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- ItemEmbargoAdesão às práticas preventivas para linfedema secundário ao cêncer de mama: estudo qualitativo(Universidade Federal de São Paulo, 2023-11-27) Fantinatti, Giovana Dividino [UNIFESP]; Amaral, Maria Teresa Pace do [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/2305678329011722; http://lattes.cnpq.br/2356600396987581; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Introdução: o linfedema secundário ao câncer de mama é uma condição crônica que tem grande impacto negativo na qualidade de vida das mulheres. Os principais fatores de risco para o seu desenvolvimento, na mulher em tratamento oncológico, são a dissecção axilar, radioterapia, quimioterapia, obesidade e infecção no membro homolateral à cirurgia. As práticas preventivas orientadas às mulheres, por profissionais da saúde, podem minimizar as chances do desenvolvimento do linfedema. Ainda que elas tenham acesso a essas orientações, observa-se dificuldade de adesão às práticas. Objetivo: compreender como as mulheres se comportam no dia a dia em relação às práticas preventivas para linfedema, identificando barreiras e facilitadores para a adesão à prevenção. Método: estudo descritivo de abordagem clínico qualitativa com amostragem sequencial e intencional de mulheres recrutadas por meio do método bola de neve. A saturação teórica dos dados definiu o tamanho amostral. Utilizou-se entrevista semidirigida de questões abertas e a análise dos resultados foi feita a partir do método dedutivo de análise de conteúdo. Resultados: sete mulheres participaram do estudo e identificou-se quatro categorias temáticas, sendo o conhecimento e a compreensão sobre linfedema; as crenças e as expectativas; a adesão às práticas preventivas; e o papel dos profissionais da saúde como determinantes para a adesão. Conclusão: o conhecimento sobre linfedema pelas mulheres mostrou-se basicamente acerca da dissecção axilar e das práticas preventivas. As crenças e expectativas das mulheres sobre o risco do linfedema demonstraram que a percepção desse risco e a visão positiva na capacidade em manejar os sintomas são importantes fatores para a adesão à prevenção. As principais barreiras para a adesão foram o esquecimento, a dificuldade da incorporação das práticas na rotina, a indisposição e a dependência de outras pessoas. O compartilhamento de informações equivocadas por profissionais de saúde destacou-se como prejudicial no processo de autocuidado das mulheres. O acesso a uma rede de apoio e a bons profissionais de saúde, e sentir-se pertencente a um grupo de mulheres que passaram pelo tratamento oncológico, foram considerados facilitadores para a adesão às práticas preventivas.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Aids em área rural de Minas Gerais: abordagem cultural(Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, 2007-06-01) Guimarães, Patricia Neves [UNIFESP]; Martin, Denise [UNIFESP]; Quirino, José [UNIFESP]; Universidade Estadual de Montes Claros Departamento de Saúde Mental e Saúde Coletiva; Universidade Católica de Santos Programa de Mestrado em Saúde Coletiva; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)OBJECTIVE: To describe behaviors facilitating HIV/AIDS exposure in rural population. METHODS: A qualitative study was conducted comprising 52 patients who attended a STD/AIDS outpatient clinic in 2002 and 2003. In-depth open and semi-structured interviews were carried out with subjects (30 males, 22 females) at the clinic or at home in rural municipalities in the northern area of Minas Gerais state, Southeastern Brazil. Interviews were transcribed and analyzed considering categories such as disease, work, social life, prior HIV/AIDS knowledge, and lifestyle. Content analysis was used for result interpretation. RESULTS: Interviewees perceived AIDS as a big city disease, an outsider's disease, dissociated from local culture. They were all infected through either heterosexual or homosexual sex. Rural-urban migration is a major factor for HIV infection in the area as people migrate to search for jobs. CONCLUSIONS: Popular beliefs about HIV/AIDS disease contributes to HIV vulnerability of this population. There is a need to apprehend their cultural beliefs to better understand their ways of thinking and to focus on these local beliefs when disseminating HIV/AIDS information.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Análise dos critérios diagnósticos de dependência (DSM-IV) entre usuários diários de maconha(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2009-02-27) Maciel, Laura de Amorim [UNIFESP]; Noto, Ana Regina [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Aim: To study the DSM-IV criteria for substance dependence among daily cannabis users. Methods: A qualitative method and an intentional sample of daily cannabis users in the community were adopted in this investigation, which was conducted in Sao Paulo, Brazil. In-depth, semi-structured interviews based on the DSM-IV criteria for substance dependence were held individually. The interviews were recorded and transcribed for posterior content analyses. Results: 24 people (15 men) aged 18-49 years participated in this study. Only one participant reported compulsive use, while the others planned cannabis use through their daily routine without reducing the frequency in which engaged in important activities. Impairments on the short-term memory were reported by 17 participants. There was no report of tolerance towards the sensation of relaxation, which was claimed to be the main motivation for continued use. Symptoms during the abstinence periods (irritation, insomnia and appetite reduction) were more likely to be some frustration feeling for not being able to smoke marijuana and/or rebound or off-set effects. Despite the fact only four participants were diagnosed dependent (DSM-IV), 16 considered themselves dependent. Conclusions: The DSM-IV diagnoses criteria might not identify cannabis daily users as dependents, despite the fat that they considered themselves dependents. The specificities regarding tolerance and control/compulsion seem to reduce the probability of establishing diagnoses of dependence.
