Navegando por Palavras-chave "Mobilidade"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)Acessibilidade e Inclusão: um estudo sobre as necessidades sociais de pessoas com Acondroplasia(Universidade Federal de São Paulo, 2024-08-28) Santos, Luma Jorge de Oliveira Alonso dos [UNIFESP]; Rocha, Renan Vieira de Santana [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6703546267405322; http://lattes.cnpq.br/5832526219226407; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Na sociedade contemporânea, a inclusão das pessoas com deficiência representa um enorme desafio que abrange as mais diversas situações do cotidiano. Em um contexto social onde se pretende alcançar a inclusão, o acesso à informação é essencial, visto que é a partir dele que se consegue ter uma maior dimensão das necessidades sociais de pessoas com deficiência. O presente trabalho tem como objetivo identificar e conscientizar, a partir de uma análise feita, através dos desafios vivenciados por pessoas com acondroplasia, o tipo mais comum de nanismo, com base em seu cotidiano, e mostrar que pequenas coisas considerando um cidadão comum, acabam passando despercebidas, no entanto, no dia a dia de uma pessoa com acondroplasia, essas pequenas coisas acabam se tornando uma tremenda dificuldade. Assim, através da pesquisa bibliográfica, esse estudo torna-se relevante ao objetivar e avaliar quais são as limitações impostas para essas pessoas, desde a locomoção, como a acessibilidade em transportes públicos e locais como supermercados, bancos, como até mesmo dentro de casa, para pegar o elevador, subir uma escada ou até mesmo utilizar o banheiro, e até o que possa parecer mais simples, como acender a luz através do interruptor. Partimos da necessidade de entender como as dificuldades decorrentes da utilização de locais que não consideram as suas particularidades, alteram a sua qualidade de vida, impactando negativamente, além de mostrar que a legislação não é capaz de atender o que ela mesmo descreve como dever. Nota-se a urgência em reafirmar a necessidade de formulação de políticas públicas que sejam capazes de atender as demandas desses indivíduos, como cidadãos de direitos. Sendo assim, trarei importantes pontuações com base em autores, leis e normativas que regem as questões relacionadas à acessibilidade. Portanto, a falta de formulação e criação de políticas públicas voltadas à acessibilidade e mobilidade, resultam em uma sociedade menos justa e igualitária, em relação às pessoas com deficiência.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Avaliação da percepção e satisfação de indivíduos cegos em relação a um protótipo de bengala eletrônica desenvolvido para auxílio à mobilidade dessa população(Universidade Federal de São Paulo, 2021-12-04) Texeira, Caio Henrique Marques [UNIFESP]; Berezovsky, Adriana [UNIFESP]; Santos, Vagner Rogério dos [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0921491281575273; http://lattes.cnpq.br/1336685192142760; http://lattes.cnpq.br/9542329413055488Objetivo: A deficiência visual pode diminuir significativamente a qualidade de vida de seu portador, e as tecnologias assistivas buscam solucionar alguns dos problemas causados pela deficiência. Apesar de a bengala branca ser considerada a tecnologia assistiva mais amplamente utilizada para mobilidade, ela tem algumas limitações, dentre as quais a inabilidade de detectar obstáculos acima da cintura. O objetivo deste estudo foi avaliar a percepção e satisfação de indivíduos cegos em relação a um protótipo de bengala eletrônica desenvolvido para auxílio à mobilidade dessa população. Métodos: Este estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UNIFESP sob o número 0319/2019. Um protótipo de bengala eletrônica foi desenvolvido para auxílio à mobilidade e à navegação de indivíduos cegos. Dois cenários, para teste do protótipo e da bengala em uso, foram construídos para o deslocamento dos participantes contendo obstáculos de diferentes naturezas: caixas de papelão e de EVA (acetato de vinila) e escolhidos para teste ao acaso, para evitar memorização dos percursos. Após cumprir os dois cenários, foram avaliadas a percepção e satisfação do participante em relação ao protótipo por meio da aplicação de um questionário estruturado em formato de entrevista e também foram avaliados o número de colisões ocorridas pela bengala em uso, pelo protótipo e por parte do corpo do indivíduo, em obstáculos terrestres e aéreos, e o tempo decorrido para o deslocamento para execução do trajeto. Resultados: Um total de 10 indivíduos cegos e usuários de bengala branca participaram deste estudo, sendo 8 do sexo masculino e 2 do sexo feminino, com idade variando entre 23 e 43 anos (média de 32,2 ± 7,13 anos; mediana 32 anos). Não houve diferença estatisticamente significante quanto ao número de colisões e tempo de percurso nos testes, independente da bengala testada. Um total de 50% da amostra (n=5) considerou útil a informação vibratória das pulseiras do protótipo para notificação da presença de obstáculos. A grande maioria dos participantes, 90% (n= 9), referiu sentir segurança durante o teste com o protótipo. Um total de 80% dos indivíduos (n=8) referiu ter sentido leve ou nenhuma dificuldade no uso do protótipo. Um total de 7 participantes (70%) considerou útil o conceito do protótipo em detectar obstáculos e notificar ao usuário. Conclusão: A avaliação geral do protótipo feita pelos participantes foi considerada satisfatória, uma vez que seu hardware funcionou sem falhas, o seu conceito foi considerado útil à proposta de auxílio à mobilidade e a média das notas atribuídas ao protótipo teve pouca variação em relação à bengala em uso pelos indivíduos. Estudos futuros com uma amostra maior de participantes se fazem necessários para melhor compreensão das necessidades dessa população quanto a tecnologias para mobilidade e aprimoramento do protótipo e dos testes realizados neste estudo.
- ItemEmbargoAvaliação do impacto na saúde da população em cenários de aumento da mobilidade e redução de emissões atmosféricas na Região Metropolitana de São Paulo(Universidade Federal de São Paulo, 2023-06-02) Leirião, Luciana Ferreira Leite [UNIFESP]; Simone, Georges El Khouri; http://lattes.cnpq.br/6423311971848669; http://lattes.cnpq.br/0185218541045231A mobilidade urbana, a poluição atmosférica e a saúde da população são temas pertencentes a diferentes disciplinas que carecem de uma visão integrada, principalmente em centros urbanos de países em desenvolvimento. Esta pesquisa partiu do objetivo de avaliar o impacto em saúde decorrente da expansão da rede de transportes sobre trilhos na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP). Os resultados, no entanto, não se limitaram apenas a esse objetivo, refletindo na elaboração de oito artigos científicos envolvendo os temas supracitados. Dentre os artigos, destacase uma revisão bibliográfica sobre os impactos associados ao transporte sobre trilhos em diferentes âmbitos e um estudo sobre os fatores que mais influenciam a população da RMSP na escolha do transporte sobre trilhos. No primeiro artigo, notouse a ausência de estudos quantitativos que justifiquem e apoiem o elevado investimento inerente a esse modo de transporte. No segundo, percebeuse que a proximidade a uma estação é o principal fator que encoraja o uso do transporte sobre trilhos, assim, a expansão da rede poderia favorecer o uso desse modo de transporte em detrimento do automóvel particular. Ainda tendo o transporte sobre trilhos como objeto de estudo, realizouse uma análise comparativa da poluição atmosférica no município de São Paulo antes e depois da inauguração de estações de metrô e também uma análise preditiva sobre a redução de emissões de poluentes em decorrência da promoção do uso do transporte sobre trilhos por meio da expansão da rede. Ambos os artigos apontaram que a redução na poluição em decorrência do uso do transporte sobre trilhos não é muito expressiva em termos absolutos, possivelmente em decorrência da elevada contribuição dos veículos pesados nas emissões totais da RMSP. Assim, os artigos indicaram que políticas no âmbito de transporte visando uma melhora na qualidade do ar devem obrigatoriamente contemplar os veículos pesados, especialmente caminhões. Os impactos em saúde em decorrência da poluição atmosférica, causada essencialmente por veículos, foram contemplados em outros quatro artigos. Dois deles investigaram os efeitos positivos em termos de melhora na qualidade do ar e óbitos evitados em decorrência da redução de emissões durante a greve de caminhoneiros que ocorreu no Brasil em 2018. Os resultados expressivos obtidos nesses artigos reforçam a necessidade de políticas públicas voltadas ao transporte de carga para a redução da poluição atmosférica em grandes centros urbanos. Outro estudo envolvendo a poluição do ar e a saúde demonstrou que a constante exposição prévia a poluentes contribuiu para a letalidade da Covid19 durante a pandemia. Por fim, no último artigo, propôsse o uso de redes neurais artificiais para a associação da mortalidade cardiorrespiratória e a concentração de múltiplos poluentes. Nesse caso, o método proposto foi capaz de superar limitações inerentes a outros métodos, mantendo baixos erros associados. A partir da análise conjunta dos oito artigos, coloca-se como principais recomendações: a necessidade de implementação de políticas integradas ao invés de isoladas, a importância de o transporte de carga ser reestruturado e a necessidade de estudos quantitativos do tipo preditivo que antecedam a implementação de políticas.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Cartilha para estudantes de Pós-Graduação Estrangeiros(ProPGPq, 2023-11-09) ProPGPq, Coordenação de Programas e Projetos Internacionais [UNIFESP]; https://unifesp.br/reitoria/propgpq/A pós-graduação (stricto sensu) na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) congrega vários cursos com formação intelectual e produção do conhecimento abrangendo todas as áreas de conhecimento (Exatas, Humanas, Biológicas e Saúde), e visa à formação de docentes, pesquisadores e profissionais especializados na respectiva área de atuação. No mestrado, busca-se a habilitação no desenvolvimento de ações didáticas bem como planejamento de ensino para a graduação da área escolhida. No doutorado, entretanto, tem-se como principal objetivo, a formação de pesquisadores com total domínio do conteúdo formal da área escolhida, discussão conceitual e atividade reflexiva, com o objetivo de torna-lo apto a desenvolver investigação científica de forma profissional e autônoma.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Conhecimento e barreiras percebidas na mobilização precoce de pacientes em unidade de terapia intensiva(Universidade Federal de São Paulo, 2022-11-30) Domingos, Rafaela Caroline [UNIFESP]; Miura, Carla Roberta Monteiro [UNIFESP]; Kita, Vanessa Yukie [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6926521756989643; http://lattes.cnpq.br/2221858288105024; http://lattes.cnpq.br/1338631625043393Objetivos: Avaliar o conhecimento dos profissionais de saúde sobre a mobilização precoce (MP) em pacientes de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e verificar as barreiras percebidas pela equipe multiprofissional para a sua realização. Método: Estudo transversal, quantitativo e analítico, desenvolvido com 77 profissionais de saúde atuantes em UTI adulto. Os dados foram obtidos por formulário eletrônico, composto por três seções: dados demográficos e profissionais; avaliação objetiva do conhecimento da MP em pacientes em UTI e listagem de barreiras percebidas na aplicação da MP. Para análise, foram utilizados o teste de Mann-Whitney ou de Kruskal-Wallis. Resultados: Houve predomínio de 44,16% de enfermeiros e 29,87% de fisioterapeutas. 59,74% dos profissionais não tiveram conteúdo sobre MP na graduação e, dos 29 profissionais com especialização em terapia intensiva, apenas 35,06% tiveram esse conteúdo em seu curso de pós graduação. A classe profissional com maior escore de acertos foi a dos fisioterapeutas (média de 4,78) e a de menor escore foi a classe médica (média de 4 pontos). A questão com maior índice de acertos (85,71%) abordava as estratégias possíveis de serem empregadas na mobilização e a com menor índice de acertos (16,08%) versava sobre a hipertensão arterial como contraindicação para a MP. A falta de treinamentos sobre a temática foi a barreira mais apontada.Observou-se diferença significativa no número de barreiras percebidas em relação à profissão (p=0,0288). Conclusão: Este estudo mostra a necessidade da inclusão dessa temática nas grades dos cursos de graduação, pós graduação e educação permanente hospitalar, bem como, a necessidade da criação de protocolos institucionais norteadores da prática de MP nas UTIs.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Efetividade de um programa de treinamento funcional em grupo baseado em “workstations” sobre o desempenho do equilíbrio e mobilidade em idosos com história de quedas(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2009-04-29) Araújo, Cibelle Vanessa de [UNIFESP]; Ramos, Luiz Roberto [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)OBJECTIVES: A randomized and blinded clinical trial was carried out on elderly individuals with a history of falls to determine the effect of a “workstation” exercise protocol on balance, mobility and the occurrence of falls compared to an educational program for the prevention of falls and an educational program with a demonstration of functional exercises. METHODS: One hundred sixty-five elderly individuals with a history of falls and TUGT times between 13.5 and 30 seconds were evaluated and randomly divided into three groups: (1) orientation; (2) orientation and demonstration of functional exercises; and (3) workstations. Weekly sessions were given and the groups were reevaluated by a blinded observer after three months, determining an improvement in the TUGT (response variable), other balance and mobility tests and functional level (TUGT Manual, TUGT Cognitive, OARS, Balance Scale, Functional Reach, CTSIB, balance reactive strategies and DGI-8) and falls. RESULTS: There was an improvement in the scores on all tests in the three groups. Statistically significant differences between groups were only found on the TUGT (p=0,035), with the greatest reduction in time required to perform the test among the workstation group. CONCLUSION: The findings of the present study suggest that participation in a weekly exercise program based on “workstations” is more effective than the other two programs evaluated regarding an improvement in balance and mobility in elderly individuals. However, further studies are needed in order to establish additional strategies that can sustain and maximize these benefits.
- ItemSomente MetadadadosMobilidade da caixa torácica de crianças com paralisia cerebral durante a respiração(Universidade Federal de São Paulo, 2014-07-29) Cabo, Soraia Liborio [UNIFESP]; Carvalho, Raquel de Paula [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Cerebral palsy (CP) refers to a group of non-progressive disorders that occurs during the process of brain maturation. It has multifactorial and diversity of clinical etiologies. The respiratory system of children with CP is influenced by disturbances of tone, posture and movement that characterize this population. The aim of this study was to analyze the shape and mobility of thoracic cage in children with CP during quiet and forced breathing. Eighteen children aged from 8 to14 years old participated of this cross-sectional study. Nine children with typical motor development were included in the control group (CG) and nine children with spastic hemiparesis CP (levels I and II of the Gross Motor Function Classification System) were included in the group of CP (CPG). A three-dimensional kinematic analysis system (Dvideow) was used to describe spatial trajectories of 60 markers attached on anatomical landmarks. From the three-dimensional coordinates of the markers, the following experimental variables could be obtained: anteroposterior diameter (APD) and transverse (TD) and angles alpha (?), beta (?), gamma (?), theta (? ), lambda (?) and sigma (?). The results indicate that children with mild spastic hemiparesis CP (PCG) showed similar shape of the rib cage to typical children (CG) of the same age. The asymmetry between right and left ribs of CPG did not influence shape of the rib cage, and it was similar to CG. However, in relation to mobility, children with CP showed lower mobility of last rib when compared to CG. As the mobility of the lower thoracic region suggests measure of diaphragmatic excursion, we believe that these results may reflect the strength deficit, mainly the diaphragm and other respiratory muscles of children in this group.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Mobilidade urbana e o lugar: uma análise documental do processo participativo no Plano Diretor de São Paulo em 2014 e sua revisão em 2023(Universidade Federal de São Paulo, 2024-09-19) Montalva, Bárbara Helena da Silva [UNIFESP]; Silva, Ricardo Barbosa da [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4112942529984787; http://lattes.cnpq.br/4501817700427240Este projeto de pesquisa se justifica pela necessidade de pensar outras dimensões do planejamento para a mobilidade urbana no município de São Paulo, que enfoque o lugar na perspectiva de um bairro periférico, problematizando a priorização do debate sobre a mobilidade em torno dos eixos de estruturação do plano diretor estratégico do município de São Paulo. O objetivo é analisar como a dimensão do bairro foi tratada para pensar a mobilidade urbana no plano diretor estratégico (PDE) de 2014 e em sua revisão em 2023. Para isso, será realizada uma abordagem metodológica qualitativa de análise documental do referido plano diretor e sua revisão e leitura bibliográfica referenciada sobre o tema da pesquisa. Com isso, espera-se concluir que o transporte coletivo historicamente atende uma demanda do capital, avançando nas periferias de maneira lenta e desigual. Portanto, a mobilidade urbana com transporte coletivo dentro do bairro e para bairros próximos é prejudicada, em favor do transporte, ainda que mal dimensionado, para o centro de São Paulo.
- ItemSomente MetadadadosModalidade Ativa E Não Ativa No Município De Santos, Sp Um Modelo De Investigação(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2017-10-30) Santana, Angelica Barbosa Neres [UNIFESP]; Ribeiro, Daniel Araki [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)The percentages of obesity and overweight found in different countries are increasing, and simultaneously they have a decrease in active mobility practices. Studies are increasingly studying the factors related to displacement with approach in complex system, however, there are limitations when investigating only a part of the mobility and not her with a whole. In addition, there are in Brazil a database that provides crucial information for understanding this in different states of the country, known as National Household Sample Survey that have not been properly exploited for this purpose. In this way, the present study aims to propose a research model of mobility behavior, based on the comparison of scenarios in the city of Santos. For that, the parameters of the next phase were determined with the recruitment and descriptive statistical analysis of the Origin and Destination Survey of the city of Santos. In the construction of the model from the empirical data, the Bayes' Theorem was applied. For this, theoretical models of statistical distribution were tested to generate the Bayesian term of likelihood. With the generated model and the numerical data obtained by it, the internal validation was performed, considering the test of best fit of the resulting data with the original empirical data. Once validated, simulations were performed to explore its valid initial parameter space in order to explore the possible applications of the model in the study of scenarios of active mobility practice. The results obtained by the simulations indicate that the maximum practicable percentages of active mobility in the city are: 20% of walking and 20% of use of bicycle for daily trips Interregional and 80% of walking and 12.5% of bicycle use for the intra-regional daily trips, and the behavior of the modal has a selfregulation, since the arrows tend to point to the region where the modal are validated. Theviii present study brings a tool that can be constructed with few parameters and replicable for all cities where National Household Sample Survey are performed.