Navegando por Palavras-chave "Pós-graduação"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)A historiografia ambiental no Brasil: um olhar sobre os laboratórios de História e Meio Ambiente da Universidade Estadual Paulista e da Universidade Federal de Santa Catarina entre 2003 e 2020(Universidade Federal de São Paulo, 2024-09-30) Burato-Nascimento, Nathalia [Unifesp]; Jorge, Janes; http://lattes.cnpq.br/3847048096593932; http://lattes.cnpq.br/4300763244559752A História Ambiental brasileira conta com significativa produção de pesquisas acadêmicas, artigos, revistas especializadas, livros publicados e diálogo entre pesquisadores. São poucas as pesquisas, no entanto, que se dedicaram à compreensão da produção historiográfica ambiental brasileira. O objetivo desta dissertação é realizar um balanço historiográfico da produção acadêmica, entre os anos de 2003 e 2020, elaboradas no âmbito do Laboratório de Imigração, Migração e História Ambiental – LABIMHA, ligado ao Departamento de História da Universidade Federal de Santa Catarina, Câmpus de Florianópolis e ao Laboratório de História e Meio Ambiente – LABHIMA, ligado Departamento de História, do Câmpus de Assis, da Universidade Estadual Paulista – Unesp. A partir da análise das fontes, indicamos as temáticas, abordagens teórico-metodológicas, obras de referência teórica e interpretativa dos trabalhos, de modo a delinear as características da produção na sua singularidade e no diálogo estabelecido com a consolidação da História Ambiental enquanto campo de pesquisa.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Árvore da produção acadêmica da Pós-Graduação da UNIFESP (até o ano de 2019)(Unifesp, 2022-05) Palazzuoli, Mauricio Santos [UNIFESP]; Paes, Ângela Tavares [UNIFESP]; Slemian, Andréa [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6991491816090142As Instituições de Ensino Superior (IES) públicas federais são centros de ensino e de pesquisa que tem como um dos seus papéis prioritários formar e congregar profissionais que gerem conhecimento em cada uma de suas áreas. Esse conhecimento gerado na forma de publicações em periódicos, livros e patentes movimentam a comunidade científica e pautam os caminhos das pesquisas e das suas principais áreas de concentração. No Brasil das últimas duas décadas ao menos, observou-se uma expansão do sistema universitário e da pesquisa produzida, da qual a UNIFESP, após seu processo de expansão iniciado em 2015, é um dos exemplos mais expressivos. O presente trabalho tem como objetivo mapear a produção acadêmica da UNIFESP por meio do levantamento e análise lexicométrica da produção (que concebemos aqui como “árvore”), indicando suas principais áreas de concentração e contato. Diante do volume ininteligível de dados e informações disponíveis, faz-se necessário o uso de ferramentas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) para extrair, transformar e analisar esses dados, também para gerar visualizações desse corpus textual expondo as relações entre as diversas origens do conhecimento. Desenhar esse mapa de maneira visualmente atraente, inteligível e significativa, para fins de divulgação dos produtos entregues à sociedade também foi um de nossos objetivos. Para tanto desenvolvemos uma metodologia que apresentaremos circunstanciadamente.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Cartilha sobre estudantes com epilepsia no ensino superior e na Pós-graduação: o que o/a docente precisa saber?(Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - ProPGPq, 2024-12-05) Coordenadoria de Integração , ProPGPq [UNIFESP]; Escritório de Ações Afirmativas, ProPGPq [UNIFESP]; Martins-Berggreen, Haiane Stefane; Sacaloski, Marisa [unifesp]; http://lattes.cnpq.br/3501056496991426Epilepsia é um distúrbio cerebral resultante da predisposição contínua do cérebro em gerar crises epilépticas e pelas implicações neurobiológicas, cognitivas, psicossociais e sociais decorrentes dessa condição, caracterizada pela presença de ao menos uma crise epiléptica (International League Against Epilepsy-ILAE, 2014). Devido à variedade de causas e formas de investigação, “os perfis epidemiológicos variam grandemente pelos vários países e regiões, com prevalências oscilando entre 4 e 10/1000” universitários/as (DIAS, 2011, p. 3). Há inúmeras causas e manifestações da epilepsia.