Navegando por Palavras-chave "Portuguese Language Teaching"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)Hipertexto nas práticas de ensino de língua portuguesa: uma análise de planos de aula do portal do professor do MEC(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2020-11-30) Pereira, Gabrielle Costa [UNIFESP]; Elias, Vanda Maria Da Silva [UNIFESP]; Universidade Federal de São PauloThis research, whose theme is hypertext in the teaching of Portuguese, aims to analyze how it is addressed in lesson plans available on the Ministry of Education's Teacher Portal. The search is justified because hypertext is a prominent topic in official documents such as the National Curriculum Parameters (PCNs) and the National Common Curricular Base (BNCC), and should be addressed in reading and writing practices in the classroom, in order to contemplate the varied languages that come into its composition. The study research is based on the fact that since then, in the era of digital culture, new challenges have been imposed on education, which makes it necessary to i) explore, with pedagogical objectives, the current technological resources and digital environments; ii) understand the forms of communication, interaction and performance in the world, as well as the cultural impacts that new technologies bring to society; iii) develop new ways of using and learning; iv) training to act in a society marked by constant technological advances. The corpus consists of four lesson plans extracted from the Teacher's Portal, which have hypertext as their object. In this work, hypertext is understood as a construct enhanced by traces of multiple connection between texts, non-linearity, non-delimitation, fluidity, variety of themes, textual genres and languages, resulting from the work carried out collaboratively by users interacting on the networks. In the wake of the discussion on hypertext, the concept of multi-tools is approached, which is closely related to multimodal or multisemiotic texts. In a scenario like the current one, in which the school is no longer the only source of knowledge and information, the practices of writing, reading, interaction and negotiation of meanings of the multiple languages present in the hypertext deserve to be highlighted.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Multimodalidade no Ensino de Língua Portuguesa: uma análise de atividades de leitura e compreensão textual em videoaulas para o 6º ano(Universidade Federal de São Paulo, 2023-02-27) Pereira, Cássia Mariane de Lima [UNIFESP]; Elias, Vanda Maria da Silva [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5556032934598086; http://lattes.cnpq.br/7935287663533533Esta dissertação tem como objeto de investigação a multimodalidade em questões de leitura propostas em videoaulas de Língua Portuguesa. Temos o objetivo de investigar como a multimodalidade é considerada no ensino, mais especificamente, como a multimodalidade é concebida em questões de leitura e compreensão de textos. Para a composição do corpus, selecionamos duas videoaulas do Centro de Mídias da Educação de São Paulo (CMSP) que foram disponibilizadas para os estudantes da rede pública do Estado de São Paulo durante o fechamento das escolas na pandemia da covid 19. A questão que orienta o estudo é a seguinte: Como a multimodalidade é tratada em questões de leitura em videoaulas do CMSP voltadas para o ensino de Língua Portuguesa no 6º ano? Teoricamente, para tratar de questões de texto e leitura, fundamentamos a pesquisa na Linguística Textual (LT), em sua abordagem sociocognitiva e interacional. Entendemos, assim, que o texto é um evento para o qual concorrem vários tipos de conhecimentos e estratégias, visando a propósito comunicativo e interacional e, em decorrência disso, a leitura é uma atividade de produção de sentidos que pressupõe conhecimentos compartilhados (BEAUGRANDE, 1997; KOCH, 2002; KOCH; ELIAS, 2006, 2016; MARCUSCHI, 2008). Para tratar da multimodalidade como um componente do processo de construção de sentidos, dialogamos com a Semiótica Social, que compreende a multimodalidade como a coexistência de múltiplas e diferentes semioses (KRESS; VAN LEEUWEN, 2006; KRESS, 2010; ROJO, 2012; SANTOS; TIBURTINO, 2018; GUALBERTO; SANTOS, 2021). As videoaulas analisadas têm como objeto de estudo os gêneros textuais caricatura e meme em conformidade com a Base Comum Curricular (2018), que prevê a leitura de textos multissemióticos e a inferência de efeitos de sentidos, considerando os elementos multimodais envolvidos na produção textual. Quanto à análise de questões de leitura propostas sobre os gêneros estudados nas videoaulas, resultados indicam a exploração de recursos multimodais que solicitam suposições sobre o contexto e as referências em jogo na atividade de leitura e produção de sentidos.
