Navegando por Palavras-chave "Pesquisa"
Agora exibindo 1 - 20 de 32
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemSomente Metadadados1º Levantamento nacional sobre padrões de consumo de álcool na população brasileira(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2009) Zaleski, Marcos José Barreto [UNIFESP]; Pinsky, Ilana [UNIFESP]Introdução: este estudo apresenta duas etapas distintas: a metodologia do 1º levantamento nacional sobre os padrões de consumo de álcool na população Brasileira, seguida pela análise dos dados sobre violência entre parceiros íntimos (VPI) e consumo de álcool durante o evento. Objetivos: descrever a metodologia do trabalho de campo e os desafios de sua realização. Analisar os índices de prevalência de violência entre parceiros íntimos (VPI) entre casais brasileiros, avaliando a contribuição do álcool e de fatores sócio-demográficos ao risco de VPI. Metodologia: a metodologia foi desenhada para ter abrangência do território nacional, apresentando um perfil da população brasileira a partir de 14 anos de idade. A amostra populacional total foi composta por 2.522 indivíduos de 14 anos e mais, e uma cota extra de 485 indivíduos entre 14 e 17 anos de idade, totalizando 3.007 entrevistas, com a sub-amostra analisada para os dados de VPI foi composta por 1445 homens e mulheres casados ou vivendo em união estável. Foram selecionados aleatoriamente 143 municípios brasileiros totalizando 325 setores censitários. A amostra foi feita em 03 estágios. Estágio 1: sorteio sistemático dos municípios, selecionados probabilisticamente pelo método PPT (Probabilidade Proporcional ao Tamanho), sendo a população de cada município tomada como base para tal seleção. Estágio 2: seleção probabilística dos setores censitários também pelo mesmo método (PPT). Estágio 3: contagem e sorteio aleatório simples dos domicílios e sorteio do respondente, dentro dos domicílios sorteados. As entrevistas foram realizadas entre novembro de 2005 e abril de 2006. Resultados: a taxa de resposta final global obtida foi de 66%, variando de 80 a 56% nas diferentes regiões do Brasil. A maior parte dos casos de não-resposta estava associada a dificuldades no acesso a domicílios em condomínios fechados. Procedimentos especiais de trabalho-de-campo efetuados nas áreas de baixa taxa de resposta tiveram um efeito positivo, aumentando a taxa de resposta final global em cerca de 11 pontos percentuais. Com relação à aos dados de VPI, as análises indicaram uma prevalência de 10,7% de violência de parceiro intimo homem contra mulher e uma prevalência de 14,6% de violência de parceiro íntimo mulher contra homem (incluindo episódios classificados como agressão mútua, somente perpetração e somente vitimização). Os homens consumiam álcool em 38,1% dos casos de VPI e mulheres em 9,2%. A parceira do homem consumia álcool em 30,8% dos atos de VPI e o parceiro da mulher em 44,6%. Foram encontradas associações bivariadas para fatores sócio-demográficos como idade e renda familiar (para ambos os sexos), e ainda para nível educacional com relação à violência perpetrada pela mulher. A análise de regressão logística indicou que o grupo a idade mais jovem (14-29 anos) é um significante fator preditor tanto de perpetração de violência de parceiro homem contra mulher (HMVP) quanto de violência de parceiro mulher contra homem (MHVP). Além do mais, homens que informaram não ter religião têm maior envolvimento em HMVP quando comparado aos Católicos, o maior grupo religioso da amostra. Finalmente, foi observado que ser dona-de-casa é um fator protetor para MHVP, quando comparado ao grupo de mulheres empregadas. Conclusões: o estudo apresenta uma metodologia pioneira nessa área e sua dificuldade de implantação em âmbito nacional, além de trazer um maior conhecimento do relacionamento dinâmico entre VPI e consumo de bebidas alcoólicas durante o evento. Esses dados fornecem importantes evidências científicas, auxiliando na implantação de políticas públicas para prevenção da violência, assim como para a prevenção e tratamento do uso abusivo do álcool e redução do seu custo social.
