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- ItemAcesso aberto (Open Access)Busca por informações em saúde dirigidas à UNIFESP por meio do serviço “fale conosco”: um estudo exploratório(Universidade Federal de São Paulo, 2015) Sotero, Rosa Malena Bergamo [UNIFESP]; Gerab, Iraní Ferreira da Silva [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/9856708542355032; http://lattes.cnpq.br/2808787853025159A cada dia, a Internet vem se reafirmando como um meio tecnológico de informação tanto social quanto educacional. Nessa esteira, a Universidade Federal de São Paulo oferece um canal de comunicação denominado “Fale Conosco”, pelo qual o usuário pode solicitar informações, inclusive quanto a saúde. Assim, o objetivo desta pesquisa consiste em identificar e caracterizar as solicitações dos usuários do “Fale Conosco” saúde, do Portal da Unifesp, no intuito de aperfeiçoar esse canal de comunicação. Para tanto, foram analisados portais das universidades federais brasileiras, no que se refere a oferta de cursos e/ou atendimento na área da saúde, disponibilidade de dados sobre saúde e serviços do tipo “Fale Conosco”, a fim de levantar a existência de ferramenta semelhante para obtenção de informações sobre saúde. Todas as universidades oferecem um portal, 50 oferecem atendimento na área da saúde, e somente a Unifesp oferece um canal para solicitações de informações. Da mesma forma, foram submetidos a análise documental 684 e-mails enviados à seção “Dúvidas de Saúde/Tratamento Específico” e “Procura por Profissionais da Unifesp”, do “Fale Conosco”, entre 1º. de fevereiro de 2013 e 31 de janeiro de 2014, dos quais verificou-se que 60% apresentaram conteúdos incompatíveis com a solicitação enviada. Assim, após a leitura, foram selecionadas 384 mensagens relativas ao assunto “Dúvidas de Saúde/Tratamento Específico”. A maior parte dos usuários (83%) que procuram a área da saúde pelo “Fale Conosco” da Unifesp está em busca de tratamento de saúde. Esse fato, ao mesmo tempo em que evidencia a confiança que o público tem na instituição, também ressalta o desconhecimento quanto ao fluxo de atendimento disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Para que isso não ocorra, é necessário organizar essa informação no portal de modo mais claro e acessível. Quanto às dúvidas sobre saúde, observa-se o predomínio de questões sobre as especialidades Ginecologia e Oftalmologia; e, com menor expressão, as áreas de Neurologia, Cirurgia Plástica e Psiquiatria. Este estudo possibilitou mapear áreas em que há necessidade de disponibilizar informações de modo mais abrangente e efetivo. Além disso, gerou um relatório técnico, a ser encaminhado à Comissão do Portal da Unifesp, para subsidiar o processo de reformulação do portal da universidade, que está em andamento.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Fatores estressores do paciente e necessidades do familiar convivente em unidade de terapia intensiva coronariana(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2018-11-28) Coelho, Alue Constantino [UNIFESP]; Barros, Alba Lucia Bottura Leite de [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3089430786971948; http://lattes.cnpq.br/2602947152920298; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)INTRODUCTION: The hospitalization at the Coronary Intensive Care Unit (ICU) generates stressful events and needs in patients and their families. The environment associated with the process of humanization is fundamental for the clinical stability, recovery, rehabilitation, wellbeing and satisfaction of family members and of the severe patients who need intensive care. Patient and Family Centered Care needs to be applied and valued, addressing the issues and needs of family members regarding patient care. OBJECTIVE: To evaluate the stressors of patients hospitalized in the Coronary Intensive Care Unit; to evaluate the need and satisfaction of family members living with patients hospitalized in a Coronary ICU. METHODS: It is an observational crosssectional study. The sample consisted of 200 participants, 100 patients with Acute Coronary Syndrome, after 24 hours of hospitalization in the Coronary ICU of Hospital São Paulo, and 100 relatives living with them. Data were collected from March 2016 to January 2018, after completing the inclusion criteria, presentation of the study and agreement of participation in the research. Firstly, the sociodemographic and clinical characterization form of the patient was applied followed by the scale of evaluation