Navegando por Palavras-chave "Natureza"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)Brincar com elementos de natureza na Educação Infantil: contribuições de Therezita Pagani(Universidade Federal de São Paulo, 2024-12-07) Castro, Viviane de Oliveira [UNIFESP]; Finco, Daniela; http://lattes.cnpq.br/5868721280642490Esta pesquisa de conclusão de curso busca investigar as contribuições da educadora Thereza Soares Pagani para pensar a Educação Infantil a partir do brincar e o contato com a natureza. A realização da pesquisa se justifica pela necessidade de se pensar propostas educativas que contribuam para o desemparedamento das crianças pequenas, para o oferecimento de uma educação que garanta o direito das crianças à natureza e a brincadeira. As ideias da educadora, mais conhecida como Therezita Pagani, e contribuições para a Educação Infantil, são nacionalmente reconhecidas, porém ainda pouco investigadas no campo das pesquisas no campo da Pedagogia. Desse modo, a pesquisa será desenvolvida de maneira qualitativa a partir da realização de um levantamento bibliográfico de pesquisas sobre a temática e da análise de entrevistas, reportagens, vídeos e documentários sobre Therezita, disponíveis na internet. A partir dos dados coletados espera-se trazer um panorama de suas ideias e concepções para o campo da Educação Infantil, enfatizando a importância do brincar para a criança, a necessidade do contato da natureza nos primeiros anos de vida. A pesquisa busca contribuir nas oportunidades que as crianças têm de se desenvolverem a partir dos elementos da natureza na Educação Infantil.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A cidade de São Paulo, os trabalhadores e a natureza no final do século XIX e começo do XX(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2019-02-15) Fortti, Eduardo Luiz [UNIFESP]; Jorge, Janes [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)This study tries to understand the social relations that were constructed from the connection of the poor workers of São Paulo’s city with the nature in the late nineteenth and early twentieth centuries. This relationship is loaded with numerous political and social interests.This intervention in the nature of São Paulo is loaded with numerous political and social interests.In the first part we seek to analyze the processes of urbanization and demographic growth that occurred in the city during the studied period and how nature was present throughout these processes. Then we seek to reconstruct how nature was present in the everyday life of the poor workers in the city, serving as a basis for food and occasional work. At last, we analyze how the public power perceived nature and intervened on it from the edition of laws and regulations, which directly affected the life of the poor workers of the city in their survival.
- ItemAcesso aberto (Open Access)De corpos e travessias: a grande divisão e o campo da saúde(Faculdade de Saúde Pública, Universidade de São Paulo.Associação Paulista de Saúde Pública., 2011-03-01) Pereira, Pedro Paulo Gomes [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)This essay aims to approach the conventions around which biomedical and social scientists revolve. This analytical procedure is due to a suspicion this essay will explore: the social sciences and biomedicine may have more in common than we (social scientists) are willing to admit. Despite the differences announced by both sides, the dilemmas of translation and the serious problems deriving from it, very often biomedical and social scientists end up establishing a great division as the basic rule of the game: the division between nature and culture.