Navegando por Palavras-chave "Porto de Santos"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)Alternativas para redução de impactos ambientais e reaproveitamento sustentável dos sedimentos dragados no Porto de Santos-SP(Universidade Federal de São Paulo, 2021-08-05) Vieira, Tiago Campos [UNIFESP]; Cesar, Augusto [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/7526259441170335; http://lattes.cnpq.br/6486818069150639; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)No Brasil, 95% das importações e exportações são provenientes dos Portos. O complexo portuário de Santos, localizado no litoral do Estado de São Paulo, é o maior da América Latina e chega a movimentar aproximadamente 67% do produto interno bruto (PIB) do país. Devido a construção de navios cada vez maiores com maior suporte de carga e também ao intenso processo de assoreamento na região, que dificultam as operações de navegação e manobras dos navios, faz-se necessário a realização de atividades de dragagem periódicas para aprofundamento dos canais de navegação. Todas essas atividades causam uma série de impactos nos diversos compartimentos ambientais (água, sedimento e biota). Atualmente todo o sedimento dragado é descartado no Polígono de Disposição Oceânica (PDO). Devido à importância dos sedimentos nos ecossistemas aquáticos e a contaminação histórica dos sedimentos da região, o presente projeto de pesquisa tem como objetivo propor uma alternativa sustentável de tratamento e utilização do sedimento contaminado proveniente da dragagem na construção civil. O projeto foi desenvolvido por meio de uma revisão bibliográfica sobre análises e procedimentos para incorporação do sedimento proveniente da dragagem como matéria prima na construção civil, a fim de reduzir os impactos ambientais causados pela disposição direta do sedimento contaminado. Uma solução realizada no Porto de Dunquerque, na França foi apresentada, e através de testes de composição, resistência mecânica e análises ambientais, foi analisada a viabilidade de se utilizar o sedimento dragado como base e sub-base na construção de estradas, porém para ser realizado no Porto de Santos, estudos específicos precisam ser realizados.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Análise de Concorrência do Porto de Santos Entre os Anos de 2010 e 2019(Universidade Federal de São Paulo, 2021-02-24) Souza Filho, Vladimir José de [UNIFESP]; Sá Porto, Paulo Costacurta de [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3851033592036079O objetivo desta pesquisa é analisar a mudança concorrencial do porto de Santos e outros portos brasileiros entre os anos de 2010 e 2019, usando a fatia de mercado correspondente a cada porto, para os produtos mais importantes de Santos. Para tal, baseou-se em estudos semelhantes, brasileiros e internacionais, que buscaram as mesmas respostas e mostraram como, ao longo do tempo, essa concorrência se tornou mais acirrada. Ao fim, conclui-se que o porto de Santos esta efetivamente perdendo competitividade para outros portos brasileiros, nos produtos aqui analisados.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Análise qualitativa dos fatores que impactam o desempenho logístico no escoamento de grãos para exportação no porto de santos(Universidade Federal de São Paulo, 2023-11-28) Reinbold, Giovana Moura [UNIFESP]; Kissimoto, Kumiko Oshio [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3600804142320263; http://lattes.cnpq.br/9896974226103970Atualmente, o Brasil, junto com os Estados Unidos e Argentina, é um dos principais produtores e exportadores de grãos no mundo, tendo como destaque principal a soja. Em um país como o Brasil, onde um dos principais pilares da economia e responsável por uma boa fatia do PIB nacional é o agronegócio, ter uma boa cadeia logística que seja eficiente e traga resultados positivos é algo essencial para o crescimento do setor, além de também colocar o Brasil em posição de vantagem frente aos seus concorrentes do mercado internacional. No entanto, o país sofre com problemas na sua cadeia logística de escoamento de grãos para os terminais portuários do país que prejudicam o desempenho do país no mercado internacional. Com isso, o objetivo deste trabalho é identificar qualitativamente os principais fatores que impactam o desempenho logístico do escoamento de soja para o Porto de Santos (SP). Para isso, será feito um estudo de caso em uma empresa que atue dentro do setor de alimentos e que tem como uma de suas áreas de negócios a exportação de commodities agrícolas. Será realizada entrevistas com os participantes da cadeia logística para entender melhor como funciona a cadeia de escoamento da soja e, consequentemente, os principais fatores que afetam o desempenho da cadeia.