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Interdisciplinaridade em cursos de pós-graduação pela visão dos coordenadores das ciências ambientais no contexto brasileiro: um conceito em construção(Universidade Federal de São Paulo, 2024-10-10) Almeida, Tainã Teixeira [UNIFESP]; Farias, Luciana Aparecida [UNIFESP]; Semensatto, Décio Luis [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0510421593724951; http://lattes.cnpq.br/3004797761865074; http://lattes.cnpq.br/3042084459890846É um consenso que a área de Ciências Ambientais é (ou pelo menos deveria ser) intrinsecamente interdisciplinar, pois a complexidade dos fenômenos e problemas socioambientais vêm se avolumando e se agravando, trazendo perspectivas sombrias para o século XXI que só podem ser resolvidas a partir da integração de mais de uma área do conhecimento. Mas qual seria a concepção e características da interdisciplinaridade em cursos de pós-graduação avaliados na área de Ciências Ambientais do Brasil? A compreensão das concepções do que seria interdisciplinaridade e a compreensão da origem de possíveis diferenças poderiam contribuir para o amadurecimento de programas de pós-graduação que objetivam se consolidar como interdisciplinares, além de ampliar a compreensão a respeito dos conflitos que se estabelecem entre diferentes áreas do conhecimento na práxis de um projeto interdisciplinar. Dentro dessa perspectiva, o objetivo da presente pesquisa foi conduzir uma reflexão aprofundada a respeito das possíveis concepções existentes em torno do conceito “interdisciplinaridade” dentro de programas de pós-graduação de Ciências Ambientais no contexto brasileiro. O estudo também partiu do pressuposto inicial de que ainda existe uma falta de consenso em torno do que seria a multidisciplinaridade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade entre pesquisadores de diferentes áreas em programas de pós-graduação na área de Ciências Ambientais. O que poderia ser consequência ainda de um cientificismo acrítico da razão instrumental utilitarista, o naturalismo generalista e o romantismo ingênuo na observação do objeto “Meio”/”Meio Ambiente”/”Natureza”. Esta pesquisa teve caráter misto exploratório, adotando-se o método de análise documental e entrevistas estruturadas. Foram entrevistados 33 os coordenadores(as) de cursos de pós-graduação alocados na área de Ciências Ambientais, bem como analisados os documentos da Área de Avaliação Interdisciplinar e de Ciências Ambientais. Durante o trabalho e por meio do processo de movimento de categorização dos dados foi possível extrair quatro categorias de interdisciplinaridade: a) Interdisciplinaridade Acrítica; b) Interdisciplinaridade Pragmática-Resolutiva; c) Interdisciplinaridade Sistêmico-Crítica; d) Interdisciplinaridade Libertária-Emancipatória. O pressuposto inicial do estudo também se confirmou positivamente, de que apesar do conceito de interdisciplinaridade ser intrinsecamente associado à área de Ciências Ambientais, ainda existe pouco amadurecimento em torno do que seria a multidisciplinaridade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade nos programas participantes. Estes apresentaram uma diversidade de abordagens e estratégias, refletindo as diferentes necessidades regionais e contextos institucionais. A interdisciplinaridade foi uma característica comum, mas variando na forma como é implementada e compreendida.
- ItemEmbargoMULHERES NAS CIÊNCIAS DO MAR: estudo de caso sobre o campo e sobre os programas de pós-graduação no Brasil(Universidade Federal de São Paulo, 2024-09-27) Lippi, Adriana [UNIFESP]; Gonçalves, Leandra Regina [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/8461942312318325; http://lattes.cnpq.br/2643757442215280; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Em 2020, mulheres eram 33% das docentes de Programas de Pós-Graduação (PPGs) de Oceanografia, uma das áreas que compõem as Ciências do Mar (CM). A Década do Oceano da ONU se propõe também em fomentar uma ciência mais diversa, partindo da premissa que uma maior diversidade na ciência melhora a produção de conhecimento. Essa pesquisa busca compreender as barreiras e incentivos para a diversidade de gênero nas CM e o cenário de gênero nas CM no Brasil, a partir do recorte de PPGs, inovando em trazer métodos mistos para analisar o tema. A partir da revisão de