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Duns Scotus e o princípio “tudo que se move é movido por outro”(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2013-02-14) Antonio, Felipe de Souza [UNIFESP]; Cezar, Cesar Ribas [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/7271203922331848; http://lattes.cnpq.br/2769635464216416; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Tendo como referência os escritos da Física de Aristóteles, o movimento, para os pensadores do século XIII, não somente diz respeito ao movimento local, mas também às mudanças quantitativa e qualitativa dos entes. A fim de justificar o movimento das coisas, isto é, a passagem da potência ao ato, grande parte dos escolásticos recorreu ao princípio aristotélico que diz: “tudo que se move é movido por outro”. Ademais, para alguns desses pensadores, até mesmo as alterações cognitivas e apetitivas que ocorrem nas potências da alma submetem-se a esse princípio. Às vésperas do século XIV, Duns Scotus rejeita a universalização do princípio aristotélico do movimento e sistematiza uma filosofia em favor do automovimento. Por conseguinte, o propósito desta dissertação é apresentar por que Scotus sustenta que não se pode afirmar a priori, isto é, por meio de princípios de validade universal e independentes da experiência, que toda e qualquer mudança é causada por outro. Tomando por referência as Questões sobre os livros da Metafísica de Aristóteles IX, q. 14, exponho o pensamento de Scotus, o qual diz que o automovimento não só é possível, mas também é a melhor explicação para muitos fatos empíricos: os acidentes simultâneos e não simultâneos; o movimento dos leves e graves; o movimento dos animais; bem como as alterações qualitativa, quantitativa, cognitiva e apetitiva que outrora eram exclusivamente explicadas pelo princípio aristotélico do movimento. Por fim, na conclusão, teço algumas considerações sobre a questão do automovimento e também apresento sucintamente o pensamento de Scotus sobre o automovimento da vontade.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A educação ambiental e a pedagogia Waldorf no ensino fundamental(Universidade Federal de São Paulo, 2021-04-30) Galdino, Ana Paula Passaes [UNIFESP]; Rabinovici, Andrea [UNIFESP]; Bach Junior, Jonas; http://lattes.cnpq.br/1101841734003456; http://lattes.cnpq.br/4506171831521594; http://lattes.cnpq.br/0657399801763767A Educação Ambiental tem trabalhado com a possibilidade de mudança em relação à qualidade de vida e está diretamente relacionada ao tipo de convivência que os seres humanos mantêm com o meio ambiente e a natureza no que implica atitudes, responsabilidades, valores e ações. Suas ferramentas e abordagens procuram demonstrar a interdependência e a reciprocidade dentro e entre os mundos natural, físico e cultural, os quais permeiam a vida humana e todos os outros reinos da natureza (mineral, vegetal e animal). A Pedagogia Waldorf se apresenta como uma das alternativas à necessidade de mudança na educação e na sociedade, pois é uma corrente pedagógica que se dispõe a educar a partir do conhecimento da religiosidade, antropologia humana, senso de estética, responsabilidade amorosa e veneração do ser humano a todo restante da natureza. O objetivo deste estudo foi o de buscar correspondências, semelhanças e diferenças, entre os conceitos e práticas da Educação Ambiental e os da Pedagogia Waldorf para o Ensino Fundamental. Para isso, analisou-se as ferramentas, estratégias e metodologias orientadas às iniciativas de Educação Ambiental que buscam as mudanças de atitudes e comportamentos voltados à relação do ser humano com o restante da natureza que possuem correspondência com a Pedagogia Waldorf e suas abordagens a partir das etapas de desenvolvimento humano e orientações curriculares. O presente estudo aconteceu com base na investigação de referencial teórico e entrevistas semiestruturadas com professores/as e/ou ex-professores/as de Pedagogia Waldorf e professores/as tutores/as e/ou formadores/as de professores/as Waldorf. Nota-se que há algumas correspondências e muitas diferenças a serem observadas entre as duas abordagens. A Educação Ambiental é diversa e acontece de forma dinâmica na Pedagogia Waldorf, existem algumas práticas comuns e muitas possibilidades para serem desenvolvidas. A Agricultura Pedagógica é uma importante prática de Educação Ambiental que já acontece na Pedagogia Waldorf e mostrou ter um enorme potencial de se devolver quanto à abordagem curricular no cotidiano dessas escolas. Para isso, é fundamental que haja investimento em formação de professores/as, permitindo assim que se apropriem do currículo disponibilizado. Abordar o tema ambiental e o ecológico nas formações de professores é oportunidade para que estes desenvolvam, de forma consciente, sua relação individual com o restante da natureza, trazendo intimidade para trabalhar com seus/suas educandos/as em suas atividades pedagógicas.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Encantarias da Alma: A boa filha a casa queima(Universidade Federal de São Paulo, 2023-11-13) Freitas, Jeniffer Cambi de [UNIFESP]; Caiaffo, Stéfanis Silveira [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3188249650749589; http://lattes.cnpq.br/1536053943227338; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Tendo como pilares a Natureza, os Comuns, o Feminino e o Encanto, esse trabalho se cria como uma verdadeiro manifesto para antes, durante e depois do fim do mundo. Sendo um livro composto por textos criados em diversos momentos da minha graduação, esse projeto divide-se nos 5 elementos que compõem a natureza - e a mim -, na tentativa de criar novos conceitos, linguagens e formas de vida. Através de uma escrita que se dá pelo corpo, minhas insurgências se unem para a construção de uma vida encantada, que se faz contrária a essa não-vida-capital que tem-nos sido apresentada como via única, pautada no colonialismo, no patriarcado, no racismo e no genocídio.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A Etocracia de Holbach: o materialismo como princípio de uma filosofia moral e política(Universidade Federal de São Paulo, 2022-05-27) Ávila, Fábio Rodrigues de [UNIFESP]; Freitas, Jacira de [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4496115893686703; http://lattes.cnpq.br/3390172313008316O objetivo dessa pesquisa é investigar os pressupostos teóricos materialistas presentes no desenvolvimento da filosofia moral e política do filósofo enciclopedista barão de Holbach. Na sua visão, o ser humano é constituído unicamente de matéria, cujos elementos constituintes são heterogêneos, o que permite pensar em uma natureza humana diversificada, apesar de possuir algumas qualidades comuns, como a sensibilidade, a razão, as paixões e o interesse pela própria felicidade. Holbach elabora, então, uma moral natural que possibilita ao ser humano tornar-se virtuoso e contribuir com a felicidade de seus semelhantes a partir da busca da própria felicidade, prescindindo de quaisquer princípios morais espiritualistas ou de conceitos metafísicos abstratos. Ao mesmo tempo, a sociedade é configurada como um corpo natural, constituído de elementos diversos que representam a diversidade da natureza humana, apesar de que algumas estruturas sociais, como a garantia de direitos naturais, a promoção da virtude pela autoridade soberana, a educação pública e a justiça social, sejam necessárias para sua manutenção. Essa moral natural proposta por Holbach tem a pretensão de ser universal, mas não busca estabelecer princípios absolutos, os quais deveriam moldar o cidadão e a sociedade de maneira uniforme. Pelo contrário, ela permite considerar que cada sociedade, assim como cada indivíduo, possui sua natureza singular e é capaz de encontrar princípios morais e políticos mais adequados à sua própria constituição, conforme seu solo, clima, recursos naturais e população e, não obstante a diversidade de seus elementos constituintes, tornar-se um corpo político ordenado e estável. Essa sociedade só é constante se possibilita aos seus membros usufruírem das suas qualidades intrínsecas, seguindo o impulso da busca da própria felicidade, mas sem deixar de contribuir com a felicidade comum. O desafio de estabelecer essa moral universal é, portanto, encontrar aquilo que é comum na natureza humana e sirva como fundamento para princípios morais e políticos.