Navegando por Palavras-chave "Processos de Enfermagem"
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- ItemSomente MetadadadosAnálise da implementação da sistematização da assistência de enfermagem num hospital privado segundo o referencial teórico de Horta(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2003) Cunha, Sandra Maria Botelho da [UNIFESP]; Barros, Alba Lucia Bottura Leite de [UNIFESP]Este estudo teve como proposito a analise da implementacao da Sistematizacao da Assistencia de Enfermagem num hospital privado, nas unidades de clinica medico-cirurgica. Apos a realizacao do treinamento teorico pelo setor da Educacao Continuada deste hospital, iniciou-se gradativamente o desenvolvimento dessa metodologia de trabalho em fevereiro de 2001. O referencial teorico escolhido para sustentar as fases da SAE foi o modelo de Wanda Aguiar Horta. Durante o desenvolvimento da implementacao, foi observado que o modelo teorico apresentava-se apenas em parte no instrumento do historico de enfermagem, que as fases do processo de enfermagem nao estavam inter relacionadas e que existia certo questionamento por parte dos auxiliares de enfermagem em relacao a falta de coerencia das acoes prescritas com o estado de Saúde do paciente. Foram escolhidas tres unidades de clinica medico-cirurgica semelhantes nas suas caracteristicas a fim de analisar o processo de desenvolvimento da SAE, realizando-se a coleta de dados em prontuarios ja arquivados. Para a amostra, foram selecionados 94 prontuarios, onde encontramos ausencia de algumas fases do processo de enfermagem, ausencia da totalidade dos dados em varias fases e falta de correlacao na realizacao da SAE na maioria dos prontuarios analisados. Alem disso, o modelo teorico de Horta nao e unico a ser seguido: ao fazermos a leitura do instrumento do historico de enfermagem, tambem notamos a presenca do modelo biomedico e epidemiologico de risco. Diante dos resultados torna-se necessario um novo treinamento para esclarecer e explicar o modelo que realmente sustenta a SAE, bem como a inter relacao entre as suas fases, para que com a compreensao e entendimento sobre a SAE, esta seja realizada conscientemente, completa, com conhecimento cientifico e pensamento critico, em busca da resolucao de problemas
- ItemSomente MetadadadosAnalise das anotacoes de enfermagem: uma proposta de sistematizacao da assistencia de enfermagem(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2000) Padua, Arminda Rezende de [UNIFESP]Este estudo descritivo, buscou por meio da analise de conteudo, identificar as anotacoes de enfermagem relativas ao pos-operatorio imediato dos pacientes submetidos a cirurgia de L.E., sob a otica do processo de enfermagem, que estiveram internados na clinica cirurgica I do hospital universitario em 1999. Numa abordagem quanti-qualitativa, segundo os pressupostos de BARDIN(1977), permitiu analisar que as anotacoes de enfermagem nao possuem nenhuma sistematizacao, que atenda ao processo de enfermagem, observando-se ainda uma enfase nas anotacoes relativas as terapeuticas clinica-cirurgica em detrimento as demais, e um destaque na desproporcao entre o quantitativo das anotacoes referentes as condicoes fisiologicas e as intervencoes de enfermagem. Esse cenario levou a inferir, que os cuidados de enfermagem registrados no P.0.1. dos pacientes submetidos a cirurgia de L.E. nao atendem as necessidades apresentadas por estes, tornando os registros destes cuidados em documentos tecnicos e legais frageis, os quais poderao nao ter utilidade alguma em ambito etico e juridico. Sendo, portanto sugerido a construcao imediata um formulario especifico de anotacoes de enfermagem sistematizadas e a medio prazo a implantacao do processo de enfermagem, como forma de melhorar os cuidados prestados no hospital universitario
- ItemSomente MetadadadosAvaliacao dos registros dos enfermeiros em prontuarios de pacientes internados em unidade de clinica medica(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2009) Franco, Maria Teresa Gomes [UNIFESP]
- ItemSomente MetadadadosA construcao de um conjunto de dados essenciais de enfermagem na area da Saúde ocupacional(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2006) Silveira, Denise Tolfo [UNIFESP]
