Navegando por Palavras-chave "Physical Education"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)A compreensão de ensinar para profissionais de Educação Física atuantes em academias de ginástica(Universidade Federal de São Paulo, 2024-05-17) Cruz, João VItor [UNIFESP]; Oliveira, Rogério Cruz de [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5847188428462650; http://lattes.cnpq.br/9696025844802980; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)O ensinar se constitui como cerne de uma proposta educativa em Educação Física, no entanto, a mercantilização das práticas corporais no contexto das academias de ginástica parece limitar a proposta. Posto a problemática, o estudo teve como objetivo analisar a compreensão de ensinar para professores de Educação Física atuantes em academias de ginástica e compreender os desdobramentos da compreensão de ensinar dos mesmos na sua prática profissional. O trabalho foi submetido ao comitê de ética sob CAAE no 59384222.6.0000.5505 e todos os participantes assinaram um Registro de Consentimento Livre e Esclarecido (RCLE). Trata-se de uma pesquisa descritiva com caráter qualitativo, que busca elucidar questões particulares de determinado contexto. O estudo foi desenvolvido em uma academia de um bairro emergente em Santos - SP. Participaram 4 profissionais de Educação Física que assinaram o termo de consentimento, sendo três homens e uma mulher. Como critérios de inclusão os participantes deveriam trabalhar apenas na profissão, não atuar em modalidades coletivas no estabelecimento e possuir mais de 18 anos. Para produção de dados, utilizou-se a observação participante que na linha de Geertz (1989) considera-se importante não só olhar, mas vivenciar essa realidade com os atores. Além disso, foi utilizado a entrevista estruturada como instrumento de coleta de dados. Foi utilizado um diário de campo para anotar a dinâmica das aulas a partir de um roteiro de observação que para fins deste estudo abarcou observar os conteúdos e suas respectivas estratégias metodológicas. As entrevistas foram feitas no último mês de observação após convite e aceite dos participantes. Os professores trabalhavam em duas modalidades de aula: o Treinamento Personalizado [TP] – máximo 3 alunos/hora - e a Musculação Plus [MP] - até vinte alunos independente do horário. A compreensão do ensinar para professores das academias de ginástica está ligada aos conceitos de formação, sociabilidade e produtividade que dão nome às respectivas características desse ponto do estudo. Os conceitos atrelados ao ensinar podem remeter perspectivas do ensinar mais críticas, no entanto, algumas dinâmicas de aula atravessaram, também, nuances tradicionais. Com base nos dados, em relação às possibilidades de ensino, é possível vinculá-las à disponibilidade da academia, disponibilidade dos alunos, treinamento profissional e disponibilidade do professor. Ambos serviços da academia aparentam se legitimar principalmente dentro do paradigma biomédico de produção de saúde que pode considerar ou não particularidades dos alunos. As relações de trabalho, marcadas pelos papéis que o palco das academias de ginástica pode apresentar influenciam os vínculos consolidados. É possível que os vínculos possam contribuir para mobilizar o ensinar a uma perspectiva mais emancipatória, no entanto, o prognóstico é que estes por si só não são 4 capazes de possibilitar sozinhos essa mobilização. Mais do que isso, fatores como a formação profissional e melhores condições de trabalho soam importantes, esta segunda parece contrastante com os caminhos que a indústria do fitness tem tomado.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A atuação do profissional de Educação Física na Atenção Primária à Saúde no município de São Bernardo do Campo/SP(Universidade Federal de São Paulo, 2022-05-17) Honorato, Flávio Augusto [UNIFESP]; Oliveira, Nara Rejane Cruz de [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5610581984121401; http://lattes.cnpq.br/7217520694495533; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)A importância do Profissional de Educação Física (PEF) no campo da Saúde tem se intensificado em virtude do destaque da atividade física (AF) nas políticas públicas de enfrentamento às doenças crônicas não-transmissíveis (DCNT) e da promoção da saúde no cenário nacional e internacional. Nesse contexto, é fundamental que o PEF possua formação e atuação condizente com sua área de atuação, de forma a dar respostas adequadas às demandas específicas existentes. Procurou-se aqui identificar e analisar a atuação dos PEF na Atenção Primária à Saúde (APS) do município de São Bernardo do Campo/SP (SBC/SP). Trata-se de estudo descritivo do tipo qualitativo cujas técnicas de coleta de dados foram a pesquisa documental e a pesquisa de campo. A análise dos dados foi realizada por meio de análise de conteúdo. Na pesquisa documental foram analisadas as Diretrizes Curriculares do curso de graduação em Educação Física; a portaria ministerial 2436/2017; o Caderno de Atenção Básica no. 39; a resolução no 046/2002 do CONFEF; e o livro de recomendações do CONFEF (2017). Na pesquisa de campo foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os PEF do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB) e do Programa De Bem com a Vida (DBV), vinculados ao Departamento de Atenção Básica (DAB). A análise dos dados do primeiro grupo evidencia a atuação no âmbito da prevenção e promoção da saúde, direcionada à determinadas condições de saúde e/ou mudanças comportamento, mediadas pela AF; pelo seu caráter individual e coletivo, foram abordadas ora de modo individual ora compartilhado. Na pesquisa de campo foram encontrados dois modos de atuação distintos: um do período anterior à pandemia, centrada no desenvolvimento de AF e práticas corporais (PC) nas unidades de saúde, por meio de estratégias de grupo, tendo como público-alvo idosos e adultos; outra durante a pandemia, dividida entre a condução de AF e PC para profissionais da UBS e as ações do campo multiprofissional direcionadas ao enfrentamento do problema. Dentre as demandas para o PEF foram encontrados: atividades para as DCNTs (dores crônicas, agravos em saúde mental e obesidade e/ou emagrecimento) e atividades para o bem-estar (dos usuários e dos funcionários). Foram identificadas lacunas curriculares na formação do PEF, preconceito e desvalorização profissional, cuja potencialidade de sua atuação centra-se em propiciar bem-estar, promoção de saúde e prevenção de agravos por meio do aconselhamento, prescrição e oferta de exercícios físicos. Mediante os resultados deste estudo propõe-se a elaboração de uma oficina pedagógica com os PEF com objetivo de (re)discutir coletivamente as possibilidades e desafios de sua atuação na APS e elaborar modos de operacionalizar as diretrizes elaboradas pelo DAB do município a partir dos elementos do cotidiano profissional aqui descritos.