- ItemEmbargoAdesão de fisioterapeutas brasileiros à diretriz de prática clínica para o tratamento da fasciopatia plantar: um estudo observacional transversal(Universidade Federal de São Paulo, 2024-11-21) Castro, Iago Amancio Alves de [UNIFESP]; Yi, Liu Chiao [UNIFESP]; Rosa, Matheus Augusto Braga Marques Vieira [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1710471897404108; http://lattes.cnpq.br/6106154677645509; https://lattes.cnpq.br/2428190144524299; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Introdução: A adesão da Prática Baseada em Evidências pelos fisioterapeutas brasileiros contribui para a otimização do tempo tanto do paciente quanto do profissional, além de possibilitar a aplicação de intervenções mais eficazes e o uso racional dos recursos de saúde. No entanto, ainda não está claro se as condutas adotadas por esses profissionais no tratamento de pacientes com Fasciopatia Plantar estão alinhadas com as melhores evidências disponíveis. Objetivo: Investigar se as condutas adotadas por fisioterapeutas brasileiros no tratamento de pacientes com Fasciopatia Plantar estão fundamentadas nas melhores evidências científicas disponíveis, de acordo com as recomendações da American Physical Therapy Association (APTA) de 2023. Método: A amostra foi composta por fisioterapeutas de ambos os sexos, com diferentes tempos de experiência profissional, que atualmente atendem ou já atenderam pacientes com Fasciopatia Plantar. Os participantes que atenderam aos critérios de inclusão, responderam a um questionário sobre intervenções fisioterapêuticas no tratamento da Fasciopatia Plantar, incluindo intervenções recomendadas e não recomendadas pela APTA. Os dados foram coletados por meio da plataforma online (Google Forms). Em seguida, os participantes foram classificados com base na adesão de suas práticas às melhores evidências científicas disponíveis, conforme as diretrizes clínicas da APTA de 2023 para o tratamento da Fasciopatia Plantar. Resultados: O estudo contou com a participação de 234 fisioterapeutas, com idade média de 35 (±9) anos e tempo médio de experiência de 10 anos (±9). Em relação ao sexo, 129 participantes eram mulheres (55%) e 105 (45%) eram homens. Entre os participantes, apenas 1% (2 fisioterapeutas) apresentaram adesão total às diretrizes, enquanto 26% (60) apresentaram adesão parcial, 35% (82) tiveram baixa adesão e 38% (90) não apresentaram adesão. A única variável associada de forma significativa a uma maior adesão às diretrizes foi a pós-graduação lato sensu em traumato-ortopedia (p=0,015). Outras variáveis, como formação acadêmica, tempo de experiência profissional, modalidades de atendimento e métodos de atualização profissional, não apresentaram associação significativa com a adesão às diretrizes. Conclusão: A maioria dos fisioterapeutas brasileiros apresenta baixa ou nenhuma adesão às diretrizes da American Physical Therapy Association (APTA) de 2023. Esse cenário ressalta a necessidade de adotar estratégias eficazes para a disseminação e conscientização da prática baseada em evidências, a fim de assegurar que as intervenções realizadas pelos fisioterapeutas no Brasil estejam fundamentadas nas melhores evidências científicas disponíveis.