- ItemSomente MetadadadosO cotidiano dos enfermeiros de centro cirúrgico: um novo olhar em pesquisa na enfermagem(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 1997) Abrao, Fatima Maria da Silva [UNIFESP]; Gutiérrez, Maria Gaby Rivero de [UNIFESP]Neste estudo, ao adentrar no cotidiano dos enfermeiros de centro cirurgico, busquei reconhecer suas acoes diante das reacoes de medo e ansiedade dos pacientes. Os referentes teoricos que o fundamentaram foram os da Abordagem Socio-Antropologica do Cotidiano de Michel Maffesoli, por acreditar que, atraves desta, pudesse reconhecer as acoes dos enfermeiros e me valendo das categorias compreensivas do cotidiano, ressalta-las. A observacao participante utilizada como tecnica de pesquisa permitiu perceber os contornos de um cotidiano com uma dinamica repleta de situacoes, onde os enfermeiros sao levados a um fazer pontuado de falas expressivas, de gestos anodinos e de situacoes, possibilitando a interpretacao dos significados. O estudo permitiu compreender o vivido dos enfermeiros na concretude da vida cotidiana e, assim, ressaltar os mecanismos que garantem o querer-viver social. Procurando captar o vivido, pude perceber, na teatralidade da vida cotidiana, que a socialidade tem uma estruturacao societal-afetual fundamentada no simbolismo que permitiu vislumbrar um fazer predominantemente administrativo
- ItemSomente MetadadadosCuidar em unidade de internacao: desvelando esta pratica pela percepcao de enfermeiras(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 1999) Siqueira, Ivana Lucia Correa Pimentel de [UNIFESP]Este estudo propoe desvelar as acoes realizadas pelas enfermeira de unidade de internacao, e seus atributos, em uma instituicao privada que esta implementando um programa de mudancas com a finalidade de aproximar a enfermeiras dos pacientes. Assim, utilizou-se de entrevistas com sete sujeitos cujos conteudos foram analisados, segundo as propostas da Analise de Conteudo e da Comunicacao nao-verbal. Os achados mostraram que as acoes classificaram se sob tres ambitos: Afetivo, Assistencial e Administrativo. Estas se apresentara imbricadas, inter-relacionadas e transpareceram com diferentes enfases n cotidiano de trabalho. As assistenciais representaram a execucao das atividade tecnicas, incentivadas mediante um processo de empowerment, que habilitou profissional a praticar a assistencia direta pelo desenvolvimento do raciocinio clinico e, entao, a buscar tais atividades. As acoes administrativas destacaram-se em maior numero no papel da enfermeira, prevendo e provendo o Cuidar. Um do resultados localizados foi de que as enfermeiras executavam a administracao d assistencia centrada no paciente e as acoes nao se alinharam aos limites d burocracia. Estas foram as acoes que apresentaram dificuldades em sua execucao no que se refere a negociacao e imposicao de ideias frente aos familiares, equipe de enfermagem e medicos, excetuando-se o paciente. Isto demonstrou necessidade de reforco dos conteudos teoricos e sua adequacao a pratica. A acoes afetivas mostraram-se como um indicador do tipo de assistencia, revelando o comprometimento e presenca do profissional no fazer enfermagem
- ItemSomente MetadadadosDiagnósticos de enfermagem e proposta de intervenções para pacientes com lesão medular(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2003) Cafer, Clelia Regina [UNIFESP]; Barros, Alba Lucia Bottura Leite de [UNIFESP]Trata-se de um estudo prospectivo, com os objetivos de identificar os diagnosticos de enfermagem mais frequentes em pacientes portadores de lesao medular internados na Unidade de Ortopedia e Traumatologia, segundo a taxonomia da NANDA (North American Nursing Diagnosis Association), e propor as intervencoes de enfermagem segundo a NIC (Nursing Intervenions Classification). Foram analisados 10 casos de pacientes que estiveram internados no periodo de janeiro de 2000 a julho de 2002, onde foram identificados 15 diagnosticos, sendo os mais frequentes: mobilidade fisica prejudicada (100 por cento); Deficit no autocuidado para banha e higiene (100 por cento); Deficit no autocuidado para vestir-se e arrumar-se (100 por cento); Disfuncao sexual (80 por cento); Risco para infeccao (80 por cento) e Risco para integridade da pele prejudicada (70 por cento). Apos a identificacao dos diagnosticos de enfermagem, foram propostas intervencoes de enfermagem para os diagnosticos mais frequentes, perfazendo um total de 26 intervencoes, as quais foram analisadas por duas enfermeiras experts em Ortopedia e Traumatologia. Ao discutir-se os resultado concluimos que, com este estudo, as enfermeiras talvez possam descobrir a dimensao do cuidado que requer o paciente com lesao medular, e atraves das intervencoes propostas venham a auxilia-los, melhorando a qualidade da assistencia e contribuindo para a sua autonomia