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A atuação do profissional de educação física na rede pública de saúde brasileira no controle do diabetes e da hipertensão: Uma revisão da literatura(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2014-12-10) Fonseca, Luiza Fontes Lacerda Ferreira [UNIFESP]; Gomes, Ricardo José [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/2738281530091229; http://lattes.cnpq.br/7993642646399843; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Alterações dos hábitos alimentares e a opção por um estilo de vida sedentário característico de meados do século XX contribuíram para o estabelecimento da epidemia crescente de doenças crônicas tais como a obesidade, o diabetes mellitus, a hipertensão arterial, entre outras. A inatividade física é reconhecidamente um dos mais importantes fatores de risco para estas doenças, de maneira que, visando o controle dos casos de doenças como estas, o exercício físico passou a fazer parte de programas do governo federal pelo sistema único de saúde (SUS). Esta inserção é algo recente, mas programas como o hiperdia têm crescido cada vez mais em número e qualidade. Assim, este trabalho tem por objetivo analisar através da literatura a atuação do profissional de Educação Física na saúde pública brasileira quanto ao controle do diabetes e hipertensão. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa. Para tanto, foram feitas pesquisas em bancos de dados eletrônicos, sendo eles Lillacs e Scielo, escolhidos devido à busca de artigos se restringir ao Brasil, não sendo possível encontrar em bases de dados com maior amplitude de local. No Lillacs ainda foram adicionados os filtros de pesquisas com seres humanos e de país / região como assunto Brasil. Foram aceitos estudos transversais, longitudinais, de revisão e relatos de experiências publicados entre 1998 e 2014. A partir dos critérios adotados pelo estudo foram encontrados sete artigos. Foi possível concluir com esta pesquisa que os exercícios físicos realizados ocorrem em grupos e são, em sua maioria, caminhadas ou exercícios nas academias ao ar livre, no caso da existência delas na região de atuação do profissional de Educação Física. Não foi encontrado na literatura um padrão quanto ao cuidado com o paciente hipertenso e/ou diabético antes e depois da realização do exercício no que diz respeito à aferição de pressão e/ou glicemia
- ItemAcesso aberto (Open Access)O binômio esporte-saúde sob a ótica de profissionais de educação física(Universidade Federal de São Paulo, 2017-04-10) Koumantareas, John [UNIFESP]; Oliveira, Rogério Cruz de [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5847188428462650; http://lattes.cnpq.br/5116738594967496; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)O presente estudo teve como objetivo compreender a relação na figura do binômio esportesaúde sob a ótica de profissionais de Educação Física atuantes numa Secretaria Municipal de Esportes de um município da Baixada Santista/SP no contexto da não formação de atletas. Na problemática proposta, partiu-se da ideia do referido binômio como conteúdo inerente à formação profissional e consequente prática pedagógica dos profissionais como o discurso hegemônico e legitimador da Educação Física e do esporte na sociedade. Para tanto, foi realizada uma pesquisa descritiva de abordagem qualitativa com 9 (nove) profissionais de Educação Física, de ambos os sexos e em qualquer faixa etária, lotados em dois centros esportivos. Nos critérios de inclusão foram considerados: a) formação em Educação Física e esporte há, no mínimo, 2 (dois) anos e b) atuação em projetos esportivos públicos, há, no mínimo, 1(um) ano, levando-se em conta a ideia de maturidade e maior apropriação no que se refere à atuação prática na referida secretaria. Como instrumento de coleta de dados, foram realizadas entrevistas semiestruturadas acerca do conceito de esporte e saúde; da relação entre o esporte e sua prática no fomento à saúde; bem como sobre as possibilidades de atuação prática no tocante ao esporte e à saúde como conteúdo de ensino. A análise de dados se deu por meio do uso de categorias não-apriorísticas, as quais são obtidas por meio de frequenciamento e relevância implícita na análise de conteúdo. Tal método possibilitou a compreensão de que concretamente, existe uma pluralidade de significações e entendimentos acerca dos conceitos de esporte e saúde, bem como suas possibilidades de atuação e intervenção. Nesse sentido, relacionado ao conceito de esporte foram obtidas 3 (três) categorias, a saber: esporte como um movimento (na ideia da sua simples experimentação); esporte como formador para a cidadania (compreendendo-o aqui como disparador na construção de valores e significados para o exercício da plena cidadania); e esporte como modalidade competitiva (no horizonte de toda e qualquer manifestação esportiva ter como finalidade a competição). No tocante ao conceito de saúde, foram identificadas 3 (três) categorias, como seguem: saúde como bem-estar (compreendida a partir do completo bemestar físico, psíquico e social); saúde como qualidade de vida (na ideia do bom condicionamento físico como pertinente à própria condição de vida das pessoas); saúde como o cuidado com o corpo (na qual, sua construção se deu no sentido do autocuidado e da consequente culpabilização dos indivíduos). No tocante à relação entre esporte e saúde, foram obtidas 3 (três) categorias: esporte como fomentador da saúde (no horizonte do esporte e sua prática como estratégias de fomento à saúde); esporte e saúde como estratégia de socialização (compreendendo-se aqui que a constituição de grandes grupos e a convivência entre as pessoas num sentido amplo); esporte como sinônimo de saúde (na qual, o esporte e sua prática são compreendidos de forma estrita no que se refere como única possibilidade de fomento à saúde). Por fim, relacionado às possibilidades de trabalho com o tema saúde, foi elencada 1 (uma) única categoria, a saber: trabalho em saúde por meio da orientação (destacando que independente de metodologias e estratégias, o papel da orientação em saúde se faz presente no cotidiano dos profissionais). A riqueza de dados obtida nos permite inferir que no universo de práticas e possibilidades de compreensão e intervenção dos profissionais participantes, a diversidade de conteúdo foi recorrente, revelando uma grande quantidade de significados acerca da ideia que se faz sobre a prática pedagógica em Educação Física e esporte no tocante ao fomento à saúde.
