Navegando por Palavras-chave "Linfedema"
Agora exibindo 1 - 15 de 15
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Assistência e diretrizes ao paciente diagnosticado com linfedema, por meio de um aplicativo móvel para autogestão de sua doença(Universidade Federal de São Paulo, 2023-11-30) Venafre, Fernanda Feijoeiro [UNIFESP]; Song, Elaine Horibe [UNIFESP]; Oliveira Filho, Renato Santos de [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3651646377594194; http://lattes.cnpq.br/5423291926154188; http://lattes.cnpq.br/1806560643134669Introdução: O linfedema é uma doença crônica que causa morbidade. A disparidade entre diagnóstico, tratamento e financiamento da doença dificultam o gerenciamento do linfedema pelo paciente. Objetivo: Desenvolver um aplicativo móvel ao paciente diagnosticado com linfedema para a assistência e autogestão da sua doença. Método: A metodologia aplicada foi o Design Thinking, cujas etapas são: descobrir, definir, desenvolver e entregar. Na etapa “Descobrir”, foi realizada busca de anterioridade, levantamento bibliográfico e aplicação do questionário a 30 pacientes com linfedema. Em “Definir” as informações obtidas definiram o problema, identificado como a autogestão da doença. Em “Desenvolver”, reuniões de brainstorming foram realizadas para desenvolver um aplicativo que atendesse às necessidades. Na fase “Entregar”, um protótipo do aplicativo digital foi entregue aos participantes do estudo para avaliação de usabilidade, definição do conteúdo e das características do funcionamento. Resultados: Na etapa “Descobrir”, foram entrevistados 30 pacientes e 63% deles classificaram o tema “gerenciamento do linfedema” como o mais relevante. Em “Definir”, evidenciou-se a carência de suporte e diretrizes para o controle do linfedema. Em “Desenvolver”, foi desenvolvido o aplicativo “Dema” e suas funcionalidades para o autocuidado diário, vídeos explicativos e condutas terapêuticas adotadas na autogestão do linfedema. Na fase “Entregar” o protótipo do aplicativo foi analisado pelos participantes, sugestões de melhorias e inclusão de notificações foram acatadas. Em seguida o aplicativo foi disponibilizado nas lojas de aplicativos para Android e iOS. Conclusão: Foi desenvolvido o aplicativo “Dema” ao paciente com linfedema, para a assistência e a autogestão de sua doença.
- ItemSomente MetadadadosAvaliação da eficácia intra e inter-avaliadores do emprego de volúmetro com câmaras comunicantes para medida do volume do segmento punho-mão(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2007) Carvalho, Rogerio Mendonca de [UNIFESP]; Miranda Junior, Fausto [UNIFESP]Introdução: A volumetria por deslocamento de água tradicional, que utiliza o princípio do transbordamento de Arquimedes, é considerada o padrão-ouro da avaliação do volume de membros, porém tem seu uso rotineiro prescindido por apresentar uma série de desvantagens. O método é embaraçoso ao paciente, pouco prático e desprovido de higiene, além de consumir muito tempo do examinador. Objetivo: Avaliações intra e inter-avaliadores da reprodutibilidade, repetitividade e precisão dos volumes do segmento punho-mão, obtidos com um novo dispositivo criado para a volumetria de membros, o volúmetro com câmaras comunicantes. Métodos: Este estudo apresentou o protótipo de um aparelho inédito que utiliza o princípio dos vasos comunicantes de Pascal, para a avaliação direta do volume de membros ou de partes dos mesmos. Para avaliar sua eficácia em gerar medidas precisas e reprodutíveis, trinta mãos de 15 participantes (9 mulheres e 6 homens) foram medidas três vezes cada uma, por três avaliadoras, compondo-se um total de 270 avaliações volumétricas realizadas. Resultados: Verificou-se que o volúmetro com câmaras comunicantes é rápido em gerar medidas (média de 3 minutos e 42 segundos por avaliação). Os coeficientes de correlação intraclasse (ICC) foram de 0,9977 para a avaliadora 1 e de 0,9976 para ambas as avaliadoras 2 e 3. O ICC inter-avaliadoras foi de 0,9998. Os erros-padrão de medição (SEM) foram de 2,99 mL para a avaliadora 1, de 3,05 mL para a avaliadora 2 e de 3,07 mL para a avaliadora 3, tendo sido de 0,88 mL inter-avaliadoras. A precisão calculada para o método foi de 0,42%, com repetitividade de 1,15% para as séries de nove medidas coletadas de um mesmo segmento, e variabilidade intra-avaliadora de 1,20 % e inter-avaliadoras de 0,36%. Conclusões: Foi criado um novo dispositivo para a volumetria de membros e os resultados dos valores gerados com o protótipo para o segmento punho-mão foram reprodutíveis, repetitivos e precisos para ambas as análises intra-avaliador e inter-avaliadores, mesmo quando consideradas as possíveis interações isoladas ou conjuntas dos fatores tempo, temperatura, sexo, lado do segmento avaliado e interação entre lado do segmento e sexo.