Navegando por Palavras-chave "Processo de enfermagem"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)Avaliação do desenvolvimento infantil na atenção primária à saúde realizada por enfermeiros: revisão de escopo(Universidade Federal de São Paulo, 2023-10-17) Oliveira, Rafaela [UNIFESP]; Buchhorn, Soraia Matilde Marques [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3004057689854193; http://lattes.cnpq.br/9075153780046038Introdução: A primeira infância é um período crucial para o desenvolvimento cerebral humano. A neurociência mostra que as bases da arquitetura cerebral são criadas nesse período, influenciando o desenvolvimento infantil como um todo, com impactos diretos na vida adulta. Monitorar o crescimento e desenvolvimento é essencial na atenção primária nas consultas de puericultura para evitar atrasos e realizar intervenções precoces. Objetivos: identificar como é realizada a avaliação do desenvolvimento infantil pelos enfermeiros na Atenção Básica à Saúde. Métodos: trata-se de uma revisão de escopo estruturada de acordo com as recomendações do Joanna Briggs Institute nas bases de dados BVS, PubMed, COCHRANE, CINAHL e SCOPUS. Foram realizadas pesquisas na Literatura Cinzenta, coletando dissertações e teses a partir do Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Teses e dissertações da América Latina (UNILA) e Electronic Theses Online Service (EThOS). Resultados: Foram selecionados 18 estudos para compor a revisão, com achados relevantes para o cuidado da enfermagem como a importância do vínculo com a família e os profissionais, o uso de ferramentas para rastreamento dos atrasos do desenvolvimento infantil e padronização das consultas de puericultura. Conclusões: Compreende-se que o enfermeiro é parte integrante da avaliação do Crescimento e Desenvolvimento infantil, do diagnóstico à intervenção. Entretanto, não há uma padronização recomendada mundialmente das ferramentas utilizadas e do cuidado prestado.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Conhecimento de enfermeiros sobre processo de enfermagem e segurança do paciente crítico: possibilidades da educação permanente em saúde(Universidade Federal de São Paulo, 2023-10-30) Silva, Assissa Souza da Silva [UNIFESP]; Mazzaia, Maria Cristina [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6423662828098950; http://lattes.cnpq.br/1940152899366388Introdução: A prática do processo de enfermagem é uma normativa profissional e a atenção às medidas de segurança ao paciente estão contidas no Programa Nacional de Segurança do Paciente. A educação permanente em saúde, por meio do uso de estratégias participativas, e pautadas em necessidades dos profissionais em função da prática laboral, contribui para atualização destes profissionais com vistas à observância dos regramentos e políticas instituídas. Objetivos: Identificar o conhecimento de Enfermeiros de uma unidade de terapia intensiva (UTI|) Geral Adulto sobre processo de enfermagem e medidas de segurança do paciente; desenvolver o planejamento de uma oficina de abordagem educativa para discussão dos temas processo de enfermagem e medidas de segurança do paciente; implementar oficina como abordagem educativa com enfermeiros de UTI Geral adulto sobre os temas processo de enfermagem e medidas de segurança do paciente; verificar a avaliação de enfermeiros e gestores de UTI Geral adulto sobre oficina educativa realizada a respeito do processo de enfermagem e segurança do paciente. Metodologia: estudo exploratório, descritivo, de natureza qualitativa e quantitativa, realizado em unidade de terapia intensiva adulto no interior da Bahia, com enfermeiros e gestores de enfermagem. A partir dos resultados de um pré-teste, foi elaborada uma ação de educação permanente em saúde no formato de oficina com a temática processo de enfermagem e medidas de segurança do paciente. Após aplicação da oficina foi solicitado o preenchimento de instrumento de avaliação da ação educativa. O estudo foi aprovado por comitê de ética com parecer número 5.653.767. Resultados: Participaram do pré-teste 12 enfermeiros e somente duas questões relacionadas a processo de enfermagem e duas relacionadas a segurança do paciente obtiveram um índice maior de acertos do que de erros na primeira etapa. Com a participação e envolvimento dos enfermeiros na oficina realizada em 2 encontros com 3 horas cada aconteceu uma melhora no quantitativo de acertos às questões do pós-teste. A oficina foi avaliada de forma positiva por enfermeiros e gestores, os enfermeiros não se percebem com tempo para participar de ações educativas; destaca-se avaliações não tão positivas para as afirmativas relativas aos temas interação e colaboração, se comparadas às outras afirmativas, e suporte institucional foi tema que recebeu as piores avaliações, tanto por parte de enfermeiros como gestores. Os participantes sugeriram a realização da oficina também com participação dos técnicos de enfermagem, com atividades educacionais realizadas de forma mais frequente e contínua, privilegiando o formato on-line. Observou-se a notificação de eventos adversos após o primeiro encontro da oficina, o que não ocorria na instituição. Conclusão: O estudo apresenta a potencialidade das ações de educação permanente em saúde e pode contribuir com o aprimoramento da assistência de enfermagem e observação das medidas de segurança do paciente.