Navegando por Palavras-chave "Nietzsche"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)Aurora : uma obra de transição na filosofia de Nietzsche?(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2013-12-03) Dias, Geraldo Pereira [UNIFESP]; Silva Junior, Ivo da [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)No presente trabalho, temos por objetivo analisar a hipótese de que o livro Aurora, no conjunto dos escritos de Friedrich Nietzsche, mostra-se como uma obra de transição. Nesse livro, mostraremos que Nietzsche começa a criar um quadro teórico que lhe possibilitará desenvolver temas centrais de sua filosofia. Com essa interpretação, faremos ver que, justamente por causa desse caráter transitório, essa obra tem sido tão subestimada. Atualmente Aurora suscita um interesse renovado na pesquisa internacional sobre Nietzsche; ainda sim, muitas vezes nos depararmos com leituras que tendem a desconsiderar seu caráter transitório, e, por isso mesmo, acabam por obscurecê-la. Isso tem ocorrido sempre que os comentadores interpretam Aurora à luz de conceitos, projetos e doutrinas filosóficas posteriores ao livro. Para nos contrapor a essa literatura que tende a submeter Aurora à filosofia tardia de Nietzsche, pretendemos analisá-la em seu tempo próprio, única maneira de verificar em que sentido as ideias presentes no livro contribuíram para viabilizar a construção de conceitos tais como genealogia, vontade de potência e transvaloração dos valores.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Aurora: uma obra de transição na filosofia de Nietzsche?(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2013-12) Dias, Geraldo Pereira [UNIFESP]; Silva Junior, Ivo [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)No presente trabalho, temos por objetivo analisar a hipótese de que o livro Aurora, no conjunto dos escritos de Friedrich Nietzsche, mostra-se como uma obra de transição. Nesse livro, mostraremos que Nietzsche começa a criar um quadro teórico que lhe possibilitará desenvolver temas centrais de sua filosofia. Com essa interpretação, faremos ver que, justamente por causa desse caráter transitório, essa obra tem sido tão subestimada. Atualmente Aurora suscita um interesse renovado na pesquisa internacional sobre Nietzsche; ainda sim, muitas vezes nos depararmos com leituras que tendem a desconsiderar seu caráter transitório, e, por isso mesmo, acabam por obscurecê-la. Isso tem ocorrido sempre que os comentadores interpretam Aurora à luz de conceitos, projetos e doutrinas filosóficas posteriores ao livro. Para nos contrapor a essa literatura que tende a submeter Aurora à filosofia tardia de Nietzsche, pretendemos analisá-la em seu tempo próprio, única maneira de verificar em que sentido as ideias presentes no livro contribuíram para viabilizar a construção de conceitos tais como genealogia, vontade de potência e transvaloração dos valores.
- ItemEmbargoA carne infinita do mundo: o entre Clarice e Yoga(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2020-10-06) Oyakawa, Karoline de Oliveira [UNIFESP]; Terra, Vinícius Demarchi Silva [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/9363038565270698; http://lattes.cnpq.br/6667033016129459; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)No livro A Paixão segundo G.H., de Clarice Lispector, a personagem G.H. ao dirigir-se ao quarto da empregada, chega ao seu deserto como o espírito transformado em camelo, cansada e impotente. Mas é no quarto vazio que ela se depara com uma barata e este encontro a fará sentir uma tremenda desestabilização dando início à dissolução de sua forma. É nesse momento de perder-se em que ela se encontrará e a vida antes negada passará a ser afirmada. Esse processo vivido pela personagem se assemelha a experiência de samādhi do yogin. Apesar de o livro tratar da narração póstuma de um acontecimento e suas reverberações na personagem, é possível traçar uma paralela ao caminho do yoga: G.H. e o yogin parecem compartilhar uma jornada em comum, a da libertação. Para ela será a liberação de uma vida humanizada demais, uma vida de excessivos contornos e decadente. Para o yogin trata-se de kaivalya, a liberação em vida. O yoga, que embora possa pregar certa renúncia à vida na busca pela liberação do espírito, é um tanto paradoxal e pode proporcionar também um modo mais afirmativo de se viver. G.H. e o yogin, ao permitirem a dissolução do Eu, renascerão com uma nova percepção de si e da realidade e prontos para trilharem seus próprios caminhos e inventarem suas verdades. A liberação para ambos, longe de significar o fim, a morte, dará início a uma vida.