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Avaliação da postura e dos movimentos articulares dos membros superiores de pacientes pós-mastectomia e linfadenectomia(Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein, 2013-12-01) Haddad, Cinira Assad Simão [UNIFESP]; Saad, Marcelo; Perez, Maria Del Carmen Janeiro [UNIFESP]; Miranda Júnior, Fausto [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP); Hospital Israelita Albert EinsteinOBJECTIVE: To evaluate alterations in posture and range of motion of the upper limbs in women after mastectomy and lymphadenectomy, submitted to radiotherapy as adjuvant treatment. METHODS: Two groups were evaluated: 16 post-mastectomy women with lymphedema of the upper limb and 14 post-mastectomy women without lymphedema. Patients were submitted to analysis made by software, one for posture and the other to measure ranges of movement of the shoulder, elbow, and wrists. The results obtained were compared between the right and left sides, and operated and non-operated sides, and then were submitted to statistical tests. RESULTS: Both groups presented with anteriorization of the trunk. The women with lymphedema had head rotation to the right, protrusion of the left shoulder, and trunk inclination angle smaller on the operated side, besides bilateral elevation of the scapula when compared to the group with no lymphedema. Changes in range of motion were also smaller on the operated side in terms of flexion, abduction, and external rotation of the shoulder for all women, and for those with lymphedema, elbow extension and wrist flexion had a smaller range of motion. CONCLUSION: Women submitted to mastectomy presented with asymmetries and modifications in posture, and lymphedema seemed to worsen this condition. Additionally, they had deficits in range of motion in the shoulders on the operated side. Women with lymphedema also showed deficits in the elbows and wrist.
- ItemSomente MetadadadosAvaliação do volume do segmento punho-mão empregando um novo pletismógrafo(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2012) Carvalho, Rogerio Mendonca de [UNIFESP]; Miranda Junior, Fausto [UNIFESP]Introdução: A volumetria por deslocamento de agua tradicional, que utiliza o principio do transbordamento de Arquimedes, e considerada o padrao-ouro da avaliacao do volume de membros, porem tem seu uso rotineiro prescindido por apresentar uma serie de desvantagens. Objetivo: Avaliacoes intra e inter-avaliadores da reprodutibilidade, repetitividade e precisao dos volumes do segmento punho-mao, obtidos com um novo dispositivo baseado na Lei de Pascal, o volumetro com camaras comunicantes. Metodos: Este estudo apresentou o prototipo de um aparelho inedito que utiliza o principio dos vasos comunicantes de Pascal, para a avaliacao direta do volume de membros ou de partes dos mesmos. Para avaliar sua eficacia em gerar medidas precisas e reprodutiveis, 30 maos de 15 participantes (9 mulheres) foram medidas tres vezes cada uma, por tres avaliadoras, compondo-se um total de 270 avaliacoes volumetricas realizadas. Resultados: Verificou-se que o volumetro com camaras comunicantes e rapido em gerar medidas (media de 3 minutos e 42 segundos por avaliacao). Os coeficientes de correlacao intraclasse foram de 0,9977 para a avaliadora 1 e de 0,9976 para ambas as avaliadoras 2 e 3. Os erros-padrao de medicao foram de 2,99 mL para a avaliadora 1, de 3,05 mL para a avaliadora 2 e de 3,07 mL para a avaliadora 3, tendo sido de 0,88 mL inter-avaliadoras. A precisao calculada para o metodo foi de 0,42%. O coeficiente de variacao intra-avaliador (variabilidade) foi de 1,20% para todos os observadores. O coeficiente de variacao inter-avaliadores (repetitividade) foi de 1,15% para as series de nove medidas coletadas de um mesmo segmento. Conclusoes: Um novo dispositivo para a pletismografia de membros foi desenvolvido e os resultados dos valores gerados com o prototipo para o segmento punho-mao foram reprodutiveis, repetitivos e precisos para ambas as analises intra-avaliador e inter-avaliadores, mesmo quando consideradas as possiveis interacoes isoladas ou conjuntas dos fatores tempo, temperatura, sexo, lado do segmento avaliado e interacao entre lado do segmento e sexo.