- ItemAcesso aberto (Open Access)ANAIS DO I ENCONTRO DE PESQUISA EM MEDIAÇÃO(Universidade Federal de São Paulo - Unifesp, 2023) Bastos, Ísis Boll de Araujo; Quintela, Ana Carolina de Oliveira; Garcez, Raísa Storniol; Santos, Márcia Resende Araujo; Giannastásio, Bárbara Nardino; Sacaloski, Marisa; Bertoncello, Nádia de Sousa da Cunha; Castro, Maira Lopes de; Carneiro, Cristiane Dias; Sevillano, Marta Maite; Lopez, Nicole Ribas; Silva, Isabel Cristina Martins; Sousa, Ana Beatriz Getelina; Ohlweiler, Leonel Pires; Giongo, Cláudia Deitos; Parisi, Denise Antonia Lentini; Laismann, Mariele Zanco; Xavier, Marília Pedroso; Paprotzki, Bárbara Helena de P. Lopes; Seben, Eduarda Finato; Fleischmann, Simone Tassinari Cardoso; Massoni, Renata Aparecida; Miranda, Ana Karine Pessoa Cavalcante; Beltrán, Helena Pérez; Guillamón, María del Carmen Lázaro; Freitas, Raquel Coelho de; http://lattes.cnpq.br/8262552154662626; http://lattes.cnpq.br/7304850922670803; http://lattes.cnpq.br/4563631929026615; http://lattes.cnpq.br/7007190992843715; http://lattes.cnpq.br/2658020868607499; http://lattes.cnpq.br/3501056496991426; http://lattes.cnpq.br/4600697812959057; http://lattes.cnpq.br/5584932030976357; http://lattes.cnpq.br/3485203158044706; http://lattes.cnpq.br/3174754708338549; http://lattes.cnpq.br/6153534896692948; http://lattes.cnpq.br/8834144733027622; http://lattes.cnpq.br/5740215345765293; http://lattes.cnpq.br/7121357651277765; http://lattes.cnpq.br/1464171485341399; http://lattes.cnpq.br/2945760839832750; http://lattes.cnpq.br/9828738337740597; http://lattes.cnpq.br/0066409487017543; http://lattes.cnpq.br/4436908038378926; http://lattes.cnpq.br/6134175085808518; http://lattes.cnpq.br/6505362692304449; http://lattes.cnpq.br/2226939258733340; http://lattes.cnpq.br/5677099044272789Visando à divulgação de pesquisas sobre mediação em nível avançado, problematizando o tema a partir de construções teóricas e práticas bastante complexas, os Anais do I Encontro de Pesquisa em Mediação concretizam as falas apresentadas durante o evento. Ao todo, foram apresentados dezenove resumos, divididos em cinco grupos temáticos.
- ItemSomente MetadadadosAnálise crítica das linhas de pesquisa em neuropatologia e patologia tocoginecológica(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2005) Stávale, João Norberto [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
- ItemSomente MetadadadosAnalise das formas de avaliacao e incorporacao de equipamentos da engenharia clinica nestes processos, em amostras de hospitais da cidade de São Paulo e ANAHP(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2007) Siqueira, Fabiano Renno Goulart de [UNIFESP]
- ItemSomente MetadadadosApoio à atenção básica de saúde: percurso da pesquisa-intervenção(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2014-07-11) Brandalise, Carmem Lucia [UNIFESP]; Mendes, Rosilda [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3746693286898810; http://lattes.cnpq.br/1977459287536762; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)This study analyzes the work of the Multidisciplinary Team in the Health and Care Section of Community, Department of Primary Care in the Municipality of Santos which is composed of several professional areas and divided up in a way that meets the four health districts of the municipality, organized to follow all Primary Care services. The methodology used was the research intervention, assuming the construction of spaces for collective questioning in a dialectical movement of action-reflection-action. The data were produced by six problem workshops arranged by themes chosen collectively by the subjects involved in the study: "support matrix"; "work process in health"; "care"; and "interdisciplinary and multidisciplinary." For the record, in addition to recording, it was used the methodology of the scribe, which consists of a free record of the progress of the meeting by one of the workshop participants. The ordering of data included the transcription of tapes and reading the records of the scribes and field diaries. The ordination and classification of data allowed to grasp the relevant issues settling four analytical categories: "The practice of teamwork"; "The practice of care: tensions between what you want and what you do"; "The ways of organizing work to transform the management of care"; and 'Research intervention: capability to invent and reinvent ". The study suggests the need to establish systematic spaces for discussion of the work process with primary care amount of units of responsibility of each SEATESC professional, as well as their monitoring schedules of the teams in the Primary Care services, to strengthen interdisciplinary work and the organization based on the real need of the local teams; and the SEATESC need of utilization of the potentiality of the intervention research method due to the possibility of experimentation, which allows to make room for collective reflections, to find alternative co-management and co-responsibility of care. Finally, the study found that subjects envision possibilities for the development of a supportive practice having reference from their own experience in SEATESC, so that productive assemblages are operated in a way that bring innovations to the practice of care professionals in order to qualify the care with the monitoring in network; the need to review the.