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Da interpretação do eterno retorno do mesmo de Nietzsche como antidoutrina(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2021) Vedovato, Hugo José De Carvalho [UNIFESP]; Burnett Junior, Henry Martin [UNIFESP]; Universidade Federal de São PauloWerner Stegmaier’s proposed interpretation of Nietzsche’s thought of eternal recurrence of the same as anti-doctrine is debated here. Though clearly viable, limiting the role of the thought of eternal recurrence to be such, there’s a risk of weakening that which seems to be its most pressing feature: the question concerning the reaction to the prospect of the eternal repetition of existence such as it has been experienced, diminishing the potency of what Nietzsche saw as most terrifying, most weighing, but also most proficuous in it. Furthermore, it is possible to understand the thought of recurrence as anti-doctrine, and harvest the fruits of it, amongst which the critique to metaphysics, so dear to Stegmaier, without the need of any paradoxalizing deadlock seen by him – deadlocks which, besides deviating the focus from its question, block that which it brings beyond the critique of metaphysics, as an attempt unshackled from the restraining concern with metaphysics, with the dynamics set by it and with the necessity of opposing it and this dynamic. In putting all of the celebrated Nietzschean concepts aligned as anti-doctrines, and having the same final goals in so being, there’s a risk of equating them, going against what is preached by the philosophy of which they are part. Saying they also go through this concern, that they also serve this purpose seems accurate – especially in a philosophy warning itself to be paved by this concern, this demolition of certainties being its first level, suspicions its entrance door. Caution is advised, however, so that, eager to bring out this quality of it, which is found in each of its commas, we do not limit its reach to that, neither its capability of descrying beyond that.
- ItemSomente MetadadadosO Eterno Retorno E O Amor Fati De Nietzsche Como Situações Filosófico-Narrativas Em Quatro Contos De Borges(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2017-04-24) Marson, Henrique Aparecido [UNIFESP]; Silva, Ivo Da [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)This work aims at analyze, according to the concept of the philosophical-narrative situation, which elements of the Nietzschean philosophy, concerning to the Eternal Return and amor fati, are assumed as arguments of four pieces of fiction of Borges (The library of Babel, Biography of Tadeo Isidoro Cruz (1829-74) , The Other and The Immortal). Firstly, in order to define the method of investigation, a methodological concept must be established based on the concept of the philosophical-narrative situation and its connection with the Poetics of reading. Besides the tale The library of Babel is scrutinized to show that its argument is the cosmological version of Eternal Return of Nietzsche converted into philosophical-narrative situation. In the sequence, the narratives Biography of Tadeo Isidoro Cruz (1829-74) and The other are analyzed to show that the constitution of its arguments occurs through the Nietzschean concept of amor fati used as a philosophical-narrative situation. Finally, the text The immortal is put in scrutiny to evidence that its argument derives from the Eternal Return of Nietzsche instrumentalized by Borges like situation philosophical-narrative to create the short story. With this course, the work aims at to extract the consequences as to why Borges made use of these philosophical concepts of Nietzsche to create the thematized narratives in this text. This is the rason why such nietzschean concepts serve the poetic/aesthetic purpose of Borges to dissolution of subjectivity, It would be in harmony with the poetic discipline adopted by him, namely with the Poetics of reading.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Mentira, erro, ilusão, falsidade: sobre Nietzsche e Wittgenstein(Grupo de Estudos Nietzsche, 2013-01-01) Carvalho, Marcelo [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)The works of Nietzsche and Wittgenstein present very fruitful possibilities of contacts and connection that unfold interesting for the interpretation of both. We present here one of these possibilities, considering the ground on which both authors situate the debate about truth and its relationship to language. To do this we make a brief presentation of Nietzsche's On truth and lie in an non moral sense and try to clarify its relationship with the concept of language presented in Wittgenstein's Philosophical Investigations and On Certainty.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Nietzsche e a Europa do futuro(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2014-06-26) Lacerda, Oclécio das Chagas [UNIFESP]; Silva Junior, Ivo [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)O propósito desta dissertação de mestrado é pesquisar a crítica de Nietzsche à Europa de seu tempo, a partir da obra Para além de bem e mal. Num primeiro momento, investigo a maneira pela qual o filósofo alemão considera que a Europa vive numa condição de fraqueza generalizada, que se manifesta na filosofia, na religião, na arte, na política, enfim, em todos os componentes da cultura predominante. Num segundo momento, perscruto as procedências deste enfraquecimento, que são encontradas num processo histórico e fisiológico e que tem como seu representante principal o homem das “ideias modernas”, um tipo fraco e degenerado, que se propaga por toda Europa. Num terceiro e último momento, partindo da crítica realizada pelo filósofo à sua época, analiso o intento de Nietzsche de superar esta condição de enfraquecimento cultural, que consiste em preparar o caminho para o advento de uma nova Europa, forte e elevada, a Europa do futuro. Analiso, por extensão, a partir da perspectiva de Nietzsche, a necessidade de um perigoso trabalho de cultivo do tipo europeu que, mesmo em condições de fraqueza, tenha a capacidade e a força necessária para criar novos valores e, a partir deles, legislar sobre a Europa. Concluo que este tipo de homem é o filósofo legislador, o “bom europeu” e de “espírito livre”, ao qual cabe a tarefa de elevar a cultura europeia e, com isso, antecipar experimentalmente, a Europa e o europeu do futuro.