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Aprisionados no mar, o Navio Raul Soares e seus presos políticos (1964): Representações à partir da documentação do DEOPS/SP(Universidade Federal de São Paulo, 2023-12-01) Dantas, Gustavo Henrique Pereira [UNIFESP]; Paiva, Odair da Cruz; http://lattes.cnpq.br/0579359295517355; http://lattes.cnpq.br/6297810078124142Este trabalho apresenta parte da produção de documentos de arquivo produzidos pelo Estado Brasileiro, mais especificamente sob o contexto da Ditadura Civil-Militar Brasileira no ano de 1964, quando a Delegacia de Ordem Política e Social de Santos produziu fichas para os presos políticos que foram encarcerados no navio-presídio Raul Soares, que ficou ancorado no porto de Santos de abril a outubro de 1964. Sob este contexto, o presente trabalho busca identificar o perfil dos presos políticos encarcerados no navio, partindo de uma discussão através dos documentos sensíveis e da análise dessas denominadas fichas, custodiadas no Acervo Deops do Arquivo Público do Estado de São Paulo. Desta forma, pretende-se compreender essa tipologia documental e as informações que carrega, bem como, através de sua forma e conteúdo, entender como os agentes da repressão representaram os considerados subversivos da cidade então denominada pela ala militar como “Cidade Vermelha” e “Moscouzinha”.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Avaliação da elaboração de termo de referência para a dragagem de aprofundamento do canal do Porto de Santos(Universidade Federal de São Paulo, 2022-02-08) Gava, Mariana Carolina [UNIFESP]; Torres, Ronaldo José [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5776197357433580; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)O Porto de Santos é o maior complexo portuário da América Latina e com a crescente globalização, a demanda para os serviços portuários é cada vez maior. Para suprir a demanda do porto, a empresa pública responsável pelo Porto de Santos, Santos Port Authority, visa fazer a dragagem de Aprofundamento do Canal de Navegação, Berços de Atracação e Áreas de Acesso aos Berços do Porto, para a cota de profundidade de 17 metros e a expansão do Polígono de Disposição Oceânica - PDO. O procedimento de dragagem consiste na remoção de solo ou rochas do fundo de corpos d’água, através de equipamentos denominados “draga” a fim de realizar o aprofundamento e alargamento dos canais. Para tal procedimento, é necessário que seja elaborado o Termo de Referência para compor o estudo de impacto ambiental (EIA) e posterior realização do Licenciamento Ambiental da obra pelo órgão ambiental competente. Deste modo, o presente trabalho tem como objetivo a avaliação dos fatores chave necessários para a composição do Termo de Referência da dragagem de aprofundamento do canal do Porto de Santos, através da caracterização do meio biótico, socioeconômico e físico, com a relação de causa e consequência dos efeitos da obra de dragagem para a área, que serão avaliados por meio de resultados conhecidos da literatura, englobando o procedimento de dragagem e sua análise de riscos para a localidade supracitada.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Avaliação do potencial de crescimento algal frente a diferentes concentrações de águas de regiões próximas à atividades portuárias e industriais das cidades de Santos e Cubatão/SP(Universidade Federal de São Paulo, 2023-12-07) Sampaio, Julia Medeiros [UNIFESP]; Barrera-Alba, José Juan [UNIFESP]; https://lattes.cnpq.br/8344948488470601; http://lattes.cnpq.br/6801748513001932; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)A Baixada Santista é uma região costeira localizada no estado de São Paulo, Brasil, que compreende diversas cidades, sendo Santos e Cubatão duas das mais proeminentes. Essa área se destaca por sua intensa atividade industrial e portuária, com impactos significativos no ambiente estuarino e no meio ambiente em geral. Santos possui um dos maiores portos do Brasil, atuando como um hub para o comércio internacional, movimentando uma grande variedade de produtos, incluindo commodities agrícolas, minerais e produtos manufaturados. Cubatão abriga uma concentração significativa