- ItemAcesso aberto (Open Access)OBJETOS DIGITAIS DE APRENDIZAGEM E MULTIMODALIDADE: um estudo sobre a linguagem dos ambientes digitais de ensino(Universidade Federal de São Paulo, 2019-12-16) Silva, Karina Huf dos Reis Zachias Soares da; Silva, Sandro Luis da; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4769037P0&tokenCaptchar=03AGdBq24W8R9dH1UJLr47Rd9DfTroby0ndPt5Jb_-DCrvwG96tLIgJ5FOGE06Ru7g6ufEUQdEqrDqxW1yN5s_JEVlg-QdgKwFCU-1_KoKRAWnqkImfCRbU7Yn7tjA10tgL-OFkB5cEe8K_oGUCESOihfsMRG4zPUuvUS_CTNW5hxqU5mk-xNMot-Wd3h99bPmSQdReI_cUNetppdIAdUHG1HizI8KO-ipS8Mp4VwjokdlEYfzGCCcrnf0rdyl062EM3DIl0vnHJxmXs-cSswpeuQzDVcowOdZ7keLZruD8F-UbPCQOOoMH6bwWU4NwU-cdEY_FifmXQmm93Ycey2Ivr1wz1p8jMKlABZWcAZhKGPF2fc3-ALBG1G2kEDNxfoUYG0KSODFtee7sFKwGP8PTRnYm3d2h2ySWYsOpnALnq3HXIrQsPKP4ci0ZI46rBNVkjsoC7exHRXWe6mGrVEcFwTJnWUlJJBhUw; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8609713E6&tokenCaptchar=03AGdBq25aRItHStRXuwBCeouk4BohjCXrrZX9k-2TmADLOZ9EaxK1-otoLX0Ud9JEUYcVtwOccWo8Ig6jUZ34ux7vE9113HB0lYgP-iwlcZgd6z5yFbMwqDRcd9Da7R-nalEv1Dw_W2ePPNTCidJ3tRlaQ1PpzhZo0je0j-VPDchLxXO-vrrVLMgCHYg9tiVekItIh9oL5-Rl_aWUjeW-xYneG-T8d37NwOs1iPA4nF-x2QGKb8XVqlwlqLB3SvP1SeuSFcf06LYZvGtp4-DvHxRIueojLW2I5cNrLcP2wc7HNEPacV-N_1qX5M94VgUSoxMSdKva9YIWmNgsjXRyrVi1qokBpcXCi-attNoBd3ky8ZZq6SspcyR4mLhTK-qyJry4gljBXnkfYzrfsjWhSQf1p8ERA2bA1Dn8M7Y7feEyfM2t-ae37lCbWTpBdw-nBMZkcthY-K27Este estudo está inserido no campo da Linguística Aplicada em diálogo com a Análise do Discurso e tem como objetivo evidenciar como os recursos multimodais de materiais didáticos digitais de um repositório educacional desenvolvem a competência discursivas dos alunos para a produção de texto. Busca-se, ainda, averiguar se esses instrumentos de aprendizagem promovem a interatividade, a fim de auxiliarem na construção de saberes de forma autônoma. O corpus da pesquisa é constituído por cinco Objetos Digitais de Aprendizagem (ODA) de Língua Portuguesa, do eixo de Produção Textual, inseridos no portal Escola Digital, de acesso livre a docentes e gestores da educação. A ideia central que impulsionou este estudo foi a observação das potencialidades apresentadas pelas ferramentas digitais de ensino-aprendizagem, no que tange ao desenvolvimento da autonomia do aluno e do professor, representadas pela linguagem multimodal (MAINGUENEAU, 2015), hipertextualidade e interatividade (SILVA, 2010), os quais são proporcionados por esses ODA. Analisou-se se os ODAs, através de sua configuração multimodal, promovem a interatividade e, consequentemente, o desenvolvimento de competência discursiva (MAINGUENEAU, 2008) ao sujeito. A pesquisa foi iniciada com o levantamento de reflexões acerca dos novos ambientes de aprendizagem trazidos pelos avanços tecnológicos do século XXI, observando questões sobre a construção de saberes nesse novo contexto, a interação e a interatividade, a configuração da linguagem e o desenvolvimento de competência discursiva, bem como os conceitos de multiletramentos e letramentos digitais, entendidos, nos limites desta dissertação, como competência necessária ao sujeito neste cenário. A partir das discussões iniciais, foram selecionadas as categorias que serviram ao processo de análise do corpus. Analisou-se o portal Escola Digital, como sendo um repositório de recursos digitais, compreendendo sua finalidade, bem como os materiais didáticos nele disponíveis, os ODAs, averiguando sua configuração e suas potencialidades. A partir da análise realizada nesta pesquisa, concluiu-se que os repositórios educacionais podem contribuir grandemente para o desenvolvimento da autonomia de alunos e professores, além de ser possível observar a rica exploração dos recursos multimodais nos ODAs, que permite o desenvolvimento de competência discursiva para a produção de texto. Constatou-se, ainda, a escassez de ODAs atuais e variados, que possibilitem a interatividade no processo de ensino-aprendizagem, em especial quanto à produção textual. Trata-se, portanto, ser um repositório que pode se tornar um aliado na prática pedagógica, satisfazendo as exigências do século XXI, na medida em que mais ODAs forem melhor elaborados, promovendo uma aprendizagem mais significativa para os sujeitos.