Navegando por Palavras-chave "Parasitologia"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)Avaliação da interação das vesículas extracelulares liberadas por formas Tripomastigotas do Trypanosoma cruzi nas células hospedeiras(Universidade Federal de São Paulo, 2023-05-08) Armagni, Gabrieli Camossa [UNIFESP]; Torrecilhas, Ana Cláudia Trocoli [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/7344293560367809; http://lattes.cnpq.br/8649086461463195Objetivo: O principal objetivo deste projeto de pesquisa foi avaliar a interação das vesículas extracelulares (EVs) liberadas pelo Trypanosoma cruzi, na forma tripomastigota (cepa Y), com células epiteliais e monócitos humanos, e investigar o efeito das diferentes populações de EVs na invasão do parasita nas células hospedeiras. Métodos: Culturas de células LLC-MK2 foram incubadas com EVs isoladas de tripomastigotas por períodos de 5 minutos a 1 hora. A interação das partículas com as células foi analisada por microscopia de fluorescência. Culturas de células THP-1 (monócitos humanos) com fator nuclear kappa B (NF-kB) transfectado com a proteína verde fluorescente endógena (GFP) foram incubadas com extrato total de T. cruzi por 24 e 48 horas, e posteriormente analisadas por microscopia de fluorescência. Em paralelo, EVs foram adicionadas às culturas de células THP-1 por períodos de 2, 4, 24 e 48 horas, e a interação com as células foi analisada por citometria de fluxo e microscopia confocal. Foi realizado um ensaio de invasão em culturas de macrófagos humanos, no qual foram adicionadas duas populações distintas de EVs, com diferentes concentrações de partículas/mL, seguidas de infecção por tripomastigotas por 24 horas. Após essa etapa, as células foram fixadas, coradas e o número de células infectadas e de parasitas intracelulares foi determinado. Resultados: Demonstramos que a interação das EVs com as células LLC-MK2 ocorre após 1 hora. Tanto as EVs quanto o extrato do parasita induzem a ativação do NF-kB nas células THP-1 (NF-kB-GFP) após 24 horas de incubação. Os resultados dos ensaios de invasão mostraram que as diferentes populações de EVs liberadas pelo parasita aumentam o número de células infectadas e de parasitas intracelulares nas células hospedeiras. Conclusões: As vesículas liberadas pelos tripomastigotas interagem com diferentes células, ativam o NF-kB e aumentam a invasão celular pelo parasita. Em conclusão, as vesículas liberadas pelo parasita interagem e aumentam a infecção das células hospedeiras na fase inicial da doença de Chagas
- ItemSomente MetadadadosCaracterização, regulação da expressão e evolução da trans-silidase de formas epimastigotas de Trypanosoma cruzi(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 1994) Briones, Marcelo Ribeiro da Silva [UNIFESP]; Schenkman, Sergio [UNIFESP]
- ItemAcesso aberto (Open Access)Ensino da parasitologia no curso de medicina no Chile(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2006) Cortés, Iván Neira [UNIFESP]; Ruiz-Moreno, Lidia [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)O objetivo desta pesquisa é investigar o ensino da Parasitologia na graduação das universidades chilenas a partir de docentes coordenadores da disciplina. Deste modo, procurou-se delinear objetivos, conteúdos, estratégias de ensino e avaliação das propostas curriculares, bem como, conhecer os docentes responsáveis por este ensino. Esta pesquisa tem um caráter descritivo e foi realizada a partir de uma abordagem quantitativa e qualitativa em seis das 13 universidades chilenas que têm turmas formadas no curso de Medicina: três de caráter público e três de caráter privado. Foram aplicados questionários a seis docentes coordenadores da Disciplina de Parasitologia e foram analisados os planos de ensino da disciplina. Os dados foram analisados pela técnica de Análise de Conteúdo. Constatamos que a Parasitologia esta sendo inserida no ciclo básico na maioria dos cursos de medicina a partir do terceiro ano da graduação. Por outro lado, observamos que os cenários de aprendizagem utilizados, em todos os casos analisados correspondem à sala de aula e o laboratório de aulas práticas. Verificamos que existe uma valorização do desenvolvimento cognitivo no processo de aprendizagem com ênfase nas características biológicas e clínicas das parasitoses. Entre as estratégias utilizadas no ensino da Parasitologia, concluímos que a principal ferramenta utilizada é a aula expositiva e a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP). Discutiu-se também alguns traços do perfil dos docentes. Observamos que os docentes responsáveis pela Disciplina de Parasitologia apresentam uma formação heterogênea e a maior parte dos docentes realizou pós-graduação, sendo Doutores e Mestres. Em relação aos atributos considerados mais relevantes para o exercício da docência na área, os docentes coordenadores indicaram que o bom professor, alem de apresentar amplo conhecimento científico e técnico na área, deve ser um bom transmissor de conhecimentos e motivar a auto-aprendizagem do aluno. Acreditamos que este estudo venha mostrar a importância do ensino da Parasitologia no currículo integral da formação do médico. De igual forma dará indícios para melhorar a qualidade e aperfeiçoamento do ensino da Parasitologia.
