Navegando por Palavras-chave "Preceptoria"
Agora exibindo 1 - 14 de 14
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Cenários de prática: a percepção dos estudantes e preceptores de um curso de medicina do município de Santos(Universidade Federal de São Paulo, 2022) Santos, Carla Affonso Madureira [UNIFESP]; Uchôa-Figueiredo, Lúcia da Rocha [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3179063226554474; http://lattes.cnpq.br/0268419121193775A educação superior na área da saúde vem passando por grandes mudanças no contexto da formação do profissional de saúde. As Diretrizes Curriculares Nacionais recomendam que a formação médica seja generalista, humanista, crítica e reflexiva, pautada em princípios éticos, de forma a tornar o profissional capaz de atuar no processo de saúde-doença nos diferentes cenários e níveis de atenção, com ênfase na Atenção Primária, especialmente em ações que diretamente afetam os problemas ou necessidades identificadas na comunidade. Surge então a figura do preceptor, com papel importante na formação do estudante de Medicina, pois é um profissional de saúde que acompanha e orienta o estudante nos cenários de prática. O objetivo deste estudo foi analisar a preceptoria a partir da percepção dos estudantes e preceptores do módulo Integração Comunidade Ensino e Medicina da Família I e II. Trata-se de um estudo de campo, exploratório e descritivo, sendo exposto por meio de resultados qualitativos. No primeiro momento, com base no contexto da pesquisa, a coleta de dados foi realizada por meio de uma roda de conversa com os preceptores, o registro foi feito por meio de diário de campo com observador participante. No segundo momento, para a coleta de dados com os estudantes, foram feitas entrevistas semiestruturadas, elaboradas especificamente para esta pesquisa. A etapa analítica dos dados foi realizada por meio da análise de conteúdo. A amostra desta pesquisa foi constituída de cinco estudantes do módulo MICEMF I e quatro preceptores do mesmo módulo. Os resultados das entrevistas dos estudantes demonstram a necessidade de readequações, tendo em vista a predominância da visão especialista e tecnicista dos estudantes de Medicina, oposto ao que recomendam as Diretrizes Curriculares Nacionais. Ressalta-se a importância da inserção dos estudantes nos cenários de prática ainda nos primeiros anos do curso. Os preceptores têm um papel importante na inserção do estudante no ambiente de trabalho, contudo não possuem formação em preceptoria. Na Roda de Conversa com os preceptores, salientaram o distanciamento entre a universidade e os preceptores, a necessidade de aproximação, feedback, reuniões periódicas para alinhamento, monitoramento e planejamento.
- ItemSomente MetadadadosCompetências do preceptor enfermeiro: uma análise da percepção de enfermeiros de uma instituição hospitalar privada(Universidade Federal de São Paulo, 2015) Miyazato, Helena Scaranello Araújo; Araújo, Pola Maria Poli de; Rossit, Rosana Aparecida Salvador; http://lattes.cnpq.br/3333865775403342; http://lattes.cnpq.br/2974525500021107; http://lattes.cnpq.br/6360970435537253This study had as objective to analyze, in the perception of nurses, the necessary competences to the preceptory of nurses in a hospital institution. It's a qualitative research, with descriptive and exploratory character. The study was accomplished in a medium-sized hospital in Marilia-SP. The data were collected by a semi-structured interview with the nurses who work on the hospital institution in the nurse function, of both genders, who agreed with the research objective and signed the Free and Informed Consent Term. The interviews were recorded, transcribed and analyzed using the content analysis technique, thematic modality. The study is in consonance with the ethical principles of research and had an authorization granted by the Ethics Committee on Research of the Federal University of São Paulo, by CAAE: 41473814.3.3001.5496 and number of the opinion: 992.076. When the respondents defined 'preceptor', they attributed characteristics instead of defining them. The data show that the preceptor nurses must equip themselves with vast technical and scientific knowledge to prepare to be a formator of other professionals in nursing, however, there's a need for specific capacity to act in education, due to the variety of roles that the teacher must execute: facilitator of students learning, planner of courses, advisor of individuals or groups, producer of educational material, evaluator of learning and model of professional behavior. The nurse preceptor should be an example of professional, responsible, patient and base their actions on respect for the students' individuality, with the finality to promote the articulation between teaching, service and learning. From the analysis and categorization of the interviews, a matrix with competences was built to map the profile of preceptor nurses who work in admission training. The definition of the assignments of nurse preceptor may contribute to the permanent education of the professionals who are in the working world and weren't formed based on the National Curriculum Guidelines, in order to qualify them for the resolutivity of current demands and to the improvement of the quality of care in health. In front of this scenario, the challenge of health institutions is to choose professionals or empower them to exercise preceptory of newly hired nurses, adjusting the nursing assistance to the real needs of users.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A formação do preceptor no contexto da residência multiprofissional em saúde: experiências colaborativas em cenários de prática(Universidade Federal de São Paulo, 2021-12-17) Silva, Guilherme Augusto Braga [UNIFESP]; Uchôa-Figueiredo, Lúcia da Rocha [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3179063226554474; http://lattes.cnpq.br/9104523194574501Introdução. No contexto da formação do preceptor em cenários de prática na Residência Multiprofissional em Saúde, evidenciam-se questões importantes que caracterizam a relação e a influência das experiências colaborativas no seu processo de ensino-aprendizagem. Objetivos. O presente estudo teve como objetivo analisar a percepção do preceptor sobre a sua formação em cenários de prática na Residência Multiprofissional em Saúde na perspectiva das experiências colaborativas. Método. Pesquisa exploratória descritiva com abordagem quali-quantitativa, realizada com os preceptores do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade do Município da Estância Balneária de Praia Grande/SP. Como instrumentos de coleta dos dados, foram aplicados, no primeiro momento, a Escala de Avaliação da Colaboração Interprofissional em Equipe- AITCS II-BR(BISPO; ROSSIT, 2018), com intuito de mensurar e avaliar a colaboração interprofissional entre os membros de uma equipe, e, no segundo momento, a Entrevista Semiestruturada para explorar, com maior profundidade, aspectos relacionados à significância e subjetividade contidos nas falas dos entrevistados. Como método de análise dos dados qualitativos, realizou-se a Análise Atitudinal a partir da aplicação do instrumento AITCS II-BR, por meio de escala do tipo Likert, e a Análise de Conteúdo, aplicada à Entrevista Semiestruturada, com uma abordagem metodológica que trabalha com a noção de tema, o qual está ligado a uma afirmação a respeito do objetivo analítico visado. Os dados quantitativos referentes à caracterização dos participantes foram analisados por meio da média aritmética simples. Resultados. Como resultados, evidenciou-se que a formação dos preceptores em cenários de prática se dá muito pela experiência e que esta pode funcionar como um fio condutor para a Educação Interprofissional materializar-se em competências para a Prática Colaborativa. Foi dada ênfase, na dimensão do cuidado, à interface com a Educação Permanente em Saúde na construção de cotidianos que valorizam a aprendizagem coletiva. Considerações Finais. Destarte, no processo formativo do preceptor em cenários de prática, o diálogo e a interação precisam estar presentes entre as diferentes áreas profissionais e devem ser impulsionados pela troca de saberes e de experiências para a aquisição das competências colaborativas. Nesse contexto, a experiência da aprendizagem interprofissional pode ser colocada como a chave para a prática colaborativa.
- ItemAcesso aberto (Open Access)O internato do curso medicina da Universidade Federal de Pernambuco: visão dos preceptores do processo de ensino-aprendizagem nos cenários de prática(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2012) Barreto, Vitor Hugo Lima [UNIFESP]; De Marco, Mario Alfredo [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Introdução: Os cursos de medicina do Brasil oferecem, nos seus dois ultimos anos, o estagio obrigatorio nas cinco areas basicas (clinica medica, cirurgia, pediatria, Saúde coletiva e gineco-obstetricia), chamado internato. O Internato e o periodo em que o estudante esta em contato direto com a o trabalho e pratica medica, sendo responsavel por uma parcela importante da formacao profissional. Estimulados pela publicacao das novas Diretrizes Curriculares para a graduacao em Medicina, os cursos implementaram uma ampliacao dos cenarios de pratica muito alem dos hospitais universitarios. Servicos de Saúde das redes municipais e estaduais passaram a compor os estagios do internato. Poucos cursos, porem, apresentam um conhecimento profundo dos cenarios de pratica da rede de Saúde e de como se desenvolve o ensino-aprendizagem facilitado por preceptores nesses servicos. Objetivo: O presente estudo dedicou-se a conhecer a realidade do Internato do Curso de Medicina da Universidade Federal de Pernambuco atraves da perspectiva do preceptor. Metodologia: Trata-se de um levantamento descritivo, de natureza qualitativa, em um corte transversal, que caracterizou um estudo de campo, aplicado as cinco areas basicas do internato e que envolveu vinte e um preceptores coordenadores de treze servicos de Saúde. Foram realizadas entrevistas, utilizando roteiros semi-estruturados, com