Navegando por Palavras-chave "Portugal"
Agora exibindo 1 - 9 de 9
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemSomente MetadadadosAlexandre Herculano e a invenção do Portugal contemporâneo(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2012) Oliveira, Larissa da Costa [UNIFESP]; Nemi, Ana Lúcia Lana [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3238114239917472; http://lattes.cnpq.br/0617505373943410; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)This research intends to understand in what manner Alexandre Herculano built a conception of Portuguese nation and tried to legitimate its sovereignty in the European context in the middle of the nineteenth century. We studied four medieval tales collected and published by Herculano on the book Lendas e Narrativas in 1858. On these tales it is analyzed the image of Portuguese population, the values emphasized and criticized, the valorization of the nation and freedom, among others, relating them with the historical context of the publication and Herculanos’ biography. It is also believed that the divulgation of these tales can be understood as an attempt of secularization of Portugal’s origins to legitimate the viability of the country’s existence among the new European geographical organization of the nineteenth century.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Análise comparativa da implantação das normas internacionais de Contabilidade entre Brasil e Portugal(Universidade Federal de São Paulo, 2021-02-26) Contreiras, André Raimundo [UNIFESP]; Fernandes, Francisco Carlos [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3472801221490632; http://lattes.cnpq.br/6824999381029660Este trabalho objetiva coletar a percepção dos pesquisadores sobre a eficiência e os resultados do processo de implementação das normas internacionais no Brasil e em Portugal. Contextualiza os processos ocorridos em cada país e detalha a teoria que tange as normas atuais. Através de uma pesquisa fundamental cujo procedimento é bibliográfico, analisa 25 trabalhos científicos. Separado nos temas: divergência entre os países, mudança quanto à elaboração e para os usuários finais das demonstrações financeiras. Observou-se o aspecto fiscal como uma característica divergente entre o Brasil e Portugal, gerando mais custos para o país lusitano. Quanto à elaboração foram encontrados despreparos para aplicação nos dois países e não aplicação integral das normas no Brasil, assim como, mudanças organizacionais neste. Nas consequências para os usuários se constatou a similaridade de mudanças nos valores das contas patrimoniais e de resultado. A percepção do elaboradores apresentou concordância na melhora da qualidade das informações financeiras. Considerando o conservadorismo no Brasil, apesar de divergências entre os autores, a maior parte concordou com a diminuição após a adoção das normas internacionais. Analisando o gerenciamento de resultados, obteve-se inconclusão para Portugal e evidências para efeito restritivo no gerenciamento de resultados no Brasil.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Health care of people in homelessness: a comparative study of mobile units in Portugal, United States and Brazil(Abrasco, 2017) Borysow, Igor da Costa; Conill, Eleonor Minho; Furtado, Juarez Pereira [UNIFESP]This paper describes and analyzes the legal and normative framework guiding the use of mobile units in Portugal, United States and Brazil, which seek to improve access and continuity of care for people in homelessness. We used a comparative analysis through literature and documentary review relating three categories: context (demographic, socio-economic and epidemiological), services system (access, coverage, organization, management and financing) and, specifically, mobile units (design, care and financing model). The analysis was based on the theory of convergence/divergence between health systems from the perspective of equity in health. Improving access, addressing psychoactive substances abuse, outreach and multidisciplinary work proved to be common to all three countries, with the potential to reduce inequities. Relationships with primary healthcare, use of vehicles and the type of financing are considered differently in the three countries, influencing the greater or lesser extent of equity in the analyzed proposals.
