Navegando por Palavras-chave "Parents"
Agora exibindo 1 - 10 de 10
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Adaptação cultural e validação para a língua portuguesa da Parental Stress Scale: Neonatal Intensive Care Unit (PSS:NICU)(Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2012-01-01) Souza, Sandra Regina de [UNIFESP]; Dupas, Giselle [UNIFESP]; Balieiro, Maria Magda Ferreira Gomes [UNIFESP]; Universidade Federal de São Carlos; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)OBJECTIVE: To translate, perform cultural adaptation and validation of the scale Parental Stress Scale: Neonatal Intensive Care Unit (PSS: NICU) for the Portuguese language. METHODS: We used the descriptive validation method of measurment instruments, based on the steps proposed by Guillemin et al. The reliability analysis was performed by means of the test - retest method and internal consistency. In the clinical validation, 163 parents of newborns hospitalized in the Neonatal Intensive Care Unit (NICU) were included. RESULTS: The intraclass correlation coefficients were around 0.70, showing good stability between the two assessments. Factor analysis by principal components method used the same criteria as the original scale, with Varimax rotation, with an appropriate degree of variance of 57.9%. The highest stress levels of parents were obtained in the subscale, changing role of parents. CONCLUSION: The PSS: NICU in the Portuguese version is a valid and reliable tool for evaluating the stress of parents with children hospitalized in the NICU.
- ItemSomente MetadadadosAssociação entre desenvolvimento socioemocional da primeira infância e o ambiente familiar(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2020-06-08) Perrone, Marina Bianco [UNIFESP]; Caetano, Sheila Cavalcante [UNIFESP]; Universidade Federal de São PauloIntroduction: Children spend most of their time growing up within the social environment of their family, where they can experience potentially stressful situations such as marital aggression, non-cohesive environment, parental drinking problems, parental depression, and other mental health issues. All these factors are associated with children developmental delays. Aims: The aims of this study were to systematize the literature on family stress and family resilience associated with child emotional development and to examine family emotional conditions associated with child development. Methods: We conducted a systematic review of studies published between January 2010 to February 2020 using epidemiological samples. Results: Databases searches identified 10,848 different records. Total of 25 articles were included in the review. Three main findings emerged from this review: (1) parental mental health problems, especially mothers’ depression, was associated with developmental delays; (2) better parenting practices were positively associated with better child development; and (3) a cohesive home environment was associated with a decrease in child stress and better quality of child development. Conclusion: Family environment is a fundamental area of study and intervention for mental health professionals. Studies show that promoting better family dynamics and increasing family cohesion and parenting abilities are beneficial to child’s socioemotional development. In addition, increasing family and children’s resilience improves quality of life within family units.
- ItemAcesso aberto (Open Access)O brincar das crianças pelo olhar de seus pais(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2011-11-23) Rodrigues, Nathalia Maria Ferreira [UNIFESP]; Uchôa-Figueiredo, Lúcia da Rocha [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3179063226554474; http://lattes.cnpq.br/6196489510813641; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Muitos profissionais já tentaram explicar o fenômeno do brincar e cada um o vê a sua maneira, porém sabe-se que o brincar é a principal atividade infantil, capaz de auxiliar no desenvolvimento de capacidades e habilidades essenciais para a vida adulta. O ambiente onde a criança vive é extremamente importante para que o seu crescimento seja dado de forma saudável. O presente projeto teve por objetivo conhecer o comportamento lúdico das crianças sob o olhar dos pais. Pretendeu-se ainda entender como tal comportamento foi construído considerando que as crianças residem em área de vulnerabilidade social e, também avaliar as interferências que aconteceram neste processo de construção. Participaram do estudo dez (10) pais de crianças de ambos os sexos que frequentassem o C.A.F (Centro de Apoio à Família) “Só pra te vê” na Zona Noroeste de Santos. O instrumento utilizado foi uma versão adaptada transculturalmente por Sant’anna, Blascovi-Assis e Magalhães da Entrevista com os Pais Sobre o Comportamento Lúdico da Criança (EIP) – versão 2. Os dados foram coletados em dois momentos, antes e depois das 10 sessões de contação de história do projeto de extensão “Baú de Histórias”, com duração média de 30 minutos. Os dados indicaram que média de idade dos participantes foi de 29,1 anos. Observaram-se algumas mudanças quanto ao comportamento lúdico das crianças, a comunicação através de palavras ganhou destaque em algumas condutas como: demonstração de segurança, prazer, desprazer e outros. Algumas atitudes essenciais do brincar da criança se mostraram constantes durante todo o processo como: prazer e espontaneidade, ainda verificaram-se o aumento dos elementos, curiosidade, senso de humor e gosto por desafio. Notou-se que os pais passam pouco tempo com seus filhos e tal fato pode ter influenciado nos resultados apresentados e pelo mesmo motivo o C.A.F e a escola possuem um papel importante no processo de construção do comportamento lúdico das crianças. Assim, faz-se necessária a conscientização dos pais quanto a importância de brincar com seus filhos.