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- ItemAcesso aberto (Open Access)Adaptação cultural e validação para a língua portuguesa da Parental Stress Scale: Neonatal Intensive Care Unit (PSS:NICU)(Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2012-01-01) Souza, Sandra Regina de [UNIFESP]; Dupas, Giselle [UNIFESP]; Balieiro, Maria Magda Ferreira Gomes [UNIFESP]; Universidade Federal de São Carlos; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)OBJECTIVE: To translate, perform cultural adaptation and validation of the scale Parental Stress Scale: Neonatal Intensive Care Unit (PSS: NICU) for the Portuguese language. METHODS: We used the descriptive validation method of measurment instruments, based on the steps proposed by Guillemin et al. The reliability analysis was performed by means of the test - retest method and internal consistency. In the clinical validation, 163 parents of newborns hospitalized in the Neonatal Intensive Care Unit (NICU) were included. RESULTS: The intraclass correlation coefficients were around 0.70, showing good stability between the two assessments. Factor analysis by principal components method used the same criteria as the original scale, with Varimax rotation, with an appropriate degree of variance of 57.9%. The highest stress levels of parents were obtained in the subscale, changing role of parents. CONCLUSION: The PSS: NICU in the Portuguese version is a valid and reliable tool for evaluating the stress of parents with children hospitalized in the NICU.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Alfabetização por ensino remoto durante a pandemia: a visão dos pais(Universidade Federal de São Paulo, 2022-06-29) Mekhitarian, Giovanna Pandjarjian [UNIFESP]; Sacaloski, Marisa [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3501056496991426; http://lattes.cnpq.br/4347422061220368A alfabetização e letramento são fatores cruciais para o posterior desenvolvimento acadêmico dos alunos e dependem de inúmeros fatores como exposição à estímulos, à cultura e à interação social. Porém, com a pandemia de coronavírus a partir de 2020 e o início do ensino emergencial remoto, as crianças foram privadas de muitos desses fatores e os professores passaram por desafios para adaptar seu fazer profissional. Ademais, os pais e responsáveis encontraram grandes dificuldades, pois se tornaram os adultos mais próximos na mediação do aprendizado de seus filhos sem que tivessem o preparo necessário para o ensino. Assim, o presente trabalho teve como objetivo caracterizar a evolução da alfabetização de crianças do primeiro ano do Ensino Fundamental por meio do ensino remoto durante a pandemia do ponto de vista dos pais, bem como propor estratégias para auxiliá-los a contribuírem no processo de aquisição de leitura e escrita neste período de pandemia. Método: Fizeram parte do estudo 31 pais, cujos filhos, alunos do 1º ano do Ensino Fundamental I, tiveram aulas remotas durante os anos de 2020 e 2021. A pesquisa foi realizada a partir de um questionário online, o qual foi divulgado por meio das redes sociais. Ao final, foi enviado aos pais um vídeo contendo orientações sobre a estimulação da leitura e escrita no dia a dia. Resultados: 67,8 % dos pais e responsáveis relataram que seus filhos aprenderam a ler e escrever durante a pandemia, 77,5 % afirmaram que as crianças possuíam local fixo de estudo, 90.3 % referiram que seus filhos tinham tablet ou computador para assistir às aulas, 64,5 % disseram que as crianças tinham acompanhamento durante as atividades online, 51,7 % dos pais afirmaram que as crianças não se concentravam em aprender no ensino remoto e 71 % concordaram que seus filhos sentiam mais sono e fadiga neste modelo de ensino. Além disso, 51,6 % acreditam que seus filhos terão um prejuízo no desenvolvimento acadêmico devido ao ensino online e 61,3 % gostariam de mais informações para auxiliar na alfabetização de seus filhos. Apesar de tudo isso, as respostas às questões de múltipla escolha indicam evolução no nível de leitura e escrita das crianças neste período. Foi desenvolvido um vídeo com orientações aos pais sobre a estimulação de leitura e escrita, divulgado para os participantes por e-mail. Conclusão: A partir dos resultados obtidos, conclui-se que, do ponto de vista dos pais, os filhos apresentaram uma evolução significativa no processo de alfabetização no período da pandemia, porém, a maioria dos participantes apontou mais dificuldade em se concentrar, fadiga e sono durante as aulas online. Acreditam que seus filhos terão um prejuízo no desempenho acadêmico devido ao ensino remoto e gostariam de mais orientações para ajudá-los a se alfabetizarem.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Aplicando a modelagem de equações estruturais ao campo da prevenção ao uso de drogas: análises resultantes de um ensaio controlado randomizado para avaliação do programa de prevenção ao uso de drogas #tamojunto(Universidade Federal de São Paulo, 2020-05-07) Valente, Juliana Yurgel; Sanchez, Zila van der Meer [UNIFESP]; Cogo-Moreira, Hugo [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3049836001727444; http://lattes.cnpq.br/9110200572507368; http://lattes.cnpq.br/4237907127563510; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)O uso de álcool e outras drogas é considerado um problema de saúde pública mundial, pois desencadeia uma série de comprometimentos à saúde da população. Com os adolescentes, estes prejuízos podem ser ainda mais graves, uma vez que o cérebro em desenvolvimento não se encontra preparado para lidar com o efeito do álcool e outras drogas. Considerando a importância de se testar ferramentas inovadoras para investigar de forma robusta os fatores de risco e proteção para o uso de drogas por adolescentes, bem como o efeito dos programas de prevenção na redução ou retardo deste consumo, esta tese teve como objetivo aplicar o conhecimento da modelagem de equações estruturais ao campo da prevenção ao uso de drogas. Metodologia: Foram utilizados os dados de um ensaio controlado randomizado por cluster, realizado nos anos de 2014/2015, com 6.391 estudantes, com idades entre 11 e 15 anos, de 72 escolas públicas, em 6 cidades brasileiras, para avaliar os efeitos do programa escolar governamental de prevenção ao uso de drogas #Tamojunto (Unplugged). As turmas do grupo intervenção receberam as 12 aulas do #Tamojunto, aplicadas por professores da própria escola, sob supervisão da equipe do Ministério da Saúde. O grupo controle não recebeu nenhum programa de prevenção do uso de álcool