Navegando por Palavras-chave "Micro e pequenas empresas"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)A aplicação de ferramentas do marketing digital como elemento estratégico em MICR(Universidade Federal de São Paulo, 2021-02-24) Ballarin, Rafaella Ramos [UNIFESP]; Barros, Regina da Silva de Camargo [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/9579445179400936; http://lattes.cnpq.br/9086018892215313Com o crescimento da comunidade online, o Marketing Digital vem modificando rapidamente a natureza da comunicação entre empresas e clientes, tranformando-se em uma das correntes dominantes no campo do Marketing. A forma como os consumidores decidem sobre a compra de produtos e serviços também mudou, e a Internet se tornou a ferramenta condutora desta mudança, sendo um instrumento fundamental de comunicação e venda. Consequentemente, a necessidade de acompanhar e se adaptar às transformações e às tendências digitais faz-se imprescindível e também um grande desafio para as organizações. Neste contexto o presente trabalho apresenta como objetivo geral “elaborar um Plano de Marketing Digital Business to Business – B2B – para a Audicoplan”, como forma de combater as fraquezas da sua presença online e orientar as suas estratégias na busca da eficácia das atividades de marketing. O foco desta investigação é explorar soluções de Marketing Digital de maior valor para as MPEs brasileiras como elemento estratégico para a obtenção dos seus objetivos organizacionais. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa, realizada através de entrevistas não estruturadas, com a finalidade de levantar e diagnosticar a empresa e o seu ambiente, além de sugerir estratégias de marketing digital a fim de maximizar os seus resultados e aumentar a sua competitividade.
- ItemRestritoBenefícios e dificuldades do processo de adoção de ERP Cloud nas micro e pequenas empresas(Universidade Federal de São Paulo, 2022-08-10) Carillo, Lucas [UNIFESP]; Santos Júnior, Durval Lucas dos [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6145352110768276; https://lattes.cnpq.br/5530321472736480O presente estudo visa identificar as dificuldades e os benefícios da adoção do ERP cloud por micro e pequenas empresas. Inclui em seu primeiro momento uma pesquisa bibliográfica que tem o intuito de apresentar as características, benefícios e desafios na adoção de cada tipo de sistema ERP, com destaque para o ERP cloud, posteriormente, foi demonstrado o nível de conhecimento dos gestores de MPEs em relação ao uso de ERPs baseados em nuvem e foi investigado as razões pelas quais as MPEs podem não adotar o ERP cloud. O estudo classifica-se como exploratório e descritivo, com uma abordagem de pesquisa qualitativa. O universo da pesquisa abrange as micros e pequenas empresas, os sujeitos foram os gestores que já passaram pelo processo de implantação do ERP cloud, e que utilizam em suas rotinas de trabalho. Foi realizado um estudo de caso, os dados foram coletados através de entrevistas semiestruturadas aplicada a quatro gestores de diferentes MPEs. Com a análise dos dados foi possível entender o nível de conhecimento dos gestores e as razões pelas quais as empresas desse porte podem não adotar o ERP cloud. Como conclusão deste trabalho, poucos gastos de capital e investimentos, modelos de assinaturas de baixo custo, custos baixos de implantação e o acesso a qualquer hora e em qualquer local são os principais motivadores dos gestores das MPEs ao adotarem o ERP cloud. A segurança dos dados é o principal empecilho para as MPEs não adotarem a solução em nuvem, diferente do ERP tradicional.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Impactos no empreendedorismo em tempos de covid-19: o uso da controladoria pelas micro e pequenas empresas(Universidade Federal de São Paulo, 2022-01-28) Pereira, Rafaela Cristina [UNIFESP]; Saporito, Antonio [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5724238604725007; http://lattes.cnpq.br/9914464778934818Esta pesquisa tem como objetivo identificar o uso da controladoria pelas micro e pequenas empresas (MPEs), impactadas e decorrentes da pandemia por coronavírus (COVID19). Para tal, foi aplicado um questionário GOOGLE Forms, nas mídias sociais, apurou-se 102 respondentes de 70 mil abordados, a fim de identificar o perfil empreendedor, do negócio e da gestão, para mensurar a conformidade com a controladoria. A metodologia utilizada quanto a abordagem do problema é quantitativa e qualitativa, segundo o objetivo geral da pesquisa é caracterizado como descritiva e o procedimento técnico utilizado foi o levantamento de dados. Os resultados apurados, apontaram que os empreendedores são em maioria mulheres de 26 a 35 anos, com ensino médio completo; sobre o negócio, foram iniciados aproximadamente 73% em 2020 e 2021, nos meios digitais, por motivos de escassez de emprego; somente 5,9% tem contabilidade e as ferramentas de gestão mais usadas são o fluxo de caixa e a tecnologia da informação, as demais ferramentas não são usadas por mais de 50% da amostra. Conclui-se que há uma deficiência sobre a importância dos relatórios contábeis e uma carência quanto ao uso da controladoria. Sugere-se para trabalhos futuros estudar o nível de conhecimento das ferramentas de controladoria e a reaplicação para apurar mudanças no comportamento do empreendedor.