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Confiabilidade do questionário Pediatric Quality of Life Inventory – Healthcare Satisfaction Generic Module versão 3.0 para a avaliação da qualidade do atendimento de crianças com doenças crônicas(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2011-10-27) Souza, Fernanda Medeiros de [UNIFESP]; Len, Claudio Arnaldo [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Introdução: A satisfação dos pais com o atendimento de saúde, prestados aos seus filhos, vem assumindo um importante papel na sociedade. Dessa forma faz-se necessário o desenvolvimento de instrumentos capazes de avaliar essa satisfação, promovendo conforto e segurança para as crianças e suas famílias. Objetivo: 1) Traduzir e avaliar a confiabilidade do questionário de Satisfação com os Serviços de Saúde do Module SSS-PedsQL versão 3.0 para o idioma português e para a cultura brasileira. Método: Utilizamos a metodologia proposta pelos autores da versão original do questionário: 1) Tradução por especialistas bilíngües; 2) Tradução reversa para o inglês com avaliação pelos autores da versão original; 3) Estudo piloto envolvendo 10 pais (entrevista cognitiva) e 4) Avaliação das propriedades de medida do questionário, sendo administrado a um grupo de 60 pais de crianças e adolescentes com doenças crônicas em acompanhamento nos departamentos de Pediatria de um hospital escola. Resultados: Obtivemos alpha de Cronbach entre 0,57 a 0,78 para os domínios do questionário (informação, inclusão familiar, comunicação, habilidades técnicas, necessidades emocionais e satisfação geral), demonstrando uma boa consistência interna. Foi avaliada a reprodutibilidade interobservador em 20% da amostra, com coeficiente de correlação de Spearman de 0,909. Ótimo escore de satisfação com as equipes multiprofissionais para todos os domínios (> 4,3 pontos) exceto para os domínios necessidades emocionais com 3,5 pontos e comunicação com 3,9. Conclusão: a versão brasileira do SSS-PedsQL é válida e confiável, sendo capaz de mensurar a satisfação global dos pais e/ou cuidadores com o tratamento multiprofissional dos seus filhos.
- ItemRestritoEstilo parental alimentar e percepção de mães sobre o estado nutricional de seus filhos(Universidade Federal de São Paulo, 2022-08-04) Shikasho, Mayara Natsuki [UNIFESP]; Speridião, Patrícia da Graça Leite [UNIFESP]; Zihlmann, Karina Franco [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/8737042226108033; http://lattes.cnpq.br/7520873457028761; http://lattes.cnpq.br/2840107749063489; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Objetivo: identificar o estilo parental alimentar e a percepção de mães sobre o estado nutricional de seus filhos, estudantes de uma escola privada do município de Guarulhos. Material e Método: trata-se de um estudo observacional, exploratório e transversal que contou com 10 mães que responderam a um formulário online - Caregiver’s Feeding Styles Questionnaire, traduzido e validado para brasileiros, intitulado “Formulário de avaliação dos Estilos Parentais Alimentares”, além de informações sociodemográficas e a percepção sobre o estado nutricional de seus filhos. Resultados: as mães têm idade entre 30 e 45 anos; a maioria é casada e têm 2 filhos. Todas têm ensino superior completo e a metade delas, têm pós-graduação. A idade dos filhos variou entre 4 anos incompletos a 10 anos, sendo a maioria do sexo masculino. Sete mães apresentaram estilo parental alimentar indulgente, sendo que as suas percepções foram de peso adequado para seus filhos, entretanto, 2 desses filhos apresentavam-se com sobrepeso. O estilo parental alimentar autoritativo foi caracterizado em 2 mães que tinham percepção correspondente ao estado nutricional real dos seus filhos com peso adequado. Apenas 1 mãe foi identificada com estilo parental alimentar autoritário e sua percepção foi de que seu filho se encontrava em baixo peso, quando na verdade ele se encontra com peso adequado. Nenhuma mãe apresentou estilo parental negligente. Conclusão: de acordo com a população estudada, a maioria das mães com estilo parental alimentar indulgente e autoritativo têm percepção correspondente ao estado nutricional real dos seus filhos. As mães que não apresentaram percepção correspondente ao estado nutricional dos seus filhos foram identificadas com o estilo parental alimentar autoritário; e também indulgente.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Opinião dos pais sobre a voz, características de comportamento e de personalidade de seus filhos(CEFAC Saúde e Educação, 2011-02-01) Von Fritsch, Angela; Oliveira, Gisele [UNIFESP]; Behlau, Mara [UNIFESP]; Centro de Estudos da Voz; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)PURPOSE: to check how parents perceive and describe their children with 'regard to their voice and behavior and personality traits. METHODS: the study involved the participation of 66 parents of children between 6 and 9 year old, from both genders, who answered a questionnaire with 28 questions addressing voice, behavior and personality traits of their children. RESULTS: results indicated that the majority of the parents (90.9%) perceived themselves satisfied with the sound of their child's voice. Only 9.1% of the parents characterized the voice of their child as being worse than other children and 31.8% felt that their child speaks more compared to his/her friends. Approximately a quarter (22.7%) of the parents observed that the voice volume used by their children is higher. The parents that characterized their children as being more talkative also perceived their voices as having a higher pitch (p=0.013). The increased voice volume showed a positive correlation with agitation (0.044), restlessness (0.005), sociability (0.021), less hours of sleep (0.013) and extroversion (0.014). Children characterized as being calmer (p=0.011) and less argumentative (p=0.044) were also seen as less talkative compared to other children. CONCLUSION: in general, the parents seem to notice vocal traits in their children, they have a strong trend to consider their children as sensitive, observant and demanding in relation to themselves, in addition to noting a relationship among voice volume and behavior and personality traits.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Período gestacional, parto e pós-parto: as percepções paternas e os grupos de apoio(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2017) Reis, Lucas Bovolin [UNIFESP]; Cockell, Fernanda Flávia [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/9338283259338237; http://lattes.cnpq.br/9029919004292893; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)A gravidez é um evento de grande importância que transforma a vida da mulher em todos os aspectos, devido às mudanças corporais, hormonais e sentimentais que as mulheres passam desde o descobrimento de que está gerando um feto até após o parto e o cuidado com o bebê. Não é apenas a mãe que vivencia grandes transformações, pois as pessoas mais próximas ao seu entorno, bem como o pai do bebê, passam por experiências e expectativas novas que mudam o comportamento dos mesmos. Quando o pai é escolhido como acompanhante no parto e, está presente nos momentos pré-parto e pós-parto, partilhando a vivência, e principalmente dando apoio e suporte, é preciso que ele se informe e buscque orientações e conhecimentos necessários, assim como ter espaços de troca com outros pais para dividir suas dúvidas e medos, bem como compreender o processo e as mudanças que podem acontecer. Esse estudo teve como objetivo investigar as principais sensações e experiências do pai acompanhante durante a gestação, pré-parto, parto e pós-parto, a partir do apoio de grupos que visam auxiliá-los e ouvindo seus relatos, através de narrativas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória, na qual foram feitas 10entrevistas com os pais, com questões semi-estruturadas, e foram construídas suas falas em narrativas. Esses pais foram selecionados a partir da frequência em grupos de apoios e roda de conversas, que ocorreram no grupo Partejar Santista, na cidade de Santos no ano de 2017.O presente estudo procurou discutir as falas das narrativas, baseando-se nos pontos semelhantes e não semelhantes dos processos vivenciados e da percepção dos grupos de apoio.O estudo demonstrou que a participação paterna é fundamental, que participar dos grupos melhora sua relação com a esposa, que os grupos contribuíram para a troca de informações e conversas e que é preciso dar continuidade na pesquisa para avaliar outros espaços voltados aos pais
- ItemAcesso aberto (Open Access)Prevalência de abuso físico na infância e exposição à violência parental em uma amostra brasileira(Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz, 2009-11-01) Zanoti-Jeronymo, Daniela Viganó; Zaleski, Marcos [UNIFESP]; Pinsky, Ilana [UNIFESP]; Caetano, Raul; Figlie, Neliana Buzi [UNIFESP]; Laranjeira, Ronaldo [UNIFESP]; Universidade Estadual do Centro Oeste; Universidade Federal de Santa Catarina Núcleo de Psiquiatria; Instituto de Psiquiatria de Santa Catarina; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP); Unidade de Pesquisa em Álcool e Drogas; University of Texas School of Public HealthThe aim of this study was to investigate the prevalence of physical abuse and exposure to parental violence during childhood, in relation to socio-demographic characteristics. Multi-stage sampling was used to select 3,007 individuals 14 years or older in 2005-2006, from all regions of the country. The study detected cases of physical abuse (beating, striking with objects, burning or scalding, threatening and/or using knives or firearms) and exposure to parental violence (witnessing parental threats and/or actual physical aggression) during childhood. Analyses were performed with the Pearson chi-square test. Prevalence of history of physical abuse in childhood was 44.1% (33.8% moderate, 10.3% severe). Prevalence of exposure to parental violence was 26.1% (7.5% witnessed moderate parental violence and 18.6% severe). Combined analyses of these two types of violence showed significant associations between them. The findings may help implement intervention strategies to call the attention of health professionals to the high prevalence of this type of violence.