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Jogo de espelhos: a noção de demoníaco em Schopenhauer, Machado de Assis e Freud(Universidade Federal de São Paulo, 2020-12-22) Torres, Ricardo Rodrigues [UNIFESP]; Imbrizi, Jaquelina Maria [UNIFESP]; Casetto, Sidnei José [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3498118188722873; http://lattes.cnpq.br/8682215618761531; http://lattes.cnpq.br/0881732480140934; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)O uso da palavra demoníaco por Freud, não muito frequente, suscitou uma reflexão sobre o sentido para que aponta esta noção, haja vista não se tratar de um conceito. Ver o termo como um sinônimo de malignidade não parecia corresponder ao conjunto de significância do fraseado. Assim posta a problemática, vislumbrou-se uma via de acesso à questão a partir da literatura machadiana que, em muitas passagens de sua obra, aborda o jogo de forças a se manifestar na trajetória da existência humana, metamorfoseadas nas figuras alegóricas do Diabo, Pandora ou simplesmente natureza. Um importante comentador de Machado de Assis, Raymundo Faoro, identifica na ideia de natureza que transparece na obra do escritor brasileiro uma matriz schopenhauriana, a Vontade. O mesmo comentador encontra também ressonâncias na natureza machadiana do conjunto de ponderações (existenciais, filosóficas, estéticas, literárias) ao qual Goethe veio a nomear de demoníaco. Com Machado de Assis reencontramos, transpostos à realidade brasileira da época e à assimilação estética do gênio tupiniquim, um certo aspecto do universo da cultura de língua germânica. Assim, procuramos discernir, a partir de um conto de Machado, os impulsos demoníacos e naturais da criação literária e as fontes intelectuais de tais noções envolvidas para comparar ao uso do termo pelo Pai da Psicanálise. Freud dizia que os poetas haviam percebido com antecedência certas descobertas psicanalíticas, embora não as sistematizassem. Levando a sério essas considerações, o presente exame busca colocar os textos estudados frente a frente, à maneira especular, sem hierarquizá-los, para nesse “jogo de espelhos” trazer à tona as nuances de sentido no uso do vocábulo demoníaco. A pesquisa resultou que, nos reflexos produzidos, vislumbramos que a potência fisiológica/sexual na criação literária do cônego de Machado configurava a mesma força produtiva obscura de sintomas e sonhos denominada por Freud de demoníaca. A força da natureza que no conto machadiano produz a obra artística não se opõe à significação que o termo demoníaco vem a desenvolver num segundo momento da obra psicanalítica de seu pai fundador, quando suaviza o sentido de produção (embora mantenha essa nuance semântica) para repetição, característica que aponta para tendências conservadoras dos instintos dos seres orgânicos (no nível psíquico) em direção ao estado originário de quietude absoluta, porque tudo que é demoníaco é também natural. Faz-se admissível que, do mesmo modo que o daimon representava um intermediário entre homens e deuses para os gregos, o uso do termo demoníaco por Freud represente uma transição do universo mítico/poético para o mundo do realismo científico professado pelo psicanalista.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Não pisar suavemente na Terra: o olhar crítico do pensador indígena Ailton Krenak acerca da sociedade moderna capitalista(Universidade Federal de São Paulo, 2023) Silva, Carolaine Nunes [UNIFESP]; Macedo, Valéria Mendonça de [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5103882561355994; http://lattes.cnpq.br/9009244234569436A pesquisa se debruça sobre as considerações de Ailton Krenak acerca da sociedade moderna capitalista não-indígena, tendo como contraponto singularidades culturais e históricas do povo Krenak. O conceito de "antropologia reversa", de Roy Wagner (2010), é o eixo orientador da análise, buscando reconhecer modos indígenas de elaboração da alteridade dos não-indígenas. Particularmente, as reflexões de Ailton Krenak são impactadas por tragédias ambientais, com destaque para o rompimento da barragem de Fundão da mineradora Samarco, que despejou rejeitos no Rio Doce e o deixou em coma, afetando diretamente o povo Krenak. A análise se concentra em enunciados de Krenak sobre o mundo ocidental capitalista e sua relação predatória e devastadora com o meio-ambiente. Krenak compartilha com diversos outros intelectuais indígenas a percepção de que a separação entre humanidade e natureza e a transformação da segunda em objeto forjou um pensamento racional individualista e predatório. A dominação desta natureza supostamente inerte, objetificada, inventada pelo pensamento ocidental, permite e justifica o extermínio de paisagens, seres humanos e não humanos. O objetivo é dominar para progredir e se desenvolver. Nessa perspectiva, os povos originários configuram empecilhos para o desenvolvimento do país.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Natureza e imanência : o sistema da natureza de Holbach(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2016-04-07) Avila, Fabio Rodrigues de [UNIFESP]; Freitas, Jacira de [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)L'objectif de ce travail est de présenter la lecture du "Système de la Nature" du Baron d?Holbach, qu'expose deux mouvements implicites dans la construction de l'?uvre. Premièrement, il y a une critique de la philosophie traditionnelle parce que, selon l'auteur, elle serait guidée par des concepts abstraits et transcendants, ce qui apporte une vision erronée de la Nature et l?établissement des principes d'une morale inefficace pour réguler la conduite des hommes. En second lieu, on examinera proprement son système philosophique, le matérialisme, qui présente une idée de la Nature, laquelle serait régie par des lois invariables à cause de leurs attributs empiriques. Dans cette même perspective, la nature de l'homme est présentée à partir de cette essence naturelle et matérielle, différemment de celle présentée par la philosophie traditionnelle, à savoir, divisée en la partie spirituelle et l'autre corporelle. Cette proposition philosophique cherche ainsi, à travers le dialogue avec les sciences encore en développement au XVIIIe siècle, établir les principes d'une morale naturaliste, en accord avec l'organisation de la Nature. Ainsi, on cherche à souligner l'importance du Baron Holbach comme philosophe des Lumières, représentant d'un mouvement critique et aussi audacieux, qui a essayé d'établir des nouveaux paradigmes pour la philosophie et la morale.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A questão ecológica em Marx e Engels: uma análise da perspectiva marxiana e engelsiana da relação sociedade-natureza(Universidade Federal de São Paulo, 2022-08-04) Nogueira, Liliane Cristina [UNIFESP]; Souza, Davisson Charles Cangussu de [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/9521153041999015; http://lattes.cnpq.br/0468558598461890O objetivo da pesquisa foi analisar a concepção de natureza de Karl Marx e Friedrich Engels, como os autores abordam a questão da relação sociedade-natureza, se é possível encontrar noções ecológicas em suas obras, e se seus conceitos e crítica do modo de produção capitalista auxiliam a compreensão da crise ecológica contemporânea. A pesquisa apoiou-se na avaliação da corrente ecossocialista sobre a degradação ambiental atual e analisou as críticas e defesas dos marxistas ecologistas a Marx e Engels. Dessa forma, foi realizada uma pesquisa bibliográfica com a finalidade de resgatar brevemente as críticas dos ecologistas que identificam Marx e Engels como defensores do produtivismo e daqueles que alegam que os autores tinham uma consciência ecológica e trataram a questão da natureza aprofundadamente em suas obras. Em seguida, foi realizada uma leitura crítica de capítulos das obras selecionadas, confrontando as críticas e as defesas ecológicas a Marx e Engels. Para isso, as obras analisadas foram: O capital e Manuscritos econômicos-filosóficos de 1844 de Karl Marx; Anti-Dühring e Dialética da natureza de Friedrich Engels; e, por fim, Manifesto comunista e A ideologia alemã de ambos os autores. Por meio da análise de suas obras e de alguns marxistas ecologistas, constatamos que Marx e Engels analisaram a interação entre a sociedade e a natureza no interior da dinâmica capitalista a partir do método materialista histórico e dialético. Ademais, verificou-se também que o pensamento dos autores, especialmente em suas obras maduras, é coerente com uma perspectiva ecológica. Desse modo, concluímos que as críticas e análises do modo de produção por Marx e Engels contribuem com o importante debate ecológico travado nas últimas décadas acerca da problemática ecológica contemporânea.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Relações Entre O Ser Humano E O Mundo Na Vida E Obra De Brígida Baltar(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2018-04-10) Albuquerque, Fellipe Eloy Teixeira [UNIFESP]; Ferreira, Carolin Overhoff [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Born And Raised In The City Of Rio De Janeiro, The Artist Brígida Baltar Graduated In Plastic Arts In The 1980s. Participating In Collective Salons And Exhibitions Since Then, She Developed A Poetics Of Her Own, Marked By Her Delicacy And Sensorial Touch. In Developing Her Language Over The Years, She Began Her Career From Herself First Working From And With Her Homely Space. With The Poignant Need To Get Out, She Started Doing Something Bigger And Relatively More Subjective; The "Humidities Project". Collecting Natural Humidities (Fog, Sea Air And Dew) She Began To Stimulate The Collective Imaginary And Brought To The Fore Questions Concerning The Place Of The Human Being In The World. In The Theoretical Field, Many Authors And Artists Since The Romantic Period Have Developed Reflections On The "Place Of Man" (Human Being) With Regard To Nature. Friedrich Schelling, Georg Hegel, Caspar D. Friedrich, Anne Cauquelin, Michel Ribon, Keith Thomas And Bruno Latour Are Some Of The Names That Have Discussed This Iss
- ItemAcesso aberto (Open Access)Van Gogh e a natureza no Museu de Arte de São Paulo(Universidade Federal de São Paulo, 2023-01-25) Varella, Caroline [UNIFESP]; Squeff, Letícia Coelho [UNIFESP]; https://bv.fapesp.br/pt/pesquisador/17400/leticia-coelho-squeffA natureza foi um dos grandes temas da pintura francesa a partir de fins do século XIX. A investigação sobre a ótica e a intenção de tornar a representação um lugar de expressão da visão particular do artista, alinhavam-se a uma postura artística que se opunha à mimese tal como defendida pelo ensino acadêmico. Além disso, no contexto da terceira revolução industrial, artistas e literatos voltavam sua atenção para aquilo que estava acabando: os bosques e pradarias que estavam sendo engolidos pelo aumento das cidades e avanço das fábricas e ferrovias. O presente trabalho tem o intuito de estudar a representação da natureza nos quadros: Banco de pedra no asilo de Saint-Remy (1889) de Vincent van Gogh e O Grande Pinheiro (1890-1896) de Paul Cézanne – ambas as obras que fazem parte do MASP. Pretende-se discutir, sobretudo, a importância das árvores em cada representação. Van Gogh dedicou-se a representar oliveiras e ciprestes em várias obras, buscando expressar um “sentimento da natureza”, como afirmou em carta para o irmão, em suas representações. Já Cézanne fez mais de uma reprodução do pinheiro, que segundo alguns autores fez parte de sua infância. A temática principal dos quadros estudados aqui é a natureza e a árvore como um sujeito central da pintura. Pretendo, além disso, traçar análises comparativas entre estas obras.
- ItemAcesso aberto (Open Access)"Verdejando o aprender": a relação com a natureza e o desemparedamento da infância na educação infantil(Universidade Federal de São Paulo, 2024) Silva, Cristiane Gonçalves de Oliveira [UNIFESP]; Finco, Daniela [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5868721280642490Este trabalho de conclusão de curso busca compreender as contribuições e potencialidades dos ambientes naturais externos, identificando os benefícios do contato com a natureza no processo educativo na Educação Infantil. Tem como referencial teórico estudos sobre a organização dos espaços físicos na Educação Infantil e os estudos sobre desemparedamento da infância e as relações com a natureza. O estudo qualitativo de caráter exploratório, foi desenvolvido a partir de análise documental, buscando identificar diretrizes pedagógicas e orientações dos documentos oficiais que contribuem para pensar o oferecimento do brincar em ambientes naturais externos, e que reforçam a importância das práticas pedagógicas serem voltadas para uma pedagogia que atenda os desejos e as necessidades das crianças. E da realização de um levantamento de pesquisas do Banco de Teses e Dissertações da Capes e artigos científicos no Banco Periódicos da Capes entre os últimos dez anos (2010-2023). O recorte temporal deste levantamento, teve como marco a publicação das normativas das Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil, com o texto “Crianças da natureza” de Léa Tiriba (2010), considerado um avanço para a tentativa de garantia do debate sobre esta temática na Educação Infantil. O estudo buscou sistematizar os conhecimentos produzidos na área, para apontar caminhos possíveis para o processo de desemparedamento da infância e ressignificação dos espaços educativos na Educação Infantil. Os resultados mostram a importância da valorização do brincar em ambientes externos e em meio à natureza nos espaços educativos infantis. Buscam trazer contribuições para o desemparedamento da infância, enfatizando a urgente necessidade de romper com o aprisionamento das crianças em salas e espaços fechados nas instituições de Educação Infantil.