Navegando por Palavras-chave "Ludicidade"
Agora exibindo 1 - 8 de 8
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)BRINQUEDOTECA UNIVERSITÁRIA - O LÚDICO NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DO PEDAGOGO.(Universidade Federal de São Paulo, 2023) Menezes, Francisca Gleyce Nunes [UNIFESP]; Panizzolo, Claudia [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/7842950333039932; https://lattes.cnpq.br/2245415842656776O presente relato de experiência chamado O lúdico no processo de formação do pedagogo visa fazer uma reflexão, exposição e análise da minha formação lúdica, em dois contextos diferentes: o antes e o durante a pandemia; articulando e refletindo sobre as ações realizadas a partir de dois momentos diferentes: o da residência Pedagógica na educação infantil (PEI) e do projeto de monitoria realizado no Laboratório de Brinquedos e materiais da educação infantil (LABEI/Brinquedoteca) da Universidade Federal de São Paulo situado no campus Guarulhos, o qual é um ambiente para formação docente baseado no ensino, pesquisa e extensão. Este trabalho visa descrever as vivências lúdicas e apresentar uma análise das observações feitas a partir dos conceitos teórico-práticos estudados no curso de pedagogia. Ao estar imersa nesses momentos muitas questões foram levantadas tais como: Qual a importância de uma formação lúdica para os pedagogos? Como uma brinquedoteca universitária forma esses futuros docentes? Qual a importância, para os adultos, levarem o Brincar “a sério”? Essas questões serviram de inspiração e ajuda para a escrita deste relato que narra as contribuições, para a minha formação docente, advindas das experiências vividas, e do acúmulo de conhecimentos adquiridos nos processos de planejamentos, aplicações, dificuldades, dúvidas, acertos e avaliações dos projetos e ações pedagógicas realizadas na RPEI e na monitoria, entre 2019 e 2022.
- ItemAcesso aberto (Open Access)CORPOESCOLA: Fichário hipertextual de atividades corporais e cênicas para aplicação em sala de aula de forma transversal(Universidade Federal de São Paulo, 2021-06-19) Ivo, Camila Larissa [UNIFESP]; Hardagh, Claudia Coelho [UNIFESP]; Meister, Izabel Patricia [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5340922290331025; http://lattes.cnpq.br/4855101093806729; http://lattes.cnpq.br/3503833633853582O presente projeto tem como foco a educação propondo a criação de um fichário hipertextual de ações corporais lúdicas em artes cênicas que possam ser realizadas em aulas com crianças e adolescentes e por educadores do ensino regular de forma transversal. Os referenciais teóricos, para delimitação das propostas, têm como base a pedagogia das artes cênicas, os teóricos que trabalham com a ludicidade e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) dentro da abordagem pedagógica que parte do sociointeracionismo de Vygotsky. Para a construção do artefato (site), são tomados como ponto de partida estudos sobre o hipertexto, a Teoria do Ator-Rede (TAR) e inteligência coletiva. A perspectiva do estudo está em entender as possibilidades dos alunos desenvolverem habilidades que extrapolem os saberes formais escolares do currículo, partindo do corpo como caminho para a construção de uma educação a partir da experiência, da prática e do movimento, produzindo sujeitos autônomos, conscientes de sua individualidade e da coletividade, que são competências importantes para possibilitar a leitura da realidade atual mas que são pouco atendidas pela educação contemporânea com a pouca valorização da ludicidade e das experiências corporais.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A educação infantil como espaço de exploração: relato de experiência a partir do Programa de Residência Pedagógica(Universidade Federal de São Paulo, 2021-07-29) Rocha, Irene Reiko Miyake da; Oliveira, Fernando Rodrigues de; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4261202J5Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo apresentar relato de experiência decorrente do Programa de Residência Pedagógica em Educação Infantil junto à Universidade Federal de São Paulo. Como um programa diferenciado de estágio, que propicia aos estudantes do curso de Pedagogia processo de imersão em escolas públicas da rede de Guarulhos, o Programa de Residência Pedagógica se constitui com espaço formativo com relação à importância da educação infantil como momento formativo da criança no que tange às experiências táteis e sensoriais. Dessa forma, este TCC focou a apresentação de reflexões teóricas decorrentes da entrada na escola-campo em que foi realizada a Residência Pedagógica em Educação Infantil, o relato das questões suscitadas por essa entrada na escola, a elaboração de um plano de ação pedagógica e as aprendizagens formativas que a aplicação desse plano suscitou para as crianças e para a autora do relato. Dessa forma, reflete-se sobre o papel da Educação Infantil como etapa primordial da formação das crianças, reafirmando esse espaço como espaço de direito ao brincar, ao cuidado e às aprendizagens direcionadas.