Navegando por Palavras-chave "Neoliberalismo"
Agora exibindo 1 - 20 de 50
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Adeus magistério : o abandono dos professores de Sociologia da Rede Estadual de Ensino de São Paulo(Universidade Federal de São Paulo, 2018-12-05) Cardoso, Walassy do Carmo [UNIFESP]; Goulart, Débora Cristina [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6842243295765937"Este trabalho tem como objetivo discutir e apontar as possíveis causas que levam os professores efetivos da disciplina de Sociologia da rede estadual de ensino de São Paulo-Capital a pedirem exoneração dos seus cargos. Para tanto, buscamos revisar a teoria da proletarização docente e seus críticos, o avanço das reformas neoliberais em educação e sua repercussão sobre o trabalho docente na rede pública, o histórico da disciplina de Sociologia na educação básica e os efeitos que a intermitência dessa disciplina tem impactado sobre o trabalho do professor de sociologia na atualidade. Para avançar na questão da exoneração docente, também buscamos construir dados estatísticos a partir de informações disponibilizados pela Secretaria de Educação de São Paulo (SEE-SP), além da elaboração de um questionário (via internet), que foi aplicada a 28 professores de Sociologia que pediram exoneração de seus cargos no período de 2009 a 2017."
- ItemAcesso aberto (Open Access)A apropriação dos espaços que sobram na cidade neoliberal: o caso da rua Preta(Universidade Federal de São Paulo, 2023-03-17) Aymberé, Renato Ponzetto [UNIFESP]; Pereira, Alexandre Barbosa [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/9605611752948124; http://lattes.cnpq.br/6284457025260483A pesquisa tem como objetivo analisar como o neoliberalismo interfere diretamente na dinâmica urbana e compreender a maneira como os citadinos procuram brechas para significar os espaços que sobram na cidade neoliberal. Para tanto, são exploradas as dinâmicas sociais relacionadas à rua Preta, espaço que sobra entre a linha de trem 7 rubi da CPTM e os muros do condomínio Recanto dos Pioneiros, no bairro do Piqueri, na cidade de São Paulo. Pelo fato de a análise do objeto de estudo se movimentar entre o macro e o micro, a rua Preta é pensada a partir de referências teóricas da sociologia e, principalmente, da antropologia. Nesse sentido, são desenvolvidas discussões sobre a relação entre cidade e capital (GRAHAM, 2016; HARVEY, 2008; ROLNIK, 2015), a disputa do espaço urbano no contexto neoliberal (CALDEIRA, 2000; MACHADO, 2022; VAINER, 2013) e os espaços que s obram (FERRARA, 2000; SOLÀ MORALES, 2002; VENTURI, 2004) na colcha de retalhos que é a urbe. Ademais, estuda se a cidade como uma rede de indivíduos (AGIER, 2009) os quais fabricam o cotidiano (CERTEAU, 1994), tornando a dinâmica urbana incessante, fluida e pulsante (INGOLD, 2012, 2015, 2022). É realizada uma etnografia tradicional e digital com moradores do Piqueri e do condomínio Recanto dos Pioneiros para se compreender como essa rede de indivíduos vê e ressignifica continuamente a rua Preta. Assim, trat ando de questões como segurança, comércio e som, a pesquisa chega a algumas conclusões relevantes quanto ao imaginário e à apropriação, por partes dos citadinos, do espaço que sobra na cidade neoliberal. Embora invisibilizada em muitos quesitos, fica claro que a rua Preta atravessa bairro e condomínio, sendo palco de tensões, negociações e ressignificações do espaço urbano.