- ItemAcesso aberto (Open Access)Educação continuada / permanente: protagonizadoras do processo de ensino e aprendizagem em Enfermagem na terapia intensiva(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2008) Viana, Renata Andréa Pietro Pereira [UNIFESP]; Maia, José Antonio [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)As experiências de ensino-aprendizagem são determinadas pelo contexto político, social, cultural e econômico no qual estamos inseridos. No mundo moderno, com a globalização, há a exigência de profissionais cada vez mais atualizados, polivalentes e voltados para a realidade do custo-efetividade; onde devem ser desenvolvidas atitudes contínuas de aprende a aprender. Com isso, este trabalho buscou investigar, através das constantes transformações vivenciadas por enfermeiros do serviço de terapia intensiva de um hospital terciário de grande porte, suas relações de trabalho que, associadas às inovações tecnológicas e ao ambiente estressante da UTI, impõem novas ligações com o mundo de trabalho e, conseqüentemente, novas exigências quanto ao perfil do enfermeiro intensivista. O trabalho foi desenvolvido em quatro encontros, fundamentados sobre a técnica de Grupo Focal, considerada como uma estratégia metodológica qualitativa. Participaram dois observadores, cuja função era a de tomar nota das impressões verbais e não verbais, tanto do moderador quanto dos oito enfermeiros participantes e que atuam no Serviço de Terapia Intensiva do Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo-SP. Nesse cenário, buscou-se a definição do perfil profissional do enfermeiro intensivista. Observou-se uma mudança nos modelos tradicionais de ensino, pois a participação desses profissionais implicou no aproveitamento do potencial intelectual, garantindo a satisfação e motivação pelos participantes. As transcrições das gravações dos encontros tornaram clara a necessidade de um programa de educação continuada/permanente voltado para esses profissionais, objetivando aprimorar a assistência ao paciente grave. Evidenciou-se que há um perfil específico, tanto na formação quanto nos aspectos pessoais para atuar em terapia intensiva, tendo em vista as características específicas que envolvem o setor. Mostrou-se também que o desenvolvimento de conhecimentos específicos por esses profissionais ocorre em situações do cotidiano, a partir das quais se constroem competências, ou seja, o aprimoramento profissional não é resultado de um processo cumulativo e mecânico. Para isso, torna-se necessário considerar todo o contexto em que esse profissional está inserido, seja ele de vida, de trabalho, em que lócus de experiência e saber são estruturados, absorvido e elaborados esses atributos. Com os dados obtidos, espera-se elaborar, implementar e avaliar um programa de capacitação para enfermeiros que atuam em terapia intensiva, a partir da definição do perfil de competências adequado, na estratégia da educação continuada/permanente que deve nortear-se pela busca do cuidado integral ao paciente, construído desde a formação do enfermeiro e firmado em seu cotidiano através de atividades participativas, críticas e reflexivas.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A educação continuada e profissionais de enfermagem para higiene oral de pacientes sob cuidados intensivos(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2008) Carvalho, Monica Lia Rangel Chaves de [UNIFESP]; Maia, José Antonio [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Este trabalho buscou Investigar, a partir das práticas profissionais de equipes de enfermagem atuantes em Unidades de Terapia Intensiva e da literatura especializada, os fundamentos para a proposição de um programa de educação permanente voltado para cuidados de higiene oral de pacientes com próteses ventilatórias. O contexto do estudo foram as UTIS do Hospital do Servidor Público de São Paulo. Os sujeitos da pesquisa foram os profissionais de enfermagem nos diversos tipos de formação atuantes em cuidados intensivos a pacientes críticos que aceitaram a participar do estudo, em conformidade com as normas éticas. Após o levantamento de dados através da observação, foram aplicados questionários, com o intuito de Identificar o grau de conhecimento prévio do profissional de enfermagem em cuidados preventivos básicos em higiene oral, a concepção que estes profissionais têm a respeito da relação entre cuidados orais intensivos e qualidade do cuidado em higiene oral de pacientes críticos. Os resultados obtidos demonstraram a fragilidade de conhecimento dos sujeitos investigados, bem como dificuldades no cuidado e na disponibilidade de recursos materiais. Contudo, os profissionais reconheceram a importância dos cuidados orais nos pacientes internados e forneceram importantes dados para o desenvolvimento de um programa de educação continuada no âmbito da higiene oral para equipes de enfermagem que cuidam de seres humanos em condições limítrofes de ameaça à vida.