- ItemSomente MetadadadosAvaliacao linfocintilografica do efeito da drenagem linfatica manual no linfedema dos membros inferiores(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2003) Haddad, Andrea Paula Kafejian [UNIFESP]Objetivo: Avaliar o efeito da drenagem linfatica manual no transporte do dextran marcado com 99fTc injetado nos membros inferiores de doentes portadores de linfedema , por meio de linfocintilografia. Metodos: 16 doentes portadores de linfedema dos membros inferiores foram selecionados de forma aleatoria e submetidos a dois exames de linfocintilografia com injecao intradermica de dextran marcado com 99'Tc, no primeiro espaco interdigital do membro inferior: um exame controle em repouso e um exame com a realizacao de uma sessao de drenagem linfatica manual, apos a injecao do radiofarmaco. Imagens foram adquiridas com 45 minutos e tres horas apos a injecao do radiofarmaco, nos exames sem e com drenagem. Os membros tambem foram mensurados antes e apos a sessao de drenagem. Os achados dos exames foram avaliados de formas quantitativa, semiquantitativa e qualitativa, com a participacao de tres observadores e foram comparados os achados sem e com drenagem, e submetidos a analise estatistica. Resultados: A analise da comparacao das medidas dos membros antes e apos a drenagem, pelo teste t pareado mostrou uma diminuicao significativa dessas medidas. As analises das avaliacoes quantitativa, semiquantitativa e qualitativa nao mostraram diferenca significante em nenhum dos parametros estudados, quando submetidos a estudo estatistico: teste de Wilcoxon para a avaliacao quantitativa, analise de variancia para a avaliacao semiquantitativa e teste binomial exato para a avaliacao qualitativa, quando comparados os resultados dos exames sem e com drenagem, nos periodos de 45 minutos e 3 horas. Conclusao: A drenagem linfatica manual promoveu reducao efetiva da circunferencia dos membros, as custas da mobilizacao de liquido sem causar efeito significante no transporte do dextran marcado com 99mTc, pela avaliacao da linfocintilografia dos membros inferiores de doentes portadores de linfedema
- ItemSomente MetadadadosAvaliacao linfocintilografica qualitativa em pacientes com linfedema de membros inferiores submetidos ao tratamento com compressao pneumatica intermitente sequencial por quatro semanas(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2007) Postali, Paula Brunhara [UNIFESP]
- ItemSomente MetadadadosCompressão pneumática intermitente sequencial no linfedema dos membros inferiores: avaliação linfocitilográfica com dextran com tecnécio 99m(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 1996) Perez, Maria Del Carmen Janeiro [UNIFESP]; Miranda Junior, Fausto [UNIFESP]
- ItemAcesso aberto (Open Access)Efeitos da drenagem linfática manual em doenças cardiovasculares e insuficiência venosa crônica: revisão integrativa(Universidade Federal de São Paulo, 2022-01-28) Fonseca, Stephany Gabriele Moraes [UNIFESP]; Aveiro, Mariana Chaves [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/8912160623559438; http://lattes.cnpq.br/9930905605512314; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)A maior longevidade e a adoção de modos de vida com maior exposição a fatores de risco para doenças cardiovasculares (DCV) e/ou Insuficiência Venosa Crônica (IVC), são consideradas as principais razões do aumento da incidência dessas doenças. Os portadores de problemas cardíacos sofrem modificação em seu padrão de vida normal, em virtude da incapacidade para executar determinadas tarefas cotidianas, decorrente dos sinais e sintomas (dor ou desconforto precordial, dispneia, ortopneia, palpitação, síncope, fadiga, edema, úlceras, outros). Esses influenciam também os aspectos psicossociais e espirituais do paciente, interferindo na sua qualidade de vida (QV) e bem-estar. O uso da Drenagem Linfática Manual (DLM) para o tratamento de edema em pacientes com problemas cardíacos é uma contraindicação relativa no meio clínico, já que há uma escassez de estudos que demonstrem segurança e eficácia para esses pacientes. O objetivo dessa revisão foi reunir com base na literatura estudos que avaliassem a eficácia da DLM no tratamento do edema ou linfedema em pessoas com doenças cardiovasculares ou insuficiência venosa crônica. O presente estudo trata-se de uma revisão integrativa. A busca foi realizada nas bases Pubmed, PEDro e Lilacs. Foi considerado o período de 2006 a 2021. Foram incluídos homens e mulheres com idade média entre 25 e 75 anos que possuíam diagnóstico de DCV ou IVC. Foram incluídos estudos de caso, série de casos, estudos controlados, estudos controlados randomizados, clínicos cruzados e que apresentaram a DLM como tratamento e a avaliação do edema como desfecho. Foram encontrados 123 de estudos em todas as bases, no entanto baseados nos critérios de inclusão e exclusão foram incluídos um estudo sobre DCV e cinco sobre IVC. Em todos os estudos foi evidenciado melhora significativa do quadro clínico das pacientes após os atendimentos de DLM, demonstrada por resultados estatísticos satisfatórios. Entretanto, os estudos apresentaram alguns vieses. Apesar disso, a drenagem linfática manual mostra ser uma técnica promissora e segura para o tratamento de edema em pacientes com DCV e IVC.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Estudo das alterações posturais e dos movimentos articulares dos membros superiores de pacientes portadores de linfedema pós-mastectomia(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2008) Haddad, Cinira Assad Simão [UNIFESP]; Miranda Junior, Fausto [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)O câncer de mama constitui uma das mais freqüentes neoplasias entre as mulheres no mundo. Atualmente, o diagnóstico precoce e os avanços tecnológicos permitem o tratamento e a sobrevida das pacientes. A retirada total das mamas com excisão de linfonodos axilares é o tratamento mais comumente utilizado em nosso meio, associado à radio e/ou quimioterapia. O linfedema e as alterações posturais e de movimento de membro superior, entre outros sintomas, são achados comuns no pós-operatório destas mulheres, principalmente se realizada a radioterapia em região axilar. A especificidade na detecção destas alterações será útil para estabelecer uma ação preventiva mais eficaz no pré e pósoperatório das pacientes. Objetivos: Avaliar e quantificar as alterações posturais e de amplitudes de movimento de membro superior encontradas em mulheres pós-mastectomia. Métodos: Foram avaliados dois grupos: 1- 16 mulheres pós-mastectomia com linfedema de membro superior (ML); 2- 14 mulheres pós-mastectomia sem linfedema de membro superior (M) . As pacientes foram demarcadas nos pontos ósseos com adesivos circulares e fotografadas para a submissão à avaliação. As avaliações foram feitas através de dois softwares , sendo um para identificar as alterações posturais e outro para medir as amplitudes de movimento de ombro, cotovelo e punho, bilateralmente. Foram emitidos laudos com os valores das medidas realizadas. Os resultados obtidos foram comparados entre lado direito e esquerdo e entre operado e não-operado e foram submetidos a testes estatísticos de Wilcoxon, T pareado, T independente, Mann- Whitney e Kruskal-Wallis. Resultados: De acordo com os resultados, todas as mulheres após a mastectomia (M e ML) apresentaram uma anteriorização de tronco; as mulheres pertencentes ao grupo ML , ainda mostraram uma rotação de cabeça à direita e protusão de ombro do lado esquerdo. O ângulo de Talhe também foi menor do lado operado nas mulheres ML, o que sugere uma inclinação lateral do tronco ao lado contralateral à operação, insinuando a elevação da escápula do lado operado. Esta elevação foi confirmada pela medida da altura das escápulas, a qual foi maior tanto para o lado operado quanto para o não operado, somente nas mulheres do grupo ML, em comparação com as mulheres do grupo M. As alterações de amplitude de movimento também apareceram como significantes, sendo menores do lado operado a flexão, abdução e rotação externa de ombro para todas as mulheres dos grupos M e ML. Para o grupo ML a extensão de cotovelo e a flexão de punho também apareceram menores no lado afetado, em comparação ao seu contralateral. xvii Conclusões: Mulheres que foram submetidas à mastectomia apresentam assimetrias e alterações de postura e o linfedema agrava estas alterações, embora não exista ligação entre o lado da assimetria e o lado operado. Além disso, estas mulheres também apresentam déficits de amplitude de movimento, principalmente em ombros, do lado operado. Mulheres com linfedema, apresentam ainda déficits em cotovelo e punho.