- ItemAcesso aberto (Open Access)As transformações do trabalho da coordenação pedagógica na lógica gerencial da educação estadual paulista(Universidade Federal de São Paulo, 2024-05-08) Monteiro, José Walber Ferreira; Goulart, Débora Cristina; http://lattes.cnpq.br/6842243295765937; http://lattes.cnpq.br/1779892729260090O objetivo da pesquisa foi a compreensão das transformações do trabalho da coordenação pedagógica na educação pública estadual de São Paulo. A proposta parte de um levantamento das alterações da legislação desde a última LDB (1996), com atenção especial ao período após a aprovação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do ensino médio (2017). As alterações quanto a atribuições e o papel da coordenação pedagógica é mais um entre os processos de “flexibilização” do trabalho institucionalizado nos setores privados da produção e que avançaram para os setores públicos, atingindo, entre estes, a educação. Embora observe-se a influência de todas as inovações tecnológicas no mundo do trabalho, nosso referencial são os determinantes históricos e conjunturais (político-econômica) do neoliberalismo, entre 1996 e 2022 e suas influências na estruturação do trabalho da coordenação pedagógica da educação estadual paulista. Precisamos entender os determinantes históricos, político-econômicos no processo do trabalho, orientada aos coordenadores do ensino médio na educação Estadual em São Paulo, por meio de canais oficiais de Formação como a EFAPE (Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação do Estado de São Paulo) e o CMSP (Centro de Mídias SP). Lançando mão de pesquisa bibliográfica-documental, observamos as sucessivas mudanças ocorridas nas orientações quanto ao processo de atuação sobre as atribuições e mediações do trabalho da coordenação pedagógica no ensino médio, segmento aqui pesquisado. A análise dos dados coletados será realizada a partir do referencial teórico próprio da pedagogia crítico-social e das políticas educacionais em sentido mais amplo. A compreensão dessas mudanças na função da coordenação e seu papel no “gerencialismo” aplicado no desenvolvimento do trabalho na educação contribui com o desenvolvimento de uma visão cada vez melhor e mais clara, sobre este campo de atuação da prática docente.
- ItemAcesso aberto (Open Access)O Banco Mundial e o combate à pobreza na América Latina(Universidade Federal de São Paulo, 2022-08-09) Oliveira, Tábata Dellagostin [UNIFESP]; Bello, Carlos Alberto [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4903544245216919; http://lattes.cnpq.br/3090835833969965A seguinte pesquisa visa analisar os objetivos e estratégias do banco mundial no apoio às políticas de combate à pobreza na América Latina, verificando como estas políticas de combate à pobreza se articulam a outras políticas em termos de uma política mais geral de desenvolvimento para os países da América Latina.
- ItemSomente MetadadadosCirculação de ideias e justificação de projetos políticos nas Américas: Morse, Schwartzman e os embates políticos-ideológicos entre as décadas de 1980-90(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2014) Santos, Gleig Almeida [UNIFESP]; Gonzalez, Rafael Ruiz [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6234108503733559; http://lattes.cnpq.br/4827910535198387; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)This monograph has as object the intellectual debate around the work of Prospero's Mirror: culture and ideas in the Americas, between the decades of 1980-90, investigating their theoretical contributions to the dialogue between sociology and history in the period. Also sought to map how these discussions were related to the political and social concerns of coeval contexts that authors were involved in them.
- ItemAcesso aberto (Open Access)As condições de trabalho dos/as assistentes sociais brasileiros/as: um estudo bibliográfico(Universidade Federal de São Paulo, 2023-07-10) Oliveira, Fernanda Monteiro de [UNIFESP]; Guanais, Juliana Biondi [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3375921270633687; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Este estudo se propõe a realizar uma análise sobre a conjuntura atual da profissão de Serviço Social, bem como investigar o perfil profissional do/as assistentes sociais na contemporaneidade. Buscou-se fazer uma retomada histórica da profissão e sua atuação a partir da década de 1990, com o objetivo de investigar as condições concretas em que se desempenha o exercício do Serviço Social no Brasil, uma vez considerado o/a assistente social como um profissional assalariado, ou seja, que depende da venda de sua força de trabalho. Também procurou-se entender quais são as formas de alienação e precarização impostas para a classe trabalhadora de Serviço Social e quais são os enfrentamentos que a categoria ainda tem a percorrer na consolidação de seus direitos. A importância do tema levantado reside em reunir elementos para propor à categoria uma reflexão sobre como está situada no ano de 2022 e se dará em um estudo bibliográfico, partindo de autores como Ricardo Antunes, Marilda Iamamoto e Raquel Raichelis, bem como da análise do Perfil de Assistentes Sociais realizado pelo CFESS/CRESS; referencial este que proporciona observar quais os recortes interseccionais que atravessam a categoria, como gênero, raça/cor, índices de empregabilidade etc. Além disso, ao atentar para a conjuntura atual de destruição de direitos do trabalho, convida os assistentes sociais a pensar estratégias de luta e resistência.