os preceptores coordenadores dos servicos de Saúde envolvidos no internato, atraves de uma amostra criteriosa. Os criteriosprincipais foram: ser preceptor coordenador de ensino e atuante na pratica diaria de preceptoria. Para a avaliacao e critica dos dados foi adotada a analise de conteudo, realizada em tres etapas: pre-analise, analise e inferencias e interpretacoes. Resultados: Um total de vinte um preceptores foram entrevistados. As categorias tematicas mais relevantes para o estudo foram: expectativa do preceptor para a formacao medica durante o rodizio; modelos de ensino da preceptoria; Gestão do ensino e integracao ensino-servico. Os preceptores apresentam expectativas diversas entre si, porem coerentes na maior parte com os documentos que referencia a educacao medica, porem sem cita-los. Os preceptores apresentam modelos de ensino centrados no preceptor, no estudante e no problema, sendo os ultimos uma menor parte. A Gestão do ensino apresenta-se de forma pragmatica, organizando o encontro entre educador e educando, porem sem planejamento da acao pedagogica em si. A integracao ensino-servico esta representada atraves de acoes pontuais por parte da instituicao academica, porem a demanda dos preceptores abrange a educacao permanente e fatores motivadores para atuacao continua no ensino. As analises das categorias indicaram um afastamento importante entre as praticas cotidianas nos servicos e o preconizado nas Diretrizes Curriculares e no Projeto Politico Pedagogico do Curso de Medicina. Conclusoes: O estudo representa um aprofundamento sobre as atividades de ensino nos cenarios de pratica do internato. As categorias analisadas representam pontos cruciais para o aperfeicoamento da integracao ensino-servico. As expectativas dos preceptores abarcam o conteudo dos documentos formais, porem estes deverao ter acesso aos marcos referencias da reforma dos cursos de medicina para a devida apropriacao. Apesar de preconizado, o ensino problematizador e a pratica de poucos preceptores com uma formacao em educacao. Um programa de desenvolvimento docente do preceptor podera aproximar as praticas diarias nos cenarios. Os preceptores exercem uma Gestão de ensino focada na agenda de atividades, enquanto que a universidade executa poucas atividades de integracao. Acoes de integracao ensinoservico especificas poderao qualificar os estagios obrigatorios nos cenarios de praticas na rede de Saúde. Planejamentos participativos poderao apoiar a construcao de expectativas comuns entre servicos, academia e estudantes. Metodologias ativas de ensino da pratica medica poderao ser sugeridas em acordo com as concepcoes pedagogicas dos documentos de referencia. A Gestão do ensino podera ser alvo de acoes de educacao permanente para preceptores, a fim de aprimorar suas competencias educacionais. Outros estudos deverao abordar a perspectiva do estudante, do professor e do gestor, importantes para complementacao das informacoes obtidas no presente estudo
- ItemAcesso aberto (Open Access)"Mas a vida é real e de viés": o exercício da preceptoria e o processo de educação permanente no PET-Saúde/GraduaSUS de Santos, São Paulo(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2019-09-16) Correa, Elaine Rocha [UNIFESP]; Frutuoso, Maria Fernanda Petroli [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)The Education Program of Working for Health (PET-Health) / GraduaSUS 2016-2017 consisted of a front of efforts of the Municipal Health Department (SMS) of Santos and the Federal University of São Paulo, Baixada Santista campus (UNIFESP / BS), in the discussion of health education and teaching-service integration, focusing on maternal-infant mortality (MMI). Unprecedented, this edition collaborated with the municipalities of Itanhaém, Santos and São Vicente, as well as students / teachers of the Physical Education, Nutrition, Psychology, Social Work and Occupational Therapy courses of UNIFESP and Medicine from the Centro Universitário Lusíada, consisted of three cycles of eight months each, which surrounded the three municipalities. This dissertation aimed to systematize and discuss the experience of exercise of preceptorship and the process of Permanent Education in Health (EPS) at PET- Health / GraduaSUS in Santos / SP. This is a qualitative and retrospective study whose data production came from three records: PET Activity Record, maintained by the researcher / coordinator of PET-Santos, with linear records of project development; field diary, about the research process and experiences in the master's degree; Report on Preceptors Awareness Workshops, a synthesis document of the awareness workshops with eight preceptors, from different training areas, who participated in the final cycle of PET-Santos. The analyzes were based on the notion of EPS in motion. The data from this investigation agree with the literature on the practice of health preceptorship regarding the positive points such as the contact with students, the approach of teachers in the field and the remuneration of workers and the negative points, such