Navegando por Palavras-chave "Mulheres Negras"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)Contribuições teóricas e políticas de intelectuais negras brasileiras para o Serviço Social: um encontro com Sueli Carneiro e Lélia Gonzalez(Universidade Federal de São Paulo, 2023-05-19) Lourenço, Ana Paula Pires [UNIFESP]; Gonçalves, Renata [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5565481668827333; https://lattes.cnpq.br/5743652458404256; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)A presente dissertação tem como objetivo estudar o pensamento de duas intelectuais negras brasileiras, Sueli Carneiro e Lélia Gonzalez, a partir de premissas constitutivas da relação social capitalista brasileira, como o racismo, as mulheres negras e a desigualdade social mediada pelos movimentos e lutas sociais, fundamentais para estabelecer nexos, interlocuções, um encontro com o Serviço Social. Para isso, realizou-se o esforço intelectual de apreensão do pensamento das autoras estabelecendo aproximações com os pressupostos do Serviço Social brasileiro no contexto das relações sociais capitalistas. Para utilizar como referencial teórico a crítica marxista, questionou-se as relações sociais racistas, patriarcais e de desigualdade social atribuídas aos processos societários durante a acumulação capitalista, trazendo à frente dos fatos históricos nacionais e internacionais o protagonismo de mulheres negras como bem mostram as autoras. Buscou-se, assim, apreender as relações de exploração e opressão vividas pelas mulheres negras em meio a traços do capitalismo, bem como a participação delas nos movimentos sociais e nas lutas anticapitalistas. Nesse sentido, adotamos como pergunta central, “qual é a importância e a contribuição do pensamento de Sueli Carneiro e Lélia Gonzalez no encontro com o Serviço Social?”. Para responder a essa questão, em termos metodológicos, utilizamos nessa pesquisa um cunho qualitativo na abordagem bibliográfica, fazendo uso dos principais textos das autoras em consonância com o Serviço Social. Como resultado, os principais achados foram entender a importância do encontro, do diálogo e, sobretudo, da interlocução das autoras em questão com o Serviço Social, no que diz respeito a contribuir e aprofundar a compreensão da luta antirracista, antisexista e anticapitalista para mulheres negras da classe trabalhadora. Esses pontos nos permitem vislumbrar um Serviço Social enegrecido e afrotalinoamericano, parafraseando os pensamentos de Sueli Carneiro e de Lélia Gonzalez, respectivamente, como autoras que ocuparam um lugar central neste estudo em função dos debates impulsionados por elas em relação à condição das mulheres negras no país.
- ItemAcesso aberto (Open Access)O debate racial na agenda política do Conselho Federal de Serviço Social (CFESS)(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2019-03-22) Vitorio, Kajali Lima [UNIFESP]; Nozabielli, Sônia Regina [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3180236128206925; http://lattes.cnpq.br/0090366873840666; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Esta disertación se centró en el proceso de formación del debate racial en el programa político del Consejo Federal del Servicio Social. Trató de aprovechar el momento histórico, los componentes políticos, económicos y sociales que llevaron al Consejo Económico y Social a reconocer el debate racial como un eje problemático en el ámbito de su agenda política. Tenía como hipótesis que la participación concomitante de mujeres negras en las entidades representativas de la categoría profesional, en los partidos políticos, sindicales y militantes en relación con los movimientos sociales de negros y mujeres negras, en consonancia con las profundas alteraciones de un orden teórico, metodológico y ético-político en la profesión, experimentadas desde finales del decenio de 1970, permitía desarrollar el debate racial en la categoría profesional. así como el aumento de la producción académica, ambos con contenido anti-racista. Para captar este procedimiento, la investigación documental se utilizó principalmente con el análisis de los informes de las Reuniones Nacionales del conjunto CFESS/CRESS y los informes de gestión del CFESS de 2000 a 2018. La investigación mostró cómo la agenda política se ha materializado a través de campañas de gestión y diferentes publicaciones, fruto del debate racial. Era posible determinar las posiciones, las directrices para la categoría, las perspectivas teóricas y los temas que habían contribuido al debate racial en la agenda política de la categoría profesional. En este camino, se reveló el oscurecimiento de la agenda política del CFESS, con sus significados y significados, en los que la lucha contra el racismo ganó espacio en la configuración del proyecto ético-político del Servicio Social Brasileño.