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Nietzsche e o teatro Os apontamentos, peças e a atualidade teatral presentes em O nascimento da tragédia(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2020-03-11) Fonseca, Sergio Carvalho Da [UNIFESP]; Burnett Junior, Henry Martin [UNIFESP]; Universidade Federal de São PauloThis dissertation seeks to understand in the work The birth of tragedy, by Friedrich Nietzsche, the elements and notes related to the theater present in this work. The method used to understand and address the specificity of theatrical art in his work was the decrease of philosophical commentators and the absorption of texts of professionals linked to literature and theater. In addition, the reading of the authors' pieces cited by Nietzsche served as the basis for understanding references about comedies and tragedies. In these particularities, the Aristophanes comdographer and the philosopher Aristotle are highlighted in their influences on Nietzsche and provide a more extended interpretation of theatrical art. The next effort lies in nietzschiana's aesthetic perspective of her first work in contemporaneity, recognizing it in theatrical works.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Nietzsche entre fronteiras: a especificidade alemã e o problema europeu(Universidade Federal de São Paulo, 2023-03-28) Marchiori, Gabriela do Espírito Santo [UNIFESP]; Silva Júnior, Ivo da [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0867604979777627; http://lattes.cnpq.br/1276925056639722Esta dissertação de mestrado busca investigar a relação de apropriação e de ruptura que Nietzsche estabelece com a filosofia clássica alemã, tendo em vista o “problema europeu”. No contexto de A Gaia Ciência, esta questão surge com o pessimismo de Schopenhauer, que Nietzsche considera marca de um pensador europeu, não alemão, levando-o a uma problematização sobre a filosofia alemã. Todavia, a despeito de suas críticas, consideramos que a solução do filósofo ao problema europeu é fundamentada a partir da apropriação de certos elementos do pensamento germânico. Portanto, a hipótese que colocaremos à prova é a de que as conceituações levantadas para a solução de sua questão surgem como evidência da ambiguidade entre a especificidade alemã e o problema europeu, estando a filosofia nietzschiana nas fronteiras dessa contrariedade. Para tal objetivo, primeiramente avaliaremos como as “teses alemãs”, de Leibniz, Kant e Hegel, aludidas por Nietzsche estão presentes no pensamento do filósofo. Em seguida, investigaremos a crítica de Nietzsche à filosofia alemã que, para o autor, teria atrasado o “problema do valor da existência”, observando as aproximações e afastamentos de Nietzsche frente sua tradição, indicando também os elementos singulares do quinto livro da Gaia Ciência. Por fim, no terceiro momento, apuraremos como a filosofia do futuro de Nietzsche procura elidir este conflito, mesmo que se exprimindo a partir de sua ambivalência.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A recepção de nietzsche no brasil: renovação e conservadorismo(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2019-04-11) Dias, Geraldo Pereira [UNIFESP]; Silva Junior, Ivo Da [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)This thesis aims to investigate the way in which the reception of Nietzsche's philosophy occurred between 1876 and 1945 in Brazil. In order to do so, I argue that given the characteristics of the first reception of Nietzsche's philosophy, between Germanist and pre-modernist authors, two contrasting aspects of the Brazilian modernist literary movement were accentuated: on the one hand, critical-literary and essay-interpretive renewal, and, on the other hand, political-ideological conservatism. As a means of proving this hypothesis, I examine, at the beginning, how the first material about Nietzsche arrived in the country, particularly among the authors of the Germanist movement, who, from 1876, made the first readings and translations of Nietzschean philosophy from the German language. Next, I investigate the way in which the reception of Nietzsche's philosophy in premodernism occurs, which, unlike the Germanist movement, was branded as French loans, as in the works of authors like José Veríssimo, Albertina Bertha and Elísio de Carvalho. Finally, I analyzed the reception of Nietzsche's philosophy in the modernist movement, with emphasis on the essays-interpretative and critical-literary writings of Paulo Prado, Gilberto Freyre and Sérgio Buarque de Holanda, produced between 1922 and 1945.