- ItemAcesso aberto (Open Access)O conceito de interdisciplinaridade no contexto do estágio profissionalizante do curso de Educação Física da Universidade Federal de São Paulo sob a ótica discente(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2015-12-16) Reis, Wladimir Barbosa [UNIFESP]; Oliveira, Rogério Cruz de [UNIFESP]; Gomes, Ricardo José [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/2738281530091229; http://lattes.cnpq.br/5847188428462650; http://lattes.cnpq.br/2694658787977489; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)A inserção do Profissional de Educação Física (PEF) na área da saúde é reconhecida legalmente há mais de uma década. Entretanto, muitos desafios ainda cercam a consolidação da profissão nesta grande área, sobretudo no que tange à formação. Entre as iniciativas de formação em saúde conhecidas, a Universidade Federal de São Paulo – Campus Baixada Santista (UNIFESP – BS) oferece, desde 2006, o curso de Educação Física, pautado na formação interprofissional e interdisciplinar. O estágio apresenta-se como momento importante entre a formação e atuação da (o) estudante. Assim, este estudo analisou o conceito de interdisciplinaridade no contexto do estágio supervisionado profissionalizante do curso de Educação Física da UNIFESP – BS sob a ótica discente. Para isso, foi desenvolvida pesquisa documental de abordagem qualitativa. A coleta de dados consistiu no acesso aos relatórios finais de estágio escritos pelos estudantes de Educação Física e os resultados foram obtidos através de análise documental e categorização não-apriorística. Foram utilizados 21 relatórios finais de estágio produzidos entre 2012 e 2014. Dois relatórios apresentaram conceito de interdisciplinaridade embasados por referencial teórico. Os outros 13 relatórios fizeram referência ao termo interdisciplinaridade e foram categorizados em: a) Ações em conjunto; b) Diálogo; c) Conhecimento compartilhado; d) Integralidade do cuidado; e) Trabalho em equipe e 6 relatórios não foram submetidos à análise por não apresentarem conceito ou referência ao termo interdisciplinaridade. Ao observarmos a inconsistência e ausência do conceito de interdisciplinaridade nos relatórios de estágio do curso de Educação Física da UNIFESP, acreditamos que ainda há um desafio importante e elementar para a formação nesta universidade, qual seja, sincronizar a proposta de formação em saúde aqui prometida com os componentes curriculares dos cursos.
- ItemAcesso aberto (Open Access)O conceito de saúde nos trabalhos de conclusão de curso de educação física da UNIFESP(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2013-12-19) Pacheco, Pedro Felipe de Lima [UNIFESP]; Oliveira, Rogério Cruz de [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5847188428462650; http://lattes.cnpq.br/5847188428462650; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)O objetivo desta pesquisa foi analisar os conceitos de saúde presente nos Trabalhos de Conclusão de Curso de Educação Física da Universidade Federal de São Paulo, bem como evidenciar a relação do conceito de saúde com a temática desenvolvida nos mesmos. Para tanto, realizamos uma revisão de literatura sobre a temática, aliada a uma análise documental dos Trabalhos de Conclusão de Curso de Educação Física da instituição das turmas anteriores (2009, 2010, 2011), sendo três turmas e somando 72 trabalhos. Destes selecionamos os trabalhos que continham a palavra saúde no título ou no resumo ou nas palavras-chave, desta forma, filtramos e analisamos somente os trabalhos que incorporam saúde como tema. Como resultados percebemos nos Trabalhos de Conclusão de Curso um diálogo predominante com as ciências naturais; abordagem quantitativa é privilegiada no método; temáticas que priorizam temas relacionados ao exercício físico, atividade física e treinamento físico; investigações com predominância em amostras oriundas de seres humanos; determinam como principal variável de pesquisa as questões afetas ao exercício físico. Assim, entendemos que os TCC's do curso de Educação Física se apropriam do conceito de saúde por meio de uma vertente restrita, relacionada à dimensão física dos seres humanos. Isso significa, de certa forma, um limite dos olhares da EF. Entretanto, esses resultados não podem ser lidos de forma isolada, pelo contrário, os mesmos resumem, de certa forma, o percurso histórico da própria EF como área de conhecimento, pois a trajetória histórica da mesma possui íntima ligação com as ciências naturais. Portanto, acreditamos que os TCC’s investigados apresentaram produção acadêmica mais em consonância com a tradição científica da EF do que com o PPC-EF da UNIFESP-BS. Uma possível hipótese para este descompasso (conceito de saúde x formação ampliada) pode ser compreendida pela pouca idade do curso, consequentemente, ainda em processo de consolidação. Assim, entendemos que a formação pretendida na UNIFESP-BS ainda possui um longo percurso acadêmico, o qual acreditamos possuir coerência com os pressupostos enunciados para as intervenções no campo da saúde, especificamente, no Sistema Único de Saúde.