Navegando por Palavras-chave "Narrativas"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)Cartas de quem ousa educar: narrativas de práticas na escola da infância(Pedro & João Editores, 2024-10-21) Araújo, Thaise Vieira de [UNIFESP]; Pito , Juliana Diamente [UNIFESP]; Quintal, Tânia Maria Massaruto de [UNIFESP]; Camargo, Andréia Regina de Oliveira [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/7417720580937774O presente livro é composto por cartas escritas por profissionais da educação que lutam cotidianamente para a construção de uma educação da infância democrática e de qualidade para bebês e crianças mundo afora. Busca inspiração na obra “Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar”, do educador Paulo Freire que nos lembra que educar é um ato de ousadia, afirmando assim o papel de educadoras e educadores que ousam educar enquanto uma experiência revolucionária e transformadora.
- ItemRestritoCartografias da resistência: mulheres em situação de rua, políticas de cuidado, pandemia(Universidade Federal de São Paulo, 2023-05-16) Augusto, Fernanda Carla de Moraes [UNIFESP]; Liberman, Flávia [UNIFESP]; Caliman, Luciana Vieira; http://lattes.cnpq.br/9364329546327845; http://lattes.cnpq.br/8790313628912498; http://lattes.cnpq.br/8755579282609007; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Esta pesquisa-rio com mulheres em situação de rua, que emerge em meio à pandemia de Covid 19, propõe cartografar algumas de suas histórias de vida, atenta à inventividade em seus modos de resistência. Uma abertura a outras histórias, que potencialmente tensionem o instituído, os discursos hegemônicos, a ordem violenta da lógica colonial, capitalista, sexista, racista, produtora de misérias e assujeitamentos. Um processo de problematizações, considerando dimensões macro e micropolíticas, sobre gêneros, sexualidades, relações raciais, desigualdades, interseccionalidade, políticas de cuidado e políticas públicas - especialmente nas áreas de saúde mental, atenção psicossocial e proteção social. A população em situação de rua cria seus modos de viver, de tecer suas redes, seus cuidados, suas movimentações nômades. São diversas as políticas públicas que precisam estar articuladas intersetorialmente na busca por afirmação da vida e de direitos. A Atenção Psicossocial no SUS implica em uma contínua criação conjunta de estratégias, em rede, a partir das singularidades dos territórios, especialmente no contexto da pandemia. Esta cartografia busca estar junto com a população em situação de rua, em territórios da cidade de Santos/SP, a partir de parcerias com coletivos, vinculações, ações, andanças cotidianas, somadas a lembranças e desassossegos de outros tempos de atuação profissional na Rede de Atenção Psicossocial - RAPS e no Sistema Único de Assistência Social - SUAS. A proposta é de mergulhar neste rio e em seus acontecimentos, com uma bússola ética contracolonial e histórias de Marias como guias. Os escritos desse percurso fluem a partir do Diário de Campo, com fabulações de narrativas, a partir de encontros e memórias, e com um olhar para a potência da vida em resistência ao poder sobre a vida. Uma aposta de que as narrativas podem ser potenciais produtoras de processos de subjetivação e de analisadores de políticas de cuidado e de interseccionalidade. Um movimento de sondar pistas para o reencantamento de discursos, práticas, saberes, pesquisas, na criação de cuidados nômades, de rupturas em relações de poder e na potencialização da vida.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A compreensão do processo de hospitalização a partir de narrativas das crianças(Universidade Federal de São Paulo, 2019-11-29) Fugimoto, Vitor Koichi Iwakura [UNIFESP]; Cipullo, Marcos Alberto Taddeo [UNIFESP]; Jurdi, Andrea Perosa Saigh [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4140547211703368; http://lattes.cnpq.br/6282653423509113; http://lattes.cnpq.br/3944579496708487; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)O processo de adoecimento é um evento desagradável e a internação hospitalar é um agravante. O hospital é visualizado como um ambiente hostil, pois não oferece condições suficientes para que a criança se sinta acolhida. O objetivo é entender a compreensão das sobre seu processo de adoecimento e hospitalização. Foram selecionadas aleatoriamente três crianças, de 7 a 11 anos, internadas na enfermaria pediátrica do Sistema Único de Saúde em hospital geral de um município da Baixada Santista, durante novembro de 2017 a janeiro de 2018. Foi utilizada a entrevista semiestruturada, gravada, associada ao Procedimento de Desenho–Estória com tema, sendo que os resultados mostraram para a visão das crianças de que o hospital é um local que entristece e adoece as pessoas, porém é importante para que possam melhorar de suas doenças e receberem alta.