as the absence of teachers in the practice setting, students with little interest, lack of service infrastructure, poor recognition of the role of preceptor as part of the job, and late payment of scholarships. The EPS strategies were configured as a process of building encounters moments with professionals, to a certain extent against hegemonic to the specific focus of training prioritized by SMS. In the first cycle, there was a certain invisibility of the actions produced in the services, which gave rise to the doubts and insecurities of the preceptors in conducting the activities with the students, in the absence of teacher’s support. In the second cycle, the insertion of a monthly meeting of preceptors allowed the construction of listening moments and discussion of intervention possibilities. Although the idea of instrumentalization for the exercise of preceptorship still prevailed, it culminated in the proposition of working groups with all PET actors to discuss and systematize themes relevant to the MMI. In the last cycle, the workshops indicated a breakthrough in proposing a more dynamic and reflective periodic space for dialogue on preceptorship, especially regarding the understanding of services and routines, with the guarantee of meaningful activities for students. This experience points to EPS present in many PET action spaces, based on the path and encounter of many actors and events that occurred in the breaches and often unrecognized or without visibility in the challenging daily work of health. Formal and periodic spaces of dialogue have allowed them to raise questions about preceptorship and professional practices.
- ItemRestritoO papel do farmacêutico nas equipes de saúde na perspectiva dos residentes de um programa de residência multiprofissional em Ortopedia e Traumatologia(Universidade Federal de São Paulo, 2023-06-15) Menezes, Melissa Guimarães [UNIFESP]; Zihlmann, Karina Franco [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/8737042226108033; http://lattes.cnpq.br/2989326088734364Introdução: a residência multiprofissional é uma modalidade de pós-graduação lato sensu voltada para a educação em serviço e abrangendo várias áreas da saúde. O farmacêutico residente inserido no Programa de Residência Multiprofissional em Ortopedia de Traumatologia (PRMOT) da UNIFESP exerce atividades específicas de seu campo e, além disso, realiza atividades de formação e práticas com profissionais de outros campos de saber, em uma perspectiva multidisciplinar, o que se mostra um desafio em sua prática diante de uma formação voltada para o cuidado integral em saúde. Objetivos: caracterizar os processos formativos e práticos do PRMOT - UNIFESP na perspectiva do residente em Farmácia e, além disso, identificar dificuldades e potencialidades do trabalho interprofissional na perspectiva desses residentes. Método: foi realizada uma pesquisa qualitativa e retrospectiva com residentes egressos da área de Farmácia do PRMOT – UNIFESP. Todos os 15 egressos foram convidados a participar de uma entrevista individual em profundidade. As entrevistas foram transcritas na íntegra e analisadas pela técnica de Análise de Conteúdo Temática. Todos os participantes assinaram um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido em conformidade com as Resoluções n°466/2012 e nº510/2016 do CNS. O projeto foi aprovado pelo CEP- UNIFESP sob CAAE número 43256621.0.0000.5505. Resultados: foram realizadas sete entrevistas, sendo que os demais, ou não responderam ao convite, ou o declinaram. Quanto à idade os entrevistados tinham entre 27 e 36 anos (média de 30,43 anos), sendo seis do sexo feminino e um do sexo masculino. Considerações finais: de um modo geral foi possível observar que todos os participantes referiram que a experiência da realização desta residência foi bastante positiva e enriquecedora, e que, após a conclusão da mesma, houve acesso a experiências de trabalho mais atraentes e desejadas pelos participantes. Os relatos dos participantes também permitiram constatar que o trabalho do farmacêutico ainda é muito voltado para as rotinas específicas deste campo. Porém, em alguns discursos, participantes deixam claro que a experiência de trabalhar com outras áreas profissionais foi significativa – em alguns momentos difícil, porém sempre com “trocas” e aprendizados. Produto Técnico em Educação: foi construído um Manual com orientações sobre Analgesia e Profilaxia de tromboembolismo venoso direcionado ao cuidado de pacientes internados no Serviço de Ortopedia e Traumatologia. O público-alvo serão os profissionais do Serviço de Ortopedia e Traumatologia que abrangem os médicos desta especialidade, residentes médicos, residentes farmacêuticos pertencentes ao Programa de Residência em Ortopedia e Traumatologia – PRMOT da Universidade Federal de São Paulo e demais profissionais de saúde da equipe multiprofissional. Esse documento será apresentado e proposto para a Irmandade da Santa Casa da Misericórdia de Santos – ISCMS e disponibilizado gratuitamente e de acesso livre no repositório da UNIFESP.
- ItemAcesso aberto (Open Access)O papel docente do preceptor no Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Universidade Federal do Amazonas(Universidade Federal de São Paulo, 2016) Souza, Sanay Vitorino de; Ferreira, Beatriz Jansen; http://lattes.cnpq.br/2401449110051240; http://lattes.cnpq.br/9175102974834356This study had as objective to analyse the teaching role of the professionals involved with the mentoring activity in the Multidisciplinary Residency Program in Health of the Federal University of Amazonas. It’s a qualitative research, with descriptive and exploratory character. The study was accomplished in a university hospital in the city of Manaus - AM. The data were collected by means of documental analysis, half-structured interview and application of attitudinal instrument Likert type. The population was composed for preceptors and residents. The data collection was divided in two stages. In the first stage, interview with 10 preceptors of the program was accomplished. The interviews were recorded, transcribing and the data analysed by means of the technique of content analysis, thematic modality. By means of the analysis of the interviews, it was possible to know to the light of the preceptors, the meaning of an ideal preceptorship. Four axles drivers had organized the process of the content analysis: the relevance of the preceptorship for the process of training in health; the preceptorship as pedagogical activity and the ideal preceptor; the permanent education in health – EPS and the improvement of the preceptorship; the preceptorship and the theoretical joint/practice. The perceptions harvested by means of the instrument of the Likert type next to these preceptors increased of the participation of the residents in its first and according to year had pointed with respect to a assertiveness in the drawing of the Program. The study is in consonance with the ethical principles of research and had an authorization granted by the Ethics Committee on Research of the Federal University of São Paulo, by CAAE: 43331215.0.0000.5505. Therefore, it is believed that the study has brought new and relevant information considered and highlighted by preceptors and residents: adequate theoretical construction and practice developed as a qualifying element for the training process from the needs presented by the residents; the encouragement of a critical and reflective attitude about the care provided by them; the defense of the determinants of health and the biological and social determinants of disease; encouraging the development of networking an integral perspective of care, and the option for multiprofessional and collaborative work as a way to interprofissionalidade in line with the recommendations in the Pedagogical Political Project of the Multidisciplinary Residency in Health and the Coordination of Multidisciplinary Residency.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Perfil de competências do preceptor fisioterapeuta da residência multiprofissional em saúde de uma instituição de saúde privada(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2021) Suzuki, Juliana Luri Noda [UNIFESP]; Freitas, Maria Aparecida De Oliveira [UNIFESP]; Universidade Federal de São PauloIntroduction: The preceptor does a direct supervision of the practical activities carried out by residents, in learning services environments in health care, promoting the integration between residents and between them and multidisciplinary team, bringing theory and practice closer together. However, it is quite common that health professionals, not just physical therapists, assume the preceptorship due to the need for the service and act in the role for personal fulfillment. The lack of prior specific training makes the preceptor act empirically, in an educational path that he believes to be the correct one, through success and error, replicating examples that he believes will result in success. Objectives: This study analyzed the competences of preceptor physiotherapist in the Multiprofessional Residency of Sírio Libanês Hospital and, more specifically, characterized the profile of these preceptors, surveyed the competences for the exercise of preceptorship, mapped strengths and weaknesses of the team and identified suggestions from preceptors to improve their practices. Methodology: Qualiquantitative, exploratory, descriptive and cross-sectional study. In the first stage of data collection, a questionnaire consisting of 33 items was applied to apprehend the perception of preceptors about their competences in the “knowledge, skill and attitude” dimensions. For this stage, 71 physical therapist preceptors, working in the Multiprofessional Residency Programs of Sírio Libanês Hospital, were invited. Of these, 50 agreed to participate in this first stage and completed the questionnaire. Data from the questionnaire were subjected to descriptive statistical analysis. In the second stage, to deepen the data obtained, 10 interviews were carried out with a semistructured script, elaborated from the results of the questionnaire. In this second stage, the data were submitted to content analysis in the thematic modality, considering the dimensions “knowledge, skill and attitude”. Results and Discussion: Most research participants are young, female and postgraduate. As for the necessary skills in the knowledge dimension, the participants indicated that the preceptor needs to know the physical and operational structure of the work environment; understand the proposals of the residency program; know the expertise of different preceptors; have cognitive domain for discussions