Navegando por Palavras-chave "Nursing students"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemSomente MetadadadosEfeitos da terapia Reiki sobre o estresse e a resiliência entre estudantes de enfermagem: ensaio clínico randomizado(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2021) Pereira, Daniele Santiago [UNIFESP]; ; Souza, Karen Mendes Jorge de [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6951601140047558; Universidade Federal de São PauloObjetivo: Analisar os efeitos da terapia Reiki sobre o estresse e a resiliência entre estudantes de Enfermagem. Métodos: Ensaio clínico randomizado controlado, realizado com uma amostra inicial de 124 estudantes, sendo 62 no Grupo Intervenção e 62 no Grupo Controle. Após perdas de seguimento, a análise foi desenvolvida com uma amostra final de 62 estudantes, sendo 35 no Grupo Intervenção (recebeu terapia reiki) e 27 no Grupo Controle (não recebeu terapia reiki). Para a definição dos grupos, os participantes foram selecionados de forma aleatória. O estudo foi realizado em São Paulo – SP, no período de fevereiro a setembro de 2020. Em virtude da pandemia Covid-19, três foram os períodos para a coleta de dados: (1º) De 04/02 a 28/02 - fase presencial com estudantes da 2ª, 3ª e 4ª séries; (2°) De 13/03 a 14/03 - fase presencial com estudantes da 1ª série; e (3°) De 25/08 a 08/09 - fase à distância com estudantes da 1ª, 2ª, 3ª e 4ª séries. Para uniformização da intervenção, nas fases presencial e à distância, foi realizado um treinamento prévio com os terapeutas envolvidos, conduzido pela pesquisadora, mestre em Reiki. Para caracterização dos participantes, foram coletadas as variáveis, sócio-demográfica e acerca do conhecimento sobre Reiki. Para avaliar o nível de resiliência, foi utilizada a Escala de Resiliência e para o nível estresse, a Escala de Estresse Percebido. Ambos os instrumentos são validados. Os dados foram analisados utilizando o software R versão 4.0.4. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética e Pesquisa da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), sob o número do Parecer 4.201.138 e registrada na plataforma de Registro Brasileiro de Ensaios Clínicos (REBEC) RBR-397cvd9. Resultados: Entre os participantes, a maioria é do sexo feminino, solteira, branca e sem religião, com predominância no Grupo Intervenção. No que se refere à idade, a média é de 22,23 anos. Todos os participantes dos Grupos Intervenção e Controle consideram que a terapia Reiki pode contribuir para a saúde e bem-estar. Foi verificada a diminuição da pontuação total do estresse percebido nos dois grupos estudados, contudo a diferença observada no período antes e depois da aplicação no grupo intervenção é significativamente maior. A resiliência quase não se mostrou significativa no grupo intervenção, com significância apenas para a capacidade de lidar com várias coisas ao mesmo tempo. Conclusão: Os dados evidenciaram que a aplicação de reiki diminuiu o estresse dos participantes, porém não foi capaz de melhorar o nível de resiliência na maioria dos quesitos que o instrumento avalia.
- ItemEmbargoFerramentas aplicadas para avaliação do conhecimento sobre lesão por pressão em graduandos de enfermagem: Revisão de escopo(Universidade Federal de São Paulo, 2024-10-06) Fontoura, Ana Vitória Bastos [UNIFESP]; Costa, Karina Aparecida Lopes da [UNIFESP]; Aprile, Daniele Cristina Bosco [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4098817110853647; http://lattes.cnpq.br/8738547985320225;; http://lattes.cnpq.br/4641939355165043Introdução: A pele, composta por epiderme, derme e hipoderme, desempenha funções vitais, como proteção e regulação térmica. A pressão prolongada sobre essas camadas pode causar lesões por pressão (LPP), resultantes do comprometimento da circulação sanguínea e do cisalhamento do tecido. Fatores intrínsecos, como mobilidade reduzida e diabetes, e fatores extrínsecos, como fricção, aumentam o risco dessas lesões. A prevenção envolve tanto o controle desses fatores quanto a capacitação dos profissionais de enfermagem, e também os estudantes de enfermagem para identificar e tratar as LPP durante sua formação. Objetivo: Este estudo visa mapear as estratégias de avaliação do conhecimento dos graduandos de enfermagem sobre lesões por pressão e identificar o desempenho dos graduandos, além das limitações dos instrumentos aplicados nas respectivas populações. Método: Esta revisão de escopo, conduzida entre fevereiro e setembro de 2024, seguiu as diretrizes do JBI Protocol Template e PRISMA-ScR. A pesquisa foi realizada em bases como PubMed, BVS e SciELO, resultando em 747 artigos analisados com o software Rayyan®. Foram incluídos 18 estudos em inglês, português e espanhol, que utilizaram questionários, escalas e testes para avaliar o conhecimento, com dados apresentados em quadros e figuras. Resultados: Os estudos revisados revelaram um desempenho insatisfatório dos estudantes de enfermagem no conhecimento sobre LPP. Dos 18 estudos incluídos na revisão, destacam-se ferramentas como a Pressure Ulcer Knowledge Assessment Tool (PUKAT) e a Pressure Ulcer Knowledge Test (PUKT). Apesar da compreensão geral baixa entre os participantes, os estudos que implementaram intervenções educativas mostraram que os estudantes obtiveram resultados significativamente melhores em suas avaliações. Conclusão. O mapeamento do conhecimento sobre lesões por pressão entre graduandos ajuda educadores a aprimorar o ensino, capacitando futuros profissionais a prevenir e tratar essas lesões. As escalas PUKAT e PUPKAI-T foram as mais usadas. Isso ressalta a importância de aprimorar a formação acadêmica e as estratégias de ensino sobre o tema nas instituições de ensino.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Graduandos de enfermagem e sua relação com o tabagismo(Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem, 2004-06-01) Sawicki, Wanda Cristina [UNIFESP]; Rolim, Marli Alves; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP); Universidade de São Paulo (USP)This study was designed to investigate: the prevalence of smokers among the UNIFESP nursing undergraduate students; some initial usage features; the smokers' dependence degree on nicotine. In order to compare the ratio of some variables, Pearson's Square Chi test was applied. The number of smokers among the nursing undergraduate students in the sample was 23 (8.2%) and 167 (59.9%) said they had never smoked a cigarette. Smokers' average age was 19.5 years old, and there is a significant difference between genders and only 2 (9.1%) smoking students may show a more severe discomfort while attempting to stop smoking, as showed the Fagerström's Test.