- ItemSomente MetadadadosEstudo do tempo dos registros manual e eletronico da sistematizacao da assistencia de enfermagem(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2011) Silva, Vanessa Ceravolo Gurgel [UNIFESP]Mensurar o tempo do registro manual e eletronico de determinadas etapas da Sistematizacao da Assistencia de Enfermagem (SAE) realizadas por enfermeiros. Metodo: Trata-se de um estudo do tipo observacional, prospectivo, experimental antes e depois. Foi medido o tempo (em segundos) do registro manual de determinadas etapas da SAE realizadas em impresso proprio da instituicao. Para o registro eletronico foi utilizando o Sistema Informatizado da Assistencia de Enfermagem u SIAE, da instituicao. As tarefas foram previamente sorteadas e realizadas por oito enfermeiros da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital publico, em São Paulo.A mensuracao ocorreu durante quatro horas nos tres periodos: manha, tarde e noite, em seis fases de maneira identica, com intervalos de um mes entre as coletas. Os dados foram analisados pelo teste Wilcoxon, considerando significante p<0,05. Resultados: Comparando-se as fases manual e eletronica (antes e depois) foi possivel observarque o item oRegistro do Exame Fisicoo gastou mais tempo de execucao para o registro eletronico, passando de 202 para 297 segundo,p<0,05. O mesmo ocorreu com o item oDiagnostico de Enfermagemo em todos os periodos, em que observou-se gasto maior de tempo para o registro eletronico, p<0,05. Ja na oPrescricao de Enfermagemo, observou-se otimizacao do tempo do registro eletronico em relacao ao manual, passando de 213 para 173 segundos, p<0,04. O registro oEvolucao de Enfermagemo, tambem mostrou resultados expressivos quanto ao registro eletronico, passando de 453 para 323 segundos, com p<0,0002. Conclusao: As etapas da SAE oRegistro do Exame Fisicoo e oDiagnostico de Enfermagemo obtiveram aumento de tempo no registro eletronico, em consequencia do SIAE requerer informacoes complexas, que geram melhor qualidade dos registros do cuidado ao paciente. Ja oPrescricao de Enfermagemo e oEvolucao de Enfermagemo obtiveram diminuicao do tempo do registro eletronico, evidenciando a otimizacao do tempo destas tarefas, considerando-se as caracteristicas de facil acesso as informacoes do SIAE
- ItemAcesso aberto (Open Access)A Humanização na Prática de Enfermeiros em uma Unidade Hospitalar de Clínica Médico Cirúrgica(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2008-07-30) Magalhães, Juliana Barbosa [UNIFESP]; Maia, José Antonio [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)O presente estudo teve por objetivo apreender, na ótica de enfermeiros atuantes em uma Unidade de Clínica Médico Cirúrgica de um hospital de grande porte da cidade de São Paulo, seus conceitos e suas formações a respeito da prática humanizada no cuidado ao paciente hospitalizado. A pesquisa, de natureza qualitativa, consistiu de uma análise descritiva e transversal, utilizando como instrumentos de coletas de dados questionários e entrevistas com roteiro semi-estruturado. Os resultados foram estudados por intermédio da análise temática, considerando-se aproximações de significados. Os profissionais não expressaram clareza a respeito de seu conceito de “humanização”, preferindo citar exemplos de “prática humanizada”. Coerentemente, o contato, durante a formação dos profissionais com discussões a respeito da humanização dos cuidados, foi escasso e tardio. Contudo, observou-se que todos expressavam a importância de uma prática humanizada, citando como fatores limitantes à mesma aspectos institucionais, relativos à sobrecarga de trabalho, dentre outros. Um dos dados considerado mais importante deste estudo foi o desejo, pela maioria dos profissionais, no seu aprimoramento para uma assistência mais humanizada, por intermédio de programas de educação continuada. Os dados indicam a importância de intervenções educativas nas equipes, que, se por um lado mostram-se sensibilizadas para a temática da humanização, por outro apontam para a lacuna de processos formativos, de cunho essencialmente reflexivo.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Nursing Interventions in the Clinical Practice of an Intensive Care Unit(Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo, 2010-10-01) Lucena, Amália de Fátima [UNIFESP]; Gutiérrez, Maria Gaby Rivero de [UNIFESP]; Echer, Isabel Cristina; Barros, Alba Lucia Bottura Leite de [UNIFESP]; Universidade Federal do Rio Grande do Sul Escola de Enfermagem; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)This cross-sectional study was carried out at a university hospital to describe the nursing interventions most frequently performed in the clinical practice of an intensive care unit, based on nursing care prescriptions, and to investigate their similarity to the Nursing Interventions Classification (NIC). The sample consisted of 991 hospitalizations of patients. Data were retrospectively collected from the computer database and analyzed through descriptive statistics and cross-mapping. A total of 57 different NIC interventions frequently used in the unit were identified; most of them in the complex (42%) and basic physiological (37%) domains, in the classes respiratory management and self-care facilitation . Similarity between the nursing care prescribed and nursing interventions/NIC was found in 97.2% of the cases. The conclusion is that the interventions/NIC used in the clinical practice of this intensive care unit reflects the level of complexity of nursing care, which is mainly directed at the regulation of the body s physical and homeostatic functioning.
