Navegando por Palavras-chave "Mercado Financeiro"
Agora exibindo 1 - 9 de 9
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Análise do desempenho dos FIDCs padronizados e não padronizados.(Universidade Federal de São Paulo, 2022-12-22) Andrade, Lenin Gabriel Silva de [UNIFESP]; Silva, José Milton Almeida da [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5352679109500589O presente trabalho tem como objetivo analisar se a taxa média de retorno dos FIDCs não padronizados é superior à dos FIDCs padronizados entre os anos de 2015 a 2022 no Brasil. Inicialmente, encontrou-se 2.999 fundos na base de dados da plataforma Economática, entretanto, de modo a atender às premissas do trabalho, 263 fundos compuseram o campo de análise do estudo. A metodologia adotada consistiu no cálculo do Índice de Sharpe, com a adoção do teste de normalidade de Shapiro-Wilk e do teste não paramétrico de Mann-Whitney, além da análise do Value at Risk (VaR). Os resultados evidenciam que não é possível afirmar estatisticamente que existem diferenças nas médias entre os FIDCs padronizados e os não padronizados para a amostra e período estudados. Além disso, pelo cálculo do VaR, os FIDCs padronizados apresentaram um risco inferior ao dos FIDCs NP. Para pesquisas futuras sugere-se analisar desde a implementação dos FIDCs no Brasil até a atualidade, de modo a verificar toda a série histórica da classe de padronizados e não padronizados.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Análise dos Princípios para o Investimento Responsável Aplicados às Decisões de Investimento dos Investidores Institucionais na América Latina(Universidade Federal de São Paulo, 2022-02-03) Souza, Gisele Moreira Alves de [UNIFESP]; Miola, Iagê Zendron [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/7508223637108048; http://lattes.cnpq.br/0526127232322557O principal objetivo do presente trabalho acadêmico é analisar os relatórios enviados pelos investidores institucionais da América Latina para a Organização das Nações Unidas, a respeito da sua adesão aos Princípios para o Investimento Responsável, dando enfoque a como esses investidores estão tornando sua atuação no mercado mais sustentável, principalmente, durante o ano de 2020. Esse objetivo deve ser alcançado utilizando os relatórios enviados pelos signatários da América Latina para os Princípios para o Investimento Responsável, então, a pesquisa é majoritariamente documental, com base na análise desses relatórios, porém, ainda haverá uma parte da pesquisa bibliográfica, com levantamento de materiais fundamentais para a compreensão do objeto de pesquisa. Desse modo, o que se espera é conseguir perceber como os investidores institucionais incorporam decisões de investimento mais sustentáveis na sua atuação. O que pode ocorrer através de uma análise de empresas e/ou ações com um viés sustentável; ou a remodelação do modelo de negócio da companhia, que passa a ser voltado para uma mentalidade mais verde; ou através da atuação ativa em comitês e organizações que buscam o desenvolvimento sustentável no mercado financeiro.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Evolução dos fundos de investimento em ações no Brasil: uma revisão sistemática da literatura(Universidade Federal de São Paulo, 2023-07-10) Bueno, Aline Maria Perciak [UNIFESP]; Khatib, Ahmed Sameer El [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4342154115808776Esta revisão aborda os Fundos de Investimento em Ações (FIAs) no Brasil, destacando a escassez de estudos específicos. Resultados mostram que taxas de performance podem influenciar positivamente o desempenho dos FIAs. Em comparação com renda fixa, FIAs tiveram maior retorno, mas a avaliação de risco-retorno foi desfavorável devido a altas taxas de juros. Estudos indicam desafios de desempenho para a maioria dos fundos, especialmente em previdência privada. Tendências recentes revelam sucesso de fundos especializados em biotecnologia e saúde, contrariando expectativas anteriores. O mercado de fundos cresceu expressivamente nos últimos dez anos, impulsionado por plataformas digitais, evidenciando a diversificação e acessibilidade. Conclusões destacam a heterogeneidade de desempenho, apontando para a necessidade de considerar fatores específicos e indicando oportunidades para pesquisas futuras.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Fintechs: os impactos da transformação digital na inclusão financeira do Brasil(Universidade Federal de São Paulo, 2022-02-16) Brasileiro, João Igor de Goes [UNIFESP]; Oliveira Filho, Bolivar Godinho de [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4702666394166112As fintechs – empresas de inovação aplicadas na solução de serviços financeiros – adotam um modelo de negócio inovador que compete com o modelo tradicional do mercado financeiro, e que são impulsionadas pela transformação digital que o setor está passando. Logo pesquisou-se nesse trabalho as inovações no mercado financeiro, observando-se que a tecnologia de ponta é uma estratégia para aprimorar a experiência final do cliente, além de que as fintechs utilizam desse conjunto de tecnologias e inovações advindas da transformação digital para ganharem cada vez mais mercado, e consequentemente impacta na inclusão financeira da população do Brasil, que na sua maioria das vezes ocorre através da oferta de produtos e serviços de crédito, pagamento e serviços digitais, portanto, observou-se também que a aplicação de tecnologias de ponta torna mais acessíveis bens e serviços financeiros essenciais para a população brasileira. Em vista disso, as fintechs podem ser consideradas como um agente intermediário de acesso para indivíduos e empresas ao mercado financeiro, de maneira facilitada, diferente de modelos tradicionais.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A influência do poder norte-americano do governo Nixon no desenvolvimento do sistema financeiro internacional(Universidade Federal de São Paulo, 2021-02) Santos, Gabriela Bertole dos [UNIFESP]; Hage, José Alexandre Altahyde [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5620292368037924; http://lattes.cnpq.br/6912831211209962Esta pesquisa visa analisar o papel do Estado norte-americano no desenvolvimento do Sistema Financeiro Internacional durante o governo de Richard Nixon (1969-1974), com enfoque no fortalecimento do sistema financeiro dos Estados Unidos propriamente dito. Neste contexto, será tomado como pano de fundo o rompimento do governo norte-americano com o Regime de Bretton Woods seguido pela instalação do padrão dólar puro no Sistema Monetário Internacional. A respeito da política empreendida por Nixon, observaremos sua atuação na reforma monetária internacional, na implementação e consolidação do Regime Dólar-Wall Street, bem como na transferência das relações financeiras internacionais do domínio dos bancos centrais para operadores financeiros privados, e sua atuação nas políticas de Energia, Comunicações e Segurança, para atingimento deste objetivo.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Mulheres no mercado financeiro: desafios e estratégias para a inclusão do gênero feminino no mercado de capitais(Universidade Federal de São Paulo, 2023-12-11) Chedid, Marina Karam [UNIFESP]; Yokomiso, Celso Takashi [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/7629682990244152; http://lattes.cnpq.br/7957225059483149Hoje em dia, as questões associadas à igualdade de gênero têm ganhado espaço nas relações sociais, econômicas e políticas da atualidade. Apesar de intensas discussões, o assunto parece continuar negligenciado quando se foca o mercado financeiro. Nesse sentido, este estudo objetivou investigar os desafios e estratégias inerentes à inclusão mais igualitária e justa das mulheres no mercado financeiro, por meio de revisão bibliográfica. Para obtenção dos dados, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, por meio da combinação e associação dos seguintes descritores como: “mercado financeiro” e “inclusão do gênero feminino”. Na sequência, foram selecionados e analisados estudos recentes, publicados em português, inglês ou espanhol. A partir dos dados observados, foi possível concluir que apesar de diversas mudanças vistas ao longo do tempo, ainda ocorre cenário de desigualdade entre homens e mulheres, no que se refere a discrepância de salários, distribuição quanto à ocupação dos cargos, aceleramento de ascensão profissional e participação em investimentos. Tais pontos são ainda intensificados por influências relacionadas à raça e classe social. O cenário observado representa um importante desafio social, a ser minimizado por meio de políticas públicas suficientes para promover mudanças culturais mais relevantes, sobretudo, no mercado financeiro.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Relação entre o desempenho do mercado brasileiro de ações e o Google Trends(Universidade Federal de São Paulo, 2019) Caraça, Leonardo Vinicius Neri [UNIFESP]; Mendonça, Diogo de Prince [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3160691112817642O Google Trends é uma poderosa ferramenta que fornece dados sobre o volume de pesquisas realizadas no Google, maior plataforma de busca disponível na internet. Pesquisas anteriores sugerem que a variação no volume de pesquisas de potenciais investidores podem servir como proxy para prever desempenhos futuros do mercado de ações. O presente trabalho objetiva analisar esta relação através do impacto da variação no volume de pesquisas no desempenho financeiro do mercado brasileiro de ações. Foi utilizado um modelo econométrico vetor auto regressivo (VAR), que possibilitou também a observação do impacto inverso, impacto do desempenho das ações no volume de pesquisa dos investidores. Os resultados obtidos possuem evidencias fracas, porém significativas de que há relação entre as duas variáveis e que as mesmas comportam-se em ciclos, no qual o volume de pesquisa pode impactar negativamente os resultados das ações, enquanto o resultado das ações pode impactar positivamente o volume de pesquisas. Desta forma conclui-se que o volume de pesquisas dos potenciais investidores pode servir como proxy para explicar o desempenho de ações, podendo ser implementado em modelos de previsão de desempenho futuro.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Tendências e desafios do open finance: uma análise do impacto nas instituições financeiras(Universidade Federal de São Paulo, 2023-12-11) Camargo, Guilherme Ramon Santos [UNIFESP]; Catapani, Márcio Ferro [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/7822450841143801O open finance surge partindo do pressuposto de ampliar a eficiência do Sistema Financeiro Nacional, inovar e principalmente, promover a concorrência, e consequentemente, reduzir a concentração bancária. Esse sistema, tem como proposta, permitir o compartilhamento de informações cadastrais e financeiras de clientes, entre as instituições financeiras (IF), através de Application Programming Interface1 (APIs). Entretanto, há toda uma governança e consequentemente, regulamentação acerca a utilização desse serviço que impactam tanto o cliente, como as empresas. Com isso, o objetivo do presente estudo, a princípio compreender e analisar o open finance, e com isso, apresentar os impactos que o open finance pode causar, sob a perspectiva regulamentária e analisando suas oportunidades e desafios que podem afetar diretamente o mercado financeiro e consumidores que participem do sistema. A priori, foi apresentado como surgiu esse sistema, através de análises documentais e bibliográficas acerca do tema, e logo em seguida é mostrado quais as principais regulamentações do open finance, como a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), e como elas podem impactar instituições participantes e consumidores. Por fim, foi apresentado as oportunidades e desafios dessa ferramenta e quais seus resultados mais atuais. Em suma, podemos afirmar que o open finance já possui resultados animadores, e por ser um processo contínuo, seguindo adequadamente suas diretrizes, o sistema só tende a crescer.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Teoria do caos no mercado financeiro: equação de Lorenz no contexto financeiro(Universidade Federal de São Paulo, 2023-12-15) Martins, Hendrik Horikawa [UNIFESP]; Garcia, Raphael de Oliveira [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1108249683067698Esta monografia aborda a modelagem dinâmica de preços de ações por meio da Equação de Lorenz Adaptada, explorando ajustes de parâmetros com base na teoria do caos. Utilizando dados históricos da ação da Vale S.A. Os resultados, visualizados em gráficos tridimensionais, ressalta-se a necessidade de refinamento contínuo no modelo para aprimorar sua capacidade preditiva e capturar nuances mais sutis desses padrões dinâmicos. A análise qualitativa ressalta a importância desses ajustes na busca por uma modelagem mais fiel à ao mercado financeiro.