- ItemSomente MetadadadosAvaliação Das Revistas De Enfermagem: Estado Da Arte E Desafios Atuais E Futuros(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2017-12-20) Avena, Magdalena Jose [UNIFESP]; Barbosa, Dulce Aparecida [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)The communication of the scientific research results in the nursing area is obtained by means of the publication in articles of periodicals for validation and certification. Scientific journals are assessed by bibliometric indicators that can influence the evaluation of researchers. Indexing and permanence of journals in the SciELO database depends on criteria and requirements that aim to increase the internationalization and the visibility of journals in the international scientific community. Objective: To evaluate the quantitative-qualitative performance of national journals compared to international ones with similar scope. Method: Nursing journals published in Brazil, with a broad spectrum feature within Nursing science and indexed at the SciELO base were selected and classified in Qualis A1, A2 and B1. International nursing journals selected were those with a broad spectrum and similar to the national ones, and with a Web of Science impact factor between 1.0 and 1.8. The data were collected in the different index bases and in the Journals public pages and were uploaded and tabulated by Excel® program. Results: The analysis of the bibliometric indicators showed that in the WoS the difference of the mean of JCR was 0.819 higher when comparing national and international periodicals; in the Scopus the SJR was 0.281 higher and in the CiteScore 0.77. The H index in the WoS base the difference between the means was 16.85 higher in the international journals, in the Scopus 25.58 higher and in the Google scholar the difference of the mean was 4.0 higher for the national journals. The qualitative aspects evaluated showed similarity in several aspects: all of them provide open access and electronic format, present clarity in the instructions to the authors sector and the majority, in both groups, inform anti-plagiarism actions. All national journals are published in at least two languages and only one international publication in two. Four national journals adopt continuous flow as only one international state that. The h index of the editors in chief is also balanced with a mean of h=10 for nationals and h=14 for international journals. Five national and five international journals use "How to cite" in articles and all of that has a tool for reference export. In terms of marketing and advertising, the difference is greater. The international journals are more present in the social media having several promotion resources. Among the citations received by national journals, 88% are articles in Portuguese, 10% in Spanish and 2% in English. Conclusion: The criteria for excellence imposed for journals internationalization did not bring the expected growth in the bibliometric indicators or citations in international articles of national journals of the nursing area. National journals have some challenges to face, to increase the number of articles that cite their articles attracting Spanish-speaking researchers; developing marketing and advertising mechanisms attracting attentions of authors and readers.
- ItemSomente MetadadadosCentro de endoscopia, treinamento de especialistas, incorporação de novas tecnologias e laboratório de pesquisa(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2002) Geocze, Stephan [UNIFESP]
- ItemSomente MetadadadosConsumo de bebidas alcoolicas entre homens e mulheres no Brasil(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2012) Wolle, Cynthia de Carvalho [UNIFESP]Introdução: A dependencia do alcool e um problema de Saúde publica que acomete varios paises. No Brasil, os primeiros estudos epidemiologicos sao relativamente recentes e apontam para uma tendencia a aproximacao dos padroes de consumo de bebidas alcoolicas entre os generos. Objetivo: Avaliar as diferencas nos padroes de consumo de bebidas alcoolicas entre homens e mulheres ao longo das diferentes faixas etarias no Brasil. Metodo: Com base em amostra representativa da populacao brasileira (n = 