- ItemSomente MetadadadosSociodemographic, anthropometric and behavioural risk factors for ultra-processed food consumption in a sample of 2-9-year-olds in Brazil(Cambridge Univ Press, 2018) Mais, Lais Amaral [UNIFESP]; Warkentin, Sarah [UNIFESP]; Vega, Juliana Bergamo [UNIFESP]; Dias de Oliveira Latorre, Maria do Rosario; Carnell, Susan; de Aguiar Carrazedo Taddei, Jose Augusto [UNIFESP]Objective The present study aimed to identify food patterns among 2-9-year-olds and investigate sociodemographic, anthropometric and behavioural predictors of less healthy dietary patterns. Design Cross-sectional study. Parents of 2-9-year-olds completed an FFQ and factor analysis was applied to identify dietary patterns. Parents also completed questionnaires assessing sociodemographic, anthropometric and behavioural characteristics of parents and children, including parental feeding practices. Setting Participants were recruited from private schools of Campinas and SAo Paulo, SP, Brazil, between April and June 2014. Subjects Parents of 2-9-year-olds (n 929). Results Two dietary patterns emerged: traditional food' and ultra-processed food'. Lower maternal education (OR=205, P=0010) and higher maternal weight status (OR=143, P=0044) were associated with a greater likelihood of the ultra-processed food pattern. Lower perceived parental responsibility for adequacy of food group intake (OR=241, P=0020), and lower scores on the parental feeding practices of Healthy Eating Guidance' (OR=183, P<0001) and Monitoring' (OR=252, P<0001), were also associated with the presence of this pattern, as was higher child's screen use during mealtimes (OR=161, P=0004). Conclusions The present study is the first to evaluate associations between less healthy dietary patterns of Brazilian 2-9-year-olds and parental feeding practices. Our findings highlight sociodemographic, anthropometric and behavioural factors within families that could be used to target tailored policies to at-risk populations.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Tradução, adaptação cultural e validação para a língua portuguesa da Parenteral Stress Scale:Neonatal Intensive Care Unit (PSS:NICU)(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2009-06-24) Souza, Sandra Regina de [UNIFESP]; Dupas, Giselle [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Introdução: a internação de um recém-nascido na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) é um acontecimento inesperado e assustador com o qual os pais não estavam preparados para lidar.Esse evento, que gera sofrimento na família, traz para os profissionais da saúde uma demanda de cuidado, cujo intuito é amenizar as repercussões dessa hospitalização no cotidiano da família. Como enfermeira neonatologista, a autora percebe o estrese dos pais no ambiente neonatal e a necessidade de instrumentos objetivos para identificá-lo e para elaborar as intervenções de enfermagem. No Brasil não encontramos um instrumento para avaliar este tipo de estresse. A escala Parenteral Stress Scale Neonatal Intensive Care Unit(PSS:NICU) é um instrumento desenvolvido por Margaret S. Milles nos Estados Unidos, cuja finalidade é avaliar esse tipo de estresse, tem sido utilizado em vários países. Objetivo: fazer a tradução, a adaptação cultural e a validação da PSS:NICU na língua portugues. Método: fora, utilizadas as etapas de tradução e adaptação cultural proposta Guillemin et al.(1993) que incluem tradução, retradução, análise por um comitê de revisores e preteste da escala. Foi reaizada também análise da confiabilidade por meio do teste e reteste e da consistência interna. Foi feita a validação clínica da versão da escala PSS:NICU na língua portuguesa a uma amostra de 163 país em dois hospitais no Estado de São Paulo.Resultados: a escala na língua portuguesa foi prestada e o nível de compreensão dela foi considerado adequado. A investigação da confiabilidade mostrou boa consistência interna na aplicação a pais brasileiros.Os valores obtidos dos coeficientes de correlação intraclasse ficaram em torno de 0,70, mostrando-se uma boa estabilidade entre as duas avaliações. A análise fatorial pelo método de componentes principais utilizou os mesmos critérios da escala original, com rotação Varimax, que apresentaram grau de variância adequado de 57,9%.Os escores de estresse dos pais foram de 2,3(pouco estressante) na subescala "sons e imagens"; 2,9(moderadamente estressante)na subescala "aparência e comportamento do bebê" e 3,7(muito estressante) na subescala "alteração papel de pais" na métrica 1(Nível de Ocorrência de Estresse")e 2,2; 2,6 e 3,4(pouco, moderadamente e muito estresse) respectivamente na métrica 2(Nível Geral de Estresse").Conclusão: a PSS:NICU na versão em português é uma ferramenta válida e confiável para avaliar o estresse de pais na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal.