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- ItemAcesso aberto (Open Access)Perspectivas socioambientais e trabalho interdisciplinar: possibilidades de atuação do Assistente Social na promoção do Desenvolvimento Sustentável no Brasil(Universidade Federal de São Paulo, 2024-07-03) Santos, Yasmin Marques dos [UNIFESP]; Thomaz, Silvia Maria Tagé [UNIFESP]; Fonseca, Gustavo Fernandes Camargo [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/2643979959364811; http://lattes.cnpq.br/2147936574575153; http://lattes.cnpq.br/6928780963088749; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Com o processo de esgotamento de recursos e fenômenos que ressaltam a degradação ambiental no Brasil e no mundo, exige-se uma revisão integrada e sensibilizada do modelo de sociabilidade em que vivemos, a fim de tornar possível a capacidade de utilizar dos meios em níveis pessoais e coletivos para garantir a sobrevivência sem colocar em risco o equilíbrio ambiental. Por meio do presente trabalho apresentaremos a prática profissional enquanto forma de promoção desse novo paradigma que não resulta somente no processo de mudança. O diferencial a ser trabalhado nesse contexto, engloba a educação para além da perspectiva de um modelo sustentável como observamos atualmente. Onde reforçamos a importância de promover a possibilidade de autonomia e emancipação dos indivíduos respeitando o meio onde vivemos. Para a viabilização, expansão e aprofundamento do debate nesse sentido, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável criado em 2015 pela Organização das Nações Unidas, proporcionam um conjunto abrangente e articulado de possibilidades e diálogos que respondam à crises locais, regionais e mundiais. Dessa forma, busca-se na presente pesquisa demonstrar as possibilidades de contribuição da atuação do assistente social no processo de promoção do desenvolvimento sustentável no Brasil, em especial ao Objetivo 10 das ODS, através da importância da mesma com o trabalho interdisciplinar na formulação e execução de políticas públicas para o Desenvolvimento Sustentável no Brasil. Ademais, explicitar o entendimento do posicionamento da categoria acerca da questão socioambiental no país e principais discussões acerca do tema da sustentabilidade.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Podcast Canoa como Ferramenta Pedagógica sobre Cultura Oceânica(Universidade Federal de São Paulo, 2024-06-24) Rasmussem, Luis Forte [UNIFESP]; Torrente-Vilara, Gislene [UNIFESP]; Darido da Cunha, Maíra; http://lattes.cnpq.br/1472529642945802; http://lattes.cnpq.br/7189914468988860; http://lattes.cnpq.br/2661014194144364; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Desde a promulgação da Constituição de 1988, o Brasil estabeleceu como política de Estado a criação de um currículo comum mínimo, avançando gradualmente com a criação de instrumentos como o Conselho Nacional de Educação, os Parâmetros Curriculares Nacionais, e leis como a 13.005/2014, que instituiu o Plano Nacional de Educação, culminando na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A BNCC define diretrizes para o desenvolvimento de competências e habilidades em cinco áreas do conhecimento, permitindo que as escolas adaptem o currículo às realidades locais. Diante do contexto atual, marcado pela Década do Oceano e pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente o ODS 4 - educação de qualidade e o ODS 14 - vida na água, a presente pesquisa buscou investigar as contribuições do uso de podcasts como ferramenta na formação continuada de professores do Ensino Fundamental, interseccionando essa metodologia com a cultura oceânica. A pesquisa explora como essa integração de conteúdos pode apoiar o desenvolvimento das competências da área de Ciências da Natureza da BNCC, destacando a importância de formar professores, que, ao se apropriarem desses conhecimentos, tornam-se multiplicadores fundamentais para seus alunos na educação básica. A escolha do podcast como ferramenta tecnológica se dá por sua acessibilidade, inclusive em áreas remotas, e por seu potencial pedagógico no processo de ensino-aprendizagem. O podcast contribui para a fixação de conteúdo, o aperfeiçoamento de habilidades e a contextualização do aprendizado com as experiências diárias dos alunos, ampliando o impacto educativo e facilitando a inclusão de temas relevantes, como a cultura oceânica, no dia a dia escolar.