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A interdisciplinaridade da ciência forense como ferramenta para os professores de ciências(Universidade Federal de São Paulo, 2022-02-02) Silva, Felipe Oliveira da [UNIFESP]; Vieira, Rui Manoel de Bastos [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/7458884068779779; http://lattes.cnpq.br/2327816625433172Este trabalho visa destacar a possibilidade de fomentar discussões e debates que contribuiam no processo de ensino e aprendizagem de ciências fazendo uso de elementos das ciências forenses. Não são raras as vezes que os alunos perguntamse a razão de estudar determinadas temáticas, uma vez que não conseguem enxergar os conteúdos ensinados na escola em seu cotidiano ou naquilo que pretendem fazer no futuro. A maneira como as informações chegam até eles, descontextualizadas e complexas os afasta do interesse pelo conhecimento científico. Sabendo que boa parte dos jovens nutrem grande atenção pelos seriados que abordam a perícia criminal, foram elaboradas aulas cujo os estudantes interagiriam, por meio do aspecto lúdico, na resolução de um crime fictício. Assim sendo, como resultado temos como produto a proposta de uma sequência didática estruturada com elementos de investigação forense.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Ludicidade e ensino de ciências nos anos iniciais: um estudo teórico-curricular(Universidade Federal de São Paulo, 2024-09-04) Silva, Sandra Maria de Souza [UNIFESP]; Testoni, Leonardo André [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1385972728034443; http://lattes.cnpq.br/4047912614641403Esta dissertação transita por um viés historiográfico da utilização do lúdico nos anos iniciais do Ensino Fundamental I, tendo como foco principal a transição da criança do ensino infantil para o Ensino Fundamental, entendendo ser uma fase que merece atenção do educador, para que o educando construa essa ponte de forma segura e rica em conhecimentos, assim, em um ponto de vista acadêmico, a presente dissertação tem como objetivo entender como ocorreu a integração da ludicidade na educação científica dos anos iniciais no ensino de ciências, no decorrer do tempo, e sua articulação com os documentos curriculares atuais, utilizando metodologia qualitativa de revisão bibliográfica em trabalhos publicados no catálogo de teses e dissertações CAPES, onde analisamos e catalogamos 15 publicações, para tanto, realizamos a análise de dados baseada na baseada na Análise de Conteúdo de Bardin (1977), seguida de levantamento historiográfico sobre a inclusão da ludicidade no ensino de ciências dos anos iniciais e revisão dos documentos curriculares nacionais atuais, sempre embasando nossa pesquisa nos referenciais teóricos antigos e contemporâneos, para que possamos identificar como a ludicidade pode contribuir para o ensino de ciências através de um estudo teórico-curricular. Por fim, este vasto material analisado e produzido para o desenvolvimento desta dissertação resultou em amplo cenário da ludicidade no ensino de ciências e sua exequibilidade em sala de aula, para que possamos, com as hipóteses aqui apresentadas, seguir com a busca da melhor maneira de ensinar ciências, ensinar crianças a desenvolver pensamento crítico, entender e assimilar conteúdo, o que torna mais prazeroso o aprendizado, e seguimos acreditando que a ludicidade, por preservar história, cultura, e regionalidade do educando, é uma ferramenta aliada para que o educador possa atingir seus objetivos. Concluímos ainda que a subjetividade do tema nos documentos oficiais curriculares faz com que os professores tenham que interpretar e criar metodologias próprias para aplicar a ludicidade em sala de aula, assim com esta pesquisa pretendemos contribuir para o entendimento da importância da utilização desta ferramenta tão importante como coadjuvante do ensino-aprendizagem.
- ItemAcesso aberto (Open Access)O brincar na escola de ensino fundamental: relato de experiência.(Universidade Federal de São Paulo, 2024-09-05) Silva, Vinicius Afonso Farias [UNIFESP]; Célia, Serrão; http://lattes.cnpq.br/5786181991530429; http://lattes.cnpq.br/3248105950038345O brincar é fundamental no desenvolvimento da criança, em diversos aspectos, podemos notar a apropriação cultural de forma saudável e rica, possibilitando uma experiência coletiva construtiva nas relações, nos processos individuais e também nos processos coletivos. A escola, entretanto, precisa repensar a forma que a brincadeira acontece, a organização dos espaços, dos tempos, a disponibilidade de brinquedos e também de interação, para que a brincadeira não se torne apenas uma atividade esporádica ou utilizada como algo para premiar as crianças ou o grupo quando seguiram corretamente as orientações e solicitações da rotina escolar. Nesse sentido, esse relato de experiência faz uma reflexão sobre o lugar e função da brincadeira nos anos iniciais do ensino fundamental, tendo como referência duas escolas, uma da rede privada e outra da rede municipal, nas quais foram realizados estágios extracurriculares. Como referencial teórico apoia-se nas inúmeras contribuições de Vygotsky (2008), Borba (2006), Freud (1976), Brougére (2002), Vieira e Altmann (2016); que ajudam a nortear toda a discussão e a indicar caminhos para ressignificar a compreensão do papel do brincar no desenvolvimento infantil na escola da educação básica. Conclui-se que se faz necessário problematizar a organização dos espaços e tempos da escola para que o ambiente seja acolhedor e respeite o direito à brincadeira. Para tal é igualmente necessário problematizar a formação inicial e contínua dos professores de forma a incluir a temática como conteúdo programático.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Práticas lúdicas e a organização do ensino de matemática: movimento dos sentidos na formação docente(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2020-11-09) Andrade, Juliana Ribeiro [UNIFESP]; Moretti, Vanessa Dias [UNIFESP]; Universidade Federal de São PauloThis research aimed to analyze the movement of personal sense of five teachers on ludic activities and the impacts of these senses on the organization of mathematics education. As the main theoretical guidelines for this research, we listed Vigotski's Cultural-Historical Theory and Leontiev's Activity Theory. The discussion about ludicity and teaching organization is supported by the experiences with Mathematics Clubs and the proposal of the Teaching Guidance Activity; in this perspective, ludicity acts as the intermediate between teaching and the learning process. The investigation of five teachers in Early Childhood Education and the early years of Elementary Education was conducted by a formative experiment based on Dialectical and Historical Materialism method. The collected data were organized in one isolated case divided into three episodes, each of which was composed of scenes. In the first episode, we analyzed the indications of initial senses on ludicity, the teaching organization and the relations with the teaching of mathematics in an initial context; in the second episode, we mapped the movement of these personal senses on the ludic in the light of studies and collective discussions through the Learning Triggering Situations mediated by ludicity and theoretical studies; and, finally, in the third episode, we analyzed the movement of senses in the teaching reorganization process that took place in two moments in the development of two lesson plans. The results of this research point to an dialectical relationship between the personal senses that teachers attributed to ludicity and the teaching organization as the way in which these teachers understand ludicity proved to impact the space that this element occupies in their classroom practices, permeating concreteness, collectivity, the mediation of ludic practices in the teaching and learning processes and the teacher’s intentionality in the teaching organization. The research can also contribute to highlight the role of ludic practices in the teaching and learning process of mathematics, as well as reaffirm the importance of collective learning spaces for studies, discussions and intentional teaching organization that considers ludicity for all phases in Education, whether in Early Childhood Education or Elementary Education, since playing is a fundamental and developmental activity throughout childhood.
- ItemAcesso aberto (Open Access)O uso de jogos em sala de aula: uma revisão de escopo(Universidade Federal de São Paulo, 2022-03-11) Anjos, Shirlei Maria dos [UNIFESP]; Panciera, Sara Del Prete [UNIFESP]; Jurdi, Andrea Perosa Saigh [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4140547211703368; http://lattes.cnpq.br/3782800994643355; http://lattes.cnpq.br/0633494917885188; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Os jogos são amplamente conhecidos enquanto estratégias importantes na criação de contextos de ensino-aprendizagem de conteúdos diversos, como por exemplo linguagens, matemática e, ciências. Além disso, tem também a sua importância atrelada ao desenvolvimento infantil em suas diversas dimensões, tais como o desenvolvimento cognitivo, na socialização, ou no aprendizado das emoções. Diante desses benefícios, há numerosos estudos com foco na educação realizados no mundo todo buscando entender como os jogos afetam os estudantes. Este estudo se propõe a analisar a produção científica a respeito do uso de jogos na escolarização de crianças de 6 a 9 anos de idade, no contexto da sala de aula, e tem como objetivos específicos: (I) Identificar os artigos científicos publicados entre os anos de 2010 e 2020 que tratam sobre a utilização de jogos com crianças (de 6 a 9 anos) em sala de aula; (II) Analisar as relações entre a ludicidade e a infância estabelecidas por tais estudos; (III) Investigar as potencialidades e limitações das pesquisas com jogos e (IV) Compreender as perspectivas sobre a efetiva inclusão de jogos na educação. Foi realizada uma revisão de escopo, a partir do protocolo PRISMA-ScR respondendo à pergunta: “Como os estudos têm se debruçado acerca da temática dos jogos na educação de crianças?”. Para a identificação de trabalhos potencialmente relevantes, foram realizadas buscas nas bases: LILACS, PePSIC, PsycArticles, PsycInfo, Scielo e Web of Science, utilizando as palavras-chave: (child* OR primary student OR elementary student) AND (game OR game-based learning OR gamification) AND (classroom OR class OR room). Foram incluídos 41 artigos na revisão, com prevalência de estudos feitos na Europa e América do Norte. A análise dos textos revelou pouca ênfase na perspectiva da criança enquanto sujeito com voz ativa nas pesquisas. Além disso, observa-se o desafio na categorização dos jogos e de como cada tipo particular pode incidir nos processos de escolarização, assim como nota-se a pouca consideração do contexto escolar nas análises realizadas pelos estudos. Espera-se que este estudo possa propiciar uma visão ampla a respeito dos estudos sobre jogos com crianças nos anos iniciais da escolarização.