- ItemAcesso aberto (Open Access)O Movimento da Matemática Moderna e Diferentes Propostas Curriculares para o Ensino de Geometria no Brasil e em Portugal(Unesp-dept Mathematica, 2011-01-01) Matos, Jose Manuel; Silva, Maria Celia Leme da [UNIFESP]; Univ Nova Lisboa; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)This article reflects about how changes in school mathematics during the Modern Mathematics Movement influence and modify curricular proposals for teaching geometry in Brazil and Portugal. Geometry curriculum is identified as a problem (DETIENNE, 2000) traversing the two countries, and consequently a privileged source for comparative studies. Four textbooks for the lower levels of secondary school were analysed. Two authors keep their proposals for geometry teaching - Antonio Palma Fernandes and Osvaldo Sangiorgi - and two other textbooks - one from Antonio de Almeida Costa e Alfredo Osorio dos Anjos and another produced by a group of teachers in Bahia-integrate the new ideas deeply changing the geometry course. We conclude that curriculum development through textbooks does not linearly follow international recommendations, even when these are not uniform, as is the case of geometry during the Modern Mathematics Movement. Productions of this new curricular moment hybridize external influences producing new cultural entities that are not mere copies of the international curricular suggestions. Instead, they diversify with variable degrees of success, adapting to the contingencies of each educational system.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Nem santas, nem beatas: o fenômeno visionário e as mulheres laicas em Portugal do século XVII(Universidade Federal de São Paulo, 2024-09-27) Rodrigues, Victoria [Unifesp]; Lima, Luis Filipe Silvério; http://lattes.cnpq.br/1254684857020143; https://lattes.cnpq.br/0930204886923701Esta dissertação tem como objetivo analisar a experiência visionária de mulheres laicas condenadas pela Inquisição de Lisboa no século XVII. São investigados os casos de Monica Gomes (1660 - 1662), Maria de Macedo (1665 - 1667) Domingas Ferreira (1683 - 84) e Maria Ferreira (1683 - 1684) que, em comum, foram sentenciadas por fingimento. As experiências dessas mulheres podem ser entendidas a partir do fenômeno visionário e, além disso, segundo a sentença inquisitorial, seriam elas exemplos de santas fingidas. Ao analisar o visionarismo na Época Moderna, a historiografia destacou a predominância de personagens religiosas, sobretudo identificadas como beatas, entre os casos de fingimento de santidade condenados pelo Santo Ofício. Contudo, dentre os casos que sofreram tal destino, existem os de mulheres que não tinham uma ocupação religiosa, as quais tiveram as suas formulações quase que totalmente desconsideradas até aqui. Esta dissertação busca romper com essa tendência, propondo novos aspectos para a reflexão do fenômeno visionário entre mulheres e da avaliação inquisitorial de suas manifestações. Para isso, o trabalho investiga a formulação das experiências dessas personagens, suas possíveis referências, motivações e estratégias, assim como a avaliação inquisitorial de seus casos, pensando especialmente nas definições e qualificativos empregados pelos inquisidores. Assim, a dissertação oferece contribuições significativas para os estudos sobre a espiritualidade e religiosidade feminina em Portugal no período moderno.