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Impacto do tratamento de câncer de mama na funcionalidade do membro superior em mulheres praticantes e não praticantes de remada(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2018) Oliveira, Ebonny Dandarah Paranhos de [UNIFESP]; Scudeller, Tânia Terezinha [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/8631669167306600; http://lattes.cnpq.br/8850159488655738; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Introdução: O câncer de mama é uma doença multifatorial resultante da multiplicação anormal e descontrolada de células da mama e é o segundo tipo de câncer mais frequente no mundo e o primeiro entre as mulheres. A mulher que foi submetida à uma cirurgia de retirada da mama (ou parte dela) pode vir a apresentar sequelas e perda na funcionalidade do membro superior. A canoagem em canoa havaiana é um esporte completo que utiliza os músculos dos membros superiores em movimentos de cadeia cinética fechada e os membros inferiores em isometria. Não se tem dados na literatura contemporânea para se constatar se essa prática é benéfica ou não na funcionalidade no membro superior das mulheres que passaram pelo tratamento de câncer de mama. Objetivos: O objetivo desse estudo é observar se a canoagem após ao tratamento fisioterapêutico para reabilitação pós-câncer de mama possui efeitos na funcionalidade do membro superior em mulheres residentes na Baixada Santista que praticam remada em canoa havaiana quando comparadas às mulheres não-remadoras. Trata-se de um estudo transversal, no qual convidamos as mulheres que tiveram câncer de mama e já reabilitadas, praticantes de remada em canoa havaiana para formar o Grupo Remadoras (GR; n=14) e mulheres não praticantes para formar o Grupo Controle (GC; n=14). Aplicamos o questionário Disabilities of Arm, Shoulder and Hand (DASH), para verificar a funcionalidade do membro superior das mulheres. Material e métodos: Foi elaborado protocolo para anotação das variáveis das participantes. Os valores foram compilados no programa Excel, constituindo o banco de dados, especialmente adaptado para a análise estatística e epidemiológica no programa Statistical Analysis SPSS. Para valores quantitativos foi adotado 5% como limite de significância estatística. Resultados: O questionário DASH, usado para analisar funcionalidade do membro superior, mostrou uma diferença significativa entre os grupos estudados. Neste questionário, quanto maior o resultado, menor a funcionalidade do membro superior do indivíduo avaliado. O GR apresentou resultado médio de 12,79 (± 10,69) contra 40,46 (± 20,91) das mulheres participantes do GC.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Linfedema após tratamento oncológico mamário: conhecimento e prática das mulheres acerca das orientações e cuidados com o membro superior(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2019-11-27) Guidorzi, Natalia Vidal [UNIFESP]; Amaral, Maria Teresa Pace do [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/2305678329011722; http://lattes.cnpq.br/5417548069157033; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)INTRODUÇÃO: o linfedema secundário ao câncer de mama ocasiona sintomas como dor, sensação de peso, aperto e limitação da amplitude de movimento, podendo afetar de 20 a 56% das mulheres submetidas ao tratamento oncológico. Por se tratar de um problema crônico, é fundamental que a equipe de saúde foque na prevenção e busque estratégias capazes de consolidar as práticas preventivas afim de evitar essa complicação. OBJETIVO: verificar, através de instrumento elaborado para este estudo, o conhecimento e a consciência, assim como a atitude e o comportamento das mulheres frente a possibilidade de aparecimento do linfedema. SUJEITOS E MÉTODOS: participaram do estudo 8 mulheres acompanhadas no Instituto Neo Mama, em Santos, e submetidas ao tratamento oncológico mamário, independente da fase terapêutica em que se encontravam. Foram excluídas aquelas que já apresentavam linfedema. Inicialmente aplicou-se a ficha de avaliação fisioterapêutica e o questionário Conhecimento, Atitude e Prática; na sequência, apresentou-se vídeo educativo seguido de roda de conversa para esclarecimento de possíveis dúvidas sobre o conteúdo exibido. Trinta dias após a apresentação do vídeo houve a entrega de um folder com exercícios para que as mulheres pudessem realizá-los em domicílio. Neste momento, o vídeo foi apresentado novamente. Após trinta dias deste segundo encontro, as mulheres retornaram e responderam novamente, o questionário Conhecimento, Atitude e Prática. ANÁLISE DOS DADOS: foi realizada análise descritiva das variáveis clinicas e sociodemográficas, assim como das respostas obtidas através dos questionários de Conhecimento, Atitude e Prática. RESULTADOS: 62,5% das pacientes haviam passado por dissecção axilar completa combinada à radioterapia. Após a intervenção, 87,5% das mulheres entenderam sobre a cronicidade do linfedema e todas referiram que a sensação de peso é considerada sintoma inicial do linfedema. Apenas 12,5% das mulheres declararam que segue as orientações de prevenção apenas às vezes, enquanto todas as outras relataram segui-las rotineiramente. CONCLUSÃO: o recurso audiovisual utilizado possibilitou a ampliação do conhecimento e consciência sobre linfedema e parece ter contribuído para atitude e comportamento mais efetivos. Entretanto, outros estudos devem ser realizados com maior número de mulheres e maior tempo de seguimento.