e outras drogas neste período. Os dados foram coletados através de questionário anônimo de autopreenchimento, em 3 momentos: antes da intervenção, 9 meses e 21 meses depois. Foram realizadas análises de dados, utilizando a técnica de modelagem de equações estruturais (Análise de Classe Latente, Análise de Transição Latente, Análise Fatorial Confirmatória, Mediação e Moderação), que resultaram em 6 artigos, divididos em dois eixos: 1. Análises dos preditores parentais (estilo parental e uso de álcool pelos pais) do padrão de uso de drogas e demais comportamentos de risco na adolescência e 2. Análises dos efeitos do programa escolar de prevenção do uso de drogas #Tamojunto. Resultados: Os resultados mostraram que os estilos parentais e o uso de álcool pelos pais são preditores dos padrões de uso de drogas e de comportamentos de risco dos adolescentes. A intervenção não teve êxito na alteração dos padrões de uso de drogas na adolescência, e é improvável que o seu efeito seja moderado pelos estilos parentais. O efeito do programa é mediado pelas habilidades de tomada de decisão, mas na direção oposta à esperada. Conclusão: Desta forma, concluise que a modelagem de equações estruturais tem aplicabilidade no campo da prevenção ao uso de drogas, sendo uma ferramenta que permite aos pesquisadores responderem as suas perguntas de pesquisa de forma mais robusta e precisa, uma vez que leva em conta a complexidade dos dados. Além disso, podemos concluir que intervenções preventivas devem incluir no seu escopo componentes que visem ajudar os pais a adquirirem habilidades parentais, tais como monitoramento e suporte afetivo, bem como fazê-los refletirem sobre o impacto do seu consumo de álcool no comportamento dos seus filhos. Devido aos resultados nulos e negativos do Programa #Tamojunto no Brasil, sugere-se uma reavaliação da adaptação cultural do programa.
- ItemSomente MetadadadosAssociação entre desenvolvimento socioemocional da primeira infância e o ambiente familiar(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2020-06-08) Perrone, Marina Bianco [UNIFESP]; Caetano, Sheila Cavalcante [UNIFESP]; Universidade Federal de São PauloIntroduction: Children spend most of their time growing up within the social environment of their family, where they can experience potentially stressful situations such as marital aggression, non-cohesive environment, parental drinking problems, parental depression, and other mental health issues. All these factors are associated with children developmental delays. Aims: The aims of this study were to systematize the literature on family stress and family resilience associated with child emotional development and to examine family emotional conditions associated with child development. Methods: We conducted a systematic review of studies published between January 2010 to February 2020 using epidemiological samples. Results: Databases searches identified 10,848 different records. Total of 25 articles were included in the review. Three main findings emerged from this review: (1) parental mental health problems, especially mothers’ depression, was associated with developmental delays; (2) better parenting practices were positively associated with better child development; and (3) a cohesive home environment was associated with a decrease in child stress and better quality of child development. Conclusion: Family environment is a fundamental area of study and intervention for mental health professionals. Studies show that promoting better family dynamics and increasing family cohesion and parenting abilities are beneficial to child’s socioemotional development. In addition, increasing family and children’s resilience improves quality of life within family units.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Autoeficácia parental nos cuidados ao recém-nascido durante o período de pandemia pela COVID-19(Universidade Federal de São Paulo, 2022-11-28) Lima, Vitória de Jesus Diogenes [UNIFESP]; Balieiro, Maria Magda Ferreira Gomes [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/9173690204516872; http://lattes.cnpq.br/9983864751001061Introdução: a autoeficácia parental é o autoconhecimento dos pais sobre a capacidade de exercer ações da parentalidade de maneira eficaz. Nesse contexto, o envolvimento de familiares e amigos nessa função pode ter diminuído pelas medidas de controle da disseminação da Covid-19. Objetivo: analisar a autoeficácia parental nos cuidados ao recém-nascido a termo durante o período da pandemia pela Covid-19. Método: survey, realizado com pais de crianças nascidas na pandemia e com acesso às redes sociais no Brasil. Incluídos pais de crianças nascidas a termo e excluídos pais de bebês com patologias ou nascidos prematuros que estiveram internados no período neonatal. A pesquisa seguiu as normas de pesquisas com seres humanos. A coleta de dados ocorreu pelo envio do link da pesquisa nas mídias sociais e por meio da Técnica Bola de Neve. Foi aplicado um questionário com variáveis sociodemográficas, perinatais, do recém-nascido e o Checklist Autoeficácia parental em pais de recém-nascido a termo – Versão Brasileira. Os dados foram coletados pelo RedCap®, exportados para o Excel® e realizada a análise estatística simples e inferencial, utilizando teste de Dunn, Mann-Whitney e Teste T Student ou Coeficiente de Correlação de Spearman. Resultados: dos 119 participantes, a maioria (56,3%) residia em São Paulo, era do sexo feminino (95,8%), com companheiro (91,6%), cor branca (65,5%) e empregados (66,7%). A idade média foi de 31 anos, 38,7% possuíam pós-graduação, 66,4% dos pais afirmaram ter recebido ajuda nos cuidados do filho por familiares. Quanto às características do recém-nascido, 61% nasceram de parto cesáreo e 51,3% do sexo feminino. O escore médio da subescala de Autoeficácia Parental foi de 5,376 (escore 5 - um pouco confiante), para Importância das tarefas 6,4 (escore 6 - importante) e para a Competência parental autopercebida 5,665 (escore 5 - um pouco bem sucedido). Houve p-valor significante das subescalas do instrumento com itens das variáveis sociodemográficas e perinatais, além, de com os sentimentos mencionado pelos pais no cuidado ao recém-nascido. Pela matriz de correlação de spearman, todas as questões possuem uma associação direta entre a autoeficácia parental e competência parental autopercebida. Conclusão: os dados do estudo demonstraram que a autoeficácia parental na pandemia apresentou uma média menor. A detecção das atividades do cuidado infantil mais vulneráveis durante a pandemia pode ser elegível para o estabelecimento de ações de cuidado nas orientações na alta hospitalar e no acompanhamento ao recém-nascido e à família.