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A viagem de Theodoro Sampaio ao rio São Francisco: questões do Império às margens do “mediterraneo brasileiro” (1879-1880)(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2014) Franco, Misael Carlos [UNIFESP]; Jorge, Janes [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3847048096593932; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)The purpose of this research is to analyze the reports of Theodoro Sampaio in his work “O Rio de S. Francisco e a Chapada Diamantina – trechos de um diario de viagem”, published in 1906. Sao Francisco river runs through a region, considered by the Brazilian Empire as one of vital importance to its development and so, it was a scenery in which issues of several orders could be found, be that: political, economic, racial and of identity. Theodoro Sampaio experienced those issues when he went to the region in 31 of July of 1879 as a member of the Empire Hidraulic Commission. This Commission had the purpose of studying the Brazilian ports and the navigation of the great rivers that disembogued in the oriental cost. Being a second-class engineer, the task of Theodoro Sampaio consisted in studies and notes of technical quality related to the navigability of São Francisco river. However the study of the work showed that, beyond the engineering technical quality of it, Theodoro Sampaio related aspects of nature and strove to the political, economic, social, and racial issues found in the border of this great river. As an intellectual coming from a context where the practical and the scientific production had as a reference an analytical model with origin in Europe, and especially, as a man of its time, Theodoro Sampaio, reflected about the issues observed there, framing them in concepts and ideas taken from this model, notably the racial issue.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Vivências com arte e natureza: confluências entre mediação cultural e educação ambiental na Coleção Brasiliana Itaú(Universidade Federal de São Paulo, 2024) Silva, Mônica Caroline de Abreu [UNIFESP]; Rabinovici, Andrea [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4506171831521594; https://lattes.cnpq.br/9439393238675494Os objetivos deste trabalho são propor, refletir e analisar ações que aproximem a área da Educação Ambiental e da arte-educação, no fazer da Mediação Cultural numa exposição de arte, a da Coleção Brasiliana Itaú, no Itaú Cultural, em São Paulo, SP, onde a autora atua como mediadora cultural. A pesquisa se deu no formato de relato de experiência e os resultados são uma descrição de um trabalho educativo realizado no instituto por meio da oferta de visitas educativas agendadas, que faz uso de uma série de materiais e atividades que trabalham ludicidade, sensibilidade, subjetividade e sensorialidade, a partir de diversos formatos e linguagens. Também resulta da pesquisa uma série de reflexões sobre este fazer, numa chave crítica e auto questionadora, desejando inspirar outros trabalhos similares. Para tanto, foi realizado um levantamento teórico na revisão de literatura e na discussão, propondo articulações entre as contribuições teóricas da Educação Ambiental, sobretudo pelas abordagens de Vivências com a Natureza, a arte-educação, principalmente da Abordagem Triangular de Ana Mae Barbosa, contribuições de teorias da educação e do pensamento decolonial. As conclusões passam pela importância do contato com a arte como forma de conhecimento e desenvolvimento humano para formação de sujeitos criadores e transformadores da realidade, ao lado da relevância de ações educativas que se pautem em experiências diretas e vivenciais.