- ItemEmbargoA arteterapia no desenvolvimento da resiliência emocional entre estudantes de enfermagem: vivências e narrativas(Universidade Federal de São Paulo, 2024-09-26) Braz, Giovanna Maria Ianeczék [UNIFESP]; Souza, Káren Mendes Jorge de [UNIFESP]; Zapparoli, Eliana Campos Leite [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3595959958253065; http://lattes.cnpq.br/6951601140047558; http://lattes.cnpq.br/3785088086995538Objetivo: Analisar a utilização de oficinas de arteterapia como recurso para o desenvolvimento da resiliência, enquanto competência socioemocional, entre estudantes de Enfermagem. Método: Estudo qualitativo, com uso de narrativas, desenvolvido em uma instituição de ensino superior do município de São Paulo - SP. Foram realizadas dez oficinas criativas de arteterapia, com periodicidade semanal e duração de uma hora e meia, utilizando a metodologia de Allessandrini e a Psicologia Analítica de Carl Gustav Jung como referencial teórico. Os participantes foram estudantes regularmente matriculados no curso de Graduação em Enfermagem. Para a coleta de dados, foi utilizada a técnica da entrevista em profundidade, audiogravada, com roteiro. O conteúdo das entrevistas foi transcrito, inserido no software Atlas.ti e analisado segundo a técnica da análise de conteúdo temática. A ética na pesquisa envolvendo seres humanos foi respeitada em todas as etapas. Resultados: Os participantes narraram experiências diversas nas oficinas de arteterapia permeadas por insegurança, diversão, momentos reflexivos, expressão de sentimentos e aprendizados relativos à experimentação de novas situações com proveito, à realização de pausas cotidianas, ao autoconhecimento e aos relacionamentos interpessoais. A arteterapia impulsionou mudanças no cotidiano dos estudantes, como a aceitação de si, práticas de autocuidado, melhora na ansiedade e na expressão dos sentimentos e o enfrentamento de adversidades. Conclusão: As oficinas de arteterapia não promoveram o desenvolvimento da resiliência em sua completude, visto que esta competência socioemocional também implica um aprendizado emocional, não observado na análise deste estudo, a partir do enfrentamento de situações desafiadoras. Contudo, a utilização das oficinas proporcionou desenvolvimento humano nos aspectos de autoconhecimento e relacionamentos sociais.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Aspectos relacionados ao estabelecimento e à manutenção do aleitamento materno exclusivo na perspectiva de mulheres atendidas em uma unidade básica de saúde(UNESP, 2010-06-01) Fujimori, Elizabeth; Nakamura, Eunice [UNIFESP]; Gomes, Marcela Melatti; Jesus, Luciana Albuquerque De; Rezende, Magda Andrade; Universidade de São Paulo (USP); Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP); Hospital Alemão Oswaldo Cruz; Programa de Agentes Comunitários de SaúdeThis qualitative study aimed to investigate the issues involved in establishing and maintaining exclusive breastfeeding from the women's perspective. It was conducted with 12 mothers of infants less than six months of age who were attended at a primary healthcare unit. Semistructured interviews were recorded, transcribed and subjected to content analysis, which revealed the following categories: nipple trauma; free demand; weak breast milk; breastfeeding women's psychological health; previous breastfeeding experience; breastfeeding and women's multiple roles; and influence of close people. Establishment of exclusive breastfeeding was associated with experiences and perceptions about breast milk sufficiency, thereby causing concern and insecurity. Close people, especially family members, influenced the establishment and maintenance of exclusive breastfeeding, as did women's work overload inside and outside home. Knowledge of issues that facilitate or hinder establishment and maintenance of breastfeeding is essential for guiding health professionals' actions.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Avaliação da cultura do uso de crack após uma década de Introdução da droga na cidade de São Paulo(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2007) Oliveira, Lúcio Garcia de [UNIFESP]; Nappo, Solange Aparecida [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Introdução: Apesar de todas as intervenções governamentais adotadas contra o uso de crack, mesmo após 15 anos de sua introdução no Brasil, especificamente na cidade de São Paulo, testemunha-se o aumento na prevalência de seu uso. A persistência de crack em contexto brasileiro, dentro deste período, pode ser devida a dois possíveis fatores, ou seja, pela modificação do perfil do usuário, de forma a não ser mais contemplado pelos programas de prevenção, tratamento e redução de danos disponíveis até então ou pelo desenvolvimento de estratégias especiais de consumo que possibilitaram ao usuário manter os vínculos sociais pré-existentes (família, estudo e trabalho), tornando o uso de crack e uma vida social normalizada uma situação possível e controlável, o que, a longo-prazo, poderia estimular ou disseminar seu uso. Objetivo: Através da adoção de abordagem qualitativa, o propósito da presente pesquisa consistiu na caracterização da cultura de crack, da cidade de São Paulo, de forma a identificar, entre outros aspectos, o perfil do usuário de crack e o padrão de uso da droga. Como parte do estudo foi conduzida na cidade de Barcelona, aproveitou-se para estabelecer um paralelo entre as culturas de crack de ambas as cidades, de forma a identificar se as características abordadas são próprias à cultura ou se dependeriam da influência do contexto sócio-cultural onde esteja inserida. Métodos: A abordagem qualitativa de pesquisa, em especial a tradição etnográfica, é o melhor caminho para o estudo de “populações escondidas”, monitorando as tendências no uso de drogas e identificando práticas comportamentais emergentes e de relevância à saúde pública. No estudo, adotou-se uma amostra intencional, selecionada por critérios, composta por usuários (N=65) e ex-usuários de crack (N=27), totalizando a opinião de 92 sujeitos. Recrutada por intermédio de informantes-chave e método de amostragem em cadeias, especialmente a técnica bola-de-neve (snowball), cada um dos participantes foi submetido à entrevista semi-estruturada guiada por questionário, com duração aproximada entre 45 e 150 minutos. Em paralelo, a fim de corroborar com os dados