Navegando por Palavras-chave "Maraging 300"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)Avaliação das propriedades mecânicas e microestruturais de juntas soldadas de Aço Maraging 300(Universidade Federal de São Paulo, 2023-12-01) Pinto, Larissa Ferreira [UNIFESP]; Zucarelli, Tiago Alegretti; Reis, Danieli Aparecida Pereira [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/7058867464306125; http://lattes.cnpq.br/2105394824226325; http://lattes.cnpq.br/6442522724449384O aço maraging é um tipo de aço de ultra resistência que se destaca pela ausência de carbono e pela grande quantidade de níquel, o que confere ao material maior resistência, ductilidade e tenacidade. Esse tipo de aço é utilizado em aplicações estratégicas e estruturais, tais como na indústria aeroespacial, aeronáutica, espaço e defesa. Além disso, o aço maraging é conhecido por sua capacidade de ser facilmente soldado e usinado, tornando-o uma escolha popular para componentes críticos de alta precisão. Quando a soldagem é necessária nesse material, busca-se técnicas capazes de proporcionar uma junta soldada com propriedades mecânicas similares às do material base. Nesse sentido, a literatura recomenda a utilização do processo de soldagem a plasma devido ao menor aporte térmico e à geração de uma zona termicamente afetada menor. Os resultados do trabalho têm como objetivo contribuir para o desenvolvimento dos processos de soldagem a plasma dos envelopes motores fabricados em aço maraging. O objetivo deste estudo é analisar as propriedades mecânicas e microestruturais obtidas em juntas soldadas de aço maraging 300 pelo processo de soldagem a plasma, bem como avaliar os efeitos dessa soldagem no material base. Para isso, foram soldadas duas chapas de aço maraging 300 e retirados corpos de prova de tração, com o cordão de solda situado na região útil do material. Além dos ensaios de tração, a pesquisa apresentou o mapeamento da dureza (microindentação Vickers) com o objetivo de obter o gradiente de dureza e a extensão da região afetada pelo aporte térmico da solda. E também foram realizadas à caracterização metalográfica das amostras, com diferentes ataques químicos, análise microestrutural através da microscopia ótica (MO) e difração de raios X (DRX). Os resultados mostram que após a solda, a região fundida e a região adjacente à solda apresentam uma dureza cerca de 15% menor quando comparadas a região do material base, onde não houve a influência da temperatura. As análises do ensaio de tração mostraram que as rupturas dos corpos de prova soldados com e sem reforço ocorreram a partir da região da zona termicamente afetada próxima à solda. Em relação a análise microestrutural constatou-se a homogeneidade da região soldada e a ausência de vazios e porosidade local. A difração dos raios X mostrou fases metálicas em cada região, evidenciando o aumento da fase austenita. O estudo evidenciou a excelente soldabilidade do material, destacando sua baixa incidência de defeitos e porosidades. Além disso, forneceu informações a fim de aprimorar os processos de soldagem e elevar o padrão de qualidade das juntas soldadas.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Caracterização mecânica e microestrutural do aço maraging 300 solubilizado(Universidade Federal de São Paulo, 2021) Souza, Carolina Gomes [UNIFESP]; Zucarelli, Tiago Alegretti; Reis, Danieli Aparecida Pereira [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/7058867464306125; http://lattes.cnpq.br/2105394824226325; http://lattes.cnpq.br/8072947572592300O presente trabalho consiste no estudo das propriedades mecânicas do aço maraging 300 para aplicação aeroespacial, submetido ao tratamento térmico de solubilização. O aço maraging 300 tem sido um material estudado nos últimos anos pelo Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) como uma possível substituição do aço SAE 4140 usado no envelope motor do foguete de sondagem brasileiro, o VSB-30. Este aço é considerado um aço de ultra-alta resistência mecânica, com boa tenacidade, e por isto tem sido frequentemente utilizado no setor aeroespacial. O aço maraging solubilizado tem sido muito estudado, pois é nessa condição onde todos os processamentos são feitos (corte, calandragem, soldagem, usinagem). Devido a sua versatilidade e suas boas propriedades mecânicas adquiridas durante os tratamentos térmicos, este aço tem alcançado outros setores industriais. Assim, tendo em vista a importância deste aço, foi realizado, um estudo da anisotropia da chapa laminada em corpos de provas solubilizados, avaliações de resistência mecânica pelo ensaio de tração, medições de dureza na escala Vickers (HV), avaliações de comportamento em fadiga e análises microestruturais por microscopia óptica (MO). Por fim, obteve-se uma dureza em torno de 330 HV, uma vida infinita de fadiga em tensões inferiores a 450 MPa e uma tensão máxima de 1035 MPa (sentido da laminação) e de 995 MPa (sentido perpendicular), obtendo uma variação de 4,02%.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Caracterização mecânica e microestrutural do aço maraging 300 solubilizado(Universidade Federal de São Paulo, 2021-02-19) Souza, Carolina; Zucarelli, Tiago; Reis, Danieli; http://lattes.cnpq.br/7058867464306125; http://lattes.cnpq.br/2105394824226325; http://lattes.cnpq.br/8072947572592300O presente trabalho consiste no estudo das propriedades mecânicas do aço maraging 300 para aplicação aeroespacial, submetido ao tratamento térmico de solubilização. O aço maraging 300 tem sido um material estudado nos últimos anos pelo Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) como uma possível substituição do aço SAE 4140 usado no envelope motor do foguete de sondagem brasileiro, o VSB-30. Este aço é considerado um aço de ultra-alta resistência mecânica, com boa tenacidade, e por isto tem sido frequentemente utilizado no setor aeroespacial. O aço maraging solubilizado tem sido muito estudado, pois é nessa condição onde todos os processamentos são feitos (corte, calandragem, soldagem, usinagem). Devido a sua versatilidade e suas boas propriedades mecânicas adquiridas durante os tratamentos térmicos, este aço tem alcançado outros setores industriais. Assim, tendo em vista a importância deste aço, foi realizado, um estudo da anisotropia da chapa laminada em corpos de provas solubilizados, avaliações de resistência mecânica pelo ensaio de tração, medições de dureza na escala Vickers (HV), avaliações de comportamento em fadiga e análises microestruturais por microscopia óptica (MO). Por fim, obteve-se uma dureza em torno de 330 HV, uma vida infinita de fadiga em tensões inferiores a 450 MPa e uma tensão máxima de 1035 MPa (sentido da laminação) e de 995 MPa (sentido perpendicular), obtendo uma variação de 4,02%.