Navegando por Palavras-chave "Odontopediatria"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)Adesão ao tratamento fonoaudiológico segundo a visão de ortodontistas e odontopediatras(Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, 2008-01-01) Varandas, Cibele Pires De Moraes; Campos, Leniana Guerra; Motta, Andréa Rodrigues [UNIFESP]; Associação de Proteção ao Excepcional; Prefeitura Municipal de Itabira; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP); Universidade Federal de Minas Gerais Departamento de FonoaudiologiaABSTRACT PURPOSE: To verify the perception of orthodontists and pediatric dentists from Belo Horizonte and Itabira concerning adhesion to speech therapy. METHODS: A transversal study was carried out by using a questionnaire with 30 orthodontists and 30 pediatric dentists, half from each city. Statistical analysis used the Chi-square test. RESULTS: The entire group of professional considered speech therapy important and reported to frequently refer their patients to this practice. From the sample, 58.3% of the professionals reported that their patients sometimes need speech therapy; 46.7% informed that sometimes patients also look for a speech therapist, and 70.0% have a trustworthy speech therapist to whom they usually refer patients to. It was verified that 85% of the sample informed that they do not work with speech therapists in the same work environment, and 85% believe that sharing the same space would increase the adhesion to therapy. To 75%, the patients' referral is usually carried out after the evaluation, and 83.3% informed that patients do not look for treatment due to lack of time, although 86.7% affirmed that patients with good financial condition usually do adhere to speech therapy. The referrals are usually made for the same reason, except in cases regarding malocclusions. In the other questions, no differences were found between pediatric dentists and orthodontists or between cities. CONCLUSION: The professionals interviewed deal with a trustworthy speech therapist and judge that sharing the same work environment is important to increase patients' adhesion to treatment. The patients' referrals are usually made right after the odontological evaluation, and lack of time is the main reason why they do not look for a speech therapist, although patients with good financial situation easily adhere to treatment. Referrals are usually made because of the same reasons.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A docência em odontologia: estudo a partir da ótica de professores de odontopediatria(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2005) Gorini, Fernanda Valone [UNIFESP]; Batista, Sylvia Helena Souza da Silva [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Esta pesquisa assumiu como objetivo analisar as concepções relativas ao processo ensino-aprendizagem que têm orientado práticas pedagógicas de professores da disciplina de Odontopediatria na graduação em Odontologia. No âmbito dos objetivos específicos, pretendeu-se identificar e discutir concepções de ensinar, aprender e avaliar no exercício docente; mapear criticamente atributos de um bom professor de Odontologia e discutir significados que são atribuídos ao processo de formação docente no contexto da graduação em Odontologia. O referencial teórico adotado privilegiou interlocuções com pesquisadores para configurar aproximações históricas com o Ensino em Odontologia, discutir a Docência em Saúde e refletir sobre o Professor de Odontologia. A metodologia compreendeu entrevistas semi-estruturadas realizadas com dez docentes que atuam na disciplina de Odontopediatria em cursos de Odontologia do sul do Brasil. No processamento e interpretação dos dados privilegiou-se a análise temática, entendida como caminho de apreensão dos sentidos que compõem a ótica dos professores envolvidos. Os resultados foram agrupados em dois grandes núcleos: Trajetória e Concepções Docentes e Os professores e suas Práticas: experiências de sucesso e dificuldades. Identificou-se que os professores entrevistados percebem que a Odontopediatria é uma área que contempla outras especialidades, havendo uma comunicação multiprofissional e configurando-se um campo interdisciplinar, abrangente e complexo, motivando o exercício docente. As concepções de aprendizagem abrangeram quatro eixos: processo de formação-desenvolvimento-crescimento; aquisição-retenção de informações, influenciadas pelas características dos sujeitos que aprendem; processo de troca e de relação com o ensino; processo de entendimento-compreensão. Tomando por objeto o ensino, os professores destacaram-no como relação de troca com o processo de aprendizagem; atividade intencional e planejada para favorecer a aprendizagem; demonstração da prática. A Odontologia é uma profissão que apresenta especificidades, o que, em parte, pode explicar a concepção que vincula o ensinar ao fazer, ao mostrar. Assim, o docente emerge como aquele que demonstra, realiza, faz, na relação “mestre-aprendiz”. No campo das metodologias de ensino, os professores referiram propostas de inovação no Ensino da Odontologia, enfatizando a abertura a novas tecnologias e a apropriação de estratégias mais participativas, centradas no aluno e problematizadoras da realidade. As práticas avaliativas foram situadas como desafio, evidenciando-se um foco de mudanças dos referenciais adotados. Ouvir professores de Odontopediatria, ler suas trajetórias, dialogar com os teóricos e produzir uma interpretação permitem afirmar a necessidade de novos estudos que envolvam outras áreas da Odontologia e outros cenários de formação, procurando efetivamente contribuir para construir uma docência comprometida com um processo ensino-aprendizagem rigoroso cientificamente, inovador, ético e crítico, e instaurando novas referências para a humanização no ensino e na prática da Odontologia.