das entrevistas, conduziu-se estudo de campo pelas regiões sabidamente influenciadas pelo comércio e uso de crack, adotando-se o diário de campo como a forma mais básica de registro. Os dados, seja das entrevistas ou do diário, foram submetidos a rigoroso procedimento de análise, de forma que os resultados foram delineados e hipóteses e teorias puderam surgir. Resultados: Em sua maioria, o usuário de crack é homem, jovem, de baixo poder aquisitivo, baixo nível de escolaridade e, geralmente, sem vínculos empregatícios formais. As mulheres, assim como usuários de melhor poder aquisitivo, existem na cultura, porém, em menor proporção. Geralmente de fácil acesso, o crack é definido como a droga fim-de-linha. Possibilita duas classes de efeitos, os positivos, ou de prazer, e os negativos ou desagraváveis. Quanto ao padrão de uso, em sua maioria, é do tipo “binge”, dando-se por horas e dias a fio, descontinuando quando o usuário não tem mais condições físicas ou financeiras. Na falta de condições financeiras, o usuário dedica-se a atividades atípicas ou ilegais, submetendo-se à severa degradação moral e social. Assim, relatam a venda de pertences próprios e familiares, roubos, seqüestros, atividades ligadas ao tráfico e, finalmente, prostituição, seja feminina ou masculina que, devido aos inúmeros parceiros sexuais e uso inconsistente de preservativos tem exposto a cultura de crack a considerável risco de contágio por Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST’s) e HIV. O que piora a situação é que, embora tenha sido identificado o uso exclusivo de crack, para modular seus efeitos, a maioria dos usuários tem o associado a outras drogas, lícitas ou ilícitas, como álcool, maconha, cloridrato de cocaína, heroína e metadona, caracterizando o usuário de crack, das cidades de São Paulo e Barcelona, como politoxicômanos. Ainda quanto ao uso, identificou-se o padrão controlado ou esporádico, uma forma de controle sobre o uso de crack, subordinando-o às exigências da vida diária, impedindo que a vida do usuário seja completamente inundada pela droga. Consiste no uso não-diário, racional e responsável de crack, mediado por fatores protetores individuais gerados intuitivamente. Além de importantes como estratégia de redução de danos, entre os ex-usuários, não submetidos a tratamento médico e tampouco religioso, foram ressaltados como importantes medidas para o alcance do estado de abstinência. Finalmente, no que concerne às formas de uso, variações do emprego inalado têm sido relatadas. Antes feito em cigarros de tabaco, de maconha e em cachimbos, atualmente têm-se despontado novas técnicas, dentre elas o “shotgunning” e “dar-se a segundinha”, que têm predisposto a cultura a consideráveis riscos de contágio por DST’s e HIV, já que o usuário tem associado-as à atividade sexual freqüente e desprotegida. Conclusões: Tomadas em conjunto, percebe-se que na cidade de São Paulo, a cultura de crack tem sofrido profundas modificações, o que poderia justificar a não-adesão dos usuários às medidas de intervenção disponíveis. Quanto ao uso, embora ainda seja, em sua maioria, compulsivo e submetido a uma série de riscos, tem sido identificado o padrão controlado, mediado por estratégias que poderiam ser, satisfatoriamente, introduzidas como eficientes medidas de redução de danos, podendo, até mesmo funcionar, a longo-prazo, como meios de atingir-se o estado de abstinência. Porém, o dado mais intrigante refere-se à semelhança de uso entre as cidades de São Paulo e Barcelona, indicando que, a cultura pareça ser mais um produto do crack em si que do contexto social em que esteja inserido.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Compreendendo a vivência do paciente portador de doença de Crohn(Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2008-01-01) Sarlo, Roberta Soares; Barreto, Carolina Ribeiro; Domingues, Tania Arena Moreira [UNIFESP]; Hospital Alemão Osvaldo Cruz; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)OBJECTIVE: To understand the meaning of having Crohn's Disease. METHODS: Qualitative study, with a hermeneutic approach. Eight interviews were held, with patients who have a confirmed diagnosis of the disease. The main question of the study was: what is it like to have Crohn's Disease?. RESULTS: The analysis was performed according to a category identified as: changes in the life perspective. The main changing factors of the category were: having a chronic disease, food, fear, lack of freedom, prevention of complications and hope. For doing so, they use a few strategies to overcome the difficulties, developing their own skills to move forward. CONCLUSION: Trying to understand the human nature, knowing how a person is and their feelings are a construction that needs to be improved in the healthcare courses, so that the professionals can provide the necessary support to the patients and offer adequate nursing care.
- ItemSomente MetadadadosConcepções de saúde, doença e tratamento de pacientes que aderem à homeopatia em Santos-SP(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2006) Justo, Celia Maria Patriani [UNIFESP]; Gomes, Mara Helena de Andrea [UNIFESP]Objetivo: Aprofundar o conhecimento sobre pacientes que aderem à homeopatia, investigando suas concepções de saúde, doença, tratamento e significado da relação religiosidade-saúde. Métodos: Este estudo é descritivo e de tipo qualitativo, no contexto histórico de implantação da homeopatia como opção terapêutica na rede pública de serviços de saúde de Santos. A investigação foi realizada por meio de metodologia qualitativa por permitir melhor aproximação à dimensão subjetiva que nos propusemos estudar, relativa às crenças, aos valores e aos significados que os pacientes entrevistados atribuem à homeopatia, no período investigado. Para recuperar o contexto histórico de implantação e consolidação da homeopatia na cidade de Santos, procedemos à coleta e análise de documentos e relatórios técnicos, à leitura de livro, de artigos de jornal e de revistas científicas, além de colhermos depoimentos de profissionais que acompanharam esse processo. Realizamos entrevistas durante os meses de fevereiro a junho de 2005, junto a 20 pacientes adultos de ambos os sexos, em tratamento com médicos homeopatas da rede pública e de consultórios particulares, com