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Construção e validação de instrumento para consulta de enfermagem em ambulatório de quimioterapia(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2017-11-30) Tolentino, Giselia Santos [UNIFESP]; Bettencourt, Ana Rita de Cassia [UNIFESP]; Fonseca, Selma Montosa da [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5014861567013036; http://lattes.cnpq.br/2074144543142069; http://lattes.cnpq.br/2415832953278531; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Construir e validar conteúdo de instrumento para consulta de enfermagem em ambulatório de quimioterapia de adultos. Método: Estudo metodológico composto por duas etapas: elaboração do instrumento e validação de conteúdo. Para a construção do instrumento, realizou-se revisão literária das dimensões do cuidado do paciente oncológico em tratamento quimioterápico e adotou-se como referencial a Teoria das Necessidades Humanas Básicas, de Wanda de Aguiar Horta, culminando no desenvolvimento de dois instrumentos, sendo um para consulta de enfermagem de admissão e outro, de seguimento. A validação de conteúdo de ambos instrumentos ocorreu em duas fases, pela avaliação de experts listados com base no Modelo de Validação de Fehring adaptado para a temática. Utilizou-se o Índice de Validade de Conteúdo, para determinar a concordância dos juízes. Resultados: Na primeira rodada, dois itens do instrumento de admissão apontaram para a necessidade de reformulação, apesar da taxa de concordância de 0,89. No instrumento de seguimento, cuja taxa de concordância foi de 0,88, três itens foram reformulados. As contribuições dos experts foram avaliadas e adotadas com base no referencial teórico e confronto de opiniões, prevalecendo o maior índice de concordância. Posteriormente, os instrumentos foram reenviados ao grupo, e houve um aumento da taxa de concordância de 11% no instrumento de admissão e de 10% no instrumento de seguimento. Novas considerações surgiram e compuseram as versões finais dos instrumentos. Considerações Finais: O instrumento é uma tecnologia leve, facilitadora da consulta de enfermagem, mas seu uso requer um profissional com conhecimento, habilidades, atitudes, valores e ética, para que possa atingir o fim a que se destina. Uma nova etapa se faz necessária: a aplicação dos instrumentos em diferentes centros de quimioterapia para testar sua aplicabilidade na prática.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A enfermagem não é mais uma profissão submissa(Associação Brasileira de Enfermagem, 2007-02-01) Andrade, Andréia de Carvalho [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)It's an essay aiming to demystify nursing as a submissive profession. For doing so, a literature review on the profession history following its evolution up to the current practice was made. For some times, nursing and medicine went along in their historic development and nursing was featured in a dependence/ submission picture due to the lack of scientism in its practice. But a lot has changed and for a long time nursing has its practice based on the scientific knowledge, being the care delivery systematization the key of the scientism in the nursing care.
- ItemAcesso aberto (Open Access)O ensino do processo de enfermagem em Angola(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2014) Carvalho, Maria Manuela Lemos de [UNIFESP]; Ramos, Lais Helena Domingues [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3587544311218723; http://lattes.cnpq.br/9373238831281763; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)O Processo de Enfermagem é um instrumento científico importante para a sistematizar a prática profissional do Enfermeiro. É essencial garantir que durante a sua formação o estudante de Enfermagem receba subsídios necessários para desenvolver com qualidade, as ações da assistência de Enfermagem. Posto isso, importa conhecer a visão dos professores relacionada a ministração dos conteúdos teóricos, e os procedimentos práticos do processo de Enfermagem. O presente trabalho foi realizado com objetivo de descrever como é ensinado o processo de Enfermagem em Angola. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, tipo transversal utilizando o método exploratório. Foram entrevistados 48 docentes do cursos de graduação em Enfermagem das escolas de Angola. O questionário objetivou coletar dados referentes a situação sócio-acadêmica dos docentes, o ensino das teorias de sustentação e etapas do processo de enfermagem, bem como as estratégias pedagógicas utilizadas no ensino. Os dados foram processados segundo a técnica de análise temática. Os resultados apontaram que os docentes têm conhecimento da importância do processo de enfermagem, e reconhecem o papel do professor como orientador para a sua aprendizagem. Existe falta de concenso entre os professores relacionado aos contúdos do ministrados, principalmente sobre o respaldo teórico e etapas do processo de Enfermagem. Verificou-se que o estudo de caso é a estratégia pedagógica mais utilizada pelos docentes entretanto há necessidade de se adotar metodologias de ensino inovadoras. O fato dos docentes assumirem varias disciplinas cada um, a excessiva carga horária por docente, a carência de docentes, o número elevado de alunos sala de aula tanto quanto nos estágio, a diversidade de e países de formação dos professores São fatores que influenciam negativamente o ensino do. Outros fatores que dificultam o ensino no processo de Enfermagem são: a fragilidade das políticas pedagógicas das escolas, a falta ou pouca experiência do docente com o trabalho do processo de enfermagem na prática, e a não implantação do processo de Enfermagem nas unidades hospitalares, são fatores que dificultam o ensino da assistência sistematizada de Enfermagem. Dessa forma, embora haja engajamento dos docentes em ministrar os conteúdos e direcionar os alunos, podemos assegurar que o ensino do processo de Enfermagem em Angola é permeado por dificuldades e falta de limguagem consensual. Portanto, ações pessoais e institucionais e devem ser realizadas, principalmente a melhoria das entratégias de ensino, revisão das filosofias pedagógicas das escolas, e criação de fóruns de discussão, para garantir qualidade no processo ensino/aprendizagem relacionados ao modo sistematizado de cuidar.
- ItemEmbargoInstrumento de histórico de enfermagem em instituição de longa permanência para idosos(Universidade Federal de São Paulo, 2023-06-15) Antunes, Juliane de Fátima Santos [UNIFESP]; Okuno, Meiry Fernanda Pinto [UNIFESP]; Costa, Paula Cristina Pereira da [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5313609151724306; http://lattes.cnpq.br/6910164256304562; http://lattes.cnpq.br/5977682777139190Objetivo: elaborar e analisar as evidências de validade de conteúdo de um instrumento para consulta de enfermagem junto à pessoa idosa no contexto das Instituições de Longa Permanência para Idosos à luz da teoria de Orem. Método: trata-se de um estudo metodológico, com o intuito de elaborar e analisar as evidências de validade de conteúdo de um instrumento para consulta de enfermagem de idosos residentes em Instituições de Longa Permanência baseado na teoria de Orem. Foram realizadas as seguintes etapas: revisão de escopo, baseando-se nas orientações do Instituto Joanna Briggs, seguindo o checklist PRISMA-ScR, com o propósito identificar os principais Diagnósticos de Enfermagem para pessoas idosas residentes em Instituições de Longa Permanência para Idosos; elaboração do instrumento à luz da teoria de Orem; análise pelos especialistas quanto às evidências de validade de conteúdo do instrumento pela técnica Delphi – itens com índice de concordância ≥ 0,80 foram validados – e, ao todo, dez participaram da pesquisa; reestruturação do instrumento de acordo com as opiniões dos especialistas e validação dos itens do instrumento pelo Índice de Validade de Conteúdo. Nesta pesquisa, foram julgados como válidos os itens com, no mínimo, 0,8/80% de concordância. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (parecer 5.090.838) com Certificado de Apresentação de Apreciação Ética (CAAE) 50684021.0.0000.5505. Resultados: foram incluídos 41 artigos na revisão, totalizando 78 principais Diagnósticos de Enfermagem com taxonomia NANDA-I. O instrumento inicial possuía 104 itens e, após a validação, finalizou com 90 itens. Obteve-se Índice de Validade de Conteúdo entre 0,80 e 1,0 na primeira rodada, e os itens validados na segunda rodada obtiveram concordância de 80 a 100%. Assim, a validação do conteúdo do instrumento foi concluída. Conclusão: foi elaborado um instrumento para a consulta de enfermagem junto à pessoa idosa no contexto das Instituições de Longa Permanência para Pessoas Idosas, à luz da teoria de Orem com adequadas evidências de validade de conteúdo. Esse instrumento permitirá avaliar as necessidades de autocuidado dos idosos residentes em Instituições de Longa Permanência para Idosos e poderá auxiliar na melhora da aplicação do Processo de Enfermagem e dos cuidados com essa população.