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Escrevivências de Carolina de Jesus: Quarto de despejo e mulheres negras em São Paulo.(Universidade Federal de São Paulo, 2023-01-12) Mello, Maria Beatriz Diego [UNIFESP]; Deus, Denilson Botelho de [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5146687526834461Este trabalho de monografia constitui-se de uma investigação acerca da obra Quarto de Despejo. Diário de uma favelada, da autoria de Carolina Maria de Jesus, publicado no ano de 1960. O livro é publicado em um contexto em que o Brasil se encontra em pleno desenvovimento econômico, com a urbanização e industrialização em alta. A obra vai trazer denúncias a cerca da dura realidade vivida por milhares de brasileiros, que ainda são submetidos à fome e à miséria. E se tratando de uma autora negra, pobre e favelada, o presente trabalho busca identificar através da obra e da trajetória de vida da autora, quais espaços eram ocupados pelas mulheres negras nas décadas de 1950 e 1960, na cidade de São Paulo e trazendo temas como migração, preconceitos e discriminação de gênero e racial, através da perspectiva da História Social da Literatura.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Escrevivências de mulheres negras: manifestando possibilidades de produções acadêmicas autônomas aos referenciais da ciência hegemônica(Universidade Federal de São Paulo, 2020-10-29) Nascimento, Tamires Guimarães do [UNIFESP]; Gonçalves, Renata [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5565481668827333; http://lattes.cnpq.br/2985385023433384; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Neste trabalho apresento reflexões sobre a presença de mulheres negras no Programa de Pós Graduação em Serviço Social e Políticas Sociais (PPGSSPS) da Universidade Federal de São Paulo - BS. Através de minha narrativa e de narrativas de cinco mulheres negras da primeira e segunda turmas do programa, é possível apreender os caminhos percorridos desde o primeiro estudo, ensino médio, graduação, até o momento de acessarmos o mestrado. Uma vez na pós-graduação destacam-se os desafios para o acesso e permanência neste espaço. Compreendo que a nossa presença na pós-graduação é impactada pelo racismo e sexismo, que juntos erigiram como modelo de intelectualidade, o homem branco, heteronormativo e CIS, além de estabelecerem a academia como o único espaço de legitimação de conhecimento, recusando a produção de saberes localizados nas vivências de mulheres negras. Destaco o movimento de mulheres negras e o movimento negro como protagonistas na luta histórica que vem denunciando a exclusão da/o negra/o na educação, e que em um compromisso político-epistemológico, também denuncia a colonização do conhecimento. O contato com o feminismo negro, com a produção de intelectuais negras, e com as problematizações que vêm ocorrendo acerca deste modelo de universidade, faz emergir novas possibilidades; e pensar sobre o acesso à este espaço, sobretudo traz à tona a compreensão de que a nossa presença causa rupturas e apresenta outras epistemologias possíveis, outras formas válidas de produzir conhecimento.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Memórias de terreiro: fios que trançam e tecem o urbano(Universidade Federal de São Paulo, 2022-05) Maciel, Marilene Geronimo da Silva [UNIFESP]; Barros, Joana da Silva [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6338475521035220; https://lattes.cnpq.br/5760665412904119O memorial estabelece como centralidade a análise do contexto e das ações políticas singulares, mobilizadas no território periférico circunscrito atualmente como Cidade Ademar no período de 2020 até 2022. O objetivo é evidenciar as práticas ancestrais das religiosidades de matrizes africanas, a partir dos estudos teóricos da pesquisa bibliográfica que envolve o resgate histórico das Memórias de Terreiro e levantamento de dados, pesquisa de campo (história oral), entrevistas, captação e produção de material audiovisual. No decorrer da pesquisa de campo, onde a experiência é vivida e ritualizada, a compreensão das características constitutivas das lutas sob a noção de memória é pensada e repensada nos relatos de resistências das mulheres negras e não negras, que são as principais lideranças em casas-terreiros. Link para vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=6gLQuWvu5yw
- ItemAcesso aberto (Open Access)A mulher negra no mercado de trabalho: um estudo observacional do filme ‘’Estrelas além do tempo’’(Universidade Federal de São Paulo, 2023-11-12) SANTOS, Gabriella Fernanda [UNIFESP]; LEITE, Nildes Raimunda Pitombo [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1050030810573625Considerando o histórico de exclusão no mercado de trabalho brasileiro, especialmente para as mulheres negras, este estudo amplia a compreensão dessas dinâmicas e suas implicações. A pesquisa visa contribuir para as análises que buscam identificar as desigualdades de gênero e a perpetuação das desigualdades raciais, fornecendo potencialmente um aporte teórico relevante para o debate sobre a situação das mulheres negras nos âmbitos educacional e profissional. O presente trabalho busca analisar a desigualdade de gênero e raça no contexto laboral, com base na análise do filme ‘Estrelas Além do Tempo’. Os resultados deste estudo indicaram: (1) influências profundas da herança histórica da escravidão na jornada e nos obstáculos enfrentados pela mulher negra no mercado de trabalho e no âmbito educacional, enfatizando as disparidades persistentes e as barreiras estruturais na contemporaneidade; (2) evidência contínua de disparidades salariais, limitações de acesso a cargos de liderança e subrepresentação da mulher negra em espaços de poder corporativo, apesar dos avanços e políticas afirmativas e; (3) necessidade de ações mais eficazes e impactantes na promoção da Diversidade e Inclusão, indo além do discurso para efetivamente implementar práticas que reconheçam e valorizem as significativas contribuições das mulheres negras no mercado de trabalho.
- ItemAcesso aberto (Open Access)As mulheres das Comunidades Tradicionais de Terreiro e sua vida cotidiana(Universidade Federal de São Paulo, 2020-10-01) Macedo, Thamires Araújo [UNIFESP]; Ribeiro, Rodrigo [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0178487419168789; Não possuiA proposta deste trabalho é apresentar qual o significado do Candomblé na formação de sujeitos sociais femininos a partir de sua cosmovisão e como isso interfere e impacta na vida das mulheres praticantes desta tradição e como elas conciliam suas funções religiosas com sua vida social. Uma vez que tal prática possui uma série de ritos que chegam a durar dias, meses e até anos, trazendo complexidades e necessidades de dedicação quase que integral por parte das adeptas.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Mulheres negras e o estado brasileiro: Políticas de desproteção, violações de direitos e invisibilidade(Universidade Federal de São Paulo, 2024-03-25) Teixeira, Diana do Carmo [UNIFESP]; Silva, Maria Liduina de Oliveira e [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/8772472007007461; http://lattes.cnpq.br/3662245378782386; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Esta pesquisa tem como objetivo analisar, em linhas gerais, a dinâmica de atenção destinada as mulheres negras pelas chamadas políticas de proteção desenvolvidas pelo Estado brasileiro. Objetiva-se também apontar conhecimentos que possibilitem contribuir para a promoção de equidade e efetividade nas políticas de proteção voltadas às mulheres negras no Brasil. Para o alcance desses objetivos, este estudo foi embasado em leituras, informações e dados relacionados à política de proteção social, estatísticas, legislações sociais e estudos de autores sobre raça, gênero e violência. Neste sentido, a metodologia adotada envolverá pesquisa bibliográfica e documental. A pesquisa bibliográfica será focada em autores e doutrinas que abordam a relação entre raça e violência. Já a pesquisa documental analisará legislações nacionais, como a Constituição Federal, e as Leis: n° 11.340/06, nº 12.288/10, n° 14.723/2023, n° 12.711/2012, n° 11.096/2005 e a n°10.639/2003. Além disso, serão consideradas reportagens que retratam a situação das mulheres negras no Brasil, juntamente com a análise de dados estatísticos públicos obtidos por meio de plataformas específicas. Compreende que após a análise de todos esses dados, os resultados achados com a pesquisa demonstram que após abolição, verificou-se uma considerável demora jurídica voltada para equiparar os negros dos brancos, cujo lapso promoveu uma hierarquia social, com uma casta com acessos a direitos formada por pessoas brancas, em detrimento de uma população feminina negra carente políticas públicas de proteção Estatal. Por fim, apesar da existência, nos dias atuais, de diversas políticas públicas de caráter protetor no papel, nota-se uma lacuna na abordagem da aplicabilidade para o subgrupo mulheres negras, reflexo de criações de legislações voltadas genericamente para o grupo mulheres, sem análise de dados estatísticos, construção histórica, perfil do que mais morre, perfil financeiro.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Mulheres Negras na Terapia Ocupacional: compreensões das dificuldades no Ensino Superior a partir de uma escrita de si(Universidade Federal de São Paulo, 2024-11-20) Santana, Hortencia Oliveira de Souza [UNIFESP]; Galvani, Debora [UNIFESP]; Souza, Roberta dos Santos; http://lattes.cnpq.br/9772979907382270; http://lattes.cnpq.br/9874847063643955; http://lattes.cnpq.br/4055918670094527; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)O presente trabalho vem com o objetivo de referenciar a interseccionalidade, em que apresenta as formas de lutas das mulheres negras. Fazendo ligação entre a interseccionalidade e as dificuldades das mulheres no ensino superior, entendendo que o combate das opressões não pode ser visto a partir de um único eixo, mas sim fazendo junção entre: raça, classe e gênero. As políticas de ações afirmativas asseguraram o acesso e ingresso das mulheres negras no ensino superior, no entanto o caminhar dessas mulheres é carregado de muita luta para entrar, permanecer e se formar, por conta do racismo que permeia constantemente na vida acadêmica em diversas dimensões. Com isso, o trabalho visa entender as dificuldades das mulheres negras no ensino superior, desde a análise de experiência na graduação em Terapia Ocupacional na Unifesp. A partir disso, a utilização de referenciais negras que usam a escrita para a transformação de outras mulheres negras que as leem. A metodologia foi pensada e escrita através da autonarrativa, com a ajuda do conceito de Escrevivência de Conceição Evaristo, contribuindo para que o trabalho seja lido e visto como um protagonismo de uma mulher negra, contando sua história através de seus olhos e cotidiano, histórias dos que viveram e contribuíram para o encerramento do ciclo do trabalho de conclusão do curso em Terapia Ocupacional.
- ItemAcesso aberto (Open Access)“QUEM FALOU QUE EU ANDO SÓ?”: Escre-vivendo e desafiando lógicas hegemônicas(Universidade Federal de São Paulo, 2023-12-07) Oliveira, Andressa Silva [UNIFESP]; Vasters, Gabriela Pereira [UNIFESP]; https://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do;jsessionid=0FB71C29C8AFAA1497A7F69F99B1CDE6.buscatextual_0; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)O presente estudo propõe a construir uma narrativa, à luz do conceito de ‘’escrevivência’’ de Conceição Evaristo, elencando vivências e memórias a fim de analisar e refletir elementos que foram importantes para a constituição profissional, a partir das experiências vivenciadas desde antes da entrada da universidade, no campo do Serviço Social e também durante a graduação, especialmente no estágio supervisionado. Nestes escritos, busco ultrapassar a barreira do "eu-indivíduo" para contemplar o "nós-coletivo". Ainda, foram tecidos diálogos com obras de autoras mulheres e negras, além de trechos de músicas que desempenharam um papel significativo nas vivências aqui escritas. Por fim, este trabalho também incorpora elementos relacionados à educação, explorando como as experiências vividas podem enriquecer significativamente a construção do ser educadora-assistente social.