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Concepção de Educação Física para estudantes de Educação Física da Universidade Federal de São Paulo(Universidade Federal de São Paulo, 2013-12-16) Mota, Lyara Maria da [UNIFESP]; Oliveira, Rogério Cruz de [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5847188428462650; http://lattes.cnpq.br/6099659789085935; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Os objetivos deste trabalho consistiram em compreender as concepções de Educação Física (EF) e relacioná-las com o plano pedagógico do curso. A pesquisa foi realizada com 63 alunos do curso de EF com idade entre 18 e 40 anos respeitando os seguintes critérios de inclusão: estar matriculado no curso; estar frequentando as aulas e o critério de exclusão de ter cursado o curso parcial ou integralmente em outra Instituição. A pesquisa foi desenvolvida pela abordagem qualitativa e aplicamos um questionário como instrumento de coleta de dados. Como resultado chegamos em 4 categorias: Área de Conhecimento; Área de Intervenção; Área de Reflexão e Não responderam. Obtivemos subcategorias relacionadas à Área de Conhecimento devido à heterogeneidade envolvendo o objeto de estudo como: Movimento humano, Corpo humano, Atividade física, Exercício Físico e Esporte e Não está claro. Na Área de Intervenção obtivemos as seguintes subcategorias como: Qualidade de vida, Saúde e Esporte, Educação do corpo, Não citada. Na Área de Reflexão, a EF é entendida como compreensão e construção do corpo para objetivos particulares. Apresentamos na discussão elementos que caracterizam uma EF mais humana e que compreende uma linguagem sensível do movimento humano. Dessa forma, concluímos que a maioria das respostas dos estudantes vai ao encontro do projeto pedagógico do curso, uma vez que grande parte dos estudantes consideram a EF uma área de conhecimento ou intervenção que lida com o movimento humano, Enretanto, compreende-se a necessidade de considerar o movimento humano em todas as dimensões, tanto na perspectiva das ciências humanas quanto na perspectiva das ciências naturais, evitando assim a preponderância de uma sobre a outra. Ou seja, para assim ser possível valorizar as diferentes formas da expressão humana, a partir da linguagem simbólica do movimento.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A concepção de técnica e a relação com a saúde para acadêmicos do curso de educação física da UNIFESP(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2019-11-26) Gaspar, Leticia Junqueira da Silva [UNIFESP]; Oliveira, Rogério Cruz de [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5847188428462650; http://lattes.cnpq.br/2724249972988443; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)O objetivo desse estudo consiste em compreender qual é a concepção de técnica e sua relação no contexto da saúde para discentes do último ano do curso de Educação Física da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa descritiva de abordagem qualitativa, na qual foram recrutados 31 alunos do último ano do curso de Educação Física da UNIFESP que responderam a um questionário aberto. A análise de dados foi feita por categorias não-apriorísticas. Como resultado foi possível identificar que o conceito de técnica está em torno da padronização de movimentos e sua relação com a saúde vislumbra a facilitação e otimização dos mesmos. Dessa forma, conclui-se que a relação da técnica com a saúde existe, mas se restringe aos aspectos mecanicistas, de modo que mantém uma perspectiva tradicional do esporte apesar de trazer no conceito de saúde questões mentais e sociais.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Educação antirracista no município de São Paulo: análise das experiências pedagógicas na área de educação física escolar(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2019-03-27) Nobrega, Carolina Cristina Dos Santos [UNIFESP]; Pinto, Umberto De Andrade [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)The object of the study of this research is the pedagogical intervention of Physical Education teachers in the antiracist education perspective. From that moment on, I tried to answer the following question: how have the Physical Education classes contributed to promote antiracist education? To answer this question, it was necessary to develop a bibliographical study about the Physical Education curricular trajectory, the ethnic-racial question, and its historical social conditioning factors, and ethnic-racial relations education, praising the resistance's process and the fight against racism (institutional, symbolic and material) and discrimination. In light of this challenge, I consider the contribution of public educational policies, highlighting the 10.639/2003 law and the 3/2004 statement, which aims to blacken the education, especially in this curricular component. Therefore, the methodological procedure of this research, beyond bibliographical study, was to identify the teachers who develop pedagogical practices in the fight against racism. After that, I organized reflexive and semi-structured interviews with five professionals from the management group (pedagogical coordinators) and six Physical Education teachers, for a total of eleven interviews. Thus, I analyzed the interviews' content highlighting five categories: black identity (according to Neusa Santos Souza); teacher's formation (in the academic field and continued training); ethnic-racial diversity and the curriculum; the teacher and the school; the pedagogy of diversity in Physical Education (pedagogical knowledge about legal documents that bring the ethnic-racial question and about the fight against racism). As a consequence, the results reveal pedagogical actions that look for the ethnic-racial diversity as an orientational axis of the Physical Education curriculum, based on the pedagogy of diversity, which is grounded in the field of the critical theories of education. In this sense, the teachers who were interviewed work in schools that present the Special Project for Action (PEA), and the events that happen in the school, about the ethnic-racial theme, act as the most important spaces of formation for the education of these ethnic-racial relations. In these social institutions, the teachers are not worried, nor engaged or coherent about how to deal with the ethnic-racial question in terms of its pedagogical affirmation yet, although there are pedagogical proposals that consider the ethnic-racial diversity. From the pedagogical coordinators' speech, it is possible to recognize the Physical Education contribution (in the process of resignificance) in this theme, as well as the students' attitude not only during the Physical Education classes but also in other classes and in the school as a whole.
