Navegando por Palavras-chave "Medidas socioeducativas"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Encruzilhadas da liberdade assistida: trajetórias de vida de jovens em São Paulo(Universidade Federal de São Paulo, 2024-06-03) Reis, Marcus Vinicius Pires dos; Paula, Liana de; http://lattes.cnpq.br/0888539502981802; http://lattes.cnpq.br/4776964952036330O presente trabalho procura contribuir para que se possa pensar criticamente a respeito do sistema socioeducativo. Para tanto, tomo como objeto de pesquisa as trajetórias de vida de jovens que passaram pela medida de Liberdade Assistida (LA) durante suas adolescências. Analisando essas trajetórias, busco investigar como essa medida socioeducativa compôs um segmento do curso de vida de dois dos interlocutores desta pesquisa. A partir dessa investigação, procuro traçar problematizações sobre como se engendram e o que podem significar casos considerados bem-sucedidos de LA.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Música e transformação no contexto da medida socioeducativa de internação(Conselho Federal de Psicologia, 2011-01-01) Costa, Cláudia Regina Brandão Sampaio Fernandes Da; Santos, Maíra Mendes Dos [UNIFESP]; Franco, Kelly Silva; Brito, Afonso De Oliveira; Universidade Federal do Amazonas; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP); Cáritas Arquidiocesana de ManausThis article takes account of a choir singing project with adolescents imprisoned in juvenile detention in the state of Amazonas, Brazil. This action is part of a policy related to the human rights and inclusion in a healthy, productive and supportive social cohabitation standard, in order to avoid the recurrence of the criminal behavior. This project is based on the conception that human beings live under permanent development, which transforms themselves and the social environment through the experiences with others. In this context, music increases the possibility of a subject s transformation by valuing their creative and spontaneous expression, besides promoting the development of artistic, social and cognitive skills in a constructive and oriented way. Based on from the principles of this proposal, rehearsals, reflective groups and presentations were designed. The methodology is centered in three basic principles: presence, endearment and authorship. In spite of the difficulties found, the activities evolved in a significant manner, resulting in healthier interactions among the adolescents and employees of the center, growing openness on the adolescents regarding the expression of their subjectivities, expansion of self-perception, interest in formulating a project of life and discovery of musical aptitudes.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Novos modos de tratar e punir: como a medicalização tem incidido nas políticas públicas de gestão do ato infracional na Baixada Santista(Universidade Federal de São Paulo, 2024-11-21) Silva, Gabriela Santos da [UNIFESP]; Kalmus, Jaqueline [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0502853525156607; https://lattes.cnpq.br/8362815843586795; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)A medicalização é um fenômeno complexo e pode ser entendida como um processo em que questões da vida social, sempre complexas e atravessadas pela cultura e pelo tempo histórico, são reduzidas a questões individuais, em geral de ordem biológica ou médica. Nesse sentido, algumas práticas medicalizantes têm sido usadas no nas instituições socioeducativas para controle dos corpos dos adolescentes em conflito com a lei, como avaliações psicológicas e o uso de medicamentos psicotrópicos. A presente pesquisa buscou entender como a medicalização tem incidido nas políticas públicas de gestão do ato infracional na Baixada Santista, por meio do encontro com trabalhadoras do sistema socioeducativo. Buscou-se também explorar o funcionamento e as particularidades da política pública na região escolhida, bem como as articulações com os serviços públicos de saúde mental e quem são os adolescentes atendidos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, baseada na realização de entrevistas semi-estruturadas com quatro profissionais que trabalham em instituições de cumprimento de medidas socioeducativas na Baixada Santista. A partir da análise pode-se compreender as dificuldades de execução da política pública de gestão do ato infracional e seus limites; uma mudança no uso de práticas medicalizantes dentro das instituições socioeducativas e os sentidos positivos do trabalho realizado para as profissionais.