3.007), nos avaliamos as diferencas nos padroes de consumo de alcool entre os generos. Tambem foram analisados os efeitos do genero, da idade e da interacao entre genero e idade nas dimensoes do consumo de alcool (consumo frequente, dose usual, consumo em binge e consumo frequente em binge), com uso de modelos de regressao logistica e regressao binomial negativa. Resultados: De maneira geral, os homens tiveram taxas de prevalencia mais altas do que as mulheres em todas as faixas etarias, sendo a razao total entre homens e mulheres de 2,8:1 (consumo frequente), 1,8:1 (dose usual), 2:1 (consumo em binge) e 3:1 (consumo em binge frequente). O genero, a idade e a interacao entre genero e idade tiveram efeitos significantes nos modelos preditivos para todos os padroes de consumo estudados (P <0,01), com excecao da dose usual (P = 0,649). O efeito do genero ao longo das faixas etarias varia com a idade. Enquanto o genero teve um efeito maior nas faixas etarias mais velhas, a diferenca entre homens e mulheres diminuiu nas faixas etarias mais novas. Conclusoes: A convergencia entre os generos no que se refere ao uso de alcool e uma tendencia que pode ser influenciada por fatores ambientais e deveria ser focada nos programas de prevencao e tratamento, assim como nas politicas publicas
- ItemAcesso aberto (Open Access)Drinking patterns between men and women in two distinct Brazilian communities(Associação Brasileira de Psiquiatria - ABP, 2008-09-01) Kerr-Corrêa, Florence; Tucci, Adriana Marcassa [UNIFESP]; Hegedus, Andrea Mary; Trinca, Luzia Aparecida; Oliveira, Janaina Barbosa de; Floripes, Tricia Maria Feitosa; Kerr, Ligia Regina Franco Sansigolo; Universidade Estadual Paulista (UNESP); Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP); Northrop Grumman; Universidade de São Paulo (USP); Universidade Federal do Ceará Department of Community HealthOBJECTIVE: A survey was conducted to compare gender differences in patterns of drinking in two stratified, urban and representative samples from two communities (B and RJr). METHOD: The Genacis (Gender, Alcohol, and Culture: an International Study) questionnaire was used. RESULTS: There were several significant differences in the demographics and patterns of alcohol use between these two samples. One had an older, more Catholic, educated, Caucasian population, with more women in the labor force. Data from B community showed that women and men had similar patterns of drinking. RJr had much higher use of alcohol among men, and almost 22% of those under 49 years old were binge drinkers. DISCUSSION: Access, smoking, income and having a heavy drinker partner were important risk factors for women's drinking. CONCLUSIONS: This study shows that when women's roles become more similar to men's, so do their drinking patterns.
- ItemSomente MetadadadosEfeitos da acupuntura, evidenciados por estudos clínicos e experimentais controlados, realizados na Universidade Federal de São Paulo/Escola Paulista de Medicina, no período de 1992 a 2002(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2002) Yamamura, Ysao [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
- ItemAcesso aberto (Open Access)Ensino e pesquisa em literaturas de língua portuguesa: desafios e propostas(UAB|Unifesp Publicações, 2022-09-10) Telles, Luís Fernando Prado [UNIFESP]; Nacaguma, Simone [UNIFESP]; Lima, Valéria Sperduti [UNIFESP]; Gamez, Luciano [UNIFESP]; Link do Lattes: http://lattes.cnpq.br/7455472093843454O livro Ensino e pesquisa em literaturas de língua portuguesa: desafios e propostas consiste no décimo de um total de dez volumes da coleção intitulada Literaturas de Língua Portuguesa: Identidades, Territórios e Deslocamentos: Brasil, Moçambique e Portugal, diferentes olhares, curso de pós-graduação lato sensu homônimo, ofertado pela UAB/UNIFESP. O livro corresponde a uma seleção dos trabalhos de conclusão realizados no âmbito do curso. Ao todo, são doze trabalhos que foram desenvolvidos em formato de artigo acadêmico, que incluem projetos propositivos de ensino de literatura elaborados a partir do percurso de formação trilhado pelos cursistas e que se constituem como objetos de análise e reflexão por parte de seus autores, orientandos e orientadores.