- ItemSomente MetadadadosPraticas e percepcoes de alunos dos cursos de graduacao em enfermagemdo municipio de São Paulo sobre alguns aspectos do ensino pratico de enfermagem pediatrica realizado em hospital(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 1986) Silva, Lana Ermelinda da [UNIFESP]
- ItemSomente MetadadadosPrescricao de enfermagem praticas e experiencias em unidade pediatrica: estudo de caso(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 1993) Seraphim, Glaucia Borges [UNIFESP]
- ItemSomente MetadadadosO processo de enfermagem na assistência a parturiente: diagnósticos e intervenções(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2002) Sumita, Satie Lucia Nishimaru [UNIFESP]; Marin, Heimar de Fátima [UNIFESP]Esta pesquisa de carater descritivo foi desenvolvida no Centro Obstetrico do Hospital Municipal Vereador Jose Storopolli (HMVJS) do Municipio de São Paulo. Apresentou como objetivos elaborar e testar um instrumento estruturado de coleta de dados para assistencia a parturiente; identificar e relacionar os diagnosticos de enfermagem mais frequentes e propor intervencoes de enfermagem. A amostra constituiu-se de 180 parturientes com gestacao a termo; foram excluidas as que no momento da coleta de dados encontravam-se no periodo de transicao para o expulsivo ou no expulsivo e as com intercorrencias clinico-obstetricas. 0 instrumento de coleta de dados foi elaborado com base na estrutura da Taxonomia II, segundo os Padroes de Saúde - Modelo Multiaxial. A pesquisadora realizou a coleta de dados no periodo de outubro de 2000 a setembro de 2001 durante a admissao da parturiente no Centro Obstetrico e quando a mesma ja se encontrava internada, independente do tempo de internacao. Foram identificados 29 diferentes diagnosticos, com frequencia, variando de 0,5 por cento a 100º/a, cuja media foi de 11,8 diagnosticos por parturiente. Os diagnosticos de enfermagem observados em 100 por cento das parturientes foram: Risco para infeccao e Risco para perfusao tissular materno-fetal ineficaz, os fatores de riscos mais frequentes foram, respectivamente, toque vaginal e contracao uterina. Os diagnosticos identificados entre 75 e 99,0 por cento das parturientes foram: Conforto alterado (91,7 por cento), Dor aguda (90,6 por cento), Nutricao desequilibrada para menos que a necessidade (83,9 por cento) e Medo (76,1 por cento). As caracteristicas definidoras mais frequentes reconhecidas para os diagnosticos foram, respectivamente, dor (98,8 por cento), evidencia observada (100 por cento), relato ou evidencia falta de comida (100 por cento) e identificacao do objeto do medo/dor (86,8 por cento). Os fatores relacionados identificados em 100 por cento...(au)
- ItemAcesso aberto (Open Access)Sistematização da assistência de enfermagem: dificuldades e facilidades encontradas pelos enfermeiros do Hospital São Paulo para a execução do processo de enfermagem(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2006) Takahashi, Alda Akie [UNIFESP]; Barros, Alba Lucia Bottura Leite de [UNIFESP]Trata-se de um estudo de natureza descritiva e exploratoria, que teve como objetivo identificar as dificuldades e facilidades encontradas pelas enfermeiras do Hospital São Paulo (HSP) da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) ¬ Escola Paulista de Medicina (EPM), para execucao das fases do processo de enfermagem (PE) e os motivos atribuidos as dificuldades citadas. A amostra populacional foi composta de 83 enfermeiras. Um questionarios com perguntas estruturadas foi utilizado como instrumento para a coleta de dados. Os principais resultados foram: a) em relacao a insercao das enfermeiras com a SAE: 91,6 por cento utilizam a sistematizacao da assistencia de enfermagem(SAE) em sua unidade; 41,5 por cento aplicam o PE em todos os pacientes de sua unidade. b) quanto as fases do PE em que possuem dificuldades: diagnostico de enfermagem (58,5 por cento); evolucao de enfermagem (34,2 por cento); planejamento da assistencia (32 por