- ItemAcesso aberto (Open Access)O Conselho Estadual de Educação de São Paulo: um olhar sobre a produção e a composição do Colegiado no período de 1995 a 2018(Universidade Federal de São Paulo, 2021-03-05) Nascimento, Lívia Cristina dos Anjos [UNIFESP]; Jacomini, Márcia Aparecida; http://lattes.cnpq.br/4864013782006939O objeto de estudo da pesquisa é a produção normativa do Conselho Estadual de Educação de São Paulo (CEE-SP), para a Educação Básica, e sua composição no período de 1995 a 2018. Ela foi motivada pelas críticas e investigação pública sobre as nomeações para Conselheiros, devido à tendência de indicações sistemáticas de membros ligados ao ensino superior e ao setor privado, em detrimento daqueles vinculados à educação básica. O objetivo da pesquisa foi mapear e sistematizar a composição deste órgão e as principais temáticas sobre as quais ele se manifestou no referido período. Para tal, foi realizada uma pesquisa documental sobre as Deliberações e as Indicações do CEE-SP, as Resoluções do Conselho Nacional de Educação (CNE/CEB e CNE/CP) e as nomeações dos Conselheiros publicadas no Diário Oficial do Estado de São Paulo (DOE-SP) correlacionando com suas atuações profissionais disponíveis no LinkedIn e no Currículo Lattes – CNPq. A partir desse levantamento, foram analisadas a composição dos Conselheiros nomeados e suas atuações profissionais, os assuntos sobre a Educação Básica da qual o órgão se manifestou e as convergências temáticas entre a produção normativa do CEE e do CNE. Quanto à produção normativa do CEE, identificou-se que, para a educação básica, esteve voltada a temas como currículo, avaliação, formação de professores e sistema de ensino, convergindo com 60% dos temas-chave produzidos pelo Conselho Pleno e pela Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação, apresentando maior afinidade com temas relacionados à organização do sistema de ensino. Constatou-se, também, que o órgão foi preponderantemente formado por membros que atuam na Educação Superior, do setor privado e de representantes da elite político-administrativa do poder público.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A construção das relações internacionais do Movimento Sem Terra e a Nicarágua (1984-1989)(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2020-02-17) Alvarez, Camilo Monteiro Do Amaral [UNIFESP]; Welch, Clifford Andrew [UNIFESP]; Universidade Federal de São PauloAs a result of a deep crisis of capitalism, the desperate conditions in Central America and South America made it possible for Brazilian landless people to get closer to workers in the Nicaraguan countryside and the Sandinista revolution. In several measures, this relationship determined the initial construction of internationalism by the Landless Rural Workers Movement (MST). This is the theme of the present dissertation, whose objectives are to understand how the MST internationalist solidarity took place in the face of the Sandinista revolution and how this relationship influenced the institutionalization of the movement's international relations and its internationalist practice. To achieve this end, the main sources were the Jornal Sem Terra and the political documents of the deliberative bodies of the MST, of the 1st National Congress, National Meetings, Political Direction (later called National Direction), National Coordination and the International Relations Sector of the movement. As a result, one can see how the transformations of liberalism, the reality of capitalism in the countryside, the American imperialist action and the emergence of new social movements created the conditions for the relationship between the Landless Movement and the Sandinista Revolution. The objectives of the MST and the conception of the world expressed by its leaders provided a specific way of approaching and engaging in solidarity with Nicaragua. The development of international activities and the experience in Nicaragua promoted a greater elaboration of the MST's internationalism and, finally, the decline of relations with the Sandinista revolution created opportunities for the MST to build other international relations.