literatura (protocolo PRISMA) foi identificado que a produção sobre mulheres nas CM têm crescido a partir de 2019 e é mais focada no Norte Global. As principais barreiras apontadas pela revisão são do tipo “Práticas e Processos”, “Sociais” e “Institucionais”. Dentre os incentivos descritos, os mais numerosos são “Institucionais” e “Sociais”. Analisando os PPGs de CM, as mulheres representam 28,6% dos docentes e 51% dos discentes. O Quociente de Inclusão de Gênero apresentou uma tendência de queda nos PPGs analisados. A partir de entrevistas com 11 docentes mulheres dos PPGs de CM coletamos diferentes experiências. As docentes com as maiores idades apresentam menor incômodo com as barreiras enfrentadas pelas mulheres e as com as menores idades mais incomodadas. A maioria das entrevistadas sofreu ou notou microagressões em espaços de gestão. Apenas 1 docente relatou não ter sofrido assédio nem microagressões ao longo de sua vida acadêmica. Das que sofreram assédios graves em ambiente acadêmico, nenhuma fez denúncia. O trabalho de cuidado se mostrou um dos principais fatores para a diminuição ou suspensão de trabalhos de campos ou embarcados de longa duração. A maioria das entrevistadas não foi contemplada por ações afirmativas ao longo de sua carreira e a minoria tinha proximidade com o conceito. As entrevistadas sugerem que as principais ações para a retenção das mulheres nas CM são “Institucionais” (suporte ao trabalho de cuidado, incentivo a mulheres em posições de liderança, políticas de acolhimento e cotas de contratação para mulheres), “Individuais” (premiar e aumentar a visibilidade de pesquisadoras, dar mais oportunidades para mulheres ocuparem cargos de liderança) e “Sociais” (diminuir a sobrecarga de mulheres na sociedade e conscientizar as mulheres sobre as barreiras). Esta pesquisa aponta para a necessidade de elaboração e implementação de políticas de diversidade de gênero nas instituições de CM que contribuam para a retenção de mulheres na carreira. As políticas devem focar em suporte ao trabalho de cuidado, combate a assédios e conscientização sobre diversidade de gênero. Questionar e expandir os conhecimentos existentes sobre o oceano, reexaminar as práticas científicas vigentes e construir melhores políticas pode contribuir para não apenas avançar no conhecimento técnico e científico, mas também promover uma ciência mais justa e equitativa, refletindo assim um verdadeiro deslocamento no paradigma das CM.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Reflexões com aprendizagens inventivas: narrativas das experiências da turma 2015 do mestrado profissional da Unifesp/BS(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2017-12-04) Galindo, Amanda Giron [UNIFESP]; Imbrizi, Jaquelina Maria [UNIFESP]; Garcia, Maurício Lourenção [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3255142080965943; http://lattes.cnpq.br/8682215618761531; http://lattes.cnpq.br/8062264095456753; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)O Mestrado Profissional (MP) é uma modalidade de pós-graduação stricto sensu voltada para profissionais de diversas áreas do conhecimento que busca refletir e intervir nos processos de trabalho, assim visa aproximar o exercício profissional da pesquisa acadêmica. Percebemos que por ser uma pós-graduação recente, pouco se tem publicado sobre ela, principalmente quando tentamos encontrar elementos sobre o MP para além dos documentos legais, como registros mais sensíveis sobre a aprendizagem e sobre as experiências nesta modalidade de formação. Essa pesquisa caminha neste sentido: buscou-se, através do acompanhamento de uma turma do Mestrado Profissional da UNIFESP - campus Baixada Santista, trazer elementos para conhecer os processos de aprendizagem deste coletivo, considerando as sensações e as narrativas dos mestrandos sobre este espaço e este processo educacional. Por meio do método da cartografia, foram produzidas narrativas da pesquisadora e narrativas de si dos mestrandos, bem como foi realizada uma produção coletiva da turma no formato de um portfólio. Com esses elementos investigamos alguns processos de aprendizagem inventiva da turma de 2015 do Mestrado Profissional Ensino em Ciências da Saúde da UNIFESP campus Baixada Santista, gerando análises e questões acerca das produções em diálogo com a literatura sobre o tema.