- ItemAcesso aberto (Open Access)O ensino na área da saúde envolve a interseção de duas grandes áreas de conhecimento - educação e saúde(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2016-08-25) Bahia, Silvia Helena Arias [UNIFESP]; Batista, Sylvia Helena Souza da Silva [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Introduction: The teaching in health education area in undergraduate and graduate levels, involves the intersection between two major areas of knowledge, the education and the health, both are constituted in the networks of the social, culture, institutional, economic and political. From 2003, the training and the teaching in health took a prominent role in the context of education and health policies, in order to ensure qualified training to health professionals and contribute to a resolutely and better health care. In this sense, inducing initiatives were implemented, among which the Pro-Education in Health, which was established collaboratively in 2010 by the Ministry of Health (MOH), in partnership with the Ministry of Education (MEC) and CAPES. Objective: To understand the inducer potential of the Pro-Education in Health, from the in a perspective of a training policy in the stricto sensu level, and of development of research on teaching in health. Methods: The study used mixed methods through the integration of quantitative and qualitative, through the methodological integration model dialogical type, being built in view of the triangulation of data, carried out from 2011 to 2016. The production data understood documentary analysis of the 31 projects included in the Notice 24/2010 and semi-structured interviews with 17 project coordinators. The data analysis was undertaken from the content analysis, of the thematic type. Results: The analysis of projects identifies that within the areas of CAPES evaluation, the Health Sciences was the Great predominant area, highlighting the medical and nursing majors, among the areas of knowledge. It was observed that the subject area, "The training and development of teacher in health" was the most interest; and the lower demand were the "teaching management in health," and the "integration between health, education, science, and technology policies". The South and Southeast regions concentrated the largest number of projects, covering 32 institutions and 59 Graduate Programs. It was conducted subjective analysis of 395 titles of research developed. The recurring terms were training and evaluation, and of less quotation was management. The analysis of the documents and of the voices of interviewed made possible to characterize the potential of the Pro-Education in Health on three main themes: the training, the research and the policy. In the context of thematic, the training in the Pro-Health Education emerge two categories: responses to the demand for education and training paths. The second theme that emerges from the potential of the Pro-Education in Health is the research, identifying two categories: (1) interfaces between the lines of research focus area and the objects of study and (2) the challenges for recognition the scientific area. The third thematic relates to the policy: 19 higher education institutions participants of the Pro-Education in Health has established and / or developed partnership with programs and policies, among which stands out the adherence to the Education Programs at Work in Health (Pet- health) and Reorientation National Program for Professional Training in health (Pro-health). The Difficulties or critical problems identified in the development of the projects are directed to issues of institutional relations and resource management: Link of the Project to the Graduate Program, use of resources, operational support, program coordination and (lack of) knowledge of institutional peers. The strengths of the research focus are the perspective of the coordinators, financing, institutional partnerships and the formation of collaborative networks. With regard to partnerships with the service recorded the desire to strengthen relations, assuming that exist much to build, as also emphasized the importance of establishing research networks and the scope of the connections that they make possible. Conclusions: Pro-Education in Health strengthened the qualified training process and teaching in health research, in the hope that they may carry out changes in the academy and the health service daily. In this context, it is assumed that the Pro-Education in Health as an inducer policy by developing collaborative networks and the production of knowledge, but also confronted with the challenge to establish itself as an effective constituent of a public policy formation and health work.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A estrutura do conhecimento sobre Administração em Enfermagem(Associação Brasileira de Enfermagem, 2007-06-01) Sanna, Maria Cristina [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)This paper presents a reflection about the need of buiding usable reference classifications for the adoption of commom language in Nursing Education and Research that leads a proposal for the organization of Nursing Administration content elaborated from a research that analyzed a reference model of Nursing Service Administration in hospital organizations and of teaching practices, and also of the author's research. The proposal is organized in three parts, one of them with six subparts, with which it is proposed to give a conceptual organization of the sets of knowledge about the subject.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Estruturação de processos de gestão de projetos de desenvolvimento tecnológico com uso de incentivos fiscais(Universidade Federal de São Paulo, 2024-02-20) Silva, David Tadeu Vicente da [Unifesp]; Morano, Rogério Scabim [UNIFESP]; Magalhães, Fábio Luís Falchi de [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4688239140122024; http://lattes.cnpq.br/3332707718785621; http://lattes.cnpq.br/8870022995926094O gerenciamento de Projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) demanda a aplicação de processos e técnicas de gestão altamente flexíveis, capazes de se adaptar e evoluir ao longo do ciclo do projeto. O objetivo geral é propor processos de gestão para projetos que utilizem instrumentos fiscais respaldados pela Lei da Inovação para promover a PD&I. Os objetivos específicos são: revisão da literatura para identificar práticas e processos de gestão de projetos; criar um Mapa Conceitual com as especificidades dos incentivos fiscais envolvidos; e, validar o Mapa Conceitual com especialistas e praticantes, e a partir deste elaborar um Guia de Práticas para a gestão de projetos que se beneficiem dos incentivos fiscais. A metodologia adotada inclui entrevistas semiestruturadas com profissionais experientes em projetos de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico. A análise das entrevistas e a revisão da literatura culminaram na criação de um novo guia de gestão de projetos de desenvolvimento tecnológico, com foco na eficácia e conformidade dos processos, levando em consideração as nuances dos incentivos fiscais. As principais contribuições deste estudo estão relacionadas ao aprimoramento de processos na gestão de projetos de PD&I que se beneficiam de incentivos fiscais. A rigorosa conformidade com regulamentações fiscais complexas, como a Lei do Bem e a Lei de Informática, é uma contribuição significativa, assegurando que esses projetos cumpram as políticas públicas voltadas para a promoção da inovação e tecnologia. A integração efetiva entre as áreas financeira e tecnológica é fundamental para o sucesso dos projetos de PD&I com incentivos fiscais. Essas contribuições beneficiam as organizações ao mesmo tempo em que impulsionam o avanço tecnológico do país, fortalecendo sua competitividade global.