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Crise estrutural do capital e a transfiguração do Estado no neoliberalismo(Universidade Federal de São Paulo, 2021-08-04) Oliveira, Beatriz Almeida [UNIFESP]; Feldmann, Daniel Augusto [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/8121964433446225; http://lattes.cnpq.br/3438685893706279A partir da década de 1970, o neoliberalismo tem se erigido em resposta à redução das taxas de lucro no capitalismo global, momento marcado pela desdemocratização do Estado e fragmentação das unidades nacionais. Com isso, se verifica uma mudança na forma do Estado: do fiscal ao endividado, ou então, do produtor ao gerencial, alteração que encontra raízes na própria tentativa do capital de superar seus limites. Compreendida como crise estrutural, a incapacidade do capital de realizar um ajuste espaço-temporal adequado, e nesse sentido, a incapacidade do Estado “facilitar” e sustentar a expansão do capital, coloca o último contra a suas próprias determinações ideais afim de se tornar, ele mesmo, objeto apreendido pelo movimento de valorização do valor. Com isso, se expõe a fragmentação das estruturas sociais sobre as quais se erige o capital, e questiona a própria capacidade de continuidade ilimitada da acumulação capitalista.
- ItemSomente MetadadadosA dívida no divã: um balanço do endividamento público entre 1990 e 2002(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2019-04-10) Bastos, Vinicius Azevedo [UNIFESP]; Handfas, Alberto [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)This dissertation aims to interpretate the indebtedness occurred during the liberalization process that Brazil passed through in the 1990’s. To achieve this objective, it’s utilized the Dependency Theory for an understanding of the economic changes in which Brazil was inserted during the neoliberal era, looking for the origin of the indebtedness process and presenting this debt far beyond the accounting view, interpretating its meaning in the dependent capitalist society. A bibliographic review about the international and Brazilian economy is presented, so it’s possible to understand the context of the indebtedness in the 1990’s. Then, with the theoretical support and the historical analysis, the events of the 1990’s are evaluated concentrating in the internal and external public debt. The hypothesis is that the reforms for an open economy are the reason for the indebtedness, and, besides the historical analysis, statistical series of the public debt, interest rates and external accounts are used to verify the hypothesis.
- ItemAcesso aberto (Open Access)O Estado neoliberal e assistência social: Os desdobramentos para o Benefício de Prestação Continuada(Universidade Federal de São Paulo, 2021-10-05) Salinas, Aline Moraes [UNIFESP]; Diniz, Tânia Maria Ramos de Godoi [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0843643148488988; http://lattes.cnpq.br/4779684410206408; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)O presente trabalho busca trazer elementos para a reflexão crítica acerca da viabilização do Benefício de Prestação Continuada (BPC). Para tal, será considerada a atual conjuntura de desregulamentação dos direitos sociais, do avanço da agenda neoliberal e da atuação do assistente social como perito judicial nos casos de judicialização do acesso ao referido benefício. O primeiro capítulo recobra elementos acerca da categoria trabalho e o sistema de seguridade no Brasil. As reflexões trarão a sustentação teórica de base marxista para explicar as desigualdades impressas no sistema capitalista, com ênfase em economias da periferia do capital. O segundo capítulo aborda a questão social (fator de intervenção do serviço social), a influência de agências internacionais nas políticas sociais nos países de economia periférica, com destaque para a assistência social e os programas de transferência e complementação de renda que esta comporta, no caso, o BPC. O terceiro capítulo aborda a judicialização do acesso ao direito socioassistencial e atuação do assistente social como perito judicial no contexto da precarização do trabalho profissional.