e burocráticos de verificação de tarefas e, gestão de recursos materiais e humanos em enfermagem; porém, de impacto positivo para a qualificação da assistência de enfermagem. Argumentam, que esta acontece no dia-a-dia, articulando ações administrativas e ações assistenciais para o cuidado e, por fim, explicitam de forma enfática os determinantes do processo ineficaz de supervisionar, condicionado-os as deficiências do processo de formação dos egressos e a falta de treinamento institucional. Conclusão: as representações sociais desvelam que a supervisão de enfermagem acontece de forma não sistematizada, na qual ainda há predominância do modelo tradicional, voltado para o controle das praticas cotidianas, com a presença de poucas ações educativas realizadas pelo enfermeiro.