- ItemSomente MetadadadosFoco no cliente e foco no mercao- uma proposta para a excelencia no atendimento em uma clinica oftalmologica(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2003) Silva, Gislaine Sanglard da [UNIFESP]Objetivos: Propor a utilizacao de conceitos e praticas de Gestão de Pessoas e Marketing para a avaliacao, capacitacao, desenvolvimento e motivacao do capital humano em uma clinica oftalmologica, apos identificacao dos pontos fracos da equipe e da organizacao. Metodos: Foram realizadas pesquisas de satisfacao com os clientes e aplicado um questionario junto aos colaboradores. Resultados: A pesquisa mostrou a insatisfacao dos clientes em relacao aos seguintes pontos do capital humano da empresa: atendimento telefonico, atendimento medico (tempo de espera), atendimento das recepcionistas e atendentes de enfermagem. Os colaboradores (funcionarios) citaram como principais necessidades a falta de relacionamento com a direcao e socios, a pouca integracao da equipe, a falta de motivacao com o trabalho, insatisfacao com a remuneracao e falta de treinamento continuo. Conclusao: A pesquisa foi eficaz na identificacao dos pontos fracos da equipe e da organizacao, mostrando nos seus resultados a necessidade de se implementar medidas para a capacitacao, desenvolvimento e motivacao do capital humano para se alcancar a excelencia no atendimento
- ItemAcesso aberto (Open Access)Jens Qvortrup: um estudo sobre as contribuições nos trabalhos dos GT07 e GT14 da ANPEd (2009 - 2019)(Universidade Federal de São Paulo, 2023-12-15) Barros, Geovanna Inacio de [UNIFESP]; Serrão, Célia Regina Batista; http://lattes.cnpq.br/5786181991530429; http://lattes.cnpq.br/2605788234088799O presente trabalho visa identificar as contribuições do sociólogo Jens Qvortrup nas produções acadêmicas no Brasil, com foco nos Grupos de Trabalho GT07 Educação de Crianças de 0 a 6 anos e GT14 Sociologia da Educação da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) nos anos de 2009 a 2019. Qvortrup, renomado sociólogo dinamarquês e referência na Sociologia da Infância, aborda a infância como categoria estrutural na sociedade. O questionamento central do estudo é a relevância de Qvortrup nos estudos sobre a infância no Brasil e como sua presença impactou o cenário acadêmico. A metodologia inclui a análise de 271 trabalhos apresentados nos GTs da ANPEd, resultando em 13 trabalhos que fazem referência direta ou indiretamente ao Qvortrup. Identificou-se que são utilizados, principalmente, os conceitos de infância como categoria estrutural, criança como ator social e geração. A produção dos trabalhos concentra-se na Região Sudeste (12 trabalhos) e Região Centro-Oeste (1 trabalho). Por meio das reuniões da ANPEd e da circulação acadêmica de pesquisadoras/pesquisadores que o têm como referência, infere-se que as contribuições de Qvortrup são difundidas nas demais regiões brasileiras.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Leading countries in mental health research in Latin America and the Caribbean(Associação Brasileira de Psiquiatria - ABP, 2007-06-01) Razzouk, Denise [UNIFESP]; Zorzetto, Ricardo [UNIFESP]; Dubugras, Maria Thereza Bonilha [UNIFESP]; Gerolin, Jerônimo [UNIFESP]; Mari, Jair de Jesus [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)OBJECTIVE: The prevalence and burden of mental disorders have been growing in Latin-American and the Caribbean countries and research is an important tool for changing this scenario. The objective of this paper is to describe the development of mental health research in Latin American and the Caribbean countries from 1995 to 2005. METHOD: The indicators of productivity were based on the ISI Essential Science Indicators database. We compared the number of papers and citations, as well as the number of citations per paper between 1995 and 2005 for each country ranked in the Essential Science Indicators. RESULT: Eleven Latin-American countries were ranked in the ISI database and six of them demonstrated a higher level of development in mental health research: Argentina, Brazil, Chile, Colombia, Mexico, and Venezuela. Mexico produced the largest number of papers, while Brazil showed a larger number of citations per paper. CONCLUSION: Mental health research is still incipient in Latin American and the Caribbean countries, and many challenges remain to be overcome. Also, it is necessary to establish the research priorities, to allocate more funding, and to improve researchers training in research method and design.