- ItemRestritoA Educação Física como meio de inclusão social e acesso ao esporte paralímpico em jovens com deficiência visual(Universidade Federal de São Paulo, 2021-08-19) Silva, Maria Clara Costa da [UNIFESP]; Winckler, Ciro [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/2067947156482139; http://lattes.cnpq.br/0943968159317010; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Este estudo teve como objetivo identificar e compreender o acesso à iniciação esportiva em modalidades paralímpicas e a influência vivenciada pelo meio social em adolescentes com deficiência visual. Dessa forma, foram avaliados 23 jovens abrangendo ambos os gêneros, proveniente de diferentes modalidades paralímpicas e com idade entre 13 e 18 anos. Cada voluntário participante preencheu o questionário fechado e as respostas foram avaliadas de acordo com o histórico individual e esportivo gerando um resultado médio do grupo. Foi observado a predominância entre cinco modalidades paralímpicas de experiências prévias dos atletas, como também, nas atuais modalidades praticadas pelos mesmos. O processo de incentivo, acesso e inclusão social deu-se, em maioria, por meio do professor e das aulas de Educação Física. Conclui-se que a iniciação esportiva para crianças e adolescentes com deficiência visual em diferentes modalidades está diretamente associada à influência vivenciada pelos mesmos dentro do círculo social de cada um. Ainda que seja um acesso inicial e um pouco restrito em relação ao número de modalidades existentes, este processo tem tendência crescente já que o esporte paralímpico brasileiro se torna cada vez mais conhecido. Em relação aos meios acessíveis para a prática esportiva, o estudo indica que há a necessidade de aulas inclusivas e sistematizadas para a compreensão e desenvolvimento integral do paradesporto e do indivíduo com deficiência como ser social e autônomo.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Educação física e a formação interdisciplinar em saúde na UNIFESP Campus Baixada Santista(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2013-02-19) Camilo, Thales Moisés [UNIFESP]; Capozzolo, Angela Aparecida [UNIFESP]; Federici, Conrado Augusto Gandara [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3681092599687250; http://lattes.cnpq.br/7660336218859464; http://lattes.cnpq.br/3226546094924824; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)O curso de Educação Física da UNIFESP Campus Baixada Santista tem ênfase na saúde e na formação interdisciplinar e interprofissional. O seu desenho curricular está organizado em eixos comuns e específicos que têm como perspectiva uma formação para o cuidado integral em saúde. No entanto, percebe-se que há diferentes entendimentos e perspectivas sobre essas questões nos eixos comuns e específicos. O presente estudo consiste em identificar e analisar como ocorre a formação para interdisciplinaridade e o cuidado em saúde no curso de educação física na UNIFESP Campus Baixada Santista, a partir da visão dos estudantes.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Educação Física e Saúde Mental: Percepção de alunos da Educação Física sobre o papel e inserção da profissão no NAPS(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2014-12-10) Rizzetto, Renata Silva [UNIFESP]; Braga-Campos, Florianita Coelho [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1629546162394732; http://lattes.cnpq.br/1318270904775004; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Este trabalho tem como tema a Educação física e a Saúde Mental. Esse estudo teve como objetivo analisar a percepção dos alunos de educação física que realizaram intervenções na rede de saúde mental de Santos no eixo Trabalho em Saúde da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), em relação ao papel e inserção da educação física nos Núcleos de Apoio Psicossocisal (NAPS). Embora o Eixo Comum (Trabalho em Saúde) tem como objetivo o trabalho em equipe interdisciplinar com alunos dos seis cursos atuando juntamente, este trabalho discutirá como as participações da educação física são vistas nesta composição. Foi realizada uma entrevista semiestruturada com oito voluntários, e posteriormente foram transcritas e analisadas para recolher os depoimentos. Para a análise de dados as informações obtidas foram dividas em categorias não – apriorísticas, permitindo analisar de forma qualitativa os elementos apresentados. Foram destacados as falas dos entrevistados à partir dos aspectos mais comentados pelos autores durante estudo de referenciais teóricos sobre a temática. Os temas que se mostraram centrais foram: a vivência do comum a equipe multiprofissional do NAPS, articulação do serviço de saúde mental, papel e inserção da educação física nos NAPS. Foi possível encontrar diversos aspectos em comum citados pelos voluntários, sendo que os mesmos não apresentavam discordância em seus depoimentos em relação as temáticas abordadas. Após analisar todos os dados e realizado a discussão, conclui-se que a prática das novas concepções de cuidar e conviver com usuários no NAPS, não segue a transformação proposta. Que a oferta de outras atividades e quantidade de trabalhadores oferecidas nos NAPS é escassa, e a concepção de território em que esta o serviço e o local que os usuários estão inseridos não é considerada. Além de afirmar que a Educação Física tem importante papel a desenvolver na equipe de saúde mental, mas a sua presença na equipe multiprofissional do NAPS não é reconhecida.