Navegando por Palavras-chave "Nature"
Agora exibindo 1 - 9 de 9
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)A cidade de São Paulo, os trabalhadores e a natureza no final do século XIX e começo do XX(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2019-02-15) Fortti, Eduardo Luiz [UNIFESP]; Jorge, Janes [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)This study tries to understand the social relations that were constructed from the connection of the poor workers of São Paulo’s city with the nature in the late nineteenth and early twentieth centuries. This relationship is loaded with numerous political and social interests.This intervention in the nature of São Paulo is loaded with numerous political and social interests.In the first part we seek to analyze the processes of urbanization and demographic growth that occurred in the city during the studied period and how nature was present throughout these processes. Then we seek to reconstruct how nature was present in the everyday life of the poor workers in the city, serving as a basis for food and occasional work. At last, we analyze how the public power perceived nature and intervened on it from the edition of laws and regulations, which directly affected the life of the poor workers of the city in their survival.
- ItemAcesso aberto (Open Access)De corpos e travessias: a grande divisão e o campo da saúde(Faculdade de Saúde Pública, Universidade de São Paulo.Associação Paulista de Saúde Pública., 2011-03-01) Pereira, Pedro Paulo Gomes [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)This essay aims to approach the conventions around which biomedical and social scientists revolve. This analytical procedure is due to a suspicion this essay will explore: the social sciences and biomedicine may have more in common than we (social scientists) are willing to admit. Despite the differences announced by both sides, the dilemmas of translation and the serious problems deriving from it, very often biomedical and social scientists end up establishing a great division as the basic rule of the game: the division between nature and culture.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Duns Scotus e o princípio “tudo que se move é movido por outro”(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2013-02-14) Antonio, Felipe de Souza [UNIFESP]; Cezar, Cesar Ribas [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/7271203922331848; http://lattes.cnpq.br/2769635464216416; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Tendo como referência os escritos da Física de Aristóteles, o movimento, para os pensadores do século XIII, não somente diz respeito ao movimento local, mas também às mudanças quantitativa e qualitativa dos entes. A fim de justificar o movimento das coisas, isto é, a passagem da potência ao ato, grande parte dos escolásticos recorreu ao princípio aristotélico que diz: “tudo que se move é movido por outro”. Ademais, para alguns desses pensadores, até mesmo as alterações cognitivas e apetitivas que ocorrem nas potências da alma submetem-se a esse princípio. Às vésperas do século XIV, Duns Scotus rejeita a universalização do princípio aristotélico do movimento e sistematiza uma filosofia em favor do automovimento. Por conseguinte, o propósito desta dissertação é apresentar por que Scotus sustenta que não se pode afirmar a priori, isto é, por meio de princípios de validade universal e independentes da experiência, que toda e qualquer mudança é causada por outro. Tomando por referência as Questões sobre os livros da Metafísica de Aristóteles IX, q. 14, exponho o pensamento de Scotus, o qual diz que o automovimento não só é possível, mas também é a melhor explicação para muitos fatos empíricos: os acidentes simultâneos e não simultâneos; o movimento dos leves e graves; o movimento dos animais; bem como as alterações qualitativa, quantitativa, cognitiva e apetitiva que outrora eram exclusivamente explicadas pelo princípio aristotélico do movimento. Por fim, na conclusão, teço algumas considerações sobre a questão do automovimento e também apresento sucintamente o pensamento de Scotus sobre o automovimento da vontade.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A educação ambiental e a pedagogia Waldorf no ensino fundamental(Universidade Federal de São Paulo, 2021-04-30) Galdino, Ana Paula Passaes [UNIFESP]; Rabinovici, Andrea [UNIFESP]; Bach Junior, Jonas; http://lattes.cnpq.br/1101841734003456; http://lattes.cnpq.br/4506171831521594; http://lattes.cnpq.br/0657399801763767A Educação Ambiental tem trabalhado com a possibilidade de mudança em relação à qualidade de vida e está diretamente relacionada ao tipo de convivência que os seres humanos mantêm com o meio ambiente e a natureza no que implica atitudes, responsabilidades, valores e ações. Suas ferramentas e abordagens procuram demonstrar a interdependência e a reciprocidade dentro e entre os mundos natural, físico e cultural, os quais permeiam a vida humana e todos os outros reinos da natureza (mineral, vegetal e animal). A Pedagogia Waldorf se apresenta como uma das alternativas à necessidade de mudança na educação e na sociedade, pois é uma corrente pedagógica que se dispõe a educar a partir do conhecimento da religiosidade, antropologia humana, senso de estética, responsabilidade amorosa e veneração do ser humano a todo restante da natureza. O objetivo deste estudo foi o de buscar correspondências, semelhanças e diferenças, entre os conceitos e práticas da Educação Ambiental e os da Pedagogia Waldorf para o Ensino Fundamental. Para isso, analisou-se as ferramentas, estratégias e metodologias orientadas às iniciativas de Educação Ambiental que buscam as mudanças de atitudes e comportamentos voltados à relação do ser humano com o restante da natureza que possuem correspondência com a Pedagogia Waldorf e suas abordagens a partir das etapas de desenvolvimento humano e orientações curriculares. O presente estudo aconteceu com base na investigação de referencial teórico e entrevistas semiestruturadas com professores/as e/ou ex-professores/as de Pedagogia Waldorf e professores/as tutores/as e/ou formadores/as de professores/as Waldorf. Nota-se que há algumas correspondências e muitas diferenças a serem observadas entre as duas abordagens. A Educação Ambiental é diversa e acontece de forma dinâmica na Pedagogia Waldorf, existem algumas práticas comuns e muitas possibilidades para serem desenvolvidas. A Agricultura Pedagógica é uma importante prática de Educação Ambiental que já acontece na Pedagogia Waldorf e mostrou ter um enorme potencial de se devolver quanto à abordagem curricular no cotidiano dessas escolas. Para isso, é fundamental que haja investimento em formação de professores/as, permitindo assim que se apropriem do currículo disponibilizado. Abordar o tema ambiental e o ecológico nas formações de professores é oportunidade para que estes desenvolvam, de forma consciente, sua relação individual com o restante da natureza, trazendo intimidade para trabalhar com seus/suas educandos/as em suas atividades pedagógicas.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Jogo de espelhos: a noção de demoníaco em Schopenhauer, Machado de Assis e Freud(Universidade Federal de São Paulo, 2020-12-22) Torres, Ricardo Rodrigues [UNIFESP]; Imbrizi, Jaquelina Maria [UNIFESP]; Casetto, Sidnei José [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3498118188722873; http://lattes.cnpq.br/8682215618761531; http://lattes.cnpq.br/0881732480140934; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)O uso da palavra demoníaco por Freud, não muito frequente, suscitou uma reflexão sobre o sentido para que aponta esta noção, haja vista não se tratar de um conceito. Ver o termo como um sinônimo de malignidade não parecia corresponder ao conjunto de significância do fraseado. Assim posta a problemática, vislumbrou-se uma via de acesso à questão a partir da literatura machadiana que, em muitas passagens de sua obra, aborda o jogo de forças a se manifestar na trajetória da existência humana, metamorfoseadas nas figuras alegóricas do Diabo, Pandora ou simplesmente natureza. Um importante comentador de Machado de Assis, Raymundo Faoro, identifica na ideia de natureza que transparece na obra do escritor brasileiro uma matriz schopenhauriana, a Vontade. O mesmo comentador encontra também ressonâncias na natureza machadiana do conjunto de ponderações (existenciais, filosóficas, estéticas, literárias) ao qual Goethe veio a nomear de demoníaco. Com Machado de Assis reencontramos, transpostos à realidade brasileira da época e à assimilação estética do gênio tupiniquim, um certo aspecto do universo da cultura de língua germânica. Assim, procuramos discernir, a partir de um conto de Machado, os impulsos demoníacos e naturais da criação literária e as fontes intelectuais de tais noções envolvidas para comparar ao uso do termo pelo Pai da Psicanálise. Freud dizia que os poetas haviam percebido com antecedência certas descobertas psicanalíticas, embora não as sistematizassem. Levando a sério essas considerações, o presente exame busca colocar os textos estudados frente a frente, à maneira especular, sem hierarquizá-los, para nesse “jogo de espelhos” trazer à tona as nuances de sentido no uso do vocábulo demoníaco. A pesquisa resultou que, nos reflexos produzidos, vislumbramos que a potência fisiológica/sexual na criação literária do cônego de Machado configurava a mesma força produtiva obscura de sintomas e sonhos denominada por Freud de demoníaca. A força da natureza que no conto machadiano produz a obra artística não se opõe à significação que o termo demoníaco vem a desenvolver num segundo momento da obra psicanalítica de seu pai fundador, quando suaviza o sentido de produção (embora mantenha essa nuance semântica) para repetição, característica que aponta para tendências conservadoras dos instintos dos seres orgânicos (no nível psíquico) em direção ao estado originário de quietude absoluta, porque tudo que é demoníaco é também natural. Faz-se admissível que, do mesmo modo que o daimon representava um intermediário entre homens e deuses para os gregos, o uso do termo demoníaco por Freud represente uma transição do universo mítico/poético para o mundo do realismo científico professado pelo psicanalista.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Natureza e imanência : o sistema da natureza de Holbach(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2016-04-07) Avila, Fabio Rodrigues de [UNIFESP]; Freitas, Jacira de [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)L'objectif de ce travail est de présenter la lecture du "Système de la Nature" du Baron d?Holbach, qu'expose deux mouvements implicites dans la construction de l'?uvre. Premièrement, il y a une critique de la philosophie traditionnelle parce que, selon l'auteur, elle serait guidée par des concepts abstraits et transcendants, ce qui apporte une vision erronée de la Nature et l?établissement des principes d'une morale inefficace pour réguler la conduite des hommes. En second lieu, on examinera proprement son système philosophique, le matérialisme, qui présente une idée de la Nature, laquelle serait régie par des lois invariables à cause de leurs attributs empiriques. Dans cette même perspective, la nature de l'homme est présentée à partir de cette essence naturelle et matérielle, différemment de celle présentée par la philosophie traditionnelle, à savoir, divisée en la partie spirituelle et l'autre corporelle. Cette proposition philosophique cherche ainsi, à travers le dialogue avec les sciences encore en développement au XVIIIe siècle, établir les principes d'une morale naturaliste, en accord avec l'organisation de la Nature. Ainsi, on cherche à souligner l'importance du Baron Holbach comme philosophe des Lumières, représentant d'un mouvement critique et aussi audacieux, qui a essayé d'établir des nouveaux paradigmes pour la philosophie et la morale.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Relações Entre O Ser Humano E O Mundo Na Vida E Obra De Brígida Baltar(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2018-04-10) Albuquerque, Fellipe Eloy Teixeira [UNIFESP]; Ferreira, Carolin Overhoff [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Born And Raised In The City Of Rio De Janeiro, The Artist Brígida Baltar Graduated In Plastic Arts In The 1980s. Participating In Collective Salons And Exhibitions Since Then, She Developed A Poetics Of Her Own, Marked By Her Delicacy And Sensorial Touch. In Developing Her Language Over The Years, She Began Her Career From Herself First Working From And With Her Homely Space. With The Poignant Need To Get Out, She Started Doing Something Bigger And Relatively More Subjective; The "Humidities Project". Collecting Natural Humidities (Fog, Sea Air And Dew) She Began To Stimulate The Collective Imaginary And Brought To The Fore Questions Concerning The Place Of The Human Being In The World. In The Theoretical Field, Many Authors And Artists Since The Romantic Period Have Developed Reflections On The "Place Of Man" (Human Being) With Regard To Nature. Friedrich Schelling, Georg Hegel, Caspar D. Friedrich, Anne Cauquelin, Michel Ribon, Keith Thomas And Bruno Latour Are Some Of The Names That Have Discussed This Iss
- ItemAcesso aberto (Open Access)A viagem de Theodoro Sampaio ao rio São Francisco: questões do Império às margens do “mediterraneo brasileiro” (1879-1880)(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2014) Franco, Misael Carlos [UNIFESP]; Jorge, Janes [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3847048096593932; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)The purpose of this research is to analyze the reports of Theodoro Sampaio in his work “O Rio de S. Francisco e a Chapada Diamantina – trechos de um diario de viagem”, published in 1906. Sao Francisco river runs through a region, considered by the Brazilian Empire as one of vital importance to its development and so, it was a scenery in which issues of several orders could be found, be that: political, economic, racial and of identity. Theodoro Sampaio experienced those issues when he went to the region in 31 of July of 1879 as a member of the Empire Hidraulic Commission. This Commission had the purpose of studying the Brazilian ports and the navigation of the great rivers that disembogued in the oriental cost. Being a second-class engineer, the task of Theodoro Sampaio consisted in studies and notes of technical quality related to the navigability of São Francisco river. However the study of the work showed that, beyond the engineering technical quality of it, Theodoro Sampaio related aspects of nature and strove to the political, economic, social, and racial issues found in the border of this great river. As an intellectual coming from a context where the practical and the scientific production had as a reference an analytical model with origin in Europe, and especially, as a man of its time, Theodoro Sampaio, reflected about the issues observed there, framing them in concepts and ideas taken from this model, notably the racial issue.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Vivências com arte e natureza: confluências entre mediação cultural e educação ambiental na Coleção Brasiliana Itaú(Universidade Federal de São Paulo, 2024) Silva, Mônica Caroline de Abreu [UNIFESP]; Rabinovici, Andrea [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4506171831521594; https://lattes.cnpq.br/9439393238675494Os objetivos deste trabalho são propor, refletir e analisar ações que aproximem a área da Educação Ambiental e da arte-educação, no fazer da Mediação Cultural numa exposição de arte, a da Coleção Brasiliana Itaú, no Itaú Cultural, em São Paulo, SP, onde a autora atua como mediadora cultural. A pesquisa se deu no formato de relato de experiência e os resultados são uma descrição de um trabalho educativo realizado no instituto por meio da oferta de visitas educativas agendadas, que faz uso de uma série de materiais e atividades que trabalham ludicidade, sensibilidade, subjetividade e sensorialidade, a partir de diversos formatos e linguagens. Também resulta da pesquisa uma série de reflexões sobre este fazer, numa chave crítica e auto questionadora, desejando inspirar outros trabalhos similares. Para tanto, foi realizado um levantamento teórico na revisão de literatura e na discussão, propondo articulações entre as contribuições teóricas da Educação Ambiental, sobretudo pelas abordagens de Vivências com a Natureza, a arte-educação, principalmente da Abordagem Triangular de Ana Mae Barbosa, contribuições de teorias da educação e do pensamento decolonial. As conclusões passam pela importância do contato com a arte como forma de conhecimento e desenvolvimento humano para formação de sujeitos criadores e transformadores da realidade, ao lado da relevância de ações educativas que se pautem em experiências diretas e vivenciais.