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Avaliação do processo de implantação de um programa de orientação sobre o uso de drogas dirigido a pais de adolescentes(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2007) Lima-Trovo, Maria Angélica Mariottini de [UNIFESP]; Souza-Formigoni, Maria Lucia Oliveira de (UNIFESP); De Micheli, Denise (UNIFESP)Introdução: Em face da elevada prevalencia de consumo de alcool e/ou drogas pelos adolescentes, multiplas estrategias de prevencao tem sido propostas nas ultimas duas decadas, na tentativa de minimizar o problema; porem, no Brasil poucas pesquisas tem sido realizadas avaliando a viabilidade de orientacoes voltadas especificamente a pais de adolescentes. Objetivos: a) Avaliar em pais de adolescentes: seus padroes de uso de alcool e outras drogas; seus conceitos e atitudes em relacao a prevencao e ao uso de drogas e em relacao a educacao dos filhos; b) Avaliar a viabilidade da implantacao de um programa de orientacao sobre drogas (POP-Drogas), direcionado a pais de adolescentes. Metodologia: Participaram do estudo, 185 pais de adolescentes, sendo 90 alocados para um grupo experimental e 85 para um grupo de comparacao. Todos os participantes responderam questionarios padronizados sobre conceitos e atitudes, perfil sociodemografico e sobre seu proprio uso de alcool e outras substancias. Imediatamente apos o preenchimento dos questionarios, o grupo experimental recebeu uma orientacao padronizada com duracao de 2 horas e o grupo de comparacao nao recebeu orientacao naquele momento. Depois de tres meses, os mesmos questionarios foram reaplicados, apos o que, foi oferecida orientacao aos pais do grupo de comparacao. Resultados:Quando comparados aos pais do grupo de comparacao, maior proporcao de pais de adolescentes que procuraram o programa de orientacao sobre uso de drogas na adolescencia (grupo experimental) acreditavam ser dificil fazer prevencao em casa; sabiam ou desconfiavam da utilizacao de drogas pelos filhos e apresentaram-se com uma postura mais liberal. Nao foram detectadas diferencas entre os padroes de uso de substancias dos pais dos dois grupos. Foram encontradas algumas mudancas significativas nas respostas dos pais do grupo experimental entre a avaliacao inicial e a avaliacao de seguimento, em relacao ao reconhecimento dos diferentes tipos de drogas; a maneira como encaram a prevencao do uso de drogas pelos filhos e a alguns conceitos sobre a etiologia do uso abusivo de alcool e outras drogas. A maioria dos pais relatou ter ficado satisfeita com o conteudo do programa de orientacao. Varias dificuldades foram encontradas durante o processo de implantacao do POP¬Drogas, sendo que as principais foram a baixa adesao dos pais e a dificuldade para estabelecimento de parcerias entre escolas ou empresas e o programa. Apesar dos obstaculos que podem ser encontrados na sua implantacao, programas deste tipo podem ser uteis para o fornecimento de informacoes adequadas, que desmistifiquem as crencas e fortalecam atitudes que contribuam como fatores de protecao para o uso de drogas pelos adolescentes. Conclusao: Pais que procuram orientacao sobre drogas possuem algumas caracteristicas peculiares e, o programa de orientacao oferecido a pais sobre drogas na adolescencia alcancou resultados positivos, embora tenha havido dificuldades em sua implementacao junto a escolas ou empresas
- ItemAcesso aberto (Open Access)O brincar das crianças pelo olhar de seus pais(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2011-11-23) Rodrigues, Nathalia Maria Ferreira [UNIFESP]; Uchôa-Figueiredo, Lúcia da Rocha [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3179063226554474; http://lattes.cnpq.br/6196489510813641; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Muitos profissionais já tentaram explicar o fenômeno do brincar e cada um o vê a sua maneira, porém sabe-se que o brincar é a principal atividade infantil, capaz de auxiliar no desenvolvimento de capacidades e habilidades essenciais para a vida adulta. O ambiente onde a criança vive é extremamente importante para que o seu crescimento seja dado de forma saudável. O presente projeto teve por objetivo conhecer o comportamento lúdico das crianças sob o olhar dos pais. Pretendeu-se ainda entender como tal comportamento foi construído considerando que as crianças residem em área de vulnerabilidade social e, também avaliar as interferências que aconteceram neste processo de construção. Participaram do estudo dez (10) pais de crianças de ambos os sexos que frequentassem o C.A.F (Centro de Apoio à Família) “Só pra te vê” na Zona Noroeste de Santos. O instrumento utilizado foi uma versão adaptada transculturalmente por Sant’anna, Blascovi-Assis e Magalhães da Entrevista com os Pais Sobre o Comportamento Lúdico da Criança (EIP) – versão 2. Os dados foram coletados em dois momentos, antes e depois das 10 sessões de contação de história do projeto de extensão “Baú de Histórias”, com duração média de 30 minutos. Os dados indicaram que média de idade dos participantes foi de 29,1 anos. Observaram-se algumas mudanças quanto ao comportamento lúdico das crianças, a comunicação através de palavras ganhou destaque em algumas condutas como: demonstração de segurança, prazer, desprazer e outros. Algumas atitudes essenciais do brincar da criança se mostraram constantes durante todo o processo como: prazer e espontaneidade, ainda verificaram-se o aumento dos elementos, curiosidade, senso de humor e gosto por desafio. Notou-se que os pais passam pouco tempo com seus filhos e tal fato pode ter influenciado nos resultados apresentados e pelo mesmo motivo o C.A.F e a escola possuem um papel importante no processo de construção do comportamento lúdico das crianças. Assim, faz-se necessária a conscientização dos pais quanto a importância de brincar com seus filhos.