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Educação física escolar, corpo e saúde no contexto do ensino médio(Universidade Federal de São Paulo, 2021-02-24) Dias, Juliana Rocha Adelino [UNIFESP]; Oliveira, Rogério Cruz de [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5847188428462650; http://lattes.cnpq.br/7724861281779038; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)As aulas de Educação Física na escola têm o papel de promover as práticas corporais e reflexão sobre elas, no que tange ao desenvolvimento do senso crítico dos alunos, para que esses possam reconhecer os múltiplos elementos que influenciam nas suas condições de saúde. Contudo, esse componente curricular tem assumido, muitas vezes, desde sua origem, uma postura que legitima sua existência, apoiada em um modelo orgânico funcional. O corpo, vem sendo encarado numa perspectiva que o coloca em uma condição de propriedade biológica da humanidade. A pesquisa traz para o centro das discussões o corpo e a saúde nas aulas de Educação Física, tendo como objetivos compreender a abordagem da temática corpo e saúde nas aulas de EF e analisar como a comunidade escolar percebe a relação EF, corpo e saúde. Este estudo encontrou na etnografia o seu referencial metodológico e o trabalho de campo desenvolvido por sete meses com uma turma de 1º ano do ensino médio de uma escola pública em suas aulas de Educação Física. Foram adotados, como procedimentos de coleta de dados, entrevistas semiestruturadas, análise de documentos e, especialmente, a observação das aulas de Educação Física. Os recursos da coleta de dados nos permitiram realizar algumas inferências. Com relação a abordagem do tema saúde nas aulas de Educação Física foi observado é desenvolvido em uma perspectiva baseada em uma relação direta que associa a prática de atividade física à saúde. No desenvolvimento das aulas de Educação Física foi utilizado, como material de referência, os cadernos disponibilizados pela Secretária de Educação do Estado de SP. Esses temas foram tratados nas aulas em exposições teóricas que repercutiram no sentido de observar a necessidade de treinar o corpo e desenvolver habilidades referentes à aptidão física. As três temáticas abordadas no estudo entrelaçam-se a todo momento, isso gera mútua influência nas noções que delineiam a educação física, o corpo e saúde na escola e repercute no processo ensino-aprendizagem. Espera-se que a realização desse estudo possa ampliar o debate sobre as relações entre a Educação Física e a saúde, marcada por um discurso hegemônico de causa/efeito em que aponta a prática da atividade física como geradora de saúde, bem como o efeito sobre o corpo das práticas e possíveis intervenções da atividade física no contexto escolar.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Educação física, prática pedagógica e não-diretividade: a produção de uma periferia da quadra(Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, 2014-06-01) Daolio, Jocimar; Oliveira, Rogério Cruz de [UNIFESP]; Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP); Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)In Physical Education classes is common that some students don't engage in body practices. Thus we have students at the margins of classes - at the court's periphery. Considering that isn't something natural, but it produced by school context, the objective of this study is to analyze the relationship between teaching practice in Physical Education and the production of the court's periphery (students at the margins of Physical Education classes). This is an ethnography survey conducted with a group of 7th grade students at a public school, with semi-structured interviews and observation as instruments to collect data. We conclude that the Physical Education teacher's pedagogical practice, predominantly non-directive, had a close relationship with the production of a court periphery. Thus, the physical education classes, configured as a time and space of more freedom to students, ended up restricted to conformity.
- ItemAcesso aberto (Open Access)O EDUCADOR FÍSICO EGRESSO DA UNIFESP: Há espaço para atuação interprofissional no mercado de trabalho?(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2013-12-17) Rocha, Guilherme de Campos [UNIFESP]; Junqueira, Virginia [UNIFESP]; Tranchitella, Marina [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/2670477880566228; http://lattes.cnpq.br/5029984524343235; http://lattes.cnpq.br/3637225972591144; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)No mundo contemporâneo o conceito de trabalho interprofissional se faz cada vez mais presente nas diversas áreas de atuação no mercado de trabalho, em especial na área da saúde devido à necessidade de uma visão global e por sua melhor eficiência no cuidado ao paciente. Ocorre que constantemente é abordada e questionada sua aplicabilidade e aceitação no mercado atual na área da saúde, sobre tudo nos campos da Educação Física. É nesse contexto, interprofissional, que o curso de Educação Física da UNIFESP está incluso, sendo assim o objetivo do presente estudo foi investigar a inserção profissional do educador físico com formação interdisciplinar, egresso da UNIFESP, no mercado de trabalho por referência à atuação interprofissional. A metodologia se pautou na construção de um questionário fechado, que contemplou perguntas relacionadas à expectativa, realidade e perspectiva dos egressos do mercado de trabalho, sendo construído e enviado eletronicamente através do Google Docs. Nossa amostra foi de 72 egressos do curso de Educação Física da UNIFESP e a análise dos dados foi efetuada através de macros desenvolvidos no Microsoft Excel 2010, que nos mostram a distribuição da frequência das respostas, expressados em gráficos e tabelas. Os resultados demonstram que grande parte dos egressos acredita e deseja atuar no campo de trabalho interprofissional e que uma pequena parcela já consegue desenvolver o trabalho de forma interprofissional. No entanto, com o presente estudo foi possível concluir que a maioria, dos educadores físicos egressos da UNIFESP, não está atuando efetivamente de forma interprofissional principalmente pela falta de estrutura do mercado
