Navegando por Palavras-chave "Pharmaceutical Services"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Ensino-aprendizagem da política nacional de medicamentos (RENAME e URM) na Graduação Médica da Universidade Federal do Tocantins(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2014-03-21) Andrade, Elizangela Braga [UNIFESP]; Goldenberg, Paulete [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/8655470743072105; http://lattes.cnpq.br/6173321272814063; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)O estudo teve por objetivo geral caracterizar o ensino sobre a Política Nacional de Medicamentos (PNM) na graduação médica da Universidade Federal do Tocantins, focalizando a instituição e seus atores - coordenador do curso, docentes e alunos. Trata-se de um estudo descritivo, em caráter exploratório, apoiado em abordagem qualitativa, que comportou três movimentos investigativos. O primeiro se propôs a identificar, por meio do Projeto Político e Pedagógico, as disposições relativas ao ensino disponibilizado na instituição. O segundo, através de entrevistas semiestruturadas, buscou apreender o ensino da questão do medicamento na perspectiva do coordenador do curso e de docentes das disciplinas de Saúde Coletiva, Saúde da Família: Vivências em Atenção Básica I, Farmacologia Básica e Farmacologia Médica. O terceiro movimento, por sua vez, utilizando a estratégia de grupos focais, viabilizou a qualificação deste ensino sob a perspectiva de estudantes no ciclo básico (sétimo período) e no internato (nono e décimo períodos). Para efeito de análise, foi utilizada a técnica de análise do conteúdo, modalidade temática. Os resultados mostram que o PPP especificou o propósito de formar o aluno para atuar no SUS, com conhecimento aprimorado para as necessidades da população amazônica. Para tanto, em conformidade às Diretrizes Curriculares Nacionais, preconiza a articulação entre a instituição formadora e os serviços de saúde. De forma coerente, ao lado da valorização do ensino pela prática, na perspectiva pedagógica, o projeto aponta para o recurso às metodologias de participação ativa do aluno. No entanto, o PPP não permite antever o tratamento político explícito da questão dos medicamentos. As ementas das áreas de conhecimento da Saúde Coletiva e Farmacologia não abordam a questão formalmente e seus conteúdos não se cruzam. No Internato, algumas áreas discutem o tema, mas de forma pontual. Na perspectiva do coordenador do curso a temática não é priorizada na universidade como deveria. Os professores, por sua vez, afirmaram a falta de preparo a respeito da PNM. Segundo eles não constam do conteúdo programático das disciplinas a abordagem sobre a RENAME. A URM constitui tema mais valorizado, particularmente na Farmacologia, prevalecendo o foco restrito do ensino ao tratamento individual. Os estudantes declararam, enfim, que não foram orientados de forma sistemática sobre a assistência farmacêutica no SUS e reconheceram que esta falta de orientação compromete a prescrição e o acesso dos pacientes aos medicamentos (por eles) indicados. Diante do exposto, emerge a sugestão de aprimorar a relação teórico-prática desde o início do curso, sendo apontada “a prescrição e o acesso aos medicamentos no SUS” como temática relevante a ser explorada em todas as oportunidades existentes no currículo.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Evaluation of drug prescription quality indicators in a primary care unit with different models of healthcare(Ministerio Da Saude, 2016) de Melo, Daniela Oliveira [UNIFESP]; Ansaldi da Silva, Silvia Regina; Cardozo de Castro, Lia LusitanaObjective: to describe drug prescription indicators in a primary care unit with different models of health care. Methods: this was a descriptive study using secondary data of prescriptions with regard to quality indicators in a health facility that has three health care models: Outpatient Medical Care (OMC), Primary Health Unit (PHU) and Family Health Strategy (FHS) in Vila Nova Jaguar OMC/PHU in Sao Paulo-SP, Brazil, from July to October 2011. Results: 16,720 prescriptions were studied; the proportion of drugs provided through the Municipal Essential Medication List was higher for FHS prescriptions (98.9%), compared to PHU (95.6%) and OMC (95.7%); similarly, both the use of the generic name of the drugs and the proportion of drugs provided was higher among ESF prescriptions (98.9% and 96.1%, respectively), compared with PHU (94.4 % and 92.9%) and OMC (94.0% and 92.7 %). Conclusion: all the prescription indicators show better results for FHS.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Financiamento da assistência farmacêutica no sistema único de saúde(Faculdade de Saúde Pública, Universidade de São Paulo.Associação Paulista de Saúde Pública., 2013-03-01) Vieira, Fabiola Sulpino [UNIFESP]; Zucchi, Paola [UNIFESP]; Ministério da Saúde; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Objectives. To describe and discuss developments in the financing of pharmaceutical services in the Brazilian public health system - SUS. Methods. The amounts allocated for drug procurement, for the Farmácia Popular Program and for structuring of public pharmaceutical services were identified. The values regarding the financing of the Federal government were obtained from the Siga Brasil database. Data regarding states, Federal District and municipalities were obtained from Information System on Public Health Budget - SIOPS. Results. Federal funds for drugs purchasing increased by 65.3% between 2005 and 2009. In the same period, the volume of transfers made to the subnational levels increased. It was found that the states and the Federal District have increased by 112.4% the volume of own resources allocated to the financing of drugs and for municipalities this growth was 22.7%. In 2008, the share of drug expenses in relation to expenditure on health was 7.8%. The total drug spending in 2009 was 8.9 billion reais. There was an increase of 20.6 times of the amount allocated in the Farmácia Popular Program, and a growth of 41.6% in the resources destined to structuring services, which reached 10.1 million reais in 2009. Conclusion. there was expansion of the funding of medicines in SUS between 2005 and 2009.