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Da boca ao coração: o olhar de odontólogos a partir das suas experiências profissionais e humanizadoras com pacientes(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2017-06-14) Costa, Luciana Alves da [UNIFESP]; Gallian, Dante Marcello Claramonte [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6044992821022223; http://lattes.cnpq.br/5906612684472471; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Dentistry in Brazil, on encompassing almost 20% of all dentists worldwide as well as being immersed in a dynamic market fueled by advances in technology and science, is taking an unprecedented course. The purpose of this study was to hear from oral surgeons working in Sao Paulo, seeking to understand their motivations, dilemmas and expectations in their different sectors of practice (i.e.: public, private, hospitals, etc.). Therefore, a qualitative study was conducted. The oral history methodology was chosen to approach this study and was performed in 12 open interviews with oral surgeons from different professional scenarios and highly diverse specialties. This methodology was carried out in the following steps: interview (electronically recorded), transcription (recordings passed into written form), textualization and transcription (intermediate and final phase of processed text), text review and validation by interviewed candidates. Upon written consent from dentists, the analysis process began, using phenomenology and hermeneutics as the method, combined with immersion and crystallization, which consists of reading and rereading the narratives, until themes and issues arose. As a result, four themes were identified and analyzed: “Dentistry as profession of choice: reasons and motivation”, “workforce and insights on dentistry”, “process of dehumanizing dentistry” and “the importance of meaningful professional experiences”. These themes involve issues that go beyond the narratives and realities of oral surgeons within the most varied contexts. This study bears importance and relevance for dentists, dentistry students, health professionals and other professionals who wish to understand the reality and challenges of modern oral surgeons who find themselves immersed in a dynamic, demanding, innovative and, too often, dehumanizing workforce.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Da terra ao inferno: uma viagem pelas narrativas de Almeida Garrett e António Lobo Antunes(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2020-03-27) Bertao, Lara Silva Perussi [UNIFESP]; Telles, Luis Fernando Prado [UNIFESP]; Universidade Federal de São PauloThis research has whose subjects of analysis Viagens na minha terra (1846) from Almeida Garrett and Conhecimento do inferno (1980) from António Lobo Antunes, and investigates, more specifically, on the journeys that organize both narratives, Lisbon to Santarém and Algarve to Apples' Beach, respectively. The investigation's objective is to grasp the symbolic dimension of the geographical journeys made by the characters as well as the way they seem to invoke other journeys, fictional and autobiographical, insofar they point to the author-narrators' love stories and literary activity, and historical-critical, as they propose a problematizing reading of nineteenth-century and post-colonial Portugal.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Em busca de um Ethos: narrativas da Fundação da Terapia Ocupacional na cidade de São Paulo (1956-1969)(Universidade Federal de São Paulo, 2015) Melo, Daniela Oliveira de Carvalho Verissimo e [UNIFESP]; Gallian, Dante Marcello Claramonte [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6044992821022223; http://lattes.cnpq.br/9453653275655096With the opportunity to cultivate professional memory and expand the historiographical debate, this research aims to understand the foundation of Occupational Therapy in the city of São Paulo and, in particular, identify the ethos of professionals engaged in this process. To reduce the scale of observation and intensify the study, the espatial delimitation was necessary - the city of São Paulo – as well as temporal delimitation - 1956, year of creation of the INAR to 1969, year of regulation of the profession . It should be noted that the research deals with the foundation of the profession in a particular city and do not intend to assert that it was the birthplace of the establishment of the profession in Brazil. We adopted the oral history of life as a methodological approach because historiagraphical researche of Occupational Therapy is scarce in this country. Ended process of Immersion/ Crystallization, three categories of analysis were discussed: Political and pedagogical project; Humanistic profession founded by women; Orphanhood and professional legacy. We understand the establishment of the profession as a result of an interwoven set of interests and discourses in their own occupational therapists in the context of political weakening of Social Work and rise of Psychology in the educational institution that offering the course in São Paulo. Finally, we will present the full narratives of the five collaborators and, as research unfolding, a proposal for intervention in reality researched.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Escrevivências de mulheres negras: manifestando possibilidades de produções acadêmicas autônomas aos referenciais da ciência hegemônica(Universidade Federal de São Paulo, 2020-10-29) Nascimento, Tamires Guimarães do [UNIFESP]; Gonçalves, Renata [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5565481668827333; http://lattes.cnpq.br/2985385023433384; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Neste trabalho apresento reflexões sobre a presença de mulheres negras no Programa de Pós Graduação em Serviço Social e Políticas Sociais (PPGSSPS) da Universidade Federal de São Paulo - BS. Através de minha narrativa e de narrativas de cinco mulheres negras da primeira e segunda turmas do programa, é possível apreender os caminhos percorridos desde o primeiro estudo, ensino médio, graduação, até o momento de acessarmos o mestrado. Uma vez na pós-graduação destacam-se os desafios para o acesso e permanência neste espaço. Compreendo que a nossa presença na pós-graduação é impactada pelo racismo e sexismo, que juntos erigiram como modelo de intelectualidade, o homem branco, heteronormativo e CIS, além de estabelecerem a academia como o único espaço de legitimação de conhecimento, recusando a produção de saberes localizados nas vivências de mulheres negras. Destaco o movimento de mulheres negras e o movimento negro como protagonistas na luta histórica que vem denunciando a exclusão da/o negra/o na educação, e que em um compromisso político-epistemológico, também denuncia a colonização do conhecimento. O contato com o feminismo negro, com a produção de intelectuais negras, e com as problematizações que vêm ocorrendo acerca deste modelo de universidade, faz emergir novas possibilidades; e pensar sobre o acesso à este espaço, sobretudo traz à tona a compreensão de que a nossa presença causa rupturas e apresenta outras epistemologias possíveis, outras formas válidas de produzir conhecimento.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A escrita terapêutica como modalidade expressiva e afirmativa da identidade de residentes de ILPIs: uma perspectiva fenomenológica(Universidade Federal de São Paulo, 2023-11-14) Castro, Brenda Gonçalves de [UNIFESP]; Cipullo, Marcos Alberto Taddeo [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6282653423509113; http://lattes.cnpq.br/2325537971384261; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)O presente trabalho possui, por objetivo, compreender o sentido e o significado da escrita para idosos residentes da Instituição de Longa Permanência Casa do Sol, além de buscar promover autoconhecimento, melhor gestão de emoções e afirmação de identidade e histórias de vida. Para isso, 8 oficinas de escrita ocorreram toda semana, com duração de 1 hora cada. Os sujeitos participantes foram 3 idosos, alfabetizados e que possuem bom funcionamento cognitivo, de forma que puderam escrever e rememorar momentos, sentimentos e reflexões vividas. A triagem destes foi realizada por meio da indicação de profissionais da instituição e do instrumento Mini Exame do Estado Mental, que analisa o estado da cognição dos sujeitos examinados. O método utilizado para a avaliação das descrições da experiência feitas pelos moradores foi o fenomenológico, que visa conhecer os fenômenos em sua essência, a fim de compreendê-los integralmente.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Experiências teatrais: Impressões e ressonâncias no cotidiano dos sujeitos(Universidade Federal de São Paulo, 2018-12-10) Nunes, Luma Belisario [UNIFESP]; Liberman, Flávia [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/8790313628912498; http://lattes.cnpq.br/1841839908343515; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)O teatro demonstra ser um importante recurso do campo das artes, nas práticas de promoção em saúde e empoderamento social, pois promove a ampliação de possibilidades e contextos; sendo uma ferramenta social e comunitária que traz à tona as limitações, opressões, experiências e observações dos indivíduos. Na área da terapia ocupacional o teatro torna-se recurso de ressonância particular cuja história de cada sujeito e suas redes de relações com a comunidade transformam-se e promovem saúde e participação social. Sendo assim, busca-se nesta pesquisa compreender a dimensão da experiência teatral, por meio de relatos sobre as experiências teatrais de indivíduos inseridos em diferentes contextos e comunidades, através de narrativas que trazem aspectos de suas subjetividades e relações com a arte e de diários de campo que armazenam os processos e organizam a análise posterior das informações adquiridas
- ItemAcesso aberto (Open Access)Gertrude Bell: relatos e experiências(Universidade Federal de São Paulo, 2022-02-18) Silvério, Leticia Gabriela; Osman, Samira Adel; http://lattes.cnpq.br/1041503754281830; http://lattes.cnpq.br/3533038960839112O presente trabalho buscou analisar as narrativas presentes nos diários compostas pela exploradora e arqueóloga inglesa, Gertrude Bell (1868-1926), durante os anos de 1877 a 1919. O intuito foi delinear o percurso que a levou ao protagonismo nas políticas imperiais britânicas e a construção de sua narrativa sobre sociedades não europeias, que se mostraram impregnadas dos discursos coloniais de barbárie x civilização. A figura de Bell apresentou uma contradição entre seus afetos pessoais sobre essas sociedades e o discurso adotado sobre elas, baseados em preconceitos raciais e culturais que se mostraram repletos de continuidades e rupturas ao longo de suas narrativas. Essas contradições presentes em sua figura foram o despertar do interesse desta pesquisa, que tentou expô-los ao longo do trabalho de escrita.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Histórias da volta para casa: o tempo, a transição e os testemunhos de um processo municipal de desinstitucionalmização(Universidade Federal de São Paulo, 2021-12-03) Bessoni, Enrique Araujo [UNIFESP]; Moreira, Maria Inês Badaró [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1186084305231587; http://lattes.cnpq.br/6382666027023250; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Investigamos a produção de narrativas sobre a vida em liberdade de pessoas egressas de longas internações psiquiátricas, cadastradas no Programa De Volta Para Casa. Defendemos as narrativas como revelações de um contexto histórico. Especificamente, sobre o tempo e o espaço da desinstitucionalização, as histórias de vida são sobre as pessoas, como enfrentam o cotidiano como desvelam uma relação territorial e ampliação dos processos de emancipação. O objetivo foi compreender histórias de vida em um processo municipal de desinstitucionalização – Camaragibe, PE –, a partir do cotidiano e da vida em liberdade. Especificamente, buscamos compreender como as vidas das pessoas foram impactadas pelo acesso à renda, ao benefício do PVC; quais relações se estabeleceram a partir da vida nos territórios; qual o estatuto dessas histórias, a partir da perspectiva da desinstitucionalização. Apoiados na Psiquiatria Democrática Italiana, nos estudos narrativos de Tzvetan Todorov, Paul Ricoeur e no testemunho de Primo Levi, produzimos uma análise hermenêutica-crítica dialógica sobre dez narrativas de histórias de vida de pessoas em um processo municipal de desinstitucionalização. Observamos em duas perspectivas analíticas, nuances de um processo local de desinstitucionalização e as experiências de vida em liberdade, com seus avanços e desafios: na primeira perspectiva, os principais elementos apontaram para a compreensão das intervenções para o fechamento de hospitais e para as ações do território como centrais para a manutenção e a expansão da garantia de direitos e do cuidado como direito garantido; na segunda, as especificidades de cada história de vida apontaram para o estatuto de testemunho da desinstitucionalização, mesmo diante de impasses no cotidiano. Estes elementos e estas especificidades foram organizados em quatro eixos compreensivos – O texto de um contexto; Somos o que somos, inclassificáveis; Quem conta um conto, aumenta um ponto; Os testemunhos de um processo de desinstitucionalizaçao. Ao final, pensamos criticamente a respeito da centralidade nas histórias de vida como propulsores de um percurso de desinstitucionalização. As relações, em tempos e espaços distintos, refletem a potência da vida em liberdade.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Histórias de professoras: experiências de enfrentamento às dificuldades cotidianas(Universidade Federal de São Paulo, 2021-02-26) Batista, Leticia Caparroz Cicconi [UNIFESP]; Kalmus, Jaqueline [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0502853525156607; http://lattes.cnpq.br/7995174675338213; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Este trabalho busca conhecer as histórias de professoras da rede pública da Baixada Santista que, apesar das dificuldades enfrentadas no cotidiano escolar, constroem situações de potência e vivências positivas em relação ao trabalho. Trata-se de uma pesquisa qualitativa baseada na construção de narrativas de professoras dos anos iniciais do ensino fundamental. Foram entrevistadas três professoras acerca de sua trajetória profissional, das dificuldades e desafios cotidianos, bem como das formas de enfrentamento individuais e coletivas que a tarefa educativa e a realidade escolar impõe. Especial atenção foi dada às experiências comuns do dia a dia em sala de aula, em seu potencial de transformação para essas trabalhadoras. As narrativas foram analisadas horizontalmente e transversalmente. Percebeu-se que a coletivização do trabalho é uma das principais estratégias utilizadas pois rompe com a perspectiva de um trabalho isolado; houveram tensões entre questões individuais e coletivas ao longo de todo o processo de pesquisa, mas identificamos que é possível construir uma educação transformadora, ainda que no atual contexto sócio-histórico ela não aconteça em larga escala.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Identidades e Narrativas Diversas: O livro didático de História e a Educação Escolar Indígena no Brasil (1996 a 2000)(Universidade Federal de São Paulo, 2023-01-23) Oliveira, Beatriz Anselmo de [UNIFESP]; Vilardaga, José Carlos [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1838494280447174; http://lattes.cnpq.br/6810698050187218O trabalho busca identificar o ponto de vista indígena sobre importantes temáticas da História do Brasil, como as teorias do povoamento do continente,da origem dos indígenas, contato entre nativos e europeus, permanência e mudança dos costumes indígenas e problemas contemporâneos, a partir de três livros didáticos: “História Indígena” (Acre e Amazonas, 1996), “E assim começou a História que já havia começado…” (Paraná, 1999) e “História do Povo Terena” (São Paulo e Mato Grosso do Sul, 2000), disponibilizados gratuitamente através do Laboratório de Ensino e Material Didático – História (LEMAD) da Universidade de São Paulo (USP) e elaborados especificamente para utilização em escolas indígenas no final do século XX e início do século XXI. O processo de redemocratização, com a Constituição de 1988, assegurou o direito à diferença e à preservação da cultura, cabendo ao Estado protegê-los ao invés de tutelá-los. Este contexto permitiu uma maior participação das comunidades indígenas nos debates e na implementação de políticas do seu próprio interesse, como a educação escolar. A análise dos materiais permite identificar novas versões das narrativas consagradas. Além de pontos em comum, que podem ser vistos tanto como premissas do ensino escolar de História nas escolas indígenas, com a valorização da diversidade cultural e intelectual dos povos indígenas, quanto através das questões temáticas, como narrativas de origens, o questionamento da perspectiva eurocêntrica de descobrimento das Américas por parte dos europeus e a influência direta e marcante das populações não-indígenas no modo de vida atual destas comunidades.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Inclusão/exclusão de estudantes autistas no ensino médio e técnico integrado: uma análise das narrativas de professores e estudantes(Universidade Federal de São Paulo, 2024-09-30) Muniz, Mayara Lybia Silva [UNIFESP]; Cruz, Fernanda Miranda; http://lattes.cnpq.br/5963332154182390; http://lattes.cnpq.br/0807391946977323Esta pesquisa investigou os elementos envolvidos nos processos de inclusão/exclusão de estudantes autistas, tendo como foco suas narrativas e as de atores sociais em uma instituição de ensino médio técnico integrado. O objetivo foi compreender como se manifestam, na prática, as políticas de inclusão, as barreiras enfrentadas e as estratégias adotadas para lidar com as especificidades desses estudantes. Metodologicamente, o estudo adotou uma abordagem qualitativa, ancorada em narrativas e entrevistas realizadas com quatro professores e dois estudantes autistas, com a aplicação prévia de questionários a 14 membros da equipe de apoio educacional e professores. Os dados coletados permitiram analisar as experiências e percepções de inclusão/exclusão a partir das estratégias pedagógicas, adaptações realizadas por professores e as vivências escolares dos estudantes autistas. Entre as narrativas, destaca-se um contraste entre o discurso das políticas de inclusão e sua efetivação prática. Professores relataram a necessidade de mais formação e recursos, enquanto os estudantes apontaram a importância de reconhecimento de suas necessidades individuais e experiências, muitas vezes marcadas por práticas inclusivas e excludentes. A partir das análises, a tese discute que, embora haja avanços legais e institucionais, as práticas inclusivas ainda são limitadas por barreiras estruturais e capacitismo. O estudo reafirma a necessidade de uma mudança paradigmática na abordagem da inclusão escolar, promovendo uma prática educacional que celebre a diversidade como elemento central do ambiente pedagógico.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Inserção de gênero na formação inicial dos cursos de pedagogia a partir das experiências e narrativas docentes(Universidade Federal de São Paulo, 2021-11-19) Duarte, Amanda Rodrigues; Finco, Daniela; http://lattes.cnpq.br/5868721280642490; http://lattes.cnpq.br/2392007000465497Esta pesquisa de mestrado tem por objetivo identificar os desafios da inserção de gênero na formação inicial docente em cursos de Pedagogia. Aborda os desafios do processo de institucionalização da perspectiva de gênero nas universidades públicas brasileiras, considerando os desafios políticos educacionais dos tempos atuais. A pesquisa tem como base as experiências formativas, acadêmicas e docentes de pesquisadoras que atuam na área dos Estudos de Gênero e Educação e são docentes em cursos de Pedagogia. A pesquisa contou com entrevistas semiestruturadas com quatro professoras pesquisadoras, localizadas através do Diretório de Grupos de Pesquisa no Brasil do CNPq, e com a análise de Relatórios da UNESCO (2014; 2017) que apontam para a preocupação com relação à formação inicial docente como central na promoção de mudanças relacionadas às temáticas de gênero e sexualidade. O estudo tem como referenciais teóricos os Estudos de Gênero e Estudos Feministas, que revelam as lacunas presentes no processo formativo docente e provocam a pensar na construção de um projeto político pedagógico comprometido com a eliminação das desigualdades de gênero nos processos educativos. Os resultados revelam os avanços, entraves e desafios para a inserção de gênero nos cursos de Pedagogia e apontam para as negociações e embates sobre as discussões de gênero na formação docente, alertando para a potencialidade e a urgência desse debate para a docência na Educação Básica. Diante do preocupante cenário político, no qual movimentos antigênero questionam a pertinência da discussão de gênero no âmbito educacional, e do aumento dos casos de violências de gênero, é bastante relevante refletir sobre a inserção de gênero no processo de formação docente. Nesse sentido, os dados da pesquisa ajudam a compreender como as experiências formativas podem fomentar a construção de pensamento crítico e favorecer a construção de práticas educativas emancipatórias e democráticas para educação. Os dados destacam a potencialidade da pedagogia crítica feminista, e a força do feminismo universitário, como um papel central na construção de formas de contra-política, com o questionamento das relações desiguais e hierárquicas, por meio da resistência ao conhecimento supostamente neutro e natural. Os resultados apontam para as tensões existentes na sociedade e consequentemente nos espaços formativos das universidades e revelam as potentes experiências das professoras pesquisadoras, construindo individual e coletivamente as transformações nos espaços que ocupam dentro das instituições educativas. O estudo busca contribuir para a problematização dos processos de formação docente, que fomentem a construção de pensamento crítico feminista e favoreçam práticas de ativismo político nas instituições de educação.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Instituto Saúde e Sociedade UNIFESP: Memórias e Narrativas(Observatório ISS / Observatórios Institucionais Unifesp, 2023-08) Goulart, Patricia Martins [UNIFESP]; Ramalho, Simone Aparecida [UNIFESP]; Kurka, Anita Burth [UNIFESP]; Baldo, Rafaela Camargo [UNIFESP]; Ramos, Fernanda Karoline Simões [UNIFESP]; Devincenzi, Macarena Urrestarazu [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/2146182868402853; http://lattes.cnpq.br/5239312107899216; http://lattes.cnpq.br/1378428877743557; http://lattes.cnpq.br/1378428877743557; http://lattes.cnpq.br/5996161435745713; http://lattes.cnpq.br/1125421294546275; http://lattes.cnpq.br/9369073345790021; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)A obra, Instituto Saúde e Sociedade - Unifesp: Memórias e Narrativas Série 1 - 2003-2009, iniciativa de membros do Observatório Institucional-ISS-Unifesp, retrata memórias sobre as origens e propósitos do Instituto Saúde e Sociedade – ISS, da Universidade Federal de São Paulo, Campus Baixada Santista, no período de 2003 a 2009, em forma de narrativas, sob a perspectiva de dirigentes, docentes, discentes, técnicos e de um trabalhador da construção civil que contribuiu para a construção física da Unidade localizada na Rua Silva Jardim, na região central do município de Santos. Os narradores e narradoras são de diferentes eixos comuns e específicos que conformam o Projeto Político Pedagógico dos Cursos do ISS, os quais foram indicados por pares, de modo a formar uma pluralidade de vozes e paisagens textuais e imagéticas.
- ItemAcesso aberto (Open Access)O manejo de narrativas em pesquisas qualitativas: estudo em um órgãoregional de saúde(Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira, 2014-12-01) Magnabosco-Martins, Claudia Regina; Cecilio, Luiz Carlos de Oliveira [UNIFESP]; Universidade Estadual do Centro-Oeste; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Objectives:to reconstitute how the management of narratives was developed in the course of a qualitative research process and used as a tool for immersion in the field, production and analysis of data with institutional actors from a regional health agency.Methods:the study was conducted in three stages: 1) schematization of the networks of relations and conversations of each team; 2) drawing up of narratives by the main researcher; 3) revision and appropriation of narratives by the participants.Results:eleven narratives were drawn up, debated and revised by 55 participants. The main reasons for modifications to the text initially produced by the researchers were a) absent, imprecise or incorrect information; b) redaction or alteration of confidential information relating to institutional relations; and c) questioning of positions taken by the researchers. The method required sensitive and careful treatment of the effect of management of narratives on each of the teams and constant analysis of the involvement of the researchers.Conclusion:the method of investigation, which enabled the main researcher to spend a prolonged period of time with subjects in the field, was able to bring to light elements of the complex relations that make up the micropolitics of the day-to-day work of a health organization from the point of view of its actors.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A música no ambiente hospitalar: uma experiência de humanização(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2019) Souza, Luanda Oliveira [UNIFESP]; Gallian, Dante Marcello Claramonte [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6044992821022223; http://lattes.cnpq.br/4665192452704397; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Introduction: Soundscape Studies – defined as any field of acoustic study - aims to analyse how the acoustic environment composed of sounds and noises, influences humans both directly or indirectly. The hospital environment are considered as unpleasant for most of the population, and this is because the treatment form is more associated to the disease than to the subjective aspects of the hospitalized person. In addition, the scientific and technological development of the health field, despite improving medical treatments, culminated in a more distant relationship between the patient and health care professional, turning hospitals into dehumanizing places. Music is an art form that has influenced human being since the dawn of civilization, developed individually or collectively and present practically in almost all cultures. Objective: to investigate the extent to which live music, by modifying the soundscape of that environment, can be a means to make the hospital a more humanized environment. Methodology: in partnership with Saracura Group, participant observation based in ethnographic approach was carried out in the following hospitals: Instituto da Criança do Hospital das Clínicas FMUSP, HCor – Hospital do Coração e Hospital Infantil Sabará, , which enabled the elaboration of field diaries with perceptions related to the modifications of the soundscape and the reactions of people to musical art. After this phase, Oral History of Life method interviews were made with two patients, four patient’s mothers, four health care professionals and two musicians, and the resulting stories were transformed into narratives. The data analyses were based on the narratives and field diaries by the qualitative method of Immersion / Crystallization inspired by the hermeneutic phenomenology. Results: from the collected data the emerged themes were: increase of affectivity visualized in mothers of neonatal patients through lullabies; music tones made the environment more harmonious, assisting patients in serious condition and companions in the complex issue of finitude, the music comforts the situation experienced, reassuring the patient and helping in farewells; and the possibility that the performing musician in hospitals can resignify after having counted on the pain and suffering of the other person. We identified that the hospital soundscape, endowed with noises, alarms and conversations, is harmonized by the music, so that all those involved get rid of the focus on the disease, opening space to experience music. We analysed that melodies were considered audible emotions, so that fundamental elemental properties such as time, space and movement were related to subjective aspects experienced in the hospital. Final considerations: The results indicate that music is one of the few artistic resources that do not spoil the work of health professionals, especially in the ICU, and also collaborates to provide a more serene, comfortable and joyful sector. In this way, themes such as affectivity, human finitude, and expanding of dialogue were discussed from changes in the hospital through live music. Thus, we conclude that musical actions can be a form of hospital humanization.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Narrativas da cidade de São Paulo: da tentativa de hegemonia da elite branca paulista ao RAP.(Universidade Federal de São Paulo, 2023-07) Silva, Vanessa Cristina Pereira da [UNIFESP]; Silva, José Carlos Gomes da [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/7347972912468964; http://lattes.cnpq.br/4677839115316881Pretende-se com este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) entender como se deu as narrativas que foram contadas pelas elites econômicas de São Paulo visando descrever a cidade e seus moradores para buscar uma identidade hegemônica. Essa procura por uma identidade também perpassa por buscas de heróis nacionais e exaltação de períodos históricos onde os momentos de triunfo são reservados para a raça branca. O povo negro, incluindo o recorte de autodeclarados pretos e pardos, mesmo sendo grande parte da população paulista e paulistana com aproximadamente 34,6% [1] e 37% [2] respectivamente, não costuma ser celebrado nesses momentos de conto das narrativas que descrevem a cidade, mas como buscamos alcançar neste TCC, houve um movimento artístico musical que proporcionou para a população preta e pobre no século XXI um sentimento de visibilidade e pertencimento, o rap. Esse movimento oriundo dos Estados Unidos da América chegou ao Brasil se instaurando primeiramente no centro da cidade de São Paulo por pessoas vindas das periferias, que explicitam em suas letras as suas vivências e bagagem histórica, apropriando-se assim de seu próprio protagonismo.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Narrativas de CAPSij III: Entre o caos e o cuidado(Universidade Federal de São Paulo, 2021) Gottschalk, Jessica Silva [UNIFESP]; Jurdi, Andrea Perosa Saigh [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4140547211703368; http://lattes.cnpq.br/8467847987606507Apostando na ideia de coprodução entre conhecimento e experiência, na medida em que um se transforma em outro (KASTRUP; BARROS, 2009), gostaríamos de apresentar um livreto de narrativas, atos, relatos e imagens que se fizeram ver e falar neste percurso de pesquisa, na criação de brechas que permitiram a abertura de novos modos de experimentar o encontro em saúde mental infantojuvenil e nos auxiliaram a narrar sobre a constituição de um CAPSij III.