Navegando por Palavras-chave "Mercado financeiro"
Agora exibindo 1 - 15 de 15
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)A influência da inovação em modelos de negócio derivada do open banking no aumento da concorrência entre instituições do Sistema Financeiro Nacional (SFN)(Universidade Federal de São Paulo, 2024-09-16) Marcantuono, Lucas [UNIFESP]; Santos Júnior, Durval Lucas dos [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6145352110768276; http://lattes.cnpq.br/5965775988926064O Sistema Financeiro Nacional (SFN) tem sido continuamente impactado por avanços tecnológicos, como o surgimento e a expansão de fintechs, tanto no Brasil quanto no exterior. Diante desse cenário, este trabalho busca compreender e analisar de que forma a inovação em modelos de negócios, decorrente da implementação do Open Banking no Brasil em 2021, tem potencial para aumentar a concorrência no SFN. A pesquisa foca em avaliar o ambiente competitivo do sistema financeiro nacional e como novos modelos de negócios podem estimular e intensificar essa concorrência, promovendo maior dinamismo e eficiência no setor.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A análise da inserção feminina no mercado de trabalho do setor financeiro(Universidade Federal de São Paulo, 2022-08-04) Zuza, Aline Mayumi Suzuki [UNIFESP]; Azevedo, Marcia Carvalho de [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/7735307216322291; http://lattes.cnpq.br/7920430838481643O presente trabalho tem por objetivo analisar a participação das mulheres no mercado de trabalho no setor financeiro a fim de verificar os fatores que impactam a inserção feminina neste segmento. Buscou-se analisar os principais fóruns abertos e gratuitos que abordassem o tema e tivessem relatos da percepção das mulheres inseridas no setor de forma a analisar as características dos ambientes corporativos da área financeira. O foco dessa pesquisa foi investigar fatores como preconceito, equidade feminina, ações afirmativas como um conjunto de fatores que impactam a participação das mulheres no mercado de trabalho brasileiro. Para isso foi feita uma apresentação da evolução histórica da mulher no mercado de trabalho até a chegada no Mercado Financeiro. Com relação ao método, trata-se de uma pesquisa qualitativa, na qual foram coletados dados a partir da transcrição de relatos da percepção de mulheres em fóruns de discussão voltados ao tema. Foi utilizada a análise qualitativa para verificar a existência de fatores relacionados ao ambiente organizacional e ao indivíduo que impactam diretamente a inserção feminina no Mercado Financeiro.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Diversificação de investimentos: uma análise sobre o ouro, bitcoin e bolsa de valores como opções para investimentos.(Universidade Federal de São Paulo, 2023-11-14) Strenger, Gabriel Follmann [UNIFESP]; Khatib, Ahmed Sameer El [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4342154115808776Este trabalho busca fazer uma pesquisa das novas e tradicionais opções de investimento no mercado financeiro. Partindo do questionamento: É possível encontrar uma forma de investimento segura e com alto rendimento para investidores com baixo poder aquisitivo. Assim buscamos levantar dados históricos que nos auxiliem qual será a melhor opção de investimento. Foram levantadas várias hipóteses para a tomada de decisão, com uma pesquisa bibliográfica que levantou todos os dados necessários para essa decisão. Dessa forma apresentamos dados e gráficos que mostram que todas as formas de investimentos são possíveis para cada perfil de investidor. Assim concluímos que as opções de investimentos existentes no mercado são opções válidas para cada perfil de investidor e esse deve buscar qual delas se encaixa melhor em seu perfil.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A educação financeira nas redes sociais e sua influência no perfil do novo investidor brasileiro(Universidade Federal de São Paulo, 2022-02-01) Nascimento, Ana Paula Santos [UNIFESP]; Carrera Junior, José Marcos [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/7538776919172431O avanço da tecnologia e a expansão das redes sociais mudaram a forma de comunicação na sociedade atual. Muitos assuntos são debatidos e divulgados em proporções globais por essas plataformas e com a Educação Financeira não foi diferente. Houve um aumento de canais, websites e vídeos com essa temática, que engajam centenas de milhares de seguidores e gerando milhões de visualizações. Este trabalho tem como objetivo avaliar como esses conteúdos refletem no comportamento dos usuários das redes sociais, em específico no YouTube, e como moldam o perfil do novo investidor brasileiro que acompanha os conteúdos desses influenciadores financeiros. Para analisar esse nível de influência, foi elaborado um questionário eletrônico divulgado em grupos, lives e postagens em diversas plataformas digitais. Os dados obtidos mostram que mesmo com número crescente de inadimplentes segundo órgãos de crédito como Serasa e dados do IBGE, agravado também pela pandemia de 2020, a expansão do conteúdo pelas mídias sociais e maior acesso às informações tem impacto positivo em aqueles que segue esses canais financeiros, o que pode indicar o início da transformação do padrão brasileiro em relação ao consumo e quebrar o tabu sobre como lidar com o dinheiro em nossa sociedade.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Gênero e desigualdades no mercado financeiro: uma análise do mercado de trabalho(Universidade Federal de São Paulo, 2023-01-12) Matunaga, Rafaela Mayumi [UNIFESP]; Yokomiso, Celso Takashi [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/7629682990244152As questões relacionadas a equidade de gênero estão cada vez mais presentes nas relações sociais, políticas e econômicas, mas quando o mercado de trabalho é parametrizado como ponto de observação, o atraso se mostra notório. O Mercado Financeiro, objeto de estudo específico deste artigo, é ainda mais restrito a mudanças, dado o comportamento e visão tradicionais instituídos neste meio, onde a presença masculina se faz predominante. Assim, este projeto propõe-se a analisar a integração justa das mulheres no mercado de trabalho, em especial, no setor financeiro, através de pesquisa bibliográfica. Conclui-se que apesar de mudanças, ainda persistem a desigualdade salarial e a velocidade mais reduzida de ascensão profissional relacionada a pessoas de gêneros opostos em cargos iguais no Mercado Financeiro, além da clara influência racial, social e sexual por trás destes processos. Tais situações consistem em um desafio social que pode ser amenizado por políticas públicas e mudanças culturais no Mercado Financeiro.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Impacto da inflação e da taxa de juros no crescimento dos fundos de investimento em direitos creditórios do setor do agronegócio(Universidade Federal de São Paulo, 2023-12-14) Alves, Nathalia Ianny Souza [UNIFESP]; Araújo, Luiz Jurandir Simões de [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5610166520631974O presente trabalho tem como objetivo analisar se a taxa de juros over (SELIC) e a inflação (IPCA-IBGE) teve influência no crescimento dos fundos de investimento em direitos creditórios (FIDC’S) nos períodos de 2021 a 2023 no Brasil. Para isso, foi utilizada a plataforma Fundos.Net como ferramenta para coletar os dados, inicialmente, foram extraídos 64 fundos apenas do setor do Agronegócio, entretanto, apenas 13 fundos da amostra possuíam dados contínuos no período. Utilizando regressão linear, e capturando os betas, R², testes de normalidade e de significância, os resultados evidenciam que as variações macroeconômicas explicam as variações do valor da cota em todos os períodos.
- ItemAcesso aberto (Open Access)O impacto de grandes acontecimentos no mercado financeiro.(Universidade Federal de São Paulo, 2020-08-22) Hengles, Carlos Eduardo dos Santos [UNIFESP]; Gallucci Netto, Humberto [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0094157918263870O mercado financeiro, em todo seu histórico, sempre foi marcado por diversos fatores que afetaram diretamente seu comportamento. A maior parte destes fatores, estão ligados ao mercado e à economia e podem ser previstos e estimados com maior facilidade. Apesar disso, há também fatores imprevisíveis, que são capazes de causar colapsos no mercado financeiro. Nestes casos, as medidas tomadas acabam tendo a necessidade de seguir um caminho diferente na manipulação dos riscos envolvidos para a estimação dos impactos causados e do tempo necessário para voltar à normalidade. Dito isso, o objetivo deste trabalho é avaliar alguns acontecimentos passados que tiveram impactos relevantes no mercado, visando trazer resultados referentes ao dano causado e ao tempo necessário para atingir novamente um cenário de normalidade. Dessa forma, espera-se obter resultados que expliquem se os efeitos desses eventos são relevantes no longo prazo, ou não.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Impacto do Blockchain no mercado financeiro(Universidade Federal de São Paulo, 2020-07-31) Marcos, Victoria Diez [UNIFESP]; Sales, George André Willrich [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/7330430449291597Ao longo do tempo, a tecnologia tem propiciado melhorias no mercado financeiro, e nesse contexto, destacam-se os desafios que o blockchain propiciará ao mercado. O Blockchain contempla uma base de criptografia, que dificulta que os dados sejam adulterados na rede. Há inúmeros benefícios na utilização dessa tecnologia, tais como confiabilidade, transparência, redução de custos e segurança às transações e registros. Nesse contexto, o presente artigo tem por objetivo analisar os possíveis impactos da tecnologia blockchain no mercado financeiro. Assim, busca-se contribuir para a literatura acadêmica e profissional, a partir da análise dos principais impactos divulgados em casos empresariais levantados, bem como abordando as tendências futuras do blockchain no mercado financeiro. Para tanto, utilizou-se uma abordagem qualitativa a partir de levantamento bibliográfico sobre artigos acadêmicos e profissionais que trataram da temática. Foram analisadas nove situações em que o blockchain está presente no mercado financeiro, a saber: BNDES, Transações Transfronteiriças, JPMorgan Chase, Microsoft, Nasdaq, Receita Federal, Santander, IBM e The PIT. Foi observado que o blockchain impacta o mercado financeiro, principalmente, no que diz respeito às transações, em relação a sua velocidade e custos. Além disso, o impacto do blockchain não é instantâneo, uma vez que é uma tecnologia que necessita de tempo para implementação, então conforme a tecnologia evolui, maior é o efeito que se tem na sociedade. A partir dos casos analisados é possível verificar que, apesar de já ter completado 10 anos, a tecnologia blockchain, ainda pode ser considerada uma tecnologia relativamente nova, em processo de evolução e de implementação por diversas empresas.
- ItemAcesso aberto (Open Access)O impacto do open banking no mercado financeiro sob a perspectiva da regulação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)(Universidade Federal de São Paulo, 2023-01-13) Santos, Sthefany Rodrigues Guimarães dos [UNIFESP]; Catapani, Márcio Ferro [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/7822450841143801Open Banking is a business model in which the company began to focus more on its main processes, publishing interfaces based on Application Programming Interface so that other companies could create applications that add value to business services. This study aims to identify how Open Banking impacts the financial market. Initially, it is exposed how this movement was initiated, using information from the Brazilian banking market as a basis, observing the guidelines of the General Data Protection Law, the main challenges and advantages to banking regulation are presented. It was possible to explain the progress of the implementation of Open Banking, the phases of project execution, its regulation, the applicable sanctions for possible security breaches and its transition to the Open Finance system. It is concluded that although Open Finance is still in the implementation phase, we can observe satisfactory numbers in its use, being in a growing escalation of capitation of new users and having a promising future in the financial market, which is being able to foster competition among financial institutions in offering better products and rates.
- ItemAcesso aberto (Open Access)O impacto do preço do petróleo nos principais índices da B3(Universidade Federal de São Paulo, 2023-12-04) Fernandes, João Gabriel Oliveira [UNIFESP]; Moreira, Jeíce Catrine Cordeiro [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/2791318749429495O presente trabalho investiga a influência do preço do petróleo Brent nas oscilações dos principais índices da Bolsa de Valores brasileira (B3), a saber: IBOV (Índice Bovespa), IEE (Índice de Energia Elétrica), ISE (Índice de Sustentabilidade Empresarial), IFNC (Índice Financeiro) e IMAT (Índice de Materiais Básicos). Considerando o petróleo como uma commodity estratégica e os índices como indicadores-chave do mercado de capitais, a pesquisa teve como objetivo analisar a correlação entre o preço do petróleo Brent e as variações econômicas desses índices. A metodologia adotada foi de natureza hipotético-dedutiva, buscando identificar correlações. A pesquisa, predominantemente quantitativa, empregou dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) para o preço do petróleo Brent e dados disponíveis no site da B3 para os índices. O período de estudo compreendeu os anos de 2015 a 2022, visando uma análise robusta e contextualizada em um cenário relativamente estável nos índices financeiros. A análise dos dados envolveu a comparação dos retornos mensais dos índices com os retornos mensais do petróleo Brent, utilizando o software estatístico R. A hipótese H1 sugere que o preço do petróleo, especialmente o Brent, impacta diretamente nos índices estudados, refletindo em suas oscilações e desempenho. Os resultados da pesquisa têm o potencial de contribuir para uma compreensão mais profunda da dinâmica entre o mercado de petróleo e a Bolsa de Valores brasileira, proporcionando insights valiosos para investidores e formuladores de políticas econômicas.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Os impactos de eventos políticos no mercado financeiro(Universidade Federal de São Paulo, 2023-01-10) Souza, Maria Alexia Santiago de [UNIFESP]; Moreira, Jeíce Catrine Cordeiro [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/2791318749429495Eleições de um país são de grande importância para o rumo de uma nação. A escolha de um líder pode afetar a vida dos cidadãos nos âmbitos de políticas, direitos e deveres. Considerando tamanha amplitude deste tipo de evento, seria possível que o mesmo afete o mercado financeiro? A partir deste questionamento, este trabalho tem o objetivo de compreender a correlação entre o mercado financeiro dos Estados Unidos e eventos relacionados à eleição de 2020 do país bem como o mercado financeiro do Brasil e a correlação entre o período pré-eleição 2022 do país. Serão estudados os principais índices financeiros dos Estados Unidos (S&P 500 e Nasdaq) e do Brasil (Ibovespa e o ETF BOVA11) onde foram acumulados os retornos individualmente de cada índice e do ETF em âmbitos separados (nacional e internacional) e depois realizada média de cada retorno para análise dos resultados em cada âmbito. Como resultado, foi obtido que eventos políticos acompanhados de dados e estudos referentes ao rumo das eleições (notícias 1, 2 e 3) possuem correlação positiva com o mercado financeiro enquanto eventos referentes apenas à anúncios e desacompanhados de dados (notícia 4) apresentam correlação negativa.
- ItemRestritoInvestimentos em ESG: riscos, implicações e seu desempenho nos últimos anos(Universidade Federal de São Paulo, 2023-01-10) Alves, Luciene Araujo [UNIFESP]; Netto, Humberto Gallucci [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0094157918263870; https://lattes.cnpq.br/6663254711106260A sigla (ESG) Environmental, Social and Governance, apresentou relevância nos últimos anos, devido aos crescentes debates sobre o desenvolvimento sustentável. O motivo das crescentes discussões se deve a Agenda 2030, acordo entre países signatários da Organização das Nações Unidas (ONU) que se comprometem a buscar soluções para os problemas do planeta e da humanidade. A partir dessa hipótese, o presente trabalho propõe estudar a rentabilidade dos investimentos ESG e seu desempenho nos últimos anos. A análise pode indicar se o retorno médio dos fundos é" estatisticamente" diferente do índice IBOVESPA. Para esse propósito, utilizou-se dados do sistema de Economática e IBOVESPA, referente ao período de janeiro de 2010 a outubro de 2022. A amostra foi de 43 Fundos de investimentos ESG com classificação Ações Sustentabilidade/Governança. Para a modelagem, foi realizado o cálculo dos retornos anuais acumulados, para o teste estatístico foi utilizada a Distribuição Normal, através do Teste T. Dado que o estudo foi produzido com amostra de base populacional, a Distribuição Normal foi a distribuição escolhida, que tem por essência a padronização dos dados, logo um melhor ajuste. Nos dois momentos analisados, 2010 - 2022 e 2021 - 2022, foi possível aferir indícios sobre a hipótese nula H₀, tendo como premissa que existe diferença significativa entre a média das ações e o IBOVESPA. Após estimação da diferença entre as médias, foi calculado o teste T para verificar se existe uma diferença considerável entre. No período de 2010 a 2022, os resultados dos retornos anuais acumulados dos Fundos ESG, nos últimos 6 anos, foram positivos. Portanto, suficientes para não rejeitar a hipótese nula, tendo em vista que a conclusão do teste T aponta para a existência estatística da diferença entre as duas médias. No período de 2021 a 2022, a inferência dos resultados a hipótese não será rejeitada.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Mercado financeiro e fetichismo: uma análise de como as corretoras e assessorias de investimento atraem seus clientes(Universidade Federal de São Paulo, 2021-02-26) Lima, André Araújo de [UNIFESP]; Feldmann, Daniel Augusto [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/8121964433446225; http://lattes.cnpq.br/5598007075144306O presente trabalho visa o desenvolvimento de uma pesquisa a respeito do crescimento do mercado financeiro no Brasil, o surgimento de novas corretoras de valores e assessorias de investimento, a forma como estas atraem seus clientes e o que será chamado de fetiche pelo mercado de ações e culto ao enriquecimento fácil. No entanto, será prudente analisar o processo mais amplo que corroborou para a existência destes objetos: o processo de financeirização, a nova faceta do capitalismo globalizado. Assim, este fenômeno será analisado inicialmente de forma global para, enfim, situar-se na inserção econômica do Brasil na economia mundial e quais os fatores relevantes para a afirmação do capitalismo financeiro no país. Ainda, será abordado o conceito de informação como mercadoria a fim de se compreender o uso especulativo desta no mercado financeiro e os possíveis impactos político-sociais aos quais a economia brasileira está sujeita.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Mercado financeiro: introdução aos investimentos e o estudo das opções(Universidade Federal de São Paulo, 2021-02-22) Souza, Gabriel Bernardinelli de [UNIFESP]; Gallucci Netto, Humberto [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0094157918263870; http://lattes.cnpq.br/6136265128577674O dinheiro move o mundo, portanto, se faz necessária a busca de informações para o encontro de novos métodos para adquiri-lo e as melhores formas para multiplica-lo, como por exemplo: as aplicações e investimentos. O mercado financeiro de investimentos nos disponibiliza diversas informações referentes às aplicações que estão disponíveis para investir, apresentando cada tipo de aplicação, conforme suas características, seus possíveis rendimentos de acordo com o prazo em que se aplica. Tornando necessário que o investidor busque todas as informações relevantes para a aplicação, pois podem existir riscos, diante dos riscos podem haver perdas, e é evidente que o mesmo não possua intenção de perda, mas sim de aumentar o seu patrimônio. Diante disso, esta pesquisa teve como objetivo reunir essas informações, como forma de instrução para quem deseja investir no mercado de opções. Este trabalho apresentará as diversas estratégias de investimentos com opções financeiras, associando-as aos seus riscos e retornos. As opções são um tipo de derivativo, um derivativo como o próprio nome já diz, é um ativo que deriva de outro ativo chamado ativo objeto. Derivativos são instrumentos financeiros sem valor próprio. Eles têm esse nome por derivarem seu valor de algum outro ativo, e exatamente por isso servem para limitar o risco de flutuações do mercado. O termo derivativo surgiu inicialmente para proteção contra o risco de oscilação de moedas.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Utilização de instrumentos derivativos como Hedge cambial para empresas no mercado brasileiro(Universidade Federal de São Paulo, 2021-02-24) Beltran, Lucas Aureliano Petrone [UNIFESP]; Oliveira Filho, Bolívar Godinho de [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4702666394166112Estratégias de hedge se fazem de extrema importância para empresas brasileiras que negociam parte de seus ativos ou passivos em moeda estrangeira, nesse cenário, os derivativos se mostram eficientes se utilizados para esse fim. Um derivativo é um contrato entre duas ou mais partes cujo valor é baseado em um ativo financeiro subjacente acordado, sendo os mais comuns: moedas, taxas de juros, commodities, índices de mercado e ações. O presente trabalho se propôs a identificar qual o impacto do uso de derivativos sobre o valor da firma e, para isso, foram levantados os seguintes questionamentos: qual a média dos valores destinados aos derivativos por empresas brasileiras listadas no índice Bovespa e qual é o impacto de seu uso sobre o valor da firma? Para buscar responder, fez-se uso de uma abordagem quantitativa nos dados coletados. Como principal resultado, obteve-se que o uso de derivativos desempenha impacto positivo no valor da firma.