of clinical cases; and have training in educational strategies. In the skill dimension, they indicated that the practical domain of respiratory and musculoskeletal physiotherapy is necessary; exercise peer-to-peer communication and individualized teaching with each resident; deal with the resident in complications; promote the active methodology. In the attitude domain, the preceptor must encourage protagonism; being the example in humanized care; spread respect and ethics; value the resident's integration and decision-making; recognize the value of educational actions aimed at preceptorship. From the interviews carried out, the main strengths emerged: the resident's ability to integrate into the multidisciplinary team, the encouragement of critical and reflective reasoning and professional actions based on respect and ethics. The most relevant weaknesses indicated by the preceptors are the difficulty in motivating the resident, the arduous task of correlating theory with practice, the impact of work overload and the misunderstanding of the factors that guarantee the practice of preceptorship. With regard to competences, data analysis suggests that four of them need changes in the short term, eight reveal aspects to be improved and 21 present good perception. The interviewees' suggestions were consistent with the exposed weaknesses and mainly explore the themes of training, team strengthening and institutional support. Final considerations: The research showed, from the participants' perception, which competencies are important to exercise the role ofpreceptor, as well as the strengths and weaknesses of this team, with regard to their competencies. This perception can direct future selection processes for the function, favor the development of preceptors and the consequent improvement in the teaching and learning process.
- ItemSomente MetadadadosPreceptoria como acao educativa: uma leitura hermeneutica fenomenologica(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2003) Silva, Gilberto Tadeu Reis da [UNIFESP]Este estudo teve como objetivos compreender e interpretar os sentidos do fazer preceptoria tal como esta se mostra para os alunos do Curso de Graduacao em Enfermagem da Faculdade Santa Marcelina. Ao buscar a trilha para descrever a preceptoria nos vimos enredados dentro do circulo existencial hermeneutico. Nesta busca utilizamo-nos da pesquisa de natureza qualitativa, hermeneutica-fenomenologica. A partir da pergunta norteadora: O que e preceptoria para voce? analisadas as descricoes emergiram as seguintes confluencias tematicas: aproximacao, coexistencia, formacao e orientacao que ao serem interpretadas se configuraram na categoria denominada por nos coexistencia. As descricoes dos relatos a pergunta levaram-nos a refletir sobre o ser da preceptoria, seus sentidos e significados para os estudantes. A preceptoria evidenciou-se entao como acao educativa que remete a uma situacionalidade que se desdobra na tridimensionalidade pessoal, cidada e profissional. A linha temporal para permeou nossa reflexao foi a dos valores de Luigi Biraghi. A partir dessa construcao, sempre inacabada, necessario se fez refletir sobre a formacao do Enfermeiro
- ItemAcesso aberto (Open Access)A preceptoria no internato do curso médico da Universidade do Estado do Amazonas: a perspectiva de preceptores(2015) Couceiro, Kátia do Nascimento[UNIFESP]; Gerab, Iraní Ferreira da Silva.[UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/2808787853025159; http://lattes.cnpq.br/1197046492004791Este trabalho tem por objetivo analisar a preceptoria desenvolvida no internato do curso médico da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). O desenho da pesquisa foi um estudo descritivo com 28 preceptores da UEA. A coleta de dados deu-se por meio de um questionário com questões fechadas e uma entrevista semiestruturada. A intenção era fazer um levantamento das atividades desenvolvidas na preceptoria; conhecer o preparo dos preceptores, os pontos fortes e os nós críticos da preceptoria na UEA, as sugestões para o aprimoramento da preceptoria, e as qualidades de um bom preceptor. A análise dos dados foi feita por tema. Os resultados quanto às motivações para atuar como preceptor apontados foram o gosto pela docência e a possibilidade de aprimorar a formação médica. Os preceptores percebem sua atuação como uma oportunidade de compartilhar o seu conhecimento com os estudantes. Referem-se à pós-graduação e à prática clínica como espaços importantes de formação. Gostariam, entretanto, de ter um melhor preparo pedagógico para a sua atuação, assim como a possibilidade de aprimorar sua titulação acadêmica. No que se refere às atividades que desenvolvem, foram apontadas as práticas nos diferentes cenários, as discussões teóricas e o estudo de caso. Como nós críticos, destacam a necessidade de melhores cenários de prática, a restrita integração com a equipe de saúde, o desafio de despertar o interesse discente, e a necessidade de maior número de preceptores. Os pontos fortes da preceptoria citados indicam a relação médico paciente e a interação com os alunos. Como sugestões para aperfeiçoar a preceptoria, destacam a adequação dos cenários de prática, a contratação de preceptores, a melhora da qualidade dos estudantes ingressantes, e o oferecimento de possibilidade de atualização. Valorizam como principais competências de um bom preceptor as relativas aos domínios afetivo-moral, relacionais e de aquisição e uso do conhecimento. Os dados possibilitaram a laboração de um relatório técnico, a ser apresentado na instituição no intuito de colaborar para o aperfeiçoamento do curso médico.
- ItemRestritoResidência em Medicina de Família e Comunidade: desafios da preceptoria na Atenção Básica num contexto de vulnerabilidade social na cidade de São Paulo(Universidade Federal de São Paulo, 2023-06-29) Costa, Lays de Cassia Florêncio [UNIFESP]; Pezzato, Luciane Maria [UNIFESP]; https://lattes.cnpq.br/0088988136074066; https://lattes.cnpq.br/4605689019888310O modelo assistencial de saúde do Brasil, tem a Atenção Básica (AB) como principal porta de entrada ao Sistema Único de Saúde (SUS). Nos últimos anos, foram implementadas ações governamentais para expansão da AB com políticas indutoras de vagas nos programas de residência e formação de preceptores visando formar profissionais qualificados para atuarem na AB. O objetivo deste estudo é identificar e refletir coletivamente sobre os desafios de ser preceptor de um Programa de Residência de Medicina de Família e Comunidade (PRMFC), em Unidades da AB, no SUS da cidade de São Paulo. Foi realizado um estudo descritivo e narrativo com abordagem qualitativa de perspectiva etnográfica, envolvendo preceptores de um PRMFC, através da aplicação de um questionário e a realização de um grupo focal com os preceptores que responderam ao questionário. A pesquisadora, também, realizou registros em um Diário de Campo. A análise dos dados foi realizada consoante a perspectiva da análise temática do conteúdo. Foram elencadas questões que podem contribuir com a qualificação da formação de médicos para atender as demandas e complexidade da AB, destacando o trabalho em equipe e o cuidado interdisciplinar. Além de possibilitar um espaço de reflexão e compartilhamento de saberes entre os preceptores do programa elencado. Como também, contribuir com reflexões e ações que qualifiquem a formação do médico da AB, no e para o SUS.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Residência Médica em hospital assistencial no estado de Roraima: uma análise(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2014-03-01) Santana, Denise Moreth de [UNIFESP]; Batista, Nildo Alves [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/9347541615414055; http://lattes.cnpq.br/0695018092921587; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Este trabalho analisa as especificidades da residência médica em hospitais assistenciais do estado de Roraima. Foi uma pesquisa qualitativa, de caráter descritivo-exploratório, utilizando dois instrumentos de coleta: questionário e entrevista. O questionário foi aplicado a trinta e dois preceptores e quarenta e três residentes das unidades hospitalares de referência e utilizou escala Likert avaliando grau de concordância. A construção das assertivas foi feita a partir dos seguintes núcleos direcionadores: relevância de um programa de residência médica (PRM) em hospital assistencial; estrutura e organização dos PRMs; preceptoria; relação ensino-assistência. Após análise destes questionários, foram elaboradas questões de aprofundamento em um roteiro para entrevistas semi-estruturadas com seis gestores e nove preceptores. O estudo foi autorizado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de São Paulo, parecer 51411/2012. A residência médica em hospitais assistenciais do estado de Roraima promove melhoria na assistência, maior satisfação da população atendida e possibilidade de retaguarda no atendimento. Estimula a educação permanente e a pesquisa, contribuindo para a fixação médica local. Sua implantação foi demandada pela instituição hospitalar e universidade, encontrando estrutura hospitalar não concebida para o ensino, falta de protocolos, resistência inicial do corpo clínico e falta de autonomia da gestão local. Existe dificuldade na organização, na articulação com instâncias gestoras, no estabelecimento de uma cultura de planejamento e na integração com a equipe de saúde do hospital. Porém, há envolvimento das direções nas dificuldades enfrentadas, com interesse para a solução da infraestrutura. Para alguns, existe uma boa interação ensino-assistência, com potencialização da assistência, adequação da rotina assistencial, otimização do aprendizado e possibilidade de desenvolvimento de pesquisa aplicada. Observam-se também dificuldades nesta interação, na diferenciação entre direções e residentes, número reduzido de preceptores, sobrecarga de trabalho, dificuldades de pactuação com a preceptoria, despreparo do preceptor e responsabilidade isolada do residente pela assistência. A preceptoria mostra potencialidades, como crescimento pessoal, orientação ética aos residentes, desenvolvimento do papel de educador e aprimoramento da postura. Promove apoio operacional à assistência com otimização e acompanhamento do trabalho assistencial oferecendo segurança através do apoio técnico aos residentes. Enfrenta dificuldades como a necessidade de preceptores qualificados, escassez de profissionais para a demanda assistencial, falta de compromisso com a função e falta de rotina acadêmica dentro do serviço. É requerida contrapartida da gestão com definição de carga horária à preceptoria, remuneração da função, planejamento conjunto e reconhecimento do seu papel. Acredita-se que o estudo trouxe informações que possibilitam melhor entendimento sobre a residência médica em hospital assistencial. Espera-se contribuir para a discussão sobre o tema e para o desenvolvimento dos programas na região norte do Brasil.
- ItemAcesso aberto (Open Access)O Trabalho Docente Na Prisão Por Professores Da Rede Estadual De São Paulo: Entre A Lógica Da Formação E A Lógica Da Adaptação(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2017-08-21) Silva, Andressa Baldini Da [UNIFESP]; Penna, Marieta Gouvea De Oliveira [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)The subject of this study regards the teacher’s work in prison. The general purpose was to identify and analyze aspects of the teacher’s work in schools located inside prisons of the State of São Paulo, aiming at understanding the teacher’s practice as well as how agents understand and carry out the teaching exercise within this context. The following question was defined as the main issue of the study: “How teaching is set inside prisons and which are the working conditions provided to teachers?”. The hypothesis guiding this research was that the forms of hiring, training and working conditions provided to teachers acting in schools inside prisons in São Paulo explicit and enhance the social and political devaluation of teaching. Research data were collected by means of documents, questionnaires and semi-structured interviews with six teachers who work in schools of prison units of São Paulo. As theoretical reference, the concepts created by Pierre Bourdieu – such as field and habitus – were used, which help to comprehend the objective mechanisms to which agents are submitted. Among the results obtained, the precariousness and devaluation of teaching in the State of São Paulo are highlighted; this is evidenced by the process of hiring teachers and employment relationship maintained with the State, the working agreement, the low wages, the lack of recognition of the profession and lack of materials available in order to perform the classes. With respect to training strategies of teachers, these relate much more to the setting of safety measures and the definition of the teacher’s position inside the prison system through their way of acting – their behavior, clothes and boundaries in their relationship with students, than to an education focused on the reflection on the teacher’s practice. The motivation for choosing teaching in prison refers to the objective conditions of agents. In the interviews, it was clear the adaptation of teachers to the prison dynamics and the fact school is designated as a value – teachers feel valued when teaching in prison units due to the relationship stablished with the students.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Visão de preceptores sobre o processo de ensino-aprendizagem no internato(Associação Brasileira de Educação Médica, 2014-03-01) Barreto, Vitor Hugo Lima; De Marco, Mario Alfredo [UNIFESP]; Universidade Federal de Pernambuco; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)INTRODUCTION: Over the last two years, medical courses in Brazil have begun implementing a compulsory internship in five basic areas of medicine, referred to as a clinical clerkship. Municipal and state health services are currently venues for these internships. This study aims to investigate the reality of such a clinical clerkship at the Medical School of the Federal University of Pernambuco from the point of view of its mentors. METHODOLOGY: This is a descriptive, qualitative, cross-sectional study in which we interviewed mentors from health services involved in the clinical clerkship. RESULTS: The themes most relevant to the study were: the mentor's expectations of the medical training during the rotation; the mentorship teaching models; education management; and teaching-service integration. CONCLUSIONS: Specific teaching-service integration initiatives may qualify placements in the health network, and these initiatives should address the topics related to the categories defined in this study. Other studies might address the perspectives of the student, teacher and manager, in an important step towards complementing the information obtained in this study.