- ItemAcesso aberto (Open Access)Efeitos de um programa de atividades físicas nos cuidados à saúde de mulheres idosas(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2010-12-15) Casanova, Priscila [UNIFESP]; Ferreira, Sionaldo Eduardo [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/7730654028676766; http://lattes.cnpq.br/2357471016504131; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Com o envelhecimento há uma redução funcional, observando-se que atividades consideradas simples quando jovem, passam a se apresentar como de difícil realização. As atividades de vida diária, o estado de humor e motivação são indispensáveis para a saúde de todos os indivíduos e ainda mais para idosos. O presente trabalho teve como objetivo verificar os efeitos de um programa de atividades e orientações físicas, na saúde e nos cuidados à saúde de um grupo de mulheres com mais de 55 anos. Para tanto, foram utilizados questionários para avaliação do risco de doenças cardiovasculares (RDC e PAR-q), do nível de atividade física (IPAQ), do estado de humor (BRUMS e Escala Geriátrica de Depressão), da percepção de qualidade de vida (SF-36), do cronotipo, uma avaliação física seguida por uma anamnese geral e uma entrevista semi-estruturada sobre hábitos e cuidados relacionados à saúde. A amostra foi composta por 19 voluntárias distribuídas aleatoriamente nos grupos Controle (N=10, com 65,8 ± 5,4 anos) e Experimental (N=9, com 60,3 ± 3,6 anos). Os dados foram analisados utilizando-se o software STATISTICA (StatSfot®). As avaliações iniciais não demonstraram diferenças significativas entre os grupos, sendo que em comparação à avaliação inicial, na avaliação final, o grupo Experimental apresentou maiores escores de fadiga e tensão (BRUMS, 2,2 ± 2,4; p=0,05 e 4,2 ± 2,4; p=0,03, respectivamente), entretanto sem alterações para risco de doenças cardiovasculares, IPAQ e escala de depressão. Sobre a entrevista semi-estruturada observa-se melhoria na percepção subjetiva sobre a saúde e seus cuidados, observando-se melhora no conhecimento e no nível de percepção de saúde e de qualidade de vida após a participação nas atividades. Demonstrando assim, que apesar de uma relativa piora no estado de humor, do ponto de vista subjetivo, observou-se um padrão de melhora das respostas sobre o estado geral de saúde, bem como dos hábitos e cuidados adotados a partir da participação no projeto
- ItemAcesso aberto (Open Access)Empreendedorismo e educação física: Formando profissionais empreendedores(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2013-02-19) Gomes, Rodrigo Bernardes [UNIFESP]; Terra, Vinícius Demarchi Silva [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/9363038565270698; http://lattes.cnpq.br/6261832934034407; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Este trabalho analisa a formação do Educador Físico sob o ponto de vista dos egressos de universidades públicas do estado de São Paulo que ocuparam cargos em empresas juniores e estão inseridos no mercado de trabalho como gestores e empreendedores. Para tanto, realiza uma revisão de literatura sobre o movimento das Empresas Juniores e o papel que este desempenha na formação do aluno, com o objetivo de compreender o processo de formação profissional do empreendedor/gestor graduado em Educação Física. Estruturado por um viés qualitativo e descritivo, utiliza como instrumento de coleta de dados uma entrevista semiestruturada em meio eletrônico para analisar os aspectos formadores de profissionais que agem como empreendedores de suas carreiras profissionais. Por fim, discute alternativas de formação profissional na área da saúde, especificamente da Educação Física, para fomentar o desenvolvimento de um perfil empreendedor/gestor na área.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Formação do Profissional de Educação Física para atuação na saúde pública(Universidade Federal de São Paulo, 2016) Costa, Ana Paula [UNIFESP]; Oliveira, Nara Rejane Cruz de [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5610581984121401; http://lattes.cnpq.br/3527337881673850; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)In recent years the role and importance of the Physical Education Professional (PEP) in health field has been recognized. The main reasons are the emphasis given to physical activity on prevention of the chronic non communicable diseases and the healthy promotion by public policy. The main objectives of this study are: to investigate the contribution of the PEP formation to its action on public health in Maceio; to analyze the Physical Education course curricula in Higher Education Institutions in Maceio; to investigate the PEP profile proposed by the different types of graduate curricula; analyze PEP intervention in public health, considering the discuss of these professionals. Methodology: This is a descriptive study with a qualitative approach. Data were collected through documentary and field research. The documented research analyzed the Pedagogical Political Project (PPP) and the curriculum matrices (CM) of undergraduate courses in Physical Education (PE) of Alagoas. The field research was carried out by semi-structured interviews with PEP. Subjects had to have been approved in the last open selection in public health area and must have worked in this area for a minimum of two years. The documented and empiric data were analyzed using content analysis. Results: The documented research allowed a better understanding of the graduate curriculum as well as the suggested profile for the PE graduated in Higher Education Institutions of Alagoas. It was observed that most documents are lined up with the National Curriculum Guidelines (NCG) for the PE and Health graduation. The profile of graduated PEP, the professional competences and abilities required to act in the health field were also in line with guidelines. However, the field research data showed that the graduation curriculum on PE did not offer the necessary support for the PEP act in public health. Many challenges for the intervention in this area were identified: professionals referred difficulties in multi-professional work. They also related barriers in intersectorial action and finally they perceived their knowledge as insufficient to prescribe physical activity in a public health context. Conclusion: This study showed that even in the case the PE graduation courses curricula and PPP being lined up with the National Curriculum Guidelines (NCG) for PE and Health graduation they are not preparing PEP to act in public health. Thus, there seems to be a need for discussions about changes in PE graduation courses CM to better prepare graduation PE students to act in public health. The continued education could be the first step for those who are already in health field.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Inserção profissional e sua relação com a formação em educação física na Universidade Federal de São Paulo(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2013-12-16) Candido, Luana de Oliveira [UNIFESP]; Oliveira, Rogério Cruz de [UNIFESP]; Rossit, Rosana Aparecida Salvador [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3333865775403342; http://lattes.cnpq.br/5847188428462650; http://lattes.cnpq.br/0841295223677620; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)O objetivo deste trabalho foi compreender a inserção profissional dos egressos do curso de educação física da Universidade Federal de São Paulo – campus Baixada Santista e analisar a relação desta inserção com a formação interdisciplinar e interprofissional proposta pela instituição. Foi desenvolvida uma pesquisa de abordagem qualitativa e analisou parte do banco de dados da pesquisa com título “Análise de um projeto de Educação Interprofissional na formação de saúde: ótica dos egressos”. Os participantes da pesquisa foram os egressos do curso de Educação Física da instituição, formados nos anos 2009 e 2010. O critério de inclusão dos mesmos foi ser formado na UNIFESP-BS há 2 anos. A amostra total do banco de dados era de 107 voluntários, entretanto utilizamos 15 questionários, os que correspondiam aos egressos do curso de Educação Física. A análise de dados foi realizada de modo nãoapriorístico, ou seja, as categorias surgiram a partir das respostas obtidas. Após a leitura dos questionários foi possível chegar a cinco categorias: 1. Pós-graduação (6 voluntários); 2. Fitnees, esportes e outras práticas corporais (8 voluntários); 3. Saúde (2 voluntários); 4. Docência (1 voluntário); 5. Desempregado (1 voluntário). Nota-se que os egressos estão inseridos em áreas comuns à EF (academias de ginástica, personal trainer, avaliação física, entre outros), na saúde e na pós-graduação. Dessa forma, concluímos que as inserções profissionais dos egressos corroboram com o previsto pelo Projeto Pedagógico do Curso de Educação Física da Universidade Federal de São Paulo, embora a atuação em saúde, foco da formação, ainda tenha baixa representatividade.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Jogos e competições esportivas na escola sob a ótica de professores de educação física(Universidade Federal de São Paulo, 2022-11-08) Ferreira, Tainá Franz da [UNIFESP]; Oliveira, Rogério Cruz de [UNIFESP]; Koumantareas, John [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5116738594967496; http://lattes.cnpq.br/5847188428462650; http://lattes.cnpq.br/9492273449717543; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)O objetivo do estudo é compreender como os/as professores/as de Educação Física das redes públicas e privada de ensino fundamental do país avaliam os jogos e competições esportivas nas escolas em que atuam. Foi desenvolvida uma pesquisa descritiva de abordagem qualitativa. Participaram do estudo 19 professores/as de Educação Física do ensino fundamental atuantes na rede pública e privada de ensino. O critério de inclusão consistiu em estar ativo na função do magistério. A coleta de dados se deu por meio de questionário misto disponibilizado virtualmente em redes sociais e na página da Unifesp-Campus Baixada Santista, dissertando sobre: perfil profissional, objetivo de jogos e competições esportivas e os aspectos da prática pedagógica. A análise dos dados se dará por categorias não apriorísticas. Em termos de resultados, os professores relataram, majoritariamente, que o objetivo dos jogos e competições esportivas era o de proporcionar o trabalho em equipe e socialização dos/as alunos/as. Já em relação ao período que realizam os eventos de jogos e competições esportivas, 78,9% realizam no segundo semestre do ano letivo. Já a respeito da divisão das equipes, os professores relataram que, predominantemente, realizam a divisão por turmas. Quando perguntados se todos os alunos participam desses eventos, aqueles que responderam que sim, afirmam que além dos alunos participarem da organização, também demonstram interesse em participar. Já para os professores que responderam que não, esses predominantemente afirmaram que os eventos não são obrigatórios. Referente a pergunta se há diferença entre meninos e meninas, dez professores responderam que sim, afirmando que há diferença na participação, e interesse de cada gênero. Já outros nove professores responderam que não há diferença, sendo possível elaborar uma única categoria: Oportunidades iguais. Referente ao questionamento se os alunos participam do planejamento do evento, 13 professores dizem que os alunos participam desse momento. Quando solicitados a dizerem os pontos positivos dos eventos, os professores relataram a socialização e trabalho em equipe como os mais evidentes. Já sobre os pontos negativos, os professores relatam a indisciplina dos alunos e a falta de apoio dos demais professores. Quando questionados se gostariam de realizar alguma mudança nesses eventos, 11 professores responderam sim a questão, mudanças como incluir mais modalidades e integrar a participação da escola foram citadas. No entanto, outros oito voluntários responderam negativamente à questão. Referente ao questionamento da importância de eventos de jogos e competições esportivas na escola, todos os professores responderam positivamente à questão, e novamente trazem a socialização como fator determinante. Concluiu-se que os(as) professores(as) concebem e avaliam jogos e competições esportivas na escola numa perspectiva de interação social entre alunos, de forma que incentivem o papel da socialização nesses eventos, promovendo trabalho em equipe.