Navegando por Palavras-chave "Ontologia"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)A estrutura submersa: a ontologia realista de P. F. Strawson(Universidade Federal de São Paulo, 2024) Leones, André Luiz Ponce [UNIFESP]; Smith, Plínio Junqueira; http://lattes.cnpq.br/7631072455158066; http://lattes.cnpq.br/8995456978196460Esta dissertação tem por objetivo qualificar a ontologia realista de Peter Frederick Strawson. Para tanto, partimos do projeto de metafísica descritiva proposto na obra "Indivíduos: um ensaio de metafísica descritiva". No primeiro capítulo, a partir de uma abordagem panorâmica da primeira parte dessa obra, fixamo-nos no papel desempenhado pelos particulares básicos — corpos materiais e pessoas — na estrutura do esquema conceitual. Em seguida, analisamos a utilização por Strawson de argumentos transcendentais para fundamentar a proeminência dos particulares básicos nesse esquema. No terceiro capítulo, debruçamo-nos sobre as críticas feitas por Barry Stroud ao uso dos argumentos transcendentais em "Indivíduos". Para ele, esses argumentos seriam uma malfadada estratégia anticética que redundaria em uma espécie de verificacionismo. Para fazer frente à leitura de Stroud, recorremos às réplicas de P. M. S. Hacker e Roberto Horácio de Sá Pereira. Cada qual a seu modo, Hacker e Pereira reiteram que o objetivo principal de Strawson em Indivíduos não era refutar quaisquer ceticismos, mas, sim, elucidar as interconexões que constituem o nosso esquema conceitual, ou seja, delinear uma ontologia realista em consonância com seu projeto de metafísica descritiva. No entanto, anos depois, Strawson concordou com algumas das críticas feitas por Stroud. No quarto e último capítulo, examinamos o teor dessa anuência parcial bem como do “naturalismo social” proposto por Strawson na fase final de sua trajetória filosófica. Procuramos mostrar que, não obstante eventuais problemas e limitações, tanto os argumentos transcendentais quanto o “naturalismo social” servem ao projeto de uma metafisica descritiva, visando elucidar o esquema conceitual e trazer à tona a estrutura submersa que caracterizaria a nossa ontologia.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Bergson: a presença da arte na ontologia e no método filosófico(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2014-10) Julião, Luanda Gomes dos Santos [UNIFESP]; Paiva, Rita [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Este estudo procura reconhecer a singularidade e a importância, para além das hesitações e das controvérsias existentes, que a atividade artística ocupa na filosofia do Bergson. Ao percorrermos as obras do filósofo, constatamos que suas alusões à atividade artística nos mostram, que a despeito de suas diferenças, arte e filosofia se aproximam na medida de que ambas, cada uma a sua maneira, se propõem de algum modo a ultrapassar as convenções necessárias e cotidianas da vida, reconfigurando o modo pelo qual apreendemos a ordem das coisas e a nós mesmos. As alusões artísticas apresentadas por Bergson nos induzem a conjeturar que, se não há, para esse filósofo, necessidade categórica de uma teorização sobre a arte, é possível vislumbrar uma descrição da atividade artística que se erige em concomitância com a descrição da duração e do método filosófico. Isso porque a arte, como sustenta o autor, nos insere também numa experiência de conhecimento.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Decalque Do Invisível - A Idealidade Em Kierkegaard(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2018-05-30) Soares, Vinicius De Castro [UNIFESP]; Rosa Filho, Silvio [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)It Proposes A Reading On The Problem Of Ideality In The Søren Kierkegaard"S Work. The Analysis Of The Author"S Texts Suggests That The Ideality Has A Direct Relation With The Effectiveness Of The Existence. However, Ideality Must Be Taken As A Negative And Dialectical Movement, Corresponding To The Domain Of Thought As A Whole. In An Ontological Approach, The Negative Of Ideality Points Towards Effectiveness, But It Reveals, At The Summit Of Its Pretensions, The Inability To Deal With Existence. Therefore, As An Incomprehensible Jump To Reflection, Existence Is Not An Ideality, But It Is The Invisible And Present Residue That Escapes The Domain Of Thought. This Paper Is Divided Into Three Stages. In The First Chapter, A Survey Of The Theme Of Ideality Is Made, Touching The Question Of Finitude And The Presence Of A Regulative Horizon, Allowing Us From This To Refuse To Read An Idealistic Conception Of Existence. In The Second Chapter, It Mobilizes The Notion Of Ideality In A Dialectical Record Of The Construc
- ItemAcesso aberto (Open Access)A Dialética Do Abstrato E Do Concreto No Livro I De O Capital: A Processualidade E A Interrelação Entre Trabalho E Do Trabalho Abstrato.(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2018-05-14) Canel, Jose Janio Camelo [UNIFESP]; Nascimento, Rodnei Antonio Do [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)We Should Treat A Fundamental Subject On Abstract Work And Work, Not Marx's Theoretical Framework, In A Dialectical Perspective - Identity And Difference Of Concepts. For Example, These Cathegories, A Closed And Concise Definition, Once Appeared As Something Confusing And Obfuscated - To Some Authors And Currents. However, In Capital, Both Work (Arbeit) And Abstract Human Work (Abstract Menschliche Arbeit) - Can Be Thought Of As Different Or Opposing, But An Analysis Must Be Done That Allows To Reveal Its Origins, Nature And Functions. In This Sense, It Sends The Problem Of The Above Categories Into The Concrete Historical Processes, And On The Other Hand, Submit As If It Were An Abstraction That Can Serve As A Tool For Elucidation And Possible, Point To A Solution Of The Problem: The Dialectical Relationship Between Work And Abstract Work.