Navegando por Palavras-chave "NAPS"
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- ItemRestritoEducação física e saúde mental no SUS: revisão bibliográfica(Universidade Federal de São Paulo, 2021-08-18) Silveira, Marcos Isaias Conceição [UNIFESP]; Gomes, Ricardo José [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/2738281530091229; http://lattes.cnpq.br/7121214104117231; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)A atuação do profissional de Educação Física (PEF) no apoio à saúde mental é regulamentada pelo governo federal desde 2001 e, embora não seja obrigatória, a inserção desses profissionais tem se tornado crescente no território nacional. Diante disso, o objetivo dessa pesquisa foi investigar a quantidade de publicações e as temáticas que estão sendo abordadas na literatura envolvendo o PEF e a sua atuação na saúde mental pública (CAPS, NAPS). Para o estudo, de caráter bibliográfico e abordagem quantitativa e qualitativa, foram pesquisados artigos publicados sobre o assunto entre os anos 2000 e 2020 nas plataformas Lillacs, Scielo, Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), National Library of Medicine (PubMed) e Web of Science. Sendo assim, o trabalho consistiu em elencar e avaliar a quantidade e a temática dos estudos publicados que relacionem saúde mental e a atuação do PEF no SUS. Apesar da pouca literatura encontrada sobre o tema em duas décadas de regulamentação pelo governo federal — mesmo com o aumento nos últimos anos — foi possível identificar potencialidades e fragilidades na atuação do PEF na saúde mental pública, o que pode ajudar a orientar diretrizes para melhorar sua atuação, não apenas como profissional de Educação Física, mas como profissional da área da saúde mental.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Educação Física e Saúde Mental: Percepção de alunos da Educação Física sobre o papel e inserção da profissão no NAPS(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2014-12-10) Rizzetto, Renata Silva [UNIFESP]; Braga-Campos, Florianita Coelho [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1629546162394732; http://lattes.cnpq.br/1318270904775004; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Este trabalho tem como tema a Educação física e a Saúde Mental. Esse estudo teve como objetivo analisar a percepção dos alunos de educação física que realizaram intervenções na rede de saúde mental de Santos no eixo Trabalho em Saúde da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), em relação ao papel e inserção da educação física nos Núcleos de Apoio Psicossocisal (NAPS). Embora o Eixo Comum (Trabalho em Saúde) tem como objetivo o trabalho em equipe interdisciplinar com alunos dos seis cursos atuando juntamente, este trabalho discutirá como as participações da educação física são vistas nesta composição. Foi realizada uma entrevista semiestruturada com oito voluntários, e posteriormente foram transcritas e analisadas para recolher os depoimentos. Para a análise de dados as informações obtidas foram dividas em categorias não – apriorísticas, permitindo analisar de forma qualitativa os elementos apresentados. Foram destacados as falas dos entrevistados à partir dos aspectos mais comentados pelos autores durante estudo de referenciais teóricos sobre a temática. Os temas que se mostraram centrais foram: a vivência do comum a equipe multiprofissional do NAPS, articulação do serviço de saúde mental, papel e inserção da educação física nos NAPS. Foi possível encontrar diversos aspectos em comum citados pelos voluntários, sendo que os mesmos não apresentavam discordância em seus depoimentos em relação as temáticas abordadas. Após analisar todos os dados e realizado a discussão, conclui-se que a prática das novas concepções de cuidar e conviver com usuários no NAPS, não segue a transformação proposta. Que a oferta de outras atividades e quantidade de trabalhadores oferecidas nos NAPS é escassa, e a concepção de território em que esta o serviço e o local que os usuários estão inseridos não é considerada. Além de afirmar que a Educação Física tem importante papel a desenvolver na equipe de saúde mental, mas a sua presença na equipe multiprofissional do NAPS não é reconhecida.