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Portal de Linfedema(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2018-08-16) Gerez, Nayara Pereira Rios [UNIFESP]; Ferreira, Lydia Masako [UNIFESP]; Song, Elaine Kawano; http://lattes.cnpq.br/1619822351741819; http://lattes.cnpq.br/7364017190666835; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Introduction: Lymphedema is the result of lymphatic drainage deficit and the overload in the lymphatic system, which can affect the life of the individual with stigma and disability associated with economic, physical and psychosocial consequences. In Latin America so far there is no website focused on the lymphedema education for health care professionals. Objective: To develop an online portal about lymphedema for health care professionals. Method: The Design Thinking methodology was utilized. In the "Discover" phase, there were interviews with enterostomal therapist nurses and desk search; in the "Define" phase, the problems reported by the participants were listed. The suggested topics came from scientific articles and the main doubts from the interview that were identified by the wrong answers. In the "Develop" phase, there were the brainstorming sessions and the prototype website creation www.portaldelinfedema.com.br; finally, in the "Deliver" phase, there were the evaluation and adjustment of the website for the publication. Results: Phase 1: “Discover” 97 nurses were interviewed and some points were identified to be cover in the website, as the fact that 25% of the participants treats patients with lymphedema and to engage the patient in the treatment is a challenge to 60% of the participants. Phase 2: "Define" in this step, the answers from the questionnaires were transferred to an Excel spreadsheet where graphs were created to support in the visualization. Phase 3: "Develop" – with brainstorming was defined the tool as an interactive website. Phase 4: "Deliver" after the prototype approval, it was developed www.portaldelinfedema.com.br, a website open for the public. Conclusion: An online portal about lymphedema was developed for health care professionals.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Segurança e tolerância do uso da terapia por ondas de choque no linfedema secundário ao tratamento do câncer de mama(Universidade Federal de São Paulo, 2023-07-05) Ventura, Patricia Lima [UNIFESP]; Rizzi, Samantha Karlla Lopes de Almeida [UNIFESP]; Nazarío, Afonso Celso Pinto [UNIFESP]; Haddad, Cinira Assad Simão [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0266384667983727; http://lattes.cnpq.br/5999034606911576; http://lattes.cnpq.br/5651190805842271; http://lattes.cnpq.br/2341215054768839Introdução: O linfedema é uma complicação muito comum do tratamento do câncer de mama. O método terapêutico de primeira linha para o linfedema é a Terapia Física Complexa. Uma opção atualmente citada como forma de tratamento adjuvante e não invasivo do linfedema secundário ao câncer de mama é a Terapia por Ondas de Choque. Objetivos: Avaliar a segurança e a tolerância da terapia por ondas de choque para o tratamento do linfedema de membros superiores secundário ao tratamento do câncer de mama. Métodos: Trata-se de um estudo quase-experimental realizado com 17 mulheres que foram submetidas à cirurgia mamária associada à linfonodectomia axilar ou Biópsia do Linfonodo Sentinela e que apresentaram linfedema de membro superior secundário ao tratamento do câncer de mama. Todas foram tratadas com terapia física complexa anteriormente ao estudo. Quatro sessões de Terapia por ondas de choque foram aplicadas, 4000 choques a 0,06 mJ/mm2, 1 vez por semana durante 4 semanas consecutivas. Para tanto, as participantes foram avaliadas por meio da aplicação de questionários e exame físico e foram submetidas a terapia por ondas de choque para o membro superior homolateral à cirurgia. Resultados: Após a intervenção, nenhuma participante apresentou lesões cutâneas, bolhas, descamação ou hipertermia dos membros, e 17,65 % apresentaram hiperemia transitória na pele. A maioria dos pacientes relatou nenhuma mudança na vida social e que se sentiam mais seguras nas atividades diárias e muito satisfeitas com o tratamento. As pacientes apresentaram melhora da funcionalidade do membro superior após a intervenção versus linha de base (p=0,02). Nenhuma diferença de volume do membro e da amplitude de movimento do ombro ao longo do tempo para todos os movimentos realizados foi encontrada após a intervenção e nos intervalos avaliados. Além disso, foram observadas melhorias em alguns domínios dos questionários de qualidade de vida. Conclusão: A Terapia por ondas de choque mostrou-se segura e tolerável em pacientes com linfedema, com melhora da funcionalidade e sem alteração significativa do volume do membro afetado.