- ItemSomente MetadadadosPrint capitalism, New School and circulation of reading models. A Brazilian collection at the Primary Education Museum-Library in Portugal (1931-1950)(Routledge Journals, Taylor & Francis Ltd, 2011-01-01) Almeida Toledo, Maria Rita [UNIFESP]; Chagas Carvalho, Marta Maria; Universidade de São Paulo (USP); Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)The present article is the fruit of research on the circulation of Brazilian books from the Atualidades Pedagogicas collection at the Biblioteca Museu do Ensino Primario (Primary Education Museum-Library) in Lisbon. This library was headed by Adolfo Lima, one of the exponents of the Portuguese New School, and gave form to the movement's ideas and representations of teachers' education. the collection, published in Brazil between 1931 and 1950 by the Companhia Editora Nacional, an internationally renowned company in the book industry, was directed by Fernando de Azevedo, an exponent of the Brazilian New School Movement. the collection in the Biblioteca Museu do Ensino Primario contained a significant number of books by Brazilian authors, as well as Brazilian translations into Portuguese from other languages. in this article, the books in the collection present in the Portuguese library will be analysed, as well as the possible reasons for the collection's presence there and possible circulation networks of the New School canons organised through the mediation of publishers.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Questões de gênero no Dicionário da Língua Portuguesa (1789): transformações lexicais, permanências morais e discursos ideológicos em Antonio de Moraes Silva.(Universidade Federal de São Paulo, 2021-08-16) Castellani, Mariana Aguirre; Lima, Luis Filipe Silverio; http://lattes.cnpq.br/1254684857020143; http://lattes.cnpq.br/8538696432481667Compreendendo os dicionários como objetos discursivos que espelham e atuam ideologicamente (n)as conjunturas em que são produzidos, abordamos o Dicionário da Língua Portuguesa (1789), do brasileiro Antonio de Moraes Silva (1755-1824), buscando identificar nas significações que este lexicógrafo opera ao definir sujeitos e comportamentos vinculados às temáticas de gênero e sexualidade posicionamentos políticos concorrentes na sociedade portuguesa ao fim do século XVIII. Por meio da análise de termos evocados pelo vocabulário filosófico moderno (como natureza, homem e humanidade) e dos que selecionamos frente a nossa problemática (mulher, sodomita, machão, efeminado, entre outros) buscamos mapear os discursos “de gênero” comunicados por este instrumento normatizador da língua e dos sentidos que ela veicula, contextualizando seus fundamentos com a bibliografia recente e explorando o diálogo intertextual ele que estabelece com a literatura portuguesa. Com isso pretendemos constatar diferenças e similaridades entre seus constructos simbólico-discursivos e os que vigem contemporaneamente, de modo a expor o caráter historicamente variável de ideias sobre as quais alicerçamos nossas identidades e relações sociais.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Reconquista, Cruzada Ibérica e a projeção do Oriente latino em Portugal(Universidade Federal de São Paulo, 2023-12-18) Pricinato, Bruno Chebel Klein [UNIFESP]; Marchini Neto, Dirceu; http://lattes.cnpq.br/4359829919318775; http://lattes.cnpq.br/6453352403861062Este artigo tem como objetivo analisar como a Guerra de Reconquista, em Portugal, passa a ser inserida no Movimento de Cruzada, a partir do século XII, inspirada nos ideais militares das cruzadas do Oriente Médio. Nesse sentido a sacralização da terra, obtida principalmente através de bulas papais que incentivavam conflitos militares em territórios ibéricos, legitimou a doutrina da Guerra Santa contra o al-Andalus, e, assim, a Península Ibérica se transformou, por analogia, em uma nova Terra Santa. Dessa forma, a cultura da cruzada doméstica moldou os discursos régios e eclesiásticos dentro da Península Ibérica, criando um imaginário de cruzada que era bastante difundido através das crônicas medievais. Essas crônicas demonstram que a projeção do Movimento de Cruzada na Península Ibérica colaborou significativamente para que os cristãos ibéricos compreendessem uma nova forma de pensar e de se situar no mundo.
- ItemAcesso aberto (Open Access)As versões sescentistas dos Trocvas de bandarra e as noções de pertencimento ao reino de Portugal(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2015-05-29) Ferreira, Rafaela Dias Chaves [UNIFESP]; Lima, Luis Filipe Silverio [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)This dissertation discusses the notions of belonging to the kingdom of Portugal in the Seventeenth Century versions of Trovas of Bandarra reunited in the period. Different from a historiographical position which defended that there was nationalism in Portugal, in particular in the Restored Portugal, we have tried to approach the concepts related to the idea of belonging to the kingdom seeking for their use in the particular moments of speech of each author or copyist. This assessment of the subject allowed to show that the concepts of nation, in the current sense of the term, do not apply to the Early Modern period and, moreover, one should instead pay attention to the multitude of proposals when thinking about belonging and also political and religious conformations for the formation of the empire Portuguese.