tempo de adesão mínimo de dois anos. As entrevistas, de tipo semi¬estruturado, foram orientadas por categorias temáticas previamente construídas, e os depoimentos obtidos foram organizados por meio de análise de conteúdo. Além desses recursos de coleta e registro de informações, recorremos à prática de anotações em diário de campo para ajudar a compor a situação investigada. Resultados: Com os procedimentos que adotamos podemos afirmar que as concepções de saúde e doença dos entrevistados estão relacionadas à idéia de equilíbrio/desequilíbrio vital, mediado pela interação corpo-mente. A homeopatia é procurada como decorrência de insatisfação com um tratamento convencional, ou por influência familiar ou, ainda, por indicação de outras pessoas. A adesão a essa terapêutica, no entanto, ocorre em função do bem estar relatado e dos resultados positivos encontrados. A terapêutica homeopática, que tem também um caráter preventivo, aborda o paciente sob uma visão integral, o remédio homeopático cura sem agredir o organismo, o preço do medicamento é acessível e a implantação da homeopatia na rede de saúde pública amplia a possibilidade de acesso a essa terapêutica. Aqueles que provaram adesão relatam persistência no tratamento, mesmo sob pressão de outras pessoas. No entanto, relatam também dificuldades em cumprir a receita e a necessidade de maior divulgação da homeopatia. Ter fé é um componente importante, tanto na saúde como na doença, além de coadjuvar na recuperação e na cura. Encontramos coerência entre as concepções de saúde e doença e os princípios da homeopatia, assimilados por intermédio do forte vínculo dos pacientes com o médico homeopata. Conclusões: Investigar crenças, valores e significados que os pacientes da homeopatia atribuem a essa terapêutica possibilitou-nos compreender aspectos subjetivos que efetivamente interferem no processo de adesão a um tratamento. Com esta pesquisa, esperamos subsidiar outras práticas de intervenção preocupadas em ampliar o entendimento da complexa relação saúde-doença, entre as quais a epidemiologia, como ciência de fronteira, se constitui como importante elo interdisciplinar com o qual acreditamos ser possível e necessário estreitar diálogos.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Consórcio brasileiro 'neoplasia endócrina múltipla tipo 2': medicina translacional, bioética e sociedade(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2015-03-31) Sousa, Maria Sharmila Alina de [UNIFESP]; Maciel, Rui Monteiro de Barros [UNIFESP]; Gallian, Dante Marcello Claramonte [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6044992821022223; http://lattes.cnpq.br/3864261034300240; http://lattes.cnpq.br/2082920273989070; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Ao mesmo tempo em que as pesquisas em Medicina Translacional oferecem oportunidades únicas para novas abordagens em prevenção, diagnóstico e tratamento de diversas doenças, em especial àquelas com padrão de herança genético, tais estudos fomentam desafios e dilemas científicos e éticos, reforçando a necessidade de se explorar também as dimensões moral e sociocultural da prática médica e pesquisa biomédica. Deste modo, se de um lado os benefícios provenientes do conhecimento do genoma humano estimulam a busca contínua por novas tecnologias, é fundamental que estas não estejam desvinculadas da interferência das dimensões sociocultural, ética, econômica, política e humanística. Considerando, portanto a necessidade de que pacientes e familiares afetados por doenças geneticamente herdadas, cujo padrão de progressão da doença depende de testes genéticos preditivos, tomem decisões informadas quanto ao seu destino, nestas circunstâncias, a atuação do profissional de Saúde é fundamental. Dadas tais considerações, o objetivo desta tese foi o de observar, de maneira aprofundada, a percepção e atitude dos pacientes, familiares e profissionais da Saúde diretamente ligados à pesquisa, diagnóstico e tratamento da neoplasia endócrina múltipla tipo 2 (MEN2), doença causada por mutações no gene RET, como o nosso objeto de estudo. Para tal, desenvolvemos metodologia qualitativa baseada na grounded theory para melhor compreender os efeitos do uso extensivo de testes genéticos preditivos para prevenção, diagnóstico e prognóstico sob os pontos de vista bioético, sociocultural, científico, regulatório, político, econômico e humanístico, chamando a atenção para alternativas à prática vigente, a partir da experiência desenvolvida no Reino Unido. Considerando os vários aspectos acima descritos e a oportunidade que tivemos de seguir estas famílias com diagnóstico de MEN2 e os profissionais da saúde nos contextos do consórcio brasileiro de MEN2 (BRASMEN) e das agências regulatórias nacionais em saúde, observamos a solução de base solidária - o "hidden innovation system" - desenvolvida por este consórcio de pesquisa para retificar a falta de acesso público a biotecnologias desenvolvidas nacionalmente, assim como assistência clínica adequada a todas as famílias afetadas por MEN2 no Brasil. Observamos o aumento da demanda clínica para os testes genéticos no Brasil, seja no SUS ou no setor privado, dado o incentivo a práticas de autocuidado aumentado em saúde fomentadas pela cultura da medicina preventiva - a incipiente " (bio)cidadania" analisada. Neste sentido, durante a análise política e regulatória sobre o desenvolvimento e implementação de novas biotecnologias no setor de dispositivos diagnósticos in vitro, observamos que o modelo de governança nacional para inovações biotecnológicas prioriza as "demandas e expertise nativas" para simultaneamente guiar desenvolvimento e implementação - "governation" - através da capacitação e implementação da avaliação de tecnologias em saúde (ATS). Neste contexto, notamos o aumento da ênfase sobre a participação social nas decisões governamentais - o "controle social" - como forma de legitimar os gastos públicos em saúde e pesquisa biomédica - novamente, a incipiente "(bio)cidadania". Por fim, já cientes de casos de discriminação por parte de operadoras de plano de saúde privadas, além de estigmatização social a partir das narrativas das famílias MEN2 entrevistadas, observamos as demandas nacionais que sanem, sobretudo, a falta de regulamentação sobre a confidencialidade de informações genéticas individuais e as atividades de testagem e aconselhamento genéticos.