Navegando por Palavras-chave "Neurodiversidade"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)Inclusão/exclusão de estudantes autistas no ensino médio e técnico integrado: uma análise das narrativas de professores e estudantes(Universidade Federal de São Paulo, 2024-09-30) Muniz, Mayara Lybia Silva [UNIFESP]; Cruz, Fernanda Miranda; http://lattes.cnpq.br/5963332154182390; http://lattes.cnpq.br/0807391946977323Esta pesquisa investigou os elementos envolvidos nos processos de inclusão/exclusão de estudantes autistas, tendo como foco suas narrativas e as de atores sociais em uma instituição de ensino médio técnico integrado. O objetivo foi compreender como se manifestam, na prática, as políticas de inclusão, as barreiras enfrentadas e as estratégias adotadas para lidar com as especificidades desses estudantes. Metodologicamente, o estudo adotou uma abordagem qualitativa, ancorada em narrativas e entrevistas realizadas com quatro professores e dois estudantes autistas, com a aplicação prévia de questionários a 14 membros da equipe de apoio educacional e professores. Os dados coletados permitiram analisar as experiências e percepções de inclusão/exclusão a partir das estratégias pedagógicas, adaptações realizadas por professores e as vivências escolares dos estudantes autistas. Entre as narrativas, destaca-se um contraste entre o discurso das políticas de inclusão e sua efetivação prática. Professores relataram a necessidade de mais formação e recursos, enquanto os estudantes apontaram a importância de reconhecimento de suas necessidades individuais e experiências, muitas vezes marcadas por práticas inclusivas e excludentes. A partir das análises, a tese discute que, embora haja avanços legais e institucionais, as práticas inclusivas ainda são limitadas por barreiras estruturais e capacitismo. O estudo reafirma a necessidade de uma mudança paradigmática na abordagem da inclusão escolar, promovendo uma prática educacional que celebre a diversidade como elemento central do ambiente pedagógico.
- ItemAcesso aberto (Open Access)"Não está na cara": O Transtorno do Espectro Autista e as contribuições do Serviço Social no Trabalho Interdisciplinar em Saúde Mental(Universidade Federal de São Paulo, 2022-08-04) Ourique, Carina Éllen Campos [UNIFESP]; Thomaz, Silvia Maria Tagé [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/2147936574575153; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)O Transtorno do Espectro Autista tem se evidenciado socialmente de modo crescente. Tal manifestação traz consigo a necessidade de apreensão acerca da condição para que sujeitos autistas sejam contemplados em todas as suas necessidades e direitos, bem como na assistência integral em saúde. A pesquisa teve por objetivo compreender o transtorno e a realidade brasileira da pessoa autista, refletindo sobre a importância do Serviço Social no campo e as possíveis contribuições no trabalho interdisciplinar em saúde mental. A metodologia de aproximação e aprofundamento do objeto de estudo, se deu por meio de duas etapas: revisão bibliográfica e entrevista direta com profissionais da saúde mental com experiência mínima de três anos junto à população autista. Deste modo o presente trabalho se debruçou em compreender a relevância do Serviço Social na área, bem como a percepção dos demais profissionais em relação à importância do trabalho interdisciplinar em saúde mental. Por fim, concluiu-se que o trabalho interdisciplinar é imprescindível para a construção da intervenção em saúde mental, de modo a contemplar os sujeitos em suas demandas gerais e assim contribuir para a promoção da saúde de modo integral. Neste processo o Serviço Social se evidenciou enquanto importante aliado na construção da saúde, considerando a realidade social e subjetiva dos usuários assistidos, com enfoque na construção do cuidado de modo livre e democrático, junto aos sujeitos autistas e seus grupos familiares.