de indústrias, incluindo refinarias de petróleo, siderúrgicas e outras atividades industriais. A proximidade entre Cubatão e o Porto de Santos é estratégica para a logística de exportação e importação de mercadorias. O estuário de Santos é um ecossistema sensível onde a água doce dos rios se mistura com a água salgada do oceano, e a intensa atividade portuária e industrial pode causar impactos negativos, como o despejo de poluentes e dragagem de sedimentos no estuário. As florações de algas, comuns em ambientes aquáticos ricos em nutrientes devido à poluição humana, podem reduzir a transparência da água. À medida que as microalgas morrem, liberam compostos orgânicos e nutrientes, como nitrogênio e fósforo, contribuindo para a eutrofização, desequilibrando a cadeia alimentar e afetando outras espécies aquáticas. O presente estudo teve como objetivo avaliar a taxa de crescimento microalgal da espécie Tetraselmis chuii (BMAK 167) frente às diferentes concentrações de água provenientes de cursos hídricos da Baixada Santista que estão sendo constantemente influenciados pelas atividades portuárias e industriais das cidades de Santos e Cubatão/SP. Os resultados sugerem que tanto as águas do canal de navegação de Santos quanto as da região do Largo do Pompeba em Cubatão favorecem o crescimento de microalgas, tendo um maior potencial à eutrofização no caso de entrada de nutrientes, enquanto que as águas da região do Rio Cubatão apresentam um potencial de inibição do crescimento de microalgas, mesmo com o aumento dos nutrientes.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Avaliação do potencial de remediação de metais em sedimento de dragagem do canal do porto de Santos, através da técnica de remediação eletrocinética em reator de batelada(Universidade Federal de São Paulo, 2021-08-12) Gomes, Isabely Cristina Souza [UNIFESP]; Torres, Ronaldo José [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5776197357433580; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Com as diversas atividades nas bacias hidrográficas, estuários e baías acabam tendo seus sedimentos contaminados devido ao elevado poder de bioacumulação, biomagnificação e toxicidade de alguns metais, semimetais e compostos orgânicos persistentes presentes nos resíduos despejados. Dentre estas atividades encontra-se a dragagem, que está sujeita ao licenciamento ambiental (Resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) nº 237/1997) por ser considerada uma atividade potencialmente poluidora e degradadora. Em função disso, seu material requer atenção na qualidade, necessitando de avaliação e monitoramento, na qual dispõe de regimento através da Resolução CONAMA nº 454/2012. Essa resolução estabelece diretrizes e procedimentos sobre a gestão do material dragado onde seus valores são baseados nos valores estipulados de solo e águas subterrâneas da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB). Diante dessa problemática, pesquisadores têm buscado por técnicas de remediação onde a técnica de remediação eletrocinética (EK) vem chamando atenção por mostrar resultados promissores. Com isso, este trabalho tem como objetivo principal realizar uma revisão bibliográfica sobre a técnica EK na remediação de metais em sedimento de dragagem utilizando reator batelada.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Avaliação ecotoxicológica de praias da Baixada Santista e litoral norte do Estado de São Paulo(Universidade Federal de São Paulo, 2023-12-08) Gonçalves, Ruan Ataulo Muniz [UNIFESP]; Cesar, Augusto [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/7526259441170335; http://lattes.cnpq.br/1829801883745835; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Ao longo do tempo, a atividade antrópica costeira vem desequilibrando, progressivamente, o ecossistema marinho. Em especial, portos, lançadores de efluentes e o turismo são algumas das atividades que mais se destacam nesse âmbito. Visando analisar o impacto dessas variáveis, o presente trabalho contou com a parceria da Sea Shepherd Brasil que, através do “Projeto Ondas Limpas na Estrada”, compartilhou amostras de sedimentos da Praia das Vacas (São Vicente – SP), Itaquitanduva (São Vicente – SP), Mongaguá (SP) e Praia Brava (São Sebastião – SP) para estudo. Utilizando essas amostras, foi realizado um teste crônico de curta duração com embriões de Echinometra lucunter (ouriço-do-mar) fertilizados in vitro seguindo as normas ABNT – NBR 15350/21. As amostras sedimentares