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Finitude e transcendência: estudo sobre o primeiro Heidegger(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2014-10-13) Morgado Junior, Pedro Donizeti [UNIFESP]; Codato, Luciano [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Este trabalho tem por objetivo analisar as questões relativas à finitude e à transcendência do ser humano, tomando como referência algumas das obras escritas por Martin Heidegger durante a década de 1920-30, período que se convencionou chamar de “primeiro Heidegger”. Trata-se de observar que a finitude do ser humano não consiste, segundo Heidegger, em uma abstração, mas em sua condição estrutural. A questão da transcendência não mais é compreendida nos termos da metafísica moderna, conforme a relação sujeito/objeto. Mediante o projeto de uma analítica existencial, Heidegger dá início à desconstrução dos conceitos sedimentados na história da ontologia tradicional, de modo a viabilizar um caminho de interpretação sobre o sentido do ser e sobre o Dasein humano. O ser-aí, segundo Heidegger, é um poder-ser constituído pelo ser-no-mundo que se angustia em seu ser-para-a-morte. Essa constituição, por sua vez, consiste no horizonte da transcendência e da finitude humanas.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A interoperabilidade entre sistemas e seus reflexos na gestão de recursos humanos: o caso de uma multinacional brasileira(Universidade Federal de São Paulo, 2021-03-02) Yoshioka, Bruno Yamakawa [UNIFESP]; Santos Júnior, Durval Lucas dos [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6145352110768276Este trabalho tem como objetivo relacionar as atividades de diferentes departamentos da área de Recursos Humanos com a utilização de sistemas para suporte em processos rotineiros ou problemas e efetuar um levantamento de uma ontologia padrão no fluxo de inserção de informação nos sistemas, essa análise foi feita através dos procedimentos metodológicos de estudo de caso exploratório e utilizando a Ambev como objeto de estudo. A coleta de dados permitiu ilustrar a arquitetura de sistemas utilizadas pela organização e qual o nível de interoperabilidade entre os sistemas, também foi possível identificar quais os problemas gerados por essa arquitetura e como isso impacta o departamento de recursos humanos da organização e quais são as iniciativas para mitigar esses problemas.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A questão de Deus na ontologia de Paul Tillich(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2012-04-23) Emilio, Guilherme Estevam [UNIFESP]; Savian Filho, Juvenal [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Este trabalho pretende investigar como a questão de Deus é posta pela ontologia construída por Paul Tillich. Por “questão de Deus” entendemos a investigação em torno de um fundamento absoluto para a existência; investigação essa em continuidade com o que a tradição filosófico-teológica ocidental designou também como “questão da existência de Deus” (quaestio Dei). Assim, este trabalho pretende tratar do modo como, na ontologia construída por Paul Tillich, aparece a questão de Deus. Por “ontologia” entendemos um tipo de saber que apreende o ser enquanto tal ou a forma em que a raiz significativa de todos os princípios pode ser encontrada. É evidente que será tarefa deste trabalho elucidar detalhadamente como Tillich concebe a ontologia e como situa nela a realidade de Deus. Nesse sentido, procuraremos reconstruir sua ontologia acentuando os aspectos que conduzem à questão de Deus e procurando fazer sobressair dos pró- prios textos de Tillich maneiras de interpretar sua concepção de Deus que pareçam mais fiéis ao seu pensamento.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Topologia especial: um estudo sobre o sujeito a partir da acepção averroísta(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2015-04) Pinto, Marcelo Jungmann [UNIFESP]; Teles, Edson Luís de Almeida [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)O presente estudo pretende expor e desenvolver, criticamente, a noção de sujeito na sua relação com o modo de existência do pensamento, tal como fora desenvolvida na doutrina averroísta do século XII. Para tanto, demonstraremos como ocorreu, no Ocidente, uma coincidência entre a discussão sobre a realidade do sujeito e a reflexão sobre a origem e a natureza do conhecimento. Visando a extrair as consequências políticas implicadas nessa coincidência, apoiar-nos-emos nos comentários de Averróis sobre Aristóteles para apresentar a topologia especial manifesta na irreparável fratura existente entre o pensamento e a vida individual, problematizando suas implicações e consequências políticas nas obras de Tomás de Aquino e de Giorgio Agamben.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Universidade e emancipação: encontro entre Lukács e Gramsci com a formulação de Universidade Popular do Grupo de Pesquisa em Extensão Popular (UFPB)(Universidade Federal de São Paulo, 2023-12-19) Melo, Thiago Gomes de [UNIFESP]; Souza, Davisson Charles Cangussu de [UNIFESP]; https://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do;jsessionid=332954CF8FDD2CAA3ED6FB29D29576FF.buscatextual_0O presente trabalho tem como objetivo realizar uma análise da formulação do projeto de Universidade Popular do Grupo de Pesquisa em Extensão Popular (EXTELAR) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) a partir da Ontologia do Ser Social de Georgy Lukács e dos Cadernos do Cárcere de Antônio Gramsci. Fundamentalmente a partir das categorias do trabalho e hegemonia, se pretende pensar a relação da universidade com a sociabilidade de uma sociedade fundada na propriedade privada e na exploração do homem pelo homem. A partir disso, investigar também a possibilidade de vinculação da universidade com um projeto de emancipação das classes subalternas. Para isso, com base no referencial teórico escolhido para este trabalho, a práxis social que envolvem a universidade deveria contribuir para explicitar um ser-para-si e contratendências aos reflexos da alienação do trabalho na educação, a fim de constituir uma força social capaz de impor a hegemonia das classes subalternas. Supõe-se que a concepção de extensão popular corresponde a uma forma de ação concreta na direção de uma contra hegemonia.