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- ItemAcesso aberto (Open Access)Os ecos de primavera silenciosa de Rachel Carson: cultura, ciência e meio-ambiente no Brasil (1962-1979)(Universidade Federal de São Paulo, 2022-05-20) Almeida, Bianca Letícia de; Jorge, Janes; http://lattes.cnpq.br/3847048096593932; http://lattes.cnpq.br/4639423192795389O propósito desta dissertação é analisar a repercussão do livro Primavera Silenciosa (1962), escrito pela bióloga norte-americana Rachel Carson, sobretudo na imprensa brasileira nas décadas de 1962 e 1979. A obra teve objetivo de denunciar o uso indiscriminado de pesticidas químicos nos EUA e foi considerada uma das fundadoras do movimento ambientalista contemporâneo, que ganhou força nos anos 1970. Ao focarmos em sua circulação no Brasil, desde a sua publicação em 1964, foi possível articular a emergência do ambientalismo contemporâneo no país com os assuntos lançados por Carson. A pesquisa começa com a trajetória de vida da bióloga e depois analisa a sua principal obra. Em seguida, debruçamos em como o livro foi apresentado, divulgado e referenciado em alguns jornais e revistas no Brasil através de acervo digital da Hemeroteca Nacional. De modo geral, concluímos que as menções à Primavera Silenciosa tiveram focos diferentes na década de 60 e 70: na primeira, houve mais anúncios e comentários rápidos sobre a obra e, em 1970, com o fortalecimento do movimento ambientalista, os textos trouxeram maior nível crítico, ainda que poucos tenham se concentrado em relacionar os assuntos do livro com o contexto brasileiro.
- ItemAcesso aberto (Open Access)O jeito de ser livreiro no Brasil: notas sobre o mercado de bens simbólicos(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2019-03-22) Silva, Sergio Eduardo Sampaio [UNIFESP]; El Far, Alessandra [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)This work is a conscious effort to put a light on the collective sentiment between the booksellers, that becomes evident in the way they act, feel and think between their peers. Historically and sociologically, the concept of habitus, investigated from the group's own memory, presents itself as an analytical tool to describe and reflect on the social configurations of the book market in each period of its history. Researching in the long term, about two hundred years of existence, it is possible to analyze the changes and the permanence of the general characteristics of the behavior of printer-editor-booksellers in Brazil. The present study shows that, over time, professionals have been (re) producing their own ways of making economic and symbolic exchanges between authors, intermediaries, and readers, directly interfering with the book's supply and demand. During the history of the way of being a bookseller, it is observed that, at first, a single person added several functions, both in practice (printing and selling), as well as symbolically (writing and editing). Over time, book professionals remained interdependent from the point of view of production and distribution but separated into three distinct sub-behaviors: printers associated themselves with the industrialists; editors with intellectuals; and the booksellers with merchants.