Navegando por Palavras-chave "Positivismo"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)A Aceitação do Enunciado Básico: Uma Análise da Ideia de Progresso(Universidade Federal de São Paulo, 2021-11-16) Machado da Silva, Luiz Ben Hassanal; Tossato, Claudemir Roque; http://lattes.cnpq.br/8975233146980191; http://lattes.cnpq.br/8256039078838614Nossa investigação tem como objeto o problema da base empírica tal como proposto por Popper no capítulo 5 da obra The Logic of Scientific Discovery. Buscamos esclarecer, em especial, os desdobramentos de sua solução convencionalista. Pensamos que o convencionalismo como fundamento do enunciado básico é rico em interessantes consequências para uma concepção de ciência que resiste aos limites formalistas da epistemologia popperiana. Essa investigação nos traz os elementos práticos da pesquisa científica ao centro do debate epistemológico. A prática científica surge como fundamento da aceitação do enunciado básico, de tal maneira que essa aceitação é pensada como um processo concreto que envolve decisões, temporalidade e noções que dizem respeito à organização social da comunidade científica. A dimensão social da atividade científica conduz a limitação do formalismo falseacionista e aponta para elementos políticos, sociais e mesmo ontológicos da atividade científica. Novamente a leitura de Popper se faz relevante. A mobilização de conceitos que apontam para a organização científica, em torno de elementos tais como progresso como crescimento do conhecimento e aproximação da verdade, revela-se de particular interesse para nosso problema. O processo de aceitação do enunciado básico se apresenta como condicionado pela organização social da comunidade científica e assim ele se torna importante para lançar alguma luz nas fronteiras epistemológicas da pesquisa científica.
- ItemAcesso aberto (Open Access)O conceito de sobredeterminação em Louis Althusser: análise crítica de uma leitura sobre a questão do método no marxisimo(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2016-09-29) Liu, Emiliano Palmada [UNIFESP]; Souza, Davisson Charles Cangussu de [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)A questão do método para a produção do conhecimento científico é das mais importantes e controvertidas na história das ciências sociais. Positivismo, racionalismo, materialismo, teoria da ação social, funcionalismo, estruturalismo...são apenas alguns exemplos de correntes que, em maior ou menor medida, remetem o leitor a certas ideias sobre procedimentos teóricos e metodológicos presentes nessa história. O grande peso que a questão do método possui dentro desse campo reside, em grande parte, na ideia de que um objeto de conhecimento possui basicamente uma única verdade fundamental, e de que, por conta disso, apenas o método verdadeiro será capaz de apreender e evidenciar a verdade essencial do objeto. Em consequência disso, se explicam as muitas e intermináveis batalhas teóricas que continuam sendo geradas e alimentadas dentro do nosso campo de pesquisa, em razão de que cada teoria metodológica, na medida em que recorta e assedia um objeto que não é exclusivamente seu, acusa os adversários de incorreção, distorção ou má fé, e alçase a si mesma como a verdadeira (o que nos faz lembrar a conhecida advertência de Marx: "Assim como não se julga um indivíduo pela ideia que ele faz de si próprio, não se poderá julgar uma tal época de transformação pela mesma consciência de si...). . É a partir das acusações ou das apropriações críticas de processos metodológicos que vão ser construídas as possíveis relações de endosso, endosso parcial, rejeição produtiva ou desqualificação e proscrição que um teórico vai estabelecer na sua relação com um conjunto variado de teorias. E se aquela advertência é legítima para indivíduos e para épocas no seu conjunto, parece válido que possa também ser aplicada para o teórico que discursa sobre o método que adotou. É em função de questões como essas que Althusser vai elaborar alguns importantes posicionamentos sobre a prática teórica, suas possibilidades, características e limitações, ora pontuando ideias de natureza mais comum dentro da história do marxismo, ora avançando em novas ideias, sendo um dos propósitos mais importantes dessa dissertação oferecer algumas respostas à seguinte pergunta: até que ponto essas novas ideias, se de fato novas, avançam em relação ao que já estava postulado na obra marxiana? Pergunta simples e ambiciosa, sem dúvida, mas que pode nos trazer alguma luz sobre os caminhos mais heterodoxos que o marxismo pode percorrer.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A crise da objetividade, a epistemologia popperiana e o “programa de Heisenberg”(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2015-05) Silva, Luiz Ben Hassanal Machado da [UNIFESP]; Tossato, Claudemir Roque [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Nessa investigação nos concentraremos no período de consolidação da teoria quântica, sobretudo naquilo que toca o livro A Lógica da Pesquisa Científica, de 1934. O centro da investigação é à crítica de Popper ao pensamento indutivista e subjetivista de Heisenberg, que por meio de considerações da filosofia da linguagem e com o apoio de defensores da filosofia positivista, construiu com outros partidários da chamada Interpretação de Copenhague a interpretação hegemônica da teoria quântica. O dedutivismo realista de Popper , apresentado no livro Lógica da Pesquisa Científica, visa combater essa visão, através de uma defesa da objetividade e do realismo que escapou dos limites da Epistemologia e ganhou ares éticos. Popper defendeu a Interpretação Estatística, que é um ramo da teoria corpuscular. Demonstraremos como que a interpretação acerca do alcance da Epistemologia opõe esses pensadores. Para Heisenberg a objetividade devia ser deixada de lado, a partir da constatação empírica do Princípio de Incerteza. O método científico deve, segundo o físico alemão, limitar os conceitos da linguagem clássica e aplica-los nas descrições dos fenômenos quânticos segundo as limitações operacionais dos conceitos. Para Popper, a metodologia dispensa questões linguísticas e apreende o método científico como sendo baseado na testabilidade, o que impõe que a análise epistemológica seja feita somente após a teoria ter sido conjecturada. Investigaremos a partir do pensamento de Popper e veremos como sua defesa do falseacionismo impõe uma interpretação da teoria quântica diferente daquela preconizada por Heisenberg.