de cada local, mais a amostra controle, composta exclusivamente por água do mar filtrada- foram divididas em quadruplicata, tendo seus parâmetros de salinidade, pH, oxigênio dissolvido e temperatura medidos ao início e ao final do processo de 42 horas, o qual submeteu-se a um fotoperíodo de 16h/8h. Os embriões foram alocados em cada uma das amostras, e, ao final do processo, analisou-se a quantidade de indivíduos larvais desenvolvidos. O resultado revelou que, as praias mais próximas às regiões portuárias e de lançamentos de efluentes apresentaram maior toxicidade, contrastando com os locais de menor interferência antrópica, os quais apresentaram um menor nível de toxicidade. Tal resultado demonstra a imprescindibilidade de medidas mitigadoras em regiões portuárias com alto índice de atividade humana a fim da manutenção da biota.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Avaliação teórica do potencial uso de processos oxidativos avançados em reator em batelada para a remediação de sedimentos contaminados com hidrocarbonetos policíclicos aromáticos(Universidade Federal de São Paulo, 2022-07-26) Longo, Nayara Fernanda [UNIFESP]; Torres, Ronaldo José [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5776197357433580; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)O Porto de Santos é uma região fortemente influenciada pelas atividades portuárias, urbanização, e o Polo Industrial de Cubatão. O Estuário é um local marcado por intenso assoreamento, o que torna necessário contínuas dragagens no canal de navegação. A dragagem é uma prática necessária para manter a profundidade e capacidade de navegação das embarcações, realizada em muitos Portos do mundo, e consiste na escavação ou remoção de sedimentos do fundo do estuário, utilizando uma draga. De acordo com estudos anteriores, sabe-se que a contaminação do local se dá por compostos orgânicos (HPAs), metais e semimetais. Uma estratégia conhecida para eliminar HPAs de solos e sedimentos é a biorremediação, utilização de processo biológico para transformar contaminantes em substâncias inertes. Entretanto, esta biotecnologia é limitada por diversos fatores. Pensando em alternativas para solucionar a questão, o objetivo desse trabalho é avaliar a viabilidade do uso de reatores e transformar uma draga autotransportadora num reator em batelada para oxidação química com peróxido de hidrogênio. Foram realizados cálculos estequiométricos para avaliar as quantidades de peróxido de hidrogênio (H2O2) necessárias para neutralizar os HPAs, e avaliação custo-benefício. O uso do naftaleno como base para os cálculos da quantidade de H2O2 para remediação aponta potencial utilização desse composto no interior da draga. O H2O2 é um produto com baixo custo comercial, um ponto positivo para essa operação. Para avaliar a eficiência do tratamento proposto através de processos oxidativos, é preciso considerar a extração dos contaminantes em cada uma das matrizes. Diante do cenário apresentado podemos concluir que a solução proposta de remoção do contaminante é viável, visto que trata-se de um processo simples e de fácil acesso com utilização de produtos com valor econômico baixo.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Combate ao crime organizado transnacional a partir da experiência do PCC no Porto de Santos(Universidade Federal de São Paulo, 2022) Silva, Betânia Neves da [UNIFESP]; Sebastião Junior, Acácio Augusto [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/9298810663986704; http://lattes.cnpq.br/3620031394672954Este artigo é um estudo das medidas de cooperação ao combate do crime organizado internacional considerando a atuação do PCC no Porto de Santos. Ao longo do texto, que utiliza o método hipotético-dedutivo, entendemos o que se constitui como crime organizado transnacional nas Relações Internacionais, analisamos as operações do PCC no Porto entre 2008-2018, sobretudo de 2017-2018 – período em que o plano de criação do canal exclusivo de exportação de cocaína para a Europa teve início – e as medidas de contenção por meio da cooperação internacional.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Competências genéricas autopercebidas e requeridas de trabalhadores portuários do Porto de Santos(Universidade Federal de São Paulo, 2021-10-22) Silva, Caio Teissiere Moretti [UNIFESP]; Oliveira-Monteiro, Nancy Ramacciotti de [UNIFESP]; Scachetti, Rodolfo Eduardo [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1607421823893275; http://lattes.cnpq.br/4064588869236649; http://lattes.cnpq.br/9504119551451323; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)A organização do trabalho portuário brasileiro vem passando por modificações desde o fim do século XX e início do século XXI, como resposta ao processo de globalização na economia e às inovações tecnológicas nos processos produtivos do setor portuário. A Organização Internacional do Trabalho publicou a Convenção n° 137 em 1973 citando como principais motivos para as mudanças no trabalho portuário no mundo a adoção de unidades de carga, com grande destaque ao contêiner, a introdução de técnicas de transbordo horizontal (roll on e roll off) e, consequentemente, o aumento da mecanização e automatização nas operações de carga e descarga. Diante dessas constantes mudanças que ocorreram no mundo desde o início do século XXI, há muitas publicações científicas que mencionam o surgimento da Quarta Revolução Industrial. Essas transformações passam a exigir novas competências profissionais para o mundo do trabalho e para o trabalho portuário. O objetivo deste estudo foi investigar competências genéricas: a) autopercebidas por trabalhadores portuários; b) requeridas por representantes de empresas portuárias e de instituições partícipes da formação e ensino dos trabalhadores portuários da operação de carga e descarga do Porto de Santos; e c) representantes de sindicatos ligados ao referido porto. Diferentemente das competências profissionais específicas às atividades do trabalho, as competências genéricas são transversais e estão relacionadas à empregabilidade das pessoas, referindo-se a habilidades instrumentais, interpessoais e sistêmicas. A pesquisa segue a metodologia quantitativa e usa a Escala de Competências Genéricas, um instrumento derivado do Projeto Tuning. A coleta de dados foi realizada no período de abril de 2020 a julho de 2021, buscando o maior número possível de participantes dentre os segmentos investigados. A amostra foi constituída por 217 trabalhadores portuários, 24 representantes de empresas e de instituições de capacitação e de 14 representantes de sindicatos. A análise estatística descritiva dos resultados indicou que a competência “responsabilidade no trabalho” recebeu maior autovaloração por trabalhadores e por dirigentes sindicais. Os profissionais de empresas portuárias valoraram “compromisso ético” como a competência mais importante. A competência “capacidade de comunicar-se em outro idioma” foi a que obteve menor valoração por todos os segmentos de participantes. A análise de correspondência indicou que trabalhadores da operação portuária, empresas portuárias e instituições participes do ensino portuário e sindicatos compreendem diferentemente a importância das competências profissionais genéricas para o grupo de trabalhadores operacionais.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Elaboração de uma matriz SWOT para o novo modelo de administração portuária no Brasil - Porto de Santos(Universidade Federal de São Paulo, 2021-08-12) Meira, Rafael Alexandre [UNIFESP]; Fontana, Caio Fernando [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1673255403692902; http://lattes.cnpq.br/8004421264107144; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Os portos são instalações distintas e dinâmicas de grande importância para um país executando um papel fundamental no comércio internacional e, sua gestão influencia diretamente na qualidade de seus resultados. O governo brasileiro possui um projeto de desestatização dos portos públicos com o intuito de modernizar sua administração e melhorar sua eficiência por meio da concessão das autoridades portuárias à iniciativa privada e, um dos portos de destaque do Brasil e deste projeto é o Porto de Santos. O objetivo deste trabalho foi o de se identificar as vantagens e desvantagens da mudança da gestão portuária do Porto de Santos com o emprego da análise SWOT. Foram identificadas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças referentes à concessão da autoridade portuária à iniciativa privada. Este estudo pode ser relevante para a discussão a respeito desta mudança, somando mais informações sobre o tema.