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Estados sob comando: da guerra às drogas na América Latina à internacionalização do PCC(Universidade Federal de São Paulo, 2024-09-09) Santos, Vinicius Borges [UNIFESP]; Matsuda, Fernanda Emy [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4513663619970521; https://lattes.cnpq.br/3588665598540600O presente trabalho busca examinar as intervenções dos Estados Unidos na América Latina, no contexto da Guerra às Drogas, e sua relação com o processo de internacionalização do Primeiro Comando da Capital (PCC). O objetivo central é investigar como os avanços das políticas de combate ao narcotráfico por meio de uma ótica neoliberal estadunidense, após a Guerra Fria, influenciaram os países afetados e forneceram condições propícias para que o PCC se tornasse um dos maiores cartéis de drogas do mundo. Para tanto, a pesquisa adota uma abordagem qualitativa, de caráter exploratório, baseada na análise de bibliografias, documentos, artigos e materiais jornalísticos. A hipótese principal é testada utilizando o método hipotético-dedutivo, que permitirá entender as conexões entre a política neoliberal, a criminalização da pobreza e a ascensão do PCC no cenário global.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A formação técnica e profissional da juventude brasileira no novo ensino médio (Lei 13.415/2017): análise das diretrizes(Universidade Federal de São Paulo, 2023-06-23) Santos, Antônio Edilmar Leite Monteiro dos [UNIFESP]; Abreu, Claudia Barcelos de Moura [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3114393461757020; https://lattes.cnpq.br/5380445104878991A pesquisa analisou a Formação Técnica e Profissional no novo ensino médio (NEM), implementada pela Lei 13.415/2017, constituída pelos cursos técnicos e itinerários formativos (Parte Diversificada). Adotamos como referência contextual a agenda educacional global estabelecida na Conferência Mundial de Educação para Todos em 1990 e as reformas educacionais nacionais do ensino médio que sucederam desde então, voltadas à formação profissionalizante. A investigação dos relatórios do Banco Mundial (2017a; 2017b; 2018) e da legislação educacional principal: Lei 13.415/2017, Portaria 1.432/2018, Resolução nº 3/2018, alterações da Lei 9.394/96 revela que a disputa pela hegemonia da formação profissionalizante de nível médio, em curso desde a década de 1990, quando o Brasil foi signatário da referida Conferência é parte da agenda educacional global que opera como um importante mecanismo de reestruturação do sistema produtivo que entrou em crise desde o final da década de 1960. No Parecer 15/98, diretriz é apresentada como um “conjunto de instruções ou indicações para se tratar e levar a termo um plano, uma ação, um negócio, etc.”. Os relatórios e a legislação analisados revelam que a diretriz do BM que norteou a implementação do NEM é essencialmente orientada pelo viés economicista e privatista do ensino médio, ancorada no discurso da meritocracia, da flexibilização do currículo, da educação ao longo da vida, da formação de capital humano como fim em si mesmo, da tecnologia e inovação, em detrimento da formação humanística e política como projeto nacional. Em conjunto, tal ideologia funciona para qualificar, de maneira aligeirada e barata, mão de obra para o mercado de trabalho desregulamentado e precarizado das plataformas digitais (uberização), mascarando o assalariamento e/ou tornando o estudante empreendedor de si mesmo, no contexto da acumulação flexível. A pesquisa de cunho qualitativo baseou-se em análise documental e base teórica nos estudos de Romanelli (1986), Antunes (2009; 2018; 2020), Poulantzas (2000), Netto e Braz (2006), Harvey (2000; 2014), Krawczyk (2014), Shiroma et all (2005), Mészáros (2008), Laval (2004), Ramos (2006), Ravitch (2011) entre outros.
- ItemSomente MetadadadosGoverno Lula (2003-2010): elementos de continuidade e de ruptura com o neoliberalismo(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2017-11-28) Leda, Iann Longhini [UNIFESP]; Silva, Carlos Alberto Bello e [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)The Following Research Seeks To Understand The Relation Between The Lula Government (2003-2010) And The Neoliberalism, Highlighting The Elements Of Continuity And Rupture Concerning The Paradigms Brought By The Neo-Liberal Ideas, Notably When It Relates The Question Of The State Reconfiguration, That Would Cease To Be The Promoter Of Economic Growth To Become An Institution Which Main Goal Is Guaranteeing A Good Environment For Financial Investments.