- ItemSomente MetadadadosEstudo comparativo da invasao de amastigotas extracelulares de tripomastigotas metaciclicos de Trypanosoma cruzi em celulas de cultura(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 1996) Procopio, Daniela de Oliveira [UNIFESP]
- ItemSomente MetadadadosEstudo da organização nuclear durante o ciclo de vida do Trypanosoma cruzi(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 1997) Marques-Porto, Rafael [UNIFESP]; Schenkman, Sérgio [UNIFESP]A estrutura da cromatina, alem de sua funcao de empacotar o genoma das celulas eucarioticas, exerce um importante papel de reguladora da expressao genica. Protozoarios parasitas sofrem transformacoes consideraveis ao longo de seus ciclos de vida.. Assim, e possivel que alguns genes sejam regulados por alteracoes da estrutura da cromatina nestes organismos. Com o objetivo de iniciar estudos para enfocar esta hipotese, estudamos a organizacao nuclear do Trypanosoma cruzi ao longo do seu ciclo de vida, atraves da reacao com um anticorpo monoclonal, Acm 3F4, especifico para um antigeno nuclear. Realizamos experimentos de imunofluorescencia indireta com as formas epimastigotas, tripomastigotas, amastigotas intracelulares e tripomastigotas sanguineos. Verificamos que o Acm 3F4 marca diferentemente os nucleos destes estagios do ciclo de vida do T. cruzi. Em amastigotas e amastigotas, formas que se replicam, a marcacao e forte e acompanha o formato esferico do nucleo, excluindo o que se presume ser o nucleolo. Ja nas formas tripomastigotas e tripomastigotas metaciclicas, que nao se replicam, a marcacao e fraca e se estende por todo o nucleo, de formato alongado, sem que se observe uma area correspondente ao nucleolo. Quando as formas tripomastigotas sao tratadas com detergente antes de serem fixadas, seus nucleos sofrem alteracao estrutural e passam a apresentar forte marcacao. O epitopo reconhecido pelo Acm 3F4 e extraido da matriz nuclear com NaCl 1 M e pode ser reconstituido a partir da adicao de fracoes insoluveis com detergentes, extraidas com NaCl 1 M. O antigeno tambem pode ser extraido atraves do tratamento com DNase e tripsina. Concluimos que as alteracoes morfologicas, observadas na organizacao nuclear diferencial do T. cruzi ao longo do seu ciclo de vida, sao acompanhadas da exposicao de antigenos associados a matriz nuclear
- ItemSomente MetadadadosEstudo do potencial anti-parasitario da resposta imune contra a mucina aceptora de acido sialico e da trans-sialidase de tripomastigotas de Trypanosoma cruzi(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 1996) Franquini Junior, Joao [UNIFESP]
- ItemSomente MetadadadosEstudos in vitro sobre a interação de formas amastigotas de Trypanosoma cruzi com células de mamíferos(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 1996) Barros, Helena Cristina [UNIFESP]; Mortara, Renato Arruda [UNIFESP]
- ItemSomente MetadadadosImunização genética contra a infeccão experimental com o TRypanosoma cruzi(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 1998) Costa, Fabio Trindade Maranhão [UNIFESP]; Rodrigues, Mauricio Martins [UNIFESP]