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Gerenciamento de resíduos sólidos, legislação e gestão no Porto de Santos, SP/BR (período de 2013 a 2020)(Universidade Federal de São Paulo, 2021-09-10) Vieira, Renata de Moraes [UNIFESP]; Cesar, Augusto [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/7526259441170335; http://lattes.cnpq.br/2786033115557821; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)O Brasil possui uma costa de aproximadamente 8,5 mil quilômetros navegáveis e um setor portuário marítimo que se destaca na movimentação de carga, representando quase a totalidade do volume do comércio exterior do Brasil. Gerando uma quantidade de resíduos sólidos que acabam por ter grande impacto no meio ambiente, sendo portanto uma questão muito importante, tanto pela diversidade de tipos como pela quantidade de resíduos gerados, o que exige um complexo e integrado rol de práticas resultantes de normas definidas claramente e de iniciativas proativas. No Brasil há um conjunto de normas complexas em relação à gestão de resíduos sólidos portuários, controlado por normativas e leis de diversas instituições e órgãos que detêm influência direta e indireta sobre o setor. O presente trabalho analisa o conjunto de normas referentes à gestão de resíduos sólidos no porto de Santos na intenção de reconhecer possíveis obstáculos e pontos que possam ser melhorados; buscando analisar a gestão de resíduos sólidos no Porto de Santos, quanto ao panorama da geração de resíduos da maior autoridade portuária do país. Compreendendo o período desde 2013 até o presente momento, a partir da identificação dos resíduos gerados por essa autoridade portuária, suas arrendatárias e embarcações, referente a duas das principais preocupações: a quantidade de resíduos gerada dentro do Porto de Santos e a distância percorrida para destinação final. A pesquisa teve como base um levantamento bibliográfico, de diversas fontes, publicações de órgãos públicos, artigos científicos, documentos internos do porto, pesquisas junto à instituições de ensino e pesquisas especializadas no tema. Os resultados alcançados mostram que as atuais práticas de gerenciamento dos resíduos sólidos não contribuem para uma adequada gestão na sua totalidade. Como resultados apresentam-se os tipos de resíduos gerados, os procedimentos adotados na gestão destes resíduos, o destino desses resíduos, demonstrando as dificuldades e desafios encontrados no gerenciamento de resíduos sólidos do maior porto da América Latina. Mesmo o Brasil tendo um quadro regulatório para gerenciamento de resíduos sólidos ele não é específico para ambiente portuário, ficando clara a necessidade de alinhamento do quadro regulatório com o quadro institucional, necessitando assim de uma regulamentação única sobre o tema, que contemple os diversos aspectos dos resíduos sólidos portuários e os diferentes olhares das Instituições envolvidas.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Logística Portuária e Tecnologia Aplicada(Universidade Federal de São Paulo, 2022-07-25) Silva, Wallyson da [UNIFESP]; Fontana, Caio Fernando [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1673255403692902; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)A atividade logística em portos no Brasil e no mundo vem crescendo ano após ano, o que torna cada vez mais essencial a busca por tecnologia e aprimoramento ao setor logístico portuário. Antes da pandemia da COVID 19, no último relatório global, as previsões para o intervalo de 2019 a 2024 estimavam um aumento percentual de 3,4% para o transporte marítimo. Nessa corrida em busca da eficiência, alguns países sobressaem sobre outros. Os portos são peças fundamentais para que a cadeia logística funcione de forma eficiente, e ainda elevam a economia região, proporcionando a geração empregos. A fim de se analisar a cadeia logística portuária de forma holística, necessita-se da identificação de todos os autores presentes no processo, para a devida percepção de todos os entraves que transcorrem num processo logístico. O estado é um dos importantes personagens nessa temática, e afeta de maneira crucial os portos, sendo a burocratização que o estado impõe sobre o porto uma das causas dos gargalos ao processo. As deficiências nos processos logísticos geram custos operacionais e diminuem a competitividade do porto; além da estrutura física que os portos tendem a oferecer e investir para maior movimentação de cargas, há a necessidade de investimentos na área de tecnologia, para a maximização dos fluxos de mercadorias, e a otimização do processo logístico portuário. Os portos Brasileiros sofrem inúmeras deficiências no que diz respeito a investimentos e inovação, causando perdas financeiras, e afetando as empresas presentes na cadeia logística, e, consequentemente, a economia Brasileira