cento); coleta de dados (28,7 por cento); prescricao de enfermagem (23,2 por cento); 72 por cento tem dificuldades em 01 ou mais fase do processo; c) quanto ao motivos atribuidos as dificuldades: As dificuldades atribuidas a coleta de dados foram: falta de tempo (43,5 por cento); limitacao do paciente em prestar informacoes (21,7 por cento); falta de conhecimento e impresso utilizado e inadequado (17,4 por cento). As dificuldades atribuidas para o diagnostico de enfermagem foram: definir categoria diagnostica (51 por cento); falta de conhecimento teorico (26,4 por cento); falta de aplicacao pratica (15,1 por cento). As dificuldades atribuidas para a execucao do planejamento da assistencia foram: falta de conhecimento teorico (36,3 por cento); falta de exercicio pratico (31,8 por cento); falta de tempo (9,1 por cento). As dificuldades atribuidas para a execucao da prescricao de enfermagem foram: falta de conhecimentos (47 por cento); falta de tempo (17,6 por cento); falta de utilizacao pratica, falta de recursos (11,8 por cento). As dificuldades atribuidas para a execucao da evolucao de enfermagem foram: falta de conhecimento teorico-pratico (30 por cento); falta de tempo (30 por cento); indisponibilidade do acesso ao prontuario do paciente (10 por cento); d) quanto as facilidades atribuidas para execucao do PE: As facilidades atribuidas para a execucao da coleta de dados foram: possuir conhecimento teorico pratico (31,5 por cento); possuir na unidade impresso direcionado e adequado ao servico (22,9 por cento); ter facilidade de comunicar e entrevistar o paciente, por ser a fase mais objetiva e rápida do processo para executar (17,1%). As facilidades atribuídas para a execução do diagnóstico de enfermagem foram: possuir conhecimento teórico e experiência prática (60%); utilizar o livro para consulta (30%); possuir tempo para execução (10%). As facilidades atribuídas para a execução do planejamento da assistência foram: possuir conhecimentos teóricos e experiência prática (50%); ter realizado as etapas anteriores à fase do planejamento no processo (29,2%); utilizar o livro para consulta (12,5%). As facilidades atribuídas para a prescrição de enfermagem foram: possuir conhecimentos teóricos e experiência prática (55,9%); ter executado as etapas anteriores à fase da prescrição de enfermagem no processo (38,2%); e as facilidades atribuídas à execução da evolução de enfermagem foram: possuir conhecimentos teóricos e experiência prática (76,5%); aprendeu e executou a fase durante a graduação (11,8%); ter executado as fases anteriores à evolução de enfermagem (5,9%). Concluiu-se que as fases mais difíceis para executarem foram: o diagnóstico de enfermagem, evolução e plano de assistência. Os motivos atribuídos às dificuldades e facilidades, relacionam-se ao grau de conhecimento teórico - prático que possuem e que as enfermeiras não possuem conhecimentos suficientes para realizarem o PE.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Systematization of nursing care and the formation of professional identity(Assoc Brasileira Enfermagem, 2017) Rivero de Gutierrez, Maria Gaby [UNIFESP]; Ramalho Vasconcelos Morais, Sheila CoelhoThe aim of this study is to explore arguments that broaden the understanding of possible links between the organization of nursing care and the structuring of professional identity. For that purpose, some aspects related to these themes are addressed, highlighting issues regarding differences in the concepts of the organization of nursing care and the nursing process, as well as the performance of this activity and its possible impact on the establishment of its relationship with the professional identity. Emphasis is given to the need to stimulate the debate on the subject by nursing professionals involved in the training of human resources and the provision of care, as well as in class entities, in order to deepen understanding of these concepts as significant elements for strengthening our professional identity.