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Construção do papel educador do enfermeiro a partir da educação on-line: um estudo de pesquisa-ação(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2016-09-27) Buzzo, Ana Carolina [UNIFESP]; Tanaka, Luiza Hiromi [UNIFESP]; Santana. Carmen Lúcia Albuquerque de; http://lattes.cnpq.br/6606709740942303; http://lattes.cnpq.br/9047748805998095; http://lattes.cnpq.br/6250032485353468; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Objetivo: Analisar a implementação de uma proposta de ensino e aprendizagem que teve como intenção construir o papel do enfermeiro educador realizado pelos próprios enfermeiros da unidade de terapia intensiva a partir do Programa de Educação Permanente On-line, sob perspectiva dos profissionais da equipe de enfermagem. Métodos: Tratou-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, utilizando a estratégia metodológica da pesquisa-ação, tendo Michel Thiollent como referencial metodológico. A fundamentação teórica do trabalho foi embasada na educação on-line, pautada na tecnologia, para apreensão do conhecimento, e na compreensão da importância da construção do diálogo na educação no trabalho, respaldada por Paulo Freire. Para análise e compreensão dos dados, foi utilizada a Análise de Conteúdo Temática. Foram incluídos no estudo enfermeiros que realizaram cursos on-line da unidade de terapia intensiva da clínica médica com, no mínimo, 6 meses de experiência naquele setor e que aceitaram participar da pesquisa, totalizando quatro colaboradores, em um total de seis enfermeiros, nos quatro períodos. Resultados: A análise dos dados na fase exploratória mostrou que, na visão dos participantes, os enfermeiros que atuavam em unidade de terapia intensiva apresentavam um perfil próprio e eram um instrumento na busca de conhecimento de sua equipe, porém, nem sempre, na formação acadêmica deles, esse papel de educador era desenvolvido e, por isso, existiam dificuldades em sua realização. Outro ponto levantado foi que, muitas vezes, havia resistência da equipe para novidades, o que dificultava as ações educativas. Foi colocada a necessidade de uma nova proposta de ensino, para complementar a já existente no hospital. Após essa fase, foi realizada uma intervenção com a equipe de enfermagem, com uma nova proposta de ensino feita pelos atores da pesquisa e, dessa ação, resultou uma reflexão sobre o papel de educador do enfermeiro, tanto dos que aplicaram a ação quanto dos que a receberam, havendo um contentamento com relação à metodologia aplicada na intervenção da parte dos que a receberam. Conclusão: A iniciativa do Hospital Universitário da Universidade Federal de São Paulo de criar um programa on-line para capacitar os profissionais foi muito importante, pois atingiu um número maior de capacitados. Porém, é importante o enfermeiro usar recursos educacionais para ajudar na apreensão do conhecimento pelos indivíduos, pois nem sempre há compreensão do conteúdo passado. Quando realizada a educação conjunta, percebemos que há um maior interesse da equipe em participar da construção do conhecimento e percebemos a mudança de comportamento.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Contextos de vida e as vivências da maternidade de adolescentes em situação de rua. Aspectos sociais e psicológicos(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2006-01-01) Silveira, Anne Lise Sandoval Scappaticci [UNIFESP]; Blay, Sergio Luis [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)In recent decades there has been a great deal of research regarding adolescent pregnancy and the homeless population, however, little has been published concerning young homeless mothers. This study is intended to close this gap. In order to investigate the living context and experience of motherhood in homeless adolescents, 21 teens residing in eight shelters in the city of São Paulo were interviewed. Using a qualitative approach based on Grounded Theory, a descriptive analysis of the main interview contents was carried out, followed by a psychoanalytic reading of this same material. The main themes came out on the following axes: direction, family life, life on the street, sexuality, pregnancy, presence of a partner, maternity, maternity in the shelter, experiences with maternity. The information brought out by this study yields some hypotheses. Most of the teens grew up in home contexts of poverty headed by their mother. Family life was marked by instability; many offhand changes in residence, generally sparked by relational conflicts; neglect; having nowhere to stay and no one to stay with; and by a nomadic family lifestyle. Although marked by rejection and conflict, the maternal relationship is generally referential while the paternal relationship is either hostile or absent. The street is described as a place where anything goes, marked by careless use of drugs and sex, but this becomes unworkable with the approach of the birth of the baby. Most partner relationships are casual and short-term. Teens characteristically receive news of their pregnancy with surprise and rejection. Despite being seen with ambivalence, the shelter becomes a place of refuge that makes the experience of motherhood possible. Homeless teen maternity can be viewed as a positive fact gradually evolving in order to give meaning to an existence where significant bonds are poorly developed. As a result, creating bonds with the adolescent herself and giving her time to construct a relationship with her baby are fundamental.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Contextos e padrões do uso indevido de benzodiazepínicos entre mulheres: um estudo qualitativo(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2011) Souza, Ana Rosa Lins de [UNIFESP]; Noto, Ana Regina [UNIFESP]; Universidade Federal de São PauloOs benzodiazepínicos (BZDs) são fármacos utilizados como ansiolíticos, hipnóticos/sedativos, coadjuvantes na anestesia, anticonvulsivantes e miorrelaxantes. Entre os psicofármacos, os BZDs são os mais prescritos no Brasil, especialmente para mulheres. Apesar da considerável prevalência e do potencial de abuso, ainda são escassos os estudos sobre o uso indevido desses medicamentos entre mulheres adultas. O objetivo deste trabalho foi estudar, por meio de metodologia de base qualitativa, os contextos e os padrões de uso indevido de benzodiazepínicos entre mulheres adultas residentes no município de São Paulo e imediações. Metodologia: Foi composta uma amostra intencional por critérios de 33 mulheres entre 18-60 anos com histórico de uso indevido de BDZ no ano. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas, cujo conteúdo foi transcrito e submetido à análise de conteúdo com auxílio do software NVivo. Resultado: Foi observado que, entre as usuárias de benzodiazepínicos entrevistadas, a forma mais freqüente de uso indevido foi o uso prolongado (mediana=7 anos). Os principais motivos de uso foram relacionados à ansiedade, insônia e “fuga dos problemas”. A maioria referiu acompanhamento médico, mas poucas relataram percepção de riscos. Mesmo entre aquelas que relataram ter alguma percepção da sua dependência, a maioria afirmou preferir continuar com o uso. Foram referidas estratégias de parada e/ou redução do consumo, entre as quais: rezar, práticas de relaxamento e psicoterapias. Conclusões: Os resultados mostram que o uso indevido relacionado ao tempo prolongado vem acompanhado por ausência de informações adequadas sobre os riscos dos BZD, mesmo com acompanhamento médico. Os resultados ressaltam a importância da orientação e acompanhamento adequado, como campanhas informativas que salientam a necessidade de ampliação da percepção de risco pessoal entre mulheres que fazem uso prolongado de benzodiazepínicos.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A corporalidade do cliente segundo representações de estudantes de enfermagem(Associação Brasileira de Enfermagem, 2006-12-01) Lima, Renata Campos de [UNIFESP]; Brêtas, José Roberto da Silva [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)This study based on the theory of the Social Representation that subsidized the apprehension and analysis of how nursing students had perceived and represented the body of their clients and the emergent subjectives of contact and relation of taking care. It was carried with 20 female students of four grades of the nursing faculty of the UNIFESP. The data were obtained using interview and analysed by content analysis method (Categorial Analysis) that showed the following categories: body object, stigmatisation, student-client relationship, body communication, privacy's intrusion and embarrassing.
- ItemAcesso aberto (Open Access)O cuidado em saúde de pessoas com coinfecção tuberculose/HIV(Universidade Federal de São Paulo, 2021) Silva, Eduarda Aguiar da [UNIFESP]; Hino, Paula [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6815362006090017; http://lattes.cnpq.br/8592774673262639Introdução: A tuberculose é a principal causa de morte infecciosa do mundo, assim consiste em um importante problema de saúde pública. Estima-se que em 2020 ocorreram 9,9 milhões de casos no mundo, sendo que 8% apresentaram coinfecção tuberculose/HIV. Na situação de coinfecção, observam-se desfechos do tratamento mais desfavoráveis quando comparados aos casos não positivos ao HIV. Objetivo: Analisar as percepções da equipe multiprofissional no tocante ao cuidado em saúde de pessoas com coinfecção TB/HIV. Método: Trata-se de um estudo exploratório, descritivo e de abordagem qualitativa. O cenário de estudo foi um serviço de assistência à saúde em HIV/aids do município de São Paulo. Para a coleta dos dados, foram realizadas entrevistas semiestruturadas no período de maio a junho de 2019. Participaram do estudo nove profissionais da saúde (médico, equipe de enfermagem, psicólogo, assistente social e farmacêutico) que atuavam há pelos menos três meses no referido serviço de saúde. Para a análise do material empírico foi utilizado o método de análise de discurso com o apoio do software webQDA. Resultados: A partir do tratamento e da análise dos dados houve a emergência de duas categorias empíricas: As interfaces do cuidado em saúde à pessoa com coinfecção TB/HIV; Barreiras e facilitadores para o cuidado em saúde à pessoa com coinfecção TB/HIV. A primeira categoria abordou aspectos relacionados ao tratamento medicamento, às estratégias adotadas pelos profissionais para o cuidado em saúde e o estabelecimento da rede de atenção aos usuários com tuberculose/HIV. A segunda categoria envolveu questões associadas à vulnerabilidade social, à dependência química, aos estigmas e preconceitos, ao apoio familiar, ao acesso à informação e ao prognóstico da infecção por meio da adesão ao tratamento. Conclusão: O processo saúde-doença que envolve a coinfecção TB/HIV está ligado a diversos condicionantes que podem interferir de forma positiva ou negativa na adesão ao tratamento. A vulnerabilidade social, o uso de drogas lícitas e ilícitas, e a baixa escolaridade se mostraram como barreiras para a efetividade do tratamento. Em contraponto, o apoio social e de familiares, o acolhimento dos profissionais no serviço de saúde, a educação em saúde e os incentivos sociais foram citados como potenciais de fortalecimento para a conclusão do tratamento. Diante disso, o cuidado em saúde das pessoas com coinfecção tuberculose/HIV ultrapassa a assistência exclusivamente clínica e avança para o social.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Da boca ao coração: o olhar de odontólogos a partir das suas experiências profissionais e humanizadoras com pacientes(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2017-06-14) Costa, Luciana Alves da [UNIFESP]; Gallian, Dante Marcello Claramonte [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6044992821022223; http://lattes.cnpq.br/5906612684472471; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Dentistry in Brazil, on encompassing almost 20% of all dentists worldwide as well as being immersed in a dynamic market fueled by advances in technology and science, is taking an unprecedented course. The purpose of this study was to hear from oral surgeons working in Sao Paulo, seeking to understand their motivations, dilemmas and expectations in their different sectors of practice (i.e.: public, private, hospitals, etc.). Therefore, a qualitative study was conducted. The oral history methodology was chosen to approach this study and was performed in 12 open