- ItemAcesso aberto (Open Access)A luta dos moradores para a construção da Vila São Jorge(Universidade Federal de São Paulo, 2023) Oliveira, Thayná Cavalcante de [UNIFESP]; Peres, Verônica Frazão Oliveira [UNIFESP]; Melo, Camila Gibin [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5522103534116970; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)O presente trabalho pretende elucidar os acontecimentos acerca da construção da Vila São Jorge, o menor bairro da Zona Noroeste de Santos. Descrevemos as dificuldades que os primeiros moradores enfrentaram, e como ocorreu a chegada dos trabalhadores do porto nesta região. Entrelaçamos esses acontecimentos com a urbanização da cidade, sua edificação e ocupação na orla. A elite tem o poder de moldar as relações sociais e onde elas ocorrem, nesta pesquisa vemos como traços da escravidão continuam enraizados em nossa sociedade. A expulsão dos mais pobres para as margens da cidade nos mostra o despreparo do Estado para/com a população pobre. Para além de tudo isso, pretende firmar a importância dos movimentos sociais, para a profissão e a população.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Mulheres de ferro, cabo e aço, trabalho dobrado?(Universidade Federal de São Paulo, 2017-12-13) Matsunaga, Letícia Yumy Tabosa [UNIFESP]; Nogueira, Claudia Mazzei [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/8369552901224819; http://lattes.cnpq.br/6912418480665523; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Esse estudo tem como discussão central a importância dos papéis de gênero na intensificação do trabalho precarizado da mulher, partindo da reflexão de algumas obras de autores (as) que discutem a temática, tais como Antunes, Nogueira, Saffioti, Netto, Gounet, Castro, Mészáros, entre outros (as), articulando com os depoimentos das amarradoras do Porto de Santos (realizado em 2015, na Companhia Docas do Estado de São Paulo – Codesp). Os papéis de gênero acompanham a história da humanidade muito antes do advento do capitalismo, tais diferenças na divisão sociossexual do trabalho e na educação de meninos e meninas, trazem consequências subjetivas e objetivas para o ser social. No capitalismo, as relações de gênero não são diferentes, uma vez que se constituem como relações assimétricas, que perpassam tanto o espaço produtivo, quanto o reprodutivo.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Processo de modernização, gênero e geração entre portuários de Santos/SP(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2013-02-14) Bastos, Matheus Ferreira Guimarães [UNIFESP]; Barbosa, Rosana Machin [UNIFESP]; Tucci, Adriana Marcassa [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6278405456405903; http://lattes.cnpq.br/9222532963593471; http://lattes.cnpq.br/6810248165679421; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)O presente estudo investigou as consequências do processo de modernização portuária em Santos/SP na identidade dos trabalhadores nessa atividade, tendo as relações de gênero (masculinidade) por perspectiva das vivências que se estabelecem no porto e as diferentes gerações de trabalhadores como testemunhas desse processo, indagando sobre as modificações na relação saúde-doença decorrentes desse processo. Até meados dos anos 80, o trabalho era predominantemente braçal exigindo grande força física como quesito para se trabalhar na atividade portuária. Posteriormente, com a crescente introdução de tecnologia foi diminuindo a necessidade dessa força, mas não a descartou. Atualmente, produtos a granel ou em sacas necessitam de relativo esforço físico por parte do trabalhador para serem embarcados ou desembarcados. Há uma convivência entre esse tipo de trabalho e as formas mais “modernas” como os contêineres. Como consequência, um trabalhador, dependendo de sua função e do recrutamento no trabalho, pode ser escalado para ambas as situações. O trabalho ocorre em condições bastante distintas considerando horários e jornadas, e atividade desenvolvida. Essa situação promove maior sofrimento relativo ao esforço mental e mudanças nas significações atribuídas ao adoecimento. O estudo de natureza qualitativa contou com levantamento de dados secundários sobre o porto e realização de oito entrevistas semi estruturadas com trabalhadores portuários avulsos. A diminuição do ganho surge como sofrimento, pois é visto como uma desvalorização do trabalho; a aceitação da mulher no ambiente de ofício aparece associada às facilidades que a tecnologia traz e o amor à profissão aparece sempre como importante característica para o trabalho portuário.