- ItemAcesso aberto (Open Access)I Write Gender Not Politics: como o emo da década de 2000 questionou estruturas de identidade e gênero (mas não políticas)(Universidade Federal de São Paulo, 2023) Correia, Júlia Goularte [UNIFESP]; Quinalha, Renan Honório [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5338802143300383A globalização não difundiu apenas modos de produção e fluxos mundo afora; houve também uma exportação e imposição de formas de ser e viver, de se identificar e portar. A cultura emo surge do coração dos centros capitalistas, dos filhos daqueles que definiram os padrões sociais, como uma resposta às restrições de suas vidas - especialmente seus gêneros. Com uma estética caracteristicamente escura, voltada para a introspecção e a análise e catarse dos próprios sentimentos, e uma comunidade de fãs que ainda vive, e que esteve presente para a expansão da internet e dos mundos virtuais, o emo marcou gerações que, em retrospecto, enxergariam essa “fase” com embaraço. Por seu teor não-confrontacional e apelativo para grandes massas, o emo encontrou limites em seu poder de impactar o mundo, e passou a ser uma identidade comercializável que, no entanto, trouxe mudanças para toda a sociedade, especialmente sobre como expressam a própria identidade - de gênero, sexual ou em sentidos mais amplos -, no mundo e interagem com outras formas de ser e viver. O presente estudo pretende entender o impacto do emo da década de 2000 na compreensão de gênero de seus jovens fãs, além de avaliar como e até que ponto seu formato o encaixou - e o limitou - aos moldes culturais do modelo neoliberal.
- ItemAcesso aberto (Open Access)IIRSA: uma análise da infraestrutura e seu avanço para integração(Universidade Federal de São Paulo, 2022) Pinto, Ana Flávia Bastos Siqueira [UNIFESP]; Bressan, Regiane Nitsch [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0123316221379741; http://lattes.cnpq.br/6339982741762625O objetivo deste artigo foi estudar a infraestrutura logística e integração regional a partir da IIRSA, a Integração da Infraestrutura Regional Sul-Americana, um projeto que visa integrar a região por meio do incremento de obras logísticas, de telecomunicações e de energia. A iniciativa, de cunho neoliberal e que foi influenciada pelas diretrizes do regionalismo aberto, representou a criação de grandes corredores que atuam escoando os recursos naturais da região para o mercado mundial. O trabalho apresentou como a IIRSA demonstrou dificuldades em superar a barreira da interconexão física e como conclusão, viu-se que o projeto avançou em pequenas obras dispersas e apresentou pouco progresso na integração regional do território.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A (im)possibilidade democrática no neoliberalismo.(Universidade Federal de São Paulo, 2022-06-08) Lopes, Marina Jardim dos Santos [UNIFESP]; Laczynski, Patrícia [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4051136382942514; http://lattes.cnpq.br/4467058624383503Motivada pelo desejo de entender a “crise democrática” atual, esta pesquisa partiu da hipótese de que a democracia é incompatível com o neoliberalismo, destacando o município de São Paulo e utilizando o caso da Secretaria de Desestatização, criada pela gestão do então Prefeito João Dória, para apontar os rumos neoliberais e antidemocráticos do cenário urbano nos dias de hoje. Este caso foi escolhido pelo entendimento de que é uma representação perfeita do borramento das fronteiras entre os entes público e privado no contexto de ultraneoliberalismo urbano, borramento este expresso no próprio nome “Secretaria de Desestatização”. A construção deste artigo se deu a partir da consulta bibliográfica de autores de diversas nacionalidades e espectros ideológicos, partindo do resgate histórico dos significados de democracia e neoliberalismo, passando pelo cenário global de disseminação dos valores liberais e sua inserção no Brasil, considerando também os contextos de Reforma Urbana, Constituinte e golpe parlamentar de 2016. Como resultado, aponta-se que o neoliberalismo não só produz uma sociabilidade carente de participação política como resultado de sua atuação, mas também como pré-requisito para sua reprodução, prezando cada vez mais pela competição e alienação de seus indivíduos. Portanto, uma vez que a possibilidade de influir em processos políticos ou decisórios é premissa da democracia, não há democracia real no neoliberalismo, apenas processos participativos pontuais e protocolares, que em nada, ou quase nada, afetam os rumos adotados pela elite empresarial.