of stressors in an intensive care unit. At the time of the visit, the family sociodemographic characterization form and the inventory of needs and stressors of family members in intensive care INEFTI were applied. Stressors were analyzed and represented by the mean and standard deviation for each item and then compared. RESULTS: The majority of the patients are male, married, Catholic, retired, aged between 5160 years old, 1 st grade incomplete, autonomous, experiencing the first ICU stay, with two days in the unit, with a diagnosis of infarction Acute myocardial infarction with supra low level of the lower wall segment ST, with associated comorbidities, with arterial hypertension and dyslipidemia being the most prevalent, presenting complications such as Reverted Sudden Death and arrhythmia, classified at the time of admission with High Risk Grace Score and having their exit from the ICU with improved clinical condition and in outpatient followup. The most stressful factors of the patients were: "Having financial worries" (30%), "Not being able to communicate" (29%), "Not having control over themselves" (28%), "Being incapacitated to family "(27%) and" Not aware of the length of stay in the ICU "(27%). The cohabiting relatives are female, being children and spouses, married, Catholics, age between 1830 years, full second degree, employees, with monthly income of 1 to 3 Minimum Wages, with previous experience in ICU , aware of the diagnosis of the hospitalized patient, but not aware of the name of the doctor and the nurse responsible. Responses to the Inventory of Needs of Families in Intensive Care showed that family members were more important to their needs than they were satisfied. The most important needs were: to know the patient's chances of improvement, to be sure that the best possible treatment was being given to the patient, to be advised at home about changes in the patient's condition and to be informed about everything related to evolution of the patient. The need considered less satisfied by family members was to have a person who can give information over the phone. CONCLUSION: The stressors of the patient are related to their commitments, their responsibilities and their adaptation to their biopsychosocial evolution in the Coronary ICU and the satisfaction of their cohabiting relatives needs to be valued in front of their needs in search of good results. Therefore, it is necessary for professionals to extend the focus of care to the patient and the family, contemplating the process of humanization and the principles of Patient and Family Centered Care so that care is effective, safe and of quality, aiming at recovery and promotion the health of the patient and the prevention and satisfaction of his or her relative.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A influência da tecnologia na atenção farmacêutica(Universidade Federal de São Paulo, 2020-09-25) Cordeiro, Tainan Ribas [UNIFESP]; Ferraz, Helena Onishi [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/8050506821347153As tecnologias e os meios de comunicação estão em constante mudanças. As pessoas buscam cada vez mais por conhecimento, compreensão e interação entre si. Os aplicativos e redes sociais são utilizados com mais frequência, como uma forma de comunicação, pesquisa e de monitoramento da rotina diária. Estas mudanças refletem na área da saúde e no perfil dos pacientes. Na área da saúde, existe diversos usos dessa tipo de tecnologia, denominados de mHealth’s (mobile healths), em inglês, algumas são voltadas exclusivamente para profissionais de saúde e outros voltados para pacientes, ou ambos. Neste contexto, esta revisão bibliográfica avalia a influência de m-Health’s na rotina do farmacêutico e na interação farmacêuticopaciente. Os estudos avaliados descrevem e analisam aplicativos voltados para adesão do tratamento do paciente, acesso a informação técnico-cientifica por profissionais de saúde, redes sociais que promovem as atividades farmacêuticas, informação de saúde com segurança e estimulam a comunicação com o paciente. Além de formas diferentes de dispensação, como vending machines. O farmacêutico pode se beneficiar desses recursos podendo auxiliar na atenção farmacêutica através de lembretes diários, respondendo dúvidas e aconselhando o paciente. Esse tipo de abordagem permite que o paciente tenha um acesso mais fácil ao medicamento e a informações do seu quadro clínico, apesar da distância, reforçando a importância desse profissional na área da saúde.