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Mapeamento dos principais diagnósticos de enfermagem em uma unidade de terapia intensiva de um hospital público em um município do interior do Acre(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2017-11-30) Lima, Charlene Maria Ferreira de [UNIFESP]; Bettencourt, Ana Rita de Cassia [UNIFESP]; Barros, Alba Lucia Bottura Leite de [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3089430786971948; http://lattes.cnpq.br/2074144543142069; http://lattes.cnpq.br/8073688192718532; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Sistematizar a assistência de Enfermagem é fundamental para o desenvolvimento de processos assistenciais que permitam o cuidado aos pacientes de forma individualizada e de qualidade. Para isto, o uso da linguagem padronizada tem sido o diferencial para alcançar este objetivo. Percebe-se, no entanto, que na prática muitas instituições de saúde ainda não fazem uso da linguagem padronizada de Enfermagem, como verificado na realidade do Hospital Regional do Juruá, localizado em um município da Amazônia Ocidental. Objetivo: O estudo teve como objetivo comparar os termos e expressões registrados nas evoluções de Enfermagem com os conceitos e domínios da Taxonomia II da NANDA-I, por meio do mapeamento cruzado, obtendo assim os prováveis diagnósticos de Enfermagem mais frequentes na unidade. Método: Estudo epidemiológico, transversal de caráter descritivo, do tipo retrospectivo, com abordagem quantitativa. Foi realizado na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Regional do Juruá (HRJ), localizado no município de Cruzeiro do Sul, estado do Acre. Foi desenvolvido em duas etapas. Na primeira, foi feito um estudo retrospectivo nos 73 prontuários dos pacientes internados na UTI, no período de maço de 2014 a março de 2015, para coletar os dados sociodemográficos e clínicos, bem como extrair das evoluções de Enfermagem os termos e expressões referentes a respostas humanas. Na segunda etapa, procedeu-se à comparação dos termos e expressões retirados do prontuário com a linguagem padronizada da Taxonomia II da NANDA-I, por meio do mapeamento cruzado. O estudo obteve aprovação do Comitê de Ética e Pesquisa da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), sob o Parecer nº 795.287/2014 Resultados: A análise dos 73 prontuários permitiu identificar que 37 (50.68%) eram do sexo feminino e 36 (49.31%) do sexo masculino. A faixa etária variou de 14 a 96 anos, predominando a idade acima de 60 anos (58.90%). A média de idade foi de 59.61 anos, desvio padrão de 22.34 e mediana de 66 anos. Após análise e exclusões das repetições, foram identificados 294 termos e expressões a partir das evoluções de Enfermagem. Estes termos foram mapeados em relação à NANDA-I e pôde-se identificar 72 diferentes títulos diagnósticos de Enfermagem. Distribuídos em 8 dos 13 domínios da taxonomia de NANDA-I, com destaques os domínios segurança e proteção, eliminação e troca, atividade e repouso, conforto e nutrição. Os diagnósticos mais prevalentes (frequência maior ou igual a 50%) foram: Risco de infecção (83,56%), Integridade tissular prejudicada (68,49%), Integridade da pele prejudicada (52,05%), Dor aguda (50,68%), Débito cardíaco diminuído (52,05%), Troca de gases prejudicada (54,79%). Conclusões: O estudo possibilitou conhecer o perfil da clientela internada na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Regional do Juruá e, por meio do mapeamento cruzado entre os termos e expressões registrados nas evoluções de Enfermagem e a Taxonomia II da NANDA – I, identificaram-se os possíveis diagnósticos de Enfermagem mais prevalentes na unidade. Constituiu-se um passo importante para iniciar o processo de implantação do Processo de Enfermagem em sua totalidade na UTI do Hospital Regional do Juruá.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A sistematização da assistência de enfermagem na visão dos enfermeiros de um hospital do município de Rio Branco/AC(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2014-11-26) Santos, Jacamar Aldenora dos [UNIFESP]; Bettencourt, Ana Rita de Cassia [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/2074144543142069; http://lattes.cnpq.br/9006933879768993; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)A Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) é uma metodologia científica que os enfermeiros têm em mãos para administração do cuidado de enfermagem de modo sistemático, disciplinar e fundamentado no saber especifico, técnico e teórico. Objetivo: Desvelar os significados da Sistematização da Assistência de Enfermagem para enfermeiros da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um Hospital Público do Município de Rio Branco, Acre. Metodologia: estudo qualitativo e a técnica utilizada para a coleta de dados foi à entrevista com roteiro semi-estruturado. A análise dos resultados foi baseada na técnica de Giorgi. Resultados: Participaram do estudo quatro enfermeiros da UTI, sendo três enfermeiros do sexo masculino e um do sexo feminino, com idades entre 28 a 35 anos e com média de formação de dois anos. Quanto ao significado da SAE foram identificadas três categorias: Planejamento e Organização; Compreensão e Priorização. Com relação à implementação da SAE emergiram as categorias de Dificuldades e de Facilidades. Conclusão: Conclui-se que os enfermeiros têm a compreensão da importância e da utilização da SAE para a melhoria da qualidade prestada ao paciente, porém, existe um déficit em relação ao conhecimento sobre o método de escolha para sistematizar a assistência, no que tange ao conhecimento especifico, teórico e técnico cientifico