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Impactos das medidas de austeridade na ascensão da extrema-direita: uma perspectiva global(Universidade Federal de São Paulo, 2023-12-15) Pires, Karen Kristina [UNIFESP]; Rocha, Antônio Sérgio Carvalho; http://lattes.cnpq.br/8270128889943829; https://lattes.cnpq.br/3198077260994573Esta pesquisa aborda a relação existente entre as crises financeiras, medidas de austeridade e a ascensão da extrema-direita. A Grande Depressão de 1929 e a Crise Financeira de 2008, ambas crises sistêmicas do capitalismo, serviram de background para fomentar o retorno da extrema-direita, e políticas de austeridade após cada uma dessas crises estiveram por trás da geração de um eleitorado com viés marcadamente nacionalistas, rancorosos e ressentidos, com pouca esperança na política. É justamente nessa camada que o discurso de populistas e reacionários encontra eco e a extrema-direita encontra margem para emergir – pois, se outrora a extrema-direita chegava ao poder através de golpes, hoje o que se nota é sua ascensão através de eleições democráticas, pouco a pouco desfazendo a sustentação das democracias liberais.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Inclusão digital, processos formativos e neoliberalismo: um estudo sobre a rede municipal de telecentros de São Paulo (2001-2018)(Universidade Federal de São Paulo, 2021-03-08) Sobral, Tamires Menezes; Rovai, Mauro Luiz; PESCE, Lucila; http://lattes.cnpq.br/4867232275873194; http://lattes.cnpq.br/0720071392894567; http://lattes.cnpq.br/4017855344776627O presente trabalho buscou discutir relações entre Inclusão Digital (SILVEIRA, 2003) e Tecnologias da Informação e Comunicação pela compreensão de que sua penetrabilidade (CASTELLS, 1999) nas sociedades contemporâneas altera continuamente relações sociais de produção e reprodução da vida, tendo em mente que tais alterações são perpassadas pela forma neoliberal (DRAIBE, 1993). A partir de um levantamento da história do Programa Telecentros da Prefeitura Municipal de São Paulo (2001 - 2018) o trabalho visou investigar as relações da gestão pública com a política municipal de inclusão digital de São Paulo a fim de compreender os afastamentos desta política de processos próprios da Inclusão Digital e identificar as formas de precarização das diferentes gestões e suas distintas assimilação da lógica neoliberal na condução da política pública.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Indagações sobre o Neoliberalismo a partir da Biopolítica de Michel Foucault(Universidade Federal de São Paulo, 2023-11-21) Vieira, Luan; Leite, Rosângela Ferreira.; http://lattes.cnpq.br/0298306729871970; http://lattes.cnpq.br/0283789362289698O presente trabalho pretende destrinchar a perspectiva foucaultiana sobre o neoliberalismo e o seu relacionamento com o que certa bibliografia configura como problema da totalidade nas análises sobre o neoliberalismo. Michel Foucault, filósofo pós-estruturalista, analisa o neoliberalismo na sua obra/curso “O Nascimento da Biopolítica” (2008), e averiguamos indagações sobre sua metodologia, instrumentalização teórica e fundamentos conceituais, para, enfim, propor uma perspectiva sobre a compreensão foucaultiana do neoliberalismo. A partir desta compreensão, visamos traçar algumas pontuações sobre possíveis contribuições e divergências de Foucault para o atual problema analítico no fenômeno histórico do neoliberalismo.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »