Navegando por Palavras-chave "Metodologia de aprendizagem ativa"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)“Investigando a Fisiologia Humana” como uma estratégia de ensino e experimentação mediada por smartphone: rubrica avaliativa e repertório de resultados(Universidade Federal de São Paulo, 2023-05-10) Campilongo, Giovanna Brita [UNIFESP]; Santos, Camilo de Lellis [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6884091896706349; http://lattes.cnpq.br/4013423026969472As tecnologias educacionais evoluíram para proporcionar situações de aprendizagem coerentes com o mundo contemporâneo. No entanto, ainda existem diversos desafios para otimizar o ensino sobre o corpo humano, sobretudo a experimentação e aulas práticas, em cursos de ensino híbrido, educação à distância e ensino remoto online. A popularização dos smartphones favorece a aplicação de ferramentas educacionais como os laboratórios de aprendizagem móvel ou MobLeLabs, que são aplicativos para smartphones capazes de coletar variáveis com a finalidade de aprendizagem. No presente estudo, avaliamos os produtos acadêmicos gerados pela atividade “Investigando a Fisiologia Humana” (IFH), que é uma atividade de aprendizagem por investigação envolvendo MobLeLabs. Foram analisados os relatórios dos estudantes que realizaram a IFH como conteúdo programático da unidade curricular Corpo Humano: Estrutura e Função aplicada de 2016 a 2021 no curso de Ciências-Licenciatura da UNIFESP. Por meio de método misto de pesquisa educacional, classificamos os projetos dos alunos, criamos e validamos uma rubrica de avaliação da aprendizagem para o IFH e aplicamos o teste de Spearman (rs) para identificar correlações entre os subitens dos relatórios do IFH e o desempenho acadêmico dos alunos na UC. A maioria dos projetos envolveu os sistemas cardiovascular e nervoso, devido à acessibilidade de variáveis relacionadas a esses sistemas. De modo geral, os projetos apresentaram subitens classificados como bons e excelentes, porém resultados insatisfatórios foram mais frequentes para o subitem 3 (predição da hipótese) e subitem 7 (conclusão). Foram convidados 4 monitores dos respectivos anos de aplicação do IFH para validação da rubrica. Os testes de concordância exata e adjacente e quociente kappa ponderado entre pares revelou concordância razoável a substancial (= 0,328 a 0,760) entre os avaliadores, e concordância substancial a quase perfeita (= 0,623 a 0,906) no teste de ICC. O desempenho no IFH se correlacionou positivamente com o desempenho dos alunos em todas outras atividades avaliativas da UC, tais como notas nas atividades de aprendizagem baseada em projeto, provas e seminários. Portanto, o IFH é uma estratégia didática que gera resultados acadêmicos compatíveis com outras avaliações mais tradicionais, sendo capaz de proporcionar oportunidades de aprendizagem de conceitos da fisiologia humana e metodologia científica de forma interna ou externa aos laboratórios didáticos institucionais.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Laboratório virtual mediado por smartphone: Potencialidades didáticas de aprendizagem de conceitos e competências para experimentação em cultura celular(Universidade Federal de São Paulo, 2023-07-10) Santos, Giovanna Tonzar dos [UNIFESP]; Santos, Camilo de Lellis [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6884091896706349; http://lattes.cnpq.br/8455864518444112O ensino de biologia tem como parte inerente as atividades práticas e empíricas, de modo que o uso de laboratórios é essencial para atingir os objetivos educacionais. Entretanto, o uso de laboratório esbarra em diversos obstáculos de infraestrutura e pedagógicos, como o alto custo de implementação e restrições do ensino remoto e educação à distância. O presente estudo buscou compreender as potencialidades didáticas de um jogo para smartphone que simula um laboratório virtual como recurso para o ensino e aprendizagem de conceitos de diferenciação celular e aquisição de competências para experimentação em cultura celular. Foi realizada uma revisão de escopo a fim de se identificar a produção científica e lacunas no uso de laboratórios virtuais de aprendizagem. Por meio de método misto de pesquisa educacional,o estudo foi realizado em duas fases: exploratória e experimental. Foi utilizado o aplicativo para smartphone Dish Life, que é um jogo de vivência em laboratório, como material de intervenção educacional. No estudo exploratório, onde estudantes de licenciatura em ciências e matemática jogaram por 3 semanas de forma voluntária, o jogo promoveu ganho de aprendizagem, sobretudo de conhecimentos em técnica de cultura celular e dinâmica de laboratório de pesquisa. O segundo estudo foi um ensaio randomizado controlado, onde o grupo de intervenção (GAME) jogava por pelo menos 1 vez por semana por 30 minutos, e os estudantes aumentaram os conhecimentos de técnicas de cultura celular quando comparado com o grupo controle (CTRL). Os estudantes aprovaram o jogo como uma ferramenta que utilizariam em suas próprias práticas didáticas, se sentiram imersos dentro de um laboratório de pesquisa e concordaram que o jogo completa os ensinamentos das aulas teóricas. No entanto, os estudos correlacionais indicaram que jogar o jogo em mobilidade diminuiu os ganhos de aprendizagem. Assim, é possível adquirir conhecimentos de biologia celular apenas com um jogo de simulação de laboratório virtual. O laboratório virtual mediado por smartphone Dish Life é um recurso didático capaz de promover a aprendizagem de técnicas de cultura celular, sendo uma alternativa para situações de restrição de acesso aos laboratórios físicos ou inexistência de laboratórios.