- ItemAcesso aberto (Open Access)O lugar da pesquisa na reorganização curricular em odontologia: desafios de origem para um debate atual(Faculdade de Saúde Pública, Universidade de São Paulo.Associação Paulista de Saúde Pública., 2011-06-01) Maltagliati, Luciana Ávila [UNIFESP]; Goldenberg, Paulete [UNIFESP]; Sindicato dos Odontologistas de São Paulo Centro de Aperfeiçoamento Profissional e Especialização; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)The study aims to characterize the space of research in curricular organization and to identify curricular reform trends in Dentistry schools in the city of São Paulo. METHODS: from the analysis of documents and interviews with professionals who are responsible for the undergraduate courses of the investigated institutions, the study describes the development of the curricular structure and the institutionalization of research; characterizes the didactic program involving the instruction of scientific methodology; and identifies the trends and perspectives of change in curricular organization. RESULTS: valuing the space of research, as recommended by Brazil's Curricular Guidelines, the institutions provide scientific instruction in the Dentistry undergraduate program and students are stimulated to get involved with research projects in the scope of the scientific initiation program, in the extra-curricular space. These measures attest efforts of curricular revision, in view of the legal recommendations, without reaching, however, the structuring of the curriculum based on teaching through research.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Metodologia da pesquisa para enfermeiras: práticas educativas em hospital universitário(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2003) Dyniewicz, Ana Maria [UNIFESP]; Gutiérrez, Maria Gaby Rivero de [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4595643076722509; http://lattes.cnpq.br/5844935039152905Os objetivos deste estudo foram fomentar e estimular a participacao de enfermeiras assistenciais, de um hospital universitario, em praticas educativas em Metodologia da Pesquisa, por meio de atividades individuais e, em grupo, para o desenvolvimento de competencias em investigacao cientifica. No referencial teorico-metodologico, descritivo e analitico, aparecem detalhadas a aprendizagem de principios por descoberta, descoberta orientada e tutoramento, segundo Gagne, Bruner, Ausubel e Suchman, incluindo estrategias do ensino humanista, segundo Rogers. Os resultados do processo de ensino e aprendizagem em Metodologia da Pesquisa totalizaram 28 producoes cientificas, concluidas e divulgadas pelas enfermeiras que participaram de cursos e orientacoes individuais. As producoes foram, em sua maioria, relatos de experiencia, pesquisas descritivas e exploratorias, nas linhas de pesquisa Processo de cuidar em Saúde e Enfermagem; Politicas e praticas de educacao e Enfermagem, Gerenciamento dos servicos de Saúde e de Enfermagem e Informacao/Comunicacao em Saúde e Enfermagem. As avaliacoes realizadas com as enfermeiras, ao longo das praticas e ao foral do processo, revelaram que houve aquisicao e aplicacao de conhecimentos de Metodologia da Pesquisa, entretanto foram sujeitas a fatores internos e externos, facilitando e dificultando o processo de ensino e aprendizagem em investigacao cientifica na instituicao. Para as analises, dessas avaliacoes, foram utilizados autores que subsidiaram todo o processo, outros da area de Enfermagem e alguns principios da Teoria da Complexidade de Morin. Dentre as principais dificuldades apontadas pelas enfermeiras estao aquelas relacionadas a falta de conhecimento do principio cientifico da pesquisa; as limitacoes nas condicoes administrativas e de trabalho em Enfermagem na instituicao,...(au)