- ItemAcesso aberto (Open Access)Sistematização da assistência de enfermagem: dificuldades e facilidades encontradas pelos enfermeiros do Hospital São Paulo para a execução do processo de enfermagem(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2006) Takahashi, Alda Akie [UNIFESP]; Barros, Alba Lucia Bottura Leite de [UNIFESP]Trata-se de um estudo de natureza descritiva e exploratoria, que teve como objetivo identificar as dificuldades e facilidades encontradas pelas enfermeiras do Hospital São Paulo (HSP) da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) ¬ Escola Paulista de Medicina (EPM), para execucao das fases do processo de enfermagem (PE) e os motivos atribuidos as dificuldades citadas. A amostra populacional foi composta de 83 enfermeiras. Um questionarios com perguntas estruturadas foi utilizado como instrumento para a coleta de dados. Os principais resultados foram: a) em relacao a insercao das enfermeiras com a SAE: 91,6 por cento utilizam a sistematizacao da assistencia de enfermagem(SAE) em sua unidade; 41,5 por cento aplicam o PE em todos os pacientes de sua unidade. b) quanto as fases do PE em que possuem dificuldades: diagnostico de enfermagem (58,5 por cento); evolucao de enfermagem (34,2 por cento); planejamento da assistencia (32 por cento); coleta de dados (28,7 por cento); prescricao de enfermagem (23,2 por cento); 72 por cento tem dificuldades em 01 ou mais fase do processo; c) quanto ao motivos atribuidos as dificuldades: As dificuldades atribuidas a coleta de dados foram: falta de tempo (43,5 por cento); limitacao do paciente em prestar informacoes (21,7 por cento); falta de conhecimento e impresso utilizado e inadequado (17,4 por cento). As dificuldades atribuidas para o diagnostico de enfermagem foram: definir categoria diagnostica (51 por cento); falta de conhecimento teorico (26,4 por cento); falta de aplicacao pratica (15,1 por cento). As dificuldades atribuidas para a execucao do planejamento da assistencia foram: falta de conhecimento teorico (36,3 por cento); falta de exercicio pratico (31,8 por cento); falta de tempo (9,1 por cento). As dificuldades atribuidas para a execucao da prescricao de enfermagem foram: falta de conhecimentos (47 por cento); falta de tempo (17,6 por cento); falta de utilizacao pratica, falta de recursos (11,8 por cento). As dificuldades atribuidas para a execucao da evolucao de enfermagem foram: falta de conhecimento teorico-pratico (30 por cento); falta de tempo (30 por cento); indisponibilidade do acesso ao prontuario do paciente (10 por cento); d) quanto as facilidades atribuidas para execucao do PE: As facilidades atribuidas para a execucao da coleta de dados foram: possuir conhecimento teorico pratico (31,5 por cento); possuir na unidade impresso direcionado e adequado ao servico (22,9 por cento); ter facilidade de comunicar e entrevistar o paciente, por ser a fase mais objetiva e rápida do processo para executar (17,1%). As facilidades atribuídas para a execução do diagnóstico de enfermagem foram: possuir conhecimento teórico e experiência prática (60%); utilizar o livro para consulta (30%); possuir tempo para execução (10%). As facilidades atribuídas para a execução do planejamento da assistência foram: possuir conhecimentos teóricos e experiência prática (50%); ter realizado as etapas anteriores à fase do planejamento no processo (29,2%); utilizar o livro para consulta (12,5%). As facilidades atribuídas para a prescrição de enfermagem foram: possuir conhecimentos teóricos e experiência prática (55,9%); ter executado as etapas anteriores à fase da prescrição de enfermagem no processo (38,2%); e as facilidades atribuídas à execução da evolução de enfermagem foram: possuir conhecimentos teóricos e experiência prática (76,5%); aprendeu e executou a fase durante a graduação (11,8%); ter executado as fases anteriores à evolução de enfermagem (5,9%). Concluiu-se que as fases mais difíceis para executarem foram: o diagnóstico de enfermagem, evolução e plano de assistência. Os motivos atribuídos às dificuldades e facilidades, relacionam-se ao grau de conhecimento teórico - prático que possuem e que as enfermeiras não possuem conhecimentos suficientes para realizarem o PE.