interviews with oral surgeons from different professional scenarios and highly diverse specialties. This methodology was carried out in the following steps: interview (electronically recorded), transcription (recordings passed into written form), textualization and transcription (intermediate and final phase of processed text), text review and validation by interviewed candidates. Upon written consent from dentists, the analysis process began, using phenomenology and hermeneutics as the method, combined with immersion and crystallization, which consists of reading and rereading the narratives, until themes and issues arose. As a result, four themes were identified and analyzed: “Dentistry as profession of choice: reasons and motivation”, “workforce and insights on dentistry”, “process of dehumanizing dentistry” and “the importance of meaningful professional experiences”. These themes involve issues that go beyond the narratives and realities of oral surgeons within the most varied contexts. This study bears importance and relevance for dentists, dentistry students, health professionals and other professionals who wish to understand the reality and challenges of modern oral surgeons who find themselves immersed in a dynamic, demanding, innovative and, too often, dehumanizing workforce.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Depressão entre mulheres da periferia de São Paulo(Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, 2007-08-01) Martin, Denise [UNIFESP]; Quirino, José [UNIFESP]; Mari, Jair de Jesus [UNIFESP]; Universidade Católica de Santos Programa de Mestrado em Saúde Coletiva; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)OBJECTIVE: To assess the meaning of depression in women diagnosed with the disorder, and the context of care given by the psychiatrists who follow them up. METHODS: Qualitative study performed in Embu, outskirt of São Paulo, between August 2002 and January 2003. Etnographic observation and in-depth interview were carried out with 16 women diagnosed with depression in primary care, and four psychiatrists. After exhaustive reading, data were grouped into categories and assessed. The assessment of outcomes was based on the concept of culture. RESULTS: Women interviewed are well aware of the disorder, and accept treatment based on medication. For psychiatrists, depression is a term understood by the common sense. All women interviewed identified the onset of the disease from a past event such as: death of a son, violent episodes connected with drug traffic, unemployment, and partners' aggressiveness. Violence was common in the every day life of the interviewed women both inside and outside their homes. CONCLUSIONS: For these women, depression is a way to express their feelings, such as unhappiness in a context of poverty and violence. Psychiatrists go beyond their clinical functions and play an important role on reorganizing the daily life of these women.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Depressão infantil: abordagem antropológica(Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, 2007-02-01) Nakamura, Eunice [UNIFESP]; Santos, José Quirino dos [UNIFESP]; Universidade de São Paulo (USP); Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)OBJECTIVE: To understand the sociocultural meanings of childhood depression, from the medical-scientific concept of the disease. METHODS: This was a qualitative study carried out in the metropolitan region of São Paulo, State of São Paulo, Brazil, in 2003. It consisted of ethnographic observation and in-depth interviews with eight psychiatrists from a public health service and nine relatives (parents or guardians) of children who had been diagnosed with and were being treated for childhood depression. The analysis sought to identify categories that would make it possible to isolate different notions of the disease, as expressed in the discourse of these groups. RESULTS: Different notions of the disease were identified, in accordance with the cultural patterns of the discourse. For the psychiatrists, the concept of childhood depression was related to inappropriate child behavior, or bad functioning, which then had to be adjusted by medical intervention. For the relatives, childhood depression meant dissatisfaction and discomfort with life and intolerance of adults to child behavior. It was seen that the discourse of the psychiatrists and relatives interviewed showed great diversity of subjects, concepts and categories, according to the logic of their particular understandings and explanations for childhood depression. CONCLUSIONS: In the light of the results obtained, the phenomenon of childhood depression can be analyzed not as an event determined by medical-scientific knowledge, but as a dynamic process of creative reinvention of categories and concepts that are fundamental to this discourse. It is therefore concluded that childhood depression presents as a differentiated disease, in the form of a broad category that is capable of integrating different connotations and contexts under the same term.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Os desafios da alimentação de crianças com transtorno do espectro do autismo: uma revisão integrativa(Universidade Federal de São Paulo, 2023-01-05) Ferrari, Mariana Cardoso [UNIFESP]; Frutuoso, Maria Fernanda Petroli [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4750299902344077; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Objetivo: Descrever e analisar as diferentes abordagens com relação à alimentação de crianças com TEA para além de questões estritamente nutricionais que envolvem a restrição alimentar e aspectos fisiológicos. Métodos: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura realizada a partir da busca de artigos científicos publicados em periódicos indexados, utilizando as bases de dados SciELO e LILACS. Os critérios de seleção foram: estudos qualitativos em língua portuguesa e inglesa, de acesso aberto e disponíveis na íntegra, realizados em cenário brasileiro e publicados entre os anos de 2010 e 2022. Resultados: A análise de seis artigos apontou a utilização de estratégias lúdicas multissensoriais, como brincadeiras, jogos, oficinas culinárias, envolvendo o alimento e o estímulo da criatividade, espontaneidade e curiosidade. As crianças interagiram com o alimento: cheirando, lambendo, olhando, tocando, provando ou comendo, configurando caminhos para descoberta e a construção de estratégias para o manejo da alimentação que invistam na sensorialidade destas crianças. Soma-se a isso os aspectos de sociabilidade e desenvolvimento motor que foram juntamente trabalhados e o alimento como mediador de conexões, permitindo que as crianças construam vínculos por meio da alimentação. Conclusão: Os estudos apontam que compreender a alimentação de crianças autistas pode ir além de uma perspectiva exclusivamente nutricional e que atividades de cuidado e de educação alimentar e nutricional de caráter processual e participativo, envolvendo estratégias lúdicas e coletivas são caminhos potentes para o manejo da alimentação dessas crianças.
- ItemEmbargoDesafios da integração das práticas de cuidado em saúde mental em rede(Universidade Federal de São Paulo, 2024-07-01) Marques, Carla Thamires de Sousa [UNIFESP]; Zihlmann, Karina Franco [UNIFESP]; Mazzaia, Maria Cristina [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6423662828098950; http://lattes.cnpq.br/8737042226108033; https://lattes.cnpq.br/6215655506763755; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Introdução: a partir da Reforma Psiquiátrica se faz necessário que o cuidado ofertado ao sujeito em sofrimento psíquico leve em consideração a necessidade de compreensão de sua saúde integral e os diferentes modos de vida dessas pessoas. Nesse sentido, os dispositivos destinados a acolher os usuários com transtornos mentais e/ou em uso abusivo de substâncias psicoativas, devem ser articulados de modo a oferecer um cuidado integral ao usuário. Objetivo: Analisar o contexto das articulações do cuidado em Saúde Mental de um caso complexo compartilhado entre o CAPS e a Unidade Básica de Saúde. Método: trata-se de uma pesquisa qualitativa e descritiva, com uma combinação de estratégias como observação participante e grupo focal com profissionais de saúde. O grupo focal foi utilizado para discussão de um caso complexo em Saúde Mental que envolve diferentes equipamentos de saúde do território de Santos, São Paulo, Brasil. Os dados foram categorizados pela técnica de Análise de Conteúdo temática. Resultados: A escolha de um caso complexo para discussão em grupo focal com profissionais envolvidos no cuidado desse usuário se mostrou uma estratégia potente para explicitar a importância do uso dos dispositivos de articulação para realizar o cuidado integral. Observou-se desafios de agendas, compartilhamento de ideias e compreensão do processo de trabalho interprofissional nessa articulação. Considerações finais: Foi possível identificar várias fragilidades no processo de integração do cuidado em rede, dentre elas, dificuldade em reunir pessoas envolvidas no atendimento dos casos, demandas de recursos e suporte institucional e pouco reconhecimento, na prática, da importância desses dispositivos de articulação de cuidado. Por outro lado, os participantes da pesquisa foram unânimes em expressar sua valorização desses recursos e seus desejos de que suas práticas cotidianas pudessem ocorrer com o suporte apropriado. Produto técnico em Educação: foi elaborado um vídeo ilustrativo e educativo sobre o processo de articulação do cuidado em Saúde Mental entre o CAPS e a Atenção Primária voltada para os usuários, familiares e profissionais de saúde. Nesse vídeo destaca-se a função de cada serviço e como ocorrem as articulações entre atenção primária e atenção secundária em Saúde Mental, além de apresentar os processos de articulação e cuidado em rede como valiosos e potentes para promover ações efetivas em Saúde Mental.
- ItemSomente MetadadadosDesafios e possibilidades da atuação do educador na prevenção ao consumo abusivo de álcool e outras drogas no ambiente escolar(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2013-08-28) Moreira, Andre [UNIFESP]; Avallone, Denise de Micheli [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)O consumo abusivo de álcool e outras drogas é uma das principais preocupações nos diversos âmbitos da sociedade. Nesse contexto, a escola tem sido indicada como espaço privilegiado para desenvolvimento de ações de prevenção/promoção de saúde. No entanto, há muitas dúvidas sobre o papel que a instituição escolar deve desempenhar nesta interface entre Educação e Saúde. Nesse sentido, este trabalho objetivou, por meio de uma pesquisa-ação em duas escolas públicas da cidade de São Paulo, construir conhecimento, e investigar: a) fatores que podem influenciar positivamente ou negativamente, no envolvimento de educadores em projetos de prevenção/promoção de saúde; b) as ações que professores consideram pertinentes (e possíveis) ao seu papel em relação ao tratamento do tema das drogas; c) possíveis mudanças nas percepções dos professores em relação à temática das drogas, decorrentes da experiência de reflexão compartilhada durante o processo de pesquisa; d) possibilidades de construção e partilha de conhecimentos sobre prevenção, por meio de encontros de formação, durante o processo de pesquisa; e) propor subsídios necessários para elaboração de projetos preventivos em ambiente escolar a partir da escuta de professores, no âmbito desta pesquisa. Para tanto, utilizamos diversos instrumentos como questionários, e grupos focais, articulados a um programa de formação sobre drogas, realizado junto a professores do Ensino Fundamental II. Os resultados demonstraram que, durante o processo da pesquisa mudanças em alguns posicionamentos em relação ao tema drogas, se processaram, e que, os educadores vislumbram possibilidades para o desenvolvimento de ações de prevenção na escola em consonância com modelos preventivos tidos como promissores. Entretanto, há diversos fatores que dificultam essa ação docente, entre eles: as representações sociais que relacionam drogas e violência; as características do funcionamento escolar; a proposição recente da educação escolar como agente de prevenção, articulada a outros setores da sociedade e órgãos públicos; a responsabilização da família para com a prevenção. Considerar esses fatores pode qualificar o processo formativo de educadores e estudantes e facilitar o desenvolvimento de ações preventivas mais eficientes no ambiente escolar.