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Tradução e adaptação transcultural do instrumento “Lymphoedema Functioning, Disability And Health Questionnaire Lymphoedema - Lymph - ICF” para a língua portuguesa do Brasil(Universidade Federal de São Paulo, 2023-04-11) Santos, Ana Paula Oliveira [UNIFESP]; Elias , Simone [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/7745925386381770; http://lattes.cnpq.br/6498849590567684Objetivo: realizar a adaptação transcultural do instrumento Lymphoedema Functioning, Disability and Health Questionnaire Lymphoedema - Lymph-ICF para o português do Brasil e uma aplicação piloto (n = 10), sem pretensão psicométrica. Método: trata-se de um estudo metodológico, de adaptação transcultural de um instrumento de funcionalidade que seguiu as etapas de tradução, síntese, retrotradução, avaliação do comitê de especialistas e pré-teste. Resultados: Dentre as 29 questões que compõem o Lymph – ICF, houve a necessidade de modificação de 8 questões que tiveram discordância em relação à equivalência idiomática, porém sem prejuízo, visto que foi alcançada a validação de conteúdo e a semântica pelo coeficiente de validade de conteúdo com valor de 0,90. Considerações finais: depois de desenvolver as etapas metodológicas, a escala foi devidamente adaptada à cultura brasileira e apresenta equivalência conceitual, semântica, cultural para avaliação da funcionalidade em pacientes com linfedema secundário a cirurgia axilarpara o tratamento do câncer de mama.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Tratamento do linfedema de membro superior após a cirurgia de câncer de mama por meio do fortalecimento muscular associado à terapia física complexa(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2016-12-31) Luz, Roberta Pitta Costa [UNIFESP]; Facina, Gil [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1029334251705417; http://lattes.cnpq.br/1907017865270272; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Objective: Compare the complex physical therapy alone or with the combination of muscle strength training in patients with lymphedema after treatment for breast cancer. Methods: Prospective randomized study trial selected patients from April 2014 to December 2015. The complex physical therapy (CPT) group performed CPT and the strengthening group (ST) held CPT associated with muscle strengthening. The study enrolled 42 patients, six included by intention to treat, with CPT group (n=22) the ST group (n= 20).Patients in group strengthening performed 2 sets of 10 repetitions exercises at 40% of maximum resistance during the first week, increasing to 3 sets with 10 repetitions during the second week and on the third week 3 sets with 15 repetitions. The treatment was carried out for eight weeks, 50 minutes per session, twice per week. From sixteen sessions, patients could have no more than four absences, totaling at least twelve sessions at the end of the study. Results: Both groups showed similar improvement, increasing the range of motion in: shoulder flexion, extension, adduction, abduction and external rotation. The same did not happen with internal rotation, which showed less improvement in ST group compared to the CPT (p=0,034). For shoulder strength variables, both groups showed the same pattern of improvement. Regarding upper limb volumetry, the ST group had a greater volume when compared to CPT group (p=0,006), both before and after treatment. However, the effect of variance between time and group was not significant (p=0.797). On ST group there was a reduction on lymphedema volume comparing before (1ª session) and after (16ª session) treatment (p<0.001). Conclusion: There was no difference between CPT associated with strengthening exercises and performed alone. However, strengthening exercises can be performed by patients with lymphedema without increasing the risk of upper limb volume.