Navegando por Palavras-chave "Popular"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)A construção do conceito de popular em Theodor Adorno(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2012-09-30) Rodrigues, Luciane Candido [UNIFESP]; Burnett Junior, Henry Martin [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)A presente pesquisa, de caráter teórico-bibliográfico tem por objetivo apresentar, em linhas gerais, o funcionamento da cultura de massas nos Estados Unidos durante os anos de 1938 a 1941 à luz dos escritos deixados, ainda que de forma fragmentária, pelo filósofo alemão Theodor Adorno. A partir de uma leitura da compilação crítica de tais escritos, denominada Current of Music foi possível constatar a metodologia de investigação de Adorno ao tomar a música transmitida via radiodifusão como seu objeto de pesquisa. Apesar da comum equiparação entre cultura de massas e cultura do povo, esta última por vezes tida como uma espécie de arte inferior, nos textos de Adorno é possível encontrar uma clara distinção entre estes dois conceitos: cultura do povo em nada se parece com a cultura de massas, esta última seria inclusive sinônimo de Indústria Cultural. Neste sentido, questiona-se então qual seria de fato a concepção de popular em Theodor Adorno. Para buscar uma possível resposta, utilizou-se como fundamentação a leitura primária dos textos publicados em Current of Music para compreender como o filósofo alemão chegou a conclusão da progressiva transformação da música em mercadoria, fenômeno inerente à cultura de massas. Por ter criticado em maior impacto a música popular, optou-se na presente pesquisa em seguir o mesmo caminho, propondo uma análise crítica do texto On popular Music. Relembrando que Current of Music traz os textos deixados por Adorno em sua versão original – estes trabalhos foram todos escritos pelo filósofo em língua inglesa. A conclusão que se chegou é que para Adorno popular significa indústria cultura e não cultura nascida no seio do povo.
- ItemAcesso aberto (Open Access)O ensino de história na educação popular: construção da formação nos relatos docentes(Universidade Federal de São Paulo, 2021-08-13) Correia, Bruno; Osman, Samira; http://lattes.cnpq.br/1041503754281830; http://lattes.cnpq.br/1041503754281830O movimento de cursinhos populares no Brasil cresceu exponencialmente no século XXI, aliado às pautas progressistas e buscando fomentar o interesse dos jovens e adultos no ensino superior público e privado, sendo este primeiro o maior foco. Esses movimentos construíram ao longo dos anos uma base sólida de construção cidadã nos grupos socialmente e economicamente excluídos. Muitos dos atuantes nesses projetos são alunos e alunas de licenciatura em diversas graduações: história, matemática, letras, ciências e afins, mostrando que parte dos profissionais da educação no Brasil teve contato com a educação popular antes de ingressar na vida profissional em escolas de educação básica. O presente texto tem como finalidade analisar as experiências dos professores e professoras de História que tiveram contato com a educação popular e também como as experiências na educação popular puderam contribuir para o desenvolvimento das formações docentes no campo da história.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Participação popular em espaços institucionalizados: uma análise sobre o processo de tomada de decisões no conselho municipal de saúde de Santos/SP (2013 2015)(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2015-12-07) Rocha, Edson Barbosa da [UNIFESP]; Assumpção, Raiane Patrícia Severino [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/2899447703219719; http://lattes.cnpq.br/2460461632566661; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)O tema tratado neste estudo é decorrente dos desdobramentos das lutas e conquistas do Movimento da Reforma Sanitária, Movimento Popular de Saúde e demais setores organizados da sociedade, realizadas principalmente na década de 1980, e parcialmente inseridos na Lei 8.142, de 28/12/1990: qu e dispõe sobre a participação da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde SUS. A pesquisa teve o objetivo de analisar a participação da sociedade civil na política de saúde do município de Santos/SP, focando na dinâmica de funcionamento do Conselho Municipal de Saúde de Santos no período entre janeiro de 2013 e novembro de 2015, para evidenciar aspectos referentes ao exercício da representação social e ao significado do espaço político institucionalizado conselho. Foi desenvolvida a partir da análise de uma experiência envolvendo movimento social e universidade; especificamente o processo avaliativo realizado pelo Fórum Popular de Saúde da Baixada Santista em relação à gestão da política pública de saúde do município de Santos SP. Para tanto, se fez necessário, além dos estudos teóricos sobre o tema a participação nas reuniões no conselho entre janeiro de 2013 e novembro de 2015, a participação na realização das pré conferencias para o pleito e ocupação de cadeiras de conselheiros/as; como também a participação das atividades do Fórum Popular de Saúde da Baixada Santista. Para o desenvolvimento da análise foram priorizadas duas questões problematizadoras deste processo: a) a possibilidade do efetivo exercício da representação social; b) o significa do do espaço político institucionalizado conselhos para as transformações sociais.