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Confiabilidade do questionário Pediatric Quality of Life Inventory – Healthcare Satisfaction Generic Module versão 3.0 para a avaliação da qualidade do atendimento de crianças com doenças crônicas(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2011-10-27) Souza, Fernanda Medeiros de [UNIFESP]; Len, Claudio Arnaldo [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Introdução: A satisfação dos pais com o atendimento de saúde, prestados aos seus filhos, vem assumindo um importante papel na sociedade. Dessa forma faz-se necessário o desenvolvimento de instrumentos capazes de avaliar essa satisfação, promovendo conforto e segurança para as crianças e suas famílias. Objetivo: 1) Traduzir e avaliar a confiabilidade do questionário de Satisfação com os Serviços de Saúde do Module SSS-PedsQL versão 3.0 para o idioma português e para a cultura brasileira. Método: Utilizamos a metodologia proposta pelos autores da versão original do questionário: 1) Tradução por especialistas bilíngües; 2) Tradução reversa para o inglês com avaliação pelos autores da versão original; 3) Estudo piloto envolvendo 10 pais (entrevista cognitiva) e 4) Avaliação das propriedades de medida do questionário, sendo administrado a um grupo de 60 pais de crianças e adolescentes com doenças crônicas em acompanhamento nos departamentos de Pediatria de um hospital escola. Resultados: Obtivemos alpha de Cronbach entre 0,57 a 0,78 para os domínios do questionário (informação, inclusão familiar, comunicação, habilidades técnicas, necessidades emocionais e satisfação geral), demonstrando uma boa consistência interna. Foi avaliada a reprodutibilidade interobservador em 20% da amostra, com coeficiente de correlação de Spearman de 0,909. Ótimo escore de satisfação com as equipes multiprofissionais para todos os domínios (> 4,3 pontos) exceto para os domínios necessidades emocionais com 3,5 pontos e comunicação com 3,9. Conclusão: a versão brasileira do SSS-PedsQL é válida e confiável, sendo capaz de mensurar a satisfação global dos pais e/ou cuidadores com o tratamento multiprofissional dos seus filhos.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Elaboração e validação de um manual sobre o cuidado com o Diabetes Mellitus tipo 1 para pais de crianças e adolescentes(Universidade Federal de São Paulo, 2022-09-30) Siqueira, Giovanna Rodrigues [UNIFESP]; Monteiro, Odete de Oliveira [UNIFESP]; Barber, Rebecca Ortiz La Banca; http://lattes.cnpq.br/9077298956442295; http://lattes.cnpq.br/7636107109678821; http://lattes.cnpq.br/6407883713816707Introdução: A educação em saúde é a chave no tratamento do diabetes tipo 1 (DM1), doença crônica prevalente na infância. Por isso, pais e cuidadores devem ser incluídos no processo educativo, que abrange o uso de diversas estratégias, dentre elas, o uso de cartilhas e manuais impressos. Entretanto, existe um pequeno número de publicações científicas disponíveis cujo foco é apresentar um material impresso para educar pais e cuidadores de crianças e jovens com DM1. Objetivo: Elaborar e validar um manual de educação em diabetes para pais de crianças e adolescentes com DM1. Materiais e métodos: Estudo metodológico, realizado em duas etapas: criação da primeira versão do manual; e validação do manual por comitê de especialistas. A primeira versão do manual foi criada a partir de uma revisão de escopo sobre os materiais e programas educativos existentes sobre o ensino dos cuidados com o DM1. Médicos, enfermeiros e especialistas em educação das cinco regiões brasileiras, que discriminarem em seu currículo a atuação na área da educação em diabetes ou estudos de materiais educativos foram convidados a compor um comitê de especialistas que avaliou o conteúdo, linguagem e organização do manual. A validade de conteúdo foi calculada por meio do Content Validity Ratio (CVR). Resultados: A revisão de escopo ocorreu nas bases de dados PubMed, CINAHL, Web of Science e LILACS em junho de 2020. Dos 2109 estudos triados pela plataforma Rayyan, 7 manuais foram incluídos. A maioria eram internacionais, elaborados por profissionais da saúde de diversas especialidades e abordavam a educação dos 7 comportamentos para o autocuidado em diabetes O conteúdo da primeira versão do manual foi estruturada de acordo com os achados da revisão, e continha 13 capítulos em 22 páginas. A validação foi realizada por 9 juízes especialistas selecionados de acordo com os critérios do estudo. Foi considerado o índice crítico do CVR de 0,778 para validação do manual, o qual foi atingido em 12 capítulos do manual. O CVR geral da cartilha foi de 0,885, o que confirmou a validação pelos especialistas. Conclusão: A revisão de escopo evidenciou que existe um pequeno número de publicações científicas disponíveis cujo foco é apresentar um material impresso para educar pais e cuidadores de crianças e jovens com DM1. O manual educativo elaborado neste estudo foi considerado válido e adequado para a educacao de pais de crianças e adolescentes com DM1.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Escala de comportamento dos pais durante a refeição: validação preliminar e associação com o consumo alimentar de escolares de São Paulo(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2013) Silva, Maria Luiza Blanques Petty da [UNIFESP]; Schimith, Maria Arlete Meil [UNIFESP]; Souza, Altay Alves Lino de [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/8948217221748469; http://lattes.cnpq.br/2103953406579796; http://lattes.cnpq.br/6144416069593202; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Os pais tem papel central na formacao dos habitos alimentares das criancas, portanto, conhecer seus comportamentos durante as refeicoes e identificar quais deles se associam positiva e negativamente com o consumo alimentar de seus filhos e extremamente importante. Objetivo: avaliar a estrutura fatorial e as caracteristicas psicometricas da versao em portugues da Parent Mealtime Action Scale (PMAS) e investigar associacoes entre o comportamento dos pais durante a refeicao e o consumo alimentar de escolares, controlando para potenciais variaveis de confusao. Metodos: estudo transversal realizado em 2011, a partir de amostra de conveniencia, composta por 582 pares de pais e filhos de 6 a 10 anos de idade, matriculados em escolas particulares de São Paulo (SP), Brasil. Os voluntarios esponderam um questionario estruturado contendo questoes sobre idade e sexo da crianca, nivel socioeconomico e caracteristicas das refeicoes em familia. O comportamento dos pais foi medido a partir da versao em portugues da PMAS, uma escala de 31 questoes, dividida em 9 dominios que abordam diferentes comportamentos. O consumo alimentar foi avaliado por meio de um questionario de frequencia alimentar. Para a validacao da escala foram realizados: testes de reprodutibilidade e convergencia, determinados por correlacao de Pearson, analise exploratoria por analise fatorial de componentes principais e confianca interna, calculada pelo alfa de Cronbach. Modelos de regressao linear multipla tipo stepwise foram realizados para avaliar a associacao