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Proposta de melhoria para o acesso de caminhões ao Porto de Santos(Universidade Federal de São Paulo, 2022-08-03) Mazzo, Leandro [UNIFESP]; Sakurai, Cledson Akio [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1944141304162246; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)O porto de Santos é hoje o principal porto para a exportação dos bens produzidos no Brasil, sendo utilizado por vários estados brasileiros. Suas principais vias de acesso são por meio de rodovias, uma vez que, o meio de transporte mais utilizado para deslocar cargas são os caminhões. Com o crescente desenvolvimento econômico do país houve um aumento das importações e exportações o que resultou em uma maior demanda de caminhões chegando ao porto, gerando longas filas e tempo de espera. Para resolver isso foi desenvolvido o sistema de agendamento de caminhões, alterando a dinâmica de chegada ao porto. Porém o sistema não foi capaz de sanar todo o problema, pois ainda ocorrem filas que atrapalham o trânsito local. Este trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta para melhorar o acesso dos caminhões ao porto de Santos, para que se possa acabar ou reduzir as filas que se formam no entorno do porto e que atrapalham o fluxo do trânsito local.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Recurso solar no Porto de Santos(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2015-12) Soares, Thaiane Gambarra [UNIFESP]; Martins, Fernando Ramos [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/9012359647335296; http://lattes.cnpq.br/1808852984715699; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)A sustentabilidade energética busca o uso da energia para satisfazer as necessidades atuais sem comprometer as demandas por eletricidade e energia como um todo. As fontes renováveis de energia são a resposta para o desenvolvimento sustentável, para a preservação da biodiversidade e dos ecossistemas mundiais. O Porto de Santos é atualmente o maior porto brasileiro, devido à sua expansão e contínuo crescimento, é necessário um planejamento adequado para o suprimento de sua demanda energética. O objetivo foi avaliar o potencial de irradiação solar na área do Porto de Santos, a fim de estimar a produtividade energética de forma alternativa, renovável e livre de emissões de CO2 através da implantação de painéis fotovoltáicos. Mais especificamente, o objetivo foi estimar a irradiação solar incidente na área portuária utilizando dados observados em estações metereológicas e fornecidos por modelos numéricos computacionais. Em um segundo momento, realizou-se um estudo de caso do terminal portuário da empresa Citrosuco, no qual obtivemos uma estimativa da potência nominal instalada e da geração de energia elétrica mensal através de uma possível instalação de painéis fotovoltáicos nas dependências deste terminal. Os valores estimados de irradiação global horizontal pelo modelo BRASIL-SR foram menores que os valores medidos pela estação automática de Moela, principalmente durante os meses de maior irradiação incidente, o que demonstra uma necessidade de aquisição de dados locais para obter valores mais precisos. A análise do telhado dos armazéns do Terminal da Citrosuco na zona portuária de Santos, permitiu a delimitação de 13.226 m2 de área para instalação de um sistema fotovoltáico com potência nominal instalada de 1.984 kWp, produzindo uma energia anual de 2.346.384 kWh.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Relações de trabalho dos estivadores do porto de Santos(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2015-12-07) Lino, Francine de Souza [UNIFESP]; Nogueira, Claudia Mazzei [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/8369552901224819; http://lattes.cnpq.br/0241342903703417; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)O presente trabalho se propõe a analisar através de um resgate histórico, as modificações ocorridas na organização do trabalho da estiva no porto de Santos, tomando como marco a Lei de Modernização dos Portos (Lei 8.630/93 - 12.815/2013) e compreendendo que houve, principalmente nos anos 90, uma reestruturação produtiva no Brasil em consequência globalização dos ideais neoliberais pautados na ideologia capitalista de acumulação.