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A recepção do pensamento de Nietzsche na obra literária de Dalcídio Jurandir(Universidade Federal de São Paulo, 2022-08-12) Lacerda, Oclecio das Chagas [UNIFESP]; Silva Junior, Ivo da [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0867604979777627; http://lattes.cnpq.br/1602133982891195Defende-se a tese de que, nos escritos literários de Dalcídio Jurandir, há um diagnóstico da Amazônia moderna, no qual é possível identificar um elemento de interseção com a crítica de Nietzsche à Europa da modernidade. Tal elemento, identificado nesta pesquisa pelo estudo da recepção, é o niilismo. Para tanto, logo de início, busca-se compreender esta recepção como um processo de ressignificação estética e “antropofágica” da filosofia nietzschiana nas narrativas romanescas do escritor amazônico. E, utilizando este tipo de recepção como um pressuposto metodológico, a pesquisa analisa as obras escritas, investigando, num primeiro momento, o niilismo tanto na Europa quanto no Brasil. Perscruta, na sequência a manifestação dos signos deste fenômeno na ficção romanesca de Jurandir e também seus sintomas nas personagens literárias, Eutanázio, Missunga e Alfredo, protagonistas dos três romances em análise, Chove nos Campos de Cachoeira, Marajó e Belém do Grão Pará. Investiga, por fim, como Jurandir visa a encontrar meios para ultrapassar o niilismo, identificando nas metáforas e nas personagens populares desses romances analisados, uma ressignificação daquele niilismo nietzschiano com tendência à transvaloração.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Recepção e antropofagia: Nietzsche na Escola de Recife(Universidade Federal de São Paulo, 2023-05-26) Pantuzzi, Tiago Lemes [UNIFESP]; Silva Júnior, Ivo [UNIFESP]; Azeredo, Vânia Dutra de [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/7369695504912288; http://lattes.cnpq.br/0867604979777627; http://lattes.cnpq.br/7573626180252031Este trabalho tem o objetivo de examinar a primeira recepção de Nietzsche no Brasil, a partir das leituras que alguns intelectuais da Faculdade de Direito de Pernambuco fizeram de seus textos. A Escola de Recife surge de um movimento intelectual dentro da faculdade pernambucana que, entre seus objetivos, busca construir uma identidade cultural nacional que se distancie do predomínio europeu. Se apropriando dos escritos de uma forma que chamaremos de antropofagia e modernismo avant la lettre. Em meio a esse movimento, encontramos a menção mais antiga ao filósofo alemão num texto de Tobias Barreto, de 1876. Juntamente com o escrito do professor brasileiro, há um grupo de estudiosos germanistas que, além de terem trazido obras alemãs para a faculdade, acreditaram que elas poderiam fornecer as bases para aperfeiçoar a cultura brasileira. Essa pesquisa se desenvolve em cinco capítulos: no primeiro trataremos da metodologia antropofágica que será usada para analisar como os textos foram digeridos e transformados pelos membros que buscavam romper com a relação luso-franco brasileira das outras faculdades; no segundo, analisaremos mais detalhadamente o pensamento de Tobias Barreto; no terceiro, nos dedicaremos à relação de Barreto com Sílvio Romero; no quarto, a influência exercida sobre o professor anarquista José Oiticica; por fim, veremos como Nietzsche influenciou os alunos vindouros, destacando o poeta e escritor Gilberto Amado.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Redução da moral à estética - arte e gaia ciência na filosofia do espírito livre, de Friedrich Nietzsche(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2020-05-04) Silva, Leonardo Camargo Da [UNIFESP]; Burnett Junior, Henry Martin [UNIFESP]; Universidade Federal de São PauloThis master’s dissertation, main topic, deals with the further development of Nietzsche’s philosophy of the free spirit shown in his work Gay Science. Sources and texts are analyzed, from a genetic-conceptual perspective, to rebuild the core of his philosophical intention and argumentative path of thinking. Placing art at the center of his philosophical project is the general thesis’s basis which develops a deeply affirmative philosophical way of life, simultaneously, as an authentic artistic perspective of existence and also the overcoming of morals. In order to demonstrate it, the text will be focused on two aspects: (i) rebuilding the semantic content of the notion of gay science from Nietzsche’s texts and other authors and their incorporation and strategies uses in the text of Zarathustra’s author of showing his intrinsic relation with the artistic activity; (ii) analyzing the theme God’s death as a world’s interpretation by discussing the disruptive power of art by the overcoming of morals; finally shaping the task of the free spirit supported by art. Thus, the dissertation proposes itself a body text interpretation of Nietzsche’s Gay Science under the aspects of the problems permeating the philosophy for free spirits.