entre o consumo de alimentos e os comportamentos dos pais. Resultados: a analise fatorial agrupou a maioria das questoes nos mesmos fatores da escala original. Os resultados de consistencia interna e reprodutibilidade foram satisfatorios. O consumo de frutas e hortalicas pelas criancas foi associado ao comportamento dos pais de consumir e disponibilizar esses alimentos com maior frequencia e de raramente oferecer aos filhos alimentos diferentes daqueles servidos para o restante da familia. O consumo de alimentos com alta densidade energetica associou-se com o comportamento dos pais de ser modelo de consumo desses alimentos e de raramente estabelecer limites para sua ingestao. Conclusoes: a versao da PMAS validada para o portugues parece ser um bom instrumento para avaliar a influencia do comportamento dos pais durante as refeicoes sobre o consumo alimentar dos seus filhos. Certos comportamentos dos pais se associaram positiva e negativamente com o consumo alimentar dos filhos
- ItemRestritoEstilo parental alimentar e percepção de mães sobre o estado nutricional de seus filhos(Universidade Federal de São Paulo, 2022-08-04) Shikasho, Mayara Natsuki [UNIFESP]; Speridião, Patrícia da Graça Leite [UNIFESP]; Zihlmann, Karina Franco [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/8737042226108033; http://lattes.cnpq.br/7520873457028761; http://lattes.cnpq.br/2840107749063489; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Objetivo: identificar o estilo parental alimentar e a percepção de mães sobre o estado nutricional de seus filhos, estudantes de uma escola privada do município de Guarulhos. Material e Método: trata-se de um estudo observacional, exploratório e transversal que contou com 10 mães que responderam a um formulário online - Caregiver’s Feeding Styles Questionnaire, traduzido e validado para brasileiros, intitulado “Formulário de avaliação dos Estilos Parentais Alimentares”, além de informações sociodemográficas e a percepção sobre o estado nutricional de seus filhos. Resultados: as mães têm idade entre 30 e 45 anos; a maioria é casada e têm 2 filhos. Todas têm ensino superior completo e a metade delas, têm pós-graduação. A idade dos filhos variou entre 4 anos incompletos a 10 anos, sendo a maioria do sexo masculino. Sete mães apresentaram estilo parental alimentar indulgente, sendo que as suas percepções foram de peso adequado para seus filhos, entretanto, 2 desses filhos apresentavam-se com sobrepeso. O estilo parental alimentar autoritativo foi caracterizado em 2 mães que tinham percepção correspondente ao estado nutricional real dos seus filhos com peso adequado. Apenas 1 mãe foi identificada com estilo parental alimentar autoritário e sua percepção foi de que seu filho se encontrava em baixo peso, quando na verdade ele se encontra com peso adequado. Nenhuma mãe apresentou estilo parental negligente. Conclusão: de acordo com a população estudada, a maioria das mães com estilo parental alimentar indulgente e autoritativo têm percepção correspondente ao estado nutricional real dos seus filhos. As mães que não apresentaram percepção correspondente ao estado nutricional dos seus filhos foram identificadas com o estilo parental alimentar autoritário; e também indulgente.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Os impactos de programas educativos à distância para pais/responsáveis de crianças com diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista – TEA: uma revisão integrativa(Universidade Federal de São Paulo, 2022-07-15) Lima, Jullie Gottschall [UNIFESP]; Perissinoto, Jacy [UNIFESP]; Tamanaha, Ana Carina [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6059175548095769; http://lattes.cnpq.br/6591561982003926; http://lattes.cnpq.br/7266175571584570Objetivo: analisar a produção científica sobre o Impacto de Programas Educativos à distância para pais/responsáveis no desenvolvimento de crianças com diagnósticos de TEA. Métodos: estudo de revisão integrativa com os cinco passos de identificação do problema, busca na literatura, avaliação dos dados, análise dos dados, apresentação dos achados. O problema de pesquisa foi identificado com base na estratégia PICO que representa um acrônimo para Paciente, Intervenção, Comparação e "Outcomes" (desfecho). A busca na literatura ocorreu em seis bases de dados (Medline, ERIC, Lilacs, EMBASE, CINHAL, Web of Science e Scopus) com principais critérios a inclusão de estudos sobre programas educacionais online com foco no ensino de pais e/ou responsáveis de crianças com diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista, que avaliassem o impacto do programa no desenvolvimento da criança, com idades entre zero e seis anos. Resultados: foram encontrados 1019 artigos nas bases de dados, sendo 192 duplicados. Após leitura dos títulos e resumos foram selecionados 37 artigos para leitura na íntegra, desses 37, seis foram elegíveis para responder à pergunta norteadora. Dos estudos elegíveis, um era de revisão sistemática e cinco estudos experimentais. Os seis artigos elegíveis para o estudo foram escritos em inglês, três são dos Estados Unidos, um do Japão, um da Islândia e um da Austrália. Os estudos experimentais variam de 3 a 104 participantes, crianças com idade de 1,5 a 6 anos, os programas educativos usados eram síncronos e assíncronos, sendo apenas um estudo síncrono, um síncrono e assíncrono e os outros três assíncronos. Na revisão sistemática, sete estudos foram elegíveis e esses estudos demonstram que os métodos mais interativos de entrega apresentam melhores resultados. Conclusão: foi analisada a produção científica sobre o Impacto de Programas Educativos à distância para pais/responsáveis no desenvolvimento de crianças com diagnósticos de TEA e obteve-se seis artigos elegíveis nessa revisão integrativa. Cinco estudos experimentais apresentaram impacto positivo nas habilidades das crianças, sendo que um abordou habilidade de rotina diária, outro abordou habilidades de flexibilidade de comportamento e três abordaram aspectos referentes à comunicação. O estudo de revisão sistemática obtido nessa revisão integrativa demonstrou evidências preliminares que o treinamento remoto de pais melhora o conhecimento destes sobre TEA, melhorando a fidelidade dos pais nas intervenções e o comportamento sociais e as habilidades de comunicação das crianças com TEA.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Novas conexões entre a casa e a escola: a experiência dos pais na realização do ensino remoto no contexto da pandemia de COVID-19(Universidade Federal de São Paulo, 2023-01-16) Marques, Beatriz Barros de Castro [UNIFESP]; Kalmus, Jaqueline [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0502853525156607; http://lattes.cnpq.br/1304842937304840; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Esta pesquisa tem como objetivo analisar a experiência dos responsáveis das crianças que cursaram o Ensino Fundamental I em uma Escola Estadual em São Paulo/SP no contexto do ensino remoto durante a pandemia de COVID-19. Através de método qualitativo, composto por formulários e entrevistas semi-estruturadas, são acessadas as perspectivas de três mães, da professora e da coordenadora pedagógica, totalizando cinco participantes. Visando a compreensão específica da experiência das responsáveis pela realização das atividades escolares com as crianças, além de analisar os benefícios e desafios da relação estabelecida entre escola e família no contexto do ensino remoto. A análise foi realizada de acordo com a Análise de Conteúdo, descrita por Bardin (2016). Através dos resultados nota-se dificuldades vividas nas adaptações das atividades remotas, bem como na rotina dos familiares, que foi perpassada por vulnerabilidades acentuadas pela pandemia, como desemprego e questões de saúde mental. Em relação às tarefas escolares, as atividades lúdicas ressaltam seu papel importante no desenvolvimento infantil durante o ensino remoto. Para concretização da escolarização remota, a relação entre os pais e a professora se estreitou, gerando acolhimento e parceria de trabalho, assim como entre a professora e a coordenadora pedagógica; as mídias tecnológicas ampliaram essa comunicação. Todavia, a instituição escolar se mantém verticalizada, desafiando a participação ativa das famílias durante a escolarização. Por fim, considera-se uma experiência desafiadora, com novas conexões entre as instituições casa e escola durante a pandemia de COVID-19.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Opinião dos pais sobre a voz, características de comportamento e de personalidade de seus filhos(CEFAC Saúde e Educação, 2011-02-01) Von Fritsch, Angela; Oliveira, Gisele [UNIFESP]; Behlau, Mara [UNIFESP]; Centro de Estudos da Voz; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)PURPOSE: to check how parents perceive and describe their children with 'regard to their voice and behavior and personality traits. METHODS: the study involved the participation of 66 parents of children between 6 and 9 year old, from both genders, who answered a questionnaire with 28 questions addressing voice, behavior and personality traits of their children. RESULTS: results indicated that the majority of the parents (90.9%) perceived themselves satisfied with the sound of their child's voice. Only 9.1% of the parents characterized the voice of their child as being worse than other children and 31.8% felt that their child speaks more compared to his/her friends. Approximately a quarter (22.7%) of the parents observed that the voice volume used by their children is higher. The parents that characterized their children as being more talkative also perceived their voices as having a higher pitch (p=0.013). The increased voice volume showed a positive correlation with agitation (0.044), restlessness (0.005), sociability (0.021), less hours of sleep (0.013) and extroversion (0.014). Children characterized as being calmer (p=0.011) and less argumentative (p=0.044) were also seen as less talkative compared to other children. CONCLUSION: in general, the parents seem to notice vocal traits in their children, they have a strong trend to consider their children as sensitive, observant and demanding in relation to themselves, in addition to noting a relationship among voice volume and behavior and personality traits.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Participação da família na promoção da adesão à higienização das mãos: percepção de familiares e profissionais de saúde(Universidade Federal de São Paulo, 2021) Almeida, Fernanda Fachetti Xavier [UNIFESP]; Belela-Anacleto, Aline Santa Cruz [UNIFESP]; Kusahara, Denise Miyuki [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/2666393667209812; http://lattes.cnpq.br/8189405676536389; http://lattes.cnpq.br/8348729965047891Introdução. Embora a higienização das mãos (HM) represente o modo mais simples e eficaz para prevenção de infecções relacionadas a assistência à saúde (IRAS), a adesão ao procedimento é extremamente baixa, não ultrapassando 50% de todas as oportunidades de execução. Estudos apontam que a participação dos pacientes e familiares representa estratégia efetiva na promoção da adesão à HM. Entretanto, são escassas as pesquisas sobre a participação parental no âmbito da adesão à HM. Objetivo. Avaliar a percepção de familiares e profissionais de saúde em relação à participação da família na promoção da HM em unidades de internação pediátricas. Método. Estudo tipo survey descritivo realizado em um hospital universitário de São Paulo. A amostra foi composta por 40 familiares de crianças hospitalizadas e 66 profissionais de saúde. A coleta dos dados ocorreu de março a julho de 2021 a partir da aplicação de dois instrumentos elaborados com base em pesquisas sobre a temática e nas recomendações da Organização Mundial da Saúde para HM. Os instrumentos foram previamente validados por juízes especialistas quanto à clareza, abrangência e pertinência. Os resultados foram analisados segundo estatística descritiva. Aspectos éticos. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa. Resultados. Todos (n=40; 100%) os familiares disseram considerar a HM importante e mais da metade (n=28; 70%) respondeu que lembraria o profissional de higienizar as mãos caso ele não o fizesse. Questionando “você higienizou as mãos? ” (n=15; 39.4%) ou pedindo diretamente “você poderia higienizar as mãos?” (n=15; 39.4%) foram consideradas as melhores formas de lembrá-los. Mais da metade dos familiares (n=30; 75%) relatou que gostaria de receber mais informações sobre HM. Em relação aos profissionais, a maioria (n=58; 87.8%) considera a participação dos pacientes/familiares um método efetivo para aumentar a adesão ao procedimento, sendo a pergunta “você higienizou as mãos? ” a opção mais frequentemente indicada (n=34; 51.5%). Mais da metade dos profissionais (n=38; 63,3%) responderam que não sentiriam confortáveis caso acontecesse. Conclusão. Tanto familiares como profissionais de saúde consideram importante e concordam com a participação da família na promoção da adesão à HM, embora não se sintam confortáveis com a situação.
- ItemEmbargoPercepção dos pais quanto às crenças e práticas de cuidado de crianças nascidas prematuras(Universidade Federal de São Paulo, 2024-10-11) Mós, Isabella Shirakawa Folha [UNIFESP]; Balieiro, Maria Magda Ferreira [UNIFESP]; Orsi, Kelly Cristina Sbampato Calado [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/8008769426223599; http://lattes.cnpq.br/9173690204516872; http://lattes.cnpq.br/0734435096097601Introdução: A prematuridade é uma condição que envolve diversas circunstâncias imprevisíveis, é um problema de saúde pública mundial, afetando milhões de recém-nascidos a cada ano. Esta condição pode afetar a capacidade dos pais no cuidado dos seus filhos e influenciar suas práticas de cuidado na primeira infância. Objetivos: Analisar a percepção dos pais sobre as crenças e práticas do cuidado da criança nascida prematura. Método: Survey descritivo, com pais de crianças, nascidas prematuras, e com idade até três anos,. A coleta de dados foi online, realizada por meio de instrumentos na plataforma RedCap contendo um questionário contendo dados sociodemográficos, variáveis perinatais, neonatais e de percepção sobre o cuidado, medido por uma escala Escala de Crenças Parentais e Práticas de Cuidado (E-CPPC) na primeira infância. O estudo segue as normas de pesquisa com seres humanos.. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva, conforme sua natureza e para avaliar a associação entre as variáveis foi utilizado o teste Qui-Quadrado de Pearson ou teste exato de Fisher com nível de significância de 5%. Resultados: A maioria das participantes apresentou baixa escolaridade (36,7%, 11, para ensino médio completo), baixa renda (53,3%, 11, entre 1 e 2 salário mínimos) e estava desempregada. Os partos ocorreram em hospitais públicos, e 46,6% (14) das crianças eram de prematuros extremos ou moderados. As percepções das mães sobre as práticas de cuidado infantil indicaram uma valorização maior das ações relacionadas ao bem-estar físico imediato, como “manter a criança limpa” e “evitar que a criança se acidente”, enquanto práticas de estímulo cognitivo, como "ver livrinhos juntos" e "jogar jogos", foram menos frequentes. No entanto, práticas de interação direta, como “ouvir o que a criança tem a dizer” e “ficar de frente, olho no olho com a criança”, apresentaram correlações significantes importância atribuída a elas (p<0,045 e p<0,027, respectivamente. Quanto ao desenvolvimento das crianças indicou que muitos dos marcos de desenvolvimento, especialmente relacionados à fala e locomoção, não foram atingidos. As correlações observadas entre as crenças parentais e os marcos de desenvolvimento sugerem que, mesmo em condições de vulnerabilidade, evidenciado pelo perfil socioeconômico das participantes, as mães reconhecem a importância de práticas que favorecem tanto o desenvolvimento físico quanto o afetivo e cognitivo de suas crianças, ressaltado pela correlação positiva com significância estatística entre a valorização de práticas de interação direta, como “ouvir o que a criança tem a dizer” (r = 0,369; p = 0,045) e “ficar de frente, olho no olho com a criança” (r = 0,403; p = 0,027). Conclusão: Os resultados do presente estudo apontam que as participantes valorizam o cuidado afetivo e interativo, reconhecendo sua importância para o desenvolvimento infantil. Os serviços de saúde que realizam o seguimento de prematuros devem reforçar a estimulação precoce, o envolvimento da família na sua realização com intervenções que abordem as necessidades motoras, cognitivas e de comunicação das crianças e assim minimizar os impactos da prematuridade e promover um desenvolvimento infantil em toda a sua potencialidade.
- ItemSomente MetadadadosPerfil nutricional e presença de doenças em genitores de crianças desnutridas atendidas pelo centro de recuperação e educação nutricional - CREN(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2002) Carvalho, Maria Lucia Perrella de [UNIFESP]; Sawaya, Ana Lydia [UNIFESP]Realizou-se um estudo transversal para caracterizar a situacao socioeconomica, ambiental, nutricional e de Saúde dos genitores de criancas em tratamento para recuperacao nutricional no CREN (Centro de Recuperacao e Educacao Nutricional). Foram levantados dados referentes a presente caracterizacao em 68 adultos, sendo 45 mulheres e 23 homens com idades variando entre 17 a 44 anos para mulheres e 24 a 43 anos para os homens. A caracterizacao socio-economica ambiental situou esta amostra entre os 10 por cento mais pobres da regiao metropolitana, de acordo com IBGE, 2000. Os resultados antropometricos revelaram alteracao do estado nutricional, pois 35,5 por cento das mulheres apresentaram na classificacao magro (Frisancho, 1990) para prega cutanea do triceps e 21,7 por cento dos pais e 13,3 por cento das maes apresentaram indice de massa corporal abaixo do percentil 5 (Frisancho, 1990). A inGestão calorica dos genitores era deficiente, entretanto a composicao nutricional da dieta mostrou-se satisfatoria. A doenca relatada de maior prevalencia nas mulheres foi a hipertensao arterial. As doencas circulatorias foram as de maior prevalencia entre os familiares, seguidas da diabetes. Mostrando a coexistencia e forte relacao entre desnutricao e doencas cardiovasculares e endocrinas, nessa populacao de baixa renda
- ItemAcesso aberto (Open Access)Período gestacional, parto e pós-parto: as percepções paternas e os grupos de apoio(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2017) Reis, Lucas Bovolin [UNIFESP]; Cockell, Fernanda Flávia [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/9338283259338237; http://lattes.cnpq.br/9029919004292893; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)A gravidez é um evento de grande importância que transforma a vida da mulher em todos os aspectos, devido às mudanças corporais, hormonais e sentimentais que as mulheres passam desde o descobrimento de que está gerando um feto até após o parto e o cuidado com o bebê. Não é apenas a mãe que vivencia grandes transformações, pois as pessoas mais próximas ao seu entorno, bem como o pai do bebê, passam por experiências e expectativas novas que mudam o comportamento dos mesmos. Quando o pai é escolhido como acompanhante no parto e, está presente nos momentos pré-parto e pós-parto, partilhando a vivência, e principalmente dando apoio e suporte, é preciso que ele se informe e buscque orientações e conhecimentos necessários, assim como ter espaços de troca com outros pais para dividir suas dúvidas e medos, bem como compreender o processo e as mudanças que podem acontecer. Esse estudo teve como objetivo investigar as principais sensações e experiências do pai acompanhante durante a gestação, pré-parto, parto e pós-parto, a partir do apoio de grupos que visam auxiliá-los e ouvindo seus relatos, através de narrativas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória, na qual foram feitas 10entrevistas com os pais, com questões semi-estruturadas, e foram construídas suas falas em narrativas. Esses pais foram selecionados a partir da frequência em grupos de apoios e roda de conversas, que ocorreram no grupo Partejar Santista, na cidade de Santos no ano de 2017.O presente estudo procurou discutir as falas das narrativas, baseando-se nos pontos semelhantes e não semelhantes dos processos vivenciados e da percepção dos grupos de apoio.O estudo demonstrou que a participação paterna é fundamental, que participar dos grupos melhora sua relação com a esposa, que os grupos contribuíram para a troca de informações e conversas e que é preciso dar continuidade na pesquisa para avaliar outros espaços voltados aos pais
- ItemAcesso aberto (Open Access)Prevalência de abuso físico na infância e exposição à violência parental em uma amostra brasileira(Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz, 2009-11-01) Zanoti-Jeronymo, Daniela Viganó; Zaleski, Marcos [UNIFESP]; Pinsky, Ilana [UNIFESP]; Caetano, Raul; Figlie, Neliana Buzi [UNIFESP]; Laranjeira, Ronaldo [UNIFESP]; Universidade Estadual do Centro Oeste; Universidade Federal de Santa Catarina Núcleo de Psiquiatria; Instituto de Psiquiatria de Santa Catarina; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP); Unidade de Pesquisa em Álcool e Drogas; University of Texas School of Public HealthThe aim of this study was to investigate the prevalence of physical abuse and exposure to parental violence during childhood, in relation to socio-demographic characteristics. Multi-stage sampling was used to select 3,007 individuals 14 years or older in 2005-2006, from all regions of the country. The study detected cases of physical abuse (beating, striking with objects, burning or scalding, threatening and/or using knives or firearms) and exposure to parental violence (witnessing parental threats and/or actual physical aggression) during childhood. Analyses were performed with the Pearson chi-square test. Prevalence of history of physical abuse in childhood was 44.1% (33.8% moderate, 10.3% severe). Prevalence of exposure to parental violence was 26.1% (7.5% witnessed moderate parental violence and 18.6% severe). Combined analyses of these two types of violence showed significant associations between them. The findings may help implement intervention strategies to call the attention of health professionals to the high prevalence of this type of violence.
- ItemRestritoPrograma de orientação fonoaudiológica aos pais de crianças surdas para estimulação de leitura e escrita(Universidade Federal de São Paulo, 2021) Bravo, Laís Oliveira [UNIFESP]; Sacaloski, Marisa [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3501056496991426; http://lattes.cnpq.br/6823087936162120A leitura e escrita são ferramentas comunicativas fundamentais na nossa sociedade. Quando se trata de pessoas com deficiência auditiva, o processo de construção da escrita apresenta algumas peculiaridades que precisam ser consideradas pelas pessoas que auxiliarão em sua construção. Para tanto, é fundamental o apoio de profissionais e familiares. Contudo, a maioria dos surdos nascem em famílias ouvintes que vão precisar de orientação sobre como oferecer esse suporte. Objetivo: Os objetivos desta pesquisa foram caracterizar o conhecimento dos pais de crianças surdas sobre a alfabetização de seus filhos e as práticas de letramento dessas famílias, bem como elaborar um programa de orientação a pais ou responsáveis por crianças com surdez sobre estimulação de leitura e escrita. Método: Participaram da pesquisa 18 pais e responsáveis (77,7% do sexo feminino) de crianças surdas, alunas da Educação Infantil ao Ensino Fundamental II de escola regular (77,77%), com idades que variaram de 4 a 14 anos. A maioria das crianças apresentava perda auditiva de grau severo a profundo (88,88%) e se comunicava por fala e libras (44.44%). Foi aplicado um questionário eletrônico Google Forms divulgado nas redes sociais. Foram apresentadas aos pais questões abertas, fechadas e mistas a fim de mapear as práticas de letramento que ocorriam em casa, o tipo de orientação que necessitavam e quais as melhores possibilidades para o formato do programa de orientação fonoaudiológica, bem como sua utilidade para os entrevistados. Resultados: Verificou-se que as crianças eram parcialmente alfabetizadas (44,4%) ou analfabetas (27,8%) e que os pais ajudam seus filhos a realizar as tarefas escolares e leem para seus filhos em casa (94,4%). A maioria dos pais estimula a leitura e escrita dos seus filhos em casa com imagens ou com textos (82,4%), mas não sabem como uma criança surda aprende a ler e escrever (55,6%). A maioria dos participantes (94,4%) mencionaram que gostariam de saber como estimular seus filhos quanto à leitura e escrita. Solicitaram que o material fosse baseado em animações e que fosse encaminhado por WhatsApp. A partir dessas informações, foi elaborado um material informativo que constou de duas animações que abordaram a evolução da escrita, as características da escrita da pessoa com surdez e o processo de estimulação de leitura e escrita. O programa utilizado para a elaboração do material foi a plataforma Powtoon. O material foi encaminhado aos pais por WhatsApp. Os pais relataram que o programa os auxiliou a pensar em novas formas de estimular a leitura e a escrita de seus filhos, sendo avaliado positivamente pelos pais. Conclusão: A maioria dos pais tinha interesse em estimular a leitura e escrita de seus filhos, pois não sabia como fazê-lo. A estimulação oferecida em casa se baseava em mostrar figuras, textos e ler livros de história para as crianças, que eram em sua maioria analfabetas